terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hoje não tenho duvidas

Temos melhores jogadores e pior equipa!
Quando se perde é tudo mau. Este ano a margem de erro era nula, para alem de todo o passado recente do clube a generalidade dos sportinguistas achava que com melhores jogadores os resultados iriam ser igualmente melhores o que na realidade não está a acontecer e a frustração é bem maior por isso.
No final do ano todos apontavam como principal sector a reforçar a defesa, todos diziam que era ai que tínhamos perdido os campeonatos... temos uma dupla nova, altamente elogiada na pré-época, hoje já se chora pelo Xandão & Onyewu.
Passámos 4 anos a jogar em 442 e os sportinguistas diziam que o SCP tinha que jogar em 433, ontem já era tudo ao contrário... temos que voltar ao 442
A cada derrota é o mesmo filme, é tudo com o caralho, é tudo novo essa é a salvação.
Frustrante é olhar para um banco e para a bancada e ver inúmeras soluções credíveis que em outros anos seriam titulares de caras, frustrante é ter um plantel forte e equilibrado (sim porque com um PL novo ele é desequilibrado aonde?), frustrante é ter o treinador com melhor imprensa e melhor bancada da história do clube e cometer os erros mais infantis a montar a equipa (e a minha critica não é ao modelo de jogo)
5º feira até tenho medo, jogo em que só temos a perder e nada a ganhar. Quando tudo começa a estar mal este é aquele jogo que não me interessava nada jogar.
Saudações Leoninas

22 comentários:

Mike Portugal disse...

Qual foi o erro infantil que lhe apontas neste jogo? O facto de não ter entrado logo com 2 avançados?

T1 disse...

o chutão para a frente do polga foi substituido pelo centro do cedric... vale a pena fazer 50 centros para o meio dos centrais se so la temos um avançado e que nem sequer é forte no jogo de cabeça?

dos 25 golos do ricky qts forma de cabeça?

dos 50 medios centros que temos nenhum consegue avançar 10 metros com a bola, a bola tem de sempre vis a tras e procurar espaço na lateral...

tirando o pl temos extremos que nao sabem marcar golos... o que num 4-3-3 nao pode acontecer os extremos tem de felctir para o centro e assumir como um 2º PL...

ha muitos jogadores em sub-rendimento... insua, ricky... se o plantel fosse assim tao equilibrado ontem ja teriam começado no banco... o que nao aconteceu pq nao ha alternativas...
depois dominar o jogo a ssumir a posse de bola tem de ter um objectivo... tal como o barça, é desposicionar o adversario fazendo- correr, o sporting quer a posse de bola so para a estatistica porque é uma posse até aos 1ºs 10 mestros do campo adversario, a partir daí é despachar para as pontas e das pontas centrar para a grande area tornando 54 ataques em lances completamente inconsequentes onde tivemos perto de marcar 1 ou 2 vezes com sorte optimismo e muita fé....

por ultimo acho que o sa pinto nao é o treinador... sim nao me esqueço que com ele eliminamos o manchester e ganhams as galinhas mas jogar em claramente em contra ataque... qd precisamos de assumir o jogo como contra o setubal ou contra o gil vicente para chegar ao 3º lugar falhamos, qd lutamos pela final da taça falhamos...perdemosempatamos e Sa pinto diz-se satisfeito e que estamos fortissimos, o nosso capitao diz que devemos assumir que entramos para ganhar... ha ali divergencias quer se queiram ver quer nao, com o ego de quem é ja saberiamos que poderia ser...

um abraço revisor, keep up the good work um leitor assiduo embora nem sp concordante

João disse...

Destruimos uma defesa que o ano passado foi o nosso melhor sector, basta ver os golos sofridos a época passada por comparação com os nossos rivais. Ou seja, defensivamente até estivemos competentes, o problema foi marcarmos poucos golos. Ora, o que estava bem mudou-se, o que estava mal está agora pior.
E é frustrante que o Sporting tenha tantos cantos por jogo e não consiga marcar um golinho que seja. Cada vez que vejo um canto a favor não tenho qq esperança que seja golo. Os golos de bola parada hoje em dia constituem uma grande percentagem dos golos que se marcam e o Sporting continua fraco neste aspecto ano após ano. Mas pronto, o Onyewu parece que não serve para esta equipa.
Ontem o Boula teve erros de principiante apesar da experiencia que já tem, mas parece que é uma vaca sagrada.
O Gelson estava ali para destruir e não foi capaz de dar uma cacetada no gajo que marcou o golo quando ele arrancou e passou por ele.
O Sá Pinto deveria ter mantido no onze a quase totalidade dos jogadores do ano passado e ir fazendo entrar os novos aos poucos. É que assim andamos ano após ano a construir uma equipa e não ganhamos entrosamento. O ano passado diziamos que era normal que não se ganhasse porque a equipa era toda nova mas que este ano a equipa, conhecendo-se, tinha grandes hipóteses de sucesso. Ora, o que se vê é um onze novo a precisar novamente de se entrosar. E com isso o Sporting até pode estar a jogar bem a meio do campeonato mas no inicio vai perder pontos que lhe vão tirar desde logo a hipóteses de lutar pelo titulo.
E leão revisor, o Sporting tem um plantel desequilibrado no meio campo, disso não há dúvidas. Temos quinhentos nºs 8 e nem um único 10, para além de só termos um ponta de lança ! Para se jogar nesta táctica é preciso ter um 10 puro, as adaptações não estão a dar resultado. E parece que ninguém repara, mas o André Martins, quando tem entrado, tem jogado na posição mais recuada do meio campo.
Estou frustrado porque tinhamos de ter ganho ao Guimarães, pois tivemos a sorte de nos calhar na primeira jornada uma equipa que ainda está em construção, com um plantel fraco, pequeno e desquilibrado e que mostrou grandes debilidades contra nós, debilidades essas que o Porto tratou logo de pôr a nu.
E depois temos o Rio Ave em casa, que desde 2003 não nos marcav asequer um golo. E meus amigos, para se ser campeão não podemos vacilar emm casa.
Ou seja, quando facilmente podiamos e deviamos ter 6 pontos e estar isolados na frente, com toda a força e moral que isso daria à equipa, com a impresna a por-nos nos pincaros, estamos afinal no fundo. E é nestes poormmenores que se ganham campeonatos.
Por fim, todos gostamos do Sá Pinto, mas para se treinar o Sporting é preciso mais do que ser um adepto ferrenho. É preciso mostrar competências técnicas e dessas ainda pouco se viu. E nas conferências de imprensa, terá de se portar mais como treinador e menos como adepto, caso contrário será rapidamente trucidado pela comunicação social.

SL

jcnaguiar disse...

Fiquei desiludido, este ano tinhamos ( e ainda temos ) tudo para ter sucesso e isso devia de começar a mostrar-se logo no inicio da época, o que nao está a acontecer.. Irrita-me a inércia dos jogadores, nao abrem linhas de passe, nao se desmarcam, ficam ali parados.. assim até podemos ter 100 % posse de bola mas somos inofensivos, falta intensidade, e tambem acho que Sá tem tado um pouco mal a nivel de banco, nao sei o que se passa mas as coisas parece que nao resultam.. temos equipa, temos adeptos, temos jogadores capazes de desiquilibrar, o que falta a este Sporting para ter sucesso ?

João Santos disse...

Mike Portugal, eu apontava o facto de termos começado o jogo com 2 pivots frente ao todo-poderoso Rio Ave em casa...pivots, trincos, chama-lhe o que bem quiseres. E sim, mesmo ter ido logo com Viola e Wolfs não seria pior do que o que foi. Para além das suas substituições,que têm sido de bradar aos céus. Mas se queres falar só de ontem, deixar Gelson que estava a ter um jogo tão positivo até ao momento foi claramente de génio.

SL

Mike Portugal disse...

João Santos,

Embora o 11 que eu tenha pensado não contemplava 2 avançados, já percebi que em Alvalade tem que ser, uma vez que os nossos médios não estão a conseguir furar.

A partir daqui qualquer jogo em Alvalade, exceto contra Braga, FCP e SLB têm que ser jogados com Ricky e Viola na frente.

PP disse...

O ano passado tivemos bem, muito bem, contra City's e afins porque eram jogos onde era preciso defender e sair no contra-ataque. Este ano é preciso cair em cima deles, com um ataque forte. É neste ponto que o Sá Pinto falha e vai falhar.

Com a equipa que temos precisavamos de um treinador que nao inventasse. Não precisavamos do novo mourinho ou do novo PB, apenas um gajo certinho , que já tivesse calo suficiente (um manuel josé fazia mais).

Daniel disse...

Tenho lido com bastante atenção a chuva de críticas pela pérfida blogosfera leonina, com um intuito principal: perceber se há consenso no que vai mal do reino do leão. É que de facto, depois de ter assistido ao jogo em Alvalade, comentava com os meus companheiros de bancada que não tenho certezas sobre o que se passa de errado. Depois da nossa breve discussão, percebi que também não havia uma opinião consensual. Por aqui é igual:

1) o Sá Pinto não é treinador para o SCP
Procurei no histórico dos blogues e, tirando na semana da troca do Domingos pelo Sá (não concordando abstive-me, como faço sempre, de criticar), não encontrei comentários críticos relativamente à sua competência técnica. Aliás, o que mais se encontram são rasgados elogios, não só dos sportinguistas mas como dos pseudo-entendidos da nossa praça. Isto até à final da Taça claro. Nessa altura o Sá desaprendeu. Ou então teve sorte e só jogámos contra equipas pequenas.

2) o problema é da Direcção e….
Por aqui nem vou perder muito tempo… cheira a animal morto metem as garras de fora. Mais ridículos que isto só os que comentam tácticas pela televisão.

3) problema é da qualidade do plantel
Ou porque falta um PL, ou porque não há um mágico 10, ou porque temos muitos oitos, ou porque não temos um central que marque golos, ou porque jogamos com 2 trincos (nesta tenho de fazer o reparo… o Elias é o que o brasileiro chama de segundo volante… cabe-vos na cabeça dizer que o Ramires é trinco no chelsea???) … por aqui há muitas teorias também (o porto só mudou 30% da equipa e, sem os 4 golos, acham que foi um bom jogo?). Vale que ainda temos uns quantos por se estrearem em jogos oficiais e que fazem falta.

4) o onze inicial é novo, ainda não tem rotinas de jogo o que, aliado à sua juventude, dificulta os mecanismos e processos
Sim, é verdade que 50% dos jogadores de campo não estavam lá no fim da época passada e os outros 50% têm menos de 1 ano de SCP.

Sinceramente continuo como vocês. Dividido. Sem certezas.

Talvez a única coisa que nos separe é, ao ainda estar na dúvida sobre qual é o problema real, abstenho-me de criticar os meus.

Lá estarei na quinta-feira.

SL

jmfigueiredo disse...

Não sou nenhum iluminado mas, em intervenção anterior, tinha deixado o meu alerta a Sá Pinto.
Há coisas que não estão nada bem, a começar pelo seu discurso. "Cheira-me" que temos problemas...
Rinaudo, este ano, nunca foi titular...
Gelson a titular contra o Rio Ave em casa! A insistir no Adrien?...
Estou muito triste nos meus 64 anos de sportiguista!
Ontem vi os toscos dinamarqueses levarem 1-4 em casa, o Guimarães 0-4 com o Porto, no sábado.
E jogámos bem na opinião do treinador...
Sr. Sá Pinto, ainda vai a tempo de corrigir erros crassos! A bem do SCP!!!
Saudações leoninas.

Relva disse...

Caro figueiredo, a adrien foi só o melhor da 1.ª parte, unico facto positivo, entende? Viu-se na 2.º parte.
Quanto ao resto não á muitas certezas, só que o sá não tem dedos para a guitarra.

Juca disse...

Tudo teorias(legítimas)... O problema é que se monta uma equipa para jogar com Real Madrid, Manchester, porcos, lampiões, com 70% de garantia de sucesso. Depois quer-se que a mesma filosofia de jogo sirva para os autocarros. Nada mais errado, na minha opinião. A receita deve ser diferente para o tipo de adversário com que se joga. Não sou encartado(treinador),joguei a bola 10 anos, vejo bola há mais de 40 anos e na minha opinião, Académica, Guimarães, Horsens e Rio Ave têm um denominador comum, (O treinador!) Todos os últimos que passaram por Alvalade não tinham (ou tinham poucos), meios. O Actual tem-nos de sobra, mas não sabe o que fazer com eles. Já nem a motivação tem como arma. É como a história dos 11 amendoins que certa vez o Sr. Paulo Bento contou. Tenho pena que seja assim porque, infelizmente, quem sai prejudicado é sempre o meu SPORTING! SL

Joel disse...

Não gosto de falar mal , principalmente nestas altutas que é facil, mas.....a verdade é que os nossos sonhos e ilusões estão a morrer muito cedo, se com o P. Bento ainda lutavamos ou tinhamos essa ilusão ate ao fim da epoca, agora nem ao Natal chegamos,

espero sinceramente que as coisas melhorem , mas também acredito que vai ser preciso fazer alguma coisa

confesso que não sou adepto do sistema tactico usado pelo sporting e continuo achar que deviamos jogar com dois avançados, mas so sou treinador de bancada

O que acho estranho é que não vi o sporting usar um sistema de 3 defesas ou de dois avançados mesmo nos jogos de treino, o que não deixa de ser estranho,

espero que o Sá dê a volta á situação, nem que tenha que ir buscar a equipa B toda, caso contrario, o reino dele vai ser pequeno

Culpados,? uma coisa sei , não são os adeptos uma vez que muito temos aguentado, de desilusão em desilusão la caminhos nós para o FIM

Grande abraço, JP


Francisco Monteiro Dias disse...

Caro Leão Revisor,

mais uma vez parabens pelo que escreveu e pelo facto de nao ter medo de meter a mão na frida.

Apenas uma nota, nao quero ser cinico nem colocar em causa o trabalho do treinador e da direcçao até porque é muito cedo para isso, mas é preciso dizê-lo, ontem senti a falta dos golos do nosso Americado, na epoca passada foram pelo menos 3 jogos parecidos com este que ele desbloqueou com protentosos remates de cabeça...
Lá está eu não sou treinador nem tenho pretenções a ser mas há coisas que eu não percebo.

NAM disse...

o culpado é o treinador e quem o manteve depois da derrota na TP, o Sá não sabe mais, não adapta o esquema táctico durante o jogo porque não treina mais nenhum, é tipo PB joga sempre da mesma forma e maneira seja quem for o adversário, como muito referiram, sem jogarmos bem a fechar muito e em contra ataque somos porreiros, quando temos que assumir o jogo levamos na pá ou temos imensas dificuldades de marcar

leao-titular disse...

Afinal, pelo que estou a ler eu é que tinha razão o Sá Pinto coração de leão não tem estofo de campeão.
A propósito "silveira" agora já aqui há muitas previsões "A la Zandinga"

Anónimo disse...

Joao- A defesa no ano passado era o Patricio que salvava a maior parte das vezes! quantas vezes vinha aqui ao Blog e via uma imagem do patricio a dizer por exemplo "The God"... Tenham calma... a equipa vai demorar a pegar mas vai pegar! é ja na 5° feira meus senhores! Vamos Sporting!!!! E o Sporting é o quê? O NOSSO GRANDE AMOR!!!

Tiago Moita disse...

Sporting1966, o sr disse (tenha calma??) Calma já eu tou farto de ter á anos, só pode estar a gozar..
E disse ( a equipa vai demorar a pegar mas vai pegar.) esta é mesmo para rir ou chorar, pois pode pegar, quando tiver,mos a 20 pontos do 1 , é capaz de pegar.
Eu nem era para comentar mais nada, mas estes comentarios ainda me fazem ficar mais lixado com isto tudo...

Pensse bem sporting1966, antes de comentar algo..

Obrigado, e Abracos..

NAM disse...

meus amigos, na 5ª ainda não devo conseguir ir a alvalade, levem lenços brancos e já ou rolos de papel higiénico, eu levo

altaia disse...

quando esta equipa obtiver niveis fisicos e mentais para fazer em velocidade o que hoje faz com lentidão espero não vos ver por aqui e já agora um pormenor pequenino os caceteiros do sporting fizeram dezanove faltas os anjinhos do rio ave fizeram onze apenas uma curiosidade

altaia disse...

já repararam que o mou maior do mundo com a mesma equipa do ano anterior também está a cinco pontos do lider ?será macumba? ou aprendeu com o sá pinto

opinion disse...

Podem criticar o Sá a vontade, mas o que estão a fazer ao Wolfs... um miudo, marca 25 golos na epoca de estreia... nao marca em 3 jogos... e tá a ser cruxificado...
Depois queixamo-nos que não conseguimos fazer bons negocios.. realmente isso é que é uma bela valorizacao...

Anónimo disse...

Tiago Moita- No ano passado vi o mesmo filme da vossa parte...! Sportinguisats que se dizem fieis etc etc etc etc etc quando a equipa fez apenas 2 pontos em 9 possiveis nas 3 primeiras jornadas estavam a chamar fdps a equipa, que nao jogam uma ponta de um corno enfim por ai em diante... Sportinguistas com duas faces... sim estou desiludido, sim estou chateado, sim estou aziado! mas nao ando ja a dizer que vamos ja ficar a 30 e tal pontos daquele ou daquele ou daquele! se isso acontecer, no fim da epoca, estarei aqui para pedir desculpa a voces todos... até la APOIAR SEMPRE O SCP!
desculpe se o ofendi nao era a minha intençao... Eu acredito na equipa e todos deviam acreditar!

SL