quarta-feira, 22 de agosto de 2012

No SCP existe sempre algo para criticar

Bonito seria ver os sportinguistas interessados apenas no sucesso do seu clube, nas vitórias, e menos em tentar arranjar problemas. Chegamos ao ridiculo de haver gente que se diz Sportinguita a falar de temas que aconteceram praticamente a 1 ano para terem onde criticar (suponho eu que a venda de capital da SAD e o negocio com os chineses para a formação tenha sido um balde de agua fria para esses e têm que recorrer à memória para atirar pedras)
Eu pessoalmente tenho ficado surpreendido pela positiva com o que se tem feito. Lembro-me perfeitamente o gozo que fomos alvo no final da época passada no programa do Dia Seguinte, quando questionados sobre temas como a venda de capital da SAD (na altura não se falou em projectos com a formação) e os representantes de FCP e SLB disseram que tal coisa era impossível acontecer, que o SCP não tinha capacidade etc etc etc. Se houvesse um mínimo de categoria no nosso representante, introduzia o tema num dos próximos programas e referia o que eles tinham dito à bem pouco tempo!
Noutro sentido, cada vez mais, não me passa pela cabeça que não esteja para chegar um PL para o nosso clube. Porque começa a ser uma "tradição" com Freitas chegarem jogadores nos últimos dias de mercado (rotulados de negócios de ocasião) e porque efectivamente só temos 1 PL no plantel. Viola não é PL e Wilson Eduardo pelas recentes escolhas de Sá Pinto tira completamente as duvidas a quem achava que o treinador o poderia considerar alternativa a Ricky. Bem vistas as coisas temos um unico PL e se acontece algo a ele ficamos descalços!
Dizer que só temos um, não é igual a dizer que o que temos não presta que muitos sportinguistas confundem. Ricky o ano passado fez 25 golos, algo que poucos avançados no SCP o fizeram na 1º época de clube, não fez um jogo brilhante em Guimarães é verdade mas na unica situação de finalização que teve (estava em fora de jogo) colocou a bola dentro da baliza com enorme classe.
Tendo isto em conta, resta tentar perceber qual será a ideia da direcção. Um PL de créditos que entre directamente na equipa o que implica que um activo (dos que tem mais mercado) necessariamente desvalorize mas que por outro lado nos fará estar mais próximos do objectivo de títulos e de participar na champions e isso faria as receitas e a valorização do plantel dispararem, ou contratar um PL com o perfil do Ricky, novo, sem muitas provas mas que pode chegar e fazer uma boa época.
Nós sportinguistas temos que ser sérios quando fazemos as nossas avaliações e comentários. Eu gosto muito de Onyewu, acho que é um elemento que nos faria muito jeito durante a época e em determinados jogos, principalmente internacionais, mas eu consigo perceber a sua saída mesmo ficando desgostoso com a decisão. O ano passado todos criticavam que a dupla (Xandão & Onyewu) era muito lenta, o SCP contratou 2 centrais que fizeram uma exibição de luxo em Guimarães provando que foram apostas certeiras e sendo assim, querendo nós um PL novo, tendo nós 5 centrais, é "compreensível" esta decisão se libertarmos massa salarial para o PL e com a venda do capitão América ajudar-nos a pagar a transferência desse jogador.
Estamos todos ansiosos para saber quem será, reforço que não me passa pela cabeça que até ao fecho do mercado não seja apresentado alguém, por isso, quem esperou tanto tempo para tanta coisa, faltam menos de 10 dias para o fecho das inscrições é só esperar mais um pouco para podermos discutir o valor ou não das decisões tomadas.
Repito, porque os maus resultados têm por norma fazer os sportinguistas perder a crença na sua equipa e entrar rapidamente em depressão, tenho uma fé inabalável nesta equipa!
Saudações Leoninas

19 comentários:

Sporting Sempre disse...

Boa noite a todos:

Leão Revisor, acompanho com "paixão" a tua crença na vinda de um ponta de lança antes do fecho do mercado de transferências, até porque eu sou daqueles que também acha que esta equipa com um Bendtner a PL sería muito provávelmente a futura campeã nacional.

Gostava que me dissesses e também aos Sportinguistas que leêm o teu blog, se sabes de alguma coisa em concreto ou se é apenas um feeling que tens pela simples razão do único PL ser o Wolfs.

Abraço e SL

Unknown disse...

Caro LR,

Em termos de conteúdo concordo com a tua posição. A vinda de um avançado centro é fundamental (e não pelo valor - já provado e em evolução - do Ricky) para atacarmos o título. Por outro lado acho que temos 3 jogadores a mais no nosso plantel:

- 1 central: o mais fraco é Daniel Carriço, depois Xandão e Onyenwu seria um "grande" suplente da nova dupla de centrais. Mas numa análise custo-benefício, o Sporting pode dar-se ao luxo de ter um jogador como Onyenwu, com o seu avultado salário, a suplente? (veja-se o caso de Ricardo Carvalho no Real Madrid...alguém acredita que ele neste momento é pior que o Varane ou o Albiol??);

- Wilson Eduardo: duvido que algum dia seja jogador para o Sporting. Deveria ser emprestado a um jogador da primeira metade da tabela do campeonato. Sinceramente, apesar da rivalidade que o Braga actualmente impõe, gostava que ele fosse treinado pelo José Peseiro;

- Carriço / Pereirinha: o 1º porque acho que com 3 centrais (Rojo, Boulharouz e Xandão) mais o Pedro Mendes da equipa B não precisamos dele para nada. O 2º aplica-se a mesma coisa até porque o Boulharouz faz essa posição, o Carriço a ficar joga tão bem a lateral direito quanto a central (de forma medíocre) e porque na equipa B há 3 jogadores que também me parece que podem ocupar o lugar do Pereirinha sem que comparativamente a este último a qualidade seja significativamente diferente.

Relativamente à situação do Izmailov, tal como com Matias (este com a agravante de que só tinha mais 1 ano de contrato e a renovação não era um processo bem encaminhado), é um jogador que pode mudar o rumo de uma partida e por isso uma mais valia para o nosso plantel.

Parece-me que só Izmailov e Labyad têm as características específicas para serem o nosso n.º 10, o jogador de apoio ao Ricky, designadamente a capacidade de se moverem entre linhas e furarem defesas pelo centro do terreno(Adrien não é esse jogador e os alas apenas o fazem através de diagonais vindos dos corredores laterais) e a capacidade de pensarem o jogo ofensivo da equipa em posições mais avançadas.

Assim sendo, é com alguma tristeza que leio as notícias do abandono do Izmailov, mas também é verdade que uma boa proposta financeira por um jogador que se encontra sistematicamente lesionado tem que ser devidamente ponderada.

Vão ser 10 dias muito importantes e que espero que a nossa verde esperança saia reforçada rumo a uma época de glória.

Saudações Leoninas,

João Lima

Joel disse...

Sorting Sempre, diz-me lá qual é a cena do Bendtner, um jogador que por época marca no máximo 10 golos (a contar com os jogos da selecção). A verdade é que já jogou em vários modelos, e em todos esses é banal. Para além de que jogadores que jogam em Inglaterra têm preços altíssimos...

Unknow...
Tens razão, não precisamos do Carriço e do Pereirinha para nada, mas vou acrescentar que também não precisamos de adeptos como tu...

Daniel disse...

LR, confesso que tenho muitas dúvidas sobre esta questão do PL. Dúvidas e curiosidade em ver o que pensa a SAD sobre isto:

1) Um PL com “créditos firmados” como se pede por aí, seria sem dúvida A SOLUÇÂO. Estou a falar de PLs que garantam muitos golos de todas as formas: Ibra, Gomez, Robin van Persie, Huntelaar, Wayne Rooney,… e poucos mais. É irrealista. Mesmo acontecendo, num segundo nível, alguém em fim de contrato, iria significar que o Ricky iria ficar no banco? Faz sentido meter o nosso jogador mais procurado no banco?

2) Um jogador feito, numa solução semelhante a Janko, não muito caro, para substituir o Ricky nos momentos menos bons e entrar 10/15m em alguns jogos? O tal pinheiro?

3) Um miúdo tipo o Ricky (há 3 ou 4 interessantes em clubes menores, por exemplo no Genk), que nos iria custar sempre mais de 5/6M e que entraria “à vez” com o Ricky? Quanto tempo teria até falhar o primeiro golo e receber criticas?

A única certeza que tenho é que, venha quem vier, haverá sempre que ache que a opção é errada, seja ela for.

SL

leao revisor disse...

Joel

Bendtner jogou em vários clubes e não fez mais do que 10 golos por época... vamos lá ter atenção na avaliação que fazemos...

Jogou como profissional sempre na liga mais competitiva do mundo, ter uma marca de 10 golos por época ai, não é para todos certamente.

Daniel

Falcão quando chegou a portugal não era garantia de golos? Obviamente esses pontas de lança consagrados nem são opção. Nem coloco como opção berbatov por exemplo mas existem alguns avançados menos mediáticos que chegavam a portugal e fariam jogando normalmente 15 golos para cima numa boa época do SCP.

Resta saber é qual é a opção do SCP.

Agora obviamente nem um "jardel" iria satisfazer muitos sportinguistas, isso concordo!

vitor disse...

Carrilo,

Quem anda a discutir o canal de televisão são alguns sócios dedicados - como lhe chamam - e a imprensa! O clube sabe há muito tempo o que quer! Nesta altura o 1º requisito de um canal é a sua rentabilidade e nem podia ser de outra maneira! Cada um publicita o que quer, a maior parte das vezes tal não corresponde à verdade! Já ir para os jornais sem antes submeter o projecto à apreciação da direcção nem vale a pena comentar! De saltos altos estamos todos fartos!

O valor das decisões tomadas? Na época passada chegaram ao Porto 7 reforços - dos mais caros de sempre em Portugal - ainda nenhum entrou na equipa principal!

Farto deste tipo de post! Tipo ultimo reduto! A actualidade do clube tem muito mais que comentar, quase diariamente!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Você pode estar farto e tens 2 caminhos, cria um e escreve o que quer, ou se vem aqui lê e tem que se aguentar ao conteúdo.

E tem que se preparar para eu achar que dirigentes que construíram um plantel com esta categoria, sejam tão cegos se não contratarem um ponta de lança!

Porque mal comparado percebia melhor que o SCP tivesse o Rui e um infantil como substituto do que ter o Ricky e mais ninguém!

Se você não consegue compreender que todo o trabalho da direcção, mesmo que esse trabalho tenha sido brilhante, se a bola não entrar na baliza, vão cair como um baralho de cartas, e quem usa a demagogia e os maus resultados como trunfo eleitoral fica numa posição privilegiada não lhe posso fazer nada!

Nem você acredita que Ricky chegará para todas as competições e que ele sozinho serve para as nossas necessidades! Eu estou tranquilo porque até dia 31 é tempo para contratar agora não me venha para aqui dizer o que devo ou não devo escrever!

Unknown disse...

Caro Joel,

O que fiz para merecer tal comentário? O Sporting não precisa de adeptos como eu? Isso faz algum sentido intelectual? Se é so para me embaraçar como deve perceber não consegue.

Quanto a Bendtner, tem valor para jogar no Sporting e em Portugal, mas o seu preço e atitude "à la Joel" não combinam com a realidade do nosso sporting.

Saudações Leoninas
João Lima

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

revisor

Com todo o respeito pela iniciativa Fonte Segura, o tempo é de união! Simplesmente há quem não esteja para aí virado, muito pelo contrário!

A actual direcção está farta de dar provas do trabalho que vem a realizar! Os resultados são uma inevitabilidade que requerem tempo, antes de mais!

Não abordei o actual mercado de jogadores em momento algum!

SL

Joel disse...

Leão revisor,
o bendtner nao jogava num sobe cita qualquer, jogava numa equipa que priveligia o futebol ofensivo, e nesse sentido marcar dez golos por época (a contar com a seleccao) , nao e uma marca extraordinária, para além de,provavelmente ter um ordenado exorbitante... Mas se viesse para o Sporting ao preço que os dinamarqueses ou suecos costumam pedir, seria uma excelente contratação.

Unknow,
Nao era a minha intenção ofende-lo e peco sinceras desculpas por isso... Mas a escolha dos alvos para malhar, e inconcebível, tanto o carriço como o pereirinha são jogadores formados no Sporting que nunca tiveram atitudes que desonrassem o clube, nem nunca foram apanhadosmcomo outros em lugares impróprios para a pratica desportiva ( Miguel, Manuel Fernandes e outros mais). Para alem de serem opções validas nas suas posições, serem também polivalentes e formados no clube, o que vai de encontro as regras do cair play financeiro e de acordo com as regras da própria UEFA. E por ultimo mas nao menos importantes, fizeram uma excelente ponta final de época o ano passado, jogando em posições que nao são as suas...

Com tantos argumentos a favor da sua continuidade ainda existem pessoas que tem o desplante de falar mal destes jogadores.. Por isso disse que nao merecia ser adepto, coisa pelo qual retrato-me.

leao revisor disse...

Vitor

Tempo?
Não me viu a exigir o titulo a época passada, mas peço que no mínimo lutemos até ao final esta época.

Porque exigir títulos seja em que época for é digamos irrealista. São pelo menos a querer o que apenas um pode alcançar, se todos exigirem o titulo... é só fazer contas!

Agora que temos que lutar pelo titulo até ao final esta época e se possivel vencer, sem margem para duvida. Porque o GL pode fechar os acordos que conseguir, o clube progredir em todos os sectores e mais alguns.. mas se no futebol continuamos a fazer campeonatos muito abaixo do que nos é exigido... ai não há ninguém que o salve! E é isso a pensar nisso que digo que precisamos de um ponta!

QUINTA disse...

Revisor o que diz sobre o ponta de lança é do mais elementar senso comum.

No entanto deixo dar uma achega ao tema: imagine que Ricky está a marcar 70 golos por jogo e se por exemplo se...lesiona? O holandês até pode estar a fazer uma época do outro mundo, sem o substituto ser necessário, mas escorrega na banheira e ardeu a tudo!

Um abraço

Sporting Sempre disse...

sei é que depois de tanto "parlapié" e de respostas constantes a uns e a outros o Leão Revisor não me respondeu á minha pergunta, o que leva a crer que ele sabe de alguma coisa.
Mas lá está, estamos aqui como sportinguistas e se sabe podería dizer-nos para tranquilizar mais as nossas mentes pouco informadas.

SL

Em relação ao Bendtner, eu acho que é o PL que encaixa no modelo de jogo do Sporting e que sería homem para fazer 30 golos por época. Ponto!

vitor disse...

revisor,

Não estou a exagerar quando digo que o SCP volta a viver um tempo ímpar na sua já longa existência como instituição desportiva e eclética! Independentemente dos resultados do futebol! Era uma ilusão pensar que eles chegariam mais cedo!

Para além de muitos ainda não se terem apercebido de tal, não há um único sitio em toda a blogosfera leonina que dê conta dessa realidade!

Por causa dos críticos e da crítica?! Até se podia compreender esse tipo de comportamento durante as anteriores direcções, pela sua forma de estar e actuar! Hoje não faz mais qualquer sentido!

No futebol tudo quanto se comenta vai atrás do que dizem os jornais desportivos! Com o presidente a assegurar, quase diariamente, que o que eles fazem é um trabalho completamente distinto! O mesmo é dizer que o clube não está a falar para os média nesta fase!

O que é que é preciso mais para todos nos sentirmos bem na blogosfera leonina? Um sitio que viva pela positiva o dia a dia e a verdadeira dinâmica do clube que não vemos expressa nos media!

E claro que também estou a falar de futebol, chegou o certificado do Viola, que já fez falta em Guimarães! E como o revisor diz o Sporting continua atento nos últimos 9 dias do mercado! Mais do que isto é especulação pura! Tanto no que diz respeito a entradas como a saídas! Que desgasta, com a equipa em plena época competitiva!

De que valeu tanto esforço do Braga na época passada para chegar à Champions, com a cabeça do Lima sei lá onde nesta fase?

SL

CB disse...

Portanto, se os jogadores forem formados no clube, o respeitarem e forem bem comportadinhos, mesmo que joguem um futebol fraquinho, teremos que contar com eles no plantel?
Já agora, o Pereirinha e o Carriço são polivalentes? O 1º é lateral e mais o quê? O 2º é central(?), trinco ou nenhuma das anteriores? O Gelson foi contratado porquê?
Pois eu não os quero no meu clube, uma vez que nada acrescentam a uma equipa que quero vencedora!
Quanto ao Onyewu, vamos ver se no jogo de hoje precisaremos dele. Espero que a dupla atual de centrais, que gosto bastante, consiga neutralizar o jogo aéreo do nosso adversário de hoje.

Carlos 100% Leão

Unknown disse...

Joel,

Estou de acordo contigo.

Algo que sempre me incomodou no estádio de Alvalade foi ver os "sportinguistas" a assobiarem(para mim o assobio totalmente focalizado não é comportamento adequado de um adepto que quer o melhor do seu clube), tanto o Rui Patrício (sempre o defendi), como Postiga ou Djaló (junto dos meus amigos nunca elogiei a capacidade destes dois), ou outro qualquer.

No entanto, isto sendo um espaço de opinião entre sportinguistas onde somos livres de darmos a nossa opinião de forma civilizada e construtiva julgo que tanto Carriço, Wilson Eduardo e Pereirinha (este em menor escala que os anteriores), apesar do seu profissionalismo e sportinguismo não trazem, em termos de futebol jogado, valor acrescentado ao plantel principal. É uma opinião pessoal de jogadores que sempre tive esperança que pudessem vingar de leão ao peito. No entanto, essa esperança desvaneceu-se.

Saudações Leoninas,
João Lima

Joel disse...

Carlos,
Isso são coisas a acrescentar...ou preferias ter 22 foras de série com a cabeça do Balotelli (que tendo algumas qualidades não é tudo aquilo que querem fazer dele)...

Segundo o Sá Pinto, o Carriço se for preciso até jogará a defesa direito...

O Oguchi é uma excelente pessoa, e é alto, realmente tens razão... mas não é melhor que o Bouhlarouz nem que o Rojo...portanto, por 90.000 € tê-lo no banco, mais vale sair, é puramente uma questão qualidade/preço..Ele tem alguma qualidade, mas não tanta... (O Ordenado do Pereirinha e do Carriço, juntos não deve chegar aos números do Oguchi)

o Daniel Carriço é Defesa Central (posição de Origem), e pode jogar a trinco com algum sucesso, o Gelson foi contratado para complementar o plantel e por enquanto vem demonstrando ser titular (não que eu goste do jogador, não é o que está em causa)....

O Pereirinha fez toda a sua formação como médio centro, portanto pode desempenhar a posição de interior direito ou médio centro, também pode jogar a extremo direito (posição que não é a sua), e a defesa direito que é a opção para a qual está definido no plantel... Isso darão 4 posições feitas pelo Pereirinha...


Unknow,
O Plantel precisa ter jogadores com mais de 23 anos formados no país para poder cumprir as regras da Uefa, por cada jogador não inscrito perde-se um Lugar para um não formado.

E deixa-me que te diga, que o Carriço teria lugar na defesa do Porto(Rolando, Maicon e Otamendi, e visto que o Rolando é actualmente o central da selecção nacional, também teria na Selecção Nacional (ele compete por um lugar com Ricardo Costa e Rolando...) Só não está porque o Sporting é mal tratado, até pelos próprios da Equipa...

Sobre os ostrascizados da equipa a que fazes referencia... O Wilson Eduardo nunca jogou pelo Sporting...portanto não sabemos como se comportará... o Carriço fez uma época melhor que o actualmente adorado Oguchi e muito melhor que a do Xandão, é portanto, o 3º Melhor central do Sporting...tendo uma 3 opção barata acho que devíamos de ficar...
o Pereirinha sempre que é chamado cumpre e com relativo sucesso, nunca tendo sido aposta continuada por 3 ou 4 jogos... A verdade é que diferentemente de todos os adeptos temos mais paciência para os jogadores de fora, do que para os formados no clube...

anonymus disse...



Mas quem é que disse a esta gente que o americano vai sair?

Os pasquins?

Por favor tenham um pouco de decência!

Só vos falta discutir o sexo dos anjos!