terça-feira, 28 de agosto de 2012

Para memória futura

Para quem costuma vir para este espaço libertar toda a sua frustração pelas não vitórias do nosso clube, guardem este post, para depois "apenas" me acusarem daquilo que eu penso e não daquilo que vocês querem que eu pense para descarregarem as vossas frustrações.
Comecemos pelo inicio. Reafirmo porque estou convicto disso, temos se não o melhor um dos melhores planteis dos últimos 40 anos. Vindo mais um ponta de lança fica então equilibradissimo, com pelo menos 2 opções reais para o lugar! Se na posição 9 só temos uma opção, na posição 10 que é a que mais divergências cria entre nós, para mim existem 3 opções de elevadíssimo nível, Labyad, Izmailov e Pranjic. Se os jogadores não têm lá jogado é outro problema mas para mim, estando disponíveis teria que recair num destes 3 a escolha do treinador (obviamente se a aposta para lateral esquerdo continuar a ser Insua).
Passemos para o modelo de jogo deste SCP. Quando eu falo que o SCP adopta um modelo de jogo parecido ao do Barcelona, refiro-me à ideia de manutenção de posse de bola, privilegiar a posse e circulação de bola pelo corredores sem perder a mesma. Isto é diferente de jogar à barcelona no sentido exacto do termo, o SCP não tem a capacidade de desequilíbrio no ultimo 1/3 que eles têm, não tem os jogadores que eles têm.
Agora vamos aos problemas: 1- A constituição do meio campo, predominantemente temos escolhido jogadores com pouca capacidade de furar ou assistir no ultimo 1/3. 2- Só pressionamos o adversário quando eles entram nos nossos últimos 2/3, ou seja eles têm 1/3 do campo para organizar o seu ataque e raramente têm que sair de pressão. Alias nós só pressionamos o adversário quando temos um canto ou um livre em que a nossa equipa é forçada a subir e como temos as nossas pedras bem na frente, fazemos o pressing logo junto à área do adversário com resultados imediatos. 3-Sempre que recuperamos a posse de bola a 1º opção é realizar um passe para trás de forma a equipa organizar o ataque com calma, o grande problema é que a equipa adversária também se organiza defensivamente, transições ofensivas é algo que existe pouco neste SCP. 4- O SCP tenta invariavelmente encontrar um desequilíbrio nas alas, ou através do extremo, ou através do envolvimento com o lateral ou até mesmo com a desmarcação para dentro do extremo para o nº10 encontrar o espaço vago, o grande mal disto, é que na esmagadora maioria das vezes temos apenas o avançado, o extremo do lado contrário contra 4/5/6 homens do adversário. Os 2 médios que restam estão bem longe da area juntamente com os centrais com muitas preocupações defensivas já que os laterais deste SCP têm carta branca para atacar. Ontem chegámos a ter situações em que ficávamos com 4 homens a marcar 1. 5- Esta forma de jogar não beneficia Ricky, ele tem qualidade mas não é um cabeceador, se pensarmos nos 25 golos dele o ano passado só 2 salvo erro foram de cabeça após cruzamento se puxarmos o "filme" ainda mais atrás poucos mais golos fez nessa situação. Por isso se juntarmos esta ideia ao facto de ele estar completamente fora de forma e ser "obrigado" a jogar porque não existe outro, estamos "apenas" a queimar o jogador!
Os outros problemas apontados como sermos inofensivos nas bolas paradas sem o capitão América, não alinho nessas criticas. Defendi sempre o Onyewu, mas compreendo até o porquê de jogarem Rojo e Boula.
Em relação aos discurso de Sá Pinto na CS, não me incomoda, tenho a convicção que ele diz o que é politicamente correcto. Ninguem espera que ele desanque o Ricky por exemplo, está a falar para o grupo. Aquilo que me preocupa mais é a ideia que eu fico que ele está a gerir o plantel da forma melhor para gerir os egos e não para vencer os jogos.
Depois disto, na próxima vez que não vencermos já sabem o que eu penso desta equipa. Obviamente não me passa pela cabeça mudança de treinador.
Saudações Leoninas

31 comentários:

Mike Portugal disse...

O SCP joga desta forma desde há muitos anos nas camadas jovens. Para quem tem visto os jogos da equipa B como eu, o Sá está a tentar implementar a mesma ideia de jogo que eles. E os putos da equipa B jogam que se fartam encostando sempre (até agora) as outras equipas atrás.

O problema de fazer isto na 1ª liga é que os nossos jogadores, na sua grande maioria, não foram nossos juniores e por isso não fazem puto de ideia do que é o modelo SCP. Vai demorar tempo até ser implantado, mas para mim, TEM QUE SER implementado.

No entanto quero deixar aqui uma outra ideia, quanto às taças. Pelas regras das equipas B, essas equipas não podem entrar na Taça de Portugal nem na Taça da liga, portanto eu arriscaria a jogar com muitos desses jogadores quando nós tivermos que fazer jogos nessas competições. Primeiro para poupar os seniores a esse desgaste e segundo para dar rodagem aos jovens nessas competições.

Tiago Moita disse...

Concordo com quase tudo o que disse.
O que nao concordo é que o Sá pinto depois de um jogo daqueles, diz que ,(nao estamos fortes estamos muito fortes), agora ou ele nao viu o mesmo jogo que eu e de muita gente, ou entao anda a tomar algo..
Ele tem que mudar a sua atitude,tatica e ser o SÁ de quando era jogador, se assim nao for nao está ali a fazer nada, e como o Sa pinto há muitos que tambem adoram o sporting...

Só espero que ele vá aos blogs ou alguem que lhe diga que tem que mudar URGENTEMENTE...

jcg disse...

Revisor,

permite-me discordar:

Mudança de treinador,já!
Não tem preparação nem experiência para o cargo, está psicologicamente arrasado, e pelo que vi ontem, os jogadores estão fartos dele!
O treinador para o nosso Sporting, tem de ser alguém com títulos na carreira, sem qq medo de hipotecar a mesma, quando tiver de exigir e sentar qq tipo de jogador( tipo Elias)!

Abraço
Jgonçalves

Pedro disse...

LR,

1) Plantel bom e equilibrado, concordo.

2) Lista de problemas tácticos, concordo com todos (ficam a faltar alguns)

3) Ricky a ser queimado com potencial para mais, concordo.

4)Declarações de Sá Pinto, ridículas. Percebo que o defenda mas há um largo espectro entre aquilo que chama de politicamente correcto (para mim são unicamente um churrilho de disparates) e criticar jogador a jogador. Vasto espectro mesmo que uma pessoa séria e experiente sabe perfeitamente identificar.

5) Onyewu deve ficar. A sua ausência nestes jogos é uma falsa questão, não faz sentido falar nisso.

Faltou no seu post uma conclusão. Talvez o mais importante a retirar. ÚNICO responsável por todas as criticas que fez? TREINADOR.

Sempre ouvi o LR dizer que quem critica deve apresentar alternativas. Assim, concluindo facilmente que existe um responsável major por todos os pontos referidos em tom de critica, qual a sua solução para o problema? Já percebi que sá é para continuar, como espera então resolver problemas que são todos de ordem técnica/táctica?

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Daniel,

Muita gente tem também falado da carreira de sá o ano passado. O Daniel perguntou inclusivamente se as equipas que vencemos eram fracas.

Analisando a nossa táctica, as exibições e os resultados, penso que o SCP tem mais facilidade em conseguir boas exibições e resultados positivos contra equipas grandes (sei que a frase é paradoxal mas é uma realidade). Algumas dessas equipas muito boas mesmo como o manchester city! A nossa capacidade para defender e contra-atacar é boa facilitando os jogos com equipas que jogam ao ataque e abertas. Benfica e city são bons exemplos disso.
Esta história toda para dizer que o nosso problema o ano passado era precisamente o mesmo deste ano. Em alturas cruciais do campeonato contra equipas muito mais fracas vacilámos. Perdemos em Setúbal quando com uma vitória ficaríamos a depender de nós para a champions mesmo perdendo nas antas e contra a académica na conhecida final da taça.
O problema é antigo...

Pedro - Sporting sempre

AP disse...

Eu não percebo nada de tácticas, nem de esquemas tácticos, a unica coisa que tenho a dizer é que ver o Sporting a começar a jogar em casa, frente ao Rio Ave, a fazer o que costuma fazer nos últimos tempos, ou seja, a passar a bola de central para central, de central para lateral, de lateral para o guarda-redes, depois outra vez para o central, para o lateral, etc, até dá raiva, enerva, é simplesmente um futebol (?) frustrante, inútil, em que ao invés de se atacar e investir no erro adversário parece que se está à espera do nosso erro para se começar a perder e só depois começar a jogar à bola.
Vejo um plantel completamente renovado, com jogadores de qualidade, mas o futebol cobarde e mediocre mantém-se, o que me faz pensar qual será o verdadeiro problema do Sporting. Não há ninguém que consiga motivar os jogadores?? Pra cima deles crlh!!! Sem medo!!!!

leao revisor disse...

Pedro

A MINHA solução era muito simples, trocar o Sá pelo Paulo Bento e éramos campeões.

Só que isso é impossível, trocar por um fora de série parece-me que também o é, trocar por um "manuel josé" faria mais mal do que bem, porque a instabilidade criada seria ainda pior.

Por isso é que a minha critica a Sá Pinto, é uma critica resignada de quem sabe que é com ele que as coisas têm que melhorar.

Quem foi campeão com Inácio consegue ser campeão com Sá Pinto.

Pedro disse...

Lr,

1) Espero que o paulo bento fique a espalhar as suas birras pela selecção durante muitos anos. No contexto actual essa observação nem tem cabimento.
2) Com inácio tinhamos um futebol directo, nem sempre bonito, eficaz, um bom plantel mas acima de tudo um grupo unido. Não me parece que isso esteja a acontecer... Os mais brutinhos como o capel devem gostar mas os mais ponderados como elias ou onyewu não devem ir na conversa de chacha.
3) "melhorar" e "com ele (sa pinto" na mesma frase, infelizmente não me parece possível... Acredito que as melhores opções possam torcer o nariz por esta altura e será dificilmente arranjar alguém. Mas percebe que sá pinto não deu nenhum argumento para acreditarmos que algo vai mudar, não percebe?
4) manuel josé? Eu pedia de joelhos para o irem buscar! Ao menos é treinador e ainda davamos festival aos jasus deste campeonato! Só não vai acontecer por duas razões. Primeiro porque o sa la vai ganhar uns joguitos de vez em quando e fazer bonsvresultados contra os grandes. Segundo porque dúvido que o manuel josé quisesse!! É triste mas chegámos mesmo a esse ponto...

Pedro - sporting sempre

Carlsberg disse...

LR,

"Os outros problemas apontados como sermos inofensivos nas bolas paradas sem o capitão América, não alinho nessas criticas. Defendi sempre o Onyewu, mas compreendo até o porquê de jogarem Rojo e Boula."

Isto não é uma critica, é uma constatação de factos. Com o Oguchi eramos fortes no jogo aereo, perdiamos apenas um pouco de velocidade na defesa, mas seria por isso que a fazendo dupla com Rojo, não se notaria.

Como sabes os lances de bola parada hoje em dia, são muito importante para os resultados finais. Se não estamos ganhar cantos e livres para nada.

Antes de Oguchi ter chegado, recorda-se quanto tempo ficámos sem marcar um golo em lance de bola parada?? E quantos sofriamos assim? Eu recordo-me, foi quase anos sem marcar de canto ou livre.

Por esse motivo, digo que Oguchi tiraria o lugar ao Bolo de Arroz, apesar de achar que tem sido dos melhores elementos em campo, sem duvida, mas não podemos pensar apenas naquilo que o jogador pode defender, temos que pensar naquilo que é muito forte, e neste caso, nas bolas pelo ar Oguchi é o melhor.

"Em relação aos discurso de Sá Pinto na CS, não me incomoda, tenho a convicção que ele diz o que é politicamente correcto. Ninguem espera que ele desanque o Ricky por exemplo, está a falar para o grupo. Aquilo que me preocupa mais é a ideia que eu fico que ele está a gerir o plantel da forma melhor para gerir os egos e não para vencer os jogos."

Reviso qual a diferença entre agora ou depois em Outubro ou Novembro?? Mas concordo que devemos aguardar pela chegada de mais um ponta de lança e ver no que dá, porque temos claramente, plantel para lutar pelo titulo!!!


SL

leao revisor disse...

Pedro

O manuel josé teve já 3 ou 4 passagens pelo clube... em nenhum resultou.

Carlsberg

Eu gosto do americano, tem coisas boas e coisas mas como todos. Compreendo se fosse titular e se não fosse, agora dispensá-lo só se o seu ordenado der para um avançado.

PG disse...

Como é possível insistir com Adrien a 10 ? Realmente é a coisa mais parecida com o Matias...

Unknown disse...

VEJO O BRAGA, A CONSEGUIR FEITOS COM UM ANTIGO TREINADOR(DOS MELHORES) E EX-JOGADORES NOSSOS E PERGUNTO-ME: QUO VADIS SPORTING? QUAL FUTURO?

leao revisor disse...

Carlos

Tem que me argumentar porque peseiro foi dos melhores antigos treinadores.

Se me conseguir explicar agradecia!
Com factos! Não é melhor porque eu acho que é melhor!

Camilo disse...

"-Não estamos fortes... ESTAMOS MUITO MAIS FORTES"...
... com papas e bolos...
e assim os SPORTINGUISTAS "CONTINUAM" anestesiados...
e assim vão continuar... à espera de... GODOT!!!

leao revisor disse...

Camilo

Mas essa afirmação enganou quem propriamente?

Indique-me um sportinguista nesta blogosfera leonina que é a maior do pais, um que tenha concordado com ele... sejamos sérios também.

CB disse...

Boy
Num post anterior, o revisor disse:
"Muito se tem criticado Sá Pinto pelo seu discurso".
Eu comentei dizendo o seguinte:
"Pois tem. É que está desfazado da realidade, daquilo que observamos".

Apresentaste uma argumentação que apenas te vincula ao teu pensamento.

Convido-te a refletires acerca da análise do Sá Pinto após o jogo com o Rio Ave.
Diz lá o que pensas acerca de " Não estamos fortes... ESTAMOS MUITO MAIS FORTES".

Carlos 100% Leão

Pedro disse...

LR,

Manuel José é treinador. Ao menos isso... Passou pelo SCP há mais de 15 anos e então? É neste momento o treinador português com mais títulos.
Porra, entenda que eu não vou estar aqui a dizer maravilhas de um treinador que não é maravilhoso mas ao menos é treinador e com ele a equipa renderia mais certamente. Disse o Manuel José porque parece ser um nome possivel. Podia ter dito outros. Nós temos lá um iniciado e o sporting não é para iniciados!!

Por muito que me custe, por outro lado fico contente, parabéns ao braga, mereceram. Mais dinheiro, mais jogadores, mais motivação para eles enquanto nós aturamos o sá pinto.

Pedro - Sporting sempre

CB disse...

Revisor:

Não comentei as implicações do último jogo porque quero contribuir para a serenidade.

Disseste "5º feira até tenho medo, jogo em que só temos a perder e nada a ganhar"

Eu quero acreditar que será o grito da revolta.

Mas sabes, não sou uma avestruz como tu, nem ponho paninhos quentes na situação .

Carlos 100% Leão

JA disse...

E porque não trocar antes de Presidente?
Depois do apuramento do Braga para a Champions, é só o que me apetece dizer...
Aqueles são os únicos que ainda orgulham o nome que ostentam.

leao revisor disse...

Carlos

Não concordo com o que ele tem dito, mas acho que existe uma grande diferença no que ele pensa e no que ele está a dizer.

Se fosse o Mourinho era fantástico como é o Sá, é parvo.

Juca disse...

Com a devida vénia e respeito:
http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/08/sa-pinto-tens-errado-agora-assumes-te.html SL

vitor disse...

Para memoria futura era a blogosfera leonina - a maior - fechar por estes dias, tantos são os disparates!

Uma coisa é ganhar em transições rápidas, que Sá também já provou que sabe, outra é mandar no jogo, com posse! Por vezes - sobretudo quando não se marca - os jogos correm de feição aos adversários que vão ganhando confiança e nós ansiedade! Os mais jovens perdem critério!

Se a equipa da época anterior era melhor? Com um meio campo com Elias, Schaars e a inspiração de Izmailov, o Rio-Ave foi uma das primeiras vitórias de Sá! Não há equipas iguais, nem eles e depois cada jogo é um jogo!

Com o russo de saída e Schaars lesionado, para além de Elias, o único com capacidade para a aceleração que tem faltado, há que encontrar a melhor solução para o jogo interior, porque exterior há como não se via há muito tempo em Alvalade! E a história do playmaker é uma falácia hoje! Quantas equipas jogam com um nº 10? Pranjic não trará a criatividade necessária ao meio campo, à frente do trinco e ao lado de Elias? Labyad cresce é na ala! E até Martins vai subir de forma!

1 pt em 6 possíveis! Tantos como o Real! E apesar de não tolerar comparações, até Guardiola foi contestado no início da sua aventura no Barcelona!

E que tal esperarmos todos pelo fecho do mercado?

Força Sporting!

SL

vitor disse...

Mais do que os pontos, vinha comentar o que provoca a falta deles! No Barroso falar da SAD versus clube!? Que pela milésima vez, para além do apreço governamental, serviu sobretudo para retirar a bola dos Barrosos do Sporting!

Ninguém adivinhava o golpe palaciano que levou Dias da Cunha e Peseiro - aqui muito falado nos últimos dias, a verdade é que estamos a recuperar! Era mais fácil sem os papagaios do costume!

SL

Pedro disse...

Vitor,

1) É consensual que o plantel do scp é no minimo bom. Esperar pelo fecho do mercado é uma falsa questão. Não é uma entrada ou uma saída que mudará o que está acontecer...

2) para si está sempre tudo bem... Basicamente diz que só falta jogar a bola mas está tudo bem e só não está melhor por culpa do barroso ou do palermita do bdc. Depois quero lá saber do real para alguma coisa?!

3) as coisas não estão bem por questões estruturais! Faltam peças na equipa! Não nos jogadores mas sim na técnica! Há criticas? Claro que sim... Ainda por cima fundamentadas!! Podiamos ter tido sorte e ganhar um dos três jogos que amenizava a questão. Mas a verdade é que muitas das criticas que vejo são ponderadas e têm razão de ser.

Vamos melhorar e ganhar uns joguitos? Sim, vamos. Nunca os suficientes para nos deixar felizes... Por muito que o queiramos negar, o problema está lá! Tem um rosto e olhe que não é o eduardo barroso (alguém ainda o ouve?).

Pedro - sporting sempre

Pedro disse...

Os problemas táticos (senso comum) até estão bem identificados pelo LR...

A diferença é que ele quer lá deixar o UNICO responsável por esses problemas na esperança que por obra e graça do espirito santo algo mude. Só pode ser brincadeira...

Pedro - sporting sempre

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Pedro,

Eu também não quero saber do Real para nada, mas ficava mais chateado se tivesse feito 1 pt com a mesmíssima equipa e sobretudo o mesmo tipo de jogo! E ainda não vi lenços brancos em Madrid!

Já disse aqui que na minha opinião Sá mexeu de mais na equipa. Era mais fácil manter jogadores fundamentais e sobretudo não pedir o céu a Labyad e Viola, como ele próprio referiu! Havia tempo! Mas tem sobretudo a haver com o mercado! Ao contrário do que pensa interfere e de que maneira! Izmailov tinha resolvido a maior parte dos problemas ao meio, inclusive golos!

Está à vista de todos que tipo de jogo pretende Sá e não se consegue de um dia para outro! Anormal era já estar tudo a 100%! E mesmo assim podíamos ter ganho qualquer jogo, muito menos merecemos qualquer derrota e ninguém criticava nada! Nada!

Final no Jamor, inclusive! Em qualquer dos jogos fizemos mais do que suficiente para vencer! Por acaso, Académica, Guimarães, Horsens ou Rio-Ave jogaram mais do que nós?

Claro que tem havido muito azar à mistura e não há mais nada a fazer do que continuar a trabalhar!

SL

Ronaldo disse...

Vítor disse...
"Eu também não quero saber do Real para nada, mas ficava mais chateado se tivesse feito 1 pt com a mesmíssima equipa e sobretudo o mesmo tipo de jogo! E ainda não vi lenços brancos em Madrid!"

Deixei de ler aqui...

Vitor, não viu lenços brancos em Madrid pois o Real acabou de se sagrar campeão espanhol. Dá para fazer um intervalo e deixar de ser BURRO?

Ronaldo disse...

Uma coisa é ter opiniões diferentes (e cada um tem direito a ter a sua). Outra coisa é ser BURRO ou MASOQUISTA!

Francisco Monteiro Dias disse...

É um facto indesmentivel, falta a Sá Pinto experiencia e qualidade para ser treinador do SPORTING, não sei se um dia o irá ter, mas neste momento, façe ao que se tem visto é uma realidade inquestionavel.
Fui dos mais alegria teve quando ele foi escolhido, tambem penso que na altura era a melhor opçao, o meu coraçao Sportinguista não pretende a mudança treinador, mas para isso teria que na sexta-feira vir aqui dizer que tuddo o que vi até agora nao passou de um pesadelo. A equipa finalmente juntava as linhas, deixava a estrategia dos 2 trincos e jogava-mos com um 10 a serio, passava a existir entrosamento entre os médios e os avançados, a saída de bola seria mais fluida, e nas bolas paradas começava-mos a acertar com remates à baliza,
E era tão bom ter que admiti-lo.

vitor disse...

Caro Ronaldo,

Tanta delicadeza é elucidativa das frustações de que fala o revisor.

Portanto numa equipa feita, inclusive já campeã a época passada, não se estranha. Numa equipa nova, a dar os primeiros passes num novo modelo de jogo é um ai jesus!? Voltando ao melhor treinador do mundo, costuma pedir uma época!

O Sá está a levar com o quê, para além de uma década de insucessos? Com frustações pessoais à mistura? Com o mercado ainda a mexer com os jogadores? A equipa precisa urgentemente de ganhar mas não se vai resolver tudo amanhã!


SL