segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Justiça cega?

Ontem não escrevi sobre isto devido ao nosso resultado e não quis confundir as coisas.
Existe uma total falta de vergonha no futebol português, mais propriamente nos seus dirigentes e isto só não é um escândalo porque (infelizmente para alguns e felizmente para outros) já se tornou natural!

Para mim, o que afasta (afastou) as pessoas do estádio ao longo dos anos, não foi a (falta) de qualidade dos jogos, não foram as transmissões pela Tv, não são os preços dos bilhetes, não é a violência mas principalmente a suspeita no nosso subconsciente que isto não passa tudo de uma farsa e que tudo está previamente manipulado.

Aquilo que mais me enerva é a falta de coerência dos árbitros, a dualidade de critério que têm em jogos diferentes em situações iguais e pior no mesmo jogo em situações iguais isso é mais que evidente nos nossos árbitros.

Fomos brindados este fim de semana com mais umas declarações de Pinto da Costa onde disse o que quis e o que lhe apeteceu sobre um arbitro num lance em que para mim tem toda a razão, penalty claro por assinalar. O meu espanto é que não vi nenhum elemento da APAF a criticar estas declarações, não vi ninguém a informar que não apitaria mais os jogos do FCP e mais grave, ridículo, quase surreal até vimos pela primeira vez um arbitro a assumir e a pedir desculpa por um erro contra o FCP!

É só lembrar o que aconteceu quando o SCP com mais motivos de queixa falou (e não foi naqueles termos) e o que aconteceu... 1 peso e 2 medidas!

Para os mais esquecidos, foi este presidente que comprovadamente comprou árbitros, montou uma teia de interesses na comissão de arbitragem que fazia subir ou descer de escalão os árbitros consoante as suas vontades controlando apenas os seus observadores. É este presidente que tem um circulo de influencia em determinados clubes do pais, colocando lá jogadores emprestados em troca de favores. Isto é algo de novo para 90% dos interessados no futebol?

Mas as autoridades não sabem disto? Não sabem porque Luciano Moggi foi preso? É que o esquema era exactamente o mesmo... Menos o pais e consequente a sua justiça!

Quando hoje leio que o Bruno Alves pode vir hipoteticamente a ser jogador do SCP pergunto, para que? Se disseram o que disseram de Rinaudo e o rapaz esteve cá 4 meses quase obrigando os árbitros a cada falta lhe darem um amarelo e um "menino do regime" a dar-lhe um vermelho directo, Bruno Alves de verde e branco era expulso no túnel!

E isto é um desabafo de quem não quer sequer discutir se foi penalty ou não em Coimbra porque depois deste "ajoelhar" publico dos árbitros perante um clube é remar contra uma corrente demasiadamente forte.

Saudações Leoninas

8 comentários:

Daniel disse...

os árbitros são de facto "uns heróis"...

vitor disse...

O verdadeiro handicap do clube nos ultimos anos e que nos arrastou até aqui.

Não adianta nada constatarmos factos.

No futebol em Portugal só vence quem se faz representar e tem voz activa nas instituições decisórias.

Costumava-se dizer que era necessário uma equipa regular, boa imprensa e influência junto da disciplina e arbitragem.

Não mudou nada, como podemos ver ainda recentemente nas eleições para a FPF.

Mudou o Sporting, ao passar a estar presente, elegendo representantes e ainda bem!

SL

Mike Portugal disse...

Se o Bruno Alves vier e fizer metade do que fazia no FCP, é expulso a cada 3 jogos.

Ruben disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruben disse...

Eduardo Barroso, por vezes, quando fala, fala mal.

Ontem esteve muito bem: "Quando Pinto da Costa espirra, os árbitros constipam-se".

Há dias, a irmã do Fernando Couto foi apontada como a próxima presidente (interina?) da liga de clubes.

As tripas estão-se a apoderar disto.

EyeOfTheTiger disse...

Ruben,

Tudo o que estava na Liga de 'cor azul' transitou para a FPF. Agora só lá interessa manter alguém que não deixe que se ande a levantar papéis.

Foram, talvez, as melhores declarações de EB desde que é PMAG.

LR

Claro que a corrente é forte! Sempre foi e assim será. Amanhã, depois do jogo na Mata Real, PdC deve voltar à carga. Continuar a pressionar. E até dia 8 (no minimo), vai ser um corrupio de de jogadores a entrar e a sair de Alvalade.

Quanto ao 2º parágrafo, não podia estar mais de acordo.

leão verde disse...

E o heroi de Coimbra, o inefável rui bosta, foi nomeado para o jogo PF-Porco de amanhã. Ele há coisas fantásticas não há?

EyeOfTheTiger disse...

E o assistente de amanhã em Alvalade? Golo limpo do Postiga na 1ªjornada...