quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Retoques

O jogo de ontem não serviu apenas para fazer descansar os nossos habituais titulares serviu também para mais uma avaliação dos jogadores menos utilizados do plantel.

Muito se começa a falar do mercado de inverno e até o do verão, Luís Duque diz mesmo que os alvos estão identificados para os 2 mercados e acho muitíssimo bem que assim seja é sinal que estão a fazer o trabalho de casa antecipadamente.

O plantel sofreu uma enorme mudança, estamos melhores não haja duvida, temos finalmente armas para nos defrontarmos contra os principais rivais mas existe ainda alguma coisa a modificar.

Ontem nos comentários deste blog houve uma saudável discussão sobre alguns jogadores que estiveram menos bem na partida de ontem. E é nesse pensamento que escrevo sobre os tais retoques que o plantel necessitará.

Ninguém no seu perfeito juízo troca de jogadores para pior, no mínimo o objectivo é melhorar a qualidade do plantel e começando de trás para a frente, salta a vista que precisamos de um lateral esquerdo para fazer concorrência ao Insua já que o Evaldo é o 1º da lista a ir da 2º vassourada. Pode ser Turan ou qualquer outro da formação mas será um dos lugares a reforçar numa destas duas paragens.
Precisamos igualmente de um central, é talvez a prioridade numero 1 deste novo SCP. Tivemos arte em ir buscar o "capitão América" precisamos de outro, já que Polga (que está a fazer uma bela época) acaba contrato e não renovará, Carriço é o que sabemos a central e Rodriguez não dá garantias de estabilidade física ou seja temos apenas 2 opções para esta posição o que é manifestamente pouco.

No meio campo precisamos de um trinco, Rinaudo é titular indiscutível nesta equipa mas nunca houve outro sequer parecido com ele e a infeliz lesão que teve veio colocar isso a nu e só a adaptação de Carriço tem "disfarçado" esta falha.

Junto à linha a minha maior interrogação, Capel e principalmente Jeffren são a melhor dupla de extremos a jogar em Portugal (não tenho duvidas) o problema é que ainda não jogaram juntos, a juntar a isto um carrilo que promete imenso mas ainda com um longo percurso a percorrer e com Izmailov com um enorme ponto de interrogação no que diz respeito à sua manutenção física por um período longo de tempo leva-me a pensar se não seria mais seguro ter mais uma opção para este lugar.

Na frente, 3 opções e apenas 1 convenceu a totalidade dos sportinguistas. Rubio é ainda Junior e a equipa B será uma bela ajuda para ele, Bojinov ainda não teve possibilidade de fazer repetidamente 90 minutos, tem jogado sempre que a equipa está bastante modificada o que logicamente não lhe favorece mas sou sincero continuo a gostar dele. Não lhe coloco uma cruz em cima, acho que tem muito para dar mas Ricky (felizmente) não o tem deixado. Contudo não fico totalmente descansado com uma possível lesão do Holandês por um período alargado de tempo por isso e também porque penso que nos falta um jogador forte de cabeça mas que seja minimamente rápido e que não seja propriamente tosco (bem sei que não se arranja por 3 tostões) penso que será uma posição a reforçar se não em Janeiro na janela imediatamente a seguir.

Iniciamos a época com 28 jogadores, parece-me demasiado, agora temos 25 e estes retoques vão obrigar a saída de alguns jogadores. Alguns, por exemplo no final de época passam para a equipa B (parece-me que André Martins e Rubio) vão aproveitar aquele espaço para ganharem ritmo competitivo. Outros vão integrar a 2º Vassourada mas o que interessa aqui é que no final tenhamos uma equipa totalmente capaz de não só aproximar dos rivais mas deixá-los para trás.

Saudações Leoninas

10 comentários:

vitor disse...

Boa noite!

O Revisor tem noção da dificuldade de falar em jogadores na blogosfera leonina? Por acaso recordará que o Onyewu - hoje mais ou menos unânime - foi dos primeiros a ser contestado?

E depois o Revisor esta época consegue bater o Duque na apetência para ir às compras, o que convenhamos, julgava impossivel. E ainda nem sequer há o ok necessário para que tal suceda.

A janela de Inverno deve servir unicamente para compensações cirurgicas, como lesões impossiveis de programar, por uma série de razões que não vale a pena estar agora enumerar.

Outra coisa que não existe são equipas com os suplentes iguais aos titulares. Umas mais que outras, todas sentem as baixas. Depois do inicio da época, o esforço de atenuar as discrepâncias cabe à equipa e não à gestão desportiva.

Mesmo com os 3 abandonos com a época a correr, não acredito que o nº de reforços em Janeiro chegue a tanto.

Rodriguez é um excelente central, mesmo com as lesões musculares recorrentes esta é uma época completamente atipica, muito pela razão selecção. Acredito que está a voltar e que será de vez.

Regressarão ainda Rinaudo, Matias, Izmailov e Jeffren.

O défice que se verifica é mesmo na posição 6, muito bem suprido até aqui com a subida de Carriço. Basta atentar na estatistica, com numeros cada vez mais próximos.

De baixar até à sua posição de novo ou não, depende se precisamos de um central ou de um trinco.

Outra duvida que tenho é sobre o sistema preferencial de Domingos. Confesso que não esperava o 4x3x3. Mas é de onde vai depender muito a ida ao mercado.

Outra coisa que gostaria de deixar claro, não obstante alguns entendidos na matéria defenderem que a formação deve evoluir junto do plantel principal, não acredito na possibilidade de aumentar o numero actual de putos.

Vamos ver como correm as equipas B, senão o empréstimo sempre foi uma boa solução.

SL

leao revisor disse...

Vitor

Se não percebeu, eu nao digo que temos que ir ao Mercado e comprar 5 jogadores para as posições que referi, disse que neste proximo periodo e no verão estas necessidades vão ter que ser colmatadas mais cedo ou mais tarde!

Depois voce não me viu nunca questionar a contratação do americano, por isso apenas respondo pelos meus erros.

Depois deve perceber que as minhas responsabilidades são insignificantes comparadas com as de Duque... e se não existe ok ainda... então deve apontar o dedo a ele e não a mim.

Deve-lhe perguntar tambem porque contratou 2 jogadores (Jeffren e Rodriguez) com lesões crónicas... segundo palavras dele não minhas.

vitor disse...

Caro Revisor,

Quanto a Luis Duque nada de novo na sua forma de estar e na sua grande bocarra.

Não deixa por isso de ser o homem certo no lugar certo, como aliás os resultados deixam antever.

Já para o Revisor falar de entradas e saídas, com vassouras à mistura, a meio da época, num balneário que se quer e é coeso é exactamente a mesma coisa que acreditar.

O Evaldo caminha para outro ódio de estimação. Para além de valer mais que o dobro do que se diz como atleta é um ser humano fantástico, fundamental e nuclear no seio do balneário.

Desta vez a bola de cristal já deve ter assegurado ao Revisor que o clube prescinde dele até ao verão.

SL

EyeOfTheTiger disse...

O Vitor se conhecesse o Duque, jamais diria que ele tem uma grande bocarra. É que é exactamente o oposto, ele diz exactamente o que quer, na altura que quer.
E se referiu que os alvos estão identificados, faltando apenas definir verbas, isto não foi "uma grande bocarra", foi um recado "elegantemente" enviado para que alguém se mexa.

No mínimo, penso que 3 reforços vão entrar. Além dos "crónicos" clientes do D.Médico, Matias continua sem pegar de estaca, Polga vai acabar contrato e Elias não joga na Europa.

vitor disse...

Eye,

O responsável pelo futebol não pressiona na rua.

Já no passado correu mal.

SL

EyeOfTheTiger disse...

E o "murro na mesa" no início de época? Devo ter sido eu que dei a notícia à bola...

leao revisor disse...

Vitor e Eyeofthetiger

Lembro-me que o SCP foi campeão com duque e nos 3 anos seguintes deu 100 milhões de prejuízo. Eu quero vencer mas não quero andar os próximos 10 anos a penar.

Sei também que sem uma equipa forte não vamos a lado nenhum mas não concordo com estas formas de pressão.

Até porque como se começa a saber o SCP está a tentar financiamento noutros mercados porque no Europeu já fechou a torneira.

Vitor, se isto fosse só para os bons rapazes ainda hoje tínhamos lá o Hugo ou o custódio.

EyeOfTheTiger disse...

LR,

Ninguém falou aqui em verbas a gastar. Apenas em números de contratações. E para mim, as palavras do Duque foram claras (alvos definidos, falta definir o investimento), e a mensagem também. Agora, cada um interpreta como quer.

leao revisor disse...

Eyeofthe Tiger

Acho que o numero de jogadores a contratar está intimamente ligado a dinheiro que se pode gastar. Bom e barato é difícil, não digo impossível mas ainda mais difícil do que foi no verão.

EyeOfTheTiger disse...

Há sempre jogadores descontentes que podes tentar empréstimo. Há jogadores que acabam contratos.
À dois anos gastamos 10M, o ano passado veio o Cristiano. Um meio termo é, obviamente, o desejável.