sábado, 1 de setembro de 2012

18 meses

Passados praticamente 18 meses de mandato de GL e sem jogos num futuro próximo que nos possam "moldar" o pensamento acho que chega a altura de fazer o balanço desta metade de mandato.
GL chega ao SCP, com o clube em crise profunda (não faço ideia se foi a maior de sempre, que não é possível medir crises, mas certamente um ponto muito baixo no nosso clube) e tenta resolver os problemas do clube. São vários os aspectos positivos que vejo até agora.
1- Transformação completa do plantel, passar autenticamente do 8 para o 80, desde que chegou ao clube apenas Rui, Carriço e Izmailov se mantém no plantel. O aumento de qualidade do plantel é inegável até para lampiões, tripeiros e sportinguistas mais contestatários.
2- Mais valor dou ao que foi feito, quando as receitas estavam previamente recebidas até Dezembro de 2012.
3- Apesar disto, o SCP nunca deixou de cumprir os seus compromissos, não houve um jogador, clube, instituição, fornecedor que se tenha queixado de falta de pagamento. Quando gente sem cérebro fala dos 100 milhões, devia pensar no dinheiro que foi gasto em jogadores a época passada e no orçamento para a 1º época e meia que foi preciso arranjar!
4- Foi uma bandeira da sua candidatura, a remodelação do estádio. Não tem as cadeiras verdes e ainda tem o fosso, mas está mais verde por dentro e por fora e principalmente fizeram uma sala de sócios digna para os sportinguistas.
5- Alteração dos estatutos, vem de encontro aos desejos dos sócios mais jovens, equilibra o poder dos sócios (mais novos e mais velhos) mas principalmente dá mais poderes aos sócios fora da zona de Lisboa. Em resumo torna o clube mais moderno
6- Faz uma auditoria externa às contas do clube, correspondendo aos desejos dos sócios que não acreditavam nas contas do clube. Passámos a ser o 1º clube com as contas escarrapachadas nos jornais. Para o mal ou para o bem somos um clube até nisto diferente e fazemos honra de o ser.
7- Numa altura de grave crise económica não seguimos o caminho mais fácil (e que foi escolhido por outros e que já foi escolhido por nós em tempos) e aumentámos o numero de modalidades do clube. Para quem olha para o SCP e pensa que é muito mais que um clube de futebol isto só pode ser motivo de grande alegria.
8-Protocolo com a Câmara Municipal de Odivelas, permite-nos ter mais um pólo desportivo nos arredores de Lisboa para um vasto leque de modalidades (não só o futebol) poderem servir o SCP. Com este protocolo ficamos com o complexo de Alvalade, Alcochete, Cidade universitária e complexo de Odivelas como locais de actividade desportiva leonina.
9- Aproxima-se a passos largos o inicio das obras do novo pavilhão nos terrenos do antigo estádio. Depois de todos os processos legais exigidos, tudo está pronto para se dar inicio às obras.
10- Grande maioria dos sportinguistas gozou com o presidente quando ele afirmou que iria aumentar as receitas do clube em 30 milhões/ano. Na altura ninguém acreditou, hoje os poucos que ainda o dizem, fazem-no já bem baixinho e com uma perna atrás.
11- A internacionalização da marca SCP é já uma certeza, estamos espalhados pelo mundo, em mercados emergentes com as maiores populações mundiais.
12- Mesmo com os "nossos" a dizer que ninguém tem interesse na nossa SAD, quando os "outros" gozavam com essa possibilidade, GL consegue 90M por uma % minoritária da nossa sociedade. Penso que destes 18 meses foi a maior chapada de luva branca que alguns levaram.
13- Termino com aquilo que nem existe possibilidade de contrariar, o regresso dos sportinguistas ao estádio. Batemos record´s de assistências, o publico voltou a acreditar e mais do que isso o cântico "Isto é o SCP" resume tudo o que possa tentar explicar.
Existem casos por outro lado que tenho que aguardar para ver os resultados práticos das medidas.
1- Resultados da reestruturação na Academia e no Jornal SCP.
2- Projecto da SCP tv. Os moldes que me chegaram parecem-me bastante aceitáveis, resta saber se realmente irá para a frente.
Mas nem tudo foram rosas nestes 18 meses
1- GL não conseguiu unir os sportinguistas. Eu até posso achar que não existe ninguém que o consiga fazer mas a verdade é bem ou mal não teve sucesso neste particular.
2- O prejuízo que a SAD do SCP irá apresentar este ano, pode ser compreensível pelas mudanças urgentes que se tinham que fazer mas não deixem de ser um marco negativo nesta 1º metade do mandato.
3- O caso PPC, manchou esta direcção. Não foi condenado, até ahco que será ilibado mas mancha, e num clube onde os valores estão acima de tudo, é uma mancha que dificilmente se apagará. Sobre a actuação de PPC no clube já escrevi na altura o que achei dele.
4- A incapacidade do clube fazer grandes vendas. Isto é tudo um efeito bola de neve mas falta-nos capacidade de "vender um produto que não queremos"
5- A falta de resultados desportivos, é aqui que se vai decidir o futuro de GL. Os sportinguistas não querem saber de mais nada, a única preocupação é se o clube vence ou não no fim de semana tudo o resto é acessório.
A cada dia que passa sinto que cometi um erro em não votar GL, agradeço a todos os que o colocaram à frente do clube. E para traduzir o que penso sobre o nosso clube nos dias de hoje, replico uma ideia de um sportinguista (PLF) que vi no blogue A Norte de Alvalade: "O que não gosto mesmo nada nesta atitude anti-corja é o gostar dos 3 resultados possíveis. Os anti-corja atingiram o nirvana futebolístico, o SCP ganha ficam contentes, O SCP perde ou empata ficam contentes porque é o principio do fim do aristocroquetismo. Sinceramente acho que isso é batota"
Saudações Leoninas

42 comentários:

vitor disse...

No fundo, como outros sítios, reflecte o espírito de quem acha que até saímos bem do mercado! E acha muito bem o revisor! Porque para análises ainda é muito cedo! E também não podemos ter tudo!

Sem paninhos quentes, como deve ser sempre com os adversários, o Benfica hipotecou em definitivo qualquer hipótese de chegar ao título em 2012/13! E vamos ver se fica por aqui! Foi bom ouvi-los dizer que o Sporting também vendia qualquer jogador por 20 Milhões!

No Porto, Moutinho também já serve para pagar Hulk! É o balneário portista a continuar a mexer! Quando até já podemos ver hoje que Fernando é tão ou mais fundamental que qualquer craque!

Conta tudo a nosso favor! Razões mais que suficientes para apoiar até ao fim!

Força Sporting!

SL

QUINTA disse...

Revisor,

Já escrevi sobre isso, e sabe que a minha ideia é positiva sobre Godinho Lopes, homem que me tem surpreendido.

Por isso mesmo acho extramamente arrisacado esta história de irmos a jogo só com um ponta-de-lança. O que me assusta mais nem é a categoria de Wolfswinkel, que é inegável, mas se se lesiona, pode fazer ruir todo um trabalho meritório.

E como sabe: as facas estão afiadas há 18 meses.

http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/09/so-sa-pinto-pode-desativar-bomba-relogio.html

Ronaldo disse...

Para memória futura porque a tua desonestidade intelectual é uma comédia.

Revisor disse "Sempre que a nossa equipa ficar a 0, não vou apontar o dedo nem ao treinador (por muitos erros que cometa, nem aos jogadores em questão) a culpa será de quem quis correr este risco e vão ter que se responsabilizar por isso."

Mike Portugal disse...

E os nossos putos da equipa B contam com mais uma vitória no bucho. Estamos em 1º lugar.

Ronaldo disse...

Infelizmente, e tu lá no fundo também sabes isso, quando uma equipa nos marcar um golo e colocar 5 pinheiros lá atrás vamos perder muitos pontos. De nada nos serve tudo o resto. A decisão assumida por esta direção de não contratar mais nenhum PL foi incompreensível e de um amadorismo total.

Os jogos contra os matrecos de 5ªfeira não contam. Estou a falar de equipas super banais como o Rio Ave. Basta ter 4 ou 5 pinheiros para fazer de autocarro.

João Santos disse...

Lembro-me ainda da situação Domingos não sai, já saiu, vamos buscar um gajo que de treinador nãonsabe muito mas nos salva a pele de momento porque até é Sportinguista, e de por exemplo outros elementos como PPC que já se foram, nomeadamente Carlos Barbosa... Mas pronto, daqui a um ano ou 2 não ganhamos nada, para o ano nem na champions estamos, e lá irá GL à sua vida sem nunca ser propriamente lembrado de forma positiva comos os seus antecessores...

leao revisor disse...

Ronaldo

Tens que voltar para a escola porque saber interpretar um texto não é o teu forte.

Tens que me dizer em que parte do que escrevi hoje invalida o que o excerto que colocaste aqui!

João Santos

Não contra-argumentaste com nada, não sei se o que tu escreves são desejos ou convicções... mas o comentário do PLF encaixa-te que nem uma luva

CB disse...

Portanto, "o Benfica hipotecou em definitivo qualquer hipótese de chegar ao título em 2012/13", uma vez que vendeu o caceteiro. Nós é que temos hipótese com apenas um PL!
Já agora, quem é o nosso 10?

Saudinha

Carlos 100% Leão

anonymus disse...


Por exemplo:

Quem é o 10 do Barça?

O iniesta, Xavi ou Messi ou outro qualquer?

Ser um 10! O que é que isso quer dizer?

Estou farto de ler coisas destas.

Para mim, o único lugar específico no futebol é o de guarda-redes.E mesmo assim, houve alguns guarda-redes que eram capazes de ocupar outro lugar numa equipa.

leao revisor disse...

Carlos

Não concordo nada que não tenhamos um 10, alias acho até que temos 3 10 de elevadíssima qualidade. Pranjic, considerado o melhor 10 do campeonato holandês, para si não serve para o SCP. Para alem de marcar vários golos, faz boas assistências, algo que até se tem visto a lateral esquerdo.
Izmailov que todos reconhecem que tem uma meia distancia temível, é dos poucos que têm uma capacidade acima da média no ultimo passe e Labyad um médio que tem uma meia distancia fortíssima que acabou a época passada com 10 golos marcados.

Aqui não faltam soluções.

No ataque temos outro tipo de conversa mas na posição 10, só não temos se não quisermos.

jcnaguiar disse...

Acho que foram 18 meses de re-organização e reestruturação de um clube grande, que nao tinha sustentabilidade, nem condições de ter resultados desportivos, na minha opiniao mesmo com os seus altos e baixos foram 18 meses positivos.

Camilo disse...

... o mais lamentável, como sempre... é não sabermos aproveitar as "FALHAS" dos outros...
Como diria (ou como diz) o "Palmelão":
«Vocês sabem do que estou a falar...»...

Carlsberg disse...

Anonymous:

O 10 caso não saibas é tipo que controla o ritmo do jogo, faz assistência para golo, no ultimo 1/3 do terreno, ou faz a assistência para a assistência para o golo, é o tipo onde toda a movimentação atacante tem obrigatoriamente de passar pelos seus pés, é o tipo que quando sai em contra ataque recebe a bola do trinco ou do defesa que lançou esse mesmo contra-ataque, e decide se deve pausar o jogo e lançar mais velocidade nele.... é isso que é um 10, que nós não temos!!

E já que continuam com a parvoíce de comparações com o Barça, quem joga na posição de 10 é o Xavi!

Mas se ainda não entenderes bem o que é um 10...

- Pensa no que o Aimar faz no Benfica
- Pensa no que o Lucho e no que o Beluchi fez no Porto
-Pensa no que o Rui Costa fez no Benfica, Fiorentina, Milan e na selecção
- Pensa no que o Deco fez no Porto, Barça, Chealsea e na Selecção e ainda vai fazendo no Flu.
- Pensa no que o Ozil faz no Real Madrid.
- Pensa no que o Scholes ainda com 40 anos, que Ferguson foi buscar, quando ele treinava os juniores fez e faz.
- E para terminar pensa ou relembra o que o Balakov fazia no SCP.

PS: esta afirmação então é ridicula:
"Para mim, o único lugar específico no futebol é o de guarda-redes.E mesmo assim, houve alguns guarda-redes que eram capazes de ocupar outro lugar numa equipa."

Sendo assim temo mais um avançado no plantel. O Xandão que até marcou de calcanhar contra o City!

Já estou a imaginar essa grande dupla que causará horrores nas defesas adversárias: Wolfs e Xandão.

Em todas as tacticas os jogadores têm as suas posições, e mesmo que em momentos de jogo, deambulem para outras zonas do terreno, jogam na posição que se sentem mais confortáveis, e é assim que as equipas ganham campeonatos.

PS: Mais uma vez o Barça é apenas uma excepção á regra e que como se vê, se forem pressionados constantemente na saída de bola, grandes e enormes jogadores(sem ironia) como Xavi, Iniesta, e Messi, nem cheiram a bola e passam ao lado do jogo!

Sim precisávamos de um 10 de qualidade ou em ultimo caso, se n pudéssemos ter 2 jogadores um PL era demasiado importante!!

SL

leao revisor disse...

Carlsberg

Pranjic, Izmailov e Labyad não têm essas características?

Ronaldo disse...

Ok Revisor, eu vou voltar para a escola.

Muito do que escreveste aqui sobre o trabalho feito pela actual direção é a mais pura das verdades. Há de facto muita coisa bem feita!

Mas cabe na cabeça de alguém cometer um erro destes? Tiveram mais de 2 meses para contratar um outro PL...

Queres um exemplo de algo bem feito sem gastar muito dinheiro? O Xandão. E sabes porquê? Não é nada do outro mundo (nem sequer é actualmente titular na nossa equipa) mas é uma opção válida e já nos deu muito jeito e vai continuar a dar. Gastou-se muito dinheiro com ele? Para já parece-me que não...

Não era necessário um PL fabuloso e, consequentemente, caro. Bastava alguém que fosse uma opção válida...

Carlsberg disse...

LR,

Pranijc nunca o vi jogar nessa posição, logo não posso comentar, mas esta visto que a posição dele no SCP é a lateral esq.

Izma rende muito mais a extremo que a 10, e mesmo assim n tenho a certeza que seja dos melhores 10 que temos, pois também n me recordo de ver jogos no SCP com ele a 10.

Labyad, ainda n mostrou nada, a não ser que tem um remate fácil, algo compreensível visto que não fez pré epoca.


SL

johnC disse...

A 10, sinceramente, não vejo lacuna no nosso plantel, o problema será mais a forma como o Sá olha para os jogadores e o que quer de cada um deles. Concordo plenamente com o LR que Pranjic, Izma e Labyad poderiam (e deveriam, caso o nosso treinador o quisesse, mas não é o caso) fazer muito bem essa função.

Os problemas que me preocupam residem mais:

- na forma como (não) pressionamos à saída de bola do adversário (apenas o fizemos contra o Horsens). Preferimos deixar o adversário entrar no nosso meio campo e esperar até que ele perca a bola o que normalmente ajuda e muito à recuperação defensiva;

- o duplo pivot muitas vezes utilizado, que retira capacidade ofensiva à equipa e ao mesmo tempo retarda a pressão que deveríamos logo efectuar, um pouco como faz o mourinho no real e eu detesto;

- a forma como queremos jogar que não beneficia em nada os jogadores que temos, como o Capel. Tem sido claramente o jogador mais prejudicado com esta forma de jogar. É um jogador que precisa de espaço para embalar, tipico de ataques rápido e contra ataque e não de ataque puramente continuado como o Sá quer. Se calhar mais valia apostar no Jeffren neste estilo de jogo, já que até estava habituado a fazê-lo no Barça;

- a baixa estatura que nos poderá trazer problemas nas bolas paradas. EStou a prever que muitas equipas vão entrar para os jogos muito fechadas e a tentar-nos cavar faltas nos ultimos 30 metros para conseguir o seu golito. Apesar da baixa estatura dos centrais, parecem-me jogadores agressivos no ataque à bola e que se antecipam bem aos lances o que poderá limitar este problema, mas a ver vamos..

- e, claro e mais importante, quem vai marcar os golos nos 50% dos jogos em que o Ricky passa ao lado. Ou quem vai entrar para o ataque quando estivermos a perder ou empatados a 15/10 minutos do fim. Ou quem vai ser o herói que ir ocupar o lugar do Ricky caso a este lhe aconteça o mesmo que ao Rinaudo.

Temos um platel com jogadores de inegável qualidade mas desequilibrado no ataque e com alguns problemas para o Sá resolver depressa e bem (para contrariar o ditado).

SL

vitor disse...

Isto começa a ser muito repetitivo! A direcção tem informado os sócios sobre a estratégia a cada ano! No futebol estamos a construir uma equipa! Não deixamos de lutar por isso!

Também era importante começar a ver o futebol com olhos de ver e não dessa forma tão tradicional e arrumadinha! Qual 10 ou PL, o jogo também evoluiu! A razão porque não veio um PL é porque na verdade Sá não utiliza um PL por definição, fixo e virado para a baliza ou isso só acontece em certas circunstâncias de jogo como nos cruzamentos, mas sim um avançado que se quer muito mais móvel! Tal como no Porto, daí a dificuldade de adaptação do colombiano, a maioria do tempo de costas para a baliza e à procura do espaço!

Já obtivemos os 3 resultados possíveis e nunca vi "chuveirinho" como alguns anteciparam. A equipa joga sempre da mesma forma do 1º ao último minuto, porque acredita no seu futebol!

Também para nós o espaço é fundamental, com bola e sem bola! Precisamos ainda de mais velocidade entre outras coisas, quando os jogadores executarem na perfeição o que lhes é pedido...

E o mesmo para o nº10 ou vão retirar os últimos campeonatos ao Porto porque também muito raramente o utilizou nas últimas épocas! Se alguma coisa ficou provada no último jogo foi quanto ganhámos quando Elias avança uns metros, a par com o outro médio, onde as suas acelerações desiqulibram muito mais e fazem muita mais mossa, criando verdadeiro embaraço aos defesas adversários! Ou quando Carrilo - mesmo ainda pouco esclarecido por vezes - flecte para o meio e semeia o pânico na área contrária.

Até eu que não entendo comparações atingi o que leva o revisor a falar do Barcelona! Nós jogamos muito mais no espaço que para qualquer posição pré-definida! As rotinas de conquista de espaço, rápidas, de preferência de olhos fechados, levam o seu tempo até funcionarem na plenitude!

Temos todos consciência do legado histórico do clube e esta época vamos voltar a correr por fora! Ainda não vi ninguém assumir uma candidatura, não quer dizer que não podemos ser inclusive campeões já esta época! Como sempre por cá, também depende do futebol que a equipa pratica!

P.S Falcão, um dos maiores goleadores da actualidade não é e nunca foi um verdadeiro ponta de lança, é um avançado e ponto! Madrid acabou de vencer a supertaça espanhola, onde Ozil, o playmaker foi provavelmente o pior jogador em campo!

SL

PG disse...

http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/09/sporting-o-exemplo-de-um-bom-defeso.html

anonymus disse...


É verdade Vitor.

Ainda há gente a pensar como se ainda se jogasse por esse mundo fora, com o sistema de 4 defesas nos seus lugares tradicionais, mais a frente um médio defensivo e um outro tradicionalmente mais descaído para a esquerda do ataque (o tal 10) a apoiar o ataque composto por 4 jogadores: extremo direito,interior direito, avançado centro e extremo esquerdo.

Foi salvo erro, Vicente Feola o "Gordo" como era conhecido, que na qualidade de seleccionador brasileiro no Mundial de 1958 que ganhou na Suécia, que acabou com o então tradicional MW inventado pelos ingleses, ao apresentar naquele mundial um sistema a que lhe chamou o 4-2-4, fazendo recuar o interior-esquerdo (futuro 10, que foi Didi e que por sinal jogava mais do lado direito e que criou a "folha seca") para ocupar o lugar de médio esquerdo e este que por sua vez passou a jogar ao lado do defesa-central, passando assim a defesa a ser composta por 4 defesas, a linha média por 2 e o ataque por 4.
Depois houve todas as evoluções que se conhecem até aos dias de hoje.

O que é lamentável por vezes, é que ainda haja gente que pense que no futebol se deve passar, que seja mesmo obrigatório que se passe, tudo o que é previsto e descrito no papel, como se no futebol não existisse o imprevisto e o improviso, próprio de algo que é praticado por humanos.

Estou convencido que o Sá Pinto tem as ideias bem esclarecidas, para o que quer para a equipa.Também sei que uma equipa que recebeu no seu seio 5 ou 6 jogadores que não tinha na época passada, não se pode encontrar em campo já mecanizada ao fim de cerca de 2 meses de treinos e jogos. Outros dizem que para se construir uma equipa é necessário 1 ano.

Acredito, que logo que alguns dos novos jogadores se afirmem (Labyad e Viola) poderão modificar completamente o rendimento da equipa.O primeiro como "gazua" e o segundo como um "rato da área", próximo daquilo que é o Falcão, dada a sua capacidade técnica e velocidade, mas de certeza nunca como um PL fixo, como preconizam alguns.

A ver vamos. Tem que se dar tempo ao tempo.E não será com assobios que as coisas serão facilitadas. Pelo contrário...

leao revisor disse...

Ronaldo

Então explique-me onde o que escrevi hoje implica eu desresponsabilizar a direcção pela não vinda de um PL. Já o disse e repito para mim quem se coloca numa situação delicada é a direcção e não Sá Pinto.

Carlsberg

Pranjic era o melhor 10 do campeonato holandês, salvo erro foi para o bayern por 10 milhões de euros. Mas ok, vamos dar tempo para eles jogarem ali. Para mim o melhor é mesmo o Izma mas isso é apenas uma opinião.

Vitor

O SCP não contratou um PL porque os que quis não conseguiu, não foi porque o Sá não quis.

vitor disse...

revisor,

Ai sim?! E quais foram esses PLs que não conseguimos?

SL

leao revisor disse...

Vitor

Assim só garantidamente que fizemos propostas e nem falo em saber as condições, o Viatri, o bendtner (novo) e o russo.

Ou acha mesmo que o SCP não queria ninguém?

vitor disse...

revisor,

Eu acho que o Sporting comprou e vendeu e ficamos mais fortes! Que só na blogosfera leonina é que o mercado ainda não fechou para inscrições!

Que ainda ficámos em casa financeiramente e que até aqui segurámos quem interessava!

SL

Carlsberg disse...

Veremos na recepção ao Gil Vicente, e na ida á madeira, quando jogarmos com o Maritimo se estamos assim tão fortes como o Vitor diz!!!

Até lá apenas uns supõem que estamos desequilibrados no ultimo terço do terreno, e outros dizem que estamos bem, e muito mais fortes que no ano passado.

Este 2 jogos irão dar razão a alguém!!!

SL

johnC disse...

Carlsberg,

Para mim esses dois jogos não dirão grande coisa sinceramente. Até acredito que o SCP ganhe os dois.. para mim o problema não serão dois jogos mas sim os outros 50 jogos que teremos durante esta época. E, durante esses jogos todos, teremos certamente muitos problemas por apenas termos um avançado, apenas as alminhas do sim porque sim, não o querem admitir. Tudo o que "as gentes", que lá têm andado na direcção, faça é bem feito... o tacho parece que continua demasiado grande (embora tenha sido reduzido, é certo)!

vitor disse...

Vamos lá recapitular! A direcção não informou da obrigatoriedade de rever o orçamento por baixo na nova época? Com equipa B inclusive! Julgavam o quê? Que era só comprar? Ou não precisávamos de rever o plantel principal?

Eu também julguei que na recta final Izmailov ainda dava para acrescentar alguma experiência na frente de ataque, onde jogamos com 1 avançado! Azar! Até à nova reabertura Sá tem as opções que todos conhecemos!

O revisor indica 3 nomes que juntos valem menos que o Wolfswinkel! Desportivamente e no mercado, o que até não era difícil! E alguns ainda vêm rezar para que o holandês se aleije já amanhã!?

Claro que estamos mais fortes, desportivamente e ao nível da valorização de activos!

O SCP precisava de uma direcção para cada adepto!

SL

Pedro disse...

Podia jurar que há uma semana o vitor justificou que não se devia criticar o nosso treinador(?) por exibições vergonhosas com o facto de o mercado não ter fechado... O que mudou de lá para cá?

Pedro - sporting sempre

Jalex disse...

Não estou radiante com o trabalho feito por esta direção ate agora(nem fizeram algo que mudasse o meu sentido de voto na altura).Nem poderia ter outra opinião a não ser esta pois o meu grau de exigencia para um clube desta dimensão(enorme!)é sempre muito alto.Do Sporting só espero no mínimo o brilhantismo(e se não ganharmos temos de pelo menos dar a boa luta ate ao fim).Um clube destes só merece isso.

Quanto a restruturação feita no plantel,é verdade que já se viu alguns jogos de qualidade na época passada,mas também já se viu muito mau futebol(esta época inclusive...quando já deveria se ver sim era um progresso na equipa e não o actual retrocesso).

E assim sendo avaliação ao plantel ainda esta longe de ser definitiva(esta epoca sem dúvida vai se tirar muitas dúvidas).

Podem ser grandes craques promessas e projectos fantásticos de jogadores e a melhor equipa dos últimos 40 anos.Mas pseudo craques e basófia não ganham jogos,é preciso mostrar valor em campo!É certo que a culpa não é só dos jogadores,pessoalmente acho que temos uma equipa decente(não alimento a ideia do melhor plantel dos últimos 20,30,40 anos whatever) e poderia e devia render mais que isto nesta altura.

Para finalizar tenho a perfeita noção e bom senso para ver que se estivessem lá outros hoje na direção o resultado nesta altura seria igual(se calhar ate pior ou mesmo um pouco melhor isso já não sei,sei que seria difícil fazer muito melhor que isto).

Não era fácil pegar o clube naquela altura,para o mim o que mancha para já sobretudo estes 18 meses foi sem dúvida perda de uma final de uma competição para um clube do meio da tabela(noutros clubes uma falha desta teria tido outras consequências ,e nunca premiariam quem falha daquela forma).

O grau de exigencia tem de ser mais alto!

Espero que esta seja uma época de sucessos,não admito outro cenário.

ps : Posso dizer contudo que hoje simpatizo mais com o Godinho,a minha opinião ao Duque e Freitas mantém se na mesma(há coisas que me custam a esquecer...e provavelmente nunca esquecerei).

Pedro disse...

Quais os valores da renovação do adrien que tanto se fala e eu não ncontro nada?

Pedro - sporting sempre

João Santos disse...

Quer que contra argumente o quê já agora? Apenas deu tantos pontos positivos e achei estranho não referir alguns negativos que eu fiz caso de o relembrar, ou pelo menos para mim, esses foram negativos. Quanto ao que disse, porque haveriam de ser desejos? Uma equipa sem treinador não pode aspirar a muito. Já o tinha dito antes de o campeanato começar, e 2 jornadas volvidas é o que se viu...por isso não tanto acaba por ser uma convicção, mas mais até uma realidade.

leao revisor disse...

Vitor

O mais engraçado no meio disto tudo é que se vier algum avançado que não tenha contrato você vai dizer bem na mesma...

vitor disse...

Caro revisor,

Começo a pensar que ainda não percebeu mesmo o ridículo da situação à volta do seu "avançado"! Estamos a falar de uma 3ª opção para uma frente de ataque onde utilizamos 1 jogador!

SL

vitor disse...

Caro Pedro,

Mesmo não percebendo, o ultimo jogo veio-me dar razão que não havia motivos para tanta critica! Se não querem dar o tempo necessário para que a equipa evolua o problema é de cada um, não é do Sá!

Sempre que falei do mercado estava em causa a instabilidade que provoca no plantel e nunca este ou aquele jogador!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Não me tem que dizer isso a mim, tem que dizer então aos dirigentes que andaram à procura de uma terceira opção meu caro!

vitor disse...

revisor,

Que fazia todo o sentido e escrevi-o aqui assim que encerrou um mercado muito complicado!

Daí a responsabilizar a direcção, cada vez que ficarmos em branco, entre outras pérolas que se foram lendo, por ainda não conseguir fazer milagres - também segundo o próprio revisor - vai uma grande distância!

SL

Pedro disse...

Vitor,

Coitadinhos dos meninos e da instabilidade... O falcão também estava instável na supertaça europeia! E de que maneira!

É também fácil perceber que o último jogo não deu razão a ninguém. Talvez os próximos sete/dez jogos possam dar, veremos. Cá estarei para dizer se me enganei (esperemos!!), caso contrário, cá estará o vitor a arranjar desculpas umas atrás das outras.

Pedro - sporting sempre

vitor disse...

Nem sei o que me passou pela cabeça para achar que aviar 5 numa equipa que ainda há uma semana nos tinha criado tantas dificuldades veio esclarecer muito de toda a época oficial até aqui e não só o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa! Tivéssemos falhado o apuramento e eu sempre queria ver se era esclarecedor ou não!

Aliás deve já haver uma nova regra para a nova época que informa que só são esclarecedores os jogos em que sintamos algumas ou muitas dificuldades! E só vale para o Sporting e nunca para os nossos adversários!

Valha-nos a contratação do Ronaldo, aquando da homenagem ao Aurélio! Está só a acabar de se desvincular do Real!

SL

Historinhas pra Gente GRANDE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlsberg disse...

Oh Vitor,

Deixe-se de tretas mas desde quando um resultado contra uma equipa da dimensão do Horsens é esclarecedor!!

Esclarecedor vão ser os próximos 2 jogos com Gil e Maritimo, caso não ganhemos um deles, pode dizer adeus ao comboio da frente!!!


SL

vitor disse...

Carlsberg,

Muito pouca honestidade intelectual obriga a dizer que pela 1ª vez o resultado espelha o que se passou no campo! Qualquer dos jogos em que perdemos pontos facilmente poderia ter tido o mesmo desfecho, jogamos mais que suficiente!

Já nem comento o valor dos dinamarqueses, nem se evoluímos ou não! Fiquemos pelo que realmente se passou nos primeiros 3 jogos oficiais da época, onde dominámos todos os jogos e o resultado final acabou por ser muito injusto! Ao fim e ao cabo o que Sá sempre reclamou e muitos vieram contestar!

Daí um jogo e um resultado muito esclarecedor, ainda mais para quem não viu diferença nenhuma! Mostrou finalmente quem tinha razão! Já admiti-lo...

SL

Carlsberg disse...

Vitor,

Como pode você dizer que em qualquer dos outros 2 jogos o resultado podia ser o mesmo deste Horsens, se quando fomos a Guimarães nem lances de perigo tivemos, e contra o Rio Ave, também quase não causamos calafrios á baliza adversária??

Mas o tempo dirá quem tem razão!!! E depois cá estaremos para ver o que mais irá você arranjar para desculpar os maus resultados.


SL