terça-feira, 4 de setembro de 2012

Casa das Transferencias

O Rui Santos diz muita merda mas como qualquer outro às vezes também acerta. Para o bem desta industria que sobrevive unicamente pela paixão dos adeptos já que racionalmente ninguém pagaria para ver um espectáculo completamente viciado deveria haver uma casa das transferências onde fosse completamente transparente por exemplo quanto o clube X pagou ao clube Y e as comissões pagas ao Z e &.
Este ultimo dia de mercado deixou-me ainda mais com essa ideia. Vejo nos jornais toda agente a anunciar o Hulk no Zenit por 60 milhões, o FCP anuncia que recebeu por 85% do passe 40M... 15% valeram 20M ou valeram só 7M fazendo a devida proporção?
Quantos dos 40M recebidos tanto por uma e outra equipa vão realmente parar aos cofres de FCP e SLB, quanto se "perde" em comissões e fundos?
Isto é válido tanto para os outros como para nós
Tanto se batalhou por causa de uma auditoria que já se sabia que só colocaria as nossas contas a nu mas que não traria responsabilidades criminais a ninguem, porque nunca se conseguirá provar que foi intencionalmente que se cometeu um erro de gestão (que só se consegue saber passado algum tempo), talvez fosse a hora de batalharmos por algo que melhoraria o nosso futebol.
Saudações Leoninas

41 comentários:

Francisco Monteiro Dias disse...

Caro LR, alguem acredita que o Parte Pernas, tenha custado tanto quanto custou o Modric???
Torna-se evidente que o LFV estava desesperado e precisava de equilibrar finaceiramente o Clube, por isso delabidou o plantel, mas seria interessante que todos ficassem a conhecer o que na realidade se passou, quais foram exactamente os valores da transferencia e quanto desse dinheiro entrou realmente nos cofres do Clube de Benfica.
Para nós resta-nos a consolação de estarmos a construir uma equipa que se tiver engenho e arte pode daqui a 1 ou 2 anos vir a valer grandes trasnferencias, por isso não pedindo o titulo, exige-se a Liga dos Campeões, pois esse é o unico palco onde os sonhos se podem tornar realidade.

PG disse...

Na comunicação à CMVM o Porto diz a percentagem da venda do Hulk, 85%. O Benfica diz a totalidade da venda do Witse. Qual era a percentagem que o Benfica detinha sobre o passe de Witsel ? Era curioso saber, mas parece que a comunicação social não lhe interessa. Talvez para poder fazez "caixas" nos jornais.

Alvalade XXI disse...

Fonte JN,

Porto

Hulk- dos 60M recebeu 40M

Benfica

Witsel - dos 40M recebe 26M

Javi - dos 20M recebe 13M

João disse...

Ainda não percebi porque é que o Porto diz à CMVM que o Zenit se responsabiliza pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, não esclarece quem fica responsável pelas restantes comissões mas toda a gente parte do princípio que é o Zenit que paga tudo.

Se é o Zenit que paga tudo porque é que isso não aparece na CMVM?!?!?

Então estamos perante um contrato bilateral e as custas de intermediação ficam totalmente a cargo do comprador???

Nas minhas contas o negócio ronda sempre os 50 milhões no total (que não é pouco) com o Porto a receber 40 mas ainda a ter algumas custas do processo para dividir com o Zenit.

No entanto o Papa não podia ficar mal menos de uma semana depois de ser armar ao pingarelho...

As reacções a estes 2 últimos negócios servem de grande exemplo para demonstrar a falta que nos faz ter a "Boa Imprensa" que os outros 2 conseguem ter.

SL,
Xait

Anónimo disse...

SPORTING 2011- o modric pode chegar aos 42Milhoes se completar os objetivos estabelecidos no contrato... Mas se disseste isso para estabelecer uma comparaçao é obvio que o Modric é 20x o witsel...

Mas mesmo que eles ca ficassem eu continuava a ter fé em ganhar este campeonato! Ja tivemos piores jogadores, com o Paulo Bento e ficavamos atras do porto e a frente do benfica... com jogadores como grimis e vukcevics e rochembacks ahahah oh meu Deus que lastimas... Nao ter vindo o PL foi um bocado mau... mas nao se pode fazer nada nao vamos ai andar a chorar 4 meses por ele....

PG disse...

Alvalade XXI

Não vejo no JN onde vem:

Benfica

Witsel - dos 40M recebe 26M

Javi - dos 20M recebe 13M

Pedro disse...

Mais uma capa deprimente de "a bola" para agradar aos eunucos lampiões...
Esta propaganda tem de acabar! Se a população é estúpida e estes jornais manhosos vendem, tem de haver outa forma qualquer de acabar com aquilo!

Pedro - sporting sempre

Francisco Monteiro Dias disse...

SPORTING 1996 - Sem duvida, claro que o Modric é muito melhor jogador que o Parte Pernas, até por isso foi ele que foi para o Madrid. A comparaçao é apenas para reforçar que neste negocio é claro que há "gato escondido com rabo de fora"..., neste caso bigode.

Alvalade XXI disse...

Caro PG,

O blog visão de mercado tem lá o artigo explicado, até com fotografia.

SL

PG disse...

Ok obrigado

johnC disse...

O bimbo até foi operado a operação depois do "ataque" russo...
O mercado russo fecha em que dia?

SL

Lionheart disse...

Tenho sérias dúvidas que os valores divulgados correspondam à verdade. Entre os milhões anunciados e o que chegará a entrar no porco e no carnide, mesmo descontando os fundos, vai uma distância...

Relativamente à distância entre o Sporting e os rivais, teoricamente fica mais curta. Resta saber se de facto ficará mais curta. O porco pode perder este campeonato que não haverá consequências de maior na estrutura interna. Depois de um ano de transição normalmente repõe a equipa e de seguida ganha vários campeonatos de seguida. A situação financeira pode reequilibrar as coisas, se os outros clubes aproveitarem.

No carnide também me dá a ideia que o Vieira tem aquilo controlado. Com os estatutos blindados e as responsabilidades que ele assumiu com a banca, não é possível haver uma oposição com hipótese de lhe tirar o poder, a não ser que esta tenha grande poder financeiro. Pode haver descontentamento nas bancadas, mas daí a mudar o poder, é outra história.

O Sporting tem uma situação interna frágil, que é o maior abono de família dos adversários. Se a equipa não começar a ganhar com regularidade, vai ser muito complicado. Ou seja, se ficar arredado do título no primeiro trimestre da temporada, como tem sido hábito desde 2006, pode ocorrer uma crise no Sporting que provoque a queda da direcção. E se isso acontecer, a equipa que está a ser construída vai ser desfeita e volta tudo à estaca zero, não chegando a haver tempo para fazer frente aos outros. É com isso que eles contam. É preciso que a direcção, a equipa técnica e os jogadores entendam o muito que está em jogo. O Sporting não pode voltar a fazer outra época como as demais. Um clube com o nosso orçamento e dimensão, não pode chegar a Outubro com o campeonato praticamente perdido. Isso é insustentável! Se isso volta a acontecer os sócios ficarão furiosos e com razão. Por isso, Godinho, Duque, Sá, etc., peçam apoio, mas também façam o vosso trabalho!!

Mike Portugal disse...

Lindo lindo era agora a CMVM pedir esclarecimentos publicos a FCP e SLB e exigir que detalhem exatamente o que vai entrar nos cofres e o que ainda vão ter que pagar a outros.

Jalex disse...

Lionheart

Hoje aprendi aqui neste blog que os resultados desportivos não interessam,são no fundo questões de segundo plano...por isso não há preocupações quanto isso!

Quando pensava que já tinha lido tudo...

Lionheart disse...

Quem é que não se preocupa com os resultados desportivos?

Jalex disse...

Uma personagem que anda por aqui...

anonymus disse...



A verdade verdadeira e não a verdade mentirosa de certo personagem:

"Os resultados no futebol?

Depende das bolas que entrarem ou baterem na trave. Isso ninguém comanda ou é capaz de programar.E quem pensar que isso se resolve com algum software, está-se a enganar ou a procurar enganar os néscios."

Os mentirosos procuram sempre deturpar a verdade, para levar a agua ao seu moinho.

É disso que vivem.

Lionheart disse...

Continuando a falar em grandes transferências, se esta notícia se confirmar é uma bomba. Ficaria muito feliz em ver o Ronaldo fora de Espanha. Fora desse clube detestável que é o Real Madrid e dessa guerra de trazer por casa entre a Catalunha e Madrid. Ele já estendeu a escada, ao dizer-se triste... Sabendo-se que a economia espanhola está nas covas, é uma questão de tempo até os grandes clubes espanhóis terem de abdicar das suas estrelas. A jogada do City, na sua estratégia de desafiar o United, faz todo o sentido. Se conseguirem contratar o Ronaldo, seria a maior afronta alguma vez feita ao rival. Espectáculo!

http://desporto.pt.msn.com/futebolinternacional/city-prepara-120-milhões-por-cristiano-ronaldo-2

Jalex disse...

A verdade verdadeira...mas toda a verdade(não só a parte que mais convêm ;) ).


Sem mais demoras:


"A mim, o que me interessa são os resultados na gestão do Clube.Os que lá estão, já ultrapassaram tudo o que eu esperava, sabendo que antes de terem entrado como estava o Clube: sem jogadores capazes, sem uma gestão ordenada e sem futuro.

Os resultados no futebol?
Depende das bolas que entrarem ou baterem na trave. Isso ninguém comanda ou é capaz de programar.E quem pensar que isso se resolve com algum software, está-se a enganar ou a procurar emganar os néscio"

Nem um Rui oliveira e Costa teria dito melhor :)

Os resultados desportivos que se lixem,o importante são estas brilhantes gestões que temos tidos.Os tais jogadores capazes que ficam atrás de bragas,a comentário do futuro nem merece muita conversa(não quando o futuro do clube é mais incerto que nunca...).



É mesmo caso para dizer que os mentirosos procuram sempre deturpar a verdade, para levar a água ao seu pequeno moinho.

É disso que vivem estas personagens...

anonymus disse...



Os que lá estão têm feito a gestão possivel, com os meios que receberam.

Quem não quer ver está cego pelo facciosismo.

Insisto.Estes são os melhores dirigentes dos últimos anos.Prova-o o que já fizeram até aqui.

Eu sei que a AZIA é enorme para aqueles que diziam há 18 meses atrás, que um ano depois tudo estaria pior, que o eleito deles, o BdC (Burro do Caralho) é que era o bom e cheios de esperança que o caminho estaria aberto.Afinal, parece que o tipo nem sequer os seus negócios sabe gerir...

As suas esperanças atenuaram-se e agora só esperam desesperadamente que a bola não entre.Intimamente, é o que mais desejam. O Sporting é secundário. As suas próprias ambições estão primeiro.



A decepção, a revolta por não terem mais ninguém em quem se apoiar e verem com esta gestão (desastrada para eles...) o GL nas próximas eleições poderá ganhar com um XITO.

Tudo isto faz remoer na mente desta gentinha triste, a frustração de ver que se enganaram.

Eu até gostava de saber porque é que o Sporting foi transformado num joguete por essa minoria!...

Será porque querem aparecer na 1´ª. página dos pasquins?

Será que esperam um emprego?

Será uma luta por tachos?

Senão,"politicaram" a vida do Sporting com que fins?


Ao Sporting não interessa quem põe os seus interesses acima dos dele.

Muitos dos que vêm para aqui criticar não são ou nunca foram sócios.Nunca contribuiram com um "chavo" para as suas finanças. Muitos deles são os mesmos que dizem que os bilhetes são caros, mas depois exigem grandes jogadores.

Volto a dizer que nunca participei em grupos dentro ou fora do Clube. Sou da provincia.Vivo bem longe desses problemas criados por um grupo de alfacinhas arregimentados por alguns cabecilhas, que bem ao estilo partidário, procuram organizar o assalto ao poder.

Os argumentos e a linguagem são os mesmos, próprios de uma JOTA partidária qualquer.

Mike Portugal disse...

Isto deixa-me bastante contente: http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunica%C3%A7ao_040912_98396.asp

Nuno disse...

Ao sr anonymus e, já agora a outros que assente a carapuça, tenho a dizer.
O vosso pretenso Sportinguismo, acrítico, desinformado e intoxicador é o que mais abomino num Sporting sem património, sem resultados desportivos, com os activos alienados a preço de saldo e com um buraco financeiro anual entre 40M a 50M, com um fosso cada vez mais fundo entre este grande clube e os seus dois rivais de sempre e com um clube regional a morder-lhe agora os calcanhares, gastando muito menos.
A posição crítica de muitos, em muito antecede Bruno de Carvalho, em quem muitos deles até não se reveem. E manter-se-à após o desaparecimento do ex candidato, se o SCP mantiver este caminho. Esta é a realidade, que vocês pretendem escamotear, a troco da criação de um qualquer culto de personalidade bacoco, como bacoca é a vossa capacidade para pensar, para o pensamento livre de propaganda, que vocês comem e divulgam, como comeram as atoardas difamatórias da CS ( ao candidato que reuniu mais sócios, nas últimas eleições, no voto ao seu projecto ), sabe-se lá patrocinadas por quem
“A gestão possível” que é feita, segundo o sr anonymus, “com os meios que receberam”, está condicionada também pela obra de vários destes dirigentes, que são o rosto do insucesso global do Sporting, como clube desportivo, como empresa e como marca. Continuam no clube o responsável pelas operações harmónio, pelas reestruturações financeiras, pelas fusões, pelas VMOCS, pelas fusões, operações que nada resolveram a não ser mascarar a própria incompetência, o responsável pela gestão de activos, que numa década não chegam os dedos de uma mão para contabilizar os jogadores que contratou e deram retorno. O próprio presidente é responsável por património imobiliário não rentabilizável e não rentabilizado.
Tenham um pouco de espirito critico, informem-se do passado, para melhor compreensão do presente e do futuro e não engulam tudo o que vos dão à boca, que o SCP agradece. Deve-se defender o mérito, quem tem resultados e engrandece o Sporting. A mediocridade, as desculpas com base em terceiros e o insucesso não podem continuar a ter lugar neste Sporting, sejam quais forem os dirigentes. Exijam, que quem nos gere vai ter que trabalhar mais e melhor.

Lion73

johnC disse...

"Os argumentos e a linguagem são os mesmos, próprios de uma JOTA partidária qualquer. "

"...que o eleito deles, o BdC (Burro do Caralho).."

Um anormal será sempre um anormal...

SL

anonymus disse...



Para argumentos mais que comprovados, a resposta dos fracos é sempre o insulto.

Eles aparecem a defenderem-se.Sentem-se tocados.

A confraria tocou a reunir!

Contra os integrismos não há nada fazer.Seja na religião, na política ou noutra actividade qualquer.

Consideram-se os puristas e sem falhas.

Não vale a pena.

É tempo perdido.

Termino aqui.

Jalex disse...

Termina ai porque argumentos é coisa que nunca teve nem nunca terá.

Uma verdadeira (triste)personagem.

Ps: Post Fantástico Nuno,parabéns.

Francisco Monteiro Dias disse...

Caro Nuno, em meu nome pessoal (socio ha 23 anos), agradeço e subscrevo o teor do Post.
Parabens.

anonymus disse...


Volto à carga por esta é demais,
saída da tola de alguém que se diz conhecedor do Sporting:

"O vosso pretenso Sportinguismo, acrítico, desinformado e intoxicador é o que mais abomino num Sporting sem património,"


Num Sporting sem património?

A Academia foi construída numa propriedade de 25 hectares de terreno e foram utilizados 12.

Ficaram 13 hectares em baldio, o equivalente a cerca de 13 campos de futebol. E então não há património?

Quando é que o Sporting teve tanto?

E quem é que o comprou?

Se calhar foi algum da confraria!

Quanto ao meu pretenso sportinguismo...Mas quem é este para me querer dar lições de sportinguismo?

Os da confraria, têm todos a mania que são mais sportinguistas que os outros, mais puros e por isso dizem, o Sporting somos nós.

Enfim! Mais um que perdeu a oportunidade de estar calado.


Esperem mais 18 meses ou então rezem para que a bola não entre.É essa a vossa esperança.

JC disse...

Jesus leva 15 dias de suspensão pelas declarações prestadas após o jogo com o porto a época passada que cumpre agora, neste interregno, e por isso não falha nenhum jogo.

É que nem disfarçam nada!
Vão poker alho!

Jarvalho

Pedro disse...

Mais um escândalo do (tão)nosso CD... Castigado sem falhar nenhum jogo?! Já estou como o JC, antes ainda ficava na bancada no jogo para a taça com o freamunde...

Quanto à restante discussão, apesar de me rever em muitos dos pontos do nuno, não acho apropriado o timing (se bem que eu sei que a discussão é quase sempre iniciada por carteiros e companhia...). Até porque não me deixa muito feliz saber que o nosso património se resume a 20 hectares de terreno baldio (para quê odivelas então?). Lá está, fica para outra altura.

Pedro - sporting sempre

anonymus disse...



Ó mentecapto! Não te metas onde não és chamado.

Carteiro és tu, que não pensas com a tua cabeça.

Repetes precisamente a mesma coisa que os teus comparsas.

Eu nunca me deixei doutrinar.Não pertenço a confrarias como tu. Os doutrineiros da tua confraria lavaram-te o cérebro e não te apercebeste.

Vai te meter com quem te fez a tromba.

Pedro disse...

Classe...

johnC disse...

"Os argumentos e a linguagem são os mesmos, próprios de uma JOTA partidária qualquer. "

"...que o eleito deles, o BdC (Burro do Caralho).."
"Ó mentecapto! Não te metas onde não és chamado. "
"...Carteiro és tu,..."

Um anormal será sempre um anormal...

SL

leao revisor disse...

E não há jogos se houvesse era um problema!

Quando aos terrenos da Academia e de odivelas.... é muito fácil entender, é preciso é ter vontade.

Nuno disse...

Anonymus:

Pretenso, sim. Assumo o que disse. Quando a postura passa por validar toda e qualquer medida que tem levado o SCP à situação em que está, não a posso classificar de Sportinguista, principalmente quando e em simultaneo, se está mais preocupado com quem tem uma visão critica da gestão do Sporting e muito antes de Março de 2011.

Delapidaçäo de património, sim. Imobiliário, parte dele já vendido à conta do pretenso saneamento das contas para reinvestimento no futebol, não parando depois o passivo de subir e os prejuizos de aumentarem e o restante entregue a uma SAD falida, por ora maioritariamente, por pouco após a conversão das VMOCs e veremos se se confirma o que se diz nos bastidores. A academia é uma gota de água comparada com o património do SCP antes de 1995, livre de divida. Porque construir e/ou adquirir imobiliário e endividar-se no processo, toda a gente sabe fazer

Mas acima de tudo, de património humano, num clube que já teve mais sócios pagantes que os 2 rivais juntos e agora estão reduzidos a 1/3.

Mas não pretendo que o passado se atravesse no futuro do Sporting, desde que haja a noção das responsabilidades de vários dos actuais dirigentes no rumo que o clube leva, à décadas, porque aí a exigência será maior, a tolerância à incompetência menor e daí o Sporting só pode colher benefícios.

Não é a defesa do unanimismo e o ataque ao pensamento livre e ao espirito crítico, principalmente em matérias estruturantes, quando estes têm fundamentos evidentes, racionais e indesmentíveis e colocando-se à mercê da propaganda, não ao Sporting e os seus valores, mas a determinadas personagens.

Eu não sei o que é isso da confraria, mas se tal significa que estou insatisfeito com os resultados desportivos e preocupado com a sustentabilidade económica e financeira do clube, então sou um dos que rotula.

Dos actuais dirigentes do SCP, peço que sejam diligentes e proactivos e isso considero que têm mostrado que são. Peço também transparência e clareza na comunicação com os sócios e aqui há um longo caminho a percorrer. Peço firmeza e coerência na defesa dos interesses do clube perante terceiros.

E, por último, espero resultados. Desportivos e financeiros. Que invertam o rumo do clube e o caminho, que foram vários destes dirigentes que nos levaram para ele. Não aconteceu por obra do destino. Chega de cheques em branco. Já foram tantos, ao longo de tantos anos.

leao revisor disse...

Nuno

Pela conversa sempre foste contra tudo o que foi apresentado pela direcção, algo que é de pleno direito, mas a minha resposta é sempre a mesma, na altura havia outra solução em cima da mesa?

As pessoas esquecem-se ou querem se esquecer que na altura da votação sempre foi ou isto ou nada e o nada não era solução.

Algumas vezes nem estava particularmente de acordo com as medidas propostas mas nunca serei um tipo que entre uma coisa má e não fazer nada que seria péssimo escolha não fazer nada.

Uns vão ficar com o peso das medidas que efectivamente não resultaram, mas os outros ficam com o peso de ao longo destes anos todos NUNCA terem apresentado nada de alternativo.

E isso é que é grave, achar-se que isso só é positivo.

Nuno disse...

LR

Por partes.


- Fiz menção à diligência e proactividade desta direção. Quer na procura de 1. soluções financeiras, quer 2. comerciais, quer no 3. investimento da equipa de futebol. E isto, eu louvo, o que não deixa de ser preocupante, porque é essa a sua obrigação, é para isto que foram eleitos… mas quando comparamos períodos de gestão dos últimos anos, é difícil não ficar aliviado por ver uma direção a mexer-se. Há coisas das quais discordo, em alguma ou outra vertente de forma pontual , há outras de forma mais vincada e é aquela que passa por uma postura para com os sócios e adeptos, mas não é por aqui.

No fim de tudo, o que conta são os resultados, desportivos, patrimoniais e financeiros.. e se a equipa de futebol, a gastar muito mais, tem maus resultados e é uma das razões para o aumento do buraco financeiro e subida do passivo, a avaliação, mesmo que parcial, só pode ser negativa. Porque se escolheram mal os jogadores, os treinadores, porque a mensagem para o grupo de trabalho não passou. Para já, é uma avaliação parcial, a somar aquela que faço do trabalho destes dirigentes ao longo de muitos anos de Sporting, o que nos leva a outro ponto:

Alternativas:

No SCP, não tem sido fácil. As sucessivas direções do clube de há muitos anos para cá, têm uma matriz, um ponto em comum, que são as ligações umbilicais entre os vários mandatos, sustentadas em relações pessoais e profissionais, com uma forma padronizada de pensar o clube, sem espaço para grandes desvios. A chamada Continuidade. Temos falhado nas alternativas e na qualidade das mesmas. O clube está refém da divida enorme que tem e dos seus parceiros financeiros e personagens fora das influências de Ricciardi e afins, têm um alvo nas costas. Mas isto não quer dizer que não tenha havido alternativas, que as houve, o que me leva a outro ponto, que é algo que por aqui leio com frequência, que é a validação de todas as matérias estruturantes e a resposta a qualquer crítica e discordância com: “ ENTÃO, QUAL ERA A TUA SOLUÇÃO”?

As sucessivas reestruturações financeiras “salvadoras”, está mais que provado, foram apenas paliativos que disfarçaram os prejuízos monstros anuais… passado pouco tempo, estávamos na mesma ou pior. E em cada momento, em cada uma das operações, perguntaram: “ ENTÃO, QUAL ERA A TUA SOLUÇÃO”?

É uma pergunta com laivos de desonestidade intelectual. A alternativa não se sustenta numa qualquer medida miraculosa para resolver problemas estruturais graves num ápice, mas sim num trabalho de base, com rigor, não falhando os objectivos em questões de importância estratégica e somando medidas de gestão com impacto positivo, de forma estruturada. A solução é uma gestão rigorosa, competente, que não gasta aquilo que não tem, que investe os seus parcos recursos e que daí consegue rentabilizá-los , sendo exigente com todos os recursos humanos à disposição. Se tivesse havido este tipo de gestão, a necessidade de qualquer operação de cosmética assente em reengenharias financeiras e societárias, não teria existido. Ou se sim, existia a primeira e não a segunda.

Mas o que me levou a escrever o primeiro comentário tem apenas a ver com uma coisa:

Acho de primordial importância que se discuta o Sporting e aquilo que tem corrido mal. Para uma melhor informação de todos. Não nos apequena a insatisfação e a crítica, em matérias estruturantes. Só nos tornará mais fortes e mais proactivos. Por isso mesmo arrepia-me que se confunda alguma crítica, que em si mesma contém dados que nos deveriam alertar a todos sobre os fundamentos de um Sporting cada vez mais longe dos seus rivais, com crítica gratuita, maldizente e ofensiva ao clube.

Daniel disse...

Caro Nuno,
Eu leio o que escreve e faz-me todo o sentido.

Só há um pormenor que deita tudo por terra: O SCP existe para ser grande e, ciclos como o de soares franco e paulo bento (2 anos), em que apenas se gastava o que se podia, ou seja, nada, não se compadecem com o que os sócios e adeptos do SCP esperam.

Ponto!

Daqui não pode fugir.

O SCP existe para ganhar, tentar ganhar, e querer ganhar, mesmo ficando no fim a 20 pontos ninguém admite que no início da época esse seja o objectivo.

Se o “seu projecto” assenta num modelo em que “…que não gasta aquilo que não tem…”, assenta na formação, e ao invés de ter um Ricky tem um Betinho (que atenção, acredito que vá dar grande jogador), vai ter um clube de meio da tabela para baixo.

E atenção, não porque façamos pior que os outros mas porque todos estão a viver acima das suas possibilidades. Tanto o hulk como o javio saíram para os respectivos clubes pagarem ordenados de Setembro. Tem noção?

Quanto às “operações de cosmética” como lhe chama, são as mesmas que todos os que vivem acima das possibilidades fazem. Por isso mesmo.

Não me alongo a comentar a sua restante argumentação pois mistura factos passados e outras questões que apenas desviam do essencial.

Tremino apenas com a sua melhor frase: “Acho de primordial importância que se discuta o Sporting e aquilo que tem corrido mal.”

Concordo, acrescentando apenas “Acho de primordial importância que se discuta o Sporting e aquilo que DE FACTO tem corrido mal.” Ou seja, situações concretas. Actos. Decisões. Não ideologias e lugares comuns (“A alternativa não se sustenta numa qualquer medida miraculosa para resolver problemas estruturais graves num ápice, mas sim num trabalho de base, com rigor, não falhando os objectivos em questões de importância estratégica e somando medidas de gestão com impacto positivo, de forma estruturada.” ….. hã???) e que não nos levam alado algum, ou melhor, levam, a estas cisões que apenas nos prejudicam e enfraquecem.

SL

Nuno disse...

Daniel.

Estou habituado a esse tipo de contra argumentação.

Ou seja, aquela que pega em frases soltas, para provar um qualquer ponto e daí tirar conclusões.

Comigo não resulta. Se vir bem, falei num trabalho de base e sustentado. É possível lutar efectivamente por títulos, não hipotecando o futuro. O braga demonstra capacidade para performances acima do que investe. O SCP também já o fez no passado. Gastar mais, não quer dizer gastar melhor. Acrescendo a isto, o SCP tem uma vantagem competitiva relativamente aos rivais: a formação. Acha possível manter-se a laboração da SAD com prejuízos de 40 a 50M anuais? Vá ver os R&C das 3 maiores SADs.

Acho alucinante o elogio aos actores intervenientes na gestão do clube ( " que trabalham em prol do Sporting " ) e afirmar que se não fosse JMR, tínhamos fechado as portas. Como é? A gestão é elogiável e corremos o risco de fechar as portas?

Está a ver o que fiz? Arranjei forma de descredibilizar a sua opinião, sem a descontextualizar. Porque é assim que se descredibiliza uma opinião.

Em suma, não tenho dúvidas que alguns adeptos optam por defender algumas personagens e não defender o Sporting, porque não é validar tudo o que se faça, esquecer tudo o que se fez e quem o fez e revelando um total desconhecimento de causa ( no maior espaço na net dedicado ao SCP, encontra tópicos sobre Freitas, os seus números e o prejuízo de dezenas de milhões que a sua incapacidade de contratar jogadores que deem retorno desportivo e financeiro ao clube originou, eu tenho lá o meu contributo... o que não invalida que nestes 2 anos, considere que fez um trabalho capaz ).

Por último, não tenho dúvidas que numa eventual venda maioritária da SAD, serão estes os primeiros a aprová-la, os que precisamente elogiam a gestão do clube e se sentem confortáveis com a nossa situação desportiva, patrimonial e financeira. Já tive a prova disto. Mais contraditório que isto, não há.

leao revisor disse...

Nuno

Em primeiro lugar se considera que o maior espaço de na net dedicado ao SCP o forum SCP, devo-lhe dizer que é o maior espaço da net dos revoltados contra as direcções. Aquilo não é um forum de apoio ao SCP, é apenas um sitio onde as pessoas se encontram para arranjar estratégias de derrube das direcções e isto não pode negar que operações concertadas de derrube de direcções, de posições em AG já foram lá combinadas algo que NUNCA se viu em mais lado nenhum na net.

Depois fala-me como tivesse descoberto a pólvora que a nossa solução é reduzir os custos, viver dentro das nossas capacidades, apostar na formação e temos o caso resolvido. Nessa altura curiosamente lutámos por títulos até ao fim, vencemos competições e qual milagre tivemos lucro salvo erro em 3 desses 4 anos.

E você é capaz de aqui me dizer que não foram nesses anos que começou o afastamento dos sócios à equipa? É capaz de me dizer que esse espaço tão bom que você fala, começou um ataque sem paralelo contra a direcção? É capaz de me dizer que não foi nessa altura que apareceu uma chamada "minoria de bloqueio"? É capaz de me dizer que foi nessa altura que o fosso entre nós e os adversário começou a aumentar até chegar a uma situação insustentável?

Todas as receitas caíram a pique! Quotização, publicidade e bilhética. Tem que perceber que o SCP nunca se poderá comparar ao braga, o SCP nesses 4 anos não fez uma única contratação sonante e as pessoas passavam os defesos a destilar fel por isso o Braga pode contratar ao "amares" e não ganhar um jogo na pré-época que está tudo bem, no SCP era uma revolução!

E por ultimo uma coisa que me deixa particularmente à vontade, sempre defendi a venda maioritária da SAD, muito mas muito antes de alguém falar sobre este tema, mas se me proporem em alguma AG vender 49% da SAD por 90M ou 60% por 140M eu voto na primeira opção. Porque sei que o clima de instabilidade de revolta seria tal que o SCP não conseguiria nada do que pretende.

Nuno disse...

O meu último comentário para o Daniel era endereçado para outro tópico e respeitante a outro comentário, mas penso que ficou perceptível.

LR

O FORUMSCP tem milhares de membros, tem quem entre na crítica gratuita, como tem quem entre na defesa gratuita. Não me revejo em nenhuma. E sim, saíram de lá vários movimentos oposicionistas, alguns que curiosamente deram visibilidade a actuais e ex dirigentes do SCP, SCP SAD. Felizmente, existe um núcleo duro bem informado, que partilha e discute informação importante sobre o passado e actualidade do seu clube. Um bom sítio de aprendizagem. Para quem queira aprender.

Obviamente que um clube sustentável não pode ter ano após ano, despesas superiores aos custos numa proporção de 1x2. Acha isto comportável? Como é que vamos pagar prejuízos anuais de 50M? Com mais dívida? Na actual conjuntura económica? Vamos continuar a antecipar receitas, vamos continuar a alienar o quadro de profissionais à peça? Iremos tapar o buraco, como? Pelas receitas extraordinárias? Nós que vendemos os nossos jogadores a preço de saldo? Quando vendemos?

O LR está completamente enganado. No SCP não há minorias de bloqueio. A voz crítica dos adeptos, descontentes pela situação actual do clube, não impediram a aprovação de nenhuma das operações de cosmética de que falo; não ganharam eleições, mesmo quando tiveram um candidato com mais 1500 sócios a votar em si, do que na lista vencedora. Tudo o que estes dirigentes têm proposto, ao longo dos anos, mais cedo ou mais tarde, tem avançado. Tudo. Têm feito o que querem, como querem. O insucesso não se justifica pelas minorias de bloqueio, que bloqueiam nada. É da total responsabilidade dos dirigentes.

O período FSF que é a isso que nos referimos, prova que se pode ter uma equipa com capacidade para fazer cerca de mais uma dezena de pontos que este plantel fez no ano passado, mesmo com um presidente que olhava para o clube como um hobby ( "dedico ao Sporting 2 horas por dia do meu tempo") e cuja gestão assentou nos méritos do treinador, em Liedson e em meia dúzia de putos, que de resto FSF primou pela reacção e näo pela acçäo, excepto no que se refere à venda de património e à preparaçäo da reestruturação financeira finalizada por JEB. O problema não foi ter custos adequado às receitas, o problema foi o desperdício dos parcos recursos que se tinha, em jogadores que deram ZERO de retorno. Jogadores como o Mota, Edson, Silva, Luís Loureiro, Celsinho, Abel, Caneira, Farnerud, Paredes, Ronny, Bueno, Gladstone, Marian Had, Postiga, Purovic Stojkovic, Tiuí, Pedro Silva, Grimi, João Alves, Wender, individualmente não custaram muito, mas somando os prémios de assinatura e/ou salários e os valores os passes, temos aqui dezenas de milhões gastos, deitados ao lixo.

E este dinheiro deitado ao lixo, tornou-se histórico. O Sporting nos últimos 12 anos gastou mais de 100€ ( excluo os 50M destes 2 anos ) em contratações cujas vendas posteriores muito dificilmente terão chegado aos 20M . O SCP tem menos que os outros, porque investe mal. Perde dinheiro. Não foi por acaso.

Nuno disse...

Cont.

Os melhores números da SAD em cada uma das rúbricas que fala foram estes:

Quotização: 4.5 M€ - época 08/09
Bilheteira e GB: 12.5 M€ - época 07/08
Direitos TV: 11M€ - época 10/11)
Patrocínio e e publicidade: 9M€ - época 10/11

Os de 2008/2009 foram estes

Quotizações 4.4M
Bilheteira e GB: 10.201
Publicidade, Propaganda e Royalties 6.091
Merchandising e Licenciamento 1M
Direitos Televisivos 11M

Os do último exercício ( correspondente a 9 trimestres, incompleto, mas certamente que suficiente para poder fazer extrapolações ):

Quotizações 2.3M
Bilheteira e GB: 6.3M
Direitos TV 8.952M
Patrocínios e Publicidade 5.6M

E pode consultar o de 2004: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd8132.pdf
Portanto não houve descidas a pique, nem se subiu ao céu no último exercicio.
O problema do SCP não é a direção actual, apesar das responsabilidades decisivas de alguns destes dirigentes em posições de relevo, no buraco onde nos encontramos. É estrutural e assente na incompetência, falta de profissionalismo ( tratam o clube como se fosse o seu brinquedo ) e de responsabilização.