terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caso da Uefa

A noticia é de hoje e está relacionada com o fair-play financeiro.
A minha opinião é clara, faço ponto de ordem e de honra que o SCP cumpra todas as suas obrigações seja de que tipo for e seja a quem for. Para mim, deixe-se de comprar o jogador X ou venda-se o jogador Y mas faltar ao pagamento a alguém ou entendida está fora de questão. Para isso já chegaram outros tempos no nosso clube onde nem dinheiro para agua e luz quanto mais para salários.
Por isso obviamente estranhei esta posição da Uefa, o SCP pode ser muita coisa mas sempre foi um clube cumpridor pelo menos desde que existe a SAD. Nunca nestes anos houve queixas por partes de outros clubes, jogadores ou fornecedores por falta de pagamento ao contrário de outros clubes!
Por isso se o SCP deve a alguém, primeiro que se saiba o quê e a quem e depois que se pague imediatamente se realmente houver algo a pagar.
Depois o papel da Uefa é unicamente defender os interesses dos maiores clubes dos maiores países, a primeira medida depois da Lei Bosman que a Uefa tentou aplicar ao futebol europeu foi a regra dos 6+5, essa nunca saiu do papel. A do fair-play financeiro que avançou depois estará colocada em pratica muito mais cedo, a vontade às vezes é tudo nestas questões.
O SCP está assim obrigado na época 14/15 a não poder ultrapassar os 45M de prejuízos acumulados nas ultimas 3 épocas desportivas, para alem obviamente de ter que ter a sua situação regularizada com todas as entidades com quem tem contratos celebrados. Assim obriga-nos a nos próximos 2 anos ter 2 resultados que somados não podem dar prejuízos já que a meta dos 45M já nós ultrapassamos esta época.
Saudações Leoninas

38 comentários:

Camilo disse...

DIRECÇÃO...
-- Quantos mais casos surgirão?...
De Paulo P. Cristóvão a Luís Duque;
passando por Carlos Barbosa...
Um "foi obrigado a sair"... outro saíu pelo seu pé... L. Duque, enfim...
---Agora é a UEFA a reter o "cacau" que é do SPORTING...
Tratamentos diferentes?!!!
À... "Sporting"?!!!...
Tantos casos e, afinal...

NÃO SE PASSA NADA?

Camilo disse...

O atrasado-mental do presidente do Benfica dá uma "bicada" na direcção do SPORTING sobre a FORMAÇÃO e...
NINGUÉM "DIZ" NADA?...
Tal como o castigo do JJ... só a DIRECÇÃO DO FCPORTO é que se manifesta ainda hoje?
Desta direcção do SPORTING, silêncio total?

NÃO SE PASSA NADA?!!!

leao revisor disse...

Camilo

Reteve? O pagamento é só dia 30 rapaz!

Camilo disse...

E... nem sequer falei no "MISTERIOSO-CASO-DO-PASSE-DOS-NOSSOS-JOGADORES"...
Portanto..

NÃO SE PASSA NADA!!!

leao revisor disse...

Camilo

Vai à AG, pergunta tudo ao homem... e PASSAS A SABER TUDO!

Camilo disse...

Leão revisor...
Veja a quantidade de "casos" que apresentei e o Amigo (será rapaz?) apenas focou um... daqueles que nem aquece... nem arrefece.

No essencial nem tocou.

Claro... até para os adeptos/sócios/ simpatizantes (alguns...)

NÃO SE PASSA NADA!!!

Camilo disse...

Leão revisor:
Há que reconhecer que esta direcção falhou!
Falhou quem nela votou!
Perderam os SPORTINGUISTAS!!!
Muitos não querem admitir, porque têm medo das "alternativas".
Têm medo porque têm medo... "são diferentes".
Não vamos a lado nenhum!!!
e o que vejo nos comentários?

NÃO SE PASSA NADA!!!

leao revisor disse...

Caso Luis duque?
Que caso? É ele que tem obrigação de fazer os descontos do JVP

Caso carlos barbosa?
Saiu da direcção, é um caso?

Caso PPC?

É o unico que pode pegar, e veremos se realmente será culpado, tenho as minhas duvidas, mas quando pessoas sao culpadas por senso comum e nao com provas ja começo a acreditar em tudo.

GL deve responder a LVF porque? Acha que é preciso responder, nem os tipos do SLB acreditam em tal coisa. Propaganda eleitoral sabe o que é?
Mas o SCP tem que falar do castigo JJ porque? Foi num jogo seu? se falasse devia estar calado e tratar dos seus problemas, como não falou devia ter falado!

O SCP fala na sede própria foi assim que entalou o orelhas depois de ter sido acusado por tipos como tu que afinal não apresentavam as provas que diziam ter.

johnC disse...

Sinceramente acho que essa conversa de que a direcção falhou e devem se demitir é uma treta! O que eu quero é que deixem de cometer os erros que têm cometido e que parem para pensar o que andam a fazer com o "nosso" dinheiro. Eleições só tornaria a situação pior, eu não votei nisto, não concordo com muito do que tem sido feito (concordo com parte) mas não é o suficiente para, sequer, chegar a este tipo de conversas!
Que trabalhem como deve de ser, que metam o clube a ganhar, sem esquecer nunca jamais e em tempo algum a situação financeira em que está!

Isto não invalida que continue a denunciar as personagens que aqui andam com o único propósito de apoiar tudo o que tem vindo a ser feito por esta e pelas anteriores direcções, com intenções fáceis de perceber! Esses estão-se cagando para a situação em que estamos e contra esses sempre lutarei, seja aqui, no estádio, no pavilhão, na rua ou em que lugar seja!

Camilo disse...

Leão revisor,
trata-me por TU. essa do rapaz, estava a brincar.
Então?

Todavia, nesta direcção há casos a mais... desde o falhanço do Técnico... e por aí fora.
Haverá mais?...

SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

Tiago Moita disse...

Leo revisor tem que admitir que isto foi uma vergonha para o Sporting..
Isto nao podia acontecer..por um certo lado ate concordo com o camilo, estamos muito anjinhos, e caladinhos...
Só espero que domingo nós esquecemos isto tudo com um vitoria...

Abraco a todos..

Carlsberg disse...

Aqui só não concordo com o não comentar o castigo ao JJ!!

É claro que devia ser comentado, e enxovalhado o Conselho Disciplinar da FPF.
Foi uma pouca vergonha, este castigo, e se ninguém comentar como fez o PC, quando nos tocar a nós seremos sempre os mesmos coitadinhos a apanhar castigos, em tempos de jogos, enquanto outros apanham nas paragens de campeonatos!!

Deveria haver comunicados de imprensa a dizer que é uma enorme pouca vergonha castigar um elemento do futebol nacional, quando há uma paragem do futebol em Portugal!!

Se os lampiões ficassem chateados, problema o deles... era para o lado que dormia melhor, agora o silêncio só vai servir para levarem ao colo o SLB até Dezembro, porque depois eles irão ao mercado!!!


SL

Mike Portugal disse...

Carlsberg,

Eu acho que só se deveria comentar o castigo ao JJ se, na 6ª feira, quando disserem o castigo do Luisão, nós virmos que é um castigo ridículo. Aí sim, acho que a direção deveria falar sobre os 2 assuntos logo.

vitor disse...

Mas a SAD já não garantiu o cumprimento total de todas as suas obrigações?

O comunicado da UEFA não passa de uma minuta "standart" que segue para clubes com situações patrimoniais completamente distintas! No caso respeita à época passada, altura em que se evitou no Sporting uma ruptura financeira! Alguém ainda se lembra?

A este propósito gostaria de dizer ao estimado utilizador Nuno - mesmo não sabendo por quem me toma - que quando ontem me referi a certos mecanismos, obviamente que falava de medidas estritamente legais! Ou era a lista que o pavão do Barroso construiu à pressa que evitava uma ruptura financeira da nossa dimensão, logo de entrada? Porventura através do BdC, um modelo de sucesso empresarial!

É perfeitamente natural que cada sócio veja um caminho diferente para o clube sair da crise, já não é nada normal não concederem à direcção que os sócios elegeram o mesmo direito! Muito menos epítetos como "continuidade" no sentido depreciativo! Só se for da vitória!

Depois de anos de contracção que só conduziram a mais empobrecimento, voltamos a ter uma estratégia expansionista, como aliás no ultimo período em que fomos campeões nacionais! E de lá para cá já era premente o foco no aumento de receitas, até para fazer face aos compromissos entretanto assumidos e como foi dito na altura, baseados em expectativas demasiado optimistas, o que acontece na gestão e exige correcção!

E o que é que se fez? E tinha sido possível fazer mesmo muita coisa! Podem todos ter a certeza que perdemos mesmo todos muito tempo precioso, entre outras coisas, inevitavelmente! Tudo tem o seu preço!

Claro que só podemos viver com o que temos! Podemos é ter muito mais para viver, alavancando as receitas! E não esquecer que há ainda que resolver a questão dos custos da dívida, que só por si amordaçou por completo as últimas duas direcções!

Está tudo explicado! Nunca uma direcção traçou junto de todos os sócios a estratégia/ objectivos para o mandato, com tanta clareza! Desportivamente e financeiramente! Há intervenções que tocam praticamente todas as rubricas do POC! Até aqui e na generalidade tudo tem corrido como previsto! Qualquer consciência sabe que isto não era para ontem!

E já agora, parem de ver nas receitas extraordinárias a sustentabilidade do clube, quanto muito da gestão desportiva e do plantel! Por cada venda vai ser sempre necessário reinvestir na equipa! Foi a negar isto que começou a nossa perda de competitividade! Ninguém repara que o clube que melhor vende por cá anda sempre no fio da navalha? Quanto é que pensam que custa afinal um plantel competitivo?

Ainda chego a achar engraçado que alguém que depositou esperanças no Filipe Soares Franco duvide agora do presidente Godinho Lopes? Acham mesmo que ainda não deu provas suficientes das suas capacidades de gestão? Não foi no futebol? Pois não, por isso reuniu à sua volta a "expertise" que achou que iria e está a ser necessária!

O comportamento de certos adeptos aqui no blogue, permanentemente de costas voltadas para quem dirige o clube não tem qualificação, a não ser que tenha uma justificação que nada tem a ver com o bem estar e sucesso do clube mas sim unicamente com o próprio! Não há sequer outro entendimento possível, agravado com casos muito similares nos mandatos anteriores!

Força Sporting!

SL

Nuno disse...

Há quem olhe para os resultados financeiros e o passivo do clube quase com total indiferença, ou então como um motivo de arma de arremesso de quem olha para os mesmos com espirito crítico de grande preocupação. Como se o desempenho financeiro e económico do Sporting, não tivesse impacto na vida real do clube. Como se a divida crescente e os prejuízos financeiros recordes, não significassem uma coisa simples: o Sporting não gera receitas suficientes para pagar os seus compromissos, na ordem das várias dezenas de milhões por ano. Como é evidente, isto tem que quebrar.

O SCP não vai poder recorrer mais, de forma quase que indiscriminada e como o se o crédido fosse um poço sem fundo, a mais dívida, para pagar divida anterior.Não pode continuar a viver de descobertos e contas correntes bancárias. O SCP não vai poder continuar a viver da venda parcelar dos seus activos, que vai chegar a um ponto que não tem mais activos para vender. O Sporting tem as potenciais receitas extraordinárias por mais valias de jogadores, muito condicionadas pela estrutura de passes em sua posse. Se isto continua assim, o SCP vai dar um estouro que se vai ouvir na… China.

O Sporting continua a apresentar um rendimento desportivo a léguas do que se exige a um real candidato ao título.. E enquanto isso, há quem esteja iludido com um plantel que conseguiu um quarto lugar na época passada e que encontra tremendas dificuldades para vencer, qualquer que seja o adversário. As dificuldades que esta equipa sentiu no ano passado, com as ausências de jogadores pouco fiáveis fisicamente, mas com verdadeiro talento como Matias e Izmailov, já devem ter esquecidas… como se a inteligência, classe e experiência, a capacidade de finalização e último passe, fossem valências que aparecem por decreto. Temos avançados ( junto os extremos ) imberbes, com potencial, mas que tremem ainda nos momentos mais dificeis, médios de qualidade mas sem ponta de verticalidade e criatividade, pouco complementares e um treinador que parece viver num mundo alternativo, que se não muda rapidamente algumas das suas opções, potenciando o que há de bom ( porque o há ) e escondendo as fragilidades, em breve será um dos responsáveis por uma equipa afastada, novamente forma precoce, da luta pelo título. Vai ser um ano muito, muito dificil. Mais um.

vitor disse...

Caro Nuno,

Acho perfeitamente normal que esteja receoso do contra-ciclo que está ser tentado no clube! A cada dia que passa as famílias portuguesas vêem menos rendimento disponível! Mas acredite que não está a ser feito à toa, na medida do possível há controle! E houve sobretudo uma procura de dinheiro no exterior, que era fundamental!

Mesmo para quem não esteja disponível para dar o tempo necessário, na actualidade do nosso clube, à nossa direcção e à nossa equipa, que até dariam a outro clube nas mesmas condições. Tendo em conta o patamar dos nossos adversários, o clube definhava senão definitivamente, muito mais, sem títulos!

É o disco riscado onde não há uma critica aceitável que vai resolver os nossos problemas?

Sempre a malhar no Carlos Freitas que já abandonou uma vez o clube por essa razão e não ficamos melhor! Obviamente que o DD actual não é o jornalista que entrou na SAD pela mão do Duque no fim da década de 90! Os profissionais evoluem!

Já para não falar que em todos os mercados há muitos mercados! Façam uma lista e vão ao MARL com um comerciante estabelecido há 30 anos e depois venham aqui dar contas dos resultados! Ou procedam a uma nota de encomenda de vinhos junto com um comprador de uma grande superfície!

A auditoria fantoche ou os palhaços que desejaram ver algo que sempre foi auditado? Não sabem somar? Devia ser de gestão?! Também não sabem quem liderava o clube em cada exercício?

Etc, etc, etc!

Desestabilizar sistematicamente? Boicotar? Ou simplesmente descarregar no clube qualquer frustacão? Não aprendemos nada com a direcção anterior? O que é que o clube já ganhou ao certo com esse comportamento? Alguns dirigentes que rapidamente mostraram que nunca tiveram arcaboiço para tal?

Era fundamental sabermos sempre da honorabilidade de quem falamos! Evitava-se muito disparate, até certos dissabores a famílias como a nossa! E sobretudo já que estamos num blogue leonino, o clube era o principal beneficiado! Que era em quem se devia pensar cada vez que se comenta algo aqui!

SL

anonymus disse...



Anda por aqui gente a falar do que não sabe.

O que é exigido pela UEFA, é a aplicação por parte do Platini, do sistema aplicado em França há cerca de 40 anos.
Todos os clubes franceses têm que entregar na FFF um certificado validado por uma autoridade competente até à meia-noite do dia 30 de Junho de cada ano, em como tem as suas contas regularizadas.

Foi isto o que aplicou a UEFA, antecipando-se à data prevista, exigindo por enquanto aos clubes que têm um passivo superior aos seus activos, sendo ao que parece actualmente 23 clubes na Europa, entre os quais o Sporting.

Isto nunca quis dizer que o Sporting tem dívidas por pagar.

Infelizmente há sempre gente que se diz adepta do Sporting e que seguindo os pasquins, se aproveita para atacar o prestigio do nosso Clube, servindo dele sem vergonha, para destilar o ódio que sente por esta direcção.

Volto a perguntar:

SERÁ ESTA CAMBADA ADEPTA DO SPORTING?

Estará ela mais interessada em saber as razões disto, do que em defender os seus próprios interesses?

EU DUVIDO!

Nuno disse...

Vitor

Não que seja a analogia perfeita porque de facto não é, mas o vitor faz-me lembrar alguns adeptos do benfica, que após o descalabro que foi a gestão do homem no benfica e a anedota que fez daquele clube, ainda consideravam Vale e Azevedo um iluminado e um injustiçado. E ainda o consideram. Há gente para tudo. Os que conheço e que pensam assim, é mesmo por uma desinformação a raiar a loucura, o que não me parecer ser o seu caso. Estou perfeitamente convencido que tem interesses pessoais por trás na forma como vê e fala do Sporting.

Continuidade de vitória. Qual vitória? Não somos campeões há 10 anos, não ganhamos qualquer competição há 4, o responsável pela área financeira está lá 6 anos, da gestão desportiva há 13,com algumas interrupções pelo meio, o presidente foi responsável por património não rentabilizável e são responsáveis por prejuízos recordes, insucesso desportivo, delapidação de património e a mancha do bom nome do clube. Continuidade de vitória? Só neste blogue tem coragem de escrever algo assim, debitado há ano e meio por GL, “ipsis verbis”.

A “política de contração” que fala, por si, não tinha que significar empobrecimento, não quando se contrataram os jogadores que se contrataram, por baixo que fosse o custo unitário, mas que significaram em conjunto dezenas de milhões em aquisições de passes, prémios de assinatura, comissões e salários e nenhum deles, NENHUM, deu retorno financeiro.

A “política expansionista” que refere, lançada quando o passivo era muito menor e que levou ao maior orçamento de um clube em Portugal e a títulos de campeão, como tudo no Sporting, que ou é mal feito ou tem um senão que leva a um outcome desastroso, construiu um plantel recheado de estrelas, com impacto desportivo no curto prazo, mas que resultaram em quase nada de mais valias que permitissem equilibrar os orçamentos e muito menos reinvesti-las. Jogadores como Cruz, Babb, os Bentos, Dimas, JVP, a somar a Rui Jorge e Barbosa tinham os seus dias contados e num curto espaço de tempo ou acabaram as carreiras, ou sairam sem retorno. Tivemos “azares” como Jardel ( só no Sporting é que acontecem estes dramas, em que o melhor marcador de golos do mundo, passa a ser um débil mental de um dia para outro ) e Niculae e da última equipa campeã, só Viana e mais tarde Quaresma, deram dinheiro ao clube. Resultado: um buraco tremendo nas contas, o que a somar à construção de património que não foi rentabilizado ( nem era rentabilizável ), levaram a responsabilidades incomportáveis para o clube. O que quero dizer com isto, é que não houve estratégia de médio longo/prazo, não se pensou no futuro e tomaram-se más decisões. Os 2 últimos títuos de campeão poderiam ter sido um marco de viragem, mas não o foram. Apostaram-se todas as fichas no curto prazo, varrendo o futuro da frente. E quer queira, quer não, o que se passou então e o que se passou depois, tem o dedo de muitos dos dirigentes actuais.

Nuno disse...

Cont..

GL, ao contrário do que diz, provou nada em capacidade de gestão. Ou então fundamente porque o diz. Não o provou no pelouro de há 10 anos atrás, nem neste seu mandato, que os prejuízos aumentam e os resultados desportivos são o que são. Paga os compromissos do clube através de descobertos e contas correntes bancárias, antecipando receitas, alineando activos e com recursos que o clube cria . Era este o programa de GL. Os 18M da CML. Os 55M das VMOCs. A bomba de gasolina. A expertise de que fala, contratou ao longo de uma década, dezenas de jogadores , gastou mais de 100M em passes e prémios de assinatura e eu peço-lhe que nomeie 5 jogadores que deram retorno financeiro. Se os conseguir nomear, some os valores. E compare-os com os prejuízos só deste ano.

A “expertise” tem resultados. Acrescenta valor. Esta direcção e as anteriores, destroem-no. Os resultados, em todas vertentes, falam por si.

O vitor assiste a uma equipa obscenamente cara para o que rende e rende muito pouco, o clube tem prejuízos recordes, dirigentes a demitirem-se de costas voltadas com os colegas, dirigentes às voltas com a justiça, o nome do Sporting na praça pública pelas piores razões e aponta o dedo aos descontentes? Mas tem noção da alarvidade que diz? Num clube cujos dirigentes vêm toda e qualquer medida estruturante aprovada sem excepção, que fazem do Sporting aquilo que querem e bem entendem, ganham eleições com uma minoria de sócios e tem o descaramento de falar nos insatisfeitos?

O Sporting está como está porque é gerido por incompetentes! Não é por um acaso, nem é porque há adeptos que não gostam de perder e que se preocupam com a sustentabilidade do clube. Que lata falar de interesses próprios, num clube no limiar da sobrevivência, como se tivessemos que bater palmas a esta trampa! Defender o Sporting não é defender o satus quo. E é isto que o vitor defende.

Em conclusão, não defende o Sporting.

Nuno disse...

Uma nota final para o que diz o Anonymus.

os timings e as regras da Uefa estão perfeitamente definidas e a data de 30 de Junho, também. Consta das regras de controlo.

Como se arvorou de sapiente, só posso concluir que desinforma, de forma premeditada.

MRG disse...

@anonymus,

Outro que precisa de aprender a ler. Não vá na conversa dos pasquins, vá directamente à fonte, à notícia no site da UEFA.

E se quiser, pode também ler o meu comentário anterior:

Vamos lá decifrar aquilo que está no site da UEFA:

"...os clubes participantes nas provas de clubes da UEFA em 2012/13 estão obrigados a fornecer informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos até 30 de Junho de 2012"

Portanto, o Sporting CP deve ter enviado à UEFA essas "informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos" à camara investigatória do CFCB.


"...Na sequência da sua última reunião, em Agosto de 2012, a câmara investigatória do CFCB identificou a existência de dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais em 23 casos."

Na reunião da câmara investigatória do CFCB, esse mesmo órgão identificou que o Sporting CP tinha dívidas para com alguém. Por isso, como medida preventiva, que a UEFA designa de "medida conservadora", o pagamento de prémios foi temporariamente suspenso.


"Consequentemente, a câmara investigatória do CFCB vai prosseguir as suas investigações e pedir a estes clubes que forneçam uma actualização da sua situação até 30 de Setembro de 2012 no que toca aos pagamentos devidos para com outros clubes, funcionários e autoridades tributárias."

Como foram identificadas dívidas para com alguém à data de 30 de Junho de 2012, a a câmara investigatória do CFCB quer que o Sporting CP a informe se esses pagamentos já foram liquidados, a chamada "actualização da sua situação".

Tendo em conta o comunicado da SAD:
"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem esclarecer que, nos prazos estabelecidos na regulamentação de licenciamento dos Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA para 2012, a UEFA terá oportunidade de verificar o cumprimento integral das obrigações assumidas pela Sporting SAD."

Quer isto dizer que a dívida identificada pela câmara investigatória do CFCB à data de 30 de Junho de 2012 já deve ter sido liquidada.


anonymus disse...



Eu não li o que a UEFA escreveu no seu site. É sitio que não consulto.Limitei-me a escrever o que sei daquilo que conheço sobre o que é feito num País (França), onde vivi muitos anos (continuo a ler a sua imprensa), daí saber as ideias de Platini.

E quem é que se queixou à UEFA?

Isso quererá dizer que em Portugal só o Sporting é que terá pagamentos em atrazo?

Claro que não!

Se alguém se queixou foi com a intenção nítida de sujar o nome do Clube.Haverá outros que deverão bem mais, mas a manobra só foi feita para nos pôr ao nivel desses, de quem a UEFA e a FIFA já receberem queixas por não pagamentos a atletas.

Os lampiões andaram anos (não sei se já pagaram...) sem pagar o que deviam a jogadores ingleses que por lá passaram nos anos 90 e a imprensa pouco ou nada escreveu.E portanto, também apresentaram queixa na UEFA e na FIFA.

A partir de agora todos os clubes terão que fazer o mesmo. Depois veremos se os pasquins se irão preocupar com os outros.

O que mais lamento, é o facto de haver gente que se diz sportinguista e seguir estas manobras dos jornaleiros sem vergonha, servidores sem escrúpulos dos falsários do futebol português.E tudo com intenção mais que provada, de denegrir os dirigentes actuais e assim o Sporting.

O Sporting para essa gentinha não conta.Conta muito mais defender os seus interesses obscuros, utilisando todo os meios.

A politica politiqueira fodeu o Sporting.

Se esta direcção não for ajudada a levantar o Clube, a outra que vier (se houver)só servirá para o enterrar. E se isso acontecer(espero que não), vamos todos ver o que valeu a esses "especialistas" de balanços, andarem a apontar quem foram os culpados.

O mal está feito e agora só tem que se fazer(como se faz em qualquer empresa)reunir as forças e arrumar a casa.

Os culpados desta situação, já foram julgados pelos sócios e desapareceram, mas parece que os sedentos de sangue, querem levar a sua vingança em frente e fazer pagar o "pecado" àqueles que eles apontam como "filhos".

À boa maneira cristã, os filhos são os herdeiros dos pais e por isso mesmo, também os culpados.

MAS QUE CEGUEIRA!

QUE ESTUPIDEZ!


MRG disse...

Mas que raio de onde vem essa teoria que alguém se queixou à UEFA?!

O Sporting CP encontra-se obrigado "a fornecer informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos até 30 de Junho de 2012" e foi após o fornecimento desses dados que "a câmara investigatória do CFCB identificou a existência de dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais".

Continua a não ler e a lavrar no mesmo erro.
O Sporting CP tinha dívidas para com alguém à data de 30 de Junho de 2012, mas tendo em conta o último comunicada da SAD a mesma (ou mesmas) já se encontram liquidadas a esta data.

Daniel disse...

MRG, conhece alguma empresa em Portugal à qual esta sua frase não se aplique?

"O Sporting CP tinha dívidas para com alguém à data de 30 de Junho de 2012..."

Verdades de la Palisse?

Que discussão mais estúpida!

Ao ponto a que se chegou... discute-se um potencial problema por antecipação de 20 dias!

E mesmo depois do comunicado da SAD continuam a bater na mesma tecla.

Ficam cegos com essa raiva toda.

SL

Daniel disse...

Um bom exemplo de como somos diferentes… enquanto nos escandalizamos por, por exemplo, apenas ter 50% do Ricky (a mesma % que o fcp tem do james por exemplo) – “erro crasso dizem alguns pois assim quando se vender só temos 50% da mais-valia”… outros compram a pérola holandesa e ficam só com 20% - “excelente negócio pois se não der nada o risco é pequeno”!

Se a diferença é vermos tudo pela negativa, prefiro ser igual, se vejo o copo meio cheio vivo mais feliz.

SL

Jalex disse...

Temos 35% do Wolfswinkel,aceita se nesse caso visto que não temos liquidez para 5 milhões por um atleta(tinha de vir de algum lado).

Contudo já não concordo com a percentagem do passe do Carrillo,custou pouco mais de um milhão e neste momento só temos 35% do seu passe(e para mim é dos três jogadores dos quadros do clube que podem ser uma mais valia futura interessante).

Alem do mais a questão dos fundos e percentagens ainda não é muito clara,pois há percentagens e valores que não são explicadas.

MRG disse...

@Daniel,

"E mesmo depois do comunicado da SAD continuam a bater na mesma tecla. Ficam cegos com essa raiva toda."

Peço-lhe que aponte onde é que eu teci qualquer espécie de crítica sobre este assunto, porque mandar postas de pescada para o ar é muito fácil (e você muito gosta de reclamar que os críticos só sabem fazer isso).

A única coisa que aqui tenho feito é clarificar o comunicado da UEFA, nada mais!

Porque se eu tivesse criticado tinha dito qualquer coisa do tipo "para quem não queria regressar aos tempos do Jorge Gonçalves, ter dívidas por liquidar já é um começo para tal regresso"...e não vale a pena vir com desculpas do contexto micro e macro-económico.

vitor disse...

Caro Nuno,

Quase que depreendo que mais valia estarmos há 3 décadas s/ vencer o título! Acha mesmo que nunca existiu qualquer tipo de estratégia no Sporting? Não vou comentar mais nada sobre a sua interpretação do que se passou de lá para cá!

A "expertise" é real e já nos levou ao título! Pode até invocar o despesismo de Duque à época, eu invoco e a ruptura com Roquette, o actual administrador delegado ainda hoje invoca como teria sido com Mourinho!

No futebol não há certezas, nem a diferença entre ganhar e perder, desportivamente e financeiramente é tão grande como por vezes se julga!

Finalmente, tudo o que diz sobre GL é um autêntico disparate que também me abstenho de comentar! De qualquer forma não referi as oportunidades patrimoniais que deixou para trás no Sporting mas o percurso profissional fora do clube!

SL

P.S Ainda sobre a fixação com responsável pelo CF, limita-se há muito tempo a manter o clube à tona.

Daniel disse...

Jalex, é um negócio como qualquer outro. Nuns ganhamos pois dividimos risco, em outros “perdemos” pois dividimos a mais-valia. Os dois lados querem ganhar. Mas acredito que se conhece algum investidor pronto a comprar aquilo que lhe quiseremos vender, ao preço que quiseremos, nas condições que melhor nos defendem, a Direcção estará receptiva a ouvir. É a minha convicção.

Eu como accionista da PT também não sei porque se escolheu a empresa X ai invés da Y na construção da barragem do Gavião. Nem me interessa. Investi pois confio na sua Administração. E aqui é que está o problema. Quem à partida desconfia (uns porque sim outros porque lhe disseram para o fazer), está e estará sempre de pé atrás. Preferem viver assim. É uma opção.

Não tenho motivos para desconfiar de quem lá está pois, das duas uma: ou estão contra os homens por os acharem incompetentes (e aqui discordo) ou por acharem que são vigaristas (e aqui não tenho motivos para achar o mesmo). Até podia não ter muitas certezas em 26 de Março de 2011 mas agora tenho. Quando leio (de e com boa vontade, claro) a comunicação que hoje recebemos, identifico uma série de melhorias impensáveis há um ano atrás. Isto é crescer.

Não ganhámos no futebol. Certo. É o desporto core e é para isso que existimos. É verdade. Mas também é verdade que um futuro risonho não se constrói num dia para o outro. Em lado nenhum!

SL

Daniel disse...

MRG,
não o referi especificamente em parte nenhuma do que escrevi, exceptuando quando lhe perguntei se “conhece alguma empresa em Portugal à qual esta sua frase não se aplique? - "O Sporting CP tinha dívidas para com alguém à data de 30 de Junho de 2012..."

Eu não conheço nenhuma empresa sem dividas. Até porque alavancar investimento em capitais próprios seria, isso sim, um motivo para alegar incompetência ao respectivo responsável.

A pergunta, está impregnada de retórica, apenas com o objectivo de mostrar que estamos a discutir… NADA!

Para quê, não tenho muitas certezas. Desconfio.

SL

vitor disse...

Pasmo! Só no futebol:

Constitui-se uma SAD, constrói-se um estádio e uma academia, tudo s/ estratégia!

Duas vezes campeões nacionais, s/estratégia!

Na actualidade aguarda-se pelo anúncio de novos investidores, mais uma vez s/estratégia!

Antes de tentarem pedir explicações a alguém, sobre o que quer que seja, têm que primeiro certificar-se por onde têm andado, não vá alguém questionar sobre a galáxia!

SL

Nuno disse...

vitor


- GL não provou nada no Sporting, que justifique os seus elogios. Falo de resultados, em todas as suas vertentes. Se os teve, ESPECIFIQUE, que me pode estar a falhar algo. Fale-me de algo em concreto e não de processos de intenções. É-me indiferente o que fez ou deixou de fazer na sua vida fora do SCP, o dirigente mais titulado da Europa foi um fracasso na sua vida profissional. Quando tiver provado, assumirei tal de bom grado, porque certamente que o SCP ganha com isso.

- Quando a construção de património, com acesso a financiamento e que cedo se prova incomportável, por descontrolo de custos, por operações dúbias com património do clube e trocas de terrenos com empresas que albergam ex dirigentes do Sporting e que não é rentabilizado e como tal teve que ser vendido, isto prova que tipo de estratégia? A de saber pedir dinheiro aos bancos? Não rentabilizando investimento?

- Os 2 títulos de campeão, foram importantes e há que aplaudir o esfoço e os resultados. O que eu digo é que não houve capacidade de capitalizar um bom momento do clube, dos poucos dos últimos 30 anos.

- Continuo a esperar que me identifique os jogadores contratados por Freitas que deram retorno, nas dezenas que contratou e que custaram mais de 100M ao Sporting. CONCRETIZE. Não rodeie os assuntos. Repare que eu até acho que estes 2 anos têm sido muito melhores que todo o passado anterior de Freitas no clube. MAS ele é um dos responsáveis pelos resultados desportivos e pelo buraco financeiro.

Manter o clube à tona? Não percebo como é que elogia estratégia, dirigentes e actos de gestão e afirma que o clube está à tona. Ou seja, há visão estratégica, há competência e o clube está tona, porque? Deve ser das forças de bloqueio. Já agora, identifique-me algo estruturante proposto por estes e outros dirigentes que não tenha sido aprovado pelos sócios, pelas tais forças de bloqueio. CONCRETIZE. Se o clube se encontra no limiar da sobrevivência, há responsáveis e responsabilidades a identificar. Quem são os responsáveis? Ou não há? Ou é da estratégia?

vitor disse...

Caro Nuno,

Ainda bem que aprova termos sido campeões! Aliás, deixe-me lembrar-lhe uma coisa sobre a incompetência que tanto propaga, sempre que os nossos plantéis reflectiram investimentos similares aos nossos adversários mais directos, estranhamente ou talvez não, fomos nós que saímos vencedores! O que deve querer dizer alguma coisa, provavelmente que não grassa tanta incompetência no Sporting como o caro parece acreditar e fazer questão!

Sobre a anterior e infelizmente muito breve passagem de GL no clube e apesar de pensar que uma cx de comentários não é o sítio mais indicado para discutir pessoas, é um facto que integrou durante 4 anos um projecto vencedor! Os dois últimos títulos em 3 décadas! E quando eu digo que na sua área poupou muito dinheiro ao clube e ainda deixou muitas possibilidades para rentabilizar imobiliário desportivo e não desportivo é porque foi mesmo assim, pense o caro o que pensar! E daqui para a frente não vamos cometer mais a indelicadeza de falar de pessoas - eu, porque o Nuno só sabe julgar, quase sempre sem conhecimento de causa - passando antes ao que ainda interessa muito mais, os projectos!

E ainda se o caro tende a desvalorizar o passado de um profissional e a credibilidade conquistada com muitos sucessos, presumo que o mesmo para as empresas, disponibilizando-se para um caminho de aventuras perigosas é mais um problema do caro que só mostra o quanto está desfasado da realidade e não só do Sporting!

Quando se assiste a multinacionais lideres no seu sector, com provas dadas em todo o mundo, abandonar Portugal, acredite que nada tem a ver com incompetência ou estratégias, na maior parte dos casos falamos de simples opções muito mais ligadas às especificidades dos próprios mercados e sistemas português, concorrência inclusive, que conduzem a fracas rentabilidades!

Isto só serviu para responder à sua grande questão implícita no seu 3º parágrafo, porque é que não continuamos a ganhar?

Não foi só por manifesta incapacidade, não competir sozinhos, num sistema mais que viciado, com um tipo de batota que nunca é mensurável - a que o Nuno nunca alude - e obviamente c/ mais ou menos erros próprios como em qualquer clube, faz tudo parte do jogo! Por exemplo, o caso Jardel, ao contrário do que diz acontecia e acontece em qualquer clube! Como a apetência para se discutir até à exaustão a situação patrimonial quando há menos vitórias! O mais grave é que a esmagadora parte dos adeptos que o faz não faz a mínima ideia do que diz, com ou sem números! Como acharem possível orçamentos de 100 Milhões em Portugal?!

Quando para nós, iniciar exercício, após exercício, com mais de 10 Milhões só de serviço da dívida tem condicionado e de que maneira! Não acha que as benesses de que outros beneficiaram tinham sido uma grande ajuda? Para mim já era razoável não termos tido um ex-presidente a inviabilizar certas mais-valias! Talvez a 1ª grande alavancagem tentada no clube não tivesse tido os mesmos resultados, independentemente de ter ou não ter havido resposta a cenários demasiado optimistas e que foram sempre assumidos!

Não se trata aqui de minorias de bloqueio, como lhe chama, falo de uma autêntica guerra civil que inviabilizava o mesmo em qualquer clube! Não há bons desempenhos sem adeptos, mas também era bom que assumissem a sua quota parte de responsabilidade nos piores momentos! Claro que tem noção de quanto nos custou a saída de Paulo Bento naquela altura!

vitor disse...

É verdade que as anteriores direcções nunca mais conseguiram chegar sequer perto do investimento dos 2 grandes adversários! Também não vale a pena omitir que mesmo assim na última década vencemos mais que o principal rival que ainda cavou um buraco muito maior que o nosso! E mesmo assim continuou a investir, enquanto nós não tivemos mais essa capacidade, até conseguir sagrar-se campeão nacional! Uma estratégia baquear por completo foi o que se viu acontecer este defeso no Benfica!

E neste mesmo período e com os mesmos dirigentes ainda conseguimos ser a formação mais vencedora do mundo, que sabe isso muito bem! Não falo só de dois bolas de ouro, falo de clube mais vitorioso na Champions do escalão! Acha mesmo que tem noção do que isso representa na actual estratégia? Senão aguarde, não era em 18 meses que alguém fazia mais no Sporting! E não vale só para a actual direcção, convém nunca esquecer o ponto de partida!

Acredite que isto não é só uma questão de competência ou incompetência como o Nuno pensa! Depois de conquistado o voto dos associados todas as estratégias são legitimas. Só a má fé não é legitima! O sucesso é outra coisa completamente diferente que depende de muitas mais coisas! Era bom que todos respeitássemos sempre o aval dos sócios, concordemos ou não!

A aposta actual, referente à percentagem dos direitos económicos não tarda não será mais permitida! É fundamental conseguirmos o ajustamento necessário de competitividade que nos garanta títulos a curto prazo! A valorização da marca também depende de títulos, como é óbvio!

Os orçamentos dos adversários cairão de uma forma inevitável, eu continuo a pensar que no mesmo patamar sempre fomos os melhores! E muito em breve o Sporting vai estar apto a competir no patamar mais alto em Portugal!

Mesmo com alguns adeptos que não acreditam!

SL

vitor disse...

E para terminar, a maior ironia disto tudo! Pelo que diz acabou por contribuir mais para eleger de quem diz hoje cobras e lagartos que eu!

Uma coisa completamente diferente é tolerar boicotes no clube com o único objectivo e como já lhe disse, de vir a integrar o próximo elenco! E isso é intolerável!

Já no momento difícil em que sabíamos todos que iríamos cair, quando ex-responsáveis pelo clube vêm garantir que poucos podiam ser igualmente úteis ao Sporting como GL nesta fase, acredite que sabem o que dizem! Para além de conhecerem a situação actual do clube, sabem quem é GL, mesmo que para o Nuno isso nada queira dizer!

SL

vitor disse...

Homilia de fim-de-semana ao Nuno, parte II,

Algo que ainda não abordei, sobre o retorno dos jogadores, Porto e Benfica chegam a perder mais dinheiro numa aposta que nós em meia equipa! Tem obviamente a ver com um nível de investimento muito mais alto, onde a probabilidade de errar deveria ser sempre muito menor! O que não faltam são exemplos, inclusive sem qualquer rendimento desportivo! Há muitos Pongolles no futebol português!

E quando finalmente abandonar o passado recente ou a última tentativa de alavancagem - ao género imobiliário - não muito bem sucedida, em certas áreas até gorada, que basicamente só honrou compromissos e onde já não há nada a fazer e decidir passar a jogar no campeonato actual, passando a prestar mais atenção à actual tentativa de alavancar o clube utilizando a nossa verdadeira mais valia, a excelência da formação, o que faz muito mais sentido num clube desportivo e sobretudo no SCP!


http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1563024


Explica porque é que um presidente nunca aderiu aos fundos e foi quase cruxificado! E porque é que a actual direcção sempre disse que era uma medida transitória - independentemente ainda da sua proibição que não tardará muito - que nada resolve a médio e longo prazo!

Nesta altura o que mais nos interessa não são as receitas extraordinárias de que outros dependem, como ainda agora se viu, mas o aumento das receitas agregadas ao aumento de uma competitividade!

Ainda clarifica que mesmo com mais receita nenhum adversário está melhor que o Sporting, muito pelo contrário! Nem com mais resultados desportivos, garantidos por um sistema que só interessa desmontar, são melhores que nós!

E todos sabemos com que engenharia financeira os dois clubes - a quem a CMVM pediu ontem explicações sobre as últimas transferências - resolveram a questão de falência técnica que parece agradar tanto a alguns sportinguistas! Não transitaram só os direitos de superfície dos estádios para as SADs!

vitor disse...

O esclarecimento que se exige aos críticos é qual era alternativa para lutarmos pelo título ainda no actual mandato! E não valem respostas tipo vamos competir para a Holanda ou outro qualquer verdadeiro estado de direito, muito mais ricos que Portugal inclusive e que mesmo não deixando de ser países vendedores, não permitem clubes com orçamentos a roçar o pornográfico! Neste momento a contenção que está a decorrer num clube como o AC Milan é aplaudida em toda a Europa! Os clubes não podem continuar a acumular prejuízos “ad eternum”, é urgente caminharem todos para a sustentabilidade e não para o desespero financeiro que representa cada época sem títulos, o que só alimenta ainda mais um sistema já de si batoteiro! Mais uma vez o Sporting não vive só de culpas próprias!

O Sporting não nasceu para competir num país como o Portugal actual! Onde se compram juízes com assentos nas tribunas! Desde há muito o nosso maior "handicap" interno e ao mesmo tempo o nosso maior desafio! Competir com verdade desportiva! E que tem feito toda à diferença!

Já tivemos o luto de Roquette, roubos de igreja a Paulo Bento com baixos orçamentos e continuaram depois do grande investimento na equipa da época passada!

Infelizmente não dependemos mesmo só de nós, o que acaba por se reflectir na nossa situação patrimonial, onde perder ou ganhar interfere e de que maneira! O que também é permanentemente esquecido por quem reduz o futebol do Sporting à competência ou falta dela!

Querem infra-estruturas e vencer mas não aceitam o défice – até porque o clube vivia um grande fulgor financeiro nos períodos pré e pós Cintra - como se os outros o conseguissem, inclusive com ajudas camuflaram dívidas ainda maiores! Com ou sem derrapagens, conseguimos construir o melhor estádio e ainda gastar menos que os adversários! Se a direcção que se seguiu nunca mostrou qualquer tipo de apetência para as correcções mais que necessárias no âmbito do aumento de receitas, mais uma vez sem batota tínhamos sido campeões nacionais, a gastar menos de metade que os adversários mais directos! O que poderia ter sido a direcção de JEB com o “forever” infelizmente nunca vamos poder saber! E novamente o descalabro que se seguiu tem muito mais gente implicada do que pode parecer!

Da mesma forma que ninguém pode prometer títulos na actualidade, mas negar que o plantel actual tem todas as condições para discutir o título é pura má fé! Não era também o que todos pretendíamos para encher o estádio e apoiar a equipa?

SL

vitor disse...

Prometo que para a semana vem outro apóstolo para contrapor a teoria da continuidade, quando a actual direcção não podia ser mais distinta da que a antecedeu!

O método vai ser o mesmo com que nos cansam há quase uma década, tentar vencer por exaustão, repetindo uma e outra vez a mesma coisa, verdade ou mentira pouco importa!

E ainda importa menos conceder o tempo mais que necessário à direcção para que possamos todos ver resultados!

SL