segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Justo

Resultado mais que justo, num jogo que não me passaria pela cabeça criticar o que quer que fosse! Jogaram, lutaram, contra tudo e contra todos, honraram a nossa camisola e quando assim é estamos mais perto de conseguir o que queremos. Registo que se alguém tivesse duvidas que não havia nenhum problema entre os jogadores e técnico hoje ninguém poderá ter essas duvidas, se queriam fazer a cama ao treinador, este era um jogo "perfeito" para tal acontecer.
Já faz um ano que o SCP pelo seu presidente disse após um jogo apitado por Xistra em Alvalade onde ficou um penalty descarado por marcar e respectiva expulsão aos 15 minutos de jogo, onde foi anulado um golo legal ao clube e onde acabou por empatar a 1 bola as seguintes declarações: "Não vou tolerar a falta de isenção demonstrada em jogos do Sporting", salienta o presidente Godinho Lopes que mais uma vez recorda a atuação de Carlos Xistra no jogo da ronda inaugural do campeonato, diante do Olhanense (0-0). O dirigente realça que o juiz revelou "erros do princípio ao fim" do jogo. "Foram marcadas faltas ao contrário, houve paragens no jogo, houve cartões mal marcados, como foi o caso de Rinaudo". Godinho Lopes fala em "erros sistemáticos", sublinhando que são um sinal de "incompetência", e que é contra isso que o Sporting se insurge e "não contra um erro ou outro".
Desta declarações resultou uma recusa do arbitro João Ferreira em apitar o jogo seguinte do SCP e a esta declaração da APAF, "Essas [declarações] mais não visam do que criar um ambiente de grande instabilidade à volta do jogo", Além disso, a associação de juízes manifestou a sua total solidariedade com o árbitro e a sua equipa de arbitragem.
Já este ano, Xistra apitou mais um jogo do SCP, onde voltámos a empatar a um bola e onde voltámos a ter uma bola que passou a linha de golo mas onde o arbitro não validou e sofre golo de uma falta que não existiu. Para a generalidade das pessoas do futebol, como o SCP não jogou bem não tem legitimidade para falar.
Ora ontem tivemos mais um jogo cheio de casos de arbitragem para uma equipa e para outra, onde Jesus treinador de uma equipa diz "A Académica não tem nada a ver com o assunto, mas o que se passou aqui foi uma vergonha. Dois penáltis assinalados... O do Maxi foi fora da área e o outro, se fosse basquetebol, era falta ofensiva" e “Fizemos suficiente para sair daqui com 3 ou 4 golos, mas o que nos condicionou foi a arbitragem. E contra isto não há argumentos, porque os factos são visíveis. Depois de fazer aqui um bom jogo, o Benfica sai com o empate. O árbitro teve dois lances em que ajuizou mal e tirou-nos a possibilidade de vencer aqui” culminando com "Árbitro tirou-nos a possibilidade de vencer"
Tivemos Garay jogador da mesma equipa diz “Foi um jogo complicado e condicionado pelo árbitro. Nem um nem outro lance eram penálti. O que aconteceu aqui foi uma vergonha, mas temos de seguir em frente”
E temos o Vice-presidente da mesma equipa que diz"O Benfica foi avisado de que poderia acontecer esta situação em Coimbra e também soube que a mensagem chegou ao senhor Vítor Pereira. Investiga-se tanta coisa neste país, que se faça também uma investigação a esta matéria por parte das autoridades competentes" e acrescenta "É muito otimismo falar-se em arbitragem. Foi alguém que vestiu o equipamento de árbitro e a única coisa que fez foi tentar equilibrar o jogo. O Benfica criou inúmeras oportunidades e as duas da Académica foi o árbitro que as criou" e termina com "Vejam-se os últimos cinco anos de arbitragem. Será tudo por mero acaso? Pedro Proença, Olegário Benquerença, Carlos Xistra, Soares Dias, João Capela, Hugo Miguel e Rui Silva... Estes senhonhores nunca se enganam em relação a um determinado clube. Sim, estou a falar do FC Porto."
Perante isto a resposta da APAF a mesma que concordou com a recusa do arbitro no ano anterior foi "São críticas que nós, após termos consultado o árbitro e a própria APAF ter reunido e analisado algumas questões do fim-de-semana, pensamos que atingiram o limite do razoável. Não passou daí, não puseram em causa a equipa de arbitragem, no seu sentido de honestidade ou idoneidade, apenas têm uma divergência de opiniões em determinados lances"
Acho que qualquer pessoa com a 4º classe ou até mesmo percebe que de massa é feita esta gente!
Saudações Leoninas
Cumpro aquilo que digo, a vitória não foi por 2 bolas.

18 comentários:

Carlsberg disse...

Aqui é que o SCP deveria também lançar um comunicado a criticar essa corja da arbitragem e da APAF!!!

Mesmo com a vitória de hoje, continuo a dizer que sá pinto não é treinador para o SCP, as movimentações ofensivas continuam muito más, e houve mais vontade e coração que cabeça!!!

SL

Riga/V-1-Boy disse...

carlsberg

nao so devia como o fez e muito bem

T1 disse...

o mais importante foi conseguido... vitória = 3 pontos..

Agora nao se pode aceitar numa equipa profissional que em 30 remates apenas 5 sejam à baliza...

Gostei do viola e do labyad... junto com carrillo são 3 com imenso potencial... apesar de ter marcado nao gostei do capel que antes de marcar ja tinha falhado uns quantos lances...

pena termos dispensado o Oguchi pra ficar com este Xandão, que jeito daria Oguchi nos cantos... e farto de livres que nao passam a barreira....

façam horas extras nos treinos caraças...

vitor disse...

Tinha ficado claro que iríamos ter um treinador e equipa muito mais pragmáticos, muito mais resultadistas e sobretudo mais atacantes! Critica que vinha sendo feito a Sá Pinto e com alguma justiça, sobretudo o que tinha a ver com chegarmos com pouca gente à frente!

Que se preciso fosse deixariam mesmo tudo em campo, como se veio a comprovar! Inclusive, adiando a consolidação do verdadeiro sistema de jogo! O que se retirou e o que se ganhou neste jogo foi muito mais importante que qualquer sistema táctico para o que resta da época! Um novo elan que abrange todo o universo leonino!

Valeu sobretudo pela grande demonstração de união de todos! Treinador, equipa e estrutura, através do administrador delegado no banco!

O verdadeiro desmentido oficial a tudo quanto vinha a ser publicado nos media!

Claro que como qualquer treinador Sá está sujeito à ditadura dos resultados, o que varia é o timing quando acabou de renovar! Não pode haver qualquer tipo de precipitação, temos todos de perceber primeiro se será Sá o treinador ideal para atacar o título de forma definitiva já na próxima época!

Estranha-se que os sportinguistas que passam a vida a falar das nossas limitações financeiras nestas alturas façam tábua rasa da sua própria doutrina, esquecendo por completo as condições difíceis em que Sá assumiu a equipa principal!

Num dia cheio de comunicados, chegará a altura certa para a própria direcção e da forma mais correcta responder aos últimos ataques nos media!

Não se podem poupar esforços para que o clube saia ainda mais fortalecido da próxima AG, que se quer obviamente participada!

SL

p.s Também era bom perceber que nisto de rescindir com treinadores, os verdadeiros responsáveis, na esmagadora parte dos casos, nunca são quem se decidiu pela contratação, com mais conhecimento!

No que é aliás um dos maiores problemas da gestão desportiva, para onde contribuem muitas coisas, como por exemplo, a afluência ao estádio e o sentir da massa adepta na generalidade! À direcção cabe zelar pelo clube a cada momento, em situações extremas contra as próprias convicções!

JMM disse...

Vitor, a consolidação do verdadeiro modelo de jogo?

Se o Sporting regressa, contra o Estoril, ao mesmo modelo estamos tramados. O Sporting que jogou com o GIL é o Sporting que se quer e nem estou a falar daquela táctica final (2-1-7) que foi em desespero mas sim da inicial.

Sporting entrou com Insua a esquerda e com Prajnic no meio. Assim deve ser.

Sporting entrou com mais presença na área, além de Wolfs: Capel, Prajnic, Viola e Izma subiam. Assim deve ser.

Se o Sporting regressar ao modelo anterior regressará aos resultados anteriores. Sporting tem de ser mais equilibrado mas também tem de manter o dinamismo.

Esse dinamismo só se mantém com mais presença no ultimo terço e com um médio defensivo que saiba sair a jogar (not Gelson).

PS: Porque não recebi a convocatória para a AG!?

Daniel disse...

Por partes..

1) O jogo

Mais gente na frente, mais desequilíbrio atrás. Prefiro a primeira forma mas como não estava a resultar, percebi. Confesso que achei que o Sá tinha largado os calmantes quando vi os 11 a aquecer. A primeira meia hora, na qual o jogo se deveria ter resolvido, foi de bom nível. Pressão, oportunidades, movimento, vontade,…

A última meia de hora foi de tudo ou nada. Alguém atrás de mim dizia “ainda é cedo para arriscar tanto”. Cedo? A perder em casa e ao fim de 60 minutos de insistência…. É tarde. Esteve bem. Podíamos ter levado o segundo mas pelo menos teríamos feito tudo para ganhar.

Impressionante o número de ressaltos ganhos pelos jogadores do Gil. E não foi por falta de vontade dos nossos. Aliás, tanto o golo (até com o queixo serve) como a outra oportunidade são os melhores exemplo disso.

Os jogadores fizeram o seu papel. Os suplentes fizeram o seu papel. A equipa técnica fez o seu papel. O público fez o seu papel. A equipa de arbitragem fez o seu papel.

2) A equipa de arbitragem…

O comunicado da arbitragem só peca por não ser exaustivo, pois do bandeirinha do lado do banco do SCP, para além da expulsão do Labyad, lembro-me de mais 2 erros graves:
- falta do brito sobre o Rojo – cotovelada na cara - no lance do golo do Gil Vicente;
- fora de jogo mal assinalado ao Ricky, junto à linha, que ficava com linha de passe para isolar Labyad (?) na área

Desta vez a bola não entrou, como na Madeira. Mas não é por isso que nos devemos calar!

SL

João disse...

Uma palavra para o nosso antigo treinador e sportinguista Paulo Sérgio. Ontem a seguir ao jogo na Sporttv no programa Resultado Final calou o Freitas Lobo e o Pedro Henriques quando ambos já destilavam veneno dizendo que como de costume a direcção do Sporting não apoia os treinadores e os deixa sempre a falar sozinhos e que Sá Pinto é um homem só ( o que até tem um pouco de verdade ). Paulo Sérgio respondeu dizendo que não deviam estar a falar do que não sabem, pq é muito fácil falar quando as coisas correm mal e toda a gente dá a sua opinião sem saber do que fala. Além disso não mostrou qualquer ressabiamento pela saída do Sporting e quando o moderador tentou que ele dissesse cobras e lagartos do tempo em que lá esteve ele respondeu à altura, enfatizando a grandeza do Sporting e demonstrando gratidão por ter podido treinar o clube. Se não deixou saudades como treinador, ontem mostrou ser um grande homem e um grande sportinguista.
Outra palavra para o Paulo Alves, gostei muito das palavras dele pós-jogo, mostrou carinho pelo nosso clube, não caindo no ridiculo dos treinadores de clubes pequenos que invariavelmente e depois de passarem 90 minutos com o autocarro em frente da baliza em Alvalade, vêm dizer que mereceram ganhar. Paulo Alves disse que o Gil não aguentou a alma sportinguista e reconheceu o resultado como justo.
Assim está bem.

SL

vitor disse...

JMM,

Nem queria falar muito do jogo em si porque foi mesmo um jogo único que nunca mais se repete!

Confesso que não conhecia o Gil, ouviu-se dizer muito na pré-época que seria uma das equipas sensações este ano na Liga!?

O Paulo Alves nunca veio a Alvalade com uma equipa tão frouxa, completamente inofensiva! Foi a nossa ansiedade que lhes ofereceu o golo! O Gil ainda não tinha marcado! Não estou a dizer que não vai evoluir!

Nós podemos jogar em 4x3x3, 4x4x2 ou em qualquer variável, mas temos que jogar organizados! O que os jogadores retiraram de importante deste jogo foi a confiança e o acreditar, a equipa sempre teve atitude!

A variável extra foi a raiva do momento, que desta vez venceu um Gil completamente inoperante na frente mas que normalmente só prejudica o discernimento e a concentração!

Não vamos voltar a ver este Sporting!

As coisas importantes de que fala como a dinâmica, dependem muito mais da confiança que os jogadores não tinham!

Eu e apesar da falta de resultados nunca deixei de acreditar na capacidade da equipa com Sá! Espero muito sinceramente que o plantel retire dividendos do que se passou ontem para embalarem para o que resta da época! Que retiremos todos!

SL

JMM disse...

Vitor,

Contra equipas como o GIL é que normalmente perdemos campeonatos. O Sporting normalmente não sabe jogar contra equipas que defendem com a equipa toda. O Gil é uma equipa do autocarro, sempre foi. Por isso mesmo se orgulhava de vir a Alvalade sem sofrer qualquer golo.

Organizados estivemos nós até ao golo do GIl. E isso que convém destacar. Jogando com um esquema diferente conseguimos estar organizados e atacar. Criámos 3 golos feitos.

Depois veio não o azar mas um inconcebível erro de dois dos nossos defesas e ai sim perdemos organização.

Tu achas que é confiança pois eu acho que o Sporting não fazia mais porque atacava com poucos. ANTES DO GOLO DO GIL (único período analisável) conseguimos colocar muito mais jogadores na frente, a equipa subiu mais. Antes era só o Wolfs.

A confiança vem com o jogo de ontem mas também espero que o Sá tire a lição pois raras são as equipas que vem a alvalade jogar num esquema muito diferente do Gil Vicente.

vitor disse...

JMM,

Vamos ser justos com o Sá, foi o primeiro a reconhecer que não sabia tudo e que também estava a aprender!

Nem podia ser de outra maneira para quem está a começar! Com toda a frontalidade!

O Paulo Bento também se fez treinador no Sporting! O AVB bateu todos os recordes a aprender, inclusive a liderar o balneário, algo que Sá não precisa, como acabou de ficar demonstrado e é tão ou mais importante que qualquer decisão de jogo!

Sá tem mais que o fundamental para fazer uma boa época! Principalmente tem grandes jogadores, alguns com muita experiência que vão ajudar os mais novos!

E conhece o jogo, tal como disse ontem, o futebol não é nenhuma ciência exacta! Também concordo que começou muito defensivo, talvez com demasiadas precauções numa fase em que estava a consolidar a forma de jogar e a equipa! Não era plausível que fosse fazer a época toda da mesma maneira!

Quando os resultados não aparecem corre para trás a todos, até ao mais experiente!

Vamos esperar que saiba retirar as conclusões devidas! E volto a afirmar, tem todas as condições para fazer uma muito boa época!

Sem problemas e da forma que está, só é admissível o Porto à frente!

SL

vitor disse...

Sem qualquer tipo de cagança, devíamos todos saber como começou ainda há tão pouco tempo Guardiola!

Os jogadores têm muita mais capacidade de decisão e de decidir do que lhe é devida e normalmente atribuída!

Confiantes decidem de uma maneira e ansiosos de outra, normalmente pior, não correm riscos e normalmente a coisa não flui, o que tem tudo a ver com a dinâmica do jogo!

Muito mais do que o treinador estar ou não disposto a correr riscos que considera desnecessários e que na maior parte das vezes fazem a coisa correr mal! Frente a um Gil forte nas transições ofensivas, ontem corria mal de certeza!

Valha-nos que Sá disse na análise que teve plena consciência disso mesmo! Avaliou bem o adversário, não aconteceu por acaso e ter essa capacidade debaixo da pressão que se criou já deveria querer dizer muita coisa!

SL



vitor disse...

Se temos a enorme capacidade reconhecida para formar jogadores porque é que não podemos ter para treinadores? Não ficamos todos com a ideia que Paulo Bento com esta equipa era campeão?

Por uma série de razões, planeadas e nem tanto, como a saída precoce de Domingos, esta volta a ser uma época boa para testar isso mesmo!

Sá tem muito mais para oferecer ao clube que ser só um bom treinador! A direcção também apostou nisso e bem, basta abrir o site oficial!

Também depende dos adeptos e sobretudo da capacidade da estrutura de bloquear qualquer tentativa de desestabilização como as que estão a decorrer!

SL

Daniel disse...

"Depois veio não o azar mas um inconcebível erro de dois dos nossos defesas e ai sim perdemos organização."

Antes disso há um erro inconcebível de um bandeirinha que eu, enquanto puder, não deixo esquecer.

Pelo menos aqui.

SL

Ronaldo disse...

Acima de tudo, e porque é efetivamente o mais importante, Sá Pinto jogou com tudo e o Sporting ganhou e ganhou bem!!!

E ganhou porque, sendo evidente ainda alguma desorganização na equipa, teve uma atitude ímpar e um coração enorme. Neste aspecto, os jogadores mostraram que estão completamente ao lado do treinador.

No entanto, e todos no Sporting têm essa noção, continua a existir muito para melhorar...

Falta Boula. Cedric e Xandão estiveram mal. Insua, Rinaudo e Izma mostraram a sua enorme qualidade. Capel desta vez não falhou a 1 metro da linha de golo. Gostei de Viola.

Após a inacreditável expulsão de Labyad, gostei, mais uma vez, de ver o Sporting a defender os seus e a atacar quem, efetivamente, nos quer mal. Em cima deles!!!

Por fim, e enquanto comete alguns erros que acabam por ser naturais face à sua (ainda) falta de experiência a este nível, que Sá Pinto consiga tirar esta garra e esta atitude dos nossos jogadores.

Porque é que não existem mais dias com o de ontem? Com a direção a defender efetivamente os interesses do clube e a quipa a mostrar uma enorme garra e a atitude certa? Que seja para continuar!!!

Lionheart disse...

Acho que poucos sportinguistas não sentiram lágrimas a marejar nos olhos ontem. Não porque aquela vitória tenha sido significativa, ou que signifique só por si algo para o resto da época (só o saberemos no fim), mas porque cada sportinguista sentiu aquele jogo na pele, como se andasse lá dentro. Era fundamental ganhar, porque estava muito mais em jogo do que o Sá Pinto. Era a própria auto-estima dos jogadores que estava em causa. O empate no Funchal deixou marcas (perder uma vitória nos últimos minutos é do pior que há para minar a confiança), a contrariedade contra o Basileia idem (um jogo que devia servir para ganhar ânimo acabou por ter de ser para limitar estragos).

O Sporting ontem teve de improvisar para ganhar. Se mais alguma vez estiver numa situação de tudo ou nada (o que costuma acontecer em competições a eliminar, não no campeonato) já teve treino. hehe Fundamentalmente, como dizia o Paulo Alves (engraçado como alguém de fora disse o básico), desejamos que o Sporting encontre a estabilidade emocional, em campo e nas bancadas, para que não passe tantas vezes por estas situações limite. Agora é ir consolidando, pois as boas exibições aparecerão quando o Sporting for mais equipa. Primeiro tem de ir ganhando, mesmo jogando menos bem, porque equipa que só ganha quando joga bem, não ganha nada. FORÇA SPORTING!!!

Daniel disse...

Lionheart, já o tinha dito Domingos e ontem repetiu Paulo Sergio: "... no SCP os primeiros tiros vêm de dentro..."

É triste ler hoje a nossa blogosfera, depois do dia de ontem, e continuar a cheirar a pólvora...

SL

Lionheart disse...

Daniel, cada qual tem a sua participação no clube. Uns são mais cépticos (no mínimo) e preferem ter razão a envolver-se. Outros, mais do que analistas, são adeptos. Embora não deixem de ter opinião, querem acima de tudo que o clube tenha êxito e por isso acreditam até à última, mais do que pedindo cabeças.

É fundamental que a equipa continue a ser apoiada pelos adeptos. O Sporting não tem apoio nos media, ou nas instâncias do futebol e muito menos na arbitragem. Se os sportinguistas não quiserem que o Sporting ganhe, mais ninguém quer, de certeza. É preciso alguma compreensão com as falhas e apoio, muito apoio. Temos de ser nós a levar o Sporting ao "colo", porque não há mais ninguém.

Ronaldo disse...

Daniel,

Com todo o respeito, não percebeste o que o Paulo Sérgio quis dizer.

Quando ele diz que "... no SCP os primeiros tiros vêm de dentro..." não se está a referir à generalidade dos adeptos ou a quem escreve na nossa blogosfera. Está obviamente a referir-se a alguém dentro do clube e da estrutura.

Ou pensas que foi alguém que escreve em blogs que informou no outro dia os 3 jornais diários que o Sá Pinto estava por um fio?

Estamos minados mas é por dentro. Com a blogosfera pode o Sá Pinto bem...