sábado, 8 de setembro de 2012

O grande desafio de GL

Para quem anda minimamente atento ao fenómeno SCP e para quem não tem como única preocupação saber se a bola bate na rede ou não os resultados ontem apresentados "apenas" são 3 milhões mais elevados do que o esperado, alias andei um ano a dizer que iríamos ter 43 milhões de prejuízo.
Obviamente é um numero que não agrada a ninguém, mas reflecte a politica desta sociedade e apenas pecou por não termos vencido a taça de Portugal que estava completamente ao nosso alcance e não termos conseguido a classificação para a champions de resto o objectivo de revolucionar o plantel encontrado foi conseguido! E a menos que me digam como se mudavam 20 jogadores com menos dinheiro, pagando menos em ordenados e conseguindo despachar os que não queríamos com bons contratos este resultado até por tudo o que disse anteriormente era o esperado.
Mas o grande desafio de GL é este por um motivo, vamos assistir a breve prazo a uma sucessão de anúncios de extrema importância para o nosso clube, anúncios que todos os sportinguistas esperam e desejam. Mas disse-o já por uma vez neste espaço, para mim, a minha avaliação deste mandato está a ser fracamente positiva mas o próximo relatório e contas da SAD será decisivo para tomar a minha decisão sobre o próximo presidente que irei votar.
Todos os presidentes querem ser campeões mas só uma equipa o poderá ser realmente, agora o presidente do meu clube tem que encontrar uma estratégia de conseguir uma estabilidade financeira da SAD, disse que iríamos ter um prejuízo avultado no seu primeiro ano de mandato e aconteceu, disse que iríamos ter um prejuízo bem inferior (cerca de 10 milhões) no próximo ano e estarei aqui para ver se ele consegue cumprir e disse que iríamos dar lucro no 3º ano. Títulos é um bocado demagógico prometer ou exigir mas isto eu enquanto sócio estou em condições de exigir!
Saudações Leoninas
PS. Quem vem com a faca afiada tenha uma certa cautela, porque quem acha que a nossa SAD não tem qualquer salvação, tem que se lembrar que esta direcção conseguiu investidores para comprar 49% ou 60% por 90M ou 140M. Para quem gosta de dizer que isto não tem solução, que passou a falência técnica etc etc etc, ou esta direcção conseguiu vender uma coisa que não presta, ou então os outros dão mais valor ao que é nosso do que certos sportinguistas.

52 comentários:

anonymus disse...



Estou de acordo.

Especialmente com POST-SCRIPTUM.

leao-titular disse...

Além de parvo és burro. Será que ainda haverá algum tolo que se vá candidatar ao abismo? Encherga-te

leao revisor disse...

Leao-titular

5 candidatos às ultimas eleições.

Investidores interessados em comprar 49% e 60% da SAD do clube por 90M ou 140M ao contrário do empréstimo de 54M que o pastor nos propôs, perdendo nós a maioria da SAD.

Mas ninguém tem interesse em se candidatar...

Ou foi uma mensagem codificada que só a vossa religião consegue decifrar ou foi apenas mais um comentário de merda que nos brindaste.

Daniel disse...

Eu acho que esta direcção tem feito um bom trabalho em alguns aspectos... Acho que temos uma equipa 10 vezes melhor que a 2 anos... que consegui-o trazer mais adeptos ao estádio. Isso são coisas positivas.
Agora nas contas há coisas que eu não consigo entender. Prejuizo de 45 milhões? Se o orçamento era de 40 milhões é pq gastou-se mais do que o previsto, mas isto quer dizer que não houve receitas? ou o orçamento foi muito maior do que o apresentado?
Se alguém souber me dizer o valor da receita eu agradecia, para poder ver entao qual o valor gasto na realidade.
Depois podem me dizer que 45 milhões foi para construir a equipa, sim é verdade. Mas se na maior parte dos jogadores já só temos menos de 50% do passe já teriamos amortizado grande parte do valor investido.
Também sei que uma parte das receitas já tinham sido recebidas por antecipação a 2 anos atrás. Mas pelo que eu vejo o real orçamento (o orçamento quando apresentado tem apresentar todas as despesas prevista, contratações, salários e tudo o resto) do clube deve ser muito proximo dos nossos rivais.
São assuntos que eu gostava de ver serem esclarecidos.
Viva o Sporting!

leao revisor disse...

Daniel

A resposta a isso para ser dada sem nenhuns rodeios, teria que ser sempre o presidente a dar e não eu.

O SCP não só investiu em jogadores, aumentou e muito a sua massa salarial, com a esmagadora maioria das receitas já recebidas e gastas.

A AG do clube será este mês, falaremos de números e respostas concretas nessa altura

Daniel disse...

Já encontrei o valor das receitas 40 milhões! Quer isto dizer que a despesa foi 95 milhões. Valores preocupantes espero que este rumo possa ser alterado em breve. Esperemos pelas contas do proximo semestre para podermos termos uma ideia se o rumo esta a ser alterado.
Viva o Sporting!

Sportinguista disse...

É demagógico exigir titulos?
E só quem é sócio é que o pode fazer?
Os outros que não são sócios não são sportinguistas?
A direcção já conseguiu investidores?
Já foram apresentados???

Ronaldo disse...

Leão Revisor,
O que interessa é que durmas feliz. E isso tu consegues!

Basta começares com a conversa do pastor e da religião quando algum sportinguista (que não conhece o BC de lado nenhum e que se está a cagar para o BC) mostra preocupação ou desagrado com o rumo do Sporting. Até parece que não existe esse direito. Mas ok é um argumento como qualquer outro.

A verdade é que tu és intelectualmente desonesto e eu vou lembrar-te disso todo este ano...

Leão Revisor disse "Sempre que a nossa equipa ficar a 0, não vou apontar o dedo nem ao treinador (por muitos erros que cometa, nem aos jogadores em questão) a culpa será de quem quis correr este risco e vão ter que se responsabilizar por isso."

Ronaldo disse...

No dia 1 de Setembro de 2012, e relativamente ao facto da actual direcção ter decidido atacar esta época só com um PL, Leão Revisor disse...

"Sempre que a nossa equipa ficar a 0, não vou apontar o dedo nem ao treinador (por muitos erros que cometa, nem aos jogadores em questão) a culpa será de quem quis correr este risco e vão ter que se responsabilizar por isso."

johnC disse...

É que só mesmo duas personagens como o Vitor e o anónimo é que conseguem achar isto tudo normal... só mesmo duas personagens! Unir duas coisas num só, ter baixas percentagens de jogadores e um prejuízo maior que o orçamento do ano! É tudo normal..

leao revisor disse...

Sportinguista

És sócio? Não perco mais tempo com gajos que nem sócios são.

Demagógico é prometer e exigir títulos disse eu.

E sim a direcção já conseguiu investidores e não, não serás o primeiro a saber porque não irás a AG em que será anunciado.



Ronaldo

Tens que me explicar onde sou intelectualmente desonesto na frase que apresentas-te. Mantenho aquilo que disse e não consigo perceber onde está o erro ou a contradição.

anonymus disse...



Diz o ditado:

OS CÃES LADRAM...E A CARAVANA PASSA.

Acrescento eu: Até que os acontecimentos os calem...

É que cada vez há menos "câes" e menos acontecimentos que os façam
"ladrar".Salvo seja...

A prova?

Voltaram outra vez à carga com os saldos negativos, como se fosse possivel em pouco mais de 1 ano fazer o milagre de repor tudo na normalidade, sobretudo, que durante esse espaço de tempo se ter desvirado completamente o efectivo da equipa principal.
E isso custa muito dinheiro.Especialmente os encargos salariais e os respectivos impostos inerentes.

Há!!!

Venderam mal certos jogadores!...

Se calhar, eles, os da confraria, seriam capazes de enfiar gato por lebre aos outros clubes.

Mas se tivessem essa habilidade, sabia-se, pois também seriam capazes de nos enfiar as suas teorias da treta e da má fé...E ainda não o conseguiram...

MRG disse...

A 10 de Setembro de 2011, diz o LR:

"Contas da SAD

Foram perto de 44 milhões de prejuízo num ano na SAD. Com um passivo que passou para os 199 milhões. Podem haver muitas justificações para isso mas de uma coisa temos que nos mentalizar, o rumo tem que mudar. Não me interessa que os outros tenham mais do dobro do nosso passivo, interessa-me saber como conseguimos dar a volta à situação."

Não damos...continua-se igual. Se está tudo bem para quê mudar?!
Eu gosto é dos salários do Castro Guedes...perdão, Nobre Guedes, e principalmente do Luís Duque.

Interessante ver como o Project Finance era tão, mas tão indispensável e as fusões ainda não foram realizadas. E a desculpa dada era o imperativo de passar os capitais próprios para positivos...e continuam bem negativos, bem lá em baixo. Agora a desculpa vai ser "vendam a SAD para passarmos os capitais próprios para positivos".

Já só faltam 25M€/ano de aumento de receitas para equilibrar as contas...para o ano cá estaremos a assistir a mais um "mas de uma coisa temos que nos mentalizar, o rumo tem que mudar".

MRG disse...

"Se calhar, eles, os da confraria, seriam capazes de enfiar gato por lebre aos outros clubes."

A nós conseguem... :/

leao revisor disse...

MRG

Se você me referir apenas o valor dos prejuízos nem lhe responderia, porque tendo esta ou aquela justificação é um prejuízo e um aumento de passivo.

Agora falar dos vencimentos é aquilo que gostam de chamar um sound-byte.

Qual é o valor de mercado de um director financeiro de um clube grande? E qual o valor de mercado do presidente de um clube grande?

Quanto ao resto, já foi chão que deu uvas, voto no que acho correcto e tu fazes o mesmo, ganha quem tiver mais votos e continuamos cada um para cada lado.

Ronaldo disse...

Sai um desenho para o Leão Revisor...

Apesar daquilo que afirmaste no dia 1 de Setembro, tu nunca vais ser capaz de culpar estes dirigentes por qualquer derrota e, muito menos, exigir que eles assumam, por uma vez na vida, as suas responsabilidades!

Olha que se o fizeres podes passar a ser considerado da outra "religião" e depois ninguém te "passa" informação nenhuma nos teus almoços...

Vê lá se paasas

leao revisor disse...

Ronaldo

Tu estás então a criticar-me por antecipação... FANTÁSTICO!

Ronaldo disse...

FANTÁSTICO vai ser ver-te a culpar esta direção pelas derrotas que irão surgir e a pedir que venham assumir as suas responsabilidades...

Assim haja, finalmente, honestidade intelectual da tua parte para isso. Ou então, tavez dês mais uma pirueta...

Ronaldo disse...

E já agora Revisor, isso da direcção assumir as suas responsabilidades por mais uma época fracassada (a acontecer) é concretamente o quê para ti?

leao revisor disse...

Ronaldo

"FANTÁSTICO vai ser ver-te a culpar esta direção pelas derrotas que irão surgir"

No teu comentário está tudo dito, a tua vontade não é ver o SCP vencer, é ver o scp perder para saber a minha reacção.

É como disse alguém "o nirvana futebolístico, satisfeitos porque o SCP vence, satisfeitos porque não vence porque é mais um passo para o fim dos croquettes"

Daniel disse...

Vejam os comentários feitos quando foi publicado o relatório do primeiro semestre.

Nessa altura este "prejuízo" ja lá estava pois os jogadores comprados já tinham sido contabilizados.

As vendas entretanto, só aparecem no próximo exercício.

Então qual a novidade deste relatório anual? O aumento exponencial de receitas com lugares, bilhetes, merchandising. Tudo o resto já foi discutido há seis meses atrás.

Para além de sermos o único clube onde se discutem contas mesmo não fazendo ideia do que se fala, ainda somos mais diferentes pois discutimos relatórios trimestrais (!!!), semestrais (!) e depois anuais.

Mais do que diferentes.

SL

ps: é muito triste ler-se sportinguistas (pseudo?) ansiosos por derrotas

Ronaldo disse...

Isso de mudar de assunto é realmente FANTÁSTICO. Por eu ter a certeza que vamos ter derrotas neste campeonato (mas há alguma equipa que ganhe sempre?) significa que desejo as derrotas do Sporting?

Eu tenho 2 gameboxs em casa e vejo mais jogos do Sporting (incluindo modalidades e futebol de formação) que tu e a tua seita todos juntos. Há aqui "grandes sportinguistas" da zona de Lisboa que nunca colocaram um pé nos pavilhões de Loures, Casal Vistoso, Almada, Odivelas, Tojal,...

É o chamado argumento de merda!!!

leao revisor disse...

Ronaldo

Isso meu caro não me dá lições de moral de certeza!

Então mas se o SCP ficar a zero em alguns jogos e mesmo assim fizer um bom campeonato eu devo responsabilizar a direcção?

Aquilo que eu disse é que se fizermos um mau campeonato pelo ataque eu vou responsabilizar a direcção!

johnC disse...

"As vendas não estão incluidas"
Disse alguém por aqui, então o J.Pereira foi vendido (quase dado) quando? O Valdes foi vendido quando? Não estão incluídas? E as grandes vendas que iriam salvar as contas são quais? os 2M pelo Matias ou o total deste ano que chegou aos 8M?(e depois teremos que excluir as percentagens que não pertencem ao SCP).

Ainda conseguem estar satisfeitos com esta MERDA..
Quero saber é onde estão os aumentos brutais de receita previstos pelo candidato Godinho Lopes!

Schalager disse...

A venda do Djaló, contabiliza 1M de euros no relatorio. LOL

leao revisor disse...

JonhC

Será tão mais facil vir aqui ou noutro lado qualquer, o sitio ideal seria uma AG e dizer olhos nos olhos ao GL que mentiu se não apresentar um R&C com um prejuizo na ordem dos 10M na próxima época.

É que a bem ou mal, ele avisou que isto ia acontecer.

Ronaldo disse...

Revisor,

Lições de moral? Mas alguém te acusou de quereres as derrotas do Sporting como tu fizeste logo seguido dos da tua seita?

E fazer um bom campeonato para ti é o quê? Ficar em 4º? Em 3º?

É que no Sporting, à semelhança da política e dos políticos corruptos e hipócritas de merda que existem neste país, ninguém se responsabiliza por nada...

É que estamos perto de "vender" perto de metade da nossa SAD pelo dobro do prejuízo que tivémos num único ano... Com um bocadinho de jeito, vendemos metade da SAD pelo prejuízo de apenas 2 anos...

leao revisor disse...

Ronaldo

Lições de moral por achares que és mais militante do que os outros... Não me dás lições de moral em numero de jogos do futebol e das modalidades apenas e só isso.

Para mim uma época aceitável será sempre disputar títulos até ao fim. uma boa época será vencer titulos.

É um bom argumento para quem começa a ver que alguém conseguiu algo que vocês, ou melhor quem critica dizia que era impossível, alguém comprar % de uma SAD (e neste caso uma minoria) que só dava prejuízo.

É uma forma de lidar com a frustração de ter que engolir mais um sapo, cada um sabe de si realmente.

Sporting até morrer disse...

Revisor,

És o eterno palhaço lambuças desta Direcção.

A caminhar para o fundo do poço à velocidade de 40a a 50 milhões ano mas sempre a empurrar as culpas para os outros e meter as frases de merda como:

"a minha avaliação deste mandato está a ser fracamente positiva mas o próximo relatório e contas da SAD será decisivo para tomar a minha decisão sobre o próximo presidente que irei votar."

A resposta é simples, vais votar naquele que os teus donos te disserem para votares e vens aqui acusar os outros candidatos de serem maus sportinguistas...a receita habitual de um lambuças!

leao revisor disse...

Sporting até morrer

A resposta para ti até é bem simples, pago quotas... voto em quem entender!

Tu se o fores... fazes o mesmo.

Boa noite

Ronaldo disse...

Revisor és um Lambuças!

No Sporting, à semelhança da política e dos políticos corruptos e hipócritas de merda que existem neste país, ninguém se responsabiliza por nada e ninguém é responsabilizado...

E é isso que tu defendes desde que haja algo para vender...

Lambuças!!!

Ronaldo disse...

O que é preciso é que haja algo para vender...

leao revisor disse...

Ronaldo

A resposta é igual ao outro, se fores sócio vais votar no que entenderes...

Quando se toca nos pontos delicados é isto. Brunetes

Ronaldo disse...

Eu ainda não percebi qual é que é a tua alegria se o Sporting não ganha um caralho?

O Sporting não ganha um caralho, vende tudo e mais alguma coisa, mas andas todo contente... Vá lá um tipo perceber estes lambuças...

Ronaldo disse...

Revisor Lambuças, mas afinal o que é que te move para teres votado em FSF, JEB e apoiares esta direção? Títulos e vitórias não é certamente... O Sporting não ganha um caralho e cada vez tem menos para vender... O que é que te move afinal?

miguel disse...

Tenho que te parabenizar,Revisor.
Consegues dar voz,sem censura ao ranhoso Até Morrer.
O anormal nunca a dá a quem não apara os seus golpes.
Quanto aos "críticos",são os fiéis da Igreja,uma vez que nunca tiveram outra posição desde o primeiro dia.
Até criticam por antecipação.
Estamos conversados.
Só não dizem que o que querem impingir é material contrafeito.

Sportinguista disse...

Vcs ainda perdem tempo com este gajo?
O argumento dele é sempre o mesmo:
- ès sócio, não és sócio, blá blá blá...

leao-titular disse...

Este revisor não passa disso mesmo.
Reparem:
Escreve aqui a qualquer hora do dia mesmo em dias de trabalho. O que é que ele faz? Assessor do clube? Filho de algum banqueiro? Procheneta ou simplesmente um vadio. Afinal qual será o ofício deste tipo?

Daniel disse...

Gostava era de ler as vossas ideias concretas mas isso é que era difícil, não era?

É que sinceramente, para além de se perceber que está tudo mal, não se lê uma única crítica concreta.

jonhc, o exercício reflecte o que se recebeu efectivamente até ao final de maio.

SL

shotgun disse...

Estamos fodidos.

Ronaldo disse...

Realmente deve ser isso. Para ter tanto tempo para escrever posts durante todo o horário de trabalho, este Revisor ou ainda é um puto que anda a estudar ou deve ser filho de algum banqueiro, dirigente do clube, político ou algo assim.

Largar o tacho é que tá quieto... Deve ser isso que o move para votar FSF, JEB e apoiar esta direção, pois as vitórias do Sporting não é certamente. Vitórias? Quais vitórias?

Ronaldo disse...

Ou então é a redução do passivo conseguido por estas últimas direções? Espera lá, isso também não é...

Ou então é o facto de termos uma grande equipa nas diversas modalidades e sermos os mais sérios candidatos no futebol, basket, andebol, hoquei, volei? Espera lá, isso também não é pois são os orcs...

De facto, não estou a ver o que move este Revisor...

leao revisor disse...

Ronaldo

Deixei passar a primeira intervenção mas esta tenho que te perguntar...

Qual é o teu interesse em saber o que faço ou deixo de fazer? De saber a minha profissão ou sequer se trabalho? És tu que vais passar a pagar as quotas, gamebox e viagens aos estrangeiro para apoiar o SCP?
Como não me parece que seja esse argumento é do mais bacoco que li por aqui.

Depois pergunto-te um tal de BdC tambem tinha tacho quando votou em FSF e JEB, é que ele votou e admitiu que votou... ou será que fui sou eu que votei? É que não me envergonho de o ter feito!

Sportinguista

Nem te vou envergonhar mais, já bastaram outros comentários de outras pessoas no teu quintal

Bernas_ disse...

Leão Revisor, tenho que te dar os Parabéns pela frontalidade e lucidez com que escreves. Dizes sempre o que pensas e ainda respondes aos comentários por muito absurdos que sejam.

Sportinguista; Sporting ate morrer; Ronaldo; Leão-titula;
Se não gostam do que este blog escreve, o que é que vêm aqui fazer? Porque é que perdem tempo a escrever comentários e a tentar incendiar as coisas? Não entendo a sede que mostram nas derrotas da Direcção (que por ventura serão as derrotas do SPORTING) para poderem dizer que vocês é que tinham razão! Isso dá-vos prazer??
Pelo que me parece, vocês é que devem ter um tacho para com o BdC, tal é a forma como dizem barbaridades e apoiam tudo o que seja para contrariar, desde que seja para o “bota abaixo” é sempre em frente.

Estou ctg Revisor, se são sócios, se fazem a Vossa parte, até posso perder algum tempo convosco, se não, vão mas é destilar veneno para os Vossos blogs da trampa, não percam tempo nos blogs honestos e coerentes.

Como é que queriam ter uma equipa melhor sem gastar dinheiro?
Um resultado negativo numa empresa por si só não quer dizer nada..aprendam a analisar as contas! Se não o sabem fazer, estejam calados!!

Um abraço Leão Revisor, não estás sozinho contra tanta parvoíce.

Nuno disse...

Ao Bernas e a outros, peço que me expliquem como é acham possível a viabilidade de uma empresa que nos últimos 3 deu 120M de prejuízo. 90M nos últimos 2 anos. 46, só no último.

As receitas fixas não vão para lá dos 50 M e os custos ultrapassam os 90M. Ao contrário do que por vezes leio por aqui, não há qualquer aumento “exponencial” das receitas operacionais, que até são inferiores às de há 5 anos atrás e relativamente aos 2 anos anteriores, os piores da história, as diferenças minimamente impactantes são ao nível dos direitos televisivos.

No processo, além de termos alineado a maior parte dos passes dos jogadores que contratámos, fizemo-lo a muitos dos jogadores sob contrato, inclusive juniores e isto não serviu para outra coisa que não reduzir um buraco ainda maior e ter efeitos decisivos negativos em futuras receitas extraordinárias.

O passivo aumenta.

Os resultados desportivos são miseráveis. Foram-no no ano passado e este ano os problemas continuam. A qualidade do plantel que falam, está por provar que realmente existe, em algo mais que no papel e wishful thinking. É verdade que há muito caminho pela frente, mas os sinais dados pela equipa de futebol, são altamente preocupantes.

Posto isto, aplaudem o quê, verdadeiramente? Porquê, em vez duma análise do trabalho feito até ao momento e dos resultados que deu, preocupar-se, como se viu logo no Post Scriptum no cometário de abertura, com a crítica de quem está verdadeiramente preocupado com o futuro do clube?

leao revisor disse...

Nuno

Depois de ler com atenção o que escreves faço-te então outra pergunta se isto está assim tão mau, qual a razão de uns "estúpidos" virem cá meter o seu dinheiro?

É que das duas uma, não acreditas que alguém vá meter cá dinheiro e se for isso que o afirmes porque depois quero ver o que dizes daqui a poucas semanas, o mais tardar 2 meses.

Ou então façam uma estátua ao GL que conseguiu enganar estes "estúpidos".

Já tivemos declarações publicas por parte de um sócio a denegrir a nossa SAD em pleno período de negociação com um potencial investidor (e a viagem era publica).

Nada de mais portanto.

Bernas_ disse...

A verdade é que a direcção (não foi nesta que eu votei) está a fazer um trabalho melhor do que eu esperava.
É preciso lembrar que grande parte das receitas até final de 2012 já tinham sido recebidas por antecipação.. desta forma é natural que as receitas não sejam tão boas!

É de esperar que para o ano, o resultado seja melhor!
Mas mais uma vez eu pergunto, como é que queriam aumentar a qualidade do plantel sem dinheiro? Claro que o passivo ia aumentar.. O valor global do passivo não é tudo, o que mais importa é o valor dos juros que se pagam anualmente. Até podes ter o maior passivo do mundo, mas pagares um valor de juros razoável..

O que temos de exigir, é que a equipa tenha resultados desportivos positivos! E podemos de facto exigir porque temos uma equipa muito boa, ou já não se lembram das equipas que tínhamos com o Paulo Bento..nessa altura não havia tanta moral para exigir!

Nuno disse...

Não falei só do passivo. Temos uma estrutura de custos fixos que duplica as receitas fixas, o que equivale a quase 50M de prejuízos anuais. Vais tapar este buraco, como? Até ao momento tens vendido jogadores às peças para fazer face as despesas correntes, desde os jogadores que contratamos, até aos juniores e ex juniores, de RP a Betinho, Bruma, etc.., a banca fechou a torneira, a equipa prova que está longe de ser verdadeiramente competitiva. Eu posso exigir o que me der na cabeça à equipa de futebol, mas esta não ganha, não joga à bola, quase metade dos jogadores que se contrataram no ano passado já nem estão no plantel principal e o treinador apresenta um discurso alienado.

Repito: aplaudir o quê? Qualidade do plantel? Quando este provar em campo que é capaz. Neste momento e de longe, os 2 melhores jogadores do plantel continuam a ser os históricos, sem haver um outro que lhe chegue aos calcanhares: Patricio e Izmailov, um é GR e o outro não joga. E no ano passado, este super plantel só provou lacunas e incapacidade, quandou deu prova evidente que precisou de 2 “aleijados” como Matias e Izma, para dar mostras de algum futebol de qualidade.

Aplaudir resultados desportivos?

Aplaudir os resultados financeiros e o aumento do passivo?

A imagem do clube suja após o caso PPC e Duque, um dos “trunfos” de GL?

Deem-me motivos para aplauso, no final da época, é o que quero. Até ver, o clube continua a afundar-se.

leao revisor disse...

Nuno

Então mas a banca fechou a torneira quando? No dia que GL entrou ou antes? Então qual seria a solução de um outro qualquer? Não tem receitas, não tem financiamento da banca, como torna uma equipa muito mais competitiva onde os seus adeptos passem a acreditar?

Não me respondeu porque é que com um cenário tão negro exista quem queira comprar a nossa SAD?

Nuno disse...

O LR tem que deixar de ver qualquer comentário, qualquer frase solta, como um ataque. As dificuldades de financiamento são estruturais e gerais, o crédito é escasso e muito mais caro. Resultado, o buraco anual monstro do SCP muito dificilmente será disfarçado com mais crédito em cima, como aconteceu no passado.

A venda da SAD, maioritariamente ou não, não é, do meu ponto de vista, abonatória a favor da gestão do clube nos últimos anos. Não percebo porque é que a trata como arma de arrremesso aos Sportinguistas que não estão satisfeitos com o rumo do clube, que é a prova da incapacidade de todos nós, em manter os designios dos fundadores desta grande instituição. Lembro-lhe os valores pelos quais os rivais venderam alguns dos seus activos, só neste último mês. Junte esses valores. Compare-os aos valores pelos quais defende a venda do coração do SCP ( clube centenário, com muitos títulos na sua história, formador de vários dos melhores jogadores do mundo ), o seu futebol, a terceiros. Pergunto-lhe eu… não tem o mínimo de sentimento de revolta com isto?

leao revisor disse...

Nuno

Tem que compreender uma coisa. Eu
não imagino como solução o SCP reduzir os custos para se manter sustentável hipotecando assim as suas hipóteses de vencer títulos.

Isso é algo que pode resultar em qualquer pais... menos nos latinos! Basta observar o que aconteceu quando tínhamos equipas fracas.

Por isso o caminho não poderá ser baixar os custos mas temos que ser competitivos e equilibrar as contas.

A menos que me digas outra solução que não a proposta não sei como a fazer.

Já defendo a venda de capital à muitos anos, não é de agora, o FCP tem 40% da SAD há largos anos e ninguém diz nada por exemplo.

O SCP só conseguirá vender bem quando vencer, enquanto isso não acontecer das duas uma ou não vende, ou dá 20% do passe ao Jorge Mendes e deixa-o negociar livremente.

Nuno disse...

LR

Neste momento, mesmo vendendo bem, as mais valias estão claramente condicionadas pela percentagem de passes que temos em nossa posse, exactamente porque não originamos receitas que paguem custos nesta ordem de grandeza. Ou seja, para ter estes custos que temos actualmente, hipotecamos as futuras mais valias e mesmo assim estamos muito longe de os conseguir suportar. As receitas operacionais são inferiores às de há 5 anos ( excluindo o efeito das participações nas CL ) e não conseguimos ultrapassar os 50M de receitas totais, para custos fixos que andam quase pelos 100M. Ou começa a entrar dinheiro, urgentemente, proveniente de receitas que até agora não vislumbro, ou não vejo sustentabilidade para este clube. Não vejo.

Há meia dúzia de anos estava eu preocupado com o discurso de "fazer mais com menos" e com a pouca capacidade de juntar aos putos, a Liedson e a um treinador capaz ( que o era ), jogadores que fossem mais valias e não apenas um sorvedouro de dinheiro. Dou um exemplo de alguém cujo trabalho contesto, mas que nestes 2 anos teve um desempenho minimamente competente. Contratações de jogadores com o perfil de Rinaudo, Schaars, Carrillo, Rubio e Arias, alguns com capacidade de rendimento imediato, outros com potencial e todos com potencial de valorização e baixo custo. Nesse período, este trabalho de prospecção competente ( também na égide de Freitas ), não existiu. As contratações de então, salvo rara excepções, não deram contribuo desportivo e muito menos financeiro. E na altura, podia ter sido o boost que faltava para maior competitividade, para melhor futebol e mais valias que se vissem.

Foi um período de adequação minimamente racional de custos versus receitas e onde a venda de um jogador que fosse importante, teria impacto minimamente relevante nas contas, no cumprimento dos compromissos e no possível reinvestimento com capitais próprios. Vi à direcção de então pouca capacidade para dotar o plantel de jogadores que fossem com mais valias, mas vi pelo menos o mínimo de racionalidade económica e financeira e com resultados deposrtivos minimamente aceitáveis. Ganharam-se alguns troféus e lutava-se pelo título. Sim, defendo algo assim e isto porque vejo um risco enorme neste caminho que o SCP leva e não vejo competência na gestão deste risco. Os resultados desportivos, os financeiros, a alienação de todos os jogadores com o mínimo de potencial, com orçamentos nesta ordem de grandeza, para os quais não temos receitas que os paguem, só me fazem pensar num fenómeno Rangers ou algo parecido. E a racionalidade não tem que ter um discurso monocórdico, sem pingo de ambição e sem capacidade de fazer acreditar num futuro com um SCP mais pujante, como aconteceu no passado.

O FCP não tem 50% da sua SAD, mas é o maior acionista da mesma e tem uma estrutura acionista intimamente ligada ao presidente do clube: tem controlo sobre a sociedade e sempre a terá.

A questão que coloco é: acha aceitável a perda do controlo da SAD do Sporting por 90M? Ou 140M?