sábado, 1 de setembro de 2012

Planteis séniores

Todos sabem que não concordei com a não vinda de mais um avançado, acho um risco elevado para quem tem de obrigatoriamente entrar na Champions e lutar pelo titulo.
Olhando para os 2 planteis séniores temos 21 jogadores de campo nos A (se o Izmailov não sair até dia 6 de Setembro) e 22 jogadores de campo nos B (com 5 juniores nesse lote)
Começo pelo fim, uma equipa júnior já mais fraca do que é "habitual" no SCP que se vê com menos 5 dos seus melhores jogadores é dizer que este ano esqueçam a revalidação do titulo.
Depois é confiar imenso na condição física deste lote de jogadores e na sua disciplina (se tivermos as lesões do ano passado será um autentico descalabro) porque com 42 jogos na B e mais, esperemos nós, uns 55 na A temos mesmo que confiar muito nestes jogadores.
Bem sei que muita gente concorda com planteis curtos com equipas B, o Dias Ferreira defendia um plantel com 18 jogadores, os directores desportivos do outro diziam que deviamos ter um plantel curto nos A e a formação completava na B, eu acho que isso só poderia acontecer quando a equipa B estivesse já completamente solidificada, daqui a 1/2 anos. A esmagadora maioria daqueles jogadores estão a ter contacto com a 2º liga pela 1º vez, para mim salvo raras excepções não têm (ainda) andamento para jogar no principal escalão do clube.
Saudações Leoninas

13 comentários:

Mike Portugal disse...

Não concordaria com um plantel de 18 jogadores. Mas o que temos agora serve perfeitamente. E continuo a defender que os jogos das taças internas deveriam ser disputados pelos jogadores da equipa B (o máximo que o regulamento permitir).

vitor disse...

Acho engraçado que se vejam sempre as janelas de mercado só como oportunidades de compra, quando também são verdade os enormes riscos desportivos que se correm ao perder jogadores fundamentais - em qualquer clube português! Ambas as opções estão sempre em cima da mesa!

E ambas devem ser igualmente valorizadas em sentido contrário! Mais uma vez lembro que o Rui foi vendido por tudo quanto é media, há muito tempo, não obstante continua! Será menos importante?

SL

johnC disse...

Da equipa B dos poucos que têm andamento para a equipa principal seriam o J. Mário e o Bruma (apesar da idade poderia ser uma opção de recurso e jogar uns minutinhos). Já agora quem é que saiu da equipa B na ultima semana? Eu conto 25 jogadores na B mas não tenho andado atento às saídas na equipa...
GR: Veloso, L.Ribeiro, Golas
DD: Arias (Pereirinha da principal para rodar talvez)
DC: Tobias, Ilori, P.Mendes, E.Dier
DE: Mica
MC: Patinho, Zezinho, Fabrice, J.Mario, Chaby, kikas, J.Alves
Alas: Esgaio, Bruma, Ruan Yang, Iuri
PL: Plange, Etock, Betinho, Rubio, Sunil

Alguém entrou/saiu deste lote?
(ficámos tb apenas com um DE na B o que levará a adaptações ou então teremos um super mica que no seu primeiro ano no futebol profissional fará 42 jogos)

leao revisor disse...

JonhC

É esse plantel, por isso é que eu referi 22 de campo.

johnC disse...

Não tinha percebido a parte do jogador de campo ;)

Penso que o plantel da B é equilibrado exceptuando a posição de Defesa esquerdo. Esta equipa vai ser extremamente util para jogadores como o Tobias, J.Mario, Chaby, Bruma e Betinho ganharem experiência competitiva e para jogadores como Arias, Rubio e outros da principal que estejam tapados (ou a recuperar de lesões) ganharem minutos.

No que diz respeito à equipa A, foi simplesmente incompetencia que nem pode ser tapada pelo argumento da falta de dinheiro já que andámos a comprar rios de jogadores para o meio campo e defesa desnecessariamente e ainda por cima que recebem balúrdios (Pranjic e Boula são os expoentes máximos).
Um problema ainda mais grave é que vamos estar agarrados ao esquema com apenas um homem na frente durante a época toda. A única variação táctica desta equipa vai ser na rotação do triângulo de meio campo, umas vezes viradas para a frente e outras para trás...
(Nenhum dos avançados da equipa B tem capacidade, actualmente, para ser útil à equipa principal)

leao revisor disse...

JonhC

Eu nem digo que Pranjic e Boula não ganhem bem, ganham o mesmo que o Onyewu ganhava por exemplo. O problema é que o SCP não pode ter todos os jogadores nesse nível salarial... algo que os outros podem com todos e a um nível bem mais alto.

Essa foi a razão porque saiu o americano e só assim consigo compreender, porque é claramente o nosso melhor 3º central.

A única possível alteração táctica é fazer jogar o viola ao lado do ricky mas isso implicava jogar com os únicos 2 avançados do plantel e não acredito nisso. A ideia do Sá é muito clara, nunca ninguém colocou isso em causa na formação, sempre jogámos em 433 seja qual for o resultado.

johnC disse...

Basta ver que por exemplo o Boula só saiu do Estugarda porque diziam que ele ganhava muito dinheiro (e sabemos que na Alemanha pagam bem aos jogadores). O problema não foi o dinheiro mas sim a estratégia de ataque ao mercado. Nunca, jamais e em tempo algum se viu uma equipa a atacar uma época com apenas um ponta de lança (excepto o barca do guardiola mas esse reinventou o futebol, com ajuda de iniesta, messi e xavi, e passou do prazo de validade na época passada). Nem é uma questão de serem bons ou maus, é de simplesmente não existirem!

johnC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
johnC disse...

E outra coisa que não tenho visto ser discutido:
Cedric 1.72 m
Boula 1.83 m
Rojo 1.84 m
Pranjic 1.70m

Arrisco a dizer que será a defesa mais baixa que alguma vez tivemos. Terá sérios problemas com equipas que apostem no jogo aéreo bem como nas bolas paradas defensivas (como se viu no jogo contra o horsens que pregou-nos alguns sustos nos cantos).

RSNT disse...

O Barça tb tem uma defesa muito alta... isso é uma falsa questão.

Ter 2 armários que não ataquem a bola, mas vale ter os que temos...

SL

johnC disse...

Muito gostam vocês de falar no barça... o barça é (era) a excepção que confirma a regra como se costuma dizer. O Barça mesmo assim tem uma torre chamada Pique, que domina o jogo aéreo, e mesmo assim sofre nas bolas paradas defensivas precisamente por ter uma equipa baixa. Só que o Barça domina(va) o jogo e não deixava o adversário ter sequer ocasiões de bola parada por isso não se vêem(viam) as fragilidades.
Essa contra argumentação, do barça isto e o barça aquilo, não pode ser usada porque é uma falácia!

RG disse...

Tem razão johnC...usar o Barça é uma falácia! Falemos então do Real Madrid pode ser?

Ramos- 1,83m
Pepe- 1,87m
Arbeloa- 1,84m
Marcelo- 1,71

Gigantes eles não são??

Daniel disse...

JonhC, todos nos, treinadores de blogues, concordamos que deveríamos ter mais um PL. Um que garantisse 30 golos na liga.

Sem desculpar ninguém, deixe-me dar-lhe uma visão dos negócios, compra de jogadores, que não me parece que tenha...

Primeiro é preciso encontrá-lo (conhece quantos?)
Depois tem de se convencer o clube (nao sei se sabe mas aqui é fundamental algo que não temos)
Depois tem de se convencer o jogador (a champions é um argumento que infelizmente também nao temos)
Depois é preciso convencer os investidores que o jogador vai dar retorno

só nos jogos de computador se fica no primeiro passo

o lfv passou a semana toda no último para o DE

SL