terça-feira, 18 de junho de 2013

Palavras leva-as o vento

- Bruma diz que ama o Sporting e não quer sair

- Labyad quer ficar, aceitará reduzir o salário?

- BdC diz que não vende a preço de saldo

Até ver não há nada a criticar ou enaltecer. Veremos se são apenas palavras. Já diz a gíria que no final se fazem as contas. Eu cá continuo, pacientemente, à espera do plantel que teremos para atacar a época.

39 comentários:

João disse...

Penso que não vamos ter grandes alegrias no mercado. Como poderemos contratar craques se não temos dinheiro, não vamos às competições europeias e já não pagamos os salários que pagávamos ? Não há milagres. E só com jogadores da formação não chega para nos apurarmos para a liga dos campeões, que neste momento é o máximo que podemos ambicionar.
Precisamos de contratar dois pontas de lança, mas toda a gente sabe que um bom ponta de lança custa muito dinheiro. Por isso, presumo que cheguem ilustres desconhecidos ao Sporting, provavelmente provenientes do mercado sul americano. Sinceramente, penso que já todos percebemos que vamos ter mais uma época de poucos sorrisos, resta-nos ser pacientes e continuar a esperar por melhores dias.
Temos de nos preparar para continuar a ver craques a entrar para o Porto e para o Benfica até ao fecho do mercado e nós a contratar gente que ninguém conhece. Mas... é a vida.
Quanto às renovações de Bruma e Ilori, parece-me claro que este último está neste momento a roer muito mais a corda.

Leopinião disse...

O facto de Bruma publicitar o seu Sportinguismo, de Labyad vir dizer que deseja permanecer em Alvalade e do Presidente reiterar que não haverão saldos são afirmações e intenções que são de enaltecer. O querer e a vontade são meio caminho andado e podem facilitar a conclusão das questões pendentes.

Tu, Revisor - frustrado e intelectualmente desonesto - continuas à espera para poder criticar e denegrir à primeira oportunidade, sempre com a esperança de poder fazer regressar ao Sporting os ventos e os tempos do antigamente dos godinhos, jebes, teles, freitas, francos e roquetes, com os resultados que a auditoria de gestão se encarregará de demonstrar.

És assim uma espécie de novo velho do restelo, neste caso de alvalade, mas com a diferença de colocares outros interesses acima dos superiores interesses do Sporting e da vontade da grande maioria dos seus associados.

Filipe disse...

Tu Leopinião a tua cegueira é tanta que nem vez quem redigiu o post...

Carlsberg disse...

Boas,

Palavras leva-as o vento TI é verdade, mas a ser verdade o que se diz, sobre o SCP ter congelado as matriculas de 12 jogadores do Catió Baldé, aparentemente fez com que Catió(tutor) e Bruma rompessem com Zahavi!!

E isto sem duvida nenhuma foi uma grande vitória para o SCP!

Para mim, estas palavras de Bruma na entrevista, é nada mais um tentar acalmar o SCP, de modo a que os tais 12 jogadores não saiam prejudicados, mas sem duvida nenhuma é uma vitória importante numa batalha que terminará na renovação com as condições que o SCP pretende.

SL

Unknown disse...

Espero que Bruma assine rapidamente e se feche mais um dossier complicadissimo.

Neste momento o que mais me preocupa, para além da necessidade de fazermos pelo menos 1 venda que renda algum bom dinheiro, é a situação dos dispensaveis que custam cerca de 10M/ano.

Ah e o PL, claro.

anonymus disse...



Essa das matrículas congeladas é mais uma treta lançada pela imprensa, para enganar os pacóvios.

Nem sequer duvido, que se o Baldé fosse aos nossos rivais "oferecer" os jogadores, eles seriam acolhidos de braços abertos.

Posso-me enganar, porque o que se diz hoje no futebol, pode ser mentira amanhã, mas acredito bem mais na sinceridade e na honestidade do Bruma, que nas bacoradas escritas na CS.



Daniel disse...

Não se preocupem que "neste" SCP não se cometem os erros do passado.

O bruma, ilori, fokobo,.... vão renovar todos com contratos muito baixos. Isso é certo.

Neste momento a preocupação do CD é iniciar o a época com os 22 jogadores da equipa B com pelo menos 3 anos de contrato e encontrar soluções definitivas para todos os que ficarem fora dos 42 eleitos.

SL

Ronaldo disse...

Ó Daniel, pois eu cá acho que se vão cometer e repetir os erros do passado recente!

Jogadores como Bojinovs, Gelsons, Pranjics e Boulas a mamar 2 Milhões por ano cada um não vão ser caso único. Mais casos desses irão seguramente aparecer neste defeso...

Fokobo? Também acho que será lançado na equipa A sem contrato renovado. Vai ser certinho!

Necessidade de renovar contrato até 2016 com todos os jogadores lançados na equipa B? Vou tentar explicar amanhã à minha filha de 2 anos se ela percebe a diferença entre lançar jogadores na equipa B e lançar esses mesmos jogadores na equipa A. Acho que vou usar o exemplo do Ilori. Na equipa B o Ilori nunca teria hipótese de brilhar e valorizar-se ao secar o Jackson Martínez durante um jogo inteiro como o fez em Alvalade. Porque simplesmente a 2ªLiga tem menos visibilidade e também porque não há nenhum Jackson Martínez na 2ªLiga. Tenho a certeza absoluta que vou ser bem sucedido e ela vai perceber claramente a diferença!

Fdx, há com cada um... Estes aziados e ressabiados não conseguem mesmo ultrapassar o trauma do Godinho não ter podido dar sequência à gestão maravilhosa (na sua óptica) que estava a fazer no Sporting... Mas que seja. Os argumentos que utilizam só evidenciam cada vez mais as diferenças entre o passado recente e o presente! Siga!!!

liedshow disse...

E dizes tú que és do Sporting, revisor! ou será antes do sbording???? tem vergonha na cara e assume de uma vez que tú és é do "project crrrrroquete" que destruiram o clube até não sobrar pedra sobre pedra, FILHOS DA PUTA, É O QUE TU E A CORJA CROQUETE QUE MATARAM O CLUBE SÃO! a pena de morte era pouco, muiiiito pouco para vocês "porcos".

Mike Portugal disse...

Mais uma vez fica provada a estupidez do utilizador Leopinião. Aposto que nem sequer leu o post, pois se tivesse lido saberia que não foi o Revisor que o escreveu.

Já o Liedshow deixou cair a máscara. Para além de cometer o mesmo erro que o Leopinião, nenhum Sportinguista chama o clube por "sbording", logo tu não és Sportinguista.

Filipe disse...

Para se chamar Liedshow só pode ser um corno qualquer...

Unknown disse...

Faltam 11 dias para começar a pre-epoca - nenhum clube do mundo tem 50% do trabalho feito nessa altura, quanto mais o Sporting que se debate com outro variadíssimos problemas.

A meu ver eis o que tem de ser feito até final de Agosto (quanto antes melhor, claro)


Contratação de treinador competente (feito)

Contratação/entrada de 4/5 jogadores (contratamos apenas 1 jogador embora possa haver 1 ou 2 regressos de jogadores emprestados)

Venda de 2/3 activos que rendam dinheiro (penso que tenha havido propostas concretas, mas abaixo do esperado)

Despachar 6/7 jogadores com salarios altos e que pouco acrescentam em termos de qualidade.

Renovação de Brumo e Ilori (caso este não seja um dos activos vendidos)


Ronaldo disse...

Mike Portugal,

Discutir sportinguismo?

E o que dizer dos sportinguistas (???) que, por aqui, destilam ÓDIO (a palavra é mesmo essa e já foi utilizada e assumida por alguns) contra o actual Presidente do Sporting Clube de Portugal desde o PRIMEIRO DIA do seu mandato? Esse sportinguismo não é criticável? Parece que não...

Tu escreveste aqui (pouco tempo depois das eleições) que se devia dar tempo a BdC para trabalhar e depois sim fazer uma avaliação do seu trabalho. E na prática, é isso que acontece?

Esses ressabiados que passem primeiro na farmácia e depois tratem de apoiar o Sporting (se o seu sportinguismo o permitir) como ele merece!!! No final dos próximos 2 anos cá estaremos para avaliar o seu trabalho e comparar os milhões gastos e os resultados obtidos. E digo 2 anos mas podia dizer mais, pois esses verdadeiros sportinguistas estavam dispostos, na tal AGE, a dar ainda mais tempo a Godinho... Seria bonito, seria...

Mas atenção, eu digo isto mas até consigo achar piada a alguns comentários e cambalhotas desses aziados.

Mike Portugal disse...

Ronaldo,

Uma coisa é acusar o presidente do SCP de alguma coisa, outra bem diferente é gozar com o nome do clube e isso nenhum Sportinguista faz, por mais que esteja a favor ou contra o presidente.

Ronaldo disse...

Mike Portugal,

Ok ok. Então que continuem com essa cruzada e com a destilação permanente de ódio (o próprio Revisor já assumiu esse sentimento no chat deste blog) contra o presidente do Sporting... Força nisso!

Mas, na verdade, até se percebe a razão para, na tentativa de resolver o seu problema, descarregarem o excesso de azia por aqui. Na farmácia os medicamentos custam dinheiro e escrever aqui é de borla...

Unknown disse...

Titular

Já sabemos a resposta a uma das questões - mas também ninguém duvidava que não fosse assim.

Daniel disse...

Ronaldo, quando falares com a tua filha, ao invés do exemplo do ilori, que te deu jeito, utiliza o do pedro mendes. Ou esse exemplo não dá jeito porque o jogador foi "descoberto" na tal liga que ninguém vê? Ou queres falar dos putos que foram para o Barça e nem na segunda liga jogaram?

Se só vamos ter 42 jogadores em ligas profissionais faz todo o sentido que sejam muito bem escolhidos e que sejam apostas de futuro. Percebeste?

Esse ressabiamento que tens com o passado, comigo, não pega. Se te queres armar em carapau de corrida, pelo menos tenta pensar um bocadinho antes para não seres ridículo.

Ronaldo disse...

Daniel, ridículo és tu e todos aqueles que tentaram defender os anormais que quase destruiram o Sporting!!!

Preocupaste-te com o lançamento do Ilori e do Bruna na equipa A antes de qualquer renovação de contrato? Criticaste aqui alguma vez o Godinho e o Jesualdo por esse facto? Então não passes por ridículo e não te armes agora em carapau de corrida a vir dizer que temos de renovar com quase 20 e tal jogadores antes de serem lançados na equipa B! Faz sentido renovar já com alguns sim, mas nem todos têm o mesmo potencial...

Cá estaremos para ver o futuro do Pedro Mendes! Cá estaremos para evr o futuro do Ié! Cá estaremos para ver o futuro do Cá (se não voltar)!

Se não percebes a diferença entre lançar um jogador na equipa B ou lançar na equipa A e diferença de valorização desse mesmo jogador num caso e no outro, não sou eu de certeza que te vou explicar...

Passa bem!

Ronaldo disse...

E já agora, Pedro Mendes?

Esse foi outro. Lançado na equipa A quando já tinha contrato assinado com o Parma. lol

De facto, que gestão de topo nós tivémos nos últimos anos...

Alguns adeptos andaram a aplaudir e a assobiar para o lado nos últimos tempos e agora querem que renovemos até 2016 com todos os jogadores da equipa B.

Eu até acho que o 3º guarda-redes da equipa B (o suplente do suplente) devia ser o primeiro... Que paciência fdx...

anonymus disse...



A propósito do Bruma e do Ilori.

Estou para ver se a actual direcção terá "tomates", para no caso de os jogadores (Bruma e Ilori ou outros) não renovarem, de os pôr de lado, deixando-os apenas a treinar, aplicando assim o seu radicalismo, nas críticas que fizeram à gestão do GL.Como se sabe, o JF foi obrigado a lança-los na equipa principal, porque os até então titulares foram afastados por falta de rendimento.

Pergunto eu: Será que na altura haveria tempo para os fazer assinar a renovação dos contratos, quando o tempo urgia?

Ou deveria-se ter esperado e guardá-los na equipa B?

Se tal tivesse sido feito, saber-se-ia agora da importância desses 2 jovens para a próxima época?

Possivelmente, estava-se aqui agora a discutir do valor dos 2 jogadores e alguns a afirmar que não valeria a pena e deveriam ser emprestados.

Num caso destes, como diz o ditado, tanto se é preso por ter cão, como por não ter.

O problema, é que há sempre alguém que pretende ter razão, qualquer que seja a situação, como se fosse bruxo.

Carlsberg disse...

Boa tarde,

Anonymous, tens razão quando dizes que Bruma e Ilori, são casos com excepção, pois entraram na equipa devido á falta de rendimento de outros, e não haveria tempo para renovar antes de começarem a brilhar.

Mas, assim que começaram a brilhar e atenção Ilori, foi lançado na equipa A pelo Domingos, num jogo da Liga Europa contra a Lázio, em Roma, deveria-se ter encetado negociações, quando a preponderância deles na equipa não era grande!

Nestes casos, apenas podemos encolher os ombros e esperar pelo melhor, mas agora por exemplo, João Mário, Plange e Fokobo, que serão dentro de um ano ou 2 titulares da da nossa equipa só podem ser blindados de uma cláusula trilionária, e com um contrato de pelo menos 5 anos.

SL

anonymus disse...



Eu nunca fui negociante, mas sei que para se fazer um negócio, tem que haver sempre pelo menos dois que estejam de acordo.

Neste caso, renovar-se o contrato com jogadores que prometem ou que estão já num período de confirmação, é sempre um bico de obra e ainda mais difícil é, quando se quer pôr no contrato uma cláusula de transferência de alguma dezenas de milhões de euros, porque eles e os seus comissionistas não são néscios, sabendo de antemão, que quanto mais alto for o valor da transferência, mais dificuldades terão no futuro em serem transferidos.

O facto de um jogador ser lançado na equipa principal, como aconteceu com o Ilori, não quer dizer que se vá imediatamente renovar-lhe o contrato, pois não significa que confirme em campo em futuros jogos.

Aconteceu isso bem antes com outros no Sporting e que depois não justificaram, como foram os casos de Caneira e de Carlos Martins, entre outros.

Mordoga disse...

Todas as direcções cometeram erros de gestão, uns mais graves que outros. Quem achar que esta não vai cometer, deve viver noutro planeta.

Anda aqui muito adepto(?) que passou 2 anos - desde o dia de eleições - a cascar forte e feio em tudo o que foi sendo feito. O que realmente me chateia é que 2 anos depois, a cobrança é diferente.

Casos idênticos após 2 anos? Aqui vai...

Faltam mais ou menos 15 dias para o inicio da época e a definição do plantel... atrasada. Não temos pontas de lança, indefinição no centro da defesa, médios criativos, ...

Adrien tinha de ficar no plantel e nunca poderia sair a custo zero. Pedro Mendes como foi possível sair a custo zero?
Agora temos Bruma, Ilori, Etock, Ricardo Tavares,. que se saírem a custo zero não há problema pois servem para dar o exemplo.

Clube fecha contracto com empresa de elemento da direcção. Mau, muito mau. Fundação do SCP fecha parceria com Fundação Aragão Pinto. Já agora, tirando a palha ao comunicado que deu conta desta parceria... alguém percebeu para que serve e como sai o Clube a ganhar algo da mesma?!

Contractos de duração longa e apenas por parte da percentagem do passe dos jogadores. Reforço desta época, Jefferson, assina por 4 épocas e clube paga cerca de 400 mil euros por... 50% do passe.

Joãozinho para defesa esquerdo... quem? Que categoria tem para representar o nosso clube? 1 milhão para ficar em definitivo?! Jefferson para defesa esquerdo.

Equipamentos... se levarem aquele rectangulo horrível à frente, dasse! VEnha de lá uma posição de força da actual direcção. Finalmente iremos ter camisolas impecáveis.

Carlos Freitas só comprou tretas: Bojinov, Gelson, Pranjic, Boulahrouz,... Wolfwinkle, Elias, Rojo, Carrillo, Capel, Labyad, Insua, Rinaudo, Boeck. Wolfwinkle marcava como poucos e foi mal vendido, Rojo já fazia uma excelente dupla com Ilori, Carrillo é um espectáculo e tem de ficar, Insua era o melhor lateral do campeonato português e já o queriam na Luz, Rinaudo deixa tudo em campo e tem de ficar, Boeck é incontestável para substituir o Patrício, Capel é enorme mas ninguém faz grande barulho se for vendido,...

O clube não pode pagar comissões a empresários, nem quando compra a custo zero. Aguardemos pelo resultado do mercado de transferências desta época.

...

Resumindo, o que durante 2 anos foi regra, agora já não é!

Todas as direcções cometem erros e como se está a ver também esta os vais cometer.

Quem acreditou no discurso do nosso Presidente durante a campanha, em que tudo iria ser fácil, falar com os jogadores e chegar rapidamente a acordo, renovar sem problemas com baixa de salários, fazer frente a banca e empresários, atrair investimento para o clube, ... enganou-se!

Bruno de Carvalho já percebeu que as coisas não funcionam só porque nós queremos que funcionem. Não foi assim com os anteriores presidentes e já se viu que não será assim com o actual.

É bom fortalecer o discurso, a massa associativa gosta e devemos exigir mais respeito pelo nosso Sporting.
Mas também é necessário ter sentido de responsabilidade e saber bem o que representa o cargo de Presidente do SCP. A instituição é mais importante e estará sempre à frente da individualidade.

Um exemplo simples. O protocolo que existe (existia) com o Cércle Bruges. Por que razão a actual direcção ignorou por completo a relação que existente com este clube? Alguma vez nos desrespeitaram? Não receberam bem os nossos atletas? Mereciam ficar sem resposta aos pedidos enviados para Lisboa? Os seus dirigentes não merecem o respeito dos nossos?

O Sporting é uma instituição centenária, respeitado e reconhecido como um dos grandes da Europa.
Tem de continuar assim. E quem o serve deve perceber isso, com mais ou menos erros de percurso mas sempre tendo presente que está ao serviço da instituição e não o contrário.

Tuga72

PS - Espero ansiosamente por uma tomada de posição firme contra a vergonhosa comunicação social desportiva deste país.

Ronaldo disse...

tuga72,

Ainda não temos o plantel fechado? Se a opção desta direção fosse aumentar o passivo em mais 100m€ acredito que já estaria. Nem que fosse pagando 2M€/ano a 22 Bojinovs...

Para mim é simples. Justificação rápida para a má gestão de Godinho Lopes (será que chega? é que muito mais haveria para dizer):
- 7º lugar
- pela 1ª vez (desde que me lembro) fora da Europa
- aumento do passivo em mais de 100 M€
- 4 ou 5 treinadores em 2 anos
- 3 ou 4 modelos diferentes para a gestão do futebol em 2 anos (assim de repente, e com algumas variantes pelo meio, lembro-me do tridente, do regime presidencialista e do manager)

Fdx, se o BdC se aproximar deste registo (mesmo que de longe) é correr com ele! Rua com ele! Para mim a exigência para com BdC vai ser igual à que tive com Godinho.

Se BdC vai cometer erros? Claro que vai. Há alguém que não os cometa? Não vale é exagerar e igual a desgraça do passado recente que escrevi em cima. Espero e acredito que fará muito melhor.

johnC disse...

Tuga72,

algumas coisas que dizes seriam verdade se os outros atrasados não tivessem rebentado com 100M! Como é óbvio que não se pode exigir o mesmo que se exigia há algum tempo atrás (e este dinheiro não veio do bolso deles, porque se viesse não havia problemas, mas neste caso foi o Sporting que ficou a arder!).

johnC disse...

E já agora, continuam a dizer que o BdC disse que ia ser tudo fácil.. MENTIRA! Tanto ele como o Couceiro foram bem claros sobre o futuro que nos esperava... e não era preciso ser nenhum adivinho para o saber!

Daniel disse...

Tuga72, bom esforço. Foi em vão, mas foi um bom esforço.

Vai ser impossível discutir-se seja o que for pois o discurso instalado vai ser suportado na desculpabilização por comparação com o passado.

É uma estratégia. Não se percebe quem ganha com isto, mas é uma estratégia.

Daniel disse...

Lá estás a armar-te em carapau de corrida.

Queres um exemplo e usas o terceiro GR que bem sabes quem é?

Porque não usas o exemplo do Carlos Mané? Não da jeito outra vez?

E o pedro mendes assinou pelo parma na B? De certeza? Então não era uma liga sem visibilidade?

És muito fraquinho. Não perco mais tempo com a tua incoerência e seguidismo.

Ronaldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo disse...

Sai mais um desenho para o ignorante do Daniel:

O Pedro Mendes teve a visibilidade da equipa B e assinou por um Parma (vamos ver em que equipa do Parma ele vai jogar...).

O Ilori teve a visibilidade da equipa A e tem equipas como o Liverpool e Valência interessadas.

Exemplo do Carlos Mané? Então aprende a ler o que os outros escrevem. Vou repetir o que escrevi uns comentários atrás:
"Faz sentido renovar já com alguns sim, mas nem todos têm o mesmo potencial..."

Carlos Mané? Claro que faz sentido renovar com ele!

Renovar até 2016 com todos os jogadores da B como deste a entender(" iniciar o a época com os 22 jogadores da equipa B com pelo menos 3 anos de contrato")? És muito mau! Não adimra que tenhas defendido (e continues a fazê-lo) os coveiros e incompetentes que geriram o Sporting nos últimos anos!

Para além de mau, deves ter problemas de memória. Dou-te, mais uma vez, uma ajuda:
- 7º lugar
- no 1º ano fora da Champions
- no 2ª ano fora da Europa (pela 1ª vez desde que me lembro)
- aumento do passivo em mais de 100 M€
- 4 ou 5 treinadores em 2 anos
- 3 ou 4 modelos diferentes para a gestão do futebol em 2 anos (assim de repente, e com algumas variantes pelo meio, lembro-me do tridente, do regime presidencialista e do manager)

Não vás à farmácia, não...

Ronaldo disse...

Haverá mais alguém no mundo, para além do Daniel, que não percebe o facto da equipa A do Sporting dar mais visibilidade a um jogador do que a equipa B?

Ronaldo disse...

Próxima AG num domingo (30 Junho) às 14h.

Boa altura para:
- ficar a conhecer a verdadeira dimensão do estado de calamidade em que colocaram o Sporting;
- colocar todas as dúvidas e questões a BdC e restante direção.

johnC disse...

"iii) Aumento do capital social da Sporting SAD por entrada em
espécie, a realizar unicamente pela sociedade Holdimo –
Participações e Investimentos, SA, no montante de Euros
20.000.000,00 (vinte milhões de euros), mediante a conversão
em capital social de créditos da Holdimo sobre a Sporting SAD;"

Afinal sempre existiam os 20M... boa sorte para a próxima batalha, antis-BDC!

johnC disse...

"(i) Alterar o artigo 4.º dos estatutos da Sporting SAD, com vista a
conceder autorização ao Conselho de Administração para que
este possa deliberar um ou mais aumentos do capital social da
Sporting SAD até ao montante de Euros 18.000.000,00 (dezoito
milhões de euros), a realizar por novas entradas em dinheiro
através de subscrição particular junto de investidor ou
investidores de referência seleccionado(s) pelo Conselho de
Administração da Sporting SAD com emissão de até 18.000.000
(dezoito milhões) de novas acções ordinárias (categoria B),
escriturais e nominativas;"

faltou esta parte

Ronaldo disse...

johnC,

Posso estar enganado, mas penso que esses 20M referem-se a uma dívida que as anteriores direções assumiram com essa empresa (Holdimo) e que vamos liquidar dessa forma.

Do(s) investidor(es) são 18M:

"(i) Alterar o artigo 4.º dos estatutos da Sporting SAD, com vista a conceder autorização ao Conselho de Administração para que este possa deliberar um ou mais aumentos do capital social da Sporting Clube de Portugal- Futebol SAD num montante total de Euros 18.000.000,00 (dezoito milhões de euros), a realizar por novas
entradas em dinheiro através de subscrição particular junto de
investidor ou investidores de referência seleccionado(s) pelo
Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal -Futebol SAD com emissão de 18.000.000 (dezoito milhões) de novas acções ordinárias (categoria B), escriturais e nominativas;"

Mas os especialistas que se pronunciem...

johnC disse...

http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/propostaAG_ponto2_ponto_3_ponto4_300613.pdf

Estamos, e vamos estar, hipotecados até à ponta do cabelo mais espetado..

Vamos ver que alterações querem fazer no escalonamento de sócios..

johnC disse...

Ronaldo,
Sim eu é que não tinha metido a outra parte.. erro de copy-paste mas meti de seguida.. agora já sei a nova lenga-lenga.. não são 20 são 18 :D

johnC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
johnC disse...

Na verdade das verdades até são 38 :P Porque uma conversão de divida em acções não deixa de ser um investimento da empresa e uma dívida que deixamos de ter. Pelo que percebo a ideia é ficar com 50%+1acção, com a Holdimo a ficar com cerca de 25% da SAD e o resto a ser dividido por outros investidores. Mas há muita coisa para saber: prazos da dívida aos bancos, o que acontece às VMOCs se não tivermos € para as pagar, os juros dos empréstimos que vamos pedir, as hipotecas ao património (só estranho já não estarem hipotecadas.. até as canetas bic devem estar neste momento), o que querem mexer acerca das categorias de sócio e votar ainda o orçamento.. será uma assembleia para durar e durar! Que haja participação é o que peço...