segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Director Desportivo

Faço aqui a minha análise aos nomes mais ventilados para Director Desportivo do Sporting, com as minhas dúvidas e certezas:
Luís Freitas Lobo
Será porventura o comentador desportivo que mais aprecio pela sua simpatia, isenção e conhecimentos do fenómeno do futebol. Por outro lado também penso que a sua inexperiência no cargo pode ser prejudicial pois nunca terá contratado na vida um jogador ou terá contactos junto de clubes e empresários.
Ricardo Sá Pinto
É provavelmente um dos nomes mais consensuais no universo sportinguista. Um nome apreciado pela grande maioria dos adeptos. Mas também não tem nenhuma experiência no cargo. Poderia ter também um elemento agregador que ajudaria a acabar com as patéticas guerrilhas internas que existem no clube.
Carlos Freitas
O mais experiente dos três. Fez trabalho meritório em Alvalade, mas também contratou muito "entulho" para o clube, sabe-se lá em que condições. Tem a seu favor as fortes ligações com importantes empresários e o facto de ter uma gigantesca base de dados de jogadores. Tem feito um bom trabalho no Braga, que continua na ribalta, mesmo após a mudança de treinador.
Qual dos 3 prefiro? Sinceramente não sei. Com Carlos Freitas já sabemos com o que contamos. Será bom? Não sei. Qualquer um dos outros dois poderá ser uma agradável surpresa... ou não! Um tiro no escuro que pode ou não ser bem sucedido.

26 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo Sá Pinto, sem duvida.
É o melhor para combater o Herri Batasuna ...

Anónimo disse...

Se for possivel dá nos cornos em alguém,nem que seja quem o despediu,como o fez ao Seleccionador Nacional

Sporting até morrer disse...

E que tal se forem dois = Sá Pinto e Luís Freitas Lobo?

Carlos Freitas não me parece que venha a ser bem recebido em Alvalade, sobretudo pela forma como saíu.

SL

Anónimo disse...

Tb sou a favor dos dois. R. Sá Pinto e L. Freitas Lobo.

Anónimo disse...

Há coisas que não dão mesmo para entender.. e esta onda anti-carlos freitas é uma delas.

Os dois campeonatos que ganhámos nas 3 últimas décadas foram com o Carlos Freitas como Director Desportivo.

O homem é perfeito e só fez excelentes contratações? Não. Mas fez mais que do que todos os outros juntos. Está a fazer um excelente trabalho no Braga e não vejo porque não há de ser bem recebido em Alvalade.

SL,
Mig

João Pedro disse...

Alguém me explique por favor como é possível alguém passar de comentador para Director Desportivo.

Que andava doido para ser treinador já eu tinha percebido á muito, mas parece que ainda lhe vai sair o Jackpot. Faça-se as coisas com um mínimo de pés e cabeça pf, já chega de circo.
Alguém me diga por favor, quem é o Luís Freitas Lobo??

VMP disse...

Carlos Freitas sem duvida que seria uma mais valia.

SL

João Pedro disse...

Mig,


O Carlos Freitas, não tem no Braga a margem que tinha no Sporting, ou seja por cada contratação acertada, fazia outra de qualidade duvidosa e comissões para aqui, comissões para ali acho que é fácil entender o resto. Isto deve ter sido bom para algumas pessoas, para ele foi de certeza, para o clube nem tanto.

Por outro lado é uma daquelas figurinhas que aparecem no mundo do futebol não se percebendo muito bem como, e que na realidade contribuem mais para especular e inflacionar o valor dos jogadores. Ás vezes lá acertam, mas também se não o fizessem de vez em quando, dificilmente se credibilizavam minimamente.

Lá quem o ouve falar, não o leva preso, o que pelos vistos ainda ilude muito boa gente.

EL TIBURCIO disse...

Luis Freitas Lobo com toda a certeza...

ze disse...

R. Sá Pinto e L. Freitas Lobo. gosto da ideia

Carlos disse...

Joao Pedro B. visto ques ainda não te vi a elogiar nada no nosso clube nem nenhum nome de possiveis treinadores e directores desportivos de que se fala, gostaria de saber na tua opinião quem seria as pessoas para esses dois cargos, com todo o respeito?

Anónimo disse...

Não concordo com o regresso de Carlos Freitas. Acho que são precisas caras novas... ele próprio abandonou o SCP por desgaste. Aliás acho que um dos grandes erros de JEB foi não ter mudado a direcção, entrou pa presidente mas no resto continuaram os mesmos. Luis Freitas Lobo é uma excelente aposta para observador de jogadores, análise do modelo desportivo, mas nunca para director desportivo.
Para director desportivo acho que Paulo Futre era excelente. Já tem experiência no cargo (Atl Madrid) e deve ter imensos contactos no mundo do futebol.

Anónimo disse...

O Luís de Freitas Lobo sabe mais de futebol de olhos fechados, do que a maioria de mt profissionais do futebol de olhos abertos!

João Pedro disse...

Carlos,

Já respondi a isso antes, contudo posso voltar a fazê-lo:

O Sá Pinto como directo desportivo ou em qualquer função próxima do terreno de jogo parece ser consensual.

O treinador ideal, se bem que custe admitir a muita gente teria sido o Jesus, quando isso ainda era possível as pessoas não agiram e preferiram pensar primeiro nelas próprias em vez de pensarem no clube.
Como agora não é possível, tem que se olhar para outras soluções umas mais outras menos consensuais, tais como:

A. Vilas Boas,
Manuel José (duvido que esteja interessado),
Pessoalmente, gosto do Daum e do Magath, também duvido que seja possível trazer qualquer um.
Mas vamos a ver, pode ser que o JEB ainda faça um brilharete e apareça com o Jesus.

E agora com todo o respeito, pergunto-lhe eu, quer que diga bem de quê? Assisto a isto há 25 anos, vi o clube ganhar dois campeonatos, deveria estar satisfeito?
De quem mais posso dizer bem?

- Do clube possuir cada vez menos património e maior passivo?

- De assistir ao clube a ser espoliado por uma corja cuja primeira orientação não é definitivamente o interesse do clube.

- De ficar em 2º lugar?

Não entendo como ainda se equacionam certos nomes, pessoas e interesses que pelo que fizeram ao clube e pelo que representam deviam ser erradicadas.

ThiagoSilva disse...

O freitas lobo é mais uns dos teóricos comentadores, mas uma coisa é perceber de futebol no papel, outra completamente distinta é no campo, aí a música é outra. É verdade que ele tem paletes de jogadores analizados e equipas pela força do trabalho de comentador, mas em quais os critérios que usa para avaliar um jogador?? pelo destaque que este tem na equipa que joga? Faz-o com base em critérios observacionais de jogadores? Um jogador tem de ser avaliado técnicamente, fisicamente, psicologicamente, tácticamente e mtos mais parametros. O freitas lobo, até pode ser mto competente, mas neste momento n estamos em condições de dar tiros nos pés..Eu apostava no Futre talvez, n sei é se quer vir. o Sa pinto para a estrutura da sad parece me boa ideia, é leão, gosta do clube, tem mistica e poderia ajudar mto.. Saudações leoninas

Anónimo disse...

O João Pedro B é um dos que estão sempre do contra :) Não tenho nada contra isso, desde que hajam razões, claro. Por isso, tenho uma questão: que história é essa das comissões do Carlos Freitas? Isso é uma suposição ou tem de facto informações que queira partilhar?

Mig

João Pedro disse...

Não me vai certamente dizer que não sabe que quem intermedeia as contratações recebe geralmente comissões, tivemos recentemente o caso do Grimi que pelos vistos ninguém ligou muito, no caso do Carlos Freitas o mais estranho foi o numero de jogadores de qualidade duvidosa que trouxe.

Mas olhe, faça o seguinte:
Acorde e veja a realidade como ela é, analise factos e sobretudo os números ou então se quiser continue no pais das maravilhas e fantasie o que quiser.

Sérgio disse...

O caso do Grimi é publico um jogador que por 65% do passe o pagou 2,5M e foram pagos ainda + 2M entre comissão do empresário + um prémio de assinatura do jogador está lá no RC da SAD de 2008/2009.

Mas para mim o caso mais gritante até hoje foram os 5M pagos a quase 10 anos pelo passe do Tello ou Kmets e Hanuch e outros sempre houve negócios ruinosos no clube só tendo uma pessoa competente no lugar de director desportivo poderemos reduzir drasticamente os barretes.

Sérgio disse...

Sim digo reduzir porque, barretes todos enfiam uns mais do que outros e nisso não estamos assim tão mal comparativamente com os nossos rivais.

SL,

Anónimo disse...

João Pedro B,
Tanto quanto sei, quem tem direito a comissões são os empresários, não os directores desportivos.

Claro que não me surpreende nada que em muitos clubes haja gente a sacar por fora, tal como em tudo neste país. Mas como não gosto de acusar ninguém sem provas e como pareceu saber do que falava, daí a minha pergunta. Não se chateie.

O que eu sei é que, enquanto o C. Freitas lá andou, contratámos bons jogadores, pelo meio um ou outro fiasco como é normal, e por duas vezes acabámos campeões. E eu sou dos que preferem ganhar a ficar em segundo.

Mas olhe, creio que pela primeira vez desde que vejo os seus comentários, estou de acordo consigo numa coisa: o JEB fazia um grande brilharete se conseguisse trazer o Jesus. Ai isso é que era :D

SL,
Mig

Anónimo disse...

Comentamos tudo e mais alguma coisa.
Achamo-nos experts em tudo.

Nunca nennhum nome será concessual, entre 4 milhões de adeptos.

QUEM VENHA QUE TENHA SORTE. CÁ ESTAREI PARA O AJUDAR A FAZER UM BOM TRABALHO. SÓ ASSIM SEI SER SPORTINGUISTA.

Edu Mart

João Pedro disse...

Ter o Carlos Freitas como director é o pior cenário, significa essencialmente colocar o clube á mercê e sujeito a empresários, o que nem é coerente com a politica de formação, algo que também não acredito muito, pois acho que tem sido mais uma fantasia do que outra coisa.
Por outro lado impossibilitaria também que o departamento de Scouting/prospecção funcionasse, aliás nem interessava. Desta forma o Sporting nunca conseguiria descobrir jogadores estrangeiros acima da média baratos ou seja antes de serem conhecidos, assim dificilmente se voltam a encontrar Balakov's e outros do género.

Anónimo disse...

fdx!!! voces so podem mesmo estar a brincar quando falam no freitas lobo! mas voces julgam que isto é um programa de televisão ou quê?
quem é o luis freitas lobo ou o que sabe ele? caracteristicas dos jogadores? eu tambem jogo FM...conheço jogadores que nem vos passa pela cabeça. se essa for uma caracteristica para Dir. Desportivo, entao eu envio já o CV para me candidatar ao cargo.

por amor de deus...ganhem juízo e sobretudo um pouqinho de ambiçao!

Anónimo disse...

Director Desportivo - L.F. Lobo
Treinador - Jorge Gabriel
Massagista - Sonia Araujo

Que acham ? Hum Hum ?
Agora fora de tangas, Lobo é a melhor opção, mas gostava mais de o ver como treinador

Anónimo disse...

Director desportivo Luis Figo e como treinador Inácio.É a minha aposta

Luciano disse...

Os dois? Ainda há dias se queixavam dos chulos que andam aí a mamar tostão, mas agora querem ter dois directores desportivos...

Penso que é uma ideia completamente irreal. Dos três, Sá Pinto.

Sou daqueles d'a culpa é do Freitas'. E o Freitas Lobo se quer tal coisa que faça como o seu colega Azenha e comece por baixo para o tombo não ser muito grande...

SL