segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O importante papel de Sá Pinto

Ricardo Sá Pinto terá um papel na estrutura do futebol mais importante do que pensamos. A vinda de Carvalhal tornou-o mais óbvio.
Carlos Carvalhal é tido como um treinador trabalhador, metódico estudioso e forte na componente táctica. Mas, é-lhe apontado como maior defeito a falta de pulso em balneários complicados, e o do Sporting será um desses casos. É aqui que Sá Pinto pode ter um papel importantíssimo de união dentro do balneário e a estancar os problemas que vão surgindo com o tempo, além dos já existentes. Sá Pinto será o homem ideal para esse tipo de tarefa, e vamos ver como se sai esta dupla.
Uma coisa curiosa será ver como reagirão os adeptos "desconfiados" (como eu) de Carvalhal, se este entrar no campeonato com uma vitória sobre o Benfica!

29 comentários:

Anónimo disse...

Todos são importantes, não é só o Sá Pinto.
Miguel Salema Garção, como Team Manager, tem um papel tão ou mais importante do que Sá Pinto na medida em que a planificação, a articulação e a antecipação das situações são de uma importância extrema, apesar de menos visíveis.
É bom não começarmos a endeusar estérilmente um elemento em detrimento dos outros. Todos são importantes.

Titular Indiscutível disse...

Caro anónimo:
Não estou nem quero endeusar ninguém. Apenas a referir o papel de Sá Pinto no balneário. Salema Garção creio que vá ter um papel importante mas mais burocrático.

ze pedro disse...

falta de pulso? nem acredito neste post. O treinador que não tenha pulso bem pode contar com o director desportivo! O treinador é que têm de dominar o balneário.

Eu não tenho pulso no meu filho mas como o avô dele é autoritário está tudo bem.

JL disse...

Alguém, por favor, me pode dar uma explicação credível para o treinador não ser apresentado e gravar um vídeo a ser transmitido no site?!

Filipe disse...

Por uma vez estou de acordo com o JL, como é possivel não haver apresentação oficial? Isto é o clube do bairo ou o Sporting??
Era pro JEB, mas a cada dia que passa fico deçecionado.

Anónimo disse...

Fernando Sobral
Bettencourt é um número 10?
fsobral@negocios.pt

Todas as equipas procuram um número 10. Sem um 10 que pensa e ilumina cada ataque, as equipas parecem cegas. O Sporting pensou que o sr. José Eduardo Bettencourt poderia ser o número 10 na direcção. Mas, desde o início, o sr. Bettencourt nunca foi...

Todas as equipas procuram um número 10. Sem um 10 que pensa e ilumina cada ataque, as equipas parecem cegas. O Sporting pensou que o sr. José Eduardo Bettencourt poderia ser o número 10 na direcção. Mas, desde o início, o sr. Bettencourt nunca foi um número 10: provou-o ao falar do modelo empresarial do clube e ao comportar-se como um adepto na contratação do sr. Matias Fernandez. Com o tempo, o futebol demonstrou a inutilidade das palavras. Antes, as de telenovela. Agora, as de filme dramático. Como número 10, o sr. Bettencourt não ilumina a equipa nem pensa a estratégia de vitória: falha passes como um iniciado. Tudo começou com um equívoco: antes de ser uma indústria, o futebol é um jogo. Quando não se ganha os melhores projectos empresariais do mundo, como na economia de mercado, vão à falência. A estratégia do sr. Bettencourt para o futebol revelou-se um desastre. E é inútil escondê-la por detrás do mobiliário de "design" moderno a que se convencionou chamar projecto empresarial para o futebol.

O sr. Bettencourt falhou nos meios e nos fins. Falhou na escolha do modelo de futebol: a prova é que toda a estrutura do sector saiu. Falhou porque, com os escassos meios disponíveis para contratar, escolheu reforços de peso que se revelaram inúteis (excepto o sr. Matias Fernandez).

Se queria ir à Liga dos Campeões para ganhar dinheiro, tinha de investir para ter retorno. Não o fez e os resultados estão à vista. Fazer milagres com trocos que se descobrem no bolso só está ao alcance do Rei Midas. O sr. Bettencourt não sabe construir jogo e não sabe defender a equipa. O sr. Paulo Bento era o seu treinador para sempre, até que caiu e ele ficou impávido e sereno. Um número 10 não se esconde do jogo. Depois o sr. Bettencourt decidiu falar. Mas quando se buscam inimigos internos invisíveis para desculpar os erros de direcção e de gestão é porque entrámos no domínio em que a democracia só é boa quando todos estão de acordo com a voz do chefe. A sua ladainha com os "terroristas" e o "Batasuna" são tão ridículas que só quem quer ver o acessório e se recusa a olhar para o essencial pode aplaudi-las.

O mais grave é que o sr. Bettencourt tem uma visão do Sporting como um clube de casta. Não se duvida que o Sporting sempre foi diferente do Benfica ou do FC Porto, mais populares. A sua ameaça de "correr" com adeptos faz pensar que o sr. Bettencourt gostaria de ter no Sporting uma monarquia absoluta. Sem visão estratégica para o clube, mas com o silêncio amordaçado dos adeptos. Esquece-se que uma empresa não se faz sem o capital humano e um clube não existe sem adeptos. Talvez esteja na hora do Sporting procurar, no mercado, outro número 10.

CANOS SERRADOS disse...

Excelente este texto!!!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=g-aEqZmgiig&feature=player_embedded

Cambada de labregos

Anónimo disse...

JL

Porque?

Para que na apresentação apareçam logo adeptos a vaiar o treinador?!?

CANOS SERRADOS disse...

Oh Anónimo!!! E porque é que será?!? Porque ele é bom?!? Isso é um argumento à JEBm sim senhor!! Porque os adeptos são chatos e ainda por cima falam, então é melhor ser assim!!! Escondidos!!

O mais grave é que ainda há pessoas que acham isto bem!!!! Realmente a maioria dos sócios e adpetos do SCP merecem o que está a acontecer!!!

Anónimo disse...

Não não acho bem mas acredito que existem sitios e formas proprias de expressar opiniões.

Eu também não sou a favor do CC mas para assistir a mais uma conferencia de imprensa com sócios a insultarem os responsaveis do nosso clube não obrigado!

JL disse...

Anónimo,

Se há a possibilidade de o treinador ser vaiado no dia em que é apresentado, então é caso para se pensar porquê.

Será que é porque o SCP foi buscar um treinador à sua altura?

Mas mais grave que isso, parece-lhe que as pessoas sérias resolvem os problemas a negarem a sua existência?

"Se eu não os deixar vaiar, eles não vaiam"

Será isto? O que segue? Trancas ao estádio para não se assobiar a equipa? Revistas à porta para não entrarem lenços brancos?

Ou talvez não deixarem entrar faixas com dizeres...desagradáveis.

Ah, espere, isso já fazem.

SCP de JEB, a Coreia do Norte do futebol.

SL

Anónimo disse...

OK JL

Eu sinceramente já nem discuto a falta de bom senso que existe em comparar um regime como a Coreia do Norte com JEB e o Sporting.

Junte-se com aqueles que se apelidam de verdadeiros sportinguistas e donos da razão, comprem armas (não deve ser dificil de conseguir) e tomem o clube à força! Façam isso! é insuportavel ter-vos todos os dias com a mesma conversa o mesmo estilo as mesmas ofensas!

O Sporting hoje mais parece um partido politico ou mesmo a governação de Portugal. Todos fariam melhor se lá tivessem, qualquer medida tomada não serve...

Apelo, se efectivamente LR é Salema Garção, convença o JEB a sair do clube e proponha os nomes de JL, Canos Cerrados ou outro qualquer para presidente do clube.

Eu estarei cá para apoia-los e não insulta-los ou recorrer à má educação e violência.

SL

CANOS SERRADOS disse...

Anónimo,

Na verdade não só te escusaste a comentar a história da Coreia do Norte, como te escusas a comentar seja o que for. É que tirando a conversa das armas e da força e das demissões, não falaste nada, como é hábito nos pro JEB.

O que é triste é que um treinador seja contratado, nos moldes em que foi e, sobretudo quem foi, e nem uma apresentação seja feita. E a justificação qual é?!? Ah e tal porque vêm para aqui dizer mal e contestar!! Isso é justificação para alguma coisa?!?? Mas será que porque o senhor foi eleito tenhamos todos que ser cegos?!? Não percebemos que, mais uma vez, pôs a pata na poça e teve que resolver as coisas em cima do joelho e mal, aliás como sempre?!?! Custa muito aceitar isto?!?!?

Anónimo disse...

Quando num pais supostamente civilizado um grupo de adeptos tenta entrar à força nas instalações de um clube recorrer à policia é crime?

Que eu saiba todo e qualquer protesto manifestação, etc., tem que ser previamente autorizados pelo governador civil e caso não o sejam, os orgãos de soberania podem recorrer às autoridades.

Num estádio de futebol temos a possibilidade de realizar exactamente o que se pretende. Manifestar desagrado como o clube é gerido. Mas pelos vistos as vaias e os lenços brancos já não parecem ser suficientes.

Caro Canos Cerrados,

Em qualquer uma das suas intervenções, qual foi o contributo que deu para o clube?Zero creio eu!

Catiiii disse...

Se ele entrar cm uma vitória, todas as "más linguas" passarão a adorar o Carvalhal. mas esse será o primeiro teste dele, que, óbvio, se espera que passe.

SL

Catiiii disse...

primeiro teste pk presumo que cm o Pescadores não se ponha em causa a vitória... se o fizesse não estaria a acreditar nada na equipa que ainda temos.
SL

CANOS SERRADOS disse...

Pois anónimo, presunção e água benta cada um toma a que quer!!!

É que as tuas contribuições têm sido muitas!!! E positivas!!!

Anónimo disse...

Se os Sócios soubessem que passados 6 meses do consulado Bettencourt, estaríam em 8º lugar a 7 pontos do lanterna vermelha, teríam como treinador Carlos Caralhal, como adjunto um tal de Rifa!!?? e como Team Manager Salema Garção...Será que daríam os mesmos 90% dos votos a este Conselho Directivo??

CANOS SERRADOS disse...

Dariam dariam, atão não dariam!!!

Sporting até morrer disse...

Meus caros,

Apesar de ser defensor das apresentações dos treinadores, desta vez tal não aconteceu, o que é no minimo estranho...

Se JEB está com medo de alguma reacção, não a deve ter pois isso faz dele um presidente fraco.

Se está a tentar proteger CC de perguntas inoportunas tipo "CC foi segunda ou treceira escolha para o Sporting?", também não o deve fazer.
Deve é assumir as suas acções e colher as consequências dos actos.

Agora que CC cá está, quero ouvir mais vezes falar de futebol e menos de presidentes, e especialmente ouvir muito menos discursos destes presidente.

SL

Anónimo disse...

http://www.sporting.pt/Videos/videos_vd_futscpccarvalhal_161109_55965.asp

Os primeiros 3 minutos é a convidar os adeptos para irem ao estádio.

Os 2 minutos seguintes é a falar da auto estima dos jogadores e que os adeptos vão ajudar.

O minuto seguinte a dizer que vai pensar jogo a jogo.

Algumas perguntas que ficaram por fazer:

1-Quando foi contactado pela 1ª vez para ser treinador do Sporting?

2-Não se sente uma 2ª escolha após a não contratação de André Villas Boas?

3-Porquê a assinatura de meia época de contrato com mais uma de opção? Não se sente um treinador a prazo?

4-Qual a constituição da equipa técnica?

5-O Sporting tem plantel para jogar em 4-4-2 losango. Nas suas equipas costuma utilizar um 4-3-3. Que sistema táctico vai utilizar?

6-A 11 pontos da liderança e com um Sporting-Benfica na próxima jornada, sente que é um jogo decisivo para o recuperar do Spoting?

7-Como vê as opiniões de muitos spotinguistas que são contrários à sua contratação?

8-Stojkovic vai ter hipóteses de jogar?

9-Que posições pensa reforçar em Janeiro?

Algumas das perguntas que ficam por responder.

Uma entrevista de 7 minutos com perguntas amigas onde metade do tempo passa a pedir aos adeptos para irem aos estádio.

Anónimo disse...

Carvalhal está no Sporting Clube de Portugal em transito pois no final da época, depois de assegurado o objectivo principal - a manutenção - segue para a Covilhã, para assinar pelo Sporting local.

CANOS SERRADOS disse...

Ou seja, nem sequer percebo porque razão contrataram um treinador, e porque razão existe um presidente. Se foram os adeptos que correram com o PB, se são os adeptos que colocam o SCP em baixo, e se são os adeptos que podem levantar o SCP, porque razão não nos deixam a nós, adeptos, e já que temos as costas largas treinar e presidir aos destinos do clube?!??

Anónimo disse...

"Catiiii disse...
Se ele entrar cm uma vitória, todas as "más linguas" passarão a adorar o Carvalhal. mas esse será o primeiro teste dele, que, óbvio, se espera que passe.

SL

16 de Novembro de 2009 16:48"


Olha que não!...Se ele começar a ganhar e enquanto a equipa ganhar, eles calar-se-ão até que haja uma derrota, para voltarem à carga com a mesma conversa, sem tirar e nem pôr. Teremos que os aguentar por aqui e por outros lados, pois como se sabe, eles não são muitos, mas arranjaram-se para se desdobrar e aparecer em quase todos o blogues, para ver se conseguem o que pretendem,destabilizar o mais possivel, fazer tudo para que o poder caia na rua e tomar o comando do clube, não pela via das eleições(eles não são democratas), porque sabem que não têm implantação na massa associativa do Clube.A única coisa que os pode esmorecer e perder força, é que tudo possa melhorar em Alvalade e os resultados surjam, o que espero venha a acontecer em breve.Esse é o único medo que têm, porque de resto nada os fará recuar.Em nenhuma actividade,o esquerdismo radical nunca conseguiu bons resultados.

Anónimo disse...

Ó patego das 21:42
democracia? com sócios com 20 votos cada e outros só com 1?

Anónimo disse...

Mas que grande peixeirada. Desconfio que pela forma de alguns embolados (perdão, cerrados) e jl´s falarem, foram criados noutras casas que não a de sportinguistas e só aqui vêm par destilar as mágoas e os ódios que os perturbam e os amedrontam todas as noites. Se defendem tanto a democracia, porque falam mal de um homem que ainda nem um treino deu? Se defendem o Sporting, porque são so primeiros a deitar abaixo tudo o que o Sporting representa? Têm a certeza que não andam a usar a cor errada? Vão para os lados do Colombo, que lá há muitos como vocês

JL disse...

O grande cultor da educação cívica moral é certamente o anónimo das 2.49, que fala sobre as casas em que as pessoas foram criadas sem as conhecer.

A minha mágoa, caro anónimo, é ter que partilhar o SCP consigo. De resto, tudo impecável.

Um bem haja e continue a mandar postais.

SL

Anónimo disse...

"A minha mágoa, caro anónimo, é ter que partilhar o SCP consigo. De resto, tudo impecável."

E com esta simples frase SL demonstra toda a sua cultura democrática.

Eu não me importo de partilhar o SCP com ninguém, pois não é pertença de ninguém. É de todos os que gostam dele.

Zé da Rocha