quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Reflexão sobre a nossa Formação

Todos sabemos que é da nossa formação que vêm os nossos melhores jogadores (pelo menos ultimamente), sabemos igualmente que os jovens saídos da formação deveriam complementar um grupo já por si forte e não ser eles o núcleo duro de uma equipa, nem terem que ser eles a "carregar" com a equipa às costas.

Lembro-me que antigamente nos queixávamos que vendíamos os nossos melhores jogadores demasiado cedo e não os rentabilizávamos desportivamente no nosso clube. Hoje vivemos o inverso, os jogadores mantêm-se demasiado tempo no clube o que traz outro tipo de problemas.

De uma coisa tenho a certeza se "fizermos" mais algum fora de série na nossa academia, os tubarões da Europa vêm ao nosso clube e levam-no, resta-nos saber vender e bem o jogador como foi feito com Nani, mas como não o foi com Ronaldo por exemplo.

Quando atrás me referia a outro tipo de problemas refiro-me a uma coisa que o empresário Jorge Mendes disse e bem à uns tempos. O SCP ao pedir um preço elevado por Veloso e Moutinho por exemplo, consegue fazer com que eles fiquem mais tempo no clube, mas faz com que outros jogadores não consigam se mostrar e consequentemente se valorizar.
André Martins actualmente no Real Massamá, André Santos actualmente na União de Leiria, são assim tão inferiores a João Moutinho ou Miguel Veloso por exemplo?
Adrien Silva, Wilson Eduardo, Diogo Rosado entre outros não têm qualidade para fazerem parte do plantel sénior do SCP?

Digo isto, mas mantenho o que sempre defendi um plantel com uma alta percentagem de jogadores vindos da formação dificilmente se tornará campeão de alguma coisa.
Por isso se pedimos 30 milhões por alguns jogadores, secalhar não seria tão mau negócio vender por 20 milhões se tivermos algum jovem com valor para a mesma posição "tapado" e a ter de rodar em equipas de menor dimensão.

Isto é apenas uma reflexão, que me parece oportuna, numa altura de mudanças na estrutura técnica e directiva.

Saudações Leoninas

10 comentários:

S disse...

A formação do Sporting já produzía talentos muito antes de existir a Academia de Alcochete e muito antes de sermos governados pelos "Roquettes".
Que fique claro.
Naturalmente que a base da equipa principal do Sporting deve ser fornecida pela sua formação. E o "estádio" último da formação devería consistir, mais ou menos, neste ciclo: no final de cada época são (bem) vendidos 1 ou 2 jogadores, 1 ou 2 jogadores entram na equipa príncipal vindos dos empréstimos e da consequente rodagem que, entretanto (1 ou 2 anos) efectuaram, 3 ou 4 jogadores sobem a séniores e vão rodar e adquirir "calo" de 1ª ou 2ª liga e, se possível, 1 jogador formado no Clube regressa ao Sporting com 31 ou 32 anos vindo de um campeonato europeu mais exigente, mas com a mística, o Sportinguismo e a experiência para fortalecer a equipa e ajudá-la a ter uma identidade mais forte e uma personalidade mais vincada.
Este sería o ciclo perfeito e o apogeu máximo da formação.
Agora, o restante plantel não oriundo da formação (30%, apróximadamente) tem que ser constítuido, maioritáriamente, por boas apostas. Tem que existir a chamada boa gestão desportiva: comprar bem, rentabilizar desportivamente e vender por um preço superior ao valor da compra.
Porque o que se tem visto é uma gestão desportiva altamente incompetente e estupidamente cara. Os barretes são às dezenas num passado bem recente - Farnerud, Had, Bueno, Tiuí, Purovic, Caicedo, Ricardo Baptista, Celcinho, só para não estar aqui mais tempo a referir mais barretes. E assim, não há finanças que aguentem.
Aprender com os erros, assumir os erros e fazer melhor deve ser mais do que uma obrigação, uma exigência.
E os resultados são sempre, de uma forma nua e crua, o grande juíz e o grande avaliador do trabalho realizado.

S disse...

Agora não podemos é ser pouco sérios a avaliar o trabalho realizado.
No Chelsea há duas épocas atrás, o Isrealita Avant Grant perdeu a final da Taça de Inglaterra nos penalties, perdeu a final da Champions nos penalties e ficou em 2º no Campeonato, muito perto do Campeão.
Em suma, não ganhou NADA! Morreu na praia, como se costuma dizer. E foi despedido, sem honra, nem glória. Se fosse no Sporting, o "quase" sería transformado num grande feito, o desastre tranformado num enorme milagre. E esta subversão e inversão de exigência tem baixado a cultura vencedora e retirado a obcessão de ser primeiro.
A grande questão é tão somente esta: o "quase" tem que ser entendido como um falhanço e não como uma pequena vitória.

Anónimo disse...

Apenas uma reflexão sobre "o reflexo" dos talentos da academia... Sendo um adepto da continuidade do Paulo Bento (apenas acho que faltou renovação do plantel) mas tentando ser neutro com este comentário, é um facto curioso que os anos de maior explosão da "escola Sporting" coincidiram com a presença deste senhor enquanto treinador do juniores... Verdade ou não esses são os factos...

Anónimo disse...

ao ultimo anónimo sem querer criticar a sua opinião e os seus factos que não são totalmente verdade,vou-lhe dar um pequeno exemplo da cantera do SPORTING CLUBE PORTUGAL,em que este SrºPaulo Bento nada teve a ver(Figo,Boa Morte,Dani,Simão Sabrosa,Hugo Viana,Cristiano Ronaldo,Quaresma,Nani)...
JUVE LEO AMADORA
SL

Hugo Fonseca disse...

Completamente de acordo, pois estrelas como Figo, Ronaldo ou Nani (destes apenas Nani foi bem vendido, e na altura certa...) não aparecem todos os dias, e para um clube que está numa grave situação financeira não se pode estar à espera de vender ciclicamente "putos" a 25 ou 30 milhões. E mesmo que se venda alguém a 15 ou 20 milhões e não haja mais nenhum produto da academia pronto para preencher o lugar, pode-se investir parte do dinheiro num jovem talento de outra equipa portuguesa ou estrangeira. Se for um investimento acertado, como o dos lamps com o di maria, facilmente haverá retorno desportivo e financeiro. Agora é necessário é o departamente de scouting do Sporting ter qualidade e não falhar contratações. No "ojogo" de hoje vem um artigo que revela que o porto tem 300 olheiros espalhados pelo mundo!...Quantos tem o Sporting? São bons?... Caicedo e Angulo!! Grimmi 4,5 milhões...assim é impossível ser campeão.

Anónimo disse...

Mas achas que jogar no Real Massamá e no União de Leiria é a mesma coisa que jogar no Sporting?

Achas que a pressão e as exigências são as mesmas?
Essses jogadores que nomeias ainda não têm a estaleca para jogar num clube como o Sporting, onde a pressão dos médias e dos adeptos não tem comparação com os outros 2 clubes, que são dignos, mas que não jogam obrigatóriamente para conquistar títulos.Claro que os técnicos que lidaram com eles durante anos, sabem-no bem.

Há sempre alguns que conseguem fazer a transposição da categoria júnior para a profissional com certa facilidade, mas isso não depende dos técnicos, depende bem mais da força de carácter dos jogadores e da força psicológica que possuem naturalmente, qualidades que se trazem da barriga da Mãe.

Anónimo disse...

Hugo Fonseca, não sei se viste a entrevista do PB ao trio de ataque. Ele explicou que o problema não são os olheiros. Ele disse mesmo que muito antes do Benfica contratar o Cardozo ja o SCP o tinha referenciado. O mesmo com o saviola e outras grandes jogadores. O problema é a falta de dinheiro para avançar no momento certo. Não tenho qualquer dúvida sobre a qualidade dos nossos olheiros, agora sem dinheiro levamos com Caicedos e Angulos.

Anónimo disse...

O Sporting falha em 10, 7 contratações e ainda revela um grande defice no aproveitamento dos jovens que saem da acdemia. Varela aos 24 anos estava no ponto...debaixo do nariz do scouting do Sporting, isto é naturalmente decisivo no final das contas, para além de deixar fugir alguns pássaros que tem na mão...Pépe 30 MILHÕES, Danny 30 MILHÕES, Coentrão... Varela...Stojkovic, Carlão???... Poucos são os jovens que saem da academia em condições para singrar, pois normalmente têm que adquirir alguma maturidade e ser emprestados. Se a estratégia é em 100% do plantel 30% ser compras e o restante produto da academia, então é aqui que ainda somos claramente deficientes. A última vez que acertamos no "pacote" completo das aquisições, fomos campeões.

Hugo Fonseca disse...

Ok não há dinheiro, mas esse mesmo treinador não lhe retirando o mérito da conquista das taças e do quase campeonato, gostou do grimmi 4,5m, e enfim...o pouco dinheiro não é desculpa. Melhor que Caicedo é o Saleiro e o Angulo, nas reservas do Sporting ainda deve haver quem faça melhor...se sabiam que o dinheiro era pouco tinham que ser objectivos, sem perder a noção de qualidade. Com pouco dinheiro é que vemos se temos "olheiros" ou imaginação...com qualidade.

Jedi Master Atomic disse...

Hugo Fonseca,

Concordo em parte contigo. Mas olha que encontrar Liedsons não se faz todos os dias.

Hoje em dia é bastante dificil encontrar bons jogadores que já não estejam debaixo de olho por algum olheiro (ou empresario) que trabalhe para clubes de campeonatos melhores.

Claro que se tivessemos €10M para gastar num jogador, podíamos ter ido buscar o Falcão e ainda sobrava.

Quanto à questão do Grimi, não sei se te lembras, ele jogou bastante bem naqueles 6 meses que cá esteve emprestado. E justificava os €4.5M. Na epoca seguinte...pufff....deixou de ser bom jogador....tal e qual como o Romagnoli !!!

Não somos só nós que falhamos contratações. O porto e o benfas falham bastante também, só que como têm mais dinheiro, podem comprar mais.