sábado, 28 de maio de 2011

Ponto da situação

Acabada a época, apresentado o treinador, resta-nos agora debater os jogadores a contratar.

Começo pelos oficialmente contratados, Carrilho, jovem promessa do Peru, 19 anos, veloz, com um drible "para a frente" mas que é inconstante ao longo do encontro. Pelo preço margem de progressão e pelas caracteristicas apresentadas parece-me uma contratação mais que aceitável.

Rodriguez, não é um central que me faça dar pulos de alegria mas tem caracteristicas que mais nenhum central do SCP tem, forte na marcação, muito rápido, apesar de baixo em estatura tem um poder de impulsão impressionante. Teoricamente colocaria-o como 3º central, contando que entram 2 ainda melhores que ele.

O praticamente garantido, Moreno, faz as 3 posições do ataque, é aquilo que eu considero um "tonto" a correr, parece-me que irá chamar muitas vezes "pai" ao Matias, tal são as diagonais que faz durante o encontro. Chato para os defesas e com um feitio muito particular. A verdade é que não teve uma passagem muito feliz na Europa, em 44 jogos fez apenas... 14 golos, o que faz que esse registo seja melhor do que os nossos actuais avançados. Na Colômbia é Goleador. Não acho que este seja a nossa referencia no ataque mas acho que dá muito mais garantias do que os que temos no plantel.

Rinaudo, talvez o jogador que mais me entusiasma até agora. Numero 6 puro, não é um 8 adaptado a 6 como vemos André Santos jogar. Com uma capacidade de desarme fantástica, mesmo que isso em Portugal custe amarelos e vermelhos com frequência. Custou pouco mais de 500 mil euros num negocio que me parece demasiadamente barato para a qualidade do jogador.

Por ultimo falo de Santiago Arias, lateral direito colombiano de 19 anos também falado para o SCP. Aqui já coloco um ligeiro travão nesta saga de jogadores sul-americanos. Bem sei que foi considerado o melhor lateral direito do ultimo campeonato do mundo, bem sei também que o SCP irá contratar mais 2 jogadores com as caracteristicas do Carrilho e este Arias entra nesse perfil, mas sinceramente prefiro neste caso apostar num João Gonçalves do que neste colombiano.

Noutra perspectiva falo de Alex Silva e Bobo, o primeiro considero um bom central, se tivesse no SCP seria titular de caras para mim. O 2º tenho menos conhecimento mas as suas estatísticas dão-nos algumas garantias de golos. Mas tanto um como outro parece que só estão à espera de assinar pelo... Rentistas do Uruguai para depois vir para o SCP!
Se realmente querem vestir a nossa camisola, aceitam as nossas condições, se querem mais dinheiro então que façam boa viagem que jogadores assim não fazem cá muita falta.

Em resumo as contratações tem sido aceitáveis na melhoria do plantel mas ainda não tiveram aquele impulso para levantar o animo aos sportinguistas como aconteceu por exemplo com o treinador.
Acredito que isso acontecerá com um determinado jogador que espero que se concretize o negocio, mas a falhar, outro com essas caracteristicas (galvanizador dos adeptos) terá que ser procurado.

Saudações Leoninas

33 comentários:

RRAleixo disse...

leão revisor,

a titulo de curiosidade quem estamos a tentar contratar, podes dize-lo?

SL

Alexandre Ferreira disse...

Uma dúvida me assalta.
Esta 1/2 equipa sul-americana não pode jogar toda junta pois não? São extra-comunitários, nãpo são?
Então, vêem para...ser suplentes?
Desculpem a minha ignorância.

Leão da Madeira disse...

alexandre Iº,

penso que em portugal no existe tal regra. senao o benfica nao jogava.

surpreende me a forma como se está a trabalhar no sporting. nao dava nada por esta direcçao. vamos aguardar pra ver se conseguimos começar a epoca com uma equipa de futebol com elementos individuais de qualidade mas tambem uma equipa colectvamente praparada pra competiçao

SL

vitor disse...

Revisor,

El Mudo, de betão!

Só algumas lesões o têm impedido de representar um gigante europeu.

"Defesa central de grande capacidade fisica, quase intransponivel junto à relva, tanto em lances de um para um como nas dobras."

"Muito forte na marcação e no desarme, ganha todos os lances divididos."

"Não sendo muito rápido, é perfeito no posicionamento, sempre no sitio certo, muito disciplinado, grande capacidade para subir no terreno, sempre com muito critério e com a bola controlada, lança os ataques da equipa. Não sendo muito alto, compensa com posicionamento e capacidade de antecipação."

Requer ao seu lado, quem privilegie mais o contacto fisico e ao mesmo tempo forte no jogo aéreo.

Foram este tipo de apreciações independentes que garantiram a vinda de Alberto Rodriguez, um gigante no centro da defesa quando está bem fisicamente, desde há muito assegurado.

SL

P.S. Muito estranho a ausência da reestruturação, a ser levada a cabo na Academia, aqui no blogue. Com duas baixas de vulto, também já anunciadas. José Manuel Torcato e o próprio director geral.

Alexandre Ferreira disse...

Leão da Madeira.
Mas não existe nas competições europeias?
E não joga o SLB com jogadores sul-americanos mas com «passaporte comunitário»?

Alexandre Ferreira disse...

Vitor.
Então o companheiro do eixo com El Mudo não poderá ser o Carriço...

Leão da Madeira disse...

alexandre Iº


creio que nao, nao tenho a certeza mas penso que essa lei so exste em algumas ligas, nas competiçoes europeias penso que nao. mas nao tenho a certeza

Pedro disse...

Antes de mais, parabéns a quem quer que seja pela manutenção de Luis Duque na estrutura. É uma peça essencial na luta pelo titulo.

Quanto às contratações, sinceramente não conheço nenhum à excepção de rodriguez... Rinaudo abre certamente boas perspectivas, carrilo e arias são uma incognita e moreno tanto pode ser um Nilmar como um bueno (a passagem menos boa pela europa deixa-me de pé atrás...)
Rodriguez obviamente não chega. Espero por Garay ou alguém como Garay. Alex Silva não conheço, até pode ser bom jogador mas detesto que seja irmão do luisão. Bobo é mais um que não conheço mas está a demorar muito a assinar...

Espero que Carriço seja vendido o mais depressa possível, que Vuk siga o mesmo caminho, que Hugo Almeida se deixe estar muito bem onde estáe que venham dois extremos, um central que dê garantias e um ponta de lança de renome internacional!!

SL

Pedro - Sporting sempre

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Maria disse...

Não há qualquer problema com os extra comunitários. Na nossa liga não há problema e na europa também não.

vitor disse...

alexandre,

Claro que pode ser. Mas mais do que complementarem-se são muito similares. Ambos precisam do mesmo parceiro no centro da defesa. O Carriço foi obrigado a crescer muito depressa, nomeadamente na questão da liderança.
A meu ver está perfeito para os periodos de lesão muscular do Rodriguez, que eu não acredito que vão passar.

Para além de que podem sempre sair jogadores. Que não restem duvidas Carriço já é dos melhores no centro da defesa em Portugal. Da mesma forma que o clube não se pode dar ao luxo de negligenciar encaixes financeiros significativos no momento que atravessa.

O próprio Polga que não tendo estado ao nivel que nos habituou, nomeadamente nas 2 ultimas épocas, voltou a estar imperial no ultimo jogo. Para além de que tem uma menina a quem falta 1 ano para acabar a instrução primária em Portugal. Vamos ver.

Certo é que vamos ter um lider novo no centro da defesa, que agradará a todos, disso estou certo. E actuará ao lado de Rodriguez, que como já disse, tem sido muito propenso a lesões musculares. Resta aguardar como o a equipa técnica e o departamento médico irão gerir o esforço do jogador ao longo da época.

SL

vitor disse...

De lamentar ainda as declarações que o candidato derrrotado continua a proferir, sobretudo porque continuam imbuídas do mesmo espirito a que nos habituou, ainda durante a campanha, a mentira!

Quando profere coisas como GL ter prometido o titulo na próxima época ou 100 Milhões para reforços?!

A pérola foi quando aprovou a vinda de Domingos, omitindo que até foi a sua primeira escolha, compromissso que Domingos se recusou assumir com a sua candidatura.

Continuamos a não precisar de inimigos externos.

SL

leao revisor disse...

Vitor

O ressabiamento desse "senhor" nao termina nunca!
Mas nem digo o que penso para nao arranjar confusão.

vitor disse...

Revisor,

É imperdoável nesta altura, com muitos a mexerem-se contra nós, com renovados apelos de união aos adeptos por parte do clube, treinador inclusive, era perfeitamente escusado nesta altura.

A estratégia de se manter vivo durante o actual mandato não tem a minima hipótesse de sucesso. Vai acabar por perceber isso, com claro prejuizo. A obrigação da chamada de atenção cabe aos seus próprios apoiantes. A começar, mais uma vez, pelo nosso estimado PMAG.

Já chegou de ressabiamento nas duas ultimas épocas.

SL

vitor disse...

Era mais que tempo de todos perceberem onde nos têm levado as lutas internas pelo poder, a maior parte das vezes a simples procura de protagonismo, completamente desadequado num clube desportivo que já tem adversários.

Pode ser que agora, que tanto se fala de estatutos, alguém preste atenção a alguns que prevêm estas situações, nomeadamente novamente o nosso estimado PMAG.

SL

Leão da Madeira disse...

vítor e Revisor,

deixem de ser otários e cegos.

esta direcçao nao parece ser tao má como estava à espera, mas julgo estar longe do que podia ter sido a grande viragem do nosso clube se Bruno de Carvalho tivesse ganho as eleiçoes.
revisor, pra quem apelidava o nosso presidente de lampiao e melancia... nem digo nada.
vítor, a tua opiniao nao conta, és incapaz de ser imparcial.
é indiscutivel que varias coisas ditas em campanha nao estao a ser agora confirmadas, e bdc referiu as ontem. de qualquer forma, como já disse, apoio esta direcçao porque apesar de tudo nao me parece estar a trabalhar mal e sobretudo porque é a direcçao à frente do meu clube do coraçao que é o sporting clube de portugal.


saudaçoes leoninas

Hugo disse...

revisor, falas como se o rinaudo já fosse garantidamente nosso reforço, confirma-se ou é mais o entusiasmo (com a sua vinda) a falar?

leao revisor disse...

Leao da Madeira

Alguma vez disse maravilhas desta direcção? As minhas espectativas eram baixas e tem me surpreendido pela positiva mas Bruno de Carvalho é um PALHAÇO! E digo com todas as letras porque para nao morrer no esquecimento apresenta uma proposta de alteração dos estatutos sabendo que a direcção irá apresentar uma aos socios brevemente. Algo que constava no programa de GL mas nao no de BdC.
Mais e aqui é que realmente me chateia porque ele deturpa as declarações de GL e ele sabe perfeitamente que deturpa, porque se nao sabe para alem de PALHAÇO é mesmo ESTUPIDO.
GL NUNCA prometeu que iria ser campeao na proxima epoca, como ele afirma ontem, muito menos disse que tinha 100 milhoes para investir no futebol como ele disse.

Para este peditório já eu dei!
Sabendo que adiou a conferencia para 6º feira porque na 4º feira (dia marcado inicialmente) a "euforia" de Domingos iria abafar o que ele pretendia acho que diz tudo sobre este sujeito!

Depois vem apelar à união?

Miguel disse...

Dois jogadores para galvanizar os sócios, para fazerem a diferença em campo e fora dele(marketing/venda de camisolas/venda de gameboxes/novos investidores e p0atrocinadores etc etc) são absolutamente fundamentais. Gostava sinceramente que esse(s) jogador(es) fosse(m) algum destes: Ricardo Quaresma(Besiktas), Miroslav Klose("custo zero"), Adebayor(Manchester City); Bojan Krkic(Barça) e/ou Balázs Dzsudzsák(PSV). Saudações Leoninas

leao revisor disse...

Miguel

Como GL disse durante a campanha, o maior problema nesta altura nem é o valor da transferencia, é mais o valor dos salarios...

Leão da Madeira disse...

revisor,

tens razao quanto ao ser campeoes na proxima epoca, isso foi deturpado. já os 100 milhoes foi o proprio GL que disse, e sim eu sei que mais tarde nas entrevistas que deu explicou melhor o destino dos 100 milhoes, contrariando o que já havia dito.

Leão da Madeira disse...

revisor,

já agora deixa me dizer, e espero estar enganado, que penso que nem 20 milhoes em reforços vamos investir esta epoca, quanto mais..
SL

leao revisor disse...

Leao da Madeira

Não sei quantos milhoes vao ser a unica coisa que lhe garanto é que estou a contar o investimento e no final vou colocar aqui o valor.

Quanto aos 100 milhoes, ele explicou a divisao dos 100 milhoes durante a campanha. Não depois.

Lionheart disse...

O Carvalho é um não assunto. Next.

Os jogadores anunciados são bons. Acredito que ainda vão haver surpresas.

Fora do tópico, o clube do regime deu indirectamente o apoio a Sócrates, a quem muito deve. O Coentrão foi obrigado a comparecer numa acção de campanha do PS, revelador do que é este país. E digo mais. Seria muito útil ao Sporting uma derrota dos socialistas nas próximas eleições, porque uma parte significativa da alavancagem financeira do carnide nos últimos anos esteve relacionada com o facto do lampião Sócrates ter estado no poder. E curiosamente até Pinto da Costa deu atender em quem ia votar e suspeito que se trata de um partido com as cores do seu clube. Por acaso é o meu partido, mas não deixo de nele votar por causa de atrair neste momento a simpatia do "padrinho".

Leão da Madeira disse...

leao da madeira,

nesse caso dos 100 milhoes, se estou errado peço desculpa, embora esteja certo quanto ao facto de GL ir contando versoes diferentes do mesmo assunto cada vez que fala, pois de certeza que quando disse isso dos 100 M a primeira vez, que foi quando teve impacto na CS, disse que era pra investir no futebol. mas pronto, é aguardar pra ver o que vai ser da equipa de futebol. estamos todos do mesmo lado, a torcer pelos mesmos.

Saudaçoes Leoninas

Daniel disse...

Essa conversa dos 100M€ e o seu comportamento no que respeita à auditoria dizem tudo acerca das suas intenções. Nao pode querer o bem do nosso SCP. So ve os seus intentos à frente.

Felizmente é das pessoas com maior jeito para dar tiros nos pés, chegando a ultrapassar o PPCoelho (bicadinha ao lionheart que ja se deve ter esquecido dos favorecimentos que os milhafres tiveram com o psd no governo a negociar o euro 04, com o PSL na CML ou agora mais recente o tema dos terrenos. Eu nao me esqueco como deixaram o SCP para trás!)

SL

Daniel disse...

Alias, ele é o proprio a definir-se muito bem... "um abutre a sobrevoar Alvalade".

Pelo menos mostra que faz o que faz com convicção!

SL

Leão da Madeira disse...

daniel,

vai procurar no dicionario da lingua portguesa as palavras "nao", "vou" e "ser".
depois de procurares, apaga o comentario das 18:25.

Leão da Madeira disse...

correcçao: a palavra "vou" nao está no dicionario mas se fores a "ir" deves encontrar uma referencia qualquer

Pedro disse...

Um dos temas mais falados durante a campanha:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=699597

Assunto (como quem diz, fosso) encerrado.

SL

Pedro - Sporting sempre

Daniel disse...

Leao da madeira,

é chato quando alguem pega no que dizemos, entende como lhe da jeito, e usa contra nos, nao é? Se o repetir muitas vezes ate pode conseguir que pegue (100M€, 100 M€, 100M€,...)

"abutre de alvalade" parece-me uma expressao muito feliz :)

SL

Leão da Madeira disse...

daniel,

com todo o respeito: vai te cagar homem, és um ressabiado e depois apontas isso aos outros

Anónimo disse...

Oh Revisor, já sabes se o passivo vai aumentar ou não?