terça-feira, 11 de outubro de 2011

FPF parte II

Falei em tempos das eleições para a FPF, na altura era FSF e Fernando Seara os nomes que se falava... Agora está praticamente eleito Fernando Gomes com o apoio do SCP.

Ora como ainda tenho alguma memória, Fernando Gomes foi atleta do FCP durante cerca de 2 décadas e dirigente sensivelmente o mesmo período, está no mínimo, indirectamente ligado à pouca vergonha das escutas e das trafulhices do Papa. Saiu "curiosamente" em conflito com Pinto da Costa para poucos meses depois ser candidato (e vencer) as eleições para a Liga de Clubes e chega agora como o D. Sebastião da FPF. Resumidamente parece que este senhor é um iluminado do futebol para consecutivamente e num curto espaço de tempo conseguir os 2 maiores organismos do futebol português.

Se o SCP fez mal em apoiar o Fernando Gomes?? Sinceramente não sei! Não me agrada a personagem, é corrupto, é trafulha como todos os que pertenceram àquela SAD portista mas este apoia não apoia de GL de certeza foi para conseguir algo de bom para nós! Acredito (e só assim compreendo o apoio do clube a Fernando Gomes) que Hermínio Loureiro seja vice-presidente da FPF e que Vítor Pereira saia da comissão de arbitragem para colocar alguém de confiança do clube (e não acredito que Paulo Costa seja de confiança).

Ou seja estamos numa situação em que ou enchemos o peito e dizemos "são todos maus, não apoiamos ninguém" e ficamos a ver navios nos locais decisórios do Futebol Português ou engolimos um sapinho e passamos a colocar alguém nosso... É uma situação difícil de escolha.

Para terminar este capitulo é interessante observar que o FCP e nomeadamente o Pinto da Costa ainda não disseram uma palavra sobre Fernando Gomes...

Se Fernando Gomes realmente vencer, quero ver quem vai assumir a liderança da Liga de clubes mais uma ocasião para o SCP conseguir entrar novamente nos locais onde se tomam decisões importantes para o futebol Portugues!

Saudações Leoninas

PS. Que PB hoje consiga o pleno e nos leve ao próximo Europeu!

24 comentários:

Daniel disse...

LR, sem conhecer o "cozinhado", que até acredito que não seja tão bom quanto o que defendiamos inicialmente, a solução "são todos maus, não apoiamos ninguém" seria sempre a pior opção. De fora apenas ajudariamos os nossos inimigos (como aliás se tem visto nos últimos 10 anos).

Já chega de sermos sempre os papalvos que nada ganham com os gritos de revolta!

"...está praticamente eleito Fernando Gomes..." não leve isto tão certo... as AF que começaram a ficar para trás começaram a mexer-se...

Quanto à liderança da Liga... ainda não ouvi a preocupação de ninguém sobre este tema, o que é sintomático da importância que esta questão (não) vai ter num futuro próximo...

SL

vitor disse...

Continuo a pensar que por enquanto - sem mais dados tornados publicos - deve-se discutir apenas se o clube deve ou não participar, realmente e não de forma utópica, como se vai lendo aqui e ali, no acto eleitoral que se realizará em Dezembro, de forma a vir a integrar a nova estrutura federativa que dele resultar.

Claro que sim!

Já não compreendo tanto tamanha importância atribuida ao CD e ao Fernando Gomes, que deixa a Liga sem obra à vista, a meio de um mandato, agora com o âmbito ainda mais esvaziado pela nova lei de bases, logo com muito menos poder de acção para poder levar a cabo o que quer que seja que alguma vez tenha tido em mente.

Para além que desta feita, foi proposto pela maioria dos clubes profissionais.

Pelas exigêngias do Revisor, dá ideia que o Sporting está sózinho numa corrida, onde para além dos outros clubes, o monstro do movimento associativo que perpetuou Madail, durante várias décadas, ainda mal se fez ouvir.

Com muito mais humor, a forma preocupada como os advogados da SAD portista reagiram ás acusações movidas pelo MP aos seus jogadores, ainda no âmbito do tunel da Luz, hoje noticiadas pelo CM.

Ao tentar branquear a imagem de Hulk, com convites pela nação?!

Muito bem, desta vez, a personagem mais sinistra do séquito de Madail, Amândio de Carvalho, habitual criador e alimentador de novelas, opta agora por uma estratégia muito mais célere, ao exigir de pronto a autoria de quem partiu o convite, que afirma não conhecer?!

Coitado do Amândio Senil, nem percebe o timing da coisa.

Agora dava jeito o Queiroz a alguém.

SL

JC disse...

Este Fernando Gomes foi atleta do F. C. Porto?

Leopinião disse...

Pinto da Costa ainda não disse uma palavra porque tem uma estratégia combinada com Fernando Gomes, em que fingem estar zangados e distantes um do outro (dão-se ao luxo de brincar com umas picardias mutuas na praça publica, facto que os enche de gozo em privado).

Numa primeira fase, PC apostou em Soares Franco, consertou com ele a estratégia e o ok para avnançar com a candidatura mas com o apoio dos Clubes da Liga de honra a Gomes, depressa deixou caír Franco. Também, para ir vender o património da FPF (com a conversa da sustentabilidade) e a seguir construír a casa das Selecções (com dignidade e firmeza), não era a solução para os problemas do futebol portugues.

Gomes é um homem do sistema mas, apesar de tudo, apresenta alguma dinamica e alguma modernidade.
É o que temos.

miguel disse...

Soares Franco nunca foi a aposta de PC.Era um candidato fantoche.
PC fingia apoiar S.Franco,enquanto o cozinhado com F.Gomes estava feito à partida.
No final das eleições,Gomes aparecia como candidato desalinhado e a sua vitória não seria conotada com o seu inspirador e autor oculto.
Fernando Gomes é o testa-se-ferro da máfia portista para relançar o seu domínio sobre as instâncias superiores do futebol.
As divergências com o capo Pinto da Costa foram encenadas com a devida antecipação,para que pudesse surgir agora com uma aura de independência aos olhos dos incautos.
PC é maquiavélico,mas já cá anda há muitos anos e os seus truques começam a ser despistados com relativa facilidade.
S.Franco,não sei a que propósito,servia a estratégia dele.
O Sporting,e bem, não se deixou iludir.
Espero que também não tenham aceite o Paulo Costa para a arbitragem.Trata-se de um biltre pior que o V.Pereira,com longa folha de serviço,homem-de-mão de PC.

vitor disse...

Paulo Bento não só não conseguiu o pleno, contra uma Dinamarca super bem organizada e Portugal muito abaixo do que já produziu, com os jogadores todos a discutir uns com os outros no relvado, ao invés de tentarem arranjar soluções como equipa, como viu acabar o seu estado de graça à frente da selecção nacional!

Até ontem acocorados, com as facas embainhadas, levantaram-se os detractores do treinador português, que num ápice passou de bestial a besta.

Esta nação é um fartote!

Ele é Ricardo Carvalho, excluido dos trabalhos da selecção, Bosingwa, o lateral direito mais rodado e mais alto que João Pereira...

Um ano depois de Queiroz, voltamos exactamente ao mesmo ponto, Paulo Bento é tão ou mais quesilento!

Quem sabe tudo são os brilhantes comentadores da nossa praça, mais ou menos como aqui no Fonte Segura, sempre à espera das derrotas para virem cuspir veneno.

Raio de altura para eleições na FPF!

SL

P.S. Veja-se o nº de comentários do ultimo post sobre as eleições na FPF, muito mais indefenidas, mas coincidente com um periodo menos bom em Alvalade.

Lionheart disse...

Só digo uma coisa: graças a Deus que o treinador do Sporting é Domingos Paciência! Foi preciso a selecção para acabar o mito Carlos Queiroz e agora vai acabar o mito Paulo Bento também. Portugal não joga nada. Tal como o Sporting também não jogava nada.

Uma selecção em que Nuno Gomes ainda é convocável, vale o quê exactamente? Nós somos sempre melhor que os outros, mas depois dentro do campo afinal eles até são organizados e tal, mas nós é que jogámos mal. Se não fosse o Rui Patrício, o tal que "não" enche a baliza, Portugal tinha encaixado quatro ou cinco nas calmas, tal a "categoria" daquela defesa e meio-campo. E falando em palmarés do "modesto" adversário, a Dinamarca já venceu o campeonato da Europa, o que é que a selecção portuguesa já ganhou? Portugal apanhou uma equipa organizada e claudicou logo. Cena a que nós estivemos, infelizmente, habituados durante anos...

leao revisor disse...

LionHeart

Dizia e bem o Eduardo Barroso que andava meio Portugal com o cutelo na mão a rezar por um mau resultado!

Ora Paulo Bento pega na selecção de rastos... A 5 pontos dos nossos adversários directos faz 5 vitorias em 5 jogos e perde o 6º na Dinamarca sem jogar nada. Pelo meio joga com Espanha (campeã do mundo e da Europa) e dá um banho de bola aos rapazes e joga no mínimo de igual para igual com a Argentina com quem perdemos no ultimo minuto.

Mas ok a culpa é do Paulo Bento!

E LionHeart espero estar enganado é que o Paulo Bento com uma equipa de meninos com um investimento 1/6 do que foi realizado este ano só não foi campeão de resto ganhou tudo. Quero ver o que ganha Domingos para nosso bem espero que tudo mas aguardo.

E termino com isto Postiga titular é menos um em campo isso já nós sabemos, Nuno Gomes ainda convocado é uma comédia... Mas quem temos para convocar? Hugo Almeida lesionado... joão tomás???? Quem??? Diga-me nomes! Para lateral esquerdo eliseu? deixai-o ir para o SLB sem coentrão e silvio quem joga ali?

A nossa selecção tem neste momento apenas 3 jogadores de Top mundial, Tem o patrício que por muito que o tratem mal é dos melhores do mundo com 22 anos, tem o nani e tem o Ronaldo que mesmo não jogando um carapau ontem, faz aquilo que fez no ultimo minuto que mais ninguém no mundo consegue fazer. De resto é uma equipa de banais!

E já que fala em mitos... seria preferível acabar com o mito Moutinnho que é uma valente merda inferior a todos os médios de FCP tirando o Souza! Não faz um passe de rotura, não consegue fazer um remate perigoso é um medio apenas com uma alta intensidade de jogo e com bons passes de 5-8 metros mas para o lado ou para trás ou quanto muito para a frente sem pressão!

De quem é a culpa disto é tambem do Paulo Bento? Comecem a perceber porque é que a selecção portuguesa de Andebol por exemplo tem crescido nos últimos anos e quantos estrangeiros podem jogar nas equipas profissionais.

Tiago Silva disse...

Relativamente à selecção, tenho de partilhar um link interessante que vi noutro blog:

http://levezaliedson.blogspot.com/2011/10/quem-quer-ter-uma-seleccao-que-pague.html

Andamos à anos a alimentar o nosso futebol e ainda somos gozados por isso. Olhem bem para o número de jogadores que passaram pelas nossas escolas.

Este ano curiosamente, ou não, levantou-se a questão do nosso campeonato estar cheio de estrangeiros, quando a final da liga europa do ano passado parecia a final da libertadores.

Nunca falando directamente do Sporting, foi focado por alguns orgãos de comunicação social esse aspecto.

Querem uma selecção forte? Arranjem clubes formadores que apostem nos jovens, como o Sporting andou (e anda) a fazer.

SL

leao revisor disse...

Tiago Silva

Eu era a favor e escrevi sobre isso de regras tambem no nosso campeonato para regular isso, existe em espanha um limite de extra-comunitários existe em italia um limite de contratação em cada ano de jogadores extra-comunitarios, existe em inglaterra a lei do trabalho para todos os estrangeiros. Mas agora é também deixar-nos jogar com essa falta de regras! A proxima grande fornada de craques vai ser novamente nossa, a actual selecçao sub-19, são praticamente todos nossos jogadores e ninguém vai nos agradecer por isso!

Lionheart disse...

LR, Paulo Bento é outra mediocridade a juntar à grande maioria dos jogadores portugueses da actualidade. Apenas se juntou a fome à vontade de comer. E eu não rezei por nada, consócio. Quando rezo por causa do futebol é pela única "selecção" que gosto, e essa veste de verde e branco. Por mim, o Paulo Bento pode ficar na selecção o tempo que quiser.

Ruben disse...

Eu não estou de acordo em impor limites mínimos de jogadores nacionais no nosso campeonato. Por uma razão muito simples: Vocês preferem a vossa selecção ao vosso clube?

É que eu sinceramente quero um Sporting vencedor e só com jogadores de grande qualidade é que isso pode acontecer, sejam Portugueses ou estrangeiros!

É que sermos obrigados a jogar com um Português mediano em vez de contratar um espanhol ou Brasileiro de selecção, vamos ficar a perder!!

Veja-se o caso de Djaló vs Capel ou Elias vs Moutinho ou até Postiga vs Van Wolfswinkel. Quer dizer, iriamos ter que escolher os Portugueses só porque as regras não o permitiriam?

Saudações Leoninas

Mauro Silva disse...

LR,

Em Portugal também existe um limite máximo de extra-comunitários, julgo que são 6, se não estou em erro.

A questão é que muitos dos sul-americanos conseguem passaportes europeus. No Sporting, por exemplo, Insúa é argentino mas tem pass espanhol, Rinaudo é argentino mas tem pass italiano, Jeffrén é venezuelano e tem pass espanhol, etc... valem-se das descendências ou das duplas nacionalidades, contornando assim a regra.

Outra coisa que está rotundamente mal é o estatuto de iguldade que os brasileiros usufruem em Portugal, quando o mesmo não se verifica no Brasil em relação a portugueses! E mesmo que se verificasse, já era tempo de abolir ess "ónus".

Senão, é mesmo como o Rui Monteiro do A Insustentável Leveza de Liedson diz: "querem jogadores para as selecções? Paguem-nos!"...

Um abraço

Lionheart disse...

Acho um piadão aos blogues dos outros clubes hoje. Está meio mundo e outro tanto a pedir o regresso de Liedson à selecção. E esta? Pois é. Isto vai de encontro ao que diz o Ruben. É uma questão de qualidade.

Também sou contra a imposição de limite de estrangeiros porque isso só iria contribuir para reduzir o nível do futebol do campeonato nacional. Os clubes, pelo menos os grandes, têm ambições competitivas nacionais e internacionais. Precisam de resultados desportivos ou então a situação financeira entra em descalabro.

O Sporting não deixou de apostar na formação, mas hoje é claramente mais exigente na triagem da subida de jovens da formação para a equipa principal. Se baixarmos a exigência vamos outra voltar à equipa de "miúdos" que não serve ao clube nem aos mesmos. Olhem para a equipa base do Sporting este ano. Conseguem encotrar cá jogadores como o Wolkswinkel, o Rinaudo, o Insua, o Carrillo, ou o Elias? Qualquer um era titular da selecção portuguesa de caras. O Sporting precisa de jogadores de qualidade e não pode olhar à nacionalidade.

Outra questão é o debate sobre porque é que a base de seleccionáveis portugueses hoje em dia deixa a desejar. Uma das razões é porque é difícil a um país da escala do nosso manter-se em alta durante muito tempo. Depois de 10 anos em bom plano agora está numa fase menos boa. Mas não quer dizer que não volte a ter uma boa selecção. Mas não é com a imposição de restrições a estrangeiros, porque isso só iria prejudicar os nossos clubes.

Mauro Silva disse...

Só um à-parte, conveniente:

Extra-comunitários não é igual a estrangeiros! Extra-comunitários são todos os jogadores que não pertençam aos países federados na UEFA, ou seja;

Wolfswinkel e Schaars são estrangeiros, mas são comunitários, pois a Holanda está federada na UEFA; Rodríguez é estrangeiro e extracomunitário, pois o Peru está federado na COMMEBOL.

Ruben disse...

Mauro Silva

Estamos aqui a discutir a utilização, ou não, de jogadores Portugueses ao invés de estrangeiros.

Evidentemente que sendo os Extra-comunitários um sub-conjunto dos estrangeiros, importa discutir a situação de forma abrangente, ou seja, sobre os estrangeiros.

É que os clubes ingleses, italianos e espanhois podem contratar bons jogadores de selecções europeias. Os clubes Portugueses não têm dinheiro para isso. O que iriam fazer? Contratar segundas linhas das melhores selecções ou ir buscar jogadores a selecções europeias de fraco nível.


Por exemplo, em vez de contrares um excelente jogador de uma selecção brasileira (Elias por exemplo) terias que contratar um jogador mediano europeu (Um austríaco ou dinamarquês). Isto vai fazer com que, mais uma vez, limites a qualidade das equipas de futebol Portuguesas.

SL

leao revisor disse...

Em 1º lugar é bom referir que a minha única preocupação é o Sporting! A selecção portuguesa se não for ao Europeu mas o SCP for campeão para mim o ano foi perfeito!

Gosto imenso do PB mas se o Domingos for campeão no SCP e bater todos os record´s do PB maravilha!

Sobre os extra-comunitários, por exemplo os brasileiros não contam, têm o direito de igualdade num protocolo que as duas federações fizeram.

Quanto à regra dos 6 extra-comunitários não sei se em portugal ainda continua em vigor... O FCP e o SLB ultrapassam esse numero a menos que os argentinos, uruguaios, paraguaios e colombianos que por lá andam tenho um tio/avó/primo... comunitário.

Mauro Silva disse...

Obviamente, Ruben, tem toda a razão. No entanto, a verdade é que há por aí muitos mercados europeus mal explorados pelos Clubes portugueses, talvez com o mercado da Suíça "à cabeça".

Os Clubes, mediante regras impostas, têm que se adaptar - e claro que aí os "tubarões" imperam mas, mesmo esses tubarões, não os caçam todos!

Quanto a mim era tão simples como:
1-Abolir o estatuto de igualdade dos brasileiros (como disse em cima noutro comentário);
2- Mudar a regra dos 6 extra-comunitários para um número (a estudar) de estrangeiros. Desde que a quota de jogadores portugueses dos Clubes imperasse uma regra de 1/4 ou 1/3 de jogadores portugueses.

Não é difícil. Num plantel "normal" de 23/24 jogadores são entre 6 a 8 portugueses (até para ir de encontro às imposições da UEFA para as competições da UEFA. Se isso se juntarem normas para jogadores formados no Clube é mais meio caminho andado...

SL

vitor disse...

Voltemos então ao selecçionador nacional, sempre é mais util que discutir o ordenado do Duque.

Não foi só Portugal que baqueou ontem, a Holanda, uma das duas selecções, a par com a Alemanha, apontadas como capazes de bater a Espanha no próximo Europeu, também inviabilizou o pleno no apuramento em Estocolmo!?

Qualquer jornal dutch exlica a falta que fiseram Hipya e Sneijder!

E lá se foi o apuramento directo, via melhor 2º classificado, resultado seguido no banco português.

Da mesma forma que a Dinamarca nunca entrava na área portuguesa, com por exemplo, Bosingwa, Carvalho, Pepe e Coentrão!

Paulo Bento sofre na federação o que já sofreu no Sporting! Desgasta-se, porque não encontra estruturas à altura, para resolverem simples processos disciplinares.

O treinador que aviou 4 na Espanha! Estivesem as "prima donna" lusas à altura e logo víamos onde chegava a selecção portuguesa!

E ainda vêm falar na redenção de Martins!? Qual carapuça! Fosse PB amanhã treinar o Real e víamos o Carvalho a actuar! As putas dos paineis de comentadores que julgam PB é que que são rancorosas e guardam ressentimentos! Um profissional a sério protege o grupo de trabalho que representa até ao limite, sempre à porta fechada! No fim, não transporta nada!

Muito pelo contrário, são craques como o Nani que afirmam que lhe devem tudo!

Senão conseguem respeitar o profissional, ao menos respeitem o homem!

SL

Jalex disse...

Realmente ontem ao ver o jogo da selecção recordei me de outras tantas partidas do Sporting na era Bento.

É o Bento e o Postiga,saudades não me deixam nenhumas.

Mas para mim o único interesse no futebol chama se Sporting,o insucesso ou sucesso de Paulo Bento e da selecção é me completamente indiferente.

Eu não esqueço a não convocação de Moutinho para o Mundial,ou agora mais recentemente a ida de Rúben Amorim e Eduardo a selecção(só para falar de casos recentes,há muitos outros).

A federação Portuguesa,e os seus funcionários sempre foram um nojo neste tipo de situações(não são situações inocentes).

E por isso da minha parte dou lhes o interesse que merecem.

EB disse...

Fico muito triste por ver um jogador formado no Sporting ser tratado desta forma(blogosfera leonina, menos aqui,ate agora, no fontesegura) pelos adeptos/sócios do clube.
Depois não se queixem de ver outros a brilhar com as camisolas dos nossos rivais.
Não esta em causa a qualidade futebolística do jogador mas a pessoa.
Com a mesma postura assisti em pleno Alvalade a jogadores como nani, Veloso , quaresma ou Varela serem assobiados quando tinham a bola.
E não me venham com a teoria que o djalo fez tudo para ir embora, porque um jogador que é anunciado nos altifalantes no onze titular e é imediatamente assobiado ou a qualquer erro e é logo assobiado outra vez claro que se quer ir embora.

SL

EB disse...

*refiro me ao yanick Djalo

h disse...

O Eliseu estava lesionado ?
F..., o gajo a perder por 2 num jogo que vale a qualificação substitui defesa-esquerdo por defesa-esquerdo ? O mal estava só alí ? Ainda se o que entrou fosse um portento a atacar, com velocidade :))), ainda vá, mas assim ?
Não consigo perceber, mas isto sou eu que não percebo nada disto, só vim ver a bola.

Eu quero é que o Sporting ganhe, o resto que se f...

SL

vitor disse...

Qualquer nação europeia, com metade do valor que Portugal tem apresentado nas sucessivas gerações, nas ultimas décadas, há muito que se tinha sagrado campeã europeia.

A Dinamarca, dos irmaõs Laudrup, repescada, é um bom exemplo disso.

A forma como em Portugal o clubismo interfere com o patriotismo é perfeitamente terceiro mundista!

Não por acaso os paises com as ligas mais fortes, por tradição, apresentam selecções mais fortes nas fases finais dos campeonatos de nações.

Por cá teve que ser um brasileiro a vir apelar ao patriotismo!?

E que jeito vinha agora dar a Portugal um titulo europeu de nações. E não falo só do sector futebol. Claro que quem diz isto, é muito mais o economista, que o sportinguista.

SL