sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orçamento de estado 2012

Não, este blog não passará a ter conteúdos políticos.
Ontem a noticia do dia em Portugal foram as novas medidas de austeridade e as consequências que isso trará ao povo Português.

Qualquer politico de algibeira sabe que o povo é capaz de "engolir" tudo, é preciso é estar distraído! Já era assim com os Romanos há quase 2000 anos e continuará a ser.

E aqui começam as minhas preocupações relativamente ao desporto. Basquetebol, Andebol, Futsal, Hoquei em Patins, Atletismo... As pessoas gostam mas o que define o estado de espírito de uma grande maioria dos Portugueses é os resultados do seu clube e não me admira rigorosamente nada que numa sociedade corrupta como a nossa, que neste orçamento de estado esteja lá algum "decreto lei" que "obrigue" o clube com mais adeptos a ser campeão este ano para a coisa não ser tão dura de ultrapassar!

Termino apenas relembrando uma coisa a estes políticos (de uma ponta à outra dos partidos) e dou o exemplo do nosso SCP até, passamos 5/6 anos a tomar medidas de austeridade dentro do clube porque não tínhamos dinheiro e tínhamos um enorme défice (onde é que eu já ouvi isto) em resultado disso reduzimos os salários aos nossos funcionários, reduzimos o investimento e vendemos o património com o objectivo de resolver os nossos problemas só nos faltou aumentar os impostos (no nosso caso as quotas) em resultado de todas estas medidas o SCP entrou talvez no seu pior período desde que foi fundado em 1906.

Saudações Leoninas

21 comentários:

vitor disse...

Diz o Revisor, que Soares Franco foi um péssimo gestor!

Onde é que eu já vi isto?

Que o actual governo é um cobrador de impostos - sem prazo - para promover qualquer medida de crescimento da economia portuguesa.

Eu propunha que Portugal vendesse o magnifico tempo que faz por cá, durante todo o ano, por exemplo aos clubes russos endinheirados - não excluindo outras nações, mais a leste - logo que parasse o campeonato por lá, devido às questões meteorológicas adversas, que os obriga a trabalhar quase 6 meses indoor. Serviria inclusivé para um reaproveitamento de alguns dos estádios do Euro, afundados em dividas.

Conseguia-se tudo com bons pacotes nas agências de turismo, articuladas com os negócios estrangeiros.

Para além de que a União Europeia, ainda sem ministro das finanças, precisa de um bom exemplo, praticado por um bom aluno, como de pão para a boca, para a sua própria sobrevivência.

Pelo menos enquanto não conseguir impedir que os americanos exportem para a Europa os maus comportamentos dos mercados, seja sobre a forma de divida soberana ou outra qualquer.

No fim o Fonte Segura era premiado, pela salvação nacional, mesmo do Euro!

SL

Lionheart disse...

Não é só uma questão de se gastar dinheiro, é como se gasta o dinheiro. O Sporting este ano gastou incomparavelmente melhor que nos últimos anos e não gastou muito mais. Bettencourt estoirou com 40 milhões de euros e com zero retorno. Este ano o Sporting gastou 25 milhões, a produção futebolística está francamente melhor e certamente que haverá retorno desportivo e financeiro.

Não vale a pena voltar a falar num período e em protagonistas que só espero ver longe de Alvalade. Apenas acho que então havia muito pouca vontade e saber para fazer melhor. Algo que não era de todo impossível fazer melhor, como se vê pela actualidade, no estado em que está o país e a banca. As pessoas simplesmente não estavam para se chatear e ainda queriam fazer os outros de parvos. Perdemos anos nisso e foi preciso que o "establishment" leonino apanhasse um susto com o Carvalho para que o Sporting voltasse a ter uma gestão digna da sua grandeza.

Quanto ao país, está a tomar um banho de realidade. Portugal viveu 20 anos a crédito. A "subida" do nível de vida fez-se à custa do endividamento e não porque o país tenha desenvolvido a sua produção a ponto de sustentar o nível de consumo que tínhamos - um dos mais elevados do mundo. Desde a crise financeira de 2008 que quem nos emprestava dinheiro deixou de emprestar. Resta a "Europa", que nos empresta para que Portugal pague o que lhes deve e não entre em colapso, contagiando a Espanha e o resto da zona euro. Mais cedo ou mais tarde, íamos cair na realidade. A queda foi mais brusca devido à escassez internacional de crédito e porque os nossos credores europeus também estão com a corda na garganta. Além de que os portugueses também não quiseram evitar o pior.

O SPORTING É NOSSO! disse...

Tem o Sporting um enorme défice (diz o Revisor martelando uma evidencia), ainda assim passamos recentemente a ter um novo cargo de dirigente (presumo que remunerado). Onde é que eu já ouvi isto?

vitor disse...

E que jeitão dava para a diplomacia económica, trunfos como o apuramento, primeiro e depois Portugal campeão europeu já em 2012! Ainda por cima para aquelas bandas!

SL

leao revisor disse...

Alcides Pinto

Quando responder ao desafio que lhe fiz eu respondo.

Vitor

Tenho pena que não seja presidente do meu clube, tudo seria mais fácil.

E ainda lhe digo mais, não coloquei nomes a ninguém, disse e repito que o caminho das ultimas direcções em que votei levaram-nos a um caminho digamos que complicado e a que não votei parece que está a colocar o clube no rumo certo.

Depois sempre que escreve parece que o SCP é tipo Barcelona que vence em futebol tudo o que existe para vencer, nas modalidades está fortíssimo em Andebol, Basquetebol, Hoquei em Patins Futsal e Atletismo tem uma legião de adeptos a fazer fila para comprar lugar de época e estamos prestes a ultrapassar os 220 mil sócios!

Para não falar de quando era o único a brindar o Postiga e o Djaló com elogios depois de mais uma exibição vergonhosa.

A realidade não é bem essa que está na sua cabeça... é outra acredite!



Lionheart

Não houve investimento como o deste ano acredite, nem em termos de dinheiro para transferências nem para ordenados e muito menos para dispensar o que não se queria.
Mas as politicas realizadas anteriormente sem duvida que vistas à distancia foram erradas.

Não acredito que isto esteja a ser resolvido com sustos, tudo mudou, percebeu-se que o caminho que estava a ser seguido não se atingia os objectivos pretendidos.

O SPORTING É NOSSO! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O SPORTING É NOSSO! disse...

Mas que desafio?

É que a gravidade não é os comentários que alguém faz a atacar ou apoiar esta ou aquela direcção, o problema neste caso reside no facto de um individuo ser eleito para um cargo passado poucos meses andar a saltar posições na pirâmide da cacicagem roquetueira chegando-se até a criar um cargo para o acomodar, à semelhança de um sapato feito à medida. Outro pormenor curioso foram os timings desta manobra, repare-se que na pré-época ou durante as primeiras jornadas enquanto os resultados foram maus não houve coragem para isto, foi necessário aguardar por uma fase de euforia. Assim o impacto sempre é menor. Inacreditavelmente isto acontece na mesma semana em que é anunciado um R&C com um saldo catastrófico.

leao revisor disse...

Alcides Pinto

O desafio de você dizer bem de alguma coisa no SCP.

Nunca o vi a fazer, andou desaparecido durante largas semanas e apareceu de novo com esse problema.

E como lhe digo até estou à vontade para falar do assunto em causa!

Relva disse...

Lionheart, subscrevo o que disse, acrecento, só em ordenados o maniche paga a totaliddade do leão fito, e vem alguém me dizer que negócio foi mais vantajoso em termos economicos e desportivos?

O SPORTING É NOSSO! disse...

O Revisor fará a justiça de admitir que enquanto estive ausente, não disse bem assim como não disse mal. É que o inicio de campeonato com a aposta (teimosia) naquela nulidade que emigrou para Saragoça tirou-me a paciência que já nem era muita. Felizmente e graças à qualidade dos reforços que por acaso até me parecem superiores aos que a seita do Mendes tratou de despachar (Elias é melhor que o Moutinho, Rinaudo é melhor que Veloso) para alem dos extremos e de um avançado acima da media como é Wolfswinkel ( e cuja metade do passe foi imediatamente alienada assim que começou a marcar) acho que o Sporting tem uma base bastante boa. Aceito perfeitamente a prudência da direcção relativamente às aspirações no campeonato porque considero que a equipa poderá necessitar de alguns retoques e talvez só haja disponibilidade financeira para isso na próxima época. Era isto que queria ler?

vitor disse...

Caro Revisor,

Pouco interessa se pensou ou não no Filipe quando redigiu o post. As medidas que salienta referem o seu tempo.

Como qualquer contabilista, muita disciplina orçamental e pouca ou nehuma politica desportiva. O tempo também era pouco.

Valeu-nos algumas alegrias que o treinador que saltou dos juniores nos proporcionou.

E foi só isto que comentei sobre o clube.

A acrescentar, com o orçamento como pano de fundo, salientaria a verdadeira implicação, pelo menos a mais directa na vida do clube, a subida do valor do IVA nos bilhetes.

Com o consumo privado já de si sériamente ameaçado, vamos ver o impacto no sector, nomeadamente em Alvalade, numa altura em que se intenta uma verdadeira recuperação, com esforços já a vários niveis, bilheteira inclusivé.

SL

leao revisor disse...

Alcides Pinto

Apenas não quero ler só criticas.

Em relação à pessoa em questão, não compreendo a função de director geral, parece-me mais aquele tipo de ministro sem pasta.

Por isso não posso concordar com tal decisão. Escrevi na altura das eleições que não tinha especial simpatia pela pessoa em questão, o que posso dizer agora é que sempre que troquei email´s com ele foi cordeal e pareceu-me que quer o bem do clube, é a única coisa que de facto lhe posso dizer.

Agora foi dito que os membros da direcção não seriam remunerados. Faz-me uma certa confusão como PPC passa a vida no clube (e bem), porque mesmo não gostando dele tem feito algumas coisas interessantes e não recebe um tusto (supostamente) e com a pessoa em causa deveria ser o mesmo... se mudou para receber, está duplamente mal.

Daniel disse...

Caro alcides, relativamente ao PCF elucide-nos lá sobre o que é que o homem lhe fez... essa fixação, mesmo depois de todas as explicações que já obteve é, no mínimo, estranha...

SL

O SPORTING É NOSSO! disse...

olha olha, já cá faltava o activista roqueteiro

Ele a mim propriamente não me fez nada Daniel, no entanto faz-me lembrar um certo assessor ministerial recentemente nomeado, que diz que a coerência é um cagalhão! Com efeito, um cagalhão na tola era o que certos sócios/adeptos mereciam.

Daniel disse...

Duvido que o alcides seja sócio (ou então é masoquista) mas, se for, então estamos de acordo.

Por mim, pela sua pouca educação, não tenho qualquer objecção em que fique com a primeira poia.

SL

O SPORTING É NOSSO! disse...

Atendendo ao seu nível (a)moral fica-se na duvida quanto à amplitude semântica do termo 'educação'.

Daniel disse...

O "vitor mas ao contrário"está a revelar alguma exaltação. Tenha cuidado para não entornar o frasquinho.

Já devia ter percebido que por aqui a sua técnica de angariação de tropas não resulta. Tem de se esforçar mais do que spenser Mandar bitaites venenosos só por que sim no meio de sportinguistas inteligentes e orgulhosos...

SL

O SPORTING É NOSSO! disse...

"Já devia ter percebido que por aqui a sua técnica de angariação de tropas não resulta."

Pois não. Graças à acção de certos comentadores, este blog funciona como uma central de intoxicação ao serviço da canga roqueteira.

NAM disse...

Meus Caros,

Dado que o iva dos bilhetes vai aumentar (a meu ver bem) o nosso clube poderia antecipar as medidas do governo e premiar com o mesmo preço deste ano, os bilhetes dos próximos 1/3/5 anos, desde que pagos já este ano.
Dou-vos alguns exemplos:
» GB Low Cost 51€ em 2012 59€
» GB Central 306€ em 2012 355€
» GB Lateral 198€ em 2009 229€

Dirão vocês, mas ó burro, o iva quem paga é o sócio/adepto, e têm razão, contudo é bem possível que o número da assistência em Alvalade diminua significativamente e desta forma o Sporting antecipava cash e garantia boas casas nos próximos anos.

Saudações Leoninas

Daniel disse...

alguém com experiência geriatrica que explique ao senhor que o jose roquette já não é presidente do SCP há 12 (!!) anos... que trauma, hein?

NAM, parece boa ideia apesar do curto ganho marginal... esse tipo de accoes tem 2 outros impactos a não descurar: 1) inibe campanhas promocionais futuras e 2) potencia o consumo de receitas futuras.

SL

leao revisor disse...

Alcides Pinto

"Pois não. Graças à acção de certos comentadores, este blog funciona como uma central de intoxicação ao serviço da canga roqueteira."

Nunca o vi preocupado com a QUANTIDADE de blog´s que funciona como central de intoxicação ao serviço da canga incendiaria

Por isso e como considero que cada um tem o direito à sua opinião desde que não ofenda ninguém, apenas lhe peço para ter calma naquilo que escreve.