segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tanta falta de coerencia

Dizia GL que vamos agora apostar na formação que esse é o ADN do SCP. Concordo, não é surpresa até mas não é menos verdade que no mandato de GL o SCP contratou 24 jogadores... 24 estrangeiros.
O problema nem está em contratar estrangeiros ou nacionais é a coerência que se deve ter. Para mim o factor principal de uma contratação deverá sempre ser qualidade! Tanto se pode contratar um jogador para a equipa principal como para a formação desde que exista qualidade suficiente para lá estarem.
A verdade é que a equipa A não tem resultados e a equipa B tem. Mesma estrutura, mesmo modelo de jogo, resultados completamente opostos. São realidades diferentes é certo mas nunca uma direcção deu tantas condições para atingir o sucesso como esta (com as devidas consequências financeiras obviamente).
Custa-me ver pessoas agora a criticar a formação deste plantel quando antes diziam maravilhas dos jogadores contratados, comentar à la Rui Santos todos somos capazes de o fazer. Disse a 11 de agosto antes de começar o campeonato que a equipa B andaria sempre nos 5º primeiros do campeonato, que era de longe a melhor equipa B da 2º liga e vejam o que os sportinguistas escreveram nos comentários... hoje ninguem duvida do sucesso dessa equipa.
De quem será o mérito? Haverá mérito? Qualquer um que lá estivesse daria estes resultados? O que é certo é que houve à bem pouco tempo, uma campanha para afastar Mil-Homens parecendo que ele era o Diabo em Alvalade. Essa campanha resultou no "afastamento maquilhado" dele por parte de GL e que me desmintam se forem capazes iria resultar no despedimento colectivo dele e de pessoas por ele trazidas se uma determinada lista tivesse vencido.
O que quero dizer com isto? Vivemos num período que tudo o que se faz no clube é mau... mesmo que seja comprovadamente bom! Com Mil-Homens na frente da Academia conseguiu que o SCP tivesse mais títulos sozinho do que os rivais juntos, conseguiu que tivéssemos pela primeira vez na história numa fase final de uma competição de selecções o maior numero de jogadores formados num clube da competição, conseguiu que clubes/entidades/federações, pagassem para nós lhes darmos formação, conseguiu colocar a nossa Academia e a nossa formação no lugar mais alto da formação do mundo! Qual foi a paga? Paredes escritas contra o homem, pressão para que ele fosse "maquilhadamente afastado".
Não sou da opinião que a equipa B é capaz de vingar no principal campeonato nacional, acho que jogadores 2º ano junior e 1º ano sénior não tem capacidade colectivamente para as exigências da 1º competição nacional. Considero é que com um plantel com ENORME qualidade devemos a partir de agora, antes de procurar fora olhar para dentro e ver se temos o jogador que achamos que necessitamos e se só no caso de não ter, é que partimos para uma contratação externa.
E esta ideia nada tem haver com a redução de custos (isso é felizmente um bónus no nosso caso), tem haver como disse inicialmente com a questão da qualidade que me parece que já existe.
Saudações Leoninas

6 comentários:

Unknown disse...

A ideia base é simples: portugueses? os melhores formamos nós. Se é para contratar, vai-se ao estrangeiro.

Agora, não podemos é estar numa balança de 24-4 entre estrangeiros e André Martins, Adrien, Cédric e Betinho

Mike Portugal disse...

Eu fui um dos que disse que não acreditava que a equipa B conseguisse ficar nos lugares de cima e que iria lutar pela manutenção. Mas não disse isso por achar que há pouca qualidade lá, mas sim por acreditar que os adversários da 2ª liga seriam mais competitivos.

Pelo que tenho visto até agora (vi quase todos os jogos da equipa B), as equipas da 2ª liga têm-me desiludido muito em termos de qualidade coletiva. Jogam com muito pontapé para a frente, nem se preocupam em ligar jogadas e "fazer pressão" é uma expressão que desconhecem quase por completo. Por um lado é bom porque permite aos novos jovens ganhar moral por conseguirem vencer tantos jogos, por outro lado é mau porque não é nada representativo do que é a 1ª liga nem os campeonatos principais dos outros países.

Também concordo quando dizes que a equipa B não se aguentava na 1ª liga. O ritmo é muito diferente e acho que os putos se iriam um bocado abaixo. Por isso é bom que fiquem na 2ª liga e não se tente apressar o seu ingresso na equipa principal.

Ronaldo disse...

Revisor,

Com o propósito de defender a atual direção ou, na mioria das vezes, de criticar quem não está satisfeito com a inacreditável situação actual do futebol do clube, continuas a querer discutir questões laterais e a não tocar no que efectivamente mais preocupa os sportinguistas.

Não escreves um post (um que seja) a criticar algumas decisões inqualificáveis e inacreditáveis da atual direção. Mas essa é a tua honestidade intelectual...

Queres ajuda para escolher outros temas que não o desempenho da actual equipa de futebol e as diferentes razões para batermos o actual record de derrotas? Posso ajudar-te. Olha fala sobre a diferença de temperatura entre Alcochete e Alvalade, da diferença de tamanho entre as balizas de hóquei e as de futsal ou, por outro lado, do impacto visual das pinturas dos acessos às garagens do nosso estádio. O que não falta são assuntos...

O tamanho do teu orgulho mete dó...

Carlsberg disse...

Mais um grande resultado rumo ao campeão no triénio prometido por GL!!

Continuem a defendê-los.... agora vamos ver se GL os tem no sitio para criticar este ultimo lance!!


SL

paulo R . disse...

Continua a defende-lo fazes muito bem ele e o maior comprou os melhores jogadores de sempre tem grandes treinadores ......só nao ganhamos é um jogo de futebol

leao revisor disse...

Em primeiro lugar escrevo sobre o que quero e o que me apetece.

Depois existe alguma mentira no que escrevi? A primeira frase critica quem?