terça-feira, 25 de junho de 2013

"Proposta louca"

Recebi uma sms a dizer "já viste a proposta louca para a época 14/15?". Quando fui ver o modelo, se pensava que o nosso campeonato não podia piorar, enganei-me completamente.
Resumidamente a proposta diz que vão ser 18 equipas distribuidas por 2 grupos, o I de 8 equipas que disputam a melhor classificação até janeiro e o II de 10 que disputam a subida ao I grupo ou a descida de divisão. As 4 piores equipas do I grupo descem para o II e as 4 melhores do II sobem para o I, isto a 2 voltas. A partir de janeiro mais 2 voltas, com o I grupo a lutar pelo titulo e todas as equipas desse grupo mesmo que façam 0 pontos em 16 jogos já não podem descer, e mesmo que uma equipa do II grupo faça os 54 pontos possiveis da segunda metade da época não pode aspirar a mais nada do que a manutenção.
Logo à partida uma competição de 18 equipas em que 6 delas nunca se vão defrontar já é motivo para eu a rejeitar de caras. Não conheço modelo semelhante, e mesmo que houvesse não podia nunca estar de acordo com ele.
Depois uma competição em que em Janeiro um clube ganha a possibilidade de disputar o titulo nacional, sem ter que se preocupar muito com os restantes 6 meses de competição parece-me ridículo.
Em casos extremos e isso não está mesmo nada fora dos horizontes, quem por exemplo em Janeiro fique em 1º lugar e ganhe o tal bilhete para o jogo do titulo, pode fazer uma mini pré-época e chegar com uma frescura fisica que o 2º finalista não terá.
Podemos ter equipas a ter jogadores por 6 meses... nestes moldes chega a sobra para se ser campeão e ainda se poupa dinheiro.
Neste modelo as 4 equipas que subam em janeiro para o grupo I podem jogar com os juniores e poupar os ordenados dos jogadores para a próxima época. Acham isso impossivel? Com as dificuldades dos clubes?
Talvez ainda o pior disto tudo é que em Janeiro temos logo uma equipa despromovida, a que ficar em ultimo do grupo II.
Uma série de asneiras a meu ver. Se queriam mais emoção no final, façam play-offs, mesmo não concordando com isso, é um modelo que já existe. Agora inventar... mal ainda por cima é que não era necessário.
Bem mais simples e sem inventar muito seria melhor para o nosso futebol, limitar o numero de estrangeiros por equipa, como já acontece em vários campeonatos. Haja coragem para tal, mas quem tem coragem para apresentar esta proposta deveria ter coragem para apresentar tudo.
Saudações Leoninas

17 comentários:

Lagarto disse...

Concordo em absoluto... Por mim bom modelo para a nossa 1ª Liga era, 12 equipas, 2 voltas (22 jogos). Ao final as seis melhores disputariam os lugares cimeiros e as 6 piores aspirariam a manutenção (desciam pelo menos 3), tudo também a 2 voltas (12jogos) ao final do campeonato dá 33 jogos só com as 12 melhores equipas.

Captomente disse...

Foda-se, oh Revisor, assim deixo de visitar o blog!!

Cadê a postada a lançar dúvidas e suspeitas sobre o Bruno de Carvalho, pah??? Vens agora falar de assuntos sérios sobre o nosso futebol? Mas isso interessa a quem mesmo??

Queremos é posts a mandar abaixo o BdC!! Tss Tss...

SL

Mike Portugal disse...

Gostava de saber quem foram as cabecinhas inteligentes que pensaram nesta ideia e quanto é que lhes pagam para isso.

Isto é mesmo a sério?

Percebe-se a ideia de querer que as equipas mais fortes se defrontem mais vezes, mas já há métodos mais eficazes há muito tempo. Para quê inventar a roda? Ainda por cima uma ideia MÁ.

Reparem neste cenário. Segundo estas regras, se em Janeiro a classificação fosse assim:

1º 20 pontos
2º 20 pontos
3º 19 pontos
4º 19 pontos
5º 18 pontos

O 5º que só estava a 2 pontos do 1º lugar já não poderia lutar pelo título e iria ser subsituido por uma equipa que vinha do 2º grupo, mas como não tinha lutado contra os melhores clubes teve possibilidade de fazer mais pontos e ficar nos 4 primeiros do seu grupo.

Ridiculo.

Carlos Mota disse...

Para já, as tais 4 equipas que sobem ao I grupo podem disputar o titulo de campeao. e depois as equipas vao ter sempre que ganhar se quiserem ir a champions, ou a europa. pelo que eu entendi, seria 8 para cada grupo, os 6º ultimos desciam e os 6º primeiros subiam. depois os do II grupoo jogam para nao descer, e os do I jogam para o campeonato, para a champions e para a europa. ha SEMPRE competição

Carlos Mota disse...

Mike, pelo que percebi depois tambem ha play off's com os 3º4º5º e 9º10º11º para a uefa! Nao pode lutar para ser campeao? tem que ser mais competitivo, usar futebol de ataque e nao por autocarros para ganhar pontos. acho que tambem é essa a questao deste modelo, nao usarem autocarros de 2 andares

leao revisor disse...

Carlos Mota

Não consigo perceber sinceramente como na segunda metade no ano, pode ser mais competitivo jogador com "Olhanense", "Gil Vicente" e por ai, do que com Guimarães ou Maritimo... porque das 8 do grupo I só ficam 4, teoricamente SCP, FCP, SLB e Braga... tudo o resto desce.

Ou seja nessa segunda fase só os 3 primeiros da 1º e 2º fase disputam lugares nas competições europeias.

Penso que é isto que está na proposta.

A descida do ultimo da 1º fase do grupo II é então qualquer coisa de aberrante.

johnC disse...

Se queriam mais jogos entre os grandes, até a pensar 10 segundos arranjo uma melhor.. Faziam a primeira volta normal e depois à entrada na segunda volta dividiam em dois grupos (a primeira metade ficaria a lutar pelo titulo e a segunda metade a lutar por não descer), jogando todos contra todos dentro do grupo a duas voltas. No primeiro grupo haveria sempre competição já que só temos 6 vagas para as comps europeias e seriam 8 equipas; no segundo grupo lutariam para não descer!

SL

SOU SCP disse...

Uma grande treta. O modelo da liga irá se manter igual.

Pedro disse...

Campeonato é prova de regularidade. Todos os campeonatos que introduziram playoffs, reduções, jogos extra entre grandes e afins acabaram por perder interesse e competitividade. Vamos acabar como a Escócia, Bélgica etc?

Justo é todos competirem contra todos, em 2 jogos, tal como está. Melhorem as regras de estrangeiros, critérios financeiros, máximos de preços de bilhetes, classificação de árbitros etc. O que é simples ninguém quer fazer.

leao revisor disse...

Sou SCP

Pode consultar a proposta aqui:

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/liga-formato-epoca-201415-formula-inovadora-hypercube/1463098-1676.html

disse...

já apagas comentários?
ahahahaha

disse...

por aqui ninguém comenta a filha da putice do "negócio" M. Lopes, pois não?
normal!

leao revisor disse...



Claro que já apago comentários, presumo que se te mandassem para a "puta que te pariu" não gostasses, presumo....

tiscp disse...

Concordo plenamente com o Pedro, os campeonatos tem que ser provas de regularidade, todos contra todos em duas voltas e o mais regular vence.
Em todos os grandes campeonatos mundiais é assim, não consigo compreender como ainda haja quem defenda campeonatos com 12 equipas e 3 voltas e playoffs ou coisa que o valha, os exemplos de campeonatos em que tal existe penso não ser o mais positivo.

O que faz falta no futebol portugês é aumentar receitas, especialmente nas equipas pequenas e isso só se consegue através da negociação colectiva dos direitos televisivos.

Porque não é admissivel termos um campeonato em que existem clubes com orçamentos acima dos 100M € e 70% dos clubes tem ordenados na ordem dos 2/3M, existe um treinador em Portugal que ganha 2 vezes o orçamento anual de certas equipa do nosso campeonato.

Porque são estas descrepâncias que levam a ordenados em atraso e dificuldades financeiras que desvirtuam completamente a verdade desportiva.

Rigor é o que se pede, em vez de se andar a contratar lunáticos supostamente especialistas em modelos alternativos, veja-se e copie-se / adapte-se modelos de sucessos, como é o caso do alemão.

disse...

podes continuar a tapar o sol, os teus discípulos anónimos gostam.
Continuas sem te expressar sobre o assunto que mencionei, e isso diz tudo.

leao revisor disse...



A minha opinião é simples se for verdade é um contrato inaceitável. Como não acredito que seja verdade...

Que mostre o contrato onde está essa clausula. Depois quero saber tambem se existe a mesma clausula com Izmailov.

De qualquer maneira, o SCP pode sempre rescindir com o jogar de forma amigável e o FCP fica sem direito de receber qualquer coisa.

Pedro disse...

Prevaleceu alguma sanidade:

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/assembleia-geral-liga-novo-formato-votacao/1464707-1676.html

Agora pergunto, para quando a transparência nas classificações de árbitros? Para quando as regras de fair play económico? Para quando a limitação de estrangeiros? Para quando as sanções a sério para clubes devedores? O mais dificil ficou por falar e fazer.