sexta-feira, 1 de maio de 2015

Gestão desportiva e financeira

Chegamos perto do final da época, com o 3 lugar como nossa classificação no campeonato e com a presença na final do Jamor assegurada. Nas competições Europeias ficámos no 3º lugar da fase de grupos da champions e fomos eliminados nos 1/18 da liga Europa. A taça da liga por decisão da direcção foi jogado com as reservas da equipa principal e alguns jogadores da equipa B. Em resumo, ganhando a taça de Portugal nunca poderá ser considerado uma má época, muito pelo contrário, tendo como ponto negativo nunca termos lutado pelo campeonato, reforçado pela indicação do nosso director desportivo que partiríamos para o campeonato na "pole position"
No inicio desta época desportiva fiz questão de comparar cada contratação com um jogador da nossa formação, relembro que fui atacado por isso, basicamente porque discordei da gestão desportiva que se estava a tomar, hoje praticamente passado um ano, fica claro que foi uma decisão errada, não só se gastou dinheiro (que é escasso mas já lá chegamos) como não apostámos em quem devíamos e só o vamos fazer agora, perdendo com isso um ano de experiência e rodagem na equipa principal.
Fui também muito critico com a gestão que se estava a fazer da nossa formação, os resultados estão à vista de todos e nem vou bater mais no ceguinho com isso, prefiro pensar que se percebeu os erros gravíssimos que se cometeram e se está a corrigir esses erros com as renovações em massa que estão a acontecer, e eu prefiro que se renovem com alguns (e não são poucos) que nunca vão jogar pela equipa A do que perder internacionais, para os nossos rivais, ainda temos um longo caminho a percorrer porque foi destruído muita coisa, mas a sangria já foi extinta.
Nesse periodo o SCP "perdeu" igualmente muitos dos nossos melhores jogadores saídos da formação (relembro que foram gerações cheias de talento as ultimas que sairam da academia ao contrário das próximas que são das piores), "perdeu-os" é forma de dizer porque foram vendidos para equilibrar o orçamento, mas sairam sempre colocando esses jogadores como os vilões quando em todos os casos, Bruma, Dier, Ilori, os jogadores queriam receber mais do que o SCP lhes proponha, o que digamos é um direito perfeitamente legitimo. Mais legitimidade têm quando eram jogadores altamente pretendidos por vários clubes europeus com outros argumentos financeiros e quando viam jogadores com muito menos qualidade chegarem ao clube com condições bem superiores às deles. Com isto digo por exemplo que o SCP irá pagar Ewerton 450 mil euros por época mais 5 mil euros por cada lote de 5 jogos, se a este valor juntarmos o valor pago pelo empréstimo e pela contratação não iríamos pagar muito mais se tivéssemos apostado em Dier e Ilori e não tenho a menor duvida que teríamos um melhor lote de centrais (até pelas suas características) dos que aqueles que temos hoje e foram contratados (Paulo Oliveira, Sarr, Ewerton, Mauricio e Rabia).
Tivemos outro caso que reflete bem a gestão pisca-pisca desta direcção, o SCP ainda durante a época passada proibiu Matheus Pereira de jogar porque não renovava, repito na altura e escrevi sobre isso, a proposta que lhe foi feita foi de 3 mil euros, menos do que ele recebia na altura, e todos achavam belíssimo o que se estava a fazer, que era a posição correcta que não merecia mais, que agora é que os jogadores iam ver quem mandava, bla bla bla... o SCP renovou e bem com ele já este ano por 5 vezes mais aquilo que oferecia e o contrato dele é progressivo todos os anos com vários prémios, ou seja a diferença ainda será muito mais nos últimos ano de contrato. O mais engraçado nesta história toda é que o jogador não abdicou de um único cêntimo.
Olhando para todo este cenário fica claro que andámos unicamente a perder tempo, porque eu não tenho duvidas que este caminho está muito mais próximo de nos levar ao sucesso do que um que vivia de decisões avulsas sem qualquer lógica aparente. E repito contratar jovens de valor discutível de campeonatos de terceiro mundo, podíamos andar 10 anos que não seriamos campeões nem lutaríamos realmente pelo titulo.
Num Post que remete muito para as memórias, relembro que foi anunciado por esta direcção que só se iriam realizar contratações cirúrgicas e de jogadores que seriam "reais mais valias", hoje nem aqueles que beijam o chão que o presidente desfila acham que tal aconteceu.
Outra ideia que me fica na memória são as escolhas de treinadores para o clube, já foram contratados 2, Jardim e Marco Silva, e mérito seja dado porque para mim são 2 treinadores com qualidade que não haja duvida sobre isso. Mas num clube que se diz extremamente competente com pessoas altamente qualificadas para os cargos que ocupam não deixa de ser estranho que se tenham contratado 2 treinadores com ideias de jogo tão diferentes (isto não é propriamente uma novidade é amplamente discutido nas redes sociais). Numa altura que é cada vez mais certo que iremos para o 3º na próxima época desportiva talvez seja bom à estrutura competente pensar num treinador que se insira no modelo de jogo que o clube quer (e isso estava no tão falado programa eleitoral) e escolher menos pelos likes ou falta deles no facebook, apesar se nos ter sido dito (na entrevista dos 2 anos de mandato ao agora "grande amigo" Record) que certas posições publicas "até tiveram muitos likes".
Obviamente não me deixa de preocupar que tenha sido noticiado na semana passada a 1º reunião entre o presidente e o treinador para a próxima época depois de na entrevista dos 2 anos de mandato o presidente ter assumido que ainda não tinha tido qualquer reunião com esse objectivo. Quando se assume que se prepara uma época em Abril/Maio num clube que diz que quer ser campeão não me deixa muito descansado mas certamente as pessoas competentes vão tomar as melhores decisões para os destinos do clube.
A gestão desportiva não pode estar separada da gestão financeira, e esta é mais fácil de lembrar para alguns, o SCP tem apresentado resultados positivos nos últimos 2 exercícios. Tendo o presidente afirmado que em termos de gestão o "SCP ganhou um campeonato ou uma Champions". O SCP foi obrigado a fazer uma série de operações para se tornar sustentável que não o era na altura, cumpriu o programa estabelecido com a banca, a partir daqui a memória de alguns começa a falhar. O que BdC fez, foi altamente elogiado por, novamente por aqueles que hoje lhe beijam o chão que desfila, e se antes essas medidas eram criticadas agora são aplaudidas e repito tudo aquilo que foi feito por direcções anteriores foi ou vai ser feito por esta direcção e só ainda não foi feito porque o SCP ainda discute qual a melhor entidade bancária (taxa de juro) para emitir o empréstimo obrigacionista já aprovado pelos sócios de 30M.
Com um "campeonato ou uma champions" de gestão, faz-me uma certa confusão como não conseguimos atrair parceiros para o clube, como o investidor prometido e garantido está para chegar como o "D. Sebastião numa manha de nevoeiro" (já lá vamos) e assumimos sérias dificuldades em arranjar um patrocinador para as nossas camisolas, estádio e academia (através de namig) e mesmo na marca de equipamentos que se fez grande festa que se tinha conseguido um melhor acordo, foi omitido, certamente por esquecimento, que teríamos que pagar uma enorme fatia dos produtos, seria interessante portanto saber o valor pago pela Macron ao SCP e o valor recebido pela marca. Ou seja, numa altura em que o SCP, segundo fazem passar a ideia, está a ser gerido de forma brilhante, tem sérias dificuldades em aumentar as suas receitas através de melhores contratos com novas empresas ou renegociação dos existentes.
E por fim chegamos ao investidor, agora sabemos que BdC mentiu, não existia investidor nenhum, a Holdimo ficou com 30% quando o SCP recomprou as % dos passes detidas por essa entidade e vai ficar com mais 18% quando o empréstimo do Novo Banco que só foi feito com a garantia dada pela Holdimo que ficaria com essa %. O mais cómico disto tudo é que aqueles que sempre foram contra a venda da SAD (nem 1% podia ser vendida) nem piam quando o SCP vende 48% da SAD por 38M... digamos que para quem "ganha um campeonato ou champions" vende barato aquilo que acha que vale muito. Mas pior, aqueles que lançam foguetes com a recuperação dos passes ficam sem memória quando isso é à custa de perda de % da SAD, e nem vou falar da provável perda de controlo da SAD (é uma questão de tempo). Portanto na prática a SAD passou a ter a totalidade dos passes dos jogadores, mas a Holdimo passou a ter 48% desses mesmos passes, das receitas TV, das receitas da bilheteira, de publicidade etc etc etc.
Reafirmo isso a mim não me incomoda rigorosamente nada, aquilo que eu quero unicamente é que o SCP ganhe, que aqueles que entram com a nossa camisola e com o nosso simbolo em campo vençam, agora aqueles que antes destilavam ódio que resolvam os seus problemas internos.
Para terminar só 2 apontamentos. Durante anos, em cada declaração publica ou em cada comentário no facebook, ou nos blogs a palavra "auditoria" aparecia com um peso enorme. Esta direcção exigiu que fosse feita uma auditoria de gestão mesmo depois de a anterior direcção ter feito uma auditoria financeira. Estipulou prazos, estipulou mandatos, fez declarações em tom de ameaça a ex-presidentes do clube e mesmo depois de as datas de apresentação de resultados terem passado não temos a apresentação dos mesmos. E isto não me devia preocupar a mim, porque nunca fiz disto um cavalo de batalha, devia preocupar quem constantemente fez disto a sua bandeira de campanha.
Portanto só restam 2 alternativas, ou a auditoria não tem nada que "entale" quem esta direcção queria, ou está a guardar esses resultados para uma altura "interessante".
O SCP no passado por opção e por mérito da organização, conseguia participar nos melhores torneios internacionais da formação, foi assim que começou a participar na Next Generation (único clube português a fazê-lo), torneio que foi o inicio da Youth Champions League e que tinha como grande objectivo por um lado preparar os jogadores para os jogos internacionais e por outro ser uma primeira montra para os grandes clubes europeus dos jovens valores.
O SCP e isso não mudou com a esta direcção sabe perfeitamente que os jogadores da formação são para reforçar o plantel principal mas são igualmente os que podem gerar mais valias significativas, portanto faz-me também muita confusão como se vão perdendo oportunidades como a participação na competição que veio substituir a Next Generation (agora para equipas Sub21 em vez de sub19) e que se antes éramos a única equipa portuguesa que competia, agora somos a única equipa portuguesa que não entra nessa competição. E mais confusão me faz quando o SCP este ano contratou um monte de refugo jovem e que teria nessa competição hipótese de jogar com regularidade.
Obviamente que virá gente aqui comentar e criticar o que escrevi porque "sim", porque será esse o seu trabalho, tentar desviar as atenções, e falar pouco do conteúdo. Falar do passado, fazer passar a ideia que o SCP foi fundando em 2013 e só tem resultados que se possam olhar desde 2011. Mas não, o SCP tem quase 110 anos de história, uma história imensamente rica, que apesar de todas as dificuldades que tem passado tem mesmo assim participado em 1/2 finais de competições Europeias em variadas modalidades tendo ganho inclusivamente uma Taça Challenge em Andebol em 2010.
Saudações Leoninas

8 comentários:

Sportinguista não cota disse...

Sobre os q saíram só asneiras....

Tanto Dier, como Llori como Bruma já tinham decidido desde o início que não iam continuar e qualquer um deles foi receber o triplo dos valores que tu apresentas que gastámos e vamos gastar no Ewerton...

Receberam quando ainda negociavam com o Sporting propostas para receber ordenados nesses países, em que recebem à cabeça muito mais dos valores que falaste para o Ewerton.

Ou seja pensaram na carteira em vez da carreira.

Daqui a uns anos vamos ver quem fez bem.

Sporting até morrer disse...

É incrível como passado um ano continuas a dizer tanta asneira...

No tempo do teu amado Godinho Lopes, tudo se podia gastar. Toda a merda de jogadores podia ser comprada que era só mais-valias para o clube, mesmo que a conta final tenham sido mais de 100 milhões de euros em menos de 2 épocas.

Hoje é exigência acima de tudo para quem conseguiu colocar as contas em dia e o clube a dar lucro como nunca se viu desde que os Roquettes tomaram conta do clube.

Em relação à formação, o que é que está mal mesmo, o facto de não nos termos apurado para a fase final de Juvenis?

Em juniores, aquela que foi apelidada de pior equipa de juniores de sempre, está novamente na luta pelo título e bem à frente da apelidada melhor formação do mundo.

Em iniciados lutamos pelo título.

Na equipa B, depois de arrumada a casa como se exigia, a equipa é a melhor das Bs, já ultrapassou o record de pontos de anteriores equipas e tem já uma série de jogadores a perfilar-se para a equipa principal.
Ao contrário do que dizes, continuamos a ter razões para ver jogadores com qualidade a chegar à equipa A.
Isto é mau trabalho?

Depois continuas com a história do Dier poder ter ficado.
Mas será necessário repetir quantas vezes que ele não quis ficar?
E com Ilori e Dier ficaríamos com melhores centrais do que Paulo Oliveira, Ewerton e Tobias?
Estás a falar a sério????
Com tanta renovação a ser feita, mais de 40, em que é que pegas? No Matheus Pereira, que por acaso ate está novamente a jogar na B e a jogar bem.
Será que não é melhor pensar que o tempo que esteve de fora lhe fez bem para abrir os olhos e ver que a sua carreira esteve a um passo de seguir as pisadas de um qualquer Paim?

Faz-te confusão que não consigamos atrair investidores?
Mas quais foram afinal os que o GL arranjou?

Vender 48% de uma SAD e manter a maioria é um mau negócio?

O Sporting não participa na Champions?
Então quem é que lá esteve este ano com as nossas camisolas?
Sabes pelo menos quais as regras para se participar na Youth Champions?

O teu nível de estupidez continua em alta como a má-fé em quase tudo o que dizes.

Se o teu nível de criticismo tivesse andado por cá nas épocas de GL...

leao revisor disse...

Esperei apenas um comentário dos "habituais" para responder uma única vez ao que por ai vem e vou-me remeter ao silencio novamente.

Existem coisas engraçadas que aqui foram ditas, chegamos ao final da época e passamos a saber que afinal a formação até está no bom caminho, que a equipa que era "fraca" (dito pelo presidente na sportingtv) afinal até é boa, e até estamos à frente da
"melhor formação do mundo".

Quanto se fala sem saber, corre-se o risco de escrever muita asneira. A falta de informação nestes casos ajuda a reinar, não tenho duvidas e com papas e bolos lá se vão enganando muitos tolos.

O SLB demorou a perceber mas percebeu como se forma com qualidade e não tenho nenhum problema em o dizer. O SLB colocou os seus melhores jogadores da equipa B a rodar na 1º liga e fez subir os seus melhores jogadores da equipa de juniores ao A.

Algo que o SCP sempre fez no passado, porque os títulos não são a forma de avaliar a formação. Foi assim que aconteceu no ano passado, apenas para lhe dar um exemplo, quando Matheus Pereira e Podence passaram para a equipa B (o 1º antes de ser proibido de jogar.

Depois existe ainda um problema de leitura, e essa eu não posso resolver. Aquilo que eu disse é que o SCP foi o único clube portugues a ser convidado e a participar na Next Generation sub19 que foi uma competição substituída pela Youth Champions que até este ano era organizada pela classificação das equipas A. Aquilo que eu disse também foi que a nova Next Generation sub21 só o SCP não foi convidado, ou seja se antes FCP e SLB ficaram de fora, agora fomos nós a ficar. Se não souber o significado de "convite" peça a alguém que o ajude.

GL arranjou o UNICO investidor, o BESA, que entra no clube através da Holdimo. Tudo roda a volta disso, e eu não tenho qualquer problema com isso, não tente deturpar as minhas palavras, aquilo que eu disse é que eu não fui daqueles que contestava a venda da SAD nem fui daqueles que jurava a pé juntos que o homem tinha investidores.

Nem vou discutir mais a história dos jogadores, digo apenas que para mim, com Ilori, DIer Tobias e até podia ser Pedro Mendes ou Nuno Reis (que sempre aqui disse que não morria de amores) o SCP teria melhor lote de centrais do que tem agora. Porque tinha por um lado Dier que é forte no jogo aéreo e muito bom nos posicionamentos, e tínhamos Ilori que é um dos centrais mais rápidos da Europa com uma capacidade de impulsão fora do normal, e acima de tudo tínhamos 2 centrais que sabiam sair a jogar com qualidade. Nisso são muito superiores aos que temos agora. Mas compreendo a tua (vossa) necessidade de colocar as "culpas" nos jogadores.

Quanto ao Matheus Pereira, dizes que lhes fez estar fora... Ora mas ele abdicou de quê? Quem pagou rigorosamente aquilo que ele queria?

Para terminar o SCP não começou com GL como tentam fazer passar a ideia, o SCP com FSF (para me limitar ao tempo da entrada de Rouquete) tinha rigorosamente o mesmo orçamento que temos este ano, lutava realmente pelo titulo e ganhava sucessivamente taças (de portugal e supertaça) e era duramente criticado por isso aliás nesse tempo eram as "tacinhas" agora iremos jogar a champions no Jamor.

E com este comentário encerro por aqui a minha participação no debate de ideias, não tenho tempo para responder a profissionais nem paciência para tolos.

Sporting até morrer disse...

Imbecil Revisor,

Não sou habitual até porque já não lia o que dizes há muito tempo, mas depois de ver o título senti-me curioso para ver a merda habitual que debitas.
E comprova-se, continuas a dizer só merda como um outro blogue que te é muito familiar também e onde o escriba de serviço tem a mesma visão saudosista do passado recente...

Sobre o que escreves:

A formação não está no bom nem no mau caminho, está no caminho que lhe é possível depois do furacão que foi a passagem do teu amigo GL pelo Sporting.
A troca de scouts e treinadores na formação não foi uma iniciativa de GL e seus pares com reflexos na actual geração de juniores?
Queres voltar ao branqueamento de responsabilidades, certo?

O Benfica colocou jogadores a rodar na I Liga?
Indica lá quais.
É que o Sporting, esse sim já o fez.
Iuri, Esgaio e Fokobo dizem-te alguma coisa? e junta ainda Chaby no União a lutar pela subida.
Destes só Fokobo não é titular indiscutível.

O que o SLB fez esta época, também o Sporting o fez na época passada e nessa altura cá estiveste para atacar a decisão.
Afinal em que ficamos?

Sim, de facto não percebi a relação da UEFA Youth League com a U21 Premier League International Cup.
Aproveitaste um torneio organizado por ingleses em que a participação funciona por convite para atacar os dirigentes do Sporting?
Só prova mais uma vez a tua honestidade quando escreves...

Sobre investidores, cala-te de uma vez por todas com a história de GL ter arranjado investidor.
Esteve quase 2 anos à frente do clube e conseguiu ZERO!
Em apenas 2 meses, a actual Direcção fez aquilo que a anterior não conseguiu em quase 2 anos e mais uma vez com toda a herança financeira e desportiva que lhes deixou o teu amado.

Uma certeza temos todos, o maior tolo és mesmo tu pois de sportinguista nada tens.

Se tivesse alguma coisa de sportinguista, fazias como dizes, voltavas para o teu cantinho e remetias-te ao silêncio face ao passado vergonhoso que tens...

Sporting até morrer disse...

A vitória da B hoje na casa dos corruptos é dedicada a ti Revisor.

Esta equipa B luta actualmente pelo título.

Esta mesma Equipa B tem mais pontos que qualquer outra em épocas anteriores.

Só crises na formação...

johnC disse...

És tão cromo que até dizes baboseiras destas:

"mas a Holdimo passou a ter 48% desses mesmos passes, das receitas TV, das receitas da bilheteira, de publicidade etc etc etc."

ó palhacito, se vai passar a ter essas receitas, também vai passar a ter que pagar 48% de todas as despesas LOLOLOLOL és mesmo palhaço fdx nem vou perder o meu tempo a comentar tanta merda, olha para as modalidades que ia acabar agora até lutam lado a lado com as melhores a nível europeu lololol és mesmo patético...

Liondamaia disse...

Esta Fonte Segura(mente) está inquinada!
Essa do FSF é forte! Então o homem, com um orçamento de 25 M€ (isso é que era bom!) para a SAD, precisou de andar a vender património ao desbarato e, mesmo assim, levar o Passivo a aumentar?
Pois, Fonte Segura(mente) inquinada!

Unknown disse...

Você já foi à procura de um empréstimo para pagar suas contas e iniciar um negócio / investimento aqui é uma grande oportunidade para você obter este empréstimo. Taxa de juros eo empréstimo que nós oferecemos é estritamente para pessoas honestas indivíduos ocupados sérios que são tementes a Deus e estão prontos para pagar o empréstimo no prazo acordado. Se você estiver interessado em obter um empréstimo, tudo que você precisa fazer é entrar em contato comigo via e.mail mrmarkloafund@hotmail.com