segunda-feira, 18 de maio de 2015

Os campeões, A formação, As modalidades e a conferencia surreal

Começando pelos nossos, Parabéns aos campeões de iniciados, a todos que fizeram parte desta conquista, aumentar o numero de títulos é sempre importante fazê-lo no campo do adversário ainda por cima no ultimo minuto dos descontos tem ainda um sabor especial. Parabéns também aos outros campeões, nem tanto propriamente pelo titulo, mas pela constatação que passaram realmente a dominar o futebol português. Relembrem-se aquilo que eu disse à uns anos atrás, que estavam a começar a dominar os orgãos importantes do nosso futebol que estavam a criar uma boa equipa que estavam estáveis a nível directivo e de treinador, foram bi-campeões e não são tri, porque o Kelvin marcou aos 92.
Com a vitória dos iniciados ontem, os discípulos do calimero rapidamente quiseram fazer a festa aqui e mais uma vez tenho até um certo gosto de ser lembrado nas conquistas do clube, pena é que não se lembrem quando tal não acontece. Mas vamos ao que interessa, eu não estava certo ao minuto 72 e passei a não estar ao minuto 73, numa altura em que terminaram os campeonatos da formação e fazendo uma reflexão obviamente não retiro uma virgula ao que vinha dizendo desde o ano passado, a formação do SCP bateu no fundo e os resultados disso vão ser visíveis nos próximos 3/4 anos.
Compreendo até que os discípulos do calimero toquem a mesma musica de quem manda, mas a formação nunca se avaliou (no SCP não estou a falar dos outros) pelas vitórias ou pelas derrotas. O SCP tirando Matheus Pereira não tem nenhum jogador com qualidade para integrar o plantel sénior do clube nas próximas 2/3 gerações. Estas 2 gerações de juniores que agora acabaram o campeonato e que receberam mais de 15 reforços não tem jogadores sequer para jogar na equipa B (e já lá vamos) quanto mais para a equipa A. Para o ano veremos quantos foram dispensados destes que chegaram este ano, veremos os poucos que subirem para a equipa B quantos minutos vão fazer e para nem falar da impossibilidade de algum integrar o plantel sénior.
Bem sei que isto custa ouvir, mas o SCP não ganhou fama na formação pelos titulos que ganhava, Ronaldo nunca foi campeão por exemplo, o SCP sempre teve uma visão que tinha que ter os melhores jogadores, aqueles que mais se destacavam dos demais, os mais desequilibrados eu suma aqueles que faziam a diferença. Esses na maioria das vezes jogavam em escalões acima, para criar níveis de dificuldade superiores aos do seu escalão. Isso resultava obviamente em enfraquecimento das equipas mas numa melhoria das aptidões dos jogadores que chegariam em melhores condições ao objectivo que é o futebol sénior.
O que assistimos agora é contratação de jogadores para o imediato, e isso foi evidente nos juniores, jogadores que não tem qualquer capacidade de chegar à equipa principal e pior que tudo, estamos a fazer o que o SLB fazia no passado (porque eles só olhavam para os títulos) e eles ao contrário estão a fazer o que nós fazíamos. Por isso num futuro próximo quem vai colocar jogadores de qualidade no futebol sénior não vamos ser nós mas eles.
Aquilo que me fazia mais confusão (e isso felizmente teve um ponto final) é que numa altura em que a formação vinha numa trajectória descendente por erros nossos mas pelo investimento dos nossos rivais, o SCP perder os nossos melhores jogadores para os adversários directos e ainda por cima achar que era o caminho correcto era gozar com os sportinguistas. Para terminar apenas, um jogador nosso que foi para o FCP e joga já no escalão acima (por acaso até foi campeão mas isso pouco importa) viu o FCP rejeitar 4M de euros por ele de um clube InglÊs. Era fácil perceber que era uma questão de tempo para os tubarões viessem e o quisessem levar, não tivemos a inteligente e a visão para o segurar.
Para terminar este tema, ouvir na nossa Tv durante os jogos em casa, que seria um marco Histórico ficar em 1º lugar na 2º liga reflete bem o pensamento que temos para a formação. Temos uma equipa B que não serve para potenciar os melhores jogadores, serve para vencer, só assim se explica que o refugo da equipa A jogue regularmente na equipa B e jogadores que nunca vão vestir a nossa camisola principal sejam dos mais utilizados.
No andebol 4 feira jogamos o que é para mim o jogo mais difícil do campeonato, para mim, se conseguirmos ganhar passamos a ser os principais favoritos ao titulo. A explicação é simples, o FCP sempre foi o favorito, desde o inicio do campeonato, ganhou-nos os jogos todos, começou esta final com uma vantagem de 2-0, se conseguirmos igualar a final, vamos ao dragão caixa sem nada a perder, eles é que são hexa, eles é que eram favoritos, eles é que estavam na frente, eles é que jogam em casa e esta pressão toda será a nossa oportunidade de os "enganar". Portanto tudo em aberto!
No futsal eliminatória dura frente ao Braga é o que se prevê. Não nos vamos enganar, infelizmente não estamos ao nível de outros anos, não será uma pera doce passar o Braga até porque ainda não os conseguimos vencer esta época, mas se chegarmos à final tudo pode acontecer.
O Hoquei não conseguiu a classificação para a Liga Europeia, uma pena até porque com o investimento que irá acontecer para o ano, seria o local indicado e onde temos que estar, entre os melhores!
Por fim e sem me alongar muito, a conferencia do calimero foi totalmente surreal, repito totalmente surreal. Convocar a imprensa para dizer que tudo o que se tem passado desde Dezembro, com a guerra fria entre o presidente e o treinador, com as constantes noticias da saída do treinador, são para o atacar é SURREAL! Aliás esta conferencia foi mais um sinal da confusão que vai entre o treinador e ele, se tal não fosse um treinador que tem mais 3 anos de contrato e se não houvesse problema algum, só tinha que dizer que continuava e acabava toda esta confusão! Os mais engraçado é que esta teoria (que isto é para atacar o presidente) já tinha sido dita em Dezembro pelo mensageiro (aka Zé das bifanas).
Isto para nem falar nas personagens que passam pela Sporting TV que criticam abertamente o treinador.
Saudações Leoninas

21 comentários:

J.Heleno disse...

Muito bom, repito muito bom! Finalmente já não há dúvidas dos teus intentos e que estes -na minha opinião - em nada se coadunam com a defesa dos interesses do SCP.

É pena o teu histórico falar por ti, é pena não ser possível ter uma discussão séria (sem qualquer moderação) com alguém como tu, o que de resto a grande maioria dos leitores já se apercebeu, daí não perderem o seu tempo.

Mas repito, é pena, porque no meio de tanto disparate encomendado, até tocas em alguns pontos que efectivamente mereciam ser discutidos, porque efectivamente não estão bem e carecem de ser rapidamente corrigidos.

Martins disse...

Revisor, fica-lhe mal tratar o presidente do Sporting por calimero. Tem defeitos, mas esta longe, ate ver, de ser o pior presidente que ja tivemos.
Nota-se que o Revisor gosta do Sporting e esta' bem informado sobre tudo que envolve o Sporting. Seria alguem com quem se poderia discutir os problemas do nosso clube de forma incisiva, tanto quanto um adepto/socio/simpatizante o pode fazer.
No entanto, esse seu odio (sim, e' odio que sente nas suas palavras) pelo presidente tolda-lhe as ideais e torna-o completamente parcial nas suas analises. Desde que esta direcao foi eleita. diria que 75% - 80% dos seus comentarios sao de teor negativo a accoes da mesma.
Como disse, Bruno de Carvalho tem defeitos e qualidades, que advem de um determinado perfil. Gosto de algumas coisas, tolero outras e nao me identifico com outras. Agora entre ele e Soares Franco, Bettencourt e Godinho (para nao ir mais longe), quem acha que tem feito melhor, olhando para todos os aspectos? Se pudesse escolher quem colocaria na 'cadeira'? E porque? Acha que estavamos melhor antes, com rumo que estava a ser seguido? Nao acha que esta direcao esta muito condicionada pelo que foi feito ate 'a sua chegada? Nao acha que, apesar de tudo isso, e da clara concertacao entre SLB e FCP para controlas a dois o futebol em PT, o Sporting ate nem tem estado mal de todo? Nao achas que as modalidades estao melhor hoje que ha 2 ou 3 anos?
Ha coisas que nao correram ou nao correm bem? Sem duvida. Coisas que urge melhorar? Obviamente. Mas numa avaliacao global, nao acha que estamos melhor e cada vez mais a fugir do rumo auto destrutivo em que nos encontravamos?
Nao sei se alguma vez o fez, mas tente reflectir seriamente colocando apenas o Sporting na equacao, sem odios pessoais pelo meio.
Eu sei que este espaco e' seu e dos seus colegas bloggers, mas este blog e' lido por muitos, logo faz opiniao. Opiniao essa que vai depois ao estadio e assobia... E vai receber os nossos atletas e apupa... Porque temos um calimero como presidente, leram eles ...
Se quer ser levado a serio, seja serio.

PS: tambem achei a conferencia completamente desnecessaria, tendo em conta o que acabou por ser dito. Tambem acho que a gestao do caso do treinador tem sido muito ma'. Vamos ver o que acontece.

SL

Anónimo disse...

Não há vergonha. Incha camaleão

"Estas 2 gerações de juniores que agora acabaram o campeonato e que receberam mais de 15 reforços não tem jogadores sequer para jogar na equipa B (e já lá vamos) quanto mais para a equipa A"

"a formação do SCP bateu no fundo e os resultados disso vão ser visíveis nos próximos 3/4 anos. "

Isto não faz o menor sentido já que daqui a 3 4 anos vamos ter as fornadas dos juvenis e dos CAMPEÕES! iniciados a chegar ao futebol sénior. Nada, do que tu dizes se confirma, portanto estou descansado.

SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING

J.Heleno disse...

Quanto à conferência de imprensa, na minha opinião, foi completamente escusada na medida em que não serviu para rigorosamente nada.

Das duas uma: ou ficava calado ou então só tinha de garantir a continuidade do Marco Silva. Assim, somente serviu para admitir (ainda que tácitamente) que, bem ou mal, a continuidade do Marco Silva está dependente da conquista da taça.

Do meu ponto de vista, o Marco Silva é dos treinadores com melhor imprensa a nível nacional, porque a verdade é que cometeu erros graves durante a época, erros, esses, que a outros treinadores não seriam perdoados. No entanto, tem contrato, tem qualidade, tem potencial para evoluir, tem os jogadores "na mão" e sobretudo tendo em conta as opções no mercado ao nosso alcance, sinceramente não vislumbro melhores alternativas...Pelo que defendo a sua continuidade.

Leão sem Palas disse...

LR

Realmente és um grande atrasado mental e de formação percebes tanto como eu de agricultura.

É claro que o mais importante não é ganhar títulos, mas não deixa de ser importante que tal aconteça. Então não é fundamental os miúdos saberem o que é ser campeão? Terem esse tipo de cultura? É fundamental seu atrasado.

Neste momento podemos não ter muitos CR na formação mas temos miúdos muito acima da média em termos de cultura táctica e que se continuarem a trabalhar vão muito longe sim. Mas tu, grande especialista em formação, gostas é de Paims.

O mesmo se aplica á equipa B. Por falar em equipa B gostava de te ver escrever alguma coisa sobre o João de Deus e sobre o que a equipa B neste momento produz e o que produzia antes dele lá chegar. E já agora podias tb referir-te ao facto de o Gil ter descido mesmo depois de o JdD ter saído e com o super zé mota á frente.

Quanto ao BdC, inicialmente tb me pareceu descabida a conferência de imprensa, mas quando referiu que a comunicação social não o larga e por exemplo ninguém foi perguntar ao PdC se tinha almoçado com o MS e ao Lopetegui o que achava desse almoço percebi as intenções e acho que fez todo o sentido.

Não é só dentro de casa que temos tipos como o LR. Mesmo na comunicação social jornalistas afectos ao SCP fazem o joguinho de merda dos nossos rivais.


Quanto ao futsal e ao andebol infelizmente parece que este ano não vai correr bem, mas mesmo assim quem leu o que escreveste no inicio da época só se pode rir (de ti).

Quanto a chamares calimero ao Presidente do SCP, penso por um lado ser uma estupidez, mas por outro vindo de ti ninguém liga nenhuma. Para mim estás ao nível de outros ditos sportinguistas como Santana Lopes, Futre,etc. Uma vergonha.

Marad0na disse...

mais azedume do croquete :D

tu tentas aproveitar qualquer coisita para deitares a cabecita de fora e deves ter ido este mês a fátima pedir a vitoria do braga na taça para depois andares o resto da pre epoca a fazer posts.

o Sporting ao contrario do que dizes está muito melhor em tudo, formação modalidades finanças numero de socios tudoooo.

nao temos nenhum jogador da formação bom???? e dizes o matheus porque andaste aí a dizer que ía sair e o crlh caso contrario era merda tb, o rafael barbosa para mim tem sido um jogador chave dos juniores, mas pronto merda tb loool

O SPORTING É NOSSO! disse...

Monte da esterco,

Nas tuas ultimas inimitaveis croniquetas, houve um tema recente que esqueces-te de abordar: Sobre a credibilidade do teu ultimo padrinho.

http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2015-05-13-Godinho-Lopes-admitiu-em-tribunal-que-partiu-dele-a-vigilancia-a-jogadores-do-Sporting

Surreal surreal era ter 3 ou 4 treinadores numa época e pagar quase 5M em indemnizações.

Ronaldo disse...

Acredita que nunca pensei sentir isto por um monte de esterco como tu, mas começas a dar pena...

Quem se move por ódio como tu nunca terá um bom fim...

candyman99 disse...

Excelente o comentário de Martins e do J. Heleno. Também venho aqui porque gosto de ler as mais diversas opiniões dos sócios e adeptos acerca do Sporting, quer gostem ou não deste ou daquele presidente. Acho que o LR toca em muitos pontos importantes, que seria interessante sem dúvida discutir. Mas infelizmente não é possível, nota-se nitidamente um ódio que lhe tolda o discernimento e que o impede de ter conversas sensatas.

João disse...

Numa avaliação global, o trabalho do BdC tem sido positivo. No entanto, se Marco Silva sair, será um erro de gestão tão grave como alguns dos piores de Godinho Lopes. Espero que não nos venhamos a arrepender, tal como aconteceu quando o Mourinho estava para vir e não veio. Espero que a curto prazo não tenhamos o soco no estômago de ver Marco Silva a festejar títulos nalgum dos rivais.
Está mais que provado que a estabilidade é condição para o sucesso. Os exemplos são mais que muitos. Não é possível ter sucesso começando todas as épocas do zero com um novo treinador. Penso que já toda a gente percebeu isso, menos os presidente.
Honra lhe seja feita, tem conseguido muitas coisas boas para o Sporting, mas não é dono do clube.

Rodrigo disse...

"No entanto, se Marco Silva sair, será um erro de gestão tão grave como alguns dos piores de Godinho Lopes."

LOL! Sair um treinador = a quase acabar com o clube?


"Honra lhe seja feita, tem conseguido muitas coisas boas para o Sporting, mas não é dono do clube."

Que significa isso? O que é ser um presidente? Como foram os seus antecessores?
Continua a fazer comichão alguém mais jovem ser presidente?

Diogo Marques disse...

A falta de honestidade do revisor em relação ao Sporting pós-Godinho só me deixa com a impressão de que o ódio vem de algo estritamente pessoal e não tem nada que ver com políticas do Clube, nem nada relacionado.

Quando se compara apenas a hipótese de um treinador sair com a pior Era do clube, onde relembro que depois de acabar no 7º lugar, podia ter fechado portas tal como o conhecemos. Apenas se pode pensar na falta de integridade com que são abordados estes assuntos.

Já todos sabemos o que vem aí "Bla bla bla o vosso deus, bla bla bla o dono do sporting".

PS: Sou um dos que acha que o Marco despedido é uma má opção, mas independente disso não coloco em causa o bom trabalho desenvolvido por esta direcção.

hra disse...

Revisor, concordo quando diz que a conferencia de imprensa foi surreal. Mas acho que ele passou a mensagem para quem queria aka macaquinhos da pro eleven.

Quero desde já dizer que prefiro ver as suas crónias do que a diarreia mental debitada no Camarote Leonino, onde tudo vale, acho as suas ideias muito mais validas do que a hipocrisia do Camarote.

O SPORTING É NOSSO! disse...

O que o hra se calhar ainda percebeu é que o revisor também faz parte do projecto do camarote

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=949312

A brincadeira que faziam com o Sporting.

leao revisor disse...

Tentando responder aos que interessam

J. Heleno

Quais são as minhas intenções e que encomendas recebo?

Gostava de saber também que pontos deveriam ser discutidos?

Martins

Quando uma pessoa dá uma conferencia de imprensa e passa 20 minutos a falar sem dar nenhum dado novo e a grande mensagem que passa é que tudo o que tem saído nos jornais nestes ultimos meses todos é para prejudicar a figura do presidente que quer que lhe chame?

Candyman99

Gostaria à semelhança do J. heleno de saber os pontos que acha interessantes.

João

Para mim o erro da saída do Marco Silva está no facto de não conseguirmos estabilidade necessária. Jardim saiu por 3M mas as coisas já não andavam famosas entre presidente e treinador. Este MS tem um contrato de 4 anos, ao fim de 5 meses já tinha os dias contados e desta vez nada teve haver com resultados.

Se fizermos uma reflexão, quem entrar ou ganha ou está condenado. Vai ter cada vez mais pressão sobre si, pelo que nos foi dito as coisas não estão fáceis a nível de planeamento.

Que moral vai ter o presidente para segurar um treinador que não faça melhor que MS e fazer melhor é ser campeão, porque uma taça de portugal é o 2º titulo mais importante em Portugal.

Para não falar que a maioria dos sportinguistas até gosta do MS, relembro como disse antes, acho que foi uma boa contratação do presidente mas não é o meu perfil de treinador portanto nunca me viram aqui chorar a sua saída, o que critico é a forma.

Diogo Marques

Essa necessidade de a cada situação problemática vir com a história do passado é para quem não tem mais argumentos.

Não diziam que GL foi o pior presidente do clube em tudo? Por outro lado não diziam que BdC era bom em tudo? Fazer melhor então era o mínimo, mas o SCP não nasceu em 2013... tem 108 anos de história, percebo que para alguns só começou a ser interessante há pouco tempo mas não, o SCP tem uma rica história ao contrário do que querem fazer acreditar isto não começou agora.

Hra

Faço questão de ler os blogs e sites afectos ao clube nos meus tempos livres. Como é lógico uns concordo mais e outros concordo menos. Antigamente comentava em alguns blogs, inclusivamente fui convidado para escrever um "artigo de opinião" para o "a norte de alvalade".

Posso lhe garantir que nunca comentei no Camarote Leonino que frequento como todos os outros apenas e só como leitor.

Também lhe posso garantir que não comento em nenhum blog há muito mais de 1 ano, mas todos os comentários e post que escrevi continuam lá, porque nunca apaguei nada que escrevi.

Diogo Marques disse...

mas quem dizia que o Bruno é bom em tudo?

O teu grande problema é que os leitores não têm memória curta e lembram-se bem da discrepância entre as criticas quase inexistentes no tempo do Godinho e do Bettencourt e as crítica barata e mesquinha que é feita em todos os posts que escreves.

E sim, continuo a achar que é uma questão pessoal e não com actos de gestão do clube.

Para reavivar a memória: Estes sub-19 eram os sub-15 de há 4 anos atrás e sub-14 de há 5 atrás. Tem piada o facto de colocares em cima dos ombros do actual presidente todas as responsabilidades da "alegada" falta de qualidade dos escalões jovens hoje em dia.

porrinho disse...

Caro Martins,

concordo e subscrevo inteiramente.

Acho que as cronicas do LR sao do melhor que se le relativamente ao nosso Sporting, notaa-se que esta muito melhor informado que o Sportinguista comum, como eu, mas tambem se nota um certo "odio" mal contido contra BdC.

Eu nao gosto nada do perfil de BdC, mas nao quero confundir Homem com o Presidente - tem feito coisas boas, menos boas e mas, mas no geral o balanco nao eh, de todo, negativo.

Saudacoes Leoninas

João disse...

Rodrigo,

Obviamente, estou a falar de gestão desportiva.

E não, ser presidente não é ser dono do clube. O clube é dos sócios, tal como o próprio presidente disse muitas vezes, e bem.

Rodrigo disse...

Pois é, é dos sócios.
E gostava de saber onde BdC diz ou mostra ser que é o dono do clube. O que dá a entender isso?
O papel duma direcção não é gerir o clube?

O SPORTING É NOSSO! disse...

Não há duvida que o revisor gosta de marrar na coerência, mas nem é ao de leve, cada vez é até com mais estrondo naquela cornadura:

Acusa (interpretação dele) o actual Presidente de se julgar dono do clube mas não se importava quando no tempo em que a escória do BES queria acabar com o poder de decisão que os sócios tinham. É apenas uma amostra da qualidade da coerência da criatura que passa o tempo a escarafunchar à procura de qualquer coisinha para pegar. A ânsia é tal que nem espera pela confirmação daquelas "noticias" lançadas pela CS corrupta. Quando não é isso é a formação que é um dos temas favoritos e que geralmente pega quando não tem melhor assunto em carteira, dizendo ao mesmo tempo que, não lhe "parece possível que o SCP seja campeão no futuro próximo se o não tivermos jogadores acima da média que são caros" o que implica que não sejam oriundos da formação. Ora se esta politica que ele defende não assenta em jogadores oriundos da formação, por que razão gosta tanto de falar na formação, ainda para mais 'esquecendo-se' habitualmente de fazer referência a quem deixou a formação de patas para o ar?

Às vezes vai mais longe, até consegue criticar por "que se tenham contratado 2 treinadores com ideias de jogo tão diferentes", veja-se bem. Esqueceu-se foi de mencionar que o primeiro saiu e rendeu dinheiro ao Sporting, aliás coisa inédita. Nos tempos dos "credíveis" e "pessoas altamente qualificadas para os cargos que ocupavam" em que se contratavam vários por época e com estilos semelhantes (aliás o Oceano, o Vercautern e o Jesualdo eram tri-gémeos mas era segredo), pelos vistos (e não há registo disso) não "achava estranho" e também não achava estranho nem danoso quem ainda se pagasse quase 5 milhões em indemnizações só a treinadores.

Vê-se mesmo que está preocupadinho em fazer sentido sequer. Aliás deve ser o mesmo tipo de 'preocupação' que tem por ver o actual Presidente a sujar o nome do Sporting mas que lhe passa ao lado e não lhe merecem comentário quando quando um ex-presidente (que até já foi arguido) vai a tribunal por práticas que associam o nome do Sporting a corrupção e que vamos a ver ainda que consequências terão para o clube.

Há-de haver uma razão para tanta 'coerência'. Se calhar até é bastante fácil perceber qual.