terça-feira, 15 de março de 2011

Lista de Dias Ferreira

O candidato às eleições do Sporting, Dias Ferreira, apresentou esta terça-feira os nomes que compôem a lista da sua candidatura, em Coimbra.


Presidente - Dias Ferreira

Área social – Marcelo Rebanda

Núcleos – Edgar Manaca

Fundação – João Xara-Brasil

Diretor para futebol - Paulo Futre

Diretor modalidades – Mário Patrício

Vice-presidente para área financeira – Hélder Veiga

Novos modelos de negócio – Samuel Almeida

Comunicação – Paulo Rego

Assembleia Geral – Rui Medeiros, Eduarda Proença Carvalho, Rui Rosário Rego, Carlos Caneja Amorim e Vitor Sá Pereira.

Conselho fiscal – António Samagaio, Rui Ascensão, Manuel Figueiredo Paulo, Jorge Barbosa Gaspar e José Santos Malaquias

Conselho leonino - Maria Borges de Castro, Carlos Monjardino e Augusto Calixto Pires

28 comentários:

Leopinião disse...

É uma lista que vai perder as eleições.
Não tem a mais pequena hipótese.

Dias Ferreira nunca será Presidente do Sporting!

Fito Rinaudo disse...

Oxalá Leopinião!

Teriamos o nosso clube transformado numa taberna!

Diogo Bernardo disse...

pagina de APOIO A BRUNO DE CARVALHO


http://www.facebook.com/#!/pages/Apoio-a-Bruno-de-Carvalho/136364546433631

vitor disse...

Bom dia!

Ninguém respeita ninguém na blogosfera leonina. Dias Ferreira é de longe o mais ilustre sportinguista, candidato nestas eleições. E o sr. Amável ainda vem para aqui com intenções de prosseguir com a vergonha?! Já não chega?

E respondendo ao Peter Pan que na ausência do sininho vem para aqui também sempre cheio de animosidade, dizer que desta vez menos mal, depois do Dias Ferreira ainda havia o circo, portanto mais perto do clube.

Eu não pretendo despachar ninguém, muito menos me congratulo com o encosto, não obstante não deixo de pensar que será uma mais valia para o clube representar-nos nos orgãos decisórios, o que aliás já fez de forma meritória.

Para além de que é provávelmente a função mais indicada para conjugar com a tribuna mediática, pela qual, como todos sabemos, nutre um enorme apreço. Nem todos os notáveis que as televisões elegem de uma forma individual para uma tribuna que é espaço do clube, sairão com as mesmas condições para prosseguir depois do acto elitoral.

A oportunidade do ilustre Dias Ferreira esgotou-se no ultimo acto eleitoral, perdia e saia agora da pole. Ressalvo inclusive o seu desempenho, uma vez mais, mas sobretudo no actual mandato. É aos sócios que os candidatos têm que solicitar apoio, não têm que estar à espera de mais apoios nenhums.

E como não equacionará sair derrotado desta vez, mais uma vez o desafio com o Peter Pan é aguardarmos para ver quem tem razão.

As listas foram o possivel, o Dias Ferreira nunca foi catastrofista, admite que muita coisa vai bem, como o ecletismo que muito preza e que tem de haver solução para a equação euros/ futebol. Acho inclusive interessante a ideia da fundação, mesmo que se perceba logo que trata-se aqui de assegurar o futuro. Outra coisa que o Dias Ferreira nunca soube ser foi discreto. Um verdadeiro notável!

SL

vitor disse...

E agora para as criancinhas que por aqui pululam, quase todas mal educadas, diga-se de passagem, uma historinha:

A do lobo ilustra bem o percurso recente deste candidato, no ultimo acto eleitoral ameaçou candidatar-se para usurpar o lugar de PMAG a Rogério Alves, que teve que ser desterrado para a SAD nas mesmas funções. E dessa forma arriscou-se a perder a credibilidade necessária nas próximas eleições, que é precisamente o que está a acontecer.

Posto que só resta identificar o projecto vencedor lá mais para a frente. Tem convites de todos.

SL

vitor disse...

Já é incrivel estar a ser penalizado pela verdadeira mais valia da candidatura - a julgar pelos estudos de opinião - Paulo Futre foi uma óptima escolha para homem do futebol, apesar de valer muito mais nesta candidatura. Pela capacidade de trabalho, porque o desempenho na campanha deixa muito a desejar. Rijkaard acabará por não ser tão unânime como já parece ter sido.

E era sobre estes homens que deveria ser analisada a força dos projectos futebolisticos das diferentes candidaturas. E nunca sobre treinadores ou jogadores.

Que eu saiba o mercado não está aberto e o campeonato está a correr. A tornar-se imprescindivel essas divulgações, pretendidas por candidaturas sem estofo, valorizarei mais quem mais resistir.

SL

José Heleno disse...

Vítor:

Sinceramente não consegui ler todos os seus comentários, simplesmente dispenso essa "diarreia mental" que emana da sua mente.

Futre é um traídor.

Dias Ferreira é sem dúvida um grande sportinguista, tal como eu e o senhor. Gostava de saber o que é um "ilustre sportinguista"?! Será uma nova espécie?

Andre disse...

Oh Vitor!!! Cantas bem mas não me encantas nada...

SCP Sempre

José Maria disse...

Força Dias Ferreira.

Provavelmente a melhor alternativa a GL. Espero que consiga o que pretende e que no dia 26 tenho uma vitória. Acho perfeitamente possível.

Acredito que pode ganhar seguido de GL e depois de BdC.

DF tem ainda coisas a apresentar, veremos.

Daniel disse...

Caros, eu sou um dos que prezo diversos sócio da lisat de DF mas o Futre... lixou tudo. Infelizmente ou não é assim que penso, para mais cada vez que me lembro que a sua ida para o Porto coincidiu com o início da boa fase dos tripeiros.

Não posso é deixar de lamentar a trupe do BdC... são tão irritantes na blogosfera que começo a ter dúvidas se o meu voto não irá para outro lado...

Unknown disse...

Scolari? devia ser lindo devia...será que chegava ao Natal??? duvido.

e a pandilha do Chulinho que se desdobra em entrevistas, primeiro o troca tinas do PPC, depois o do ACP e hoje o duque e o RAlves que me dá sempre a ideia que está a fazer um enorme frete ou um enorme favor ao clube do tipo " eu nem queria ir, mas as pessoas pedem-me tanto para ajudar que n podia recusar"...ahhhhhhhh não há paciência

Votem nestes senhores e daqui a uns meses começa td de novo...mas depois não venham chorar...

Lionheart disse...

O Dias Ferreira tem uma lista forte, com pessoas com influência como Carlos Monjardino, e outras provas dadas dentro do clube, como João Xara-Brasil e Mário Patrício. Mas desconheço o seu programa e acho um óbice ter demorado tanto tempo a completar a lista. Mas pelo menos não precisa de "padrinhos" nem da máfia russa.

vitor disse...

O Lionheart focou o ponto essencial da apresentação das listas por Dias Ferreira, o timing atrasado, mais que os nomes. Eu confessso que cheguei a pensar que já nem iria ter lugar, para desalento de alguns apoios importantes.

A acontecer indica duas coisas, ou está mesmo empenhado em ir até ao fim ou até só ao debate na rtpn. Ou, ainda mais provável, aida não houve a oferta mais conveniente por parte das outras candidaturas.

Pedro Baltazar anseia por oferecer a presidência do clube, para a qual não tem estofo ou paciência e assim poder dedicar-se na administração da SAD. Dias Ferreira dava um óptimo presidente na lista do Baltazar, inclusive complementava muita coisa.

Era uma forma de finalmete termos duas listas fortissimas a lutar pela liderança do Sporting, o que elevaria muito o acto eleitoral, descartando o folclore.

Dias Ferreira podia e devia ter lutado pela liderança do clube mais que uma vez no passado. De qualquer forma não ponho duvida que acabará por ser crucial nestas eleições, de uma maneira ou outra.

SL

Andre disse...

Oh Lionheart! Para tua informação, o Dias Ferreira deu uma entrevista onde afirma que o SCP terá que ser financiado por Capital Estrangeiro...
Afinal os candidatos não são assim tão diferentes!!! Donde vêm os 100M do GL! Haa, já sei... dos Bancos... outra vez...

SCP Sempre

Lionheart disse...

Financiamento com capital estrangeiro não é igual a financiamento ilegal através do crime organizado. E antes que me acusem de caluniar, vocês têm feito muito pior, por isso não têm autoridade moral para mandar calar quem quer que seja. Já basta terem infestado a blogosfera toda. Conheço pessoas que pura e simplesmente se recusam a participar nestes fóruns porque não se revêem no tipo de discussão e opinião dominante. E se vocês pensam que são muitos, pensam mal. São sempre os mesmos e falam uns com os outros, o que é diferente.

danieL disse...

Godinho Lopes já começa a enganar os sócios?!?

Vem falar de treinadores espanhóis, italianos ou holandeses como aqueles que triunfam no estrangeiro e agora vai apresentar o Scolari?

Não tenho candidato preferido nestas eleições.
Assumidamente estarei à espera do que irá acontecer, sem nenhuma inclinação!

Andre disse...

Ohh LionHeart!! Quando te referes a "Vocês" não deve ser para mim... pois eu ainda não tenho voto decidido, nem tão pouco sou apoiante de BdC. Apenas comentei um facto...já para não falar que não mandei calar ninguém...
Só gostaria que me explicasses qual os indicios ou provas que te levam a pensar que o fundo de BdC é ilegal e que provém de crime organizado...
Só gostava de saber isso, pois se me vêm falar em tráfico de calças de ganga, isso só pode ser para rir.
Na minha opinião, não há nenhuma candidatura completamente credível e até acho que será GL a vencer, mas daí a acusar uma pessoa de crime...

SCP Sempre

Lionheart disse...

Vítor, o Pedro Baltazar vai continuar a ser muito importante para o Sporting. Pode não ter perfil para ser presidente porque tem dificuldade em comunicar, mas o seu modelo para o futebol vai ser o futuro do Sporting, se quisermos que tenha futuro.

Este tópico merece desenvolvimento, que agora tenho pouco tempo para o fazer. Só adianto que acho que o Sporting não pode continuar a brincar ao associativismo. É por isso que o clube, e principalmente o seu futebol profissional são ingovernáveis. O problema de fundo é a sua base social de apoio. Nós não temos a dimensão popular do carnide, nem a coesão regional do porco. O que acontece é que somos um clube com uma base dispersa e fragamentada. O sportinguista não tem o fanatismo do lampião, nem a cultura futebolística do andrade e assim falta-lhe tanto o apoio quanto a racionalidade. E quando isto passa das bancadas e interfere na gestão, muito pior, que é o que tem acontecido. Até já se boicotaram treinadores antes destes serem apresentados. Só no Sporting.

É por isso que acho que isto só vai ao sítio com o futebol nas mãos de quem lá põe o dinheiro, arrisca a sua reputação e dinheiro e precisa que o clube ganhe para recuperar o seu investimento. Continuar a dar "poder" aos sócios, em eleições em que aparecem candidatos que são uma vergonha, e depois os sócios nem sabem o que querem, é uma ficção.

Lionheart disse...

André, a Rússia é um Estado em que a mafia e o poder político estão interligados, em que o crime organizado é a principal actividade económica. É mil vezes pior que a Itália.

Se as pessoas não se importam com isso, acho mal. Agora negá-lo, é atirar poeira para os olhos.

d'Souza7 disse...

"André, a Rússia é um Estado em que a mafia e o poder político estão interligados, em que o crime organizado é a principal actividade económica. É mil vezes pior que a Itália.

Se as pessoas não se importam com isso, acho mal. Agora negá-lo, é atirar poeira para os olhos."

Lionheart,

eu pergunto-lhe, e Portugal é o que? Mil vezes pior que a Itália?

Vocês e os filmes de Hollywood... falam sem saber, sem fundamentar com FACTOS!

BRUNO DE CARVALHO
BRUNO DE CARVALHO
BRUNO DE CARVALHO

SL

Andre disse...

Oh Lionheart...
Compreendo a tua posição, de facto a Rússia não é conhecida por ser o país mais transparente do mundo, mas acusar o fundo de ser proveniente de crime organizado não é demais, baseado numa "suposição"...
Por esse prisma a Fifa jamais organizaria lá o mundial. Há gente honesta e gente falsa em todo o lado. Talvez se o fundo fosse alemão ou francês não houvesse tanta suspeita...
Por último estou curioso para ver o organograma do Futebol de pedro Baltazar...

SCP sempre

vitor disse...

Lionheart,

Essa alteração profunda para além de necessitar de revisão estatutária estará sempre dependente de como evoluir a economia do futebol. As migalhas da sport tv não atraem ninguém. Nem uma proposta para negociar os direitos televisivos em conjunto se ouve da liga que quando tomou posse disse que ia lutar pelo negócio?! Que negócio?! Porque só a partir daí chegarão receitas para outro patamar.

Para já o clube vai recrutar verdadeiros profissionais da bola, vamos ver. E depois há a parte do ecletismo que diz muito mais respeito ao associativismo em Portugal e assim continuará por longos anos. Já é bom irem conseguindo patrocinios que o sustente.

Claro que as modalidades ganham com o futebol em alta, mesmo sem afectação de receitas. Não podemos passar de bem nas modalidades e mal no futebol para bem no futebol sem ecletismo. O adn é eclético!

As diferenças abissais entre PB e DF são negociáveis. No futebol Mendes/ Futre falam um com o outro. No ecletismo DF é um grande upgrade, assim como nos nucleos.

Mesmo estando certo da vitória o que eu pretendia era ver discutir o clube. Aparecem estes fenómenos e lixam tudo. Acredito que o debate na rtpn vai esclarecer muita coisa.

Até lá, não estou interessado na contagem das espingardas, ou depois nos anuncios. Uma coisa é sondar, mesmo negociar, sei inclusive que já aconteceu, outra completamente diferente é anunciar. Também não estou tão certo dessa necessidade imperativa, até porque quem quer disparar não tem balas. A não ser que apareçam mais conferências de imprensa em lugares ocultos.

Em relação a isto aqui é a blogosfera, é pegar nas sondagens e virá-las ao contrário.

SL

vitor disse...

Lionheart,

E o futebol já é completamente autónomo do clube, só se correm riscos nesta altura das eleições, claro que tem de ser o mais profissional possivel, mas é possivel conjugar com as modalidades do clube, desde que haja paixão.

Por essas e por outras é que era bom JEB ter sido bem sucedido no futebol. Com o clima instalado foi impossivel fazer melhor. É muito fácil vir agora falar de numeros. E ainda é mais conveniente dizer mal. Mas avançou muita coisa no clube. Inclusive o pavilhão.

Na próxima época vão à luta 3 grandes investimentos mas só ganha um na mesma. Não se pode colocar tudo em causa cada vez que isso acontece. Por isso é que só os projectos é que deviam contar, o do futebol e o do clube. Na certeza que o futebol é que impulsiona tudo.

SL

Lionheart disse...

Podemos ter um meio termo. O futebol profissional não pode andar sujeito aos solavancos das eleições, em que muitos sócios votam com os "pés" e depois se não ganha quem eles querem, boicotam.

O modelo dos Green Bay Packers é um meio termo. Tem mais de 110 mil accionistas (que são basicamente como os nossos sócios) esses accionistas elegem cerca de 45 membros para constituir a Conselho de Administração e são esses Conselheiros que elegem os oito elementos do Comité Executivo (que assegura a gestão), liderado por um Presidente, e que tem mandato por cinco anos.

O que nós temos é uma democracia directa, que muitas vezes dá uma enorme confusão e um Conselho Leonino que não faz sentido, porque é apenas uma montra.

vitor disse...

Eu percebo, continuo a achar possivel o sucesso com o cube a controlar a SAD, desde que se monte uma estrutura na SAD com profissionais reconhecidos. Porque ao entregar o futebol as modalidades morrem.

Depois há o eterno problema, o negócio é deficitário. Chamam-se os empresários ou os fundos, chegam as percentagens dos passes. O melhor é o que der mais controle sobre o jogador.

E depois no Sporting há a Academia, que me parece o melhor modelo. É da academia que saem as mais valias. Mais importante que tudo é o clima em que o negócio prossegue, infelizmente no Sporting tem sido uma guerra civil. Vamos a ver daqui para a frente. As vitórias calam muita coisa.

SL

GBC disse...

Esta lista irá, seguramente, tirar alguns votos a Godinho Lopes, votos esses que acreditava que estivessem assegurados da parte do engenheiro GL...

Interessante este facto.

Unknown disse...

Vitor e Lion:
O Dias Ferreira tem muitos anticorpos entre adeptos, mas nunca duvidei do seu sportinguismo e de como defende o clube com unhas e dentes.
Para mim o Dias Ferreira funcionaria como o Manuel Fernandes. Um como velha gloria do futebol e outro como dirigente. O Manuel Fernandes nunca poderia ser treinador do Sporting, mas deveria estar sempre no Sporting como Embaixador do clube. Já o Dias Ferreira nunca poderia ser Presidente do clube, mas poderia ser sempre o seu representante nos orgão de decisão da FPF ou da Liga. Porque não ser Presidente da FPF ou da Liga com patrocinio do SCP. É um profundo conhecedor dos meandros juridicos e das Leis desportivas.
Ou então ser o representante do clube nesses organismos.
Eu se fosse o Presidente eleito faria esse tipo de convite logo na noite das eleições.

Lionheart disse...

Vítor, para se valorizar a Academia temos de ter um bom treinador, senão não se consegue terminar a sua formação e fazer a sua evolução. Nós tivemos grandes jogadores, como o Ronaldo, o Quaresma ou o Nani, que passaram pelas mãos de treinadores mediocres, mas como são foras-de-série, o seu talento não se perdeu. Mas notou-se como evoluíram bem mais depois de sairem do Sporting.

Não percebo porque é que através da Academia não conseguimos ser auto-suficientes em jogadores como laterais ou médios defensivos, que são posições que não exigem grandes craques. Um bom treinador saberia potenciar jogadores medianos oriundos de Alcochete e o Sporting escusava de gastar tanto dinheiro no mercado. Com uma Academia que se diz tão boa, é absurdo falar-se em contratar 7 ou 8 jogadores. Assim não há dinheiro que chegue para ir buscar jogadores que façam a diferença, com "fundos" ou sem.

A formação não está a ser aproveitada senão para ganhar campeonatos de juniores por causa do caos organizacional no futebol profissional, que é uma consequência da instabilidade no clube. O que é que os sócios querem? Não pode ser presidente quem anda a desvalorizar aquela que é a maior vantagem comparativa do Sporting para a concorrência, e que é a formação. Não é a massa associativa, porque outros têm mais sócios. Não é a sua fidelidade, porque há outros adeptos que apoiam mais. Não é o palmarés, porque há outros que têm mais títulos. Nesta fase do clube é a formação. Se tudo correr bem, daqui a uns anos podemos ser-lhes superiores noutros parâmetros, mas agora não somos. E quem não sabe lidar e aceitar a realidade, não serve.

José Alvalade, eu também acho que o Dias Ferreira era melhor aproveitado a defender o Sporting nesses meandros, mas ele quer ser presidente, que se há-de fazer. Pode ser que mude de ideias... Acho o mesmo em relação ao Manuel Fernandes. Uma estrutura não tem de ser só duas ou três pessoas, para além da equipa técnica. Acho a SAD muito mal equipada em recursos humanos, e o clube com membros directivos a mais, quando o futebol profissional é bem mais complexo e trabalhoso.