domingo, 7 de outubro de 2012

A vontade que dá é mandar todos à merda!

Se as declarações de Inácio entram a 100 e saem a 200 porque um ressabiado nunca deixará de o ser. Fico com os cabelos em pé de ler um monte de criticas sobre a duração de um suposto contrato de um suposto treinador que virá para o SCP.
Tinha aqui dito que se o treinador tivesse o mínimo de competência mal ou bem tinhamos que finalmente, com uma boa equipa lhe dar espaço e tempo para trabalhar, e não é a mudar constantemente de treinador que resolvemos as coisas.
Não existe um treinador no mundo com uma réstia de qualidade e que não ande desesperado à procura de trabalho que aceite um contrato até ao final da época! Se querem outro carvalhal têm um contrato até ao final da época, se querem um gajo a sério no mínimo têm que lhe fazer um contrato por 2 anos! É tão simples quanto isto!
Os piores inimigos do SCP são os próprios sportinguistas! E logo a nossa vitória vai deixar mais lixado os nossos do que os tripeiros!
Saudações Leoninas

21 comentários:

JMM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JMM disse...

É ridículo querer contratos até ao final da época. Um treinador, como qq outra pessoa, quer estabilidade que lhe permita trabalhar e estabilidade na sua vida. Um contrato de meio ano não permite isso.

É uma incoerência querer um treinador de qualidade e um contrato curto.

Quanto ao tempo para trabalhar, todos queremos que se dê tempo para trabalhar sendo que no caso do ultimo treinador isso nao foi possível pelas suas insuficiências gritantes. Espero que agora o seja.

Duas ultimas notas:

(i) Valverde seria uma agradável surpresa. É um treinador de sucesso reconhecido e com títulos no curriculum. Era uma boa opção sendo que não sei até que ponto terá dito o que ojogo disse que ele disse;

(ii)Espero que o ex.candidato Bruno de Carvalho entenda hoje a "coisa" que havia convidado para seu homem do futebol. É o maior dos papagaios e que vem sempre com uma mensagem negativa e baixa. ISTO NÃO É UMA CRITICA AO SÓCIO BdC, apenas a constatação da simples realidade que a escolha do Inácio é a escolha de uma víbora que todos os dias se alimenta tendo por base o mal que diz do nosso clube.

Juca disse...

Não acho que seja um caso de inimizade com o clube. Ou são ressaibiados partidários da terra queimada, que não se importam de dividir e arranjar confusão e desse modo tirar algum proveito ou é mesmo burrice (quero dizer, são burros)!

JMM disse...

Mais uma coisa,

A critica ao novo treinador dependerá de seu perfil:

PERFIL A Experiente, Estrangeiro, com sucesso e titulos (como Ernesto Valverde)

critica: "é muito caro...."; "3 anos de contrato? lol já deviam ter aprendido"; "Sucesso no Olympiakos e no Espanyol? Então era bom treinador para o Maritimo"; "No Olympiakos os titulos contam?"; Com o Guardiola disponivel vão buscar este manco?"; "Então e o Hiddink?"

PERFIL B Experiente, Estrangeiro, poucos titulos ou nenhuns mas boas passagens (Bert van Marwijk, etc)

critica: "é muito caro...."; "3 anos de contrato? lol já deviam ter aprendido" (desculpem mas estas estão sempre lá); "Nunca ganhou nada e vamos buscar na mesma?"; "Não dura seis meses..."; ....

A meio do que escrevia entendi que as criticas são sempre iguais. Venha quem vier, seja perfil A,B ou outro, a critica será sempre a mesma.

vitor disse...

Ganhar hoje no Dragão vai ser muito difícil! Mas também se fosse fácil não era para nós, ok! A equipa e a comitiva leonina chegam ao norte lideradas por Vidigal?! Mais uma vez entregam a equipa ao treinador!

Não tenhamos ilusões, o maior pilar de sustentação do sucesso do treinador e do clube é a equipa de futebol! Que ainda na semana passada até devia ganhar sozinha! A verdade é que ainda deixamos que com muita facilidade os outros dois pilares - arbitragem e imprensa - influam demais! E depois não há treinador, bom ou mau que resista!

Constantemente atropelados ora pelas arbitragens, ora pela imprensa, ora por fragilidades
do clube, ora pela arbitragem mais a imprensa e algumas fragilidades que o clube ainda apresenta! E depois não adianta o presidente nos treinos! Ainda há muita coisa para consolidar, dentro e fora do clube!

Nestas alturas devemos conseguir ver para além do treinador, poucos são os que andam com os clubes à costas, 2 ou 3 no mundo inteiro! É preciso um carisma do caraças, que se adquire com muito tempo ou muito dinheiro! Actualmente no Sporting, nem uma coisa nem outra!

Independentemente de no futebol só falarem o presidente, o treinador e os jogadores, nós somos mesmo um clube diferente! GL não precisa de ser presidente da SAD para controlar o futebol! Muitos adeptos ainda não perceberam muito bem o lugar de Duque - ele que defendeu sempre um sistema de dois presidentes!

Na minha opinião é na comunicação, mais do que em qualquer outro lugar que precisamos de um rosto mais forte! Pedro Sousa é mais uma desilusão! A comunicação não se esgota na assessoria de imprensa! Não vou entrar agora no se deve ou não falar mais, em Portugal não é muito hábito, mas deve saber explicar algumas coisas ao treinador e sobretudo à massa adepta e ao clube, sem precisar de dar a receita ao mundo!

Se somos diferentes podemos e devemos tomar outro caminho e romper com o "status quo" vigente no sistema. Temos todos que conseguir resguardar mais o treinador!

Outra coisa que temos todos de compreender é que 18 meses de trabalho num clube centenário, sobretudo no Sporting actual não é nada! E não vale a pena a insanidade de comparar com o que era o mundo ou o o futebol há 50 anos!

Outros, mais trafulhas, com mais dinheiro e mais capacidade de influir precisaram de muito mais tempo e ainda não consolidaram nada! Nem com todo o dinheiro do mundo há varinhas mágicas!

As únicas certezas nesta altura são que a equipa vale muito mais que o que tem vindo a demonstrar e que o SCP precisa de todos! O presidente tem sido incansável, o que todos reconhecem e era bom não o ver também a ele desgastar-se em demasia num caminho que pode eventualmente levar mais tempo do que alguns adeptos pensam!

SL

JMM disse...

Caro vitor,

Quanto a problemas de comunicação convenhamos que o Presidente é um dos que tem maiores problemas a esse respeito. É, para mim, impensável o que o presidente disse após o jogo com o Videoton.

Ir para a imprensa generalista após uma humilhação pedir desculpa aos Sportinguistas revela três coisas: coragem, ingenuidade, imagem de fraqueza.

A verdade é que um Presidente não pode dar essa imagem de fraco, ninguém se lembrará da coragem mas todos se vão lembrar da imagem de fraco que passa para fora.

GL tem de aprender. Tem tempo para isso. Tem de perceber que tem de passar uma imagem mais forte coisa que só pode fazer falando de forma mais assertiva (como por exemplo como falou na academia anteontem) e segura. É uma área a melhorar.

De resto, não me parece que os nossos problemas de comunicação passem para muito mais que o treinador. Esse tem de ser mais aconselhado no sentido de ser menos simpático (é curioso como o Sá se espetou precisamente porque queria ser o treinador amigo dos jornalistas). O treinador tem de aprender a, perante a imprensa, ser seguro mas ao mesmo tempo passar um ar de desprezo como se lidar com eles fosse algo que não quer. Lidar com eles como se fossem o inimigo que, sejamos honestos, também são.

Não concordo que 18 meses seja pouco, acho que é alguma coisa. E muito tem sido feito. Falta a consolidação desportiva que, acredito eu, passa por um treinador de qualidade. Por muito dinheiro que seja preciso, temos de o ter.

E não acho que nenhum treinador resista assim. O Sporting tem o problema crónico de não escolher bem treinadores. Não podemos procurar o mesmo perfil de treinador que o Porto procura, o treinador do Porto vai se inserir num clube com 30 anos de sucesso.

O treinador do Sporting tem de ter um perfil maior de comando, mais sede de controlo e certamente mais experiência. A experiência necessária para compensar o que falta ao Sporting para uma estrutura forte: um ano de sucesso.

Quanto ao Vidigal, é um elemento do clube a que se juntará o presidente e o Duque a curto prazo. Não me preocupa.

vitor disse...

JMM,

Portugal cultiva muito a imagem do presidente omnipresente no futebol! Ainda mais que no resto do sul da Europa! E não vamos ser nós a mudar isso! Nesta fase GL não deve aparecer tão só, porque poder pelos vistos pode!

As desculpas não foi o primeiro e tem a ver com a ideia estabelecida que as direcções é que demitem treinadores, quase nunca é verdade! No nosso caso GL já foi obrigado a despachar dois e ainda não contratou nenhum!

SL

JMM disse...

Se no teu entender GL foi obrigado a despedir o Sá então o problema é mais grave.

E é mais grave porque a razoabilidade mandava despedir o Sá e se o GL não chega lá sem ser mandado então temos problema, grave.

JMM disse...

Não tem que pedir desculpas. Não o deve fazer por muito que haja uma ideia concebida quanto ao seu poder ou estatuto.

Ao Presidente cabe aprovar, é normal que não lhe caibam decisões nas quais ele contratou aqueles em que delegou essa vertente do seu mandato. Ganha uma lista, não só um Presidente.

Mas não considero que eu saiba como se decide no seio da SAD. Não tenho essa presunção. Pura e simplesmente não sei.

Sei sim que o poder de Duque à de cair em algum lado mais tarde ou mais cedo. Não ficará até ao fim do mandato. MAs isso é outra conversa.

vitor disse...

JMM,

Por amor de Deus, não chegava lá e despediu? Mais uma vez percebe-se bem até onde pode ir e quem determina a razoabilidade das coisas num clube!

SL

JMM disse...

vitor,

Então fui eu que não percebi a tua intervenção.

Ronaldo disse...

A culpa de todos os erros cometidos no clube é, essencialmente, dos adeptos e das gaivotas do Samouco!

vitor disse...

JMM,

A margem de manobra das direcções não é infinita!

Claro que não somos um clube perfeito, nem isso existe! Mas é o meu e gosto de contribuir para que melhore e não piore!

Claro que GL tem muito que aprender sobre futebol e se Deus quiser vai aprender!

Claro que o pulsar da blogosfera leonina pouco ou nada tem a ver com a realidade do SCP! Mas são muitos anos de turbulência que causam mossa em qualquer clube!

Quando quisermos todos deixarmo-nos de tretas com as direcções somos campeões! Não é por haver só um campeão nacional que os outros são todos incompetentes! Sabemos todos a fórmula para sermos campeões em qualquer mandato! O que resta da época e na próxima cerca de 50 mil adeptos por jogo no estádio e vamos ver quem está no Marquês no fim de 2013/14!

Cerca de 3 Milhões de adeptos no mundo e bastavam cerca de 50 mil no estádio em Lisboa cerca de 15 fins-de-semana por época!

SL

P.S. No resto revejo muita da realidade do Sporting nos comentários do JMM!

JMM disse...

Claro que não é infinita. Depende de resultados, como tudo. Um clube vive do seu desporto e, em concreto e particularmente, do seu futebol. Não temos, mas já tivemos antes, uma direcção que ignore o desporto. A nossa optou pelo investimento no futebol. E bem. Isso da direcção não ter apoio poucas vezes passou do virtual para a realidade.

E esse investimento resultou em mais gente nos estádios. Infelizmente, sem um mínimo acompanhamento de resultados é sempre complicado manter momentos de maior afluência.

GL & companhia, acredito eu, têm vindo a aprender com os erros que cometem. Pessoalmente espero que na escolha de novo treinador novamente demonstrem essa capacidade de aprender com os erros. É imperativo que o façam depois do erro que foi Sá Pinto.

Os 50 mil só aparecem com vitórias. É uma inevitabilidade. Dos Sportinguistas com acesso a Alvalade (para excluir os coitados que moram longe e não são culpados de não vir) e com posses para tal apenas cerca de 25 mil são Sportinguistas de sempre. Outros, vão e voltam consoante a maré de resultados (peço que leiam antes de me "bater" por isto, eu não disse que os outros não eram Sportinguistas).

Contudo acredito que com um treinador competente e futebol atractivo, mesmo sem lutar pelo titulo,estaríamos mais vezes acima dos 35 mil do que aquilo que normalmente temos. Mas enfim são meras suposições.

Tenho, naturalmente, esperança que assim seja. E, como já afirmei, esta época está longe de estar perdida (champions, duas taças e liga europa). Contudo e ainda que esta direcção tenha TODO o meu apoio, tenho de dizer que está nas mãos deles o que querem do futuro.

Comprar competência para o comando técnico custa dinheiro. E exige paciência. Quem vier, como já disse acima, vai sempre agradar a uns e desagradar a outros sendo que a direcção não tem de se preocupar com isso. Porquê? Porque a ditadura dos resultados joga para os dois lados: um treinador tido como má escolha rapidamente se torna numa excelente escolha queiram os resultados e o futebol. ^Para mais a conjuntura é favorável pois temos dois jogos fora antes de jogar em Alvalade.

A direcção que se isole da opinião publica e tome a sua decisão. Depois que viva com ela dando espaço e tempo ao treinador. Tudo o que dizes virá por acréscimo.

PS Em abono dos resultados releva que a direcção resolva o tema do treinador o mais depressa possível para lhe dar tempo para preparar aquele que é o seu primeiro jogo em Moreira de cónegos dia 25. Duas semanas fazem a diferença, não permitem muito mas permitem mais que menos que isso. E insisto nisto porque a meu ver tudo gira em torno do treinador. O resto está lá (nos jogadores e no corpo dirigente).

Unknown disse...

Quanto ao Duque (nao que o defenda), mas há 10 anos impediram-no de contratar o melhor treinador do mundo e no ano passado obrigaram-no a promover o melhor treinador do mundo de “juniores“.

vitor disse...

Unknow,

Inadmissível foi com Domingos!

SL

anonymus disse...

"Unknown disse...
Quanto ao Duque (nao que o defenda), mas há 10 anos impediram-no de contratar o melhor treinador do mundo e no ano passado obrigaram-no a promover o melhor treinador do mundo de “juniores“.

7 de Outubro de 2012 16:18"


Essa cai mesmo em cheio, sobre aqueles que dizem que a culpa dos maus resultados tem sido só dos dirigentes.

E então os adeptos?

Quem não se lembra também da maneira como foi exigida a demissão de ROBSON ao Sousa Cintra?

vitor disse...

Caro anonymus,

O Cintra tinha um fétiche com o Queiroz! Aliás muita gente tinha nessa altura, assim que saiu da federação...

Mais ou menos como agora com os novos Mourinhos! O presidente Levy no Tottenham ainda agora fez o mesmo ao Redknapp!

No fundo todos querem ganhar e em Inglaterra, mesmo com mais lisura, não é mais fácil, pelo contrário!

Nós aqui a debater adeptos - coisa muita rara numa blogosfera leonina que para o que interessa o clube é só dos órgãos eleitos - e alguns arranjam sempre uma forma muito peculiar de apoiar o clube!

SL

JMM disse...

Hoje no Porto era desnecessário. As atitudes tomadas por alguns adeptos só prejudicam o clube num momento em que se deviam esforçar no sentido de promover o apoio que sempre prometemos dar.

Tive pena sendo que o meu único conforto é que o efeito prático é quase nulo.

LG disse...

Pelo amor de Deus, alguem que bana o deficiente vitor deste blog, ninguem aguenta tanta estupidez, é o octavio machado disfarçado!

Unknown disse...

Ohhh não banam! Assim vêm o que o Sporting se está a tornar.