quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Critica fácil e Coerência

Franky Vercauteren é o nosso treinador do SCP. Não o conhecendo apenas posso me fiar no que dizem a respeito dele, exigente com os jogadores (já lhe valeu problemas por causa disso), prefere o futebol de ataque (prova disso são o numero de golos que as suas equipas marcam) e é um treinador que acompanha e lança jovens da formação. Tem 3 campeonatos no currículo como treinador por 2 equipas diferentes e muitos mais como jogador, por isso sabe o que é necessário para vencer pelo menos.
Sem grandes surpresas vejo imensas criticas ao treinador, ou porque só o foi na Bélgica, ou porque ninguém o conhece (isso é motivo de critica imagine-se), ou por isto ou aquilo. O problema é que Scolari foi falado para o SCP e era a pior opção possível porque era um homem extremamente desactualizado e que recebia demais. O problema é que Valverde foi falado para o SCP e só tinha sido campeão no Olympiakos onde todos são campeões. O problema é que foi falado o Couceiro para o SCP e era a maior aberração do mundo. O problema é que foi falado para o SCP Van Marvwik e era um treinador sem pulso e que praticava um futebol demasiado ofensivo para o nosso campeonato.
Basicamente nenhum seria boa escolha, talvez Guardiola mas mesmo assim talvez não fosse a melhor porque como só ganhou tudo no Barça, em Alvalade podia não resultar.
Hoje todos os "Rui Santos" do Sporting vão estar reunidos no Conselho Leonino. Órgão que todos dizem que devia acabar mas "curiosamente" foi o órgão para onde houve mais listas (7) nas ultimas eleições!
Aguardo com muito interessa as propostas que vão apresentar 2 ilustres conselheiros, Nuno Manaia, presidente da AAS, que disse que o SCP era liderado por incompetentes nos jornais, aguardo as suas competentes propostas (como o Daniel Sampaio pediu) hoje no CL, e obviamente aguardo igualmente as propostas do cozinheiro José Eduardo depois de passar 18 meses a dizer o que se devia ser feito na CS, pode ser que agora diga num local próprio.
A seguir a esse CL extraordinário, GL dará uma entrevista na RTPN onde suponho eu irá divulgar as suas propostas.
Saudações Leoninas

17 comentários:

horus disse...

força SPORTING!

Jalex disse...

Concordado com tudo o que diz no post não posso deixar de mostrar a minha surpresa por não ter dedicado um post (indignado) na pagina principal do blog aos comentários do ex dirigente e extremo ressabiado Carlos Barbosa.

paulo R . disse...

Espero que na entrevista esclareça os incultos todos

opinion disse...

Tenho pena de não voltar a contar com Couceiro, mas desejo toda a sorte do mundo a este nosso novo treinador. Espero ver o estádio cheio no próximo jogo e que o chamado estado de graça deste treinador não dure apenas 5 dias...
Quanto ä solução financeira... desde que não sejam videos na rtp a acusar o fisco e os bancos de querem acabar com o clube... por mim pode ser qualquer uma...

Rui Cunha disse...

Pode me dizer quando será feita essa entrevista a godinho lopes?

paulo R . disse...

Hoje a noite na RTP informação as 22:00 ou 23:00

Carlsberg disse...

Revisor,

É normal que se veja com alguma desconfiança a vinda deste treinador, devo-lhe recordar que nos anos 90 tivemos o melhor treinador da Bélgica e ao fim de 4 meses foi despedido.

A Bélgica não é um país de tradição futebolistica, onde apenas foi forte nos anos 80, fora isso foi zero.

Eu pessoalmente preferia um Holandês, apenas porque eles têm uma cultura de formação muito forte, e gostava de ver essa cultura introduzida mais fortemente no SCP, principalmente agora que temos a equipa B.

Para mim Valverde, também seria uma mais valia, mas não porque foi campeão na Grécia, mas sim porque treinou no campeonato espanhol, e isso sim é uma mais valia.

Sinceramente julgo que apenas não tivemos Valverde ou Markwick ou até mesmo Scolari, porque estes não aceitaram um contrato apenas até ao fim da época e este aceitou.

A probabilidade de correr mal, é muito grande, e eu pergunto e aí como deveremos nós agir? Não criticar? Se correr bem cá estarei para louvar, como sempre estive.

Agora dou o beneficio da duvida, mas pelo menos GL acertou no facto de apenas o deixar entrar após o jogo com a Académica, se começasse a treinar a equipa após o jogo com o Genk, e a coisa corresse mal contra a Académica seria o caos em Alvalade.

SL

ER disse...

Mais uma vez tudo dito. Para os Sportinguistas ninguem serve, ninguem é suficiente bom, julgo que quem não é bom o suficiente, são os sócios e adeptos do Sporting, onde me inclu-o.

Saudações Leoninas

Leopinião disse...

"Cozinheiro" mas sabe mais de futebol a dormir que tu acordado, sua besta!!
Tem uma carreira empresarial de sucesso e é independente, pensa pela sua cabeça.

Este treinador paneleiro vai ser mais um fiasco!! O circo e a palhaçada vão continuar semana após semana até que esta agonia acabe e hajam eleições para se devolver a palavra aos Socios e a legitimidade à Direcção.

Jalex disse...

"Este treinador paneleiro vai ser mais um fiasco!!"

Palhaçada é este seu comentário.


Como disse num post anterior há claramente pessoas com o desejo que o homem falhe.

Afinal querem que o clube ganhe ou perca?Parece mais que é a segunda hipótese!Francamente...

jcnaguiar disse...

Falando do que importa, o treinador: ( o comment vai ser um pouxo extenso, dados tirados do zerozero )

Nome: François Vercauteren
Nascimento: 1956-10-28 (55 anos)
Nacionalidade: Bélgica
Naturalidade: Bruxelas

Campeão por 3 vezes no campeonato Belga, sendo bicampeão pelo Anderlecht(2005/2006; 2006/2007) e uma supertaça em 2006, clube mais importante na Bélgica e em 2010 foi campeão pelo Genk que conta apenas com 3 titulos no seu Historial sendo que antes de 2010 apenas tinha ganho em 2001/2002.

Campeonatos á lupa:

2005/2006 Anderlecht: 34 Jogos - 70 Pontos - 20 Vitorias - 10 Empates - 4 Derrotas - 72 Golos Marcados - 27 Golos Sofridos.

Em casa: 17 jogos - 14 Vitorias - 3 Empates - 0 Derrotas - 54 Golos Marcados - 10 Sofridos

Fora: 17 Jogos - 6 Vitorias - 7 Empates - 4 Derrotas - 18 Golos Marcados - 17 Sofridos

Na champions passou á fase de grupos onde encontrou um grupo com Chelsea, Liverpool e Betis, ficando em ultimo lugar com o pior ataque da prova, sendo que nesse ano o Liverpool foi afastado pelo Benfica por um total de 3.0.

2006/2007 Anderlecht: 34 Jogos -
77 Pontos - 23 Vitorias - 8 Empates - 3 Derrotas - 75 Golos Marcados - 30 Golos Sofridos.

Em casa: 17 jogos - 15 Vitorias - 1 Empates - 1 Derrotas - 40 Golos Marcados - 11 Sofridos

Fora: 17 Jogos - 8 Vitorias - 7 Empates - 2 Derrotas - 35 Golos Marcados - 19 Sofridos

Na champions outra vez ficou em 4º lugar num grupo composto por Milan que foi campeao europeu, Lille que foi eliminado nos oitavos pelo Manchester United e AEK com 7 golos marcados e 11 sofridos 4 empates e 2 derrotas.

2010/2011 Genk: 40 Jogos ( Fase Regular + Fase final ) -
64 / 51* Pontos - 25 Vitorias - 8 Empates - 7 Derrotas - 80 Golos Marcados - 39 Golos Sofridos.

Em casa: 20 jogos - 15 Vitorias - 2 Empates - 3 Derrotas - 47 Golos Marcados - 18 Sofridos

Fora: 20 Jogos - 10 Vitorias - 6 Empates - 4 Derrotas - 33 Golos Marcados - 21 Sofridos

Na Liga europa foram afastados no Playoff pelo Porto de Vilas Boas num total de 7.2 no resultado, mas antes na pre eliminatoria eliminaram o Inter Turku da filandia por 8-3.


Nota-se portanto que são muito fortes em casa e que marcam muitos golos seja em casa ou Fora, tem alguma tendencia a sofrer alguns golos fora, o treinador gosta tambem de jogar em 4-4-2, 4-2-3-1 ou 4-1-3-2, futebol ofensivo ( ha quem diga demasiado ofensivo até ) mas organizado e leva muito asério os treinos.
tambem se pode constatar que lançou jogadores como Thibault Courtois que está emprestado ao atlético de madrid pelo Chelsea, Kevin de Bruyne que foi contratado pelo chelsea a epoca passada e Jelle Vossen, um dos Pontas de lança mais promissores da Belgica e na europa.. fazendo estes 3 jogadores parte de uma das melhores gerações de sempre da Belgica juntamente com nomes como Witsel, Defour, Boyata, Lukaku, Eden Hazard, van borre e por ai.

Desculpen o tamanho do post e que tenha ajudado em alguma coisa para se conhecer melhor o treinador.

AJS disse...

Querem que perca para depois no final dizerem eu avisei, o candidato que eu apoio é que é bom...

LeaoCapel disse...

Eu pouco me importa neste momento o nome do treinador. Acho que qualquer um que venha, com esta direcção e esta gentalha que prolifera por Alvalade que de futebol percebe muito pouco, vem para ser queimado. É um facto: todos os que passaram por Alvalade, desde treinadores a jogadores, (ainda hoje Onyewu disse o que disse) passando por dirigentes, tecem sempre duras críticas à estrutura. Até porque sejamos honestos, já passaram por cá bons treinadores e jogadores, mas os resultados continuam os mesmos e os protagonistas da linhagem, que mais não passam do que fantoches manobrados pela banca, também.

MRG disse...

Algumas notas sobre a entrevista de Godinho Lopes:

- não explicou a saída de Domingos, Sá Pinto, Luis Duque ou Carlos Freitas;
- não explicou como o projecto que anteriormente era contratar jovens internacionais passou, de repente, para apostar na formação leonina;
- não explicou quem foi que afinal escolheu este treinador, se ele ou a dupla Luis Duque/Carlos Freitas;
- para quem sempre afirmou em eleições que conhecia o Clube, agora vem dizer que levou 1 ano e meio a conhecer por dentro o Clube;
- os investores que, segundo ele, eram imprescindíveis afinal já não o são;
- a culpa da não vinda dos investidores é, afinal, dos papagaios que falam do Sporting (e não da gestão catastrófica);
- reafirmou que para na próxima temporada é para começar a ganhar, mas também admitiu que com a inversão para um projecto formador será a médio-longo prazo;
- e de reestruturação financeira nada se falou, deve ser para não maçar.

Em suma, espremida, esta entrevista nada de novo acrescentou.

Unknown disse...

Godinho Lopes fez uma marcha-atrás de três anos no clube. Pode ser tempo perdido, mas é o caminho que tem de ser feito

vitor disse...

Enquanto só prestarmos atenção aos resultados desportivos e recusarmos perceber o que acontece à nossa volta, nunca vamos perceber mais de metade das mudanças que ambas provocam! Mais de metade da verdade! Inclusive o novo treinador!

As minhas principais preocupações e ao mesmo tempo os meus votos continuam a ir sempre no mesmo sentido!

Preocupado quando leio que os exmos. conselheiros querem mais e votos para que o futebol nunca regresse de todo a Alvalade!

SL

Unknown disse...

a mim esta entrevista do Godinho não me esclareçeu em nada...mas tudo bem..Força Sporting!!