terça-feira, 23 de outubro de 2012

Duque e Freitas

A saída duque Duque pouco ou nada me rala, a minha opinião sobre ele não muda desde a altura que ele saiu do clube pela 1º vez, foi dita antes das eleições por isso não têm qualquer mistério. Agora a saída de Carlos Freitas vai ser para mim um ude golpe no SCP. Podem falar de comissões, podem falar que contratou imensos jogadores desta ultima passagem, mas a verdade é que contratou excelentes jogadores e olhando para o plantel que encontrou e eu voltei a fazer esse trabalho, e o plantel que agora deixou, a comparação é entre o 8 e o 80!
As decisões têm que ser rápidas (hoje ainda!) por parte de quem fica, o presidente tem que encontrar rapidamente alguém para o futebol e alguém para treinar (2 pessoas diferentes!)
Saudações Leoninas

40 comentários:

JMM disse...

Urgente é dizer pouco.

É fulcral encontrar uma solução. Alguém para o lugar da dupla Duque Freitas e um treinador.

E importa ter consciência que ou a equipa encontra o caminho das vitórias ou GL também cai.

vitor disse...

Foram muito lentos, tinham que ter sido muito mais rápidos! Um ano e meio era mais que suficiente para comprarmos jogadores, acertar de vez no treinador, sermos campeões e ver-se o retorno do investimento! Não terem gasto metade do que se fala não passa de um pormenor completamente irrelevante!

SL

Jalex disse...

O Vitor devia pensar seriamente numa carreira no circo,é o maior contorcionista que eu já vi.

pedro cunha batista disse...

Mais uma vez repito,

A equipa que resultar desta "reorganização", nunca terá a estabilidade suficiente para alcançar um sucesso sustentável e duradouro.

Acreditar que isso poderá acontecer, é claramente não conhecer a comunicação social portuguesa que temos, é claramente não conhecer as características peculiares e muito "opinativas" dos milhares de Sportinguistas "notáveis"!

Admiro a vontade de Godinho Lopes em não atirar a toalha ao chão, em "reconhecer"(apesar de ter sido necessário uma "ajudinha" do bes, para o reconhecer) que o SEU projecto para o futebol(e todos os muitos Milhões de euros inerentes ao mesmo) falhou!

E por isso desafio Godinho, para que este seja responsável, para que este reconheça que o meio em que estamos inseridos e com todas particularidades acima referidas, que esta futura equipa muito dificilmente terá a estabilidade, suporte, e até "legitimidade moral" para que se tenha um sucesso sustentável e duradouro sem ser "legitimada" pelos sócios!

E peço que, para o bem do Sporting, marque eleições antecipadas, construa uma nova equipa de trabalho, reformule o seu projecto, e deixe que sejam os sócios, e não apenas os "conselheiros" a legitimar a equipa que se forma agora, e que é bem diferente a eleita pelos sócios nas ultimas eleições!

Cumprimentos e SL.

Leopinião disse...

Leão Revisor,


"A comparação é entre 8 e 80". Isso é relativo e subjectivo e depende da análise e da apreciação de cada um.

O que é concreto e objectivo é o facto dos resultados desportivos e financeiros serem igualmente desastrosos! Contra factos...

Se a ideia é colocar Silva e Costa e Pessoa e Costa na SAD então o circo e a loucura atingem níveis nunca imaginados - a contestação será infernal e o clima de guerra civil uma realidade.

Do projecto inicial de Godinho já só sobra ele próprio - Barbosa e Cristóvão saíram, Domingos saíu, e agora sai esta dupla incompetente e desastrosa.
Assim, só com eleições e com a entrada numa nova era será possivel reerguer o Sporting e resgatá-lo destes tenebrosos anos de roquetismo.

Se assim não for...siga o circo!!!

Tiago disse...

E porque não ter alguém no modelo de Inglaterra? Como o Mourinho agora aplicou no real madrid? Porque não ter o Couceiro como director desportivo e treinador? Pelo menos aí não iam haver choques nos bastidores...a não ser que ele tenha dupla personalidade!

Elpídeo Freitas disse...

Leio aqui coisas que até arrepiam.

Eleições? Para termos que aturar arrivistas e novos-ricos como os Brunos e Baltazares, e ainda corrermos o risco da ralé escolher um deles? Couceiro? Mas já se esqueceram que esse tipo foi sindicalista!?

Sou só eu que vejo que a solução para assumir imediatamente o projecto desportivo já está na administração da SAD?

Pelo vasto conhecimento e experiência de dirigismo que tem, pela intuição e empatia que consegue criar, pela enorme classe e distinção "à Sporting" de que é senhor, não tenho dúvidas que o Sr. Eng. José Filipe Nobre Guedes é a pessoa ideal para pegar desde já no futebol e resolver todos os dossiers pendentes, a começar pelo treinador. É evidente que está mais do que preparado para isso, tem o prestígio, o conhecimento, a experiência e os contactos (digo mais, será um perfeito Presidente em 2014).

Para completar a administração da SAD, deve rejuvenescer-se o elenco com um dos bons jovens valores que existem no clube. Há várias pessoas com mérito e postura necessários. Por exemplo, tenho em muito boa conta o Sr. Dr. João Pedro Varandas.

Ronaldo disse...

Agora falta acabar com o CL, o EB demitir-se, afastar os papapaios (como o Zé Eduardo, o Boal, o ROC, ...) e os dirigentes que se chibam para o Seara, para a CS e para quem os quer ouvir. Mas obviamente é pedir muito...

Revisor, percebo de alguma forma o que dizes relativamente ao Freitas. No entanto, de que vale comprares 11 craques se escolhes um aprendiz para treinador (e é quando escolhes...)? O projecto desportivo (com tantos perfis diferentes para treinador torna-se difícil perceber a existência de um projecto) também falhou por culpa do Freitas. Ou foi ele que escolheu os treinadores ou foi conivente com tal escolha. Eu sei que, exceptuando o vitor, não anda ninguém distraído mas isto é algo nunca visto. Temos 2 vitórias em 11 jogos oficiais!!!

5 Junho disse...

Castro Guedes...não Nobre.

A nobreza da familia vem das suas raízes fascistas , que tentaram com o tempo apagar.

A experiência da pessoa é acima de tudo em matéria de porcelana.

Mas deu para rir com esse comentário.

Já o revisor ralar-se com a bandalheira que se instalou no clube é que era estranho.

Ronaldo disse...

Ó castromatta já te apresentaste. A ralé? Ralé essa que seriam sempre a maioria dos sócios?

Este clube nunca terá futuro. É impossível com estas bestas sobranceiras!!!

Jalex disse...

Tiago


Eu sempre defendi aqui que o futebol deveria estar a cargo do Presidente e o Treinador apenas.E nesta altura acredito nisso mais que nunca.





Quanto ao Couceiro julgo que o próprio não vai aceitar o convite.Não faz sentido regressar dada a forma como saiu anteriormente(e saiu pela mão de Godinho).

Eu ate simpatizo com o Couceiro,gostei imenso do seu trabalho (honesto e profissional)como treinador quando pegou num dos piores planteis de sempre deste clube.

Ate cheguei a defender quando Godinho foi eleito que deveria lhe ser dada a oportunidade de continuar a frente da equipa(sempre fui contra a vinda de Domingos).

Não me parece no entanto que o seu regresso faça sentido nesta altura.Ate porque viria como "manager"(um nome pomposo para director desportivo)e não acredito que o Sporting precise disso neste momento.

A preocupação neste momento deve ser o treinador e uma equipa técnica competente.

pedro cunha batista disse...

Caro jcastromatta,

O que você acabou de escrever é arrepiante!

É de uma tremenda falta de respeito a todos os níveis!

Primeiro, para com uma boa parte dos sportinguistas, a quem chamou de "RALÉ", segundo pela descriminação que faz das pessoas tendo em conta a sua origem social e onde conseguiram chegar "novos Ricos", isto para não falar que o termo nem sequer se pode aplicar a nenhum dos exemplos que referiu, e finalmente por querer demonstrar que José Couceiro não pode vir para o Sporting, porque foi .."sindicalista", como se isso fosse um argumento para demonstrar a incapacidade de alguém para desempenhar um cargo.

Isto que você acabou de escrever, é de uma tremenda falta de nível, de civismo, de respeito!...até me faltam as palavras para descrever aquilo que acabei de ler.

E como se tudo isto não bastasse, ainda consegue piorar ainda mais aquilo que escreveu ao sugerir, e eu nem quis acreditar naquilo que li, "Nobre" Guedes para presidente!!!!!!, por amor de DEUS....

vitor disse...

Caro Jalex,

Se passou a simpatizar tanto com o presidente já devia ter percebido que GL está um bocado acima da bola na trave, das arbitragens e dos media! Não deixa de ser intocável por isso, infelizmente!

Mas sobretudo já devia ter percebido que são estes senhores também operacionais, além dos treinadores, que permitem que continue a haver tipos como o Jalex! Só por isso deviam-lhe merecer muito mais respeito!

Num instante vamos ver como estaremos daqui a 18 meses! Queira Deus que obviamente melhor!

SL

jcnaguiar disse...

isto do sporting bater no fundo faz mossa na cabeça de muita gente, tá tudo louco lol.

Nuno disse...

CASTRO GUEDES a presidente?

Opá, agora sim, já li e ouvi de tudo.

Pá, bom proveito nessa cruzada pelo Santo Graal da idiotice, da desresponsabilização, da desinformação, do roquetismo, da mediocridade. Estão quase, quase lá.

Lionheart disse...

A legitimidade da direcção está intacta enquanto cumprir com os estatutos. Por essa lógica de ideias, cada vez que um governo tivesse de fazer uma remodelação, tinha de cair. O problema é que o clima no clube é péssimo e as facas afiadas são mais que muitas. Mas também, para muitos, enquanto não ganhar quem eles querem, quem lá está nunca tem legitimidade.

Só digo que nesta época há ainda muito por fazer. Temos plantel para ficar em terceiro lugar, o que faz toda a diferença para a próxima época. Temos hipóteses de continuar em prova na Liga Europa, prova que é uma montra para valorizar jogadores. Mas não, o pessoal quer é andar sempre em eleições, porque são eleições que "ganham" títulos. Devíamos ter muito mais títulos do que os que temos, tantas são as eleições que temos tido.

Godinho Lopes tem uma última hipótese para mostrar o que vale. Não serei dos que lhe farei a vida negra, porque não desejo mal ao clube. Já outros sabemos sempre ao que andam.

Carlsberg disse...

Epah a SIC está a dizer que GL vai propor aos Orgãos Sociais a contratação de Couceiro, para Manager do Futebol do SCP, e também para acumular as funções de treinador da equipa!!!

Se esta é a solução do GL, mais vale mesmo colocar o lugar á disposição, pois Couceiro como Manager e Treinador não é solução.

SL

Riga/V-1-Boy disse...

o primeiro paragrafo do comentario do Lionheart diz tudo

vitor disse...

A sério? Então não faz o que os amigos do Seara lhe contaram? O Seara não tem amigos? Diabo!

SL

AP disse...

Isto é o fim do Sporting. O Couceiro? Por amor de Deus.

Jalex disse...

Vitor contorcionista


Agora esta preocupado?

Na verdade todos reparamos no seu discurso ao longo desta época onde aparentava ate alguma satisfação com o rumo da mesma.

Certamente os dois jogos ganhos em doze possíveis seriam a razão de tal agrado e despreocupação!


Faça um telefonema para o Victor Hugo Cardinali,pode ser que lhe arranje um trabalhinho!


anonymus disse...



Eleições...eleições...e mais eleições!

Caralho!

Mas será preciso mais eleições para se saber, que elas só não resolverão nada, se não houver quem injecte dinheiro suficiente lá dentro?

Programas?

Mas quais programas irão resultar, se não forem acompanhados pelo dinheiro necessário para aliviar o Sporting dos milhões que paga em juros anuais?

É preciso ser-se cego, para ainda não se ter percebido que nada resistirá, direcções, programas das direcções e a instabilidade continuará, se não houver o "cacau" tão necessário, como "o pão para a boca"!

Unknown disse...

Couceiro??..Por favor parem com esta palhaçada!! Eleições!!

anonymus disse...



O Couceiro como treinador?

Já que foi feita a asneira de mandar embora o Freitas, para mim, o Couceiro estaria melhor no lugar dele.

Para substituir o Duque, um qualquer pode ocupar o lugar, desde que não vá para lá, para ganhar o dinheiro que não há.

Ricardo disse...

Amigos sportinguistas,
O Couceiro é um elemento muito válido para o Sporting, designadamente, em funções directivas. O perfil dele aponta para aí.
Temos ainda o problema da equipa técnica que ainda não está resolvido mas terá também a ver com questões financeiras.
Nestas alturas de desnorte da massa adepta, dos corpos sociais e, infelizmente, também da equipa, ficamos a saber quem são aqueles elementos do Sporting que saltam logo para os media achincalhando o próprio clube.
Portanto, podemos separar facilmente o trigo do joio.
O Sporting tem, mais do que nunca falar a uma só voz e com muita firmeza.
De fora os ataques nos media eram já generalizados há muito tempo, pois quem está dentro do desporto sabe que só há lugar no mercado nacional para 2 grandes clubes. Agora somos também alvo de veementes ataques internos.
Isso tem de acabar.

Lionheart disse...

Agora foram pedir a opinião do Paulo Sérgio. Não há mais nenhum falhado no Sporting a quem pedir opinião? Olhem que o Norton de Matos, o Waseige, o Cantatore (ainda é vivo?), o Materazzi, e o Carlos Manuel ainda não falaram. Ah, e o Fernando Santos também não. Para não falar no Ribeiro Telles e no Soares Franco.

Só uma achega para os sportinguistas pensarem um bocadinho. O Sporting fez um investimento grande em jogadores nos últimos dois anos. Já todos sabemos que os resultados foram fracos. Mas sabem o que pode acontecer se não se inverter o rumo e TODOS não tivermos juízo? Este plantel será desfeito e voltamos à estaca zero, só que sem a possibilidade de voltar a fazer investimento igual tão cedo. Perderemos o Carrillo, o Labyad, e outros jogadores promissores, sem ganhar nada com eles, nem mais-valias financeiras. Vá, compliquem a coisa só para depois dizerem que os que lá estão só aumentarem a dívida e que vocês tinham razão.

pedro cunha batista disse...

Lá estão eles com o, Godinho ou o caos!!

Já estou farto deste soundbyte!

5 Junho disse...

CALMA que vem aí OUTRA reestruturação financeira !!!

AHAHAHAHA

anonymus disse...



"De fora os ataques nos media eram já generalizados há muito tempo, pois quem está dentro do desporto sabe que só há lugar no mercado nacional para 2 grandes clubes."

E quem são os 2 grandes a que te referes?


Se metes o Sporting no grupo, estou de acordo.

Um Clube como o Sporting, com 3 milhões de adeptos será sempre UM GRANDE.

anonymus disse...

...e com o seu passado desportivo!

Lionheart disse...

Soudbyte? Acordem para a vida e olhem à volta. O país está falido. A banca só está a comprar dívida portuguesa, para que o Gaspar fique bem visto, e depois não há dinheiro para a economia real. Se não quiserem que nos imponham vendas como a do João Moutinho, não nos podemos pôr a jeito. Desengane-se quem pensar que isto não pode ficar pior. De resto, ninguém se chega à frente para provocar eleições antecipadas. Chutam para 2014, que até lá a malta esquece-se que eles são "candidatos". Senão como é que descalçavam a bota?

pedro cunha batista disse...

A banca tem todo o interesse em manter o Sporting vivo! independentemente do nome do presidente do Sporting ser, Godinho Lopes, Dias Ferreira, Bruno de Carvalho, ou outro qualquer.

paulo R . disse...

LEÃO REVISOR a ser verdade que couceiro vem para treinador e manager e sendo que quando Godinho ganhou era assim que estava o sporting e ele mudou qual e atua opinião ?

André disse...

Não tarda aparece ai o vitor a dizer que agora é que é.

Que com este farinha alves e o PCF é que finalmente vamos para frente.

Coluna vertebral é coisa que não assiste ao vitor.

leao revisor disse...

Paulo R.

A minha opinião já a disse antes... a história do duque ameaçar que se demitia (logo depois das eleições) foi apenas porque ele queria que o Couceiro fosse embora e o GL queria que ele tivesse continuado. Dessa vez GL cedeu, agora... não.

Mas duvido que Couceiro venha nos moldes que referiste. Não existe a figura de Manager em portugal.

vitor disse...

revisor,

Isso das ameaças quem o diz são os jornais desportivos!

Certos que agora vamos ter na SAD quem explique tudo aos órgãos sociais e a outros mais curiosos sempre que solicitado, o que Duque se recusava a fazer e bem! A ideia que fica aliás é que quem faz mais barulho é convidado a servir o clube?!

Basicamente continua-se a percorrer o caminho da pacificação do clube, que só não compreende que é o mais fundamental para resolver as questões de fundo do SCP quem não quer! O que nos trouxe até aqui foi uma guerra civil sem paralelo, não foi nenhum treinador! Por mais atraente que o SCP seja e é, ninguém está interessado em entrar num clube que continua completamente fraçionado!

E que nesta altura e pelo SCP, depois de Duque e Freitas já terem saído, é razão mais que suficiente para eu pelo menos me abster de dizer o que penso outra vez sobre este caminho! Mas posso constatar que até aqui não produziu pacificação nenhuma, muito pelo contrário!

A crise actual ou a derrocada começam com o assalto ao poder absoluto por parte de Filipe Soares Franco e Miguel Ribeiro Telles e só o refiro mais uma vez porque foi preciso a expulsão de outro treinador, que sei que o revisor até não aprecia!

Um treinador de futebol espectáculo que é precisamente o que a industria actual exige! Basta comparar as assistências no estádio!

Eu não queria mais nada que disputar todas as épocas o título até ao fim e ainda com o bónus de uma final europeia! Quantas tivemos na nossa história? Umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se!

Mais ou menos como sempre admirei o revisor pela defesa intransigente a Paulo Bento e isto quando as receitas e/ou o clube começaram a bater no fundo! Nenhum clube dividido sobrevive muito tempo! Não obstante ter sido ao mesmo tempo o período em que se ganhou mais com menos, o que resultou verdadeiramente e até aos dias de hoje foi um clube verdadeiramente dividido! Para além e como foi óbvio, justiça seja feita, todos os sportinguistas puderam comprovar o milagre que o período recente de maior estabilidade técnica produziu!

Este mandato vai ficar marcado para sempre com a célebre frase de Domingos Paciência sobre fadistas e doutores! Perdeu-se aí a maior oportunidade de reunificação do clube! E o Barroso continua a jurar até hoje que não era nada com ele! Como mais recentemente as facadas nas costas também não...

SL

P.S.

Mais ou menos como defender Patrício até à morte e deixar cair Carriço e que eu não consigo compreender de todo!

vitor disse...

Aliás o PMAG não se coíbe de dizer que o acordo dele é só com os sócios e que até representou outro projecto no acto eleitoral onde foi eleito!

Só não especifica com que sócios! Mas percebe-se bem que só tem em mente os sócios que apoiaram o tal outro projecto que representou nas últimas eleições e que é o maior problema desde o 1º dia do actual mandato!

Por outras palavras, um mandato que vai ficar sempre marcado por nunca se ter conseguido distanciar suficientemente do dia das eleições para conseguir alcançar qualquer forma de sucesso!

O ideal era aprender alguma coisa no futuro com este processo que se arrasta no presente!

SL

Lionheart disse...

Vítor, agora que já passou algum tempo, eu posso dizer o que penso que se passou e porque é que o Sporting atravessa esta crise. O projecto de Godinho Lopes estava estruturado para o treinador Domingos Paciência, só que deixaram-no cair cedo de mais e a partir daí foi uma sucessão de erros.

O Domingos não caiu no dia em que efectivamente saiu. Caiu bem antes. Você sempre sobrevalorizou o Luís Duque. Pois este não só não evitou que os árbitros fizessem a cama ao Sporting no início da época passada (não era você que dizia que o Duque ir tratar disso?), como não protegeu o treinador e ainda fez parte da intriga para promover Sá Pinto e pôr o Domingos a andar.

É certo que a saída do Domingos se processa após uma série de resultados desastrosos, mas antes disso o Sporting também havia tido uma série de bons resultados e mostrado potencial, portanto algo aconteceu para precipitar aquele desfecho horrível. E o que aconteceu foi que o ex-treinador desistiu do Sporting porque se fartou das "idiossincrasias" do clube, que pessoalmente considero ser um factor de atraso do nosso clube. Quem sabe quantos (bons) treinadores já terão recusado o Sporting por causa disso...

Domingos é um homem do Norte, habituado a uma cultura desportiva em que há uma hierarquia e não existem precipitações. Quando se viu visado por toda a parasitagem que gravita em torno do Sporting, ainda por cima não estando habituado à pressão mediática de um clube grande, e ao ver que ninguém do clube o defendia, entrou em "parafuso". Isso foi piorando o seu descernimento e o rendimento da equipa caiu. Ao "desistir" do Sporting os jogadores perderam a confiança nele e assim tudo se precipitou para o final que conhecemos, em que o Presidente do Sporting foi posto perante o facto consumado da saída do treinador, quando no dia anterior havia assegurado publicamente que o seu lugar não estava em causa (e para ele não estava), passando por mentiroso ou inconstante para a opinião pública.

Quem contestou o ex-treinador, sabia ao que ia. Quando se começa a pôr em causa um dos pilares da estratégia de uma direcção, começa a provocar a sua derrocada, que é o que Barroso e o fadista queriam desde o início. Depois até cair é uma questão de tempo. As direcções não estancam a "gangrena" até ser tarde de mais e depois dá em ruptura. Se o Domingos tem pegado de estaca no Sporting como o Jesus pegou no beifica, não haveria metade da conflitualidade que existe hoje no Sporting. Assim, estamos como estamos, por culpas de parte a parte.

vitor disse...

Lionheart,

Nesta altura não posso dizer mais nada que grande parte dos sportinguistas optaram por se concentrar só nos resultados desportivos quando estavam todos avisados para a urgência de resolver a questão dos capitais próprios!

Já ia ser sempre muito difícil conseguir ambos ao mesmo tempo, mas hoje ninguém pode dizer que não se tentou! Esta ideia peregrina que alguns suportam desde o 1º dia do mandato, percebe-se melhor e de que maneira agora - que afinal há várias pessoas mandatadas e legitimadas para liderar o clube - arruinaram completamente com o futebol! Que surpresa!!!

No que resta da época há que evitar a todo o custo que a equipa se ande a arrastar pelos campos, a verdade é que perderam os verdadeiros líderes e tentar dignificar ao máximo o SCP! Espero bem que se consiga e acho que é errado estar agora a querer antecipar um futuro mais longínquo!

SL

P.S. Não querendo mesmo voltar ao tema homem forte do futebol - de quem nunca fui sequer grande fã, nunca o escondi - porque entretanto já saiu, ainda se vai dizer muita coisa, quase tudo mentira!

O Luis Duque é o Luis Duque, toda a gente o conhece muito bem em Alvalade, garanto-lhe que não veio ao engano! Não se podem fazer análises de como foi com/ sem se saber como teria sido sem! Tem uma forma de trabalhar muito própria, que já produziu inclusive resultados no Sporting, de duas espécies também é verdade!

A forma mais correcta de perceber estas saídas está expressa nas palavras do Carlos Freitas que decidiram agora reeditar aquando do seu último abandono! Na altura a primeira pessoa que se referiu a elas foi o Paulo Bento que também é o Paulo Bento, não há ninguém mais insuspeito!

vitor disse...

Fundamentalmente e ao nível só do futebol o Sporting tem um caminho longo e que envolve muitas áreas para voltar a ombrear com os principais adversários! Numa 1ª fase quanto mais incomodarmos os interesses instalados e estabelecidos - de que temos estado afastados - pior!

Para mim aqui tanto o tempo como a estabilidade de uma liderança efectiva assumem uma relevância ainda muito maior que o dinheiro tantas vezes falado.

Claro que sem estabilidade financeira não há nada, por isso mesmo é que se trabalha na sustentabilidade do futebol desde o 1º dia! E só por isso é que considero que não se perdeu assim tanto como possa parecer! Os jogadores que chegaram são maioritariamente muito bons! E na equipa B há grandes valores a crescer!

E é nas questões tempo e liderança que penso que radica o maior problema de um grande já há algum tempo afastado dos títulos! Ninguém tem a paciência que vai ser sempre necessária. E é desta forma que gosto de discutir o Sporting, quanto mais longe da baixa politica melhor!

SL