segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Entre a coragem e a cobardia

Os principais erros desta direcção têm sido cometidos sempre que tenta ser mais populista do que corajoso e competente o que resulta em decisões cobardes. Não me preocupa nada ser dos poucos a achar que a direcção fez o trabalho que tinha que ser feito na revolução do plantel com os resultados financeiros dai resultantes. A equipa era fraca e agora é muitíssimo mais forte. Se tentando agradar a todos tentou formar um "reino" com figuras de todos os "clãs" a sua escolha para treinador resultou nesse estilo mais popular que outra coisa e fomos buscar Domingos.
Lembro que a apresentação de domingos entra para o numero 1 do top de gente na apresentação de um treinador em Portugal o que reforça a minha ideia. Passados alguns meses, os resultados não eram os esperados e chegou-se à conclusão que não havia outra solução que encontrar outro treinador, decisão acertada em meu entender, novamente a errar na escolha do sucessor pelos mesmo motivos referidos anteriormente, a escolha teve mais peso por razões populares do que por convicção de competência.
Não tenho duvidas que esta direcção pegou num mini, transformou-o num ferrari, mas continua a não ter piloto para a maquina que decidiu "comprar".
Resta saber se há 3 vez percebem onde têm errado e corrigem os seus erros.
Muito se tem falado da falta de projecto. Qualquer projecto de um clube seja ele mau ou bom é avaliado através dos resultados desportivos. Todos os que não podem ser avaliados são muito bons apesar de serem um chorrilho de lugares comuns.
Pedem-se eleições com o argumento falacioso que a saída dos treinadores quebra o projecto da direcção. Para os sócios do clube, está a fazer um mês, que recebemos uma carta que explicava bem o projecto do clube desde mandato e nunca em momento nenhum da carta fala no nome de Sá Pinto, Domingos ou na palavra treinador.
Mas é preciso ter coragem de assumir as nossas posições, porque lá está passamos de corajosos a cobardes num ápice. O que ganharam os sportinguistas que livremente e gozando do seu pleno direito fizeram uma manifestação com 10 pessoas no dia da AG? O que ganharam os sportinguistas que livremente e gozando do seu pleno direito protestaram no solar do norte contra o presidente da direcção e posteriormente contra a equipa? Não seria mais prático essas pessoas em vez de apenas "oferecer" umas capas aos jornais, recolherem umas assinaturas e marcarem uma AG para que a direcção seja obrigada a pedir eleições.
Coragem de parte a parte tem faltado.
Saudações Leoninas
PS. Como já disse noutro espaço o treinador ideal para o SCP será sempre aquele que não assinar pelo clube e o que assinar será sempre o pior possível.

27 comentários:

LeaoCapel disse...

"De manhã pintar a frase: "Esforço, Dedicação, Devoção... Eis o que vocês não são!!" Almoçar e aí vamos nós para o Solar do Norte encostar o engodinho lopes que já sabia que estavamos à espera dele não para lhe oferecer uma rosa e fez questão de fazer chegar num carro de alta cilindrada os seus 3 seguranças que chegaram cheios de peito a pensar que iam lidar com meninos mas saíram-se mal e rapidamente começaram a falar baixo e com serenidade antes que mamassem. O mal que fizemos foi não os mandar abaixo logo ali por tudo aquilo que nos tentaram fazer à noite! Mas ninguém ali é bruxo e pensavamos que apesar de tudo eram sportinguistas, mas não, é uma máfia paga pelo Sporting para proteger o topo gigio e companhia! Entretanto chega o engodinho, é vaiado, ouve umas verdades e vai embora. Antes de tudo isto começar, tentaram comprar-nos a nós também para que tudo se silenciasse e aquilo parecesse uma manifestação de apoio... Até viagens ao estrangeiro ofereceram para ir ver o Sporting para a liga europa! só que a palhaçada acabou! Acabaram-se as claques compradas! O sistema desta direcção é pagar para silenciar os críticos! E sabem como funciona: os 3 seguranças (máfia) dizem à corja da JL a quem têm que bater! Isto passou-se no dragão ao intervalo, um dos nossos foi para o hospital porque o fernando mendes, esse chulo que comanda a juve leo, andava com os macacos na bancada a tentar fazer a folha aos contestatários que estiveram de tarde com os seguranças do Sporting atrás!

Depois disto do Solar do Norte, fomos então para o hotel do Sporting em Gaia dar continuidade à nossa luta porque isto não é o Sporting... e acreditem ontem fiquei a saber que estão a matar o Sporting à força toda e bem por dentro!

Em Gaia apareceram uns super morcoes, leia-se cabeçudos, os primeiros vieram enganados e pensar que eramos meninos, levaram bem na tromba e depois vieram uns 15 e lá fomos nós rua abaixo com eles todos a correrem à nossa frente, depois vieram uns 50 e aí a coisa já foi mais pesada, de qualquer das formas vi o macaco a arrancar à velocidade toda do seu Q7 a pensar que a malta ia a correr para ele, mas a malta ia a correr era para o autocarro do Sporting!

Fomos todos para o Dragão e já sabíamos que iam tentar fazer-nos a folha por termos feito rebentar a bomba no Sporting, e começa a perseguição aos nossos, com o fernando mendes e os seus macacos, alguns deles andam na bola há 2 dias e nem sabem o que é o Sporting, só andam ali para se drogarem à força toda porque a juve leo é uma maquina de vender droga e para receberem uns dinheiros do Sporting! Um dos nossos ainda foi para o hospital ao intervalo! Alguns levaram na bancada, com a polícia a ver (acredito PLENAMENTE que mesmo eles estão comprados) sempre a mando dos 3 seguranças! Depois vinham tentar buscar o pessoal à bancada para tentarem levar o pessoal pa zona da casa de banho e darem porrada (porque quando o fernando chulo mendes deu porrada a um na bancada a polícia disse: opah se querem fazer alguma coisa ao menos nâo façam à nossa frente). Isto com toda a gente na bancada incrédula... claro que eles em clara maioria são uns homens valentes! A gente pode não ir mais à bola mas a vingança será feita!

O Sporting está completamente podre meus amigos, está tudo comprado, está tudo a chular o Sporting! tudo! Só que ninguém tem que ter medo dos macacos da JL... Nós somos bem mais do que eles, muitos mais! Só que não estamos organizados! Há muita gente na JL que não se revê nisto... e não se esqueçam que o dinheiro não dá para todos, é só para um grupinho de 20 e vai chegar a uma altura em que o feitiço se vai virar contra o feiticeiro! Não tenham medo desses gajos é só o que vos digo! Esses artistas da JL ainda se vão lembrar do que fizeram ontem... Mais não posso dizer! Vamos ser astutos... mas não se esqueçam que não se meteram com meninos! Somos Leões do Norte não somos cornos de lisboa!"

Adepto que foi ontem assistir ao jogo com o Porto

Conclusão: GUARDA PRETORIANA E BASTA!!! CHULOS E TRAFICANTES DE MERDA

leao revisor disse...

Lá está "honestos" vs "comprados"... tudo normal portanto.

JMM disse...

Este posto é, em termos de conteúdo, igual ao que eu tinha dito à dias.

Estou totalmente de acordo.

Contudo acho que não sublinhas de forma clara o papel do treinador. Estás enganado se achas que o papel do treinador é menos do que fundamental.

Mantendo a tua analogia, um Ferrari às mãos de um incapaz anda menos que um fiat uno nas mãos de um grande piloto. Aqui andar é igual a REDNER. De NADA nos serve ter o Ferrari se quem o controla não é capaz de atingir velocidades de ponta. Se não é capaz, mais vale ficar com o fiat ou arranjar outro piloto.

O meu primeiro ponto era esse do rendimento desportivo. O segundo é a relevância do rendimento para a o cenário directivo do clube. Sem rendimento desportivo a estabilidade nunca é alcançada e isso é pior com o Ferrari pois a frustração é muito maior.

O piloto é a decisão mais importante que GL tem de tomar. Ao contrário do que dá a entender, sem piloto não há projectos. Nem os bons projectos resistem à falta de piloto.

E ao falar de um bom piloto não fale de um piloto consensual. Evidentemente que se vem o Scolari é mau porque tem muita experiência e sem vem o Luis Enrique é mau porque tem de menos... Os adeptos não têm voto na matéria dos treinadores e ainda bem. Mas é imperativo escolher bem, é que ao novo treinador ninguém irá exigir menos que vitórias logo nos primeiros jogos.

Neo disse...

A piada disto é que estes arruaceiros acreditam mesmo que mandam no clube e podem depor dirigentes eleitos pelos sócios.
Eles decidem e pronto,as eleições não significam nada.
Mais tarde ou mais cedo,o Sporting vai ter que fazer uma limpeza.

LeaoCapel disse...

Algo está muito podre quando o próprio presidente de uma claque se entretém a distribuir tabefes para a toda a gente ver aos adeptos da sua própria cor clubistica. É este o retrato deste sportingzinho que temos tido e vamos a continuar a ter durante mais algum tempo até muita gente abrir os olhos.

leao revisor disse...

LeaoCapel

Pergunta muito simples, porque razão um candidato durante umas eleições depois de ter pertencido ou pelo menos acompanhado a Torcida Verde coloca no site da sua candidatura uma foto com a camisola da JL?

Se eles são assim tão maus, tão vendidos?

Vamos tentar ser um pouco sérios... tentar pelo menos!

LeaoCapel disse...

E já agora de que limpeza estamos a falar? Do mesmo tipo da que houve ontem no Dragão? Estamos esclarecidos...

manjob disse...

Essa do Ferrari, só para rir, não?

pedro cunha batista disse...

Grande texto do leão Nortenho!

Foi uma vergonha o que se passou!

LeaoCapel disse...

Claro que é para rir... aliás estes gajos andam a gozar com a nossa cara desde Março de 2011, porque cada vez que abrem a boca só sai bacorada. É que eu ainda os tenho por inteligentes e acredito piamente que eles são apenas humoristas, até porque ninguém pode ser assim tão nabo. Desde o outro que já bazou que diz que os nossos adversários são o Barcelona e o "Ajax"( lol) até ao gnomo que diz que o seu ídolo PdC também teve três treinadores numa época.
Nem os Monty Python têm tanta graça como estes tipos.

leao revisor disse...

Curioso o facto de enfiarem a viola no saco quando toca a factos... dá muito jeito o apoio da JL essa é que é essa e faz-se tudo para a ter... quando não se tem, passam a "vendidos" e viramo-nos para os DUXXI mas esses comparados com a JL não tem força nenhuma.

LeaoCapel disse...

Pessoalmente estou-me nas tintas se a Juve Leo apoia ou deixa de apoiar ( e quando falo de JL não me refiro à mesma como um todo mas sim à meia dúzia de sujeitos que a controlam e que sempre que há movimentos de contestação contra a direcção no seio da claque, logo tratam de os calar, "a bem ou a mal", como já uma vez disse o Fernandinho Cocainado nos tempos do Paulo Bento). O que me choca são as constantes tentativas de intimidação e actos de violência contra vozes discordantes (e aqui já falo de sócios em geral e não apenas de "ultras"), sejam em jogos ou AG's. Que não se queiram juntar aos contestatários é lá com eles, estão no seu direito... que os queiram calar também, epá desculpem lá mas vão mas é mamar no caralho mais velho. É que o Sporting não é o quintal destes meninos nem se enquadra no mesmo ambiente "nocturno" a que eles estão habituados.

LeaoCapel disse...

E peço desculpa mas não reparei no teu comment LR. Daquilo que eu me lembro essa foto serviu para desmentir um comunicado da JL em que se afirmava que o tal candidato nunca tinha pertencido à Juventude Leonina, o que se veio a revelar como falso...

Camilo disse...

Parabéns ao LEÃO REVISOR:

«Não tenho duvidas que esta direcção pegou num mini, transformou-o num ferrari, mas continua a não ter piloto para a maquina que decidiu "comprar".»
...
Direi mais:
Esta direcçãozinha (ferida de "morte" à nascença e depois...)
Queria um triciclo dos mais pequenos e...
saíu-lhe um FERRARI topo de gama, daí... espetou-se contra a parede (apesar de ser uma recta)...

SAUDAÇÕES LEONINAS.

leao revisor disse...

Leaocapel

Que seja até como você diz, porque que é que acha que ele sentiu a necessidade de dizer que já tinha sido membro da JL quando o seu passado liga-o à torcida?

Camilo

Tem que me explicar o porque desta direcção estar ferida de morte à nascença.

Camilo disse...

Então, LEÃO, aí vai...

- Eleições...
-Duque (1ª fricção)...
-P.P. Cristóvão...
-o homem do ACP que se demitiu...

sem contar com "comentários" do Dr. Barroso -e outros-...
Não acha que são casos a mais?...

Se isto não é estar "ferida-de-morte"...

Ronaldo disse...

Eu assisti pessoalmente a essa promiscuidade entre alguns membros da direção e os líderes da JL no jardim que existe no meio da rotunda onde a claque se concentrou antes do jogo em Bilbao.

Para ser sincero não gostei do que vi...

JMM disse...

Não é que discorde, mas fica provado que um clube como o Sporting é demasiado "bom" para ter uma pessoa como PPC. Não é possível, somos um clube diferente.

Acho piada falarem da "fricção" do Duque, são jogos políticos de procura de poder que não deveriam ser reprovados por um adulto. E não deviam pois são normais. Há sempre algum poder a conquistar e a ambição de o querer.

Mas pronto, concepções de direcção como algo em que uma saida implica a queda do todo parece estar na moda. Espero que a direcção que entrar em funções lá para meio de 2014 (e até pode ser esta de novo, provavelmente será) não tenha o azar de perder um director ou um vogal na semana a seguir senão é cenário eleitoral. De facto, no Sporting só ainda não se pede eleições quando um jogador joga mal, vá Sporting actualiza-te: o Rojo está a jogar mal. Eleições para a próxima semana?

PS: Os jornais estão aos papeis com o novo treinador. Soubessem eles alguma coisa e hoje as capas estariam cheias de certezas. Contudo hoje só duvidas. Ainda bem.

leao revisor disse...

Camilo

Nas eleições houve o desespero de um candidato que gastou mais do que podia a pensar que ganhava.

Duque, apenas e só disse que se Couceiro continuasse ele sairia. Foi essa a condição. Nunca me agradou Duque têm o habito de fazer este tipo de chantagem publicamente. Pelo menos tenho-o escrito e não me podem acusar de o não ter dito.

PPC é um caso diferente dos anteriores, aceito que seja um golpe na direcção. Apesar de pessoalmente aguardar pelo desenrolar do processo.

Carlos Barbosa saiu e não considero que tenha ferido de morte a direcção, e atenção se se recordar ele era dos poucos que gostava da lista que venceu as eleições. Mas não acho que a sua saída tenha causado algum impacto.

O Dr. Barroso só diz merda e vai continuar a dizer enquanto os sócios não tiverem a brilhante ideia de correrem com ele. E tenham calma que ele já disse que quer ser presidente do clube por isso isto é só uma amostra!

Nuno disse...

É para mim inconcebível, que se reduza o insucesso do Sporting à figura do treinador ou da escolhas desta direção para esse cargo.

Ferrari? Em que sentido? Qualidade do Plantel? Mantenho o que digo há meses: profundo em algumas posições, jogadores com potencial, wannabees, alguns com qualidade, mas completamente vazio de referências e de gente que faça a diferença. Agravado pela saída de jogadores experientes, a preço de saldo, um deles uns dos melhores marcadores de golo do plantel e dos melhores assistentes e isto apesar de fustigado pelas lesões nos últimos 2 anos. 6 pontos em 18 pontos possíveis, depois do quarto lugar no ano passado, explicam-se porque os treinadores batiam recordes de incompetência?

A falta de carisma, capacidade de liderança, de motivação, de apoio ao grupo de trabalho, são portanto críticas vazias e sem fundamento e inventadas pelos críticos? Domingos vinha de uma série de trabalhos com resultados satisfatórios, um período brilhante em Braga e chega ao Sporting e perde competências?

Ou o novo treinador é capaz de reformular toda uma cultura de derrota impregnada neste clube, ou será mais um a arder na fogueira. E não é sério exigir-se a um profissional que faça o seu trabalho e o trabalho de quem o dirige.

Tenho mais algumas coisas a apontar e que me preocupam, mas isso não fica para um espaço público.

JMM disse...

Nuno,

No caso concreto de Domingos, um bom trabalho em Braga está longe de fazer um bom trabalho em Alvalade. É completamente diferente treinar um e outro clube.

Se me dizem que o problema não é SÓ dos treinadores eu concordo mas se me dizem que NÃO é dos treinadores tenho de discordar. A incompetência de alguns dos nossos treinadores é uma realidade, erro de quem os escolhe? Também certamente mas isso não pode apagar a incompetência dos treinadores.

O nosso plantel é um plantel capaz e completo. É facil dizer que faltam jogadores que resolvam mas a realidade é que temos jogadores que têm potencial para o fazer. Não é bom para o Sporting ir comprar jogadores feitos para a maioria das posições. Compramos com menos que o SLB e FCP pelo que temos de ir por outro lado.

ALém do mais isso seria desculpa contra algumas equipas mas não contra outras. Temos plantel para vencer a maior parte dos jogos da nossa liga. Temos plantel para ganhar o titulo? Por questões de regularidade acho que não. Mas tem potencial para isso.

Concordo contigo quando metes na mesma frase "novo treinador" e "reformular". De facto, o novo treinador tem de reformular toda uma mentalidade e um modelo de jogo que não serve os nossos interesses. Terá um papel fulcral.

Eu já disse em vários posts neste blog que considero que a única coisa que leva a uma boa estrutura são as vitórias. Só ganhando poderá a nossa estrutura se consolidar ao ponto de ter treinadores mais "incapazes". POR AGORA importa ter um treinador que tome rédeas de mais que um trabalho de treinador pois neste momento não temos uma estrutura consolidada. Faltam vitórias.

Não é nada de novo. É normal que determinadas situações exijam determinados perfis. O nosso é necessariamente diferente, por exemplo, do do porto.

leao revisor disse...

Elevar Matias Fernandez à figura de melhor jogador do plantel e o que fazia a diferença é digamos "interessante".

"Interessante" porque quando ele cá estava diziam que era irregular, porque ele quando estava diziam que estava sempre no estaleiro, porque quando ele cá estava foi um 4º lugar, 3º lugar e 4º lugar, porque quando ele cá estava dizia que nunca tinha rendido na Europa, porque quando ele cá estava era dispensável... quando ele saiu era o melhor do mundo!

Sim eu acho que era um jogador que tinha imensa qualidade, sim eu dizia isso quando ele era jogador do SCP, sim tem características que poucos têm no plantel... Se é por ele que não vencemos claramente que não... alias se ele estivesse cá e tivesse a mesma lesão que teve em Itália só não teria jogado metade dos jogos que fizemos.

JMM disse...

LR,

Não sei aonde vais buscar a imensa qualidade do Matias. A verdade é que os adeptos de quando ele cá estava tinham toda a razão: é irregular e frágil.

Tinha algumas lesões e não fazia dois jogos bons seguidos, alias raramente fazia um jogo inteiro bom.

Matias era um jogador caro e irregular. Ia o SCP renovar o contrato com ele e pagar um prémio de assinatura? Eu não pagaria.

Mas acontece quase o mesmo com Izma. Izma é um upgrade de MAtias, é muito melhor jogador. Contudo tem um problema: pouco joga. Está cá à não sei quanto tempo e lá vai jogando. Quando ao IZma temos sempre dois momentos, um primeiro em que nos maravilhamos e um segundo em que lamentamos mais uma lesão.

Desculpem os admiradores mas para mim por muito bom que um jogador seja tem de(i) jogar e (ii) render.

IZma - rende mas joga pouco

Matias - irregular, rende pouco

JEFFREN - joga pouco.

E falo de JEFFREN porque à pouco falou se de poder de decisão: JEFFREN resolve jogos sozinho. Não joga por isso não posso dizer que tem imensa qualidade. Posso sim dizer que espero que fisicamente esteja bom porque se assim for é titular de caras.

Um jogador tem de jogar. Não é por fazer coisas boas em 5 minutos de cada 90 que passa a estrela da companhia.

JMM disse...

Isto para dizer que temos de parar de valorizar jogadores que não servem os nossos interesses.Eles vêm e são pagos para jogar e render. Se não fazem nem uma coisa nem outra não nos servem.

E já agora parar de valorizar os jogadores depois da sua saída. Também não é bonito, é criticar só porque sim e encarreira naquela mentalidade de criticar tudo o que mexe apenas porque mexe.

Seixo Paulo disse...

Mas quem é acredita que nos temos um "ferrari" não brinquem comigo diga lá um jogador que se tenha destacado e seja uma confirmação tinhas uma equipa que roçava o ridiculo e neste momento fizemos contratações com critério e que poderão vir a ser mais valias mas o que temos visto são jogadores que neste momento não rendem nada por isso deixem eles provar em campo o que valem e não armarem-se em que temos a melhor equipa dos 40 anos (piada) que isso é tipico dos outros animais...
Não estamos ao nivel dos porcos e dos andrades e muita sorte tivemos nas saidas que houveram deles.
Se fizessemos o melhor onze dos 3 grandes punhas lá um!!!!!!!!
ACORDEM!!!!!!!!

leao revisor disse...

Seixo Paulo

Tu disseste uma palavra que resumo tudo... rendimento! Neste momento ninguém rende nada e são todos maus, quando renderem passam a ser todos bons!

Rui, insua pelo menos estes 2 eram titulares de caras num plantel dos 3 grandes e depois tens rinaudo e izma que tenho duvidas se não jogariam.

E enquanto não perceberem que já tivemos 11 muito bons mas com alternativas de merda e este ano temos um plantel muito mais equilibrado onde praticamente todos são opção e é a isso que me refiro com o melhor plantel dos últimos 40 anos não posso fazer nada!

Nuno disse...

JMM

“Eu já disse em vários posts neste blog que considero que a única coisa que leva a uma boa estrutura são as vitórias.”


Não se apercebe da falta de lógica disto? É o mesmo que dizer que as vitórias acontecem por acaso. Eu digo o contrário. Digo que uma boa estrutura leva a vitórias. Pode não ser no imediato. Mas acabam por acontecer. Ou pelo menos e a um nível destes em que o clube ainda se encontra, a performances competitivas condizentes com um grande do futebol português. Isto, neste momento, é tudo menos visível. Não é o bom desempenho que traz competência… é a competência que gera ( bom ) desempenho. No futebol, como tudo na vida.

Aliás e não olhe para trás, o JMM concorda comigo, quando diz:

“Não é nada de novo. É normal que determinadas situações exijam determinados perfis. O nosso é necessariamente diferente, por exemplo, do do porto.”

Não é uma questão de perfil. É das condições que os treinadores têm num e em outro clube. Num, têm liderança, apoio, uma estrutura vencedora mas que não se satisfaz com o que se conquistou, quer-se sempre mais e melhor. Quando há desvios, estes são corrigidos, Ou acha que Vitor Pereira era campeão neste SCP? E digo eu isto, detestando o clube do Norte, que é onde vivo. Acho execráveis determinados comportamentos destes tipos. Mas também sou capaz de reconhecer que grande parte do sucesso que têm, acontece porque sabem aquilo que têm a fazer, no que a gestão desportiva diz respeito.

AH… e eu não digo que a responsabilidade não é também dos treinadores. Digo é que vários dos que tivemos nos últimos 10 anos, eram profissionais capazes. Digo mesmo que os 2 últimos treinadores campeões, estão longe de terem sido os melhores dos últimos 15 anos.


LR

Eu elevo Matias à condição que ele tinha, como sempre elevei. Não me impute coisas que eu não disse. Sempre elogiei o chileno. Fi-lo antes da sua saída e faço-o agora, portanto não me confunda.

Até porque sempre incluí o chileno no lote dos melhores do plantel. Sempre. Há 1 ano que alertava para a sua situação contratual. Há muito tempo que digo que era dos jogadores mais eficazes e eficientes do plantel. Marcava um golo ou fazia uma assistência a cada 180 minutos. Foi sempre, nestes 3 anos e mesmo jogando metade do tempo de outros, dos melhores marcadores ( no ano passado, o segundo ) e assistentes para golo ( no ano passado, o terceiro ) do plantel. Teve 2 anos problemáticos em termos de lesões, mas tinha mais talento, mais classe e discernimento do que qualquer outro, excepto Izmailov. A sua venda, pelo valor foi e tendo em conta a falta de alternativas ( não falo para a posição 10, falo é de experiência e capacidade de decisão ), é de uma enorme incompetência. Obviamente que não é pela sua saída que praticamos o futebol que praticamos. Não é isso que digo.