quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Projectos" há muitos seus palermas

Como dizia o saudoso Vasco Santana e transportando para a nossa realidade "projectos" há muitos! Vivemos uma altura em que o sound-byte é o "projecto" é a "estrutura" e no SCP como em qualquer outros clube o "projecto" e a "estrutura" são óptimas se tiverem resultados, pode ser o zequinha a liderar os destinos do clube com um projecto de uma linha que se vencer é o melhor "projecto" do mundo com a melhor "estrutura" do mundo!
Tive o cuidado de ler o projecto de um candidato vencido de novo com nada mais nada menos do que 36 medidas para o futebol do clube. 95% delas já estavam implementadas e por isso não passava de uma constatação, tinha 1 altamente ridícula que excluiria qualquer treinador competente e com carácter, "A questão da preparação física dos atletas será sempre alvo de especial atenção por ser determinante para o desempenho regular da equipa, podendo ser definida pelo treinador da equipa principal ou pela equipa directiva" e outra que agora passados 18 meses está a criticar a actual direcção por ter feito algo que ele propunha, O departamento médico do Sporting CP será alvo de uma especial atenção visto ser, também, um elemento determinante para a conquista de objectivos onde a aptidão dos atletas tem uma importância preponderante. Este departamento médico trabalhará sempre em estreita ligação com a equipa técnica e será sempre definido pela equipa directiva;.
Ou seja o problema nunca estará no "projecto" porque como está mais que sabido esse só é bom ou mau se tiver resultados, dou apenas este exemplo, Duque & Freitas vinham rotulados como salvadores (acreditando eu que muitos que votaram em GL foi por esta dupla) porque tinham sido com eles que vencemos os últimos 2 títulos e sem eles nunca mais tínhamos sido campeões, agora que voltaram como os resultados não aparecem já são os responsáveis e devem ser demitidos. Como é bom existir um histórico neste blog!
Não me venham então com conversas para enganar parolos, porque são pequenas decisões (mas de vital importância) que definem o sucesso ou o insucesso do tal "projecto".
Esta direcção apesar de ter feito muita coisa bem feita, e repito para não haver duvidas, tem feito muita coisa bem feita, tem errado precisamente nas pequenas decisões e isso infelizmente tem-nos sido fatal!
Se vão ser capazes de corrigir isso ainda a tempo, sinceramente não sei, tenho sérias duvidas até, mas como já me surpreenderam em muita coisa pode ser que me voltem a surpreender. Aquilo que não tenho duvidas e isso talvez me deixe mais preocupado/resignado é que não existe alguém (pelo menos até agora não apareceu) que tenha capacidade fora da actual direcção resolver os problemas do clube. No SCP nunca existirá ou este ou o caos mas a verdade para quem tem um pingo de consciência é que não deves bater muito em quem te paga as contas!
Termino com aquilo que parece evidente no meio de tanta coisa pouco clara, realmente não existem adeptos como os nossos. Podem dizer que a JL está comprada por uns e os DUXXI por outros, podem dizer que os velhos isto e os novos aquilo, podem dizer que são foruns, blogs, facebooks de sportinguistas a dizerem pior do SCP do que os adversários, mas quando toca a reunir ninguém nos bate! É em Alvalade, é nas modalidades, é em provas organizadas pelo clube, é nos núcleos, o SCP está vivo por muito que digam o contrário, pode não estar tão unido quanto devia mas não subestimem a nossa força!
Saudações Leoninas

46 comentários:

JMM disse...

Evidentemente que falar em projectos como falar em estruturas nos termos em que se tem falado é algo tão comum como absurdo. Como eu disse antes, qualquer estrutura é feita pelas vitórias que tem. A estrutura do Porto não é estável porque é uma boa estrutura, não resiste a uma época má porque tem boa estrutura. Não, a estrutura do Porto resiste uma má época porque ganhou antes e passa por estável porque ganhou antes. Nada mais que isso.

Não é o Antero Henrique que é um deus na terra. É pura e simplesmente um conjunto de resultados que fazem de uma estrutura algo "forte" ou "fraco".

E estrutura do SLB aguentou algumas más épocas sem grande confusão apenas pelo primeiro campeonato de Jesus.

NO Sporting isso não muda, só poderemos ter uma estrutura forte e estável (aka resistente a maus resultados) quando esta ganhar troféus. Ai sim teremos a famosa estrutura forte que, na verdade, não mais é que o sucesso passado.

Não é a estrutura forte que faz a primeira vitória. É a primeira vitória que faz a estrutura forte.

Mike Portugal disse...

LR,

E o que é que achas do anuncio de ontem sobre a criação do canal do SCP?

ER disse...

JMM,

Também consigo ver assim as coisas, mas acho que no Sporting até nisso somos diferentes ou pelo menos temos memória curta. Seguindo a tua lógica quer dizer que se tivessemos ganho um campeonato ai à 3 anos ainda mantinhamos o mesmo treinador e o mesmo departamento técnico, coisa que se passa no benfica. Quando fomos campeões com o Inácio, na época seguinte foi a vida o Inácio e foi a vida dele o Duque e passado algum tempo também foi a vida o Freitas, não achas que sendo campeões no ano anterior, pelo menos margem de manobra de um ano devia haver. Acho que o problema é mais fundo. Muita gente tem opinião no Sporting, muitos conselhos leoninos, muitos grupos stromp, muitos advogados, muitos médicos e advogados e ex-jogadores, chamados os procuradores de tachos.

Saudações Leoninas

JMM disse...

PS: no entanto deve ser assinalado que na gestão do dossier "treinador" poucos parecem ser os esforços no sentido de chegar às vitórias que criam essa estrutura forte.

A comunicação do SCP tem de mudar na pessoa do seu PResidente.

JMM disse...

Caro ER,

Eu não digo que seja condição exclusiva. Mas é condição necessária. Passo a explicar: não acredito que uma estrutura forte apareça sem vitórias. Acho que a estrutura forte só começa com vitórias. Contudo mais que isso é necessário para a sua manutenção e ai sim entram outros factores como a comunicação.

O que quis dizer era simplesmente que NUNCA aparece num clube como o nosso uma estrutura forte sem vitórias. É condição necessária apesar de não ser condição única para a sua manutenção.

SL

PS. Admito as peculiaridades do SCP sendo que isso não deixa de tornar injustificado o desejo de muitos de que a "estrutura forte" apareça por obra e graça do Espírito Santo.

JMM disse...

E com todo o respeito pelos Sportinguistas também se entende o seu rigor quando se vê as perguntas colocadas a BdC numa recente entrevista feita por um blog.

Infelizmente as perguntas são tão pouco rigorosas que as respostas são do mais genérico que já vi. Em vez de haver perguntas concretas sobre a sustentabilidade do clube e a solução para esse problema temos um conjunto de perguntas gerais que "permitem" ao entrevistado responder com trivialidades.

Infelizmente "capacidade, competência e empenho" não é solução para nada. Nem "Basta isto e tudo mudará para termos o Sporting que merecemos e adequado à sua história e grandeza.".

SL

pedro cunha batista disse...

O problema do Sporting, nunca esteve nos Projetos, eles sempre existiram, até agora, até o do tão criticado Roquete, era um excelente projeto.

E até Godinho Lopes terá com certeza um projeto, só não é aquele de que falou durante as eleições, pois o que disse nessa altura era que tinha assegurado financiamento para o triénio, sem falar em entrada de “investidores” com poderes de decisão na SAD, até criticou isto durante a campanha, aludindo ao “perigo de a SAD poder passar a ser comandada a partir de Moscovo”, Também disse que iria ser feito um investimento muito forte em jogadores (e foi de facto feito) mas fez questão de dizer que um dos pontos fundamentais deste investimento, e um dos principais diferenciadores em relação ao projeto de um outro candidato, era o de esse investimento ser suportado pelo Sporting através do financiamento que tinha garantido, e só se iria colocar os jogadores nos fundos passados 1 ano e meio, dois anos depois da sua contratação, de modo a que o jogador só fosse colocado nos fundos depois de o Valorizar, podendo assim o Sporting tirar bons “dividendos” para alem das suas prestações desportivas e resultados diretos e indiretos destas.

E como toda a gente já sabe Godinho está a procura de “alguém” para entrar na SAD, não falou deste “pequeno pormenor” durante a campanha, assim como não falou que iria passadas poucas semanas da contratação dos jogadores colocar boas percentagens dos mesmos em fundos, e a preço de custo ou mesmo abaixo. Ou seja estes dois “pequenos pormenores” fazem TODA a diferença a nível de “projeto”, entre aquilo que “apresentou” ao comum socio e aquilo que efetivamente fez e está a fazer!

Ou seja, ao comum socio, ele mentiu, e em pontos que fazem toda a diferença!

E não são vitórias dentro do campo que vão apagar estas mentiras!

E ao contrario do que pelos vistos alguns pensam por aqui, o que eu penso é que, é um bom projeto e implementado pelas pessoas certas, que torna possível alcançar vitorias de modo sustentável, e não o contrario! Nunca serão as vitorias a tornar um projeto num bom projeto! elas apenas o podem disfarçar temporariamente, como é o caso do porto...

ER disse...

JMM,

Eu percebi e acho que tu também percebeste o que eu queria dizer. Mas se não aqui fica, actualmente não existe qualquer tipo de projecto no Sporting é pura navegação à vista, se a maré vai para um lado eles vão atrás. Desde o primeiro dia que é assim, infelizmente. Gerem em função do que se fala e de quem fala mais alto, infelizmente.

Pedro,
Assino por baixo é isso tudo.

Saudações Leoninas

vitor disse...

De manhã quando falei na nossa organização obviamente que também estavam implícitos os núcleos e o actual incremento, que nem a crise de resultados no futebol pôs em causa!

Muito sinceramente não conheço outro exemplo no mundo, nem onde ele toma outras proporções e é muito mais avançado em termos comerciais!

Como não ponho dúvidas de que o canal, aqui bem trazido pelo Mike, vai ser outro bom exemplo da organização leonina!

E às vezes faz bem uma voz clarividente no meio de tanto nevoeiro!

SL

paulo R . disse...

Desta vez e a sempre uma primeira vez nao estou de acordo em dois pontos primeiro o projecto pode até ser igual mas as pessoas que o comandam sao diferentes logo as coisas eram geridas de maneira diferente melhor ou pior nao sei e dizer que errou em pequenas coisas ? Então o futebol agora já e uma coisa pequena ? Comprar jogadores nao chega e criar condições para ganhar e andar a 15 dias para arranjar treinador uma boa direcção tem sempre um plano b sempre mesmo quando ganham a sempre a possibilidade da equipa técnica sair e aqui nem b nem c nem D nada e agora o Godinho pode dizer que esta a criar condições ? Só agora então e para o domingos e para o Sá isto e uma vergonha

paulo R . disse...

Já agora se ganharmos ao moreirense o oceano renova por 2 anos

Carlsberg disse...

Portanto,

O Revisor, faz um post para desculpar a direcção do enorme desnorte que por lá se passa, no que respeita ao futebol, atacando um ex-candidato a quem não lhe foi dada oportunidade de estar ao comando dos destinos do clube.

E assim se vai esquecendo a incompetência que se vai passando no futebol, sendo que faz hoje 2 semanas que estamos sem treinador!!

Inacreditável!!

SL

leao revisor disse...

Carlsberg

Tem que aprender a ler

Francisco Monteiro Dias disse...

Caro LR, o unico projecto que eu não vejo e aquele que mais desejava ver era o projecto da estabilidade, do crescimento sustentado do Clube. Um projecto que colocasse o SPORTING no seu verdadeiro lugar.
Infelizmente depois de anos de vazio com Sousa Sintra, iniciamos a epoca dos projectos empresa com Jose Roquete e até hoje nunca mais conseguimos voltar ao projecto Clube, aquele que realmente interessa.

Leão disse...

Alguem disse: Esta Direcção tem feito coisas muito bem feitas, mas tem errado nas PEQUENAS DECISÕES, o que nos tem sido fatal....! Até concordo..... se achar que escolher treinador é uma PEQUENA DECISÃO... Provavelmente até será, porque como os contratamos a vulso.... já vão dois em ano e meio de mandato e o Presidente deve assumir essa responsabilidade porque a ultima palavra deve ser a dele, já não sei se é.... Bom bom foi para o Domingos que desde Fevereiro continua a receber sem fazer nada e se calhar vai até Junho 2013 !

Camilo disse...

Idem idem para o Sá Pinto...
e... se calhar...(daqui a 3/4 meses)...
Idem idem para o... Scolari...

(Esperem sempre o PIOR desta direcção)...

Carlsberg disse...

Revisor,

Eu li bem, não preciso de aprender. O que me custa é que esteja aqui a falar dum projecto de um ex-candidato a dizer que é ridículo e nunca funcionaria, se nunca o vimos a funcionar!! E isto para mim é um ataque a ex-candidatos.

Depois falar com razão que tem feito boas coisas, sim tem, mas tem falhado nas pequenas decisões... e peço desculpa mas tudo, mas tudo o que se passa no futebol e, que tem sido onde esta direcção tem falhado, é tudo menos pequenas decisões.

E o enorme erro está a ser na enorme indecisão, que leva a que estejamos á 2 semanas sem treinador. Isto não é uma pequena decisão.

Não vale a pena vir com a conversa de projectos, porque só um foi eleito e só um projecto nos deu esperança de voltarmos a ser o que éramos antigamente... e esse projecto falhou redondamente, visto que continuamos a não ter um SCP campeão no triénio, quando já vão quase 2 anos.

Temos de responsabilizar os reais responsáveis, e não aqueles que estão á volta porque os "abutres" ficam mesmo á espera que morra, mas não ajudam a que morra, isso eles deixam por sua conta!!!

SL

JMM disse...

Não percebo a convocação do Conselho Leonino e não percebo o nosso PMAG. Sinceramente como sócio do Sporting apoio o abolir sem reservas do Conselho Leonino. A única coisa que essa "assembleia" faz é provocar capas de jornais que questionam a direcção do clube. Notícias como "Conselho Leonino convocado de Urgência para discutir situação do clube: reunião na próxima semana"

Há dois problemas com esta notícia. Em primeiro lugar, é convocado de urgência um conselho que não tem poder ou influência. Em segundo lugar, é convocado com urgência mas só se reúne na próxima semana...

Enfim, como não temos um regime parlamentar (ufa!) e para discutir há cafés considero que a sua abolição seria um contributo válido para a paciência dos Sportinguistas.

Não obstante, obviamente lamento retirar o palco ao Zé Eduardo...

SL


PS: Ao que parece Scolari adiantou ontem à noite que não será ele. Só está disponível para treinar novamente no fim do ano. E pronto, aquele que se viesse é um desastre vai agora ser anunciado como a contratação falhada de um salvador da pátria.

Nuno disse...

Começo a perceber a mecânica de certas mentes. É certamente diferente da minha.

Portanto e para alguns, as vitórias acontecem por acaso. Pouco a ver com a competência intrinseca das pessoas. É a forma arranjada de desresponsabilização, hoje por hoje um dos conceitos de um qualquer novo lema para alguns Sportinguistas. Sustentado nesse novo conceito, os péssimos resultados desportivos e financeiros, são fruto de “ muitas coisas bem feitas, com pequenos erros pontuais”; à partida, isto não cairia na cabeça de ninguém, mas e surpresa das supresas, cabe.

O conceito de “estrutura forte”, também é um pouco diferente do meu. Pelos vistos, consideram que uma estrutura que perdure, é um bem em si mesmo. E que as vitórias é que definem a força dessa estrutura… um pouco na linha do que escrevo no paragrafo acima. Nada a ver com a capacidade das pessoas na obtenção de resultados. Acho que essa relação causa efeito anda um pouco retorcida.

Curiosa também às citações de um projecto de há 1,5 ano. Fico à espera de outras, mas extraidas do programa da actual direção do Sporting. Afinal, são estes os responsáveis pelo actual rumo do clube.

Ah, supreso pela surpresa que os “projectos”, dependem das pessoas, da capacidade de implementação das suas próprias ideias, de motivar as suas equipas, de fazer convergir a organização num determinado caminho, de corrigir desvios, de coragem, personalidade. Ou isto é novidade?

E é este o Sporting que temos.

anonymus disse...



Como é que certa gente fala em projectos bons ou maus, se nenhum deles é apoiado pelo essencial?!

DINHEIRO!!!

Já farta de tanto ler sempre o mesmo paleio!...

Nuno disse...

Anónimo:

Nos últimos 15 anos a SAD contabiliza 220M de prejuízos. O passivo consolidado do clube não anda longe dos 400M. Dinheiro não faltou. Capacidade de o rentabilizar, sim. De tomar boas decisões, sim. De ter coragem, também.

O que sobra e tem sobrado é gente que percebe zero daquilo que tem que e deve fazer.

JMM disse...

Nuno,

Talvez não me tenha expressado bem pelo que tentarei explicar a opinião que já expressei anteriormente.

As vitórias fazem uma estrutura forte e uma estrutura forte não é sinónimo de competência. INCLUI competência mas não se reduz a ela. Para ganhar é preciso competência e mais qualquer coisa. Agora nenhuma estrutura forte, por muito que os seus sejam competentes, existe sem vitórias.

A constituição de uma estrutura forte exige, acima de tudo, vitórias. Contudo, a meu ver, vitórias exigem competência fora de uma estrutura forte.

As vitórias não são por acaso, pois não. As primeiras até exigem algo de muito complicado: ganhar pela competência mas fazê-lo num clima de instabilidade, fora de uma estrutura forte.

O SPORTING para não ganhar cometeu, entre outras coisas, alguns erros. Poderia ter deixado Domingos acabar a época e certamente errou ao escolher Sá Pinto (e renovar com ele). São erros que dificultam e escolhas onde não houve competência.

Jalex disse...

Que salganhada...

Lionheart disse...

JMM, convinha que a direcção encerrasse a questão, não? Há duas semanas que o futebol profissional está em indefinição e não querem que comece tudo a disparar para todos os lados? Até parece que não conhecem o clube. Ou bem que entra um novo treinador, ou se assume que o Oceano fica até final da época. Continuar assim é que não pode ser. Que palhaçada.

JMM disse...

Lionheart,

Concordo, a situação já devia estar fechado ou, não estando, comunicada com mais clareza.

leao revisor disse...

Carlsberg

Quem veio com a conversa que quem tinha um grande projecto nas eleições e não venceu não fui eu, quem veio com a conversa que o GL não tem projecto e tem que se ir embora não fui eu, quem disse que o SCP precisa de um projecto para ter sucesso não fui eu!

Aquilo que eu digo é que um candidato que diziam que tinha um belíssimo projecto tem 36 ideias para o futebol onde 34 já estavam em prática, 1 era uma aberração e outra passados 18 meses está a criticar precisamente o que defendia, digo apenas e só se você quiser ir ideia por ideia para saber se estou a dizer alguma mentira estou disponível para o fazer.

Repito-lhe que desta vez pode ser que leia melhor, esse projecto tão bem feitinho de frases feitas, se tivesse resultados era o melhor do mundo!

E depois tem que me dizer onde não aponto o dedo à direcção, digo que tem cometido erros que tem sido fatais ao clube, ou não sabe o que quer dizer "fatal" ou mais uma vez lhe digo que tem que aprender a ler.

Nuno

Eu até concordo em parte com a sua lógica do dinheiro gasto pela SAD, mas volto a dizer o problema é mesmo esse é que estes mal ou bem ainda têm a capacidade de arranjar dinheiro, depois como o gastam é outra conversa.

anonymus disse...



PALEIO ESTRAGADO!!!

Blá,blá,blá!

Conversa de teóricos!

Se tivesse havido sempre dinheiro não haveria os tais quase400M€ de passivo!

O que é verdade é que tem faltado sempre dinheiro. Faltou para construir o Alvalaxia XXI e a Academia e aí começou a "débâcle".

O Estádio e seus anexos, foram construídos dentro de uma perspectiva em que a economia do País continuaria em crescimento, como tinha sido até aí, depois da entrada de Portugal na CE.Infelizmente não continuou assim.A recessão começou a pouco e pouco a instalar-se, devida principalmente à má politica de investimentos no País, originando que as pessoas (os adeptos)tivessem cada vez menos poder de compra e assim, tudo o que foi feito no Alvaláxia (clinica,estabelecimentos comerciais, etc.) não foram rentabilizados.E tudo isto agravado por uma má gestão desportiva (que nunca foi boa no nosso Clube) por parte dos dirigentes.

A verdade é que se o Sporting tivesse ganho mais 2 ou 3 campeonatos na última década, ninguém teria hoje a coragem de denunciar esse tal passivo, porque o povo sportinguista quer é vitórias. Todo este tempo sem campeonatos, tem sido como "ouro sobre azul" para os teóricos da gestão e da economia, para se deleitarem em ataques de toda a ordem,desejosos de tomarem de assalto o poder em Alvalade e também as promeiras páginas na CS.

Alguns desses papagaios, até já disseram que um dos segredos dos do Norte é a sua gestão.Li ontem que tinham um passivo na SAD até 30 de Junho último de 223,4 milhões de euros e um activo de 210,7 M€.E tudo isto num clube que nos últimos 8 anos realizou cerca de 400 M€ em vendas de jogadores!!!

E ninguém diz nada.Dos adeptos...NADA!

Toda a gente sabe, que uma passagem, mesmo fugaz, por um dos 3 grandes de Portugal, actua como o lançamento ou mesmo o relançamento de uma carreira profissional, tanto no privado como na política. Por alguma razão as dificuldades do Sporting foram politizadas até ao ridículo, por parte de certa gente sem escrúpulos.

leao revisor disse...

anonymous

Temos que tentar separar 2 problemas, o SCP não tinha dinheiro para construir um estádio e decidiu comprar terrenos e construir a sua academia (ao contrário de outros que foi tudo oferecido).

Não tinha dinheiro para tal e pediu emprestado, quando se pede 100 não se paga 100, isto para os mais distraídos em contas, o SCP só de juros deve pagar actualmente uns 10/12M. Se somares isto a 10 anos... são mais de 100M sem abater um cêntimo à divida.

Mas continuando, se tu recebes 50 e gastas 100, das duas uma ou ficas a dever os outros 50 ou tens alguem que te financie os 50 que faltam, e foi isso que tem acontecido.

Alertava apenas para o facto de a possibilidade de quem não nos financia dizer basta, já esteve mais longe e depois temos 3 hipóteses, ou aumentamos as receitas para 100, ou ficamos a dever ou reduzimos o orçamento para 50.

Obviamente com os devidos resultados desportivos que isso acarreta.

anonymus disse...


LR,

PRECISAMENTE!

Mas parece que é isso que os teóricos não sabem ou não querem saber!

Para mim essa gente, é da mesma "raça" de "especialistas", que aqueles que nos canais de TV deste País e durante anos, lançavam loas às economias da Irlanda e da Inglaterra, entre outras, chegando mesmo a fazê-lo também à Grécia, dizendo que ela já nos tinha ultrapassado!

Mas a chegada da crise mundial não viram nada.

Esses agora que se apresentam a criticar a gestão do Sporting, que tem sido péssima, também não vêem grande coisa.Só sabem olhar para os numeros, mas perspectivas, mesmo a curto prazo...ZERO!

Navegam à vista! É o que faz a direcção actual e seria o que faria outra, se lá estivesse.

Nuno disse...

O Anónimo é o expoente máximo do sportinguista que ri, canta e bate palmas enquanto o clube se afunda. Pá, o que interessa é cerrar fileiras na defesa dos incompetentes e no ataque aos críticos. Esses malandros que não toleram um Sporting fora da luta pelos títulos e a sustentabilidade do clube seriamente ameaçada.

Os 220M de prejuízos na vigência da SAD? Pá, “é teoria”! Não é algo objectivo, não são números, não é dinheiro do qual o SCP viveu, que não era seu, porque não o soube gerar e deste dinheiro de terceiros obteve zero de retorno, é afinal, segundo o anonimo, uma invenção dos teóricos!

Uma estrutura de custos que é o dobro da estrutura das receitas? “ Teoria!”, coisa de “papagaios”, que não têm mais nada que fazer e que se atrevem a puxar pelos seus neurónios e concluir que é incomportável a manutenção deste tipo de gestão.

O passivo? Pá, é o azar da crise ( falamos de 2003, 2004, somandos aos buracos financeiros na ordem das várias dezenas de milhões de anos antes!), porque este tinha valências para rentabilização, azar que foi um sorvedouro, azar que não há pinga de planeamento estratégico e de médio e longro prazo! Mas nada a apontar, a culpa de anos e anos de incompetência é da… Troika!

Gestão desportiva? “Sempre foi má!” E acha isto normal? A ter adeptos como o Anónimo? Que chafurdam na trampa e querem que os outros façam o mesmo e reclama porque não estão para isso?

Quo vadis, Sporting?

Nuno disse...

Hum… entretanto, noto uma certa inflexão do discurso. A gestão do clube afinal tem sido “péssima”. Mas os “papagaios não dão alternativas”.

Já é um pouco diferente do que as loas lançadas a estes incompetentes. Espere pelo dia que este dirigismo podre caia. E depois julgue as alternativas, quando estas assumirem a gestão do clube. Isto se ainda houver Sporting.

leao revisor disse...

Nuno

Tenta lá ser um pouco consciente. A SCP SAD gastou muito dinheiro mal gasto, basta pensa apenas nos aproximadamente 10M de euros que se gastou em rescisões nos últimos 4 anos. Isso é evidente e não há volta a dar.

Agora não podes dizer, ai vivemos acima das nossas possibilidades e tal, e são todos loucos...

E não podes dizer, porque numa altura, em que o SCP "tentou" viver dentro das suas possibilidades e foi o único a fazê-lo em portugal, teve sucesso financeiro e sucesso desportivo no mínimo aceitável, qual foi o resultado? O maior afastamento dos sportinguistas com o clube, a menor média de assistências em Alvalde, o maior desrespeito a um treinador na história do clube.

E pelo seu principio isso devia ter sido um tempo de grande paz e um momento óptimo para o SCP cimentar uma posição no futebol português! Mas foi precisamente o contrário!

O Futebol ao contrário de todas as outras industrias, tudo muda de um ano para o outro, é financeiramente melhor gastar mais do que tens para atingir um objectivo e depois de conseguires tentar fazer dinheiro para pagar o que gastaste a mais do que viver como o que tens e não conseguir atingir o objectivo.

Foi o que aconteceu, a diferença de qualidade do plantel (fruto dessa politica) que gera receitas para o clube tinha uma diferença "colossal" para os adversários directos... o esforço a nível orçamental foi para reduzir essa diferença.



anonymus disse...



Ó espertalhão das dúzias!

Tens tu o remédio!

Mas que grande perda!

A grande asneira foi concerteza, nunca teres sido eleito como gestor do Clube!


Só falta dizeres isso!

MAS QUE GRANDE ILUMINADO!

MAS QUE AVE RARA!

Com convencidos como tu, não vale a pena continuar.

leao revisor disse...

Nuno

Alternativas? Isso nunca houve. Se tivesse havido uma alternativa o que vocês apelidam de "Corja" já tinham saído, os sportinguistas gostam de ver o SCP assim.

E para tu veres como isto é verdade, eu que nem votei em GL, depois de saber o que sei, depois de saber que muita merda tem sido feita, se a alternativa é o que todos sabemos se as eleições fossem hoje só com o 2 votava GL.

Para tu veres o nível de a que isto chegou.

leao revisor disse...

os sportinguistas gostam de ver o SCP assim."?"

Jalex disse...

Alguns devem gostar,pois ate ao ridículo chegam de defender o indefensável.

Com que objectivo ou agendas isso já não sei...tem de ser os mesmos a responder a tal.

Nuno disse...

Quanto ao Anónimo, não digo que caiu a máscara, porque esta sempre foi totalmente transparente. Lamentável.


LR:


Ponto que isto chegou? Fala da dívida incomportável, imagem do clube em causa, péssimos resultados desportivos, activos hipotecados?

Pergunto-lhe, votava GL, porquê? Não votava em outros, porquê ( presumindo que as opções seriam as mesmas )?

Nuno disse...

Entretanto, LR, mais umas notas:


- Os custos de rescisão no ano passado

- Os desta época, a somar a salários, prémios de assinatura e valores de passes de jogadores que não foram mais valias ( contratados no ano passado).

- A duplicação dos custos com o pessoal, a alienação de grande partes dos passes dos nossos jovens.

- O dinheiro gasto em contratações


Resultaram em quê, mesmo? Vai-me dizer que no melhor plantel dos últimos 40 anos? Que tem resultados ao nível dos piores da história centenária deste clube? Há algo aqui que o contraria. Ou não? É tudo por causa do treinador?


Não vejo como pode extrapolar os anos de mingua ( ou de equilíbrio orçamental ), como algo que se vai obrigatoriamente repetir, numa conjuntura parecida. Porque esses anos, em conjunto, também resultaram em algumas dezenas de milhões em contratações que não deram retorno. Porque havia um presidente, que mesmo com algumas luzes de alguns princípios básicos de gestão, via o clube como um part time ( “só dedico 2 horas por dia ao SCP”). Porque havia um presidente que deixava que fosse o treinador a dar cara e viveu do trabalho desse mesmo treinador e de alguns jovens e Liedson. Porque havia um presidente que via os sócios ( que chatice ) e adeptos como clientes. Porque havia um presidente sem um pingo de ambição desportiva e agia por reação, porque era mais fácil manter o que tinha e não arranjar soluções ( com responsabilidade ) para um upgrade competitivo.

Os fracos e os fracassados, as derrotas, não promovem união. Não tardará muito, após muitos anos a viver da força social deste clube, que estes senhores serão responsabilizados pelo que fizeram ao grande Sporting.

leao revisor disse...

Nuno

Porque é que votava em GL? Porque apesar de muita trampa que tem feito entre ele o outro candidato é o único que consegue pagar os salários e as nossas obrigações.

Mesmo concordando que foi muito dinheiro mal gasto.

Principalmente por este motivo, alias neste momento apenas por este motivo, porque a questão do projecto e das pessoas que estavam no projecto já não me tinha enganado na altura.

Jalex

Continua a iludir-te que não consegues tirar estes de lá por agendas de alguns que vais continuar assim durante muito tempo. Enquanto não perceberem o que têm que mudar para serem realmente uma alternativa e terem os sportinguistas do vosso lado não passam de como gostam de nos chamar "calimeros".

Jalex disse...

E quem falou de outros?Alternativas?


Meu caro,já lhe disse mais que uma vez neste espaço.Comigo essa conversa não pega!

Você esta careca de saber a minha opinião sobre as "alternativas".

Esse discurso comigo não pega(relembrado o mais uma vez já que come tanto queijo...).

Nuno disse...

LR

É o único, porquê? Porque afirma isso? Tem consciência que os salários estão ( se ainda estão ) a ser pagos por descobertos bancários , pela venda parcelar dos passes dos jogadores e pelas antecipação de receitas? É este o futuro que deseja para o SCP? Tem consciência que isto NÃO é comportável?

vitor disse...

Vai sempre haver gente que pensa que resolve os problemas do presente e prepara o futuro a revisitar o passado!

Detesto falar do país num blogue que se quer do SCP mas a verdade é que as realidades não são dissociáveis!

O governo português passado mais ou menos o mesmo tempo da direcção do clube também continua a culpar o governo anterior! E até tem razão na causa das medidas, por isso é que se chama processo de ajustamento à fase que Portugal atravessa!

Já quem opta pelas medidas aparentemente até é o governo actual!

Mas só aparentemente, porque na verdade a responsabilidade maior pelas estratégias quer do passado quer do presente há muito tempo que não são do governo português!

O que acontece é que as pessoas gostam sempre de falar do vizinho mais próximo!

No futebol quem quiser ser honesto vê os 3 grandes exactamente na mesma situação! Porque alguém permitiu ao futebol o que não permitiu em mais nenhuma área da actividade económica! Porquê? Porque lucraram com tal! Daí as realidades não serem dissociáveis!

Não obstante há um campeão nacional todos os anos! Será mesmo por uma questão de competência?

Os 3 com os mesmos problemas para cumprirem o fair play financeiro, os 3 a tentarem aumentar receitas através da internacionalização das marcas…

E também é verdade que o SCP foi o único até hoje que já tentou outro caminho! E as críticas não diminuíram, muito pelo contrário! Nem vou dizer que são sempre os mesmos, mas alguns até são! No caso dos que são diferentes têm tanta legitimidade para criticar como as direcções eleitas para liderar o SCP!

A verdade é que só ganha um de cada vez e nem sempre com verdade desportiva! O que tem feito toda a diferença, o que alguns também preferem ignorar! E não falo só de arbitragens, evidentemente também no capítulo financeiro, o que muito nos tem lixado!

A verdadeira questão é que é tão legitima uma estratégia como outra! Uma direcção depois de eleita traça o caminho que pensa ser o melhor para o clube, no fim do mandato fazem-se as contas!

O que não vale para as pessoas honestas é querer imputar coisas do passado ao presente!

Como também convinha não dissociar a realidade do clube de tudo o que envolve o clube, mas isso penso que já é pedir de mais quando a vontade de criticar se sobrepõe a tudo e a todos!

E neste momento é o capítulo onde somos verdadeiramente muito diferentes! Como aconteceria no clube que tivesse a direcção menos consolidada!

E a actual direcção tem plena consciência disso, da vantagem que levam as direcções dos adversários em relação ao SCP!

Há que continuar a trabalhar para merecer cada vez mais a confiança dos adeptos todos os dias! Sem adeptos é que não há nada no futebol!

Força Sporting!

SL

Nuno disse...

O vitor assim o entenda, irá responder…


Dos 3 grandes


Qual a SAD que teve prejuízos em TODOS os últimos 4 anos.

Qual a SAD que tem aumentados esses prejuízos, TODOS os anos.

Qual a SAD que contabiliza 130M de perdas, nos últimos 4 anos?

Qual a SAD que tem um rácio custos com pessoal/receitas operacionais de quase 100%, um dos parâmetros do fair play financeiro, MUITO acima dos rivais?

Qual a SAD, a larga distância, que tem menos valores a receber, via transações de jogadores, previstos para o exercício corrente?

Qual a SAD que não tem discutido o título, nos últimos anos?

Qual a SAD que há 4 anos que não ganha qualquer troféu?

Qual a SAD que tem a menor percentagem dos passes dos seus jogadores?

Qual a SAD que tem um treinador interino, há 2 semanas?


Como ouço dizer colegas meus, há sportinguistas que pensam que há outros que comem gelados com a testa.

vitor disse...

Nuno,

Então a última direcção ficou a meio do mandato, esta leva pouco mais de 1,5 ano e o desafio são os últimos 4 anos?!

As boas e as más notícias são que a estrutura de futebol que dizem que não existe não tem condições para prosseguir! Logo vamos ver como corre depois!

SL

Nuno disse...

Vitor

O caminho tem sido traçado, ano após ano.

O responsável pela área financeira é o mesmo há 6 anos.

O responsável pela gestão de activos, com breves interrupções, está no clube há 13 anos.

O presidente já foi vice presidente e responsável por patromónio não rentabilizado e rentabilizável e está ligado à gestão dos últimos anos, ou não fosse a ele a quem JEB pediu a opinião quando da venda de Liedson.

O vice presidente, já foi dirigente.

Tivemos recentemente dirigentes cooptados e que têm história tambem na triste história dos últimos anos.


Por mais que queira, não consegue dissociar estes dirigentes do passado. E o presente, é tão mau… ou pior. Temo pelo futuro.

leao revisor disse...

Jalex

Então pronto o SCP fica sem presidente, vai para lá você, já que este é uma merda e os outros merdas são.

Nuno

Olhe uma coisa sei de CERTEZA, se um certo individuo for algum dia presidente do SCP, o BES e o BCP não metem mais um cêntimo no clube e só esperam pelo dia do pagamento. Isso eu sei, se conseguimos pagar as contas de outra qualquer forma não sei é certo mas recorrendo pelo menos a estes 2 bancos não será CERTAMENTE.