sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Uma pequena lição de história

Numa altura que o mais certo é estarmos daqui a umas horas a discutir quem será o novo treinador, dou uma lição de história aos sportinguistas que pensam que a única solução é correr com toda agente, por vezes dando exemplos estúpidos e ignorantes do passado!
João Rocha esteve no SCP durante 13 épocas, foi um presidente que a generalidade dos sportinguistas gostou, eu próprio guardo essa passagem com gratas recordações mas... e existe sempre um mas, durante essas 13 épocas tivemos 19 treinadores diferentes (Mario Lino,Di stéfano, osvaldo silva, fernando riera, Juca, Jimmy Haggen, Paulo emilio, Rodrigo Dias 2x em diferentes épocas, Milorad Pavic, fernando mendes, Srecko Radicic, Malcolm Alison, Antonio oliveira, Jozef Venglos, Marinho, Toschak, Pedro gomes e Manuel josé.)
Nessas 3 épocas ficámos 3x em 1º lugar, 2x em 2º lugar, 7x em 3º lugar e 1x em 5º lugar. De realçar que só por 1x nestas 13 épocas desportivas um treinador continuou para a época seguinte.
Faço agora o panorama de 13 épocas desportivas a contar desde a entrada de José Rouquette, a chamada para alguns era dos lambuças/croquettes/corja ou como lhe quiserem chamar.
Nesse periodo o SCP teve 12 treinadores, (Waisege, octavio machado, cantatore, carlos manuel, Jozic, Materazzi, Inácio, Manuel Fernandes, Boloni, Fernando Santos, Peseiro e Paulo Bento)
Ficámos 2x em 1º lugar, 5x em 2º lugar, 4x em 3 lugar e 2x em 4º lugar.
Com esta apresentação de factos apenas apelo à reflexão dos sportinguistas para a moda de pedir a cabeça do presidente à medida que um treinador sai, por segundo estes por falhar na politica desportiva do clube. Isso pode ser verdade mas tem que ser decidido na altura própria que são as eleições, nenhum clube sobrevive a eleições a cada 18 meses. João Rocha teve 20 treinadores, se contarmos que Rodrigo Dias andou por lá 2 x em épocas distintas e não foi por isso que acabou por sair passados 13 anos.
Aquilo que peço é que seja qual for o treinador escolhido que o mantenham no mínimo 2 a 3 anos sem que uma má fase coloque de novo tudo em causa. Pelo menos devemos aprender com os erros e admitir que na história recente do clube a ultima altura onde houve estabilidade directiva e de treinador foi onde apareceram resultados desportivos e financeiros!
Por ultimo, este post não defende nem critica ninguém reflete apenas factos que ocorreram por isso quem os quiser comentar que o faça com dados concretos e deixe as suposições de lado.
Saudações Leoninas

17 comentários:

JMM disse...

Não pretendo discutir pois nada há a discutir, apresentas factos cujas implicações pouco interessam.

Na verdade, é fácil falar em projectos longos não afretados por uma má fase mas isso só pode ocorrer com competência. Ninguém consegue projectos a longo prazo com incompetentes, nem sequer a curto prazo.

Ou seja, o grande erro da nossa estrutura desportiva (manter Sá após derrota na Taça) não pode, de forma alguma, ser repetido sob risco de tornar um qualquer projecto impossível.

O Sporting tem de escolher um treinador mais experiente não porque a experiência seja melhor só por si mas sim porque a experiência permite contrapor à pouca experiência do plantel. E tem de escolher um treinador cujos princípios se adaptem a uma equipa que joga contra equipas que se fecham atrás. Portanto tem de ser um treinador de matriz ofensiva.

Concordo que se precisa de paciência mas acho que teremos de escolher alguém que permita esses projectos. RICARDO SÁ PINTO não o permite, falha em termos técnicos.

A direcção não tem porque cair, mas tem de acertar no treinador. Tem de entender o perfil necessário pois uma terceira escolha errada ditará a sua queda, ainda que em eleições.

Leopinião disse...

Leão Revisor,

O problema não é só Sá Pinto. É mais grave e profundo do que isso. É um problema de estrutura - Luis Duque já não tem a estaleca do passado e Carlos Freitas é e será sempre o "Rei dos Farnerudes" com um saldo negativo na gestão desportiva de Milhões de euros!
A Direcção é fraca, sem categoria e não são as duas figuras sinistras do passado, agora cooptadas, que vão resolver o problema.

Eduardo Barroso tem que marcar eleições e devolver a palavra aos Socios! E é preciso que quem está perceba que é chegada a hora de dar lugar a outros. É urgente uma renovação e uma ruptura transversal com novos métodos e uma nova organica.

Culpar apenas Sá Pinto por esta catástrofe é um exercicio de desonestidade intelectual nojento e de baixo nível!

No tempo de João Rocha havia uma alma e uma identidade que está muito turva nos dias de hoje, com as "SAD`S" e as "Administrações" que comeram a carne e deixaram os ossos...!

Colocar um novo treinador e não fazer mais nada é continuar com a agonia...Luis Henrique ou Scolari, só por si, não vão inverter a tendencia...talvez atenuar momentaneamente...e assim...siga o circo!

jcnaguiar disse...

35 treinadores diferentes nos ultimos 30 anos ! Ninguem serve para o sporting ? em 35 nomes diferentes nenhum foi competente? a media de tempo de um treinador desde a direcção de JEB é de 6 meses!!! quem é que cosnegue apresentar trabalho e resultados assim?

leao revisor disse...

leopiniao

Devolver a palavra aos sócios?

É todos os fins de semana até o resultado agradar ou como é?

Acho que este post dá-te um exemplo claro... nessa altura não me parece que pedissem ao PMAG para darem a palavra aos socios

vitor disse...

Vir agora dizer que tem que se apostar num treinador para o mandato em definitivo é muito fácil, todos sabemos e ninguém o fez! Deixem-se de hipocrisias e de falar do apoio da estrutura!

Ninguém suporta uma equipa campeã com 10 mil adeptos na bancada! Nem um presidente incansável! Não se responsabilizam só as direcções com 2 cantigas!

É sempre a massa adepta que decide e determina a dimensão do clube! Para o bem e para o mal, há clubes grandes e clubes pequenos, há clubes que vencem e clubes que desistem com muita facilidade!

É assim a vida dos clubes em Portugal! Quando vencemos, vencemos todos, quando caímos, caímos todos! E não há mais nada a fazer que levantarmo-nos outra vez! Aprender com os erros também ajuda!

SL

P.S. Os problemas não têm todos solução como as crianças pensam! Era bom que a palavra ajustamento continuasse à porta do estádio!

Leopinião disse...

Leão Revisor,

O que eu disse e continuarei a dizer é que enquanto houver "roquetismo" os problemas crónicos do Sporting vão continuar.

É preciso uma mudança transversal, com novos protagonistas, novas ideias e uma nova politica.

Meras operações de cosmética e poeira para os olhos dos Socios já não invertem a tendencia.
Era necessário que os futuros Órgãos Sociais fossem compostos por pessoas sem passado no Clube. Pessoas com novas dinamicas e uma outra frescura, num novo tempo e com um novo paradigma.
O mesmo se aplica a alguns funcionários com anos demais de casa para produção a menos e aos inumeros excedentários que não acrescentam nem rentabilizam.

Como já lhe disse mais do que uma vez, admito e confesso que já sofri muito mais do que sofro hoje. Portanto se não quiserem ver as coisas como elas verdadeiramente são, paciência! Andaremos de novela em novela, de desculpa em desculpa e de derrota em derrota. E assim...siga o circo!!!

leao revisor disse...

leopinião

E o que te provei é que antes do rouqettismo tiveste pior e não andavas a chorar...

Siga o circo!

johnC disse...

Mas aprendeste essa palavra ontem? Parece que ignorante está na moda para os teus lados.. Antes de chamares isso aos outros, olha para ti a não te armes em sabichão da loja dos chineses apenas por teres "alguém" que te passa informações que as assumes como verdadeiras e indesmentíveis! Perdeste qualquer tipo de credibilidade ontem e a partir desse momento entras no mesmo saco que o outro palhaço que por aqui anda!

leao revisor disse...

jonhc

Você está como o nosso ainda treinador... desorientado porque lhe apanhei numa mentira... Se não as disser eu não sou obrigado a lhe chamar ignorante!

johnC disse...

Quem foi apanhado numa ignorância foste tu! Não invertas a história e explica lá o prejuízo do exercício passado! Gostas muito de inventar e deturpar o que os outros dizem para disfarçares as tuas insuficiências...
Explica com números para todos podermos confirmar o teu nivél de ignorância! Já sei que não o farás porque não sabes. Apenas sabes comunicar o que os outros te dizem já que pensar pela própria cabeça é complicado.. há quem te entenda, basta ires procurar ajuda que ela aparecerá!

leao revisor disse...

JonhC

Não fui eu que disse que ia dar 40M de prejuízo novamente, apenas te disse que estavas a mentir porque vamos dar 10M. Ou seja para alem de ignorante és mentiroso

Tudo o resto são apenas bombas para distrair os parolos...

vitor disse...

As SAD's já são obrigatórias na LPFP há muito tempo! Não há mais nada do tempo de José Roquette no Sporting! Antes houvesse!

SL

altaia disse...

ficava-te bem seres um Homem assim ficas o que és

Pedro disse...

Um treinador se quer ter estabilidade tem de pelo menos manter um nível mínimo de futebol.
Bem, isto para mim é simples, o problema não está em quem treina mas em quem escolhe quem treina, esta gente já mostrou que com eles nem o Mourinho serve e que não é capaz de gerir os destinos de um clube com competência, por isso rua com eles e eleições já.

Carlsberg disse...

LR, só uma correcção ao teu raciocinio.... Visto que contaste com Pedro Santana Lopes como "croquete" o Octavio Machado esteve antes de Waisage, assim que PSL demitiu Carlos Queiroz, portanto.

Agora vamos para aquilo que eu julgo serem as reais diferenças:

- Grande parte dos treinadores contratados pelo José Rocha tinham nome e punham o SCP a jogar bom futebol, ajudado claro pelos bons jogadores que tínhamos.

-Da lista da era roquete, apenas Mirko Jozic, Fernando Santos e Boloni, eram na minha opinião treinadores experientes.
Inácio, Peseiro e PB tiveram um certo e relativo sucesso. Um campeão, outro colocava a equipa a jogar um futebol, como nunca visto em Alvalade, apenas deixava a desejar a defesa, e PB foi util, enquanto foi ficando á frente do SLB, assim que isso acabou, também a utilidade dele acabou.

Na minha opinião, esta ultima geração de dirigentes, tem descurado e muito a posição de treinador.

PS: se contarmos com JEB nessa geração de "croquetes" ainda tens Carvalhal, Paulo Sergio e Couceiro!

Marad0na disse...

tanta mediocridade neste post, então lá porque tivemos resultados menos bons no teu entender já podemos considerar isto bom?

tínhamos um estádio pago, tínhamos terrenos mais de 100 mil sócios, tínhamos modalidades que venciam títulos e tínhamos tb um passivo pequeno comparativamente ao de hoje.

o que eu quero é voltar a ser o Sporting dominador que o meu avô conheceu aquele que nunca se perguntava quanto ficou o jogo mas sim quantos demos hoje, sei que o futebol evoluiu e hoje as equipas pequenas são melhores mas quero um Sporting que ganhe no mínimo 3 campeonatos de 9 em 9 anos isto para mim é o mínimo.

leao revisor disse...

Carlsberg

Santana lopes foi antes de rouquette e foi ai que comecei a contar... e contei as mesmas épocas para se poder comparar com joão rocha, 13 épocas desportivas.

Maradona

Em primeiro lugar onde é que eu digo que isto é bom? Digo que antes não era melhor que agora que é bem diferente do que dizer que era bom!

Tinhas um estádio pago.... chegaste ao final do mandato e ninguém recebia à 5 meses, tinham-nos cortado a luz... Nem tudo foi mau nem tudo foi bom como tudo na vida!

Para mim foi um bom presidente porque não olho para o clube apenas para se a bola bate na rede ou não como vocês o fazem. As coisas positivas superaram as coisas negativas mas isto é indesmentível... "morriam" mais treinadores nessa época do que agora e não se colocava em causa a posição do presidente.