sábado, 12 de janeiro de 2013

"Banca quer quotas do SCP por 40 anos"

Plano de salvação do clube passa por garantir um emprestimo com quotas futuras e um perdão parcial de 60 milhões de euros.
No Expresso de hoje
Opiniões?
Saudações Leoninas

69 comentários:

anonymus disse...



Acabo de ler que o Baltazar penhorou as acções da SAD do Sporting, no valor de 5 milhões.

Este já está a preparar as eleições e a pôr-se a jeito para em seguida, certamente exigir ao futuro eleito o dinheirinho.Isto no caso de não ser ele o eleito.

E a pressão vai continuar...

JMM disse...



SE consistir em alivio de tesouraria por via do não-pagamento de Juros,etc então acho que esse perdão era o melhor que nos podia acontecer.

Quanto à quotização, não tenho na cabeça as receitas dai advindas pelo que não posso avaliar de forma rigorosa.Quanto? SE for o valor que penso, então é bem visto.

O SCP tem problemas de tesouraria desde que me lembro. Em 2005 tivemos aquela "marosca" do dias da cunha que obrigou depois à reestruturação com FSF.

Nenhum clube sobrevive sufocado na tesouraria.

Vou ler o artigo do Expresso e depois logo opino com mais certezas.


PS: Não posso deixar de me rir da lógica de muitos sportinguistas quando ouvem que as receitas que quotização vão para a banca. Respondem com um: deixo de pagar quotas. Não entendem que o dinheiro no fundo é para o clube? Acham que o dinheiro das quotas fica no clube a marinar?!?!? É para pagar a jogadores, funcionários, banca, etc. SE O ACORDO FOR COMO SE DIZ e se se confimar como bom para o Sporting (tenho de ir ler a proposta e os numeros)continuo a pagar e com gosto.

Lionheart disse...

A pressão vai continuar sobre uma gestão miserável que não dá confiança a ninguém. Além do mais são mentirosos, andando aí a propalar que só eles é que têm capacidade. Até o Bruno de Carvalho podia dar como garantia a quotização durante 40 anos, porque não é nada dele. Qual é a capacidade negocial nisto? Haja mas é vergonha. Mas o mais engraçado é o termo "perdão". Em troca de quê? Cambada.

JMM disse...

Basicamente segundo o expresso:

- 100 milhões de divida são cobertos por novo empréstimo com juros a 1%. A GARANTIA deste novo empréstimo é a quotização.

- 60 são perdoados mas 40 têm de dar entrada;


Na verdade, os duzentos e tal milhões de euros em causa teriam um impacto muito menor. O empréstimo a 40 anos com 1% de juro + perdão de 60 permitiria ao clube respirar.

Contudo, os 40 de teriam de dar entrada implicam "fazer" dinheiro no imediato. A meu ver é algo a considerar pois caso isto seja feito bem que poderemos estar a falar de um Sporting com folgo coisa que nenhum presidente conseguiu e que seria uma absoluta novidade para os lados de alvalade.




leao revisor disse...

Lionheart

Apenas lhe digo assim, como estamos não é solução... e quando aparecem soluções em concreto (algo que não estamos habituados) é isto...

Prefiro discutir isto do que discutir uma mão cheia de nada.

Lionheart disse...

Mas isto é uma mão cheia de nada que nunca vai ser cumprido, porque o Sporting nunca conseguirá cumprir nada enquanto não for competente na gestão do futebol. Continuamos a discutir o acessório. Ah, agora é o Jesualdo. É preciso dar tempo ao Jesualdo, já anda aí a quecada a dizer. Mas continua lá o Godinho que é responsável pela pior época de sempre, e o resto de uma direcção morta. Não dou nada por isto. Se o futebol não melhorar significativamente, daqui a um ano ou dois estaremos a discutir nova reestruturação, só que ainda pior. Já parece a Grécia.

leao revisor disse...

Lionheart

Mas eu acho que temos que ser competentes no futebol, se não formos nada se resolve.

Agora podes ser competente no futebol, na actual situação também não resolves nada.

Tens que melhorar as duas coisas.

Parece-me mais ou menos consensual que GL irá sair até ao final da época.

JMM disse...

Não concordo.

Esta eventual reestruturação da divida é separada do futebol.

Inevitavelmente o SCP sofreu por má gestão desportiva. Certo. E GL deve ir a eleições por isso. Certo. Contudo, ir a eleições sem esta possibilidade fechada seria um erro.

Ainda gostava de ver isto oficializado e ler a proposta. Mas se for como penso espero que GL a feche antes de se colocar perante os sócios.

Desportivamente espero que a coisa melhore nos próximos 3 jogos no sentido de permitir que eventuais eleições decorram não num clima de reacção mas sim com a cabeça que o momento exige.

Lionheart disse...

Então diz-me como vais ser competitivo, quando tens de dar como entrada 40 milhões e toda a gente sabe o que isto implica. Estás a ver a contradição? Que equipa é que vamos ter para o ano? Se a deste ano, depois de se investir mais de 40 milhões em dois anos, era desiquilibrada, sendo desfeita o que é que sobra? A equipa B? E voltamos ao mesmo. Nada disto tem nexo. É um boom (sem resultados) and bust" constante no Sporting.

JMM disse...

Lionheart,

40 Milhões ou a parte deles que o SCP não consegue arranjar estão necessariamente associados a um investidor. Tem mesmo de ser.


Quanto à situação desportiva, também não vejo horizonte desportivo positivo num clube sufocado a nível de tesouraria por uma divida astronómica que não consegue pagar.

Mas pondo o que disse acima de parte, qual a alternativa? A verdade é que esta renegociação da divida cobre qualquer coisa como 130+60+40. Ou seja, envolve 230 M de euros de passivo reduzidos sendo que 130 são cobertos por um empréstimo em boas condições, 60 perdoados e 40 pagos. Melhor que isto é possível!? Gostava de saber como. É a oportunidade que nunca tivemos.


PS: falo da proposta por alto. A minha opinião pode mudar na concretude da mesma sendo que não mudará se se mantiverem os pressupostos a cima.

tiscp disse...

Apenas me parece curioso a banca querer cotas por 40 anos, num clube como se sabe que todos, começando pelos que estão lá dentro dizem estar falido, e perdoando-nos com isso a divida.
Realmente vendo transversalmente a proposta parece aliciante, e parece ser uma solução interessante, falta saber é as consequências de mais este acordso com a banca, as entrelinhas que muito provavelmente farao parte do acordo, porque quando se discute uma solução destas tem que se discutir a totalidade da solução e não uma linha, que se traduz numa mao cheia de nada.

Outra coisaque seria interessante discutir, e a falada relutância do CD em demitir-se e sair do clube, falando-se inclusive na impugnação do resultado da AGE, o porquê desta posição? Então agora a v ontade dos socios já não tem peso nenhum para esta gente?
O que está aqui em causa é poder ser votada a destituição de GL e direcção, perdendo portanto a capacidade legal para dirigir o clube, mas recorrendo para os tribunais civis impugna-se os resultados e até decisão dessa impugnação, continuam a gerir o clube. Qual a razão para tal posição? É uma posição honesta e digna para com o clube?

pedro cunha batista disse...

Mas atenção, isto não é um mérito de Godinho, mas sim a consequência da sua péssima gestão que desde que entrou na presidência já deu um prejuízo de quase 100 MILHÕES, os bancos fazem isto agora porque não o fazendo e depois do descalabro financeiro que foi a gestão de Godinho, corriam o sério risco de não vir a receber 1 cêntimo!

Ou seja, fazendo assim contas à merceeiro, entre aquilo que os Bancos vão "perdoar" e aquilo que vamos "entregar" aos Bancos vamos andar a "pagar" com as quotas, durante 40 ANOS, repito 40 ANOS, aquilo que Godinho e companhia destruíram em 2 anos, repito em 2 ANOS! Uma coisa é certa, Godinho Lopes tem que se demitir!!

A "merda" que Godinho Lopes fez, está feita, o prejuízo está feito, e não há como voltar atrás no tempo, não sei se esta é única solução, essa é mais uma das razoes pela qual precisamos da AGE logo no inicio de Fevereiro, não podemos comprometer os próximos 40 anos sem ouvir os sócios, e repito, ouvir os SÓCIOS,e não os "conselheiros leoninos" esses já demonstraram não ser capazes!

Cumprimentos e SL

Unknown disse...

Então o Daniel Sampaio tentou subornar a Juve Leo.?
O que as meninas brunettes tem a dizer já que ele vinha no pacote da vossa lista..

Unknown disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=798447

pedro cunha batista disse...

Do pouco que conheço o Daniel Sampaio, penso que já mais faria uma proposta dessas ao "mustafa" ou a outra pessoa qualquer.

Isto na minha opinião, foi orquestrado entre Mustafa e o Rui Paulo Figueiredo, e visa claramente descredibilizar, com uma campanha ao nível deles, suja, o Daniel Sampaio e o Movimento Dar Rumo ao Sporting.

Unknown disse...

Ou seja os sócios passariam a contribuir não para o clube mas sim para o BES e BCP, no fundo passaria a ser sócio dos bancos.

Comigo não contam, mais vale começar do 0. Quem apoiou sempre esta merda que contribua para o novo Sporting Clube do BES

JMM disse...

Sim, porque quando o Sporting paga aos bancos usa o dinheiro que a direcção faz no sótão...

luis silva disse...

Se esta ideia de hipotecar as quotas avançar, parece-me que mais depressa os sócios deixam de pagar as quotas. Não estou a ver os sócios a contribuir para o BES FC ou para o BCP FC. O cartão diz Sporting Clube de Portugal mas secalhar até isso vai mudar. E para mais porque motivo terão que ser os sócios a pagar dividas dos inúteis que estão à frente do clube.
Sobre um possível perdão de divida também não acredito. Se acontecesse isso, no dia seguinte haveria dezenas de outros clubes e instituições a pedir também um perdão e não acredito que a banca entre nisso.
Na minha opinião, também teremos que ter o nosso plano de austeridade e admitir que nos próximos 4 ou 5 anos aspiramos apenas a um lugar na Europa. Tudo isto com a cortesia do gangue que domina o clube.
SL

leao revisor disse...

Pedro Cunha Batista

É a tal honestidade intelectual que tanto gostam de apregoar...

Tudo é falso se for num sentido, tudo é verdadeiro se for noutro.

Quanto aos que criticam esta suposta proposta... prefiro que critiquem a proposta com o argumento estupido (porque que realmente o é) de passam a ser sócio do BES/BCP do que discutir o vazio das outras propostas que nunca chegam.

João Santos disse...

"Izmailov convocado
para a Luz". Parece que o departamento médico do Norte faz mesmo milagres...

luis silva disse...

caro revisor, só fala assim porque deve ser funcionário do BES ou do BCP e o seu salário depende das quotas dos sócios do Sporting. Acompanhar um clube de futebol tem tanto de sentimento como irracional. Por exemplo, uma coisa é ser sócio e contribuir para o desenvolvimento da formação do clube em todas as modalidades. Outra coisa é pagar quotas para os senhores do BES ou BCP mudarem o mobiliário, os tapetes ou as jarras de flores nos balcões.
SL

pedro cunha batista disse...

Caro Revisor,

Não critiquei o plano apresentada pelo BES, só o posso fazer depois de analisar a proposta final e completa, nem percebi bem em que medida o seu comentário se encaixa no que escrevi..

O que disse foi que simplesmente, achava caricato termos que hipotecar 40 anos de quotas para pagar cerca de dois terços(talvez até menos) do prejuízo que Godinho e companhia fizeram em 1 ano e meio!

Quanto ao "Mustafa", só lhe pedi para esperar pela versão do Daniel Sampaio, e revelei a minha opinião sobre o acontecimento, e mantenho, que para mim é Godinho e Rui Paulo Figueiredo que estão por de trás dessa jogada suja, que visa somente descredibilizar a todo o custo, o Movimento Dar Rumo ao Sporting e alguns elementos da Mesa.

Mas voltando à "honestidade intelectual", você não tem moral absolutamente nenhuma para escrever essas duas palavras e no final assinar por baixo!

Aproveito, para fazer um pedido a todos os Sportinguistas, hoje às 18h30 a nossa equipa de hóquei recebe em Loures no Paz e Amizade a equipa do Benfica, eles precisão do nosso apoio, e estes, ao contrario de outros, merecem todo o nosso apoio!

Todos a Loures.
Cumprimentos e SL.

Ronaldo disse...

Fito Rinaudo,

Já que andamos numa de links, vê lá se descobres onde está o criminoso (vai lá ver o cadasstro do menino) a fazer de guarda-costas na foto seguinte:

http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/v/6347_484930294881478_1842855067_n.jpg?oh=bd1b498f4c025c344d8b93a13580d752&oe=50F2CF8E&__gda__=1358181339_cd55b3f5d339eccf52937a3556d86f31

O PPC continua a fazer de aprendiz de Pinto da Costa. Mas não passa mesmo de aprendiz. Até nas trafulhices os últimos dirigentes eleitos são incompetente (como por exemplo na caso Cardinal).

O Daniel Sampaio? O Daniel Sampaio que está super arrependido de se ter metido nestas embrulhadas e nunca se irá candidatar a mais nenhum cargo no Sporting é que iria prometer bilhetes e facilidades no futuro?

A actual Juve Leo mete nojo!

hra disse...

AHaha ronaldo essa foi bem metida. contra factos não há argumentos.

http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/v/6347_484930294881478_1842855067_n.jpg?oh=bd1b498f4c025c344d8b93a13580d752&oe=50F2CF8E&__gda__=1358181339_cd55b3f5d339eccf52937a3556d86f31

Pedro disse...

Nao se trata de ser faccioso. Trata-se de credibilidade! Até me provar o contrário, daniel sampaio é sério, honesto e não precisa disto para nada. Gl e companhia já me provaram há muito que não são. A fotografia no comentário acima comprova exactamente isso...

2) qual o valor da hipoteca? Se pagarem agora um tanto e 20000 pessoas amanha deixarem de ser socias, o que perde o scp?

Pedro - sporting sempre

tiscp disse...

A posição da Juve Leo não deixa de ser estranha na situação actual do clube. Alguma vez seria possivel a jl vir defender uma direcção, estando o clube desportivcamente como esta, algo não bate certo nesta posição. Há alguns anos atras esta direcção já tinha sido toda corrida pela JL, e todos sabemos que ja o aconteceu, e agora vem essa claque atacar um movimento para destituir a direcção e apoiar a propria direcção com a equipa em 15.º(!!!) lugar ao voltar a primeira volta, não consigo entender

Ronaldo disse...

tiscp,

É fácil. Vieram agora dizer que não estão à venda? Claro que não! Já houve quem tratasse disso primeiro. Ou aquele menino está a fazer aquele trabalhinho visível na foto de "borla".

Repito o que já disse. A actual Juve Leo mete NOJO! Não por apoiar este ou aquele. Apenas e só por se ter vendido!!!

vitor disse...

Sempre duvidei que chegavam comentários ao Fonte Segura vindos de outro planeta e onde não chega o jornal em causa! Admito que a matéria não seja das preferidas do adepto da bola, talvez o facto das galinhas não pararem de tossir há semanas ainda seja a melhor forma de tentar perceber a amplitude do que o Expresso ensaiou hoje! Ou de Cintra também não parar de dizer que tenham mas é juízo!

E era bom que a banca só quisesse as quotizações porque na actualidade a dívida consome todos os anos mais de 10 milhões! Se passar a metade é mau? Ou vamos finalmente poder voltar a jogar à bola?

130 Milhões a 40 anos com 1% e quotas como garantia bancária é mau? Já este ano o único banco português que foi ao mercado foi o BES e as condições são mais ou menos publicas! sempre ajuda a ter uma noção melhor!

Claro que a actual reestruturação da dívida que envolve inclusive um perdão parcial também envolve a resolução de imparidades no crédito dos bancos! Claro que há muito tempo que há a noção que os clubes nunca vão conseguir pagar o que devem! Se é o pontapé de saída também para outros clubes devia ser o que menos devia preocupar os sportinguistas!

Claro que qualquer sportinguista está apto para reestruturar a sua dívida junto da banca!

SL

Leão disse...

NOJENTO GODINHO .....! Afinal temos o nosso "orelhas"...NOJENTO GODINHO ! é como dar milho aos pombos, para os ter na mão...

leao revisor disse...

Luis Silva

Não está a ver bem o problema, aconselho-o a pensar um pouco mais sobre isto.

Pedro Cunha Batista

Mas eu não discuto ainda esta proposta, ou suposta proposta. Aquilo que me parece evidente é que como estamos não podemos viver, temos que ter soluções para resolver este problema, este é um caminho, que venham mais para escolhermos o melhor.

Em relação ao PMAG e JL, algo que nem dei muita importância ainda, daniel sampaio respondeu... disse que não comentava. Parece-me uma resposta que no mínimo deixa margem para muitas especulação.

Ronaldo

Aproveita uma foto tirada na inauguração da nova sala de sócios para atacar quem disse algo que não lhe dá jeito ouvir...

Não é bonito mas compreendo que isto comece a incendiar os ânimos para a AG.

Pedro

Não sei se sabe (presumo que saiba já que sabe de tudo) que os 2 últimos anos de gamebox foram para Peter Kenyon pelo adiamento que ele nos fez ainda no tempo de JEB.

As pessoas deixaram realmente de comprar gamebox!

A ideia que passamos a pagar quotas ao BES/BCP admito a uma criança de 10 anos, a pessoas conscientes que tem pensamentos válidos que não têm necessariamente que ser os mesmos tenho muita dificuldade em percebe-los!

Ronaldo disse...

Revisor disse
"Ronaldo

Aproveita uma foto tirada na inauguração da nova sala de sócios para atacar quem disse algo que não lhe dá jeito ouvir...

Não é bonito mas compreendo que isto comece a incendiar os ânimos para a AG."

Revisor, a foto até podia ter sido tirada na tua sala de estar. Os personagens seriam sempre os mesmos!

Incendiar os ânimos para a AG? Concordo que é essa a intenção deste "criminoso" e de quem está por trás dele. É preciso recuperar terreno e, para isso, vale tudo...

Mas na boa. Quem quiser acreditar no Daniel Sampaio acredita. Quem quiser acreditar nesse criminoso acredita...

E acho muito bem o Daniel Sampaio não comentar. Era só o que faltava descer ao nível do PPC e deste criminoso! O "vale tudo" não se aplica a toda a gente, meu caro...

José Heleno disse...

Leão Revisor,

Não conhecendo ao pormenor o tal plano de salvação, apenas posso acrescentar que do ponto de vista jurídico tenho algumas dúvidas sobre a legalidade da constituição de uma hipoteca sobre as quotizações dos próximos 40 anos.

Mas é uma questão interessante e sobre a qual, oportunamente, irei pronunciar-me.

Soluções precisam-se para serem apresentadas e escolhidas pelos sócios.

leao revisor disse...

Ronaldo

Tem graça que uma personagem que fala sempre que lhe metem o microfone não diga "é mentira"!

Simples!

Mas sinceramente isto já me preocupa muito pouco.

Carlsberg disse...

Portanto, em vez de apresentar primeiro resultados desportivos, e depois se negociar com os credores, uma possivel reestruturação da divida, pagando juros mais baixos, hipotecando qualquer coisa, vamos negociar, quando não temos qualquer margem para manobra, e ainda dizem que é um excelente negócio?

Eu sei que a cotas são obviamente para pagar á Banca, mas não só....

GL tem de deixar de negociar tudo imediatamente, e deixar que os próximos iniciem o seu projecto!!!


SL

Ronaldo disse...

Mas, à semelhança da tentativa de tramar o Cardinal, podiam ter sido mais inteligentes!

Prometer benefícios futuros? Então logo o Daniel Sampaio que está doidinho para sair e nunca mais voltar!

Nem para fazer MERDA estes tipos são competentes. UMA DAS VANTAGENS DE AFASTAR O GODINHO É O SEU BRAÇO-DIREITO SAIR TAMBÉM DEFINITIVAMENTE DO SPORTING!

tiscp disse...

O que esta em questão deve ser uma renda, ou seja, a banca garante a quotização por 40 anos mas calculando por base a receita destes 2 anos, caso a receita passe para metade, o clube tera que ressarcir a banca ate ao montante acordado, à boa maneira das parcerias publico-privadas, ou seja o dinheio dos socios sera sempre para o clube, senão tera que ser o clube a assumir o remanescente.

leao revisor disse...

José Heleno

Mas eu também tenho algumas questões a apresentar sobre esta suposta proposta.

Parece-me que é isso que tem acontecido sempre, propostas que têm sido feitas aos sócios e votadas consoante as suas vontades.

Pena é que tenhamos tido sempre apenas uma ou nada, sempre preferi ter mais por onde escolher.

leao revisor disse...

Carlsberg

"Portanto, em vez de apresentar primeiro resultados desportivos, e depois se negociar com os credores, uma possivel reestruturação da divida, pagando juros mais baixos,"

Você não disse isto pois não?

É que a noticia ( a ser verdade) refere um empréstimo a 1%(UM%).

Relembro-lhe que o ultimo sócio que propôs um empréstimo (que não a direcção) ao clube era de 7,5% ao ano...

Gostava de saber quais são as entidades em portugal que conseguem um empréstimo a 1%.

E repito tenho que partir do principio que o vem no jornal corresponde à verdade e sobre isso é que estamos a discutir.

Pedro disse...

Lr,

Não percebeu o que eu disse/perguntei. Ainda por cima nem sequer foi em sentido critico.

Sl

Pedro - sporting

Carlsberg disse...

Revisor,

Primeiro de tudo segundo o que se diz nos jornais, estas a renegociar apenas a divida de 100M que GL, contraiu.

O restante passivo aparentemente vais continuar a pagar o mesmo de juros que pagavas anteriormente.

O que eu sei, é que há muita mais margem de manobra, quando a equipa desportivamente está em alta, porque primeiro, tens mais receitas de jogos, e por fim tem mais sócios a pagar cotas e a comprar gameboxes.

Esta é a minha opinião. Neste momento a obrigação dele é unicamente a demissão, e depois até ás eleições, contratar um ou 2 PL mais nada.


SL

leao revisor disse...

Carlsberg

Posso estar a fazer uma má avaliação mas o SCP segundo o jornal, tem 230M de passivo bancário, que vão ser divididos num novo empréstimo de 130M a um juro de 1% e os restantes 100 vão ser "pagos" com entrada imediata de 40M (presumo que de um investidor, porque foi sempre esse o problema) e os restantes 60M "perdoados" pelos bancos.

Posso estar enganado mas pareceu-me ser isto.



Jalex disse...

Agora o Mustafa é um tipo credível...então esse!

Esta semana já li tudo,desde alguém que usou comentários de um Benfiquista para dar lições de Sportinguismo a outros neste espaço(ao ponto que a loucura chega!)e agora mais esta.

Quanto ao tópico em discussão parece me uma tremenda falta de bom senso dizer que concordo ou não com esse "plano de salvação".Sem mais dados nesta altura não posso fazer grandes comentários(mas é assunto curioso de facto).

Falando de algo concreto,fica aqui o meu desejo para que amanhã a equipa vença em Olhão.

leao revisor disse...

Jalex

Lições de sportinguismo? Está enganado!

Perguntei, que opinião têm desta suposta proposta... apenas isso! Falamos tanto de nada, porque não falar de algo mais próximo do concreto?

Sporting até morrer disse...

Se é para ficar sem 40 anos de quotas e a seguir aparecer mais um Godinho Lopes a endividar o clube em mais 100M é mais uma fonte de receita que desaparece e que coloca o Sporting um passo mais perto da sua extinção.

Faltam muitos pormenores sobre este negócio e falta sobretudo saber se GL sente legitimidade para fazer este acordo ou se prefere deixar essa responsabilidade para opróximo presidente.

Acho que seria melhor para ele se optasse pela segunda hipótese...

Unknown disse...

Eu tbm tenho uma foto com o GL e isso quer dizer que ele me paga.?

Jalex disse...

Revisor

Leia com mais atenção da próxima vez.

Ronaldo disse...

Fito Rinaudo,

Depende. Se tiveres o passado e o cadastro daquele tipo e as ligações que o mesmo tem ao PPC dá para desconfiar...

Mas acredito que nunca te tenhas metido em cenas "pesadas".

leao revisor disse...

Sporting até morrer

Aguardo por outra proposta vinda de outras pessoas.

pedro cunha batista disse...

Comunicado de Daniel Sampaio,

Esclarecimento

Do vice-presidente da assembleia geral do Sporting, Daniel Sampaio, recebemos o seguinte esclarecimento:

“O jornal Record, nas páginas 2 e 38 da sua edição de 12 de janeiro, faz referências ao meu comportamento em relação ao momento vivido no meu clube, o Sporting. Desejo prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Todas as minhas intervenções em relação ao SCP têm como único objetivo servir o clube, no rigoroso cumprimento dos Estatutos.

2) A notícia da pág. 38, em que sou acusado pela Juve Leo de ter ‘tentado convencer a claque a não participar na AG’ e ter ‘oferecido bilhetes, gameboxes e mais dinheiro’ é absolutamente falsa.

3) O Editorial da pág. 2, intitulado ‘O papel de Daniel Sampaio’, está sobretudo baseado na informação falsa acima referida, o que diminui a importância das opiniões expressas.

Por último, desejo afirmar que nada me deterá na tentativa de contribuir para a solução dos problemas do Sporting.”

Daniel Sampaio
--------------------------------

Quanto a esta proposta da Banca,

LR, meta uma coisa na cabeça, isto não é uma proposta de GL, é uma proposta da Banca, e é fruto do prejuízo catastrófico que GL deu ao Sporting no ultimo Ano e meio! A taxa de 1% de que tanto você fala, não é fruto das "grandes" capacidades de "negociante" de GL, mas sim o assumir da parte da Banca, do FALHANÇO a nível financeiro do "projecto" de Godinho e companhia!

Esta proposta não é para GL, mas sim para o Sporting, e para qualquer presidente que lá esteja! Pois é talvez a única maneira de a Banca receber, pelo menos uma parte do que lhe é devido!

JMM disse...

Vamos assumir que o que o Expresso diz é verdade. Vamos também assumir que "garantia" é uma palavra tida no seu sentido próprio.

Depois de ler alguns comentários fico na duvida, alguém alguma vez viu a possibilidade de financiamento nestas condições?

1%? É único. Não existe!

130 milhões? Não estavam À espera de um perdão pois não? 130 milhões a 40 anos é suficientemente espaçado para o Sporting ter de pagar menos de trezentos mil mensalmente!

60 milhões perdoados. Não é "perdoados", são mesmo PERDOADOS. Claro que é envolto numa outra exigência mas não deixam de ser 60 milhões que o Sporting devia que DEIXA DE DEVER. Ergo: perdoados.

40 milhões pagos a curto prazo. É a única coisa que o Sporting tem de fazer para conseguir a proposta. Os bancos não iriam aceitar condições tão vantajosas sem receber algo em troca. Como pagamos? O que o SCP não conseguir arranjar (30 ou 25 M) terá de ser arranjado mediante um investidor. É isso que se procura.

Nunca tivemos uma possibilidade de reestruturação da divida tão vantajosa quão esta. Ficaríamos numa posição em que vendendo jogadores por ano num valor a rondar os 4 milhões ficaríamos em dia com a nossa divida. Para comparar, os nossos rivais têm de realizar mais de 20M, menos que isso e têm de ir pedir a conivência dos bancos.

Suponho que para o "exigente" adepto Sportinguista isto seja mau. Porque "ficam com 40 anos de quotas". 1º Não ficam, é uma garantia. 2º Gostava que me apresentassem um empréstimo neste montante que não envolva garantias. E para os que dizem "não sou sócio do BCP/BES, deixo de pagar" eu respondo: para onde acham que o dinheiro das quotas vai!? Acham que se paga aos bancos com o dinheiro que se faz na cave!!? Sinceramente, eu se este negócio for verdadeiro e nos moldes expectaveis até pago com gosto pois sei que graça às minhas quotas o clube pela primeira vez não vive sufocado.

Assumindo que tudo é verdade e que vai haver eleições GL deve agir de forma diferente perante dois cenários:

(i) Bancos querem fechar no imediato e não aceitam atrasar o processo.

GL deve telefonar a todos os ex-candidatos incluindo o mais que provável vencedor a informar dos termos. Deverá dizer como espera conseguir os 40 milhões. Depois deverá FECHAR o negócio e depois sim marcar eleições.

(ii) Bancos aceitam esperar

GL deve marcar eleições e depois de todas as listas estarem anunciadas deve conferenciar com estas e, se houver consenso, aceitar a proposta.


De resto, fico perplexo com a oposição a uma proposta nestes moldes. Espero que seja algo palpável e que apareça a curto prazo.

PS: não sei se foi a brilhante capacidade do GL, ou os bancos que têm pena. Desde que seja bom para o SCP pouco me interessa. Até pode ter sido BdC por mágica! Não quero saber, é bom para oclube.

vitor disse...

JMM,

Não fazia sequer sentido a conversa dos investidores antes da reestruturação da dívida! Ou melhor fazia no sentido de ser o objectivo da direcção para viabilizar financeiramente o clube!

O que não faz sentido e já cansa é ver leões contra leões! Uns que nunca deixaram de fazer tudo contra a suposta "continuidade" e os que até acham que o que o SCP mais precisa é mesmo de continuidade e estabilidade! Até a julgar por quem disputa o título em portugal mais vezes! No SCP o treinador já não adianta nada mas Jesus no Benfica adiantou tudo! Como no Porto adiantam outras coisas! Bem se viu como estava o Benfica e com muito mais dinheiro antes! E o SCP com muito menos dinheiro e muita mais tranquilidade! Para assumirem essa ruptura que nos trouxe até aqui é que não há muita gente disponível!

É mais fácil escrever que esta é a pior época de sempre, quando ainda nem vai a meio! E falar de prejuízos também a meio do mandato?!

E sobretudo escrever que tem que haver responsáveis?! Porque despedir o treinador e os responsáveis pelo futebol não foi nada!? Mas foi, até demais! Com o presidente do SCP, seja ele qual for, sempre com tanto para fazer, sobretudo nesta altura crítica na vida do clube e do país, o futebol ficou completamente descalço até à chegada de Jesualdo! E vamos lá ver como corre daqui para a frente com tanta gente a fazer tanta coisa...

Se por exemplo hoje depois do jogo vamos felicitar o Olhanense e os sportinguistas que ficam em casa a torcer pela derrota do SCP ou o SCP e os sportinguistas que vão torcer pela vitória! A realidade actual não anda muito longe disto!

SL

Sporting até morrer disse...

Sem dúvida Revisor,

Quem vier a seguir vai ter de reparar a merda toda que Godinho Lopes deixa como herança.

A incompetência tem destas coisas...

Sporting até morrer disse...

JMM,

De acordo com a última parte do seu mail relativamente à reunião de consensos, mas preferia que fossem os sócios a pronunciar-se e não os candidatos quanto à reestruturação financeira (será difícil, mas seria a forma de todos se responsabilizarem neste acto).

Gostaria apenas de referir que esta reestruturação cobre apenas parte do passivo que GL acumulou nos seus 21 meses de mandato e que foram até agora 100M de euros.

Até final da época o valor de passivo acumulado pela gestão de GL ultrapassará largamente os 100M e isso reforça ainda mais a razão dos que pedem a saída de quem nos colocou nesta situação em tão pouco tempo.

Como não acredito que GL arranje o prometido investidor (há quantos meses se fala disto?), receio que estejam a ser cometidos mais uns quantos actos de gestão danosa para se arranjar os tais 40M...basta ver os negócios feitos ultimamente e o que se fala sobre os nosso jogadores mais valiosos poderem ir para outras paragens.

SL
José

JMM disse...

vitor

Há complementaridade. Só há investidores com a reestruturação da divida e só há reestruturação da divida com investidores.

Dos 40 milhões o SCP dificilmente arranja mais que 15 sendo que o demais tem de vir de um interessado em investir no clube. Esse interessado ganha uma participação influente na SAD. Mais que isso, mais tarde ou mais cedo falaremos da posse da maioria da SAD por parte de um investidor. Admito que essa possibilidade se coloca mas que só se deve colocar consoante algumas condições necessárias de salvaguarda do clube sejam garantidas. Mas isso agora não está na mesa.

Quanto a Leões contra Leões, o processo eleitoral passado não ajudou a que a situação fosse diferente. Contudo com JEB foi igual e esse ganhou com quase a totalidade dos votantes. Portanto, advém dos muitos grupos de tensão internos. Como se resolve? Só mediante um presidente capaz de destruir a tensão. Essa destruição exige, em grande medida, o obliterar de parte desses mesmos grupos. Ou seja, o Sporting só encontrará estabilidade com vitória no futebol e com a capacidade do CD de enfrentar os grupos de tensão anulando a sua influência. É um processo muito complicado.

Mas GL não ajudou. Verificou-se um conjunto de erros estratégicos nomeadamente a nível desportivo que tornou um clima de reforma impossível. Pessoalmente desejo uma vitória ao SCP e nada de mal desejo a GL. Contudo entendo o período eleitoral como inevitável. Não digo que seja desejável mas inevitável é certamente.

SPORTING ATÉ MORRER

Havendo a exigência de um fechar do acordo sem mais então a procura de consenso terá de ser com os ex-candidatos que, quer se queira quer não, são representativos dos sócios.

Obviamente seria ideal tal ocorrer após o acto eleitoral mas não sendo isso possível creio que o consenso entre candidatos será suficiente. Nem que seja porque creio que temos uma ideia clara de quem vai ganhar.

A reestruturação nos moldes do Expresso cobrem 230 M e, portanto, mais que o período GL. É preciso não esquecer os 130 M cobertos pelo empréstimo. Contudo, é verdade que uma parte está associada a GL e à sua gestão.

Quanto ao investidor e aos 40M creio ser inevitável. Mas creio que o SCP deve procurar arranjar uma boa parte desse valor por si.
Nãos sei como será, acredito que podemos fazer bons negócios com jogadores como Insua ou Ricky ou mesmo Jeffren ou Capel. Contudo sou da opinião que jogadores de enorme potencial como Carrillo e Labyad devem ser preservados a médio prazo.

SL

vitor disse...

Para os sportinguistas que gostam tanto de falar em flops, na eleição dos 3 falhanços mais caros em 2012 na Liga portuguesa não consta nenhum jogador do SCP! Iturbe, Bruno César e Kléber! E mesmo assim nada de anormal, em clubes muito mais estáveis e também eles com necessidade de emagrecer ainda mais os respectivos planteis!

Numa realidade em que no SCP e depois da saída de Domingos nunca conseguimos colar na totalidade um plantel praticamente todo novo! 20 jogadores numa época é uma missão muito difícil em qualquer clube! Se estou longe de considerar a época passada e novamente já depois da saída de Domingos, com uma mudança de treinador pelo meio, já com Sá, uma má época, arrancamos para esta e como é normal com expectativas de um aumento de rendimento que nunca se verificou! E isto é que é verdade, Sá nunca conseguiu voltar às vitórias em 2012/13! Não é só ao nível do dirigismo que é preciso muito mais estabilidade!

A meio da época, sem resultados e com uma grande necessidade de procedermos a um ajustamento que já está mais que discutido, não é nenhuma coisa de loucos pensar que mesmo assim Jesualdo Ferreira pode fazer muito mais, sobretudo estabilizar emocionalmente os jogadores! E é neste contexto que é tão importante continuar a apoiar a equipa como sempre, inclusive independentemente daquela que for a vontade de todos os associados se e quando forem auscultados! E continuo convencido que todos não são uma minoria de bloqueio, digam o que disserem ou façam o que fizerem!

SL

tiscp disse...

Pois a grnde questão é essa, se esta restruturação se limita as dividas dos 21 meses de GL, e englobando o resto da divida, qual a percentagem da mesma e que resultados praticos obtemos com ito.
Mas uma coisa tb é certa, tendo sido realizada por GL ou não, a divida e do SCP e esta la e tem que ser paga, temos e q ver o resultado que isto nos dara, e se originará o tal desafogo financeiro dos encargos.

tiscp disse...

Oh vitor mas flops vao existir sempre, o problema e que eles tiveramesses flops mas conseguiram valorizar, e muito, outros jogadores, os milhoes das vendasde hulk, a. pereira, witsel e j.garcia, cobriu isso tudo, e não falando tambem da vertente desportiva.
O nosso problema é que não conseguimos valorizar nenhum investimento, vamos conbseguir provavelmente qq coisa com o ricky e carrillo, mas não da para cobrir sequer a perda com o elias por ex.

leao revisor disse...

Pedro Cunha Batista

Volto a repetir porque parece que existem duvidas... A UNICA proposta que não da direcção de um empréstimo, era a uma taxa de 7.5%!

Das duas uma, ou param de bater do BES/BCP ou param de bater nas direcções. Porque bater nos 2 parece-me estupido, depois da tua resposta.

Sporting até morrer

Quando não se tem nada para apresentar, é tão bom dizer isso... sempre é uma desculpa.

vitor disse...

tiscp,

Nem vamos conseguir enquanto não estabilizarmos uma direcção!

Quais são as duas opiniões mais válidas para os sócios?

Dois ex-presidentes, Cintra e Dias da Cunha, antes e depois da constituição da SAD - onde vão parar todas as discussões?

Dois candidatos? Quaisquer?

Dois médicos na MAG, sem qualquer experiência executiva no futebol profissional, que já tiveram inclusive necessidade de trocar de protagonismo?

SL

JMM disse...

Tanto concordo com o vitor na medida em que é preciso estabilizar uma direcção como acho que com esta isso já é impossível.

vitor disse...

JMM,

O que volta a fazer recair o ónus todo da coisa em GL! A questão é que ele é tão fundamental para a reestruturação financeira - como aliás ainda vai ter que ser explicado - como desportivamente Jesualdo para abordar o mercado e acabar a época!

Até lá tudo o que sair desta linha é ruído que só vai causar ainda mais perturbação e asneirada da grossa com resultados imprevisíveis! Infelizmente nada a que já não estejamos habituados no SCP!

SL

JMM disse...

Apenas quero dizer que considero que Gl está a prazo. Mesmo que isso só venha a ocorrer após o mercado de Janeiro fechar.

E nem ponho de parte o fechar do acordo com os bancos. Mas GL dificilmente conseguirá ficar após o cerrar desse mesmo acordo.

Facto é que vai haver AG e em AG GL só fica se os sócios quiserem. Esse dificilmente será o entendimento dos sócios. Muito dificilmente.

Assim, tanto assumo a importância da reestruturação da divida como assumo que essa vai eventualmente ser assinada por GL e levada a cabo por quem vier a seguir.

Os erros que GL cometeu no campo desportivo ou melhor: os erros que quem GL nomeou cometeu a nível desportivo vão ditar o afastamento do Presidente.

Só uma coisa pode mudar o estado de coisas: uma exponencial melhoria da equipa de futebol que faz 3 jogos 3 vitórias. Isso talvez altere o estado de coisas.

E atenção que eu não falo de DESEJOS ou de cenários ideais. Falo da realidade.

tiscp disse...

Mas vitor achas que esta direcçao aindaconsegue estabilizar?

Ou conseguimos estabilizar um projecto, com essas figuras que tu referiste, GL e Jesualdo?

JMM disse...

Com Jesualdo é bom que consigamos estabilizar. O candidato que vier ai com ideias de disparar para todo o lado e com a brilhante ideia de ir buscar outro treinador é tolo.

Com GL admito que será muito difícil. O clima já não o permite. Houve erros que são insuperáveis a nivel desportivo. Mas Jesualdo foi a sua melhor decisão e deve ser PRESERVADO.

tiscp disse...

Nunca gostei do Jesualdo, mas no momento actual parece-me o melhor treinador que estava ao nosso alcance para a situação momentanea da equipa.

Tb julgo que seja indispensavel estabilizar jesualdo nesta altura, e preserva-lo depende dos resultados, como tudo no futebol.

vitor disse...

tiscp

Acho que sim, muito sinceramente! Tanto como foi Jesus que estabilizou Vieira! Nem as ajudas e o dinheiro próprio que meteu para tirar o Benfica do buraco que Vale e Azevedo escavou lhe valiam! Depois disso já foi o presidente que segurou Jesus e por mais que uma vez! O futebol é isto, à excepção do Porto, um caso muito especial com 3 décadas a controlar o sistema!

No Sporting ainda não houve força para segurar Domingos ou outro bom treinador que fosse! Compraram-se grandes jogadores e montou-se muito bem a equipa B para prosseguir!

Jesualdo pode vir mudar tudo!

A conversa de estabilizar uma direcção não é minha, é de todos, inclusive da actual MAG! Azar do SCP que foi eleita noutra lista!

Os grandes erros que cometemos já depois da constituição da SAD resultaram sempre de momentos fraturantes! Quando Roquette saiu! Quando Dias da Cunha saiu - ainda assim de longe o fractura que deixou a factura maior! E quando Paulo Bento saiu!

Podem contar todos que entre quem entrar vai passar pelo que GL já passou, o mesmo é dizer que é andar no mínimo este tempo todo para trás! E depois disto já não há muitos sportinguistas com condições para liderar o clube! Fora do nosso universo, com certeza que sim!

SL

vitor disse...

E já agora faltou dizer que quando um clube vê o Estado chamado a intervir o índice da tolerância de todos aumenta um bocadinho! Isso e a jogada inteligente do Cunha Leal foi o que segurou Vieira até chegar Jesus! Também não vale a pena desprezar a sorte - que nos tem sido particularmente madrasta, para além da falta de força do clube - ou até outro género de factos perfeitamente aleatórios em qualquer espécie de jogo!

SL

JMM disse...

vitor,

Eu já aqui disse muitas vezes que um Presidente só consegue construir em cima de resultados. Já disse várias vezes que primeiro tem de ter a bola a entrar.

Isso com GL não aconteceu e depois de deixar cair Domingos entrou numa espiral de erros inacreditáveis que dificultaram qualquer obtenção de um resultado.

Jesualdo pode mudar tudo? Pode, três jogos, dois dos quais em casa, vão muito decidir no decorrer deste mês de Janeiro.

Mas até que ponto não é um mero adiar? Como tão bem o vitor assinalou, a MAG não é da mesma cor. E há um requerimento de AG que cumpre os estatutos. Assim sendo GL está a prazo. Sinceramente não vejo GL a passar numa AG.

Tudo o que disse e que eu também disse vai no sentido de se aplicar a quem quer que venha ai. Mas vem ai alguém porque como estamos parece que não vamos ficar pelas razões acima descritas.

vitor disse...

JMM,

Claro que o mais importante agora é recomeçar a ganhar jogos!

Só não percebe os projectos e onde é que andam as estruturas do Porto e do Benfica, para além do treinador, dos jogadores e dos treinos, quem não quer! Parte delas estão instaladas nos media que chegam aos sportinguistas todos os dias!

Bom resto de tarde!

SL