segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Não foi mau mas podia ser melhor

Empatar na casa de um rival directo, nunca será um mau resultado, mas da forma como se desenrolou o jogo fica um sentimento amargo de que podíamos ter saído da luz com os 3 pontos.
Ontem o jogo teve várias variações de domínio e controlo do jogo, o SLB entrou mais forte, chegou ao golo, mas depois da oferta do Artur e até ao intervalo o encontro foi por nós dominado e podia aí ter chegado à vantagem. Na segunda parte e após um inicio equilibrado, 3 erros consecutivos na nossa saída de bola voltaram a colocar o SLB a comandar o encontro, Rui Patricio aí foi fundamental, conseguimos aguentar a igualdade e os ultimos minutos o jogo voltou a estar equilibrado.
Portanto o resultado podia ter caído para qualquer um dos lados, até porque existiram enumeras oportunidades de golo, mas o resultado acaba por ser justo.
Este jogo, espero que tenha tirado as duvidas de muitas coisas aos adeptos do SCP, até porque foram tão evidentes que dificilmente alguém terá a imaginação de dizer o contrário. Slimani é FUNDAMENTAL nesta equipa, teve oportunidades para fazer mais golos é certo, mas o grau de instabilidade que cria na defesa adversária em comparação com o Montero é brutal, aliás como disse antes, Montero andava a cavar um buraco para se enfiar a cada jogo que passava, Slimani só lhe está a ajudar a cavar um buraco maior. Mauricio demonstrou mais uma vez aquilo que é, um central fraquissimo! Que as unicas qualidades que tem é ser duro e ter um jogo de cabeça muito interessante, de resto é um autentico perigo para a nossa baliza, as suas saídas de bola são já cómicas, o seu posicionamento um quebra cabeças para quem joga ao lado dele!
E passando para Sarr só tenho que elogiar a sua exibição, não me parece um central especialmente rápido nos primeiros metros, mas esteve bem, e atendendo ao que disse anteriormente teve um colega que só o dificultou a vida e por isso o mérito dele ainda é maior. André Martins fez o jogo do costume, é importante a pressionar os adversários, ou seja é um elemento bem interessante sem bola, mas quando a equipa recupera a posse de bola é uma autentica nulidade, em jogos como este em que o tempo com e sem bola é relativamente repartido a sua exibição ainda "escapa" em jogos em que temos que assumir o jogo é autenticamente menos um elemento em campo.
Carrilo e Nani quanto a mim estiveram bem, não percebi sinceramente a saída do peruano aos 60 minutos, Esgaio demonstrou que estava no clube a alternativa a Cedric, Wiliam não estando ao nível que nos habituou (muito acima de todos os outros) é sem duvida um elemento chave para o futebol da nossa equipa.
Uma coisa que me voltou a preocupar foi a constituição do banco do SCP, Marco Silva voltou a levar para o banco, 1 guarda redes, 1 central, 1 médio, 2 extremos e 2 avançados. Já tinha corrido mal em Coimbra, num encontro frente a um adversário directo com extremos rapidos e bons tecnicamente em que a probabilidade de serem amarelados é grande, onde a possibilidade de expulsão via disso é maior do que em outro qualquer jogo, já para não falar da possibilidade de uma lesão, parecia-me obrigatório a inclusão de um lateral na lista de 18, até porque como se viu tendo 2 avançados no banco um deles nunca entraria (ontem não entrou nenhum, mais um sinal que esta equipa é Slimani na frente e os outros). O treinador lá terá as suas razões mas para mim não deixa de ser um motivo de preocupação.
Ficamos a 4 pontos do FCP, ultrapassamos a barreira moral dos 3 pontos, já o disse que acho o FCP um nivel muito acima dos adversários, será fundamental não perder pontos até a recepção deles em nossa casa, porque sinceramente não acredito que eles percam pontos até cá virem.
Saudações Leoninas

11 comentários:

Ronaldo disse...

E a conversa de merda sobre a não aposta na formação já acabou?

Os FACTOS continuam a desmentir-te. O Esgaio mostrou ser a melhor opção para substituir o Cedric e joga (contra Gaitan e contra quem for preciso). Ponto final. O mesmo já se tinha passado o ano passado com vários jogadores. Não podem é ser 4 ou 5 todos os anos.

Contratações bla bla bla.
Já vi o Rojo fazer muito mais merda na Luz do que o Sarr.

És um otário!!!

Ronaldo disse...

Só sabes criticar.

O Esgaio não joga vens criticar. O Esgaio joga não elogias a decisão.

Se o Slimani não jogasse vinhas criticar a gestão do respectivo "caso". O Slimani joga e é decisivo e não consegues elogiar a forma como o "caso" que ele provocou foi gerido.

E para acabar, vi um jogo muito mais equilibrado do que quando lá jogámos com o melhor plantel dos últimos 20 anos. E parece que nessa altura não era pecado assumir a candidatura ao título...

Otário!!!

Ronaldo disse...

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=4101845

Estás a ver otário, agora não temos de andar a "oferecer" jogadores para pagar salários aos Bojinovs (pseudo-craques que vinham ganhar 2M€ por ano)...

Jalex disse...

Achei a defesa um buraco.

Maurício esteve péssimo sim, mas também não compreendo os elogios exagerados ao Sarr quando este cometeu imensos erros no jogo (especialmente quando ia fazer dobras precipitadas).

Erros fruto da sua juventude é certo,mas para mim é um jogador tão preparado para ser titular no Sporting como é o Tobias actualmente.

Alias estes erros que o Francês comete deveriam ser cometidos ao lado do jovem jogador Português na equipa B.

Ainda assim é verdade que denota potencial, mas numa época de champions não nos podemos dar ao luxo ter um jovem em crescimento(e a cometer imensos erros) na equipa numa posição tão vital como é a que ele joga.

Outro ponto negativo foi William(o meio campo todo não esteve brilhante), jogou com claro receio de lesões...o que diz muito onde esta sua cabeça neste momento.

Para além de Patrício gostei do sector ofensivo, Carrillo esta no seu melhor momento de forma desde que chegou ao Sporting(a sua saída deu-se devido ao amarelo que já tinha, e se havia jogador em risco de ser expulso no decorrer da partida era ele), Nani ainda longe da sua melhor forma mesmo assim mostra imensa qualidade e Slimani voltou e marcou(faz aquilo que se pede a um ponta de lança).

Destaque para Esgaio também que para mim defensivamente foi o melhor do sector de longe.Fica a questão de porque razão se gastou tanto dinheiro num Geraldes...mas um dia mais tarde voltarei a este assunto.

De resto apraz me dizer que com o actual plantel não vamos longe esta época.

Ainda sem saber quais são as permanecias e saídas do plantel de momento faltam dois jogadores essenciais no onze.

Um patrão na defesa e um dez de qualidade.

Sem esses jogadores(e partindo do principio que William e Slimani ficam) não vejo grande futuro para esta equipa.

Mike Portugal disse...

Eu vou apenas falar do meio-campo. William há-de voltar ao seu bom momento, quando fechar o mercado. Adrien é bom defensivamente, mas não oferece mais nada à equipa. Tem pézinhos para mais, mas simplesmente não evoluiu. Penso que se poderia tentar A.Martins naquela posição.

Quanto à posição que A.Martins ocupa (ele recuaria para substituir Adrien), pode ser ocupada por Mané.

Jalex disse...

O Mané joga e tem acções em campo de segundo avançado, não é um dez(falta-lhe sobretudo capacidade no último passe).

Alias isto não é surpresa para quem acompanhou o jogador ao longo da sua formação.

Ora nesta táctica que Marco Silva utiliza precisa-se de um dez.o André por muito que tente não consegue oferecer isso e Gauld neste momento esta mais que verde...

Será um tremendo erro de planeamento se não formos buscar um central(digno desse nome)e um dez ate ao fecho do mercado com capacidade de serem titulares.

Mordoga disse...

É notória a falta de qualidade em alguns sectores, sendo a zona central o maior problema.

Sarr ainda só fez 2 ou 3 jogos e por isso é cedo demais para avaliar o seu potencial. É jovem, alto e com bom cabedal para aguentar e impôr o corpo em duelos. Apenas parece um pouco lento no arranque.

Maurício vai ser a dor de cabeça em muitos jogos. Contra adversários lentos disfarça bem, agora basta apanhar avançados mais rápidos e tecnicistas e temos problemas... de 2 tipos: jogadas em que é ultrapassado em corrida; jogadas em que a saltar ou a tentar cortar a bola faz falta, que por norma é cometida em zonas proibitivas, originando lances de bola parada à entrada da área.
Tem muita entrega e dá sempre o máximo, ninguém pode afirmar o contrário. O problema é quando o máximo é muito pouco para uma equipa como o Sporting que é sempre um candidato ao título e que volta este ano a estar na Champions.

De resto penso que continua a faltar um 10 que abra as defesas (80% das equipas portuguesas vão ter o autocarro à frente da baliza nos jogos contra nós).

Slimani tem realmente outra presença, mais temida pelos adversários, em relação a Montero.
No entanto Montero já mostrou muito jogo naqueles pés (e cabeça) e se tem "falhado" várias oportunidades de golo, também temos de ser sérios e reconhecer que Slimani também "falhou" umas tantas ontem.

Coloco as aspas em FALHOU porque na realidade alguns dos lances de ambos são defendidos pelos guarda redes adversários e outros são até anulados incorrectamente pelos árbitros. Mas acreditem que Montero ainda nos vai ser muito útil e é um excelente jogador.

Em relação a Esgaio, excelentes indicadores. Ronaldo atenção que o post refere a questão do Esgaio e se não é um elogio dizer que ficou provado que a alternativa ao Cédric estava dentro de casa, não sei o que melhor podia ser referido. Aliás há muito tempo que o Revisor refere que tendo Esgaio, a contratação do Geraldes era um erro desnecessário.

A minha esperança é que a equipa e os jogadores estabilize com o fecho do mercado - acredito que não saia mais ninguém - e que estes 15 dias até à próxima jornada possam servir para aumentar rotinas de jogo e testar soluções de recurso para jogos mais complicados. Vão estar ausentes vários internacionais mas permite sempre trabalhar aspectos a corrigir com outra calma e rigor.

A existirem surpresas (mais entradas) que seja de um central patrão e com créditos, e de um 10 criativo... que não necessite de rodar uns meses na B para se adaptar à realidade do nosso campeonato.

Saídas? Talvez Capel. Heldon podia ir e Shikabala até parece que já nem cá está, tal é a ausência do seu nome nas convocatórias. Nunca percebi como um jogador pode gerar tanta paixão e critica positiva por parte dos adeptos, quando apenas fez 15 minutos do último jogo da passada época.
Será que com Carrillo, Nani, Capel, Mané, Montero e até Tanaka, ainda existe espaço para Shika?

William... tenho para mim que o negócio Nani nada tem a ver com a venda do Rojo mas sim com a reserva do William por parte do MU para janeiro ou final da época. Se Nani custa 5 milhões por época ao MU e veio sem encargos para nós... ainda alguém acredita na história da carochinha?

SL

leao revisor disse...

Jalex

Sarr não foi perfeito, longe disso, mas sinceramente consigo ver ali margem para evoluir. Agora não me parece que seja o central que precisamos muito menos quando parece que Maurício e indiscutível.

Aos restantes

Veremos o que nos reserva o resto do dia.

Jalex disse...

Revisor


Eu reconheço-lhe potencial como referir no post.Mas neste momento não acho que esteja mais preparado para este nível do que esta por exemplo Tobias.

Maurício não sendo um central fantástico é um jogador que não compromete se tiver um central de boa qualidade ao seu lado.

Provou isso com Rojo na época passada em que foi uma das melhores duplas de centrais desde há muitos anos(melhor só talvez Cruz e Babb) e deu excelentes indicações na pré época com Dier(fiquei descansando nessa altura com a possível saída de Rojo).

Com o Francês claramente não dá, não dá porque Maurício nunca teve perfil de patrão e não tem qualidade para andar a aparar os golpes ao miúdo(e ontem ao contrário do que maioria diz Sarr não fez um bom jogo).

O Sporting precisa de um bom central.

Paulo Oliveira foi um erro tremendo(nunca entendi o hype que este tipo tem), e Sarr e Rabia por muito potencial que tenham estão longe de estarem prontos para estas lides.

A defesa actualmente é um buraco autentico, falta um central digno desse nome para elevar a qualidade do sector.

E para alem disso falta um dez de qualidade no plantel, mas isto já um problema que vêm desde a época passada...

porrinho disse...

Again and again,

O Maurício não é mau, é péssimo! Vulgar que dói, digam o que disserem.
O meio campo esteve bem, foi pena o AM só ter feito a parte de compensação defensiva e ter esquecido a ofensiva...
Se o Slimani tivesse melhores pés era dos melhores do mundo, assim como é não nos deixou ganhar ontem.
O Esgaio naquela defesa parecia um veterano, o william tem uma calma impressionante, apesar dos tropeções.
Sal, o MS mostrou receio de jogar com menos um, só assim se entendem as substituicoes

Mike Portugal disse...

Gostei deste comunicado do SCP:

"Comunicado Taças de Honra Futebol e Futsal

A Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) tem por objectivo promover as modalidades e a necessária renovação das equipas. Segundo o Artigo 8.º do Regulamento da Taça de Honra da AFL, todas as equipas participantes estão obrigadas a inscrever na ficha de jogo, cinco atletas Sub-21 (nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1994). Apesar desta imposição regulamentar, a equipa do SL Benfica decidiu inscrever apenas dois atletas Sub-21, em dois jogos consecutivos, o que constitui uma violação grosseira do regulamento tendo apenas a consequência prevista de irrisória sanção pecuniária.

Por respeito para com todos os Sportinguistas foi tomada a decisão de disputar, todos os jogos da referida prova, embora sob protesto.

O Sporting Clube de Portugal informa que não compactua com o desrespeito pela prova e pelos seus participantes e por regulamentos que não defendem minimamente a competição e os clubes, pelo que decidiu que na cerimónia de entrega dos troféus da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, não participará nenhum seu representante (dirigentes, equipa técnica, jogadores e staff).

Infelizmente estas situações de desrespeito pelas modalidades e pelos clubes são recorrentes. Recorde-se que na passada edição da Taça de Honra da AFL, em futebol de 11, disputada no estádio do Restelo, os direitos televisivos foram vendidos a uma entidade (Benfica TV) que assumiu o compromisso, entre outros, de efectuar a cobertura em directo da final. Pese o jogo tenha sido transmitido em directo a cerimónia de entrega da taça foi censurada e para além de não ter sido transmitida em directo, as mesmas não foram cedidas à Sporting TV como estava previamente acordado, facto que se mantém inalterado até hoje sem qualquer condenação ou sanção por parte da AFL.

Face ao exposto e caso não se alterem os regulamentos de modo a proteger os compromissos assumidos, a competição, os clubes e a verdade desportiva, o que significa o afastamento imediato de quem não cumpra os mesmos, o Sporting Clube de Portugal não participará em mais nenhuma edição das Taças de Honra de Futebol e Futsal organizadas pela Associação de Futebol de Lisboa."