domingo, 14 de setembro de 2014

Um dia triste

Bastava ter falecido um nosso adepto nas bancadas para qualquer resultado seja indiferente. Não foi o primeiro e não será o ultimo, infelizmente é algo que pode acontecer em todo o lado e a qualquer hora, pelos relatos a assistência não foi a mais rápida (ou não foi suficientemente rápida) mesmo que isso não tenha sido o "problema" que levou ao falecimento do nosso adepto.
A cada jogo que passa fica óbvio e evidente as carências desta equipa. Os problemas já eram relatados desde o ano passado, que vindo duma época atípica onde jogavamos de semama a semama (infelizmente) conseguimos fazer um bom campeonato onde as espectativas estavam muito baixas, onde o FCP fez uma época miseravel e onde ganhamos muitos jogos sem saber ler nem escrever, ou seja não tirando nenhum mérito ao que aconteceu a época passada, porque não tiro, era bom que as pessoas tivessem percebido a conjuntura que houve e que a estrelinha nem sempre brilha.
Nada foi feito para mudar isso, o SCP contratou mais de 10 jogadores, Nani foi uma oportunidade de negócio com a venda de Rojo (e que grande oportunidade) e Sarr apesar de ter alguns pontos bastantes interessantes, teve as portas abertas pelas saídas de de Rojo e Dier. Pior TODOS os outros não são opção para o 11 nem para os 3 que entram! Alguns deles vão jogando pela equipa B outros nem isso e não tenho muitas duvidas que dificilmente para esta época sejam opções válidas, por isso a pessoa que disse que o SCP partia na "Pole Position" para este campeonato que venha agora dar a cara e defender essa teoria.
O SCP ganhou bem, de forma clara ao SLB em Andebol. Na minha modesta opinião o SCP foi superior ao SLB mas por incrível que pareça nós estamos a defender consideravelmente pior que na época anterior, tinha ficado com essa impressão na pré-época, continuei a ter no 1º jogo em casa e este jogo com o SLB foi a confirmação. O nosso Gr tem "camuflado" este problema, mas num dia que não esteja inspirado vamos ter problemas.
O SCP iria transmitir o jogo pela nossa televisão, aqui a minha primeira critica, o SCPB jogou as 16h, o andebol as 17h logo por isto impossibilitava a transmissão dos 2 jogos. Ainda para mais quanto a equipa B jogava com os "reforços" da equipa A e seria um motivo mais para assistir ao encontro. Jogando em nossa casa bastava antecipar um ou atrasar o outro, parece-me algo que com uma Tv teria que ser melhor organizado.
Por fim a transmissão... bem dos 60 minutos de jogos, somos capazes de ter assistido a uns 10 no total, com imensos cortes à mistura. Parece-me evidente que o sistema de transmissão não funciona, daquilo que me dá a perceber transmitidos através de pen de internet, da mesma forma que transmitíamos os jogos antigamente pelo nosso site, ou que muitos sites transmitem eventos. O problema parece-me é que esse dito sinal não tem capacidade para o numero de pessoas que assistem ao canal. A BTV e o porto canal têm carros de exteriores para cobrirem as suas transmissões em directo, nós pelos vistos não temos. Algo que certamente aumentaria os custos do canal mas também aumentaria a qualidade dos mesmo. Temos que rapidamente resolver este problema porque para continuar assim é melhor não transmitir os jogos em directo mas só após terminar os encontros. E já dou de barato a péssima qualidade de imagem que nos fornecem.
Saudações Leoninas

17 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

por acaso isso da transmissão do jogo de andebol estranhei, já que queria ir ver(antes de seguir para alvalade) como estava o jogo e estava a dar o jogo da semana passada.

Paulo Guerra disse...

Não que uma direcção que toda a gente sabe que ainda há pouco tempo celebrava as derrotas do nosso SCP e com o actual presidente e o ex-PMAG à cabeça, não mereça tudo e mais alguma coisa mas volta a ser o nosso SCP que está em causa.

A história do título conforme foi gerida foi um erro estratégico descomunal, com implicações sérias na cabeça de vários jogadores e muitos sócios. Quando no passado recente se apostou numa série de internacionais e se criou a equipa B e surgiu inclusive aquela frase com os maiores clubes do mundo estavam em causa negociações com patrocínios em todas as áreas. E agora? E mesmo com os direitos televisivos hipotecados ainda se conseguiu negociar o maior pacote com a Olivedesportos que há memória, que o diga a actual direcção. E quando as coisas também correram menos bem ao nível desportivo foram chamados e responderam bem os jovens em quem também se tinha apostado na B. E agora?

A partir de 12/13, sem dinheiro, o que havia a fazer era construir uma equipa com tempo e quase nada do que se veio a fazer. Sobretudo a destruição da formação com gazelas e o diabo a quatro e não obstante o mérito do apuramento para a Champions na última época.

Ontem, por exemplo, em termos de jogo jogado até estivemos bem melhor que no geral da recepção ao Belém na época passada. Sobretudo com o upgrade Nani, que à parte os golos é tão ou mais influente neste SCP que Ronaldo no Real. Mas também quantos ex-titulares do Manchester com 27 anos é que já jogaram em Portugal? Neste Sporting Nani faz toda a diferença pelas alas e pelo meio, onde faz inclusive várias posições. Ontem só faltou talvez um Montero mais confiante e inspirado na frente. Não compreender que Slimani é outro tipo completamente diferente de avançado é um erro crasso do treinador.

Infelizmente atrás e já sem Rojo nem vale a pena tecer grandes comentários, a outra face da moeda. A não ser talvez também saudades de Dier ou Ilori. Ainda assim na frente era muito mais grave não estarmos a criar oportunidades de golo, o que realmente importa mais no futebol e sem o qual nunca se chega ao golo e se vencem jogos.

A melhor notícia foi que o Braga também perdeu. O mais negativo é que tal como na maior parte dos jogos em Portugal é importante marcar cedo, o início da época passada ainda foi mais fundamental. Esta época está a começar tudo muito diferente, com muita ansiedade no lugar de muita confiança. E é aqui que o vamos partir na pole já não está a ajudar nada.

Mordoga disse...

Na minha opinião a análise ao plantel é muito simples. No final da passada época já eram claras as posições que tinham de ser reforçadas para resolver problemas existentes e atacar uma nova época, mais exigente em termos de desgaste e número de competições.

Todos falavam em defesa central (pela provável saída do Rojo), alternativa para DE, um criativo para os jogos contra equipas da Carris, um extremo rápido e talentoso e um ponta de lança para juntar ao Montero e Slimani.

A verdade é que na defesa, a questão dos centrais foi de mal a pior com a saída dos dois melhores elementos (e só quem é muito tapado ou acredita que vontade supera qualidade, é que pode achar que Maurício era o nosso melhor central ou pelo menos melhor que o Dier - basta ver o número de vezes que ganha bolas aos adversários sem recorrer à falta ou o número de vezes em que é ultrapassado em velocidade).

Para sua substituição chegaram 3 promessas e nenhuma certeza. O que faz com que a nossa dupla de centrais... seja fraquinho ou se quiserem péssima para uma equipa com os objectivos de um Sporting. Já alguém dizia que as equipas se constroem de trás para a frente...

A questão do DE parece que ficou resolvida, se bem que ainda ninguém viu o J.Silva a jogar na equipa principal. E, na minha opinião, eu gosto de ver o Jefferson a ir à linha centrar mas não me posso esquecer que acima de tudo ele é defesa e essa deverá ser a sua principal função e aquela em que deve ser mais forte e consistente. Caso contrário, juntamos isso à questão dos centrais e temos o cenário ainda mais perturbador.

O criativo, ou 10 se preferirem... pois não sei, será o Gauld? O Slachev? O João Mário, ...

Os dois últimos ainda nem dei por eles e quanto ao primeiro, ainda não consegui encaixar essa história de ter de ganhar ritmo na B, de não vir preparado,... Então e o Sarr não precisou também desse período de adaptação? Então o puto Gauld parece que é uma maravilha e mesmo assim ainda não pode sequer jogar os 15, 20 minutos finais dos jogos da A quando o resultado está empatado e precisamos de jogadores criativos para abrir defesas da Carris?!

Está história de ganhar ritmo na B é só para os nossos porquê? O Shikabala veio em Janeiro e ainda anda a ganhar ritmo, o Geraldes parece que afinal só veio mesmo para isso, o Rabia tb já por lá andou, o J. Silva por lá anda e o ultimo francês que chegou parece que tb.

Sem querer ser mauzinho mas quando não existiam equipas B como é que era? Os que não jogavam ficavam parados ao fim de semana mas não me lembro de isso ser negativo ou pelo menos não os via a correr menos quando eram chamados.

E será que um jogador vindo do Japão (que até gosto) vem de um campeonato com um ritmo competitivo mais parecido com o nosso do que um jogador vindo da Escócia? Ou do Egipto?

Resumindo, em 4 jogos temos 6 pontos. Um empate eu aceito como normal (na luz) os outros dois não e ainda temos a vitória conseguida mesmo nos últimos instantes. Ou seja 3 destes 4 jogos deviam ser demonstrativos da nossa superioridade. No entanto não o foram.

E não vale a pena dizer que foram contra equipas que estacionaram o autocarro e fizeram anti-jogo permanente porque isso já todos sabíamos que era o que íamos encontrar em 70, 80% dos jogos do campeonato e por isso devíamos estar preparados e ter um plantel capaz de dar resposta a essas situações.

Se sou do contra ou croquete ou lá o que queiram chamar para desviar atenções, tudo bem, chamem na boa. A realidade é que sou apenas e só Sportinguista há mais de 40 anos. Amo o nosso clube mas isso não me impede de ser exigente e crítico quando entendo que algo não está bem, como é o caso.

Saudacoes

leao revisor disse...

Mordoga

Mas isso era evidente quando os jogadores chegaram, eu fartei-me aqui de escrever que jogar em campeonatos menores não era a mesma coisa que jogar em Portugal.

Fui criticado, não tenho a menor dúvida que os nossos miúdos da formação não faziam pior que as contratações tirando o defesa esquerdo porque efectivamente não tínhamos alternativa.

Mas quem defendeu esta política de contratações que se chegue agora a frente e mantenha a sua posição!

Paulo Guerra disse...

Corrias muitos menos riscos na liga portuguesa mas podes sempre acertar. Duas ou três boas contratações... em 30. E com 10% do que também já gastaste mantinhas os mais promissores da formação todos e quando até já tinhas acertado no treinador ideal. Mas o protagonista tem que ser sempre o presidente sem medo, que o diga o Jardim.

tiscp disse...

Não confundamos as coisas, uma coisa e falar-se na contratação de alternativas, que no ano passado todos referiam como um problema e se no ano passado os miúdos já cá estavam e não chegavam, não sei como este ano já seriam as soluções, outra coisa e falar nas lacunas existentes no plantel para as quais não se arranjaram soluções.

Defendi e defendo as contratações de Slavce,Oriel e Gauld, sem a mínima dúvida, os dois primeiros são alternativas e estão lá como tal, acho que não passaria na cabeça de ninguém que viessem tirar lugar a Adrien e William,.
Outra questão e por exemplo a questão do n.10 ou médio ofensivo/2. Avançado que não foi colmatada ou melhor contratou-se um jogador para essa posição, mas toda a gestão e integração do mesmo para mim não faz o mínimo de sentido, 35 min. numa pre-época, por favor, ainda por cima estamos a falar do lugar mais carenciado da equipa e quanto a este estou a vontade, porque já conhecia o jogador, tem algumas fragilidades mas também possui características que bem exploradas pode torná-lo num jogador de top.

Agora o que se vê e que parece que estaria tudo preparado para que a integração do jogador fosse está, jogá-lo para a equipa B e aí não entendo.
Ou se tratando uma questão de contrato ou se estabavproteger demasiado o jogador, agora e assim não podemos andar a investir numa posição cadenciada da equipa para depois esconder e proteger o jogador, não me parece ser o melhor caminho.
Nós lampiões o markovic também quando chegou viu-se que ainda não estava preparado, mas com jogos e entrusamento com a equipa foi o que se viu.

leao revisor disse...

Paulo guerra

Não mantinhas, porque o contrato modelo não permite.

Tiscp

O problema e que eu não acho o búlgaro assim tão bom como pintam, aliás não acho que seja melhor por exemplo que João Mario.

O espanhol, jogou contra o Arouca e sinceramente esperava mais, não se esperava que fosse tirar o lugar ao wiliam, mas se o wiliam sair , porque mais cedo ou mais tarde sairá, será ele quem nos temos para ser titular?

Mas nas zonas onde o aumento de qualidade era urgente ou se piorou ou se ficou na mesma.

O que isto originou, a pressão sobre o marco silva aumentou imenso, eu já vi sportinguistas a pedir a cabeça do homem e inclusivamente com lenços brancos, o que para mim e uma autêntica estupidez, o treinador tem que continuar no SCP o tempo do seu contrato mas o resultado desta política de contratações para mim totalmente errada foi precisamente isto.

Tipster disse...

No caso do andebol, a saida do joão antunes foi muito importante para o processo defensivo. ele era um elemento crucial na defesa e é normal que a equipa ainda esteja à procura de retificar esse aspecto. Sinceramente, acho que temos grandes hipóteses de ser campeões este ano. Temos a base da seleção nacional e mais o Frankis que é um dos melhores estrangeiros a actuar em Portugal.

Paulo Guerra disse...

Agora passamos do anúncio das contratações cirúrgicas para comparações com os lampiões? A sério? No Benfica do Vieira nunca chegam à equipa principal mais de metade das contratações e algumas até davam muito jeito. Com dois pormaiores, gastam mais do dobro e são campeões nacionais.

Agora passou a ser normal um clube falido gastar não sei quanto em alternativas todas as épocas porque já tem um onze de estalo? Claro que todos pensavam que nas actuais circunstâncias um reforço de 4M entrava no onze de caras! Mas de quem manda o Rinaudo para não sei onde e o João Mário para Setúbal espera-se tudo.

Gauld, um jogador de top e os ingleses andavam todos a dormir. Não tarda nada criam outro mito como o Shikabala. Em vez do You Tube vão até Alcochete ver o jogador ao vivo e nem precisa de ser a jogar. Não chegou mais nenhum Nani e já foi ele a resolver muito do jogo interior contra o Belém, não joga é sozinho e claro que com muito menos Adrien. E ainda há Mané mais ofensivo e João Mário que faz quase tudo bem no meio campo. Se vamos desvalorizar as soluções do meio-campo para a frente, inclusive Slavchev que não conheço, o que dizer então do William para trás?

A equipa ainda vai melhorar muito na frente. Com um golo cedo e com menos ansiedade é tudo diferente. Inclusive Nani acabou de chegar, faltam rotinas… A outra parte importante de uma equipa é ter uma defesa que também transmita confiança...

Finalmente a estrutura tem sempre a obrigação de ajustar os objectivos à realidade e nunca só à tesouraria, sobretudo no balneário mas também junto da massa adepta. E parece bem que não foi só o caso como a decisão pós Jardim, que só revela a inexperiência da actualidade, de abandonar o discurso de vencer jogo a jogo já é o que mais pesa em muitas cabeças.

Também sabemos todos por experiência própria da forma como até um estádio quase cheio se pode transformar num problema bicudo para quem está no campo a trabalhar. O LR não é de certeza o único que já começou a ouvir bocas ao treinador.

Mike Portugal disse...

É verdade que o treinador não esteve bem nas substituições. Adrien fez um jogo horrivel e devia ter saído em vez do André. Capel nunca pode ser alternativa a entrar. PONTO.

Contra equipas pequenas temos que jogar com Tanaka e Montero na frente. PONTO.

Há jogadores que merecem uma hipótese de jogar e não a estão a ter.

É apenas nisto que culpo o treinador e não no modelo de jogo em si.

Paulo Guerra disse...

E o Markovic chegou através de um fundo como chegam hoje quase todos os grandes jogadores ao futebol português.

leao revisor disse...

Mike

Realmente existem jogadores que quando caiem no goto das pessoas não há nada a fazer.

Montero se não tem feito os 3 primeiros meses que fez era capaz de ser um dos maiores barretes que contratamos para PL.

Porque das duas uma, ou finalmente me dão razão e assumem que o rapaz nunca foi um PL e sim um jogador para jogar atrás do PL, ou se realmente o acham PL, um jogador que joga na frente de ataque de uma equipa como o SCP e não marca há 10 meses, não pode nunca ser opção!

E olhe que eu tenho muita paciência com ele, porque o acho um jogador com qualidade técnica, mas enganou-nos bem nos primeiros meses, porque não me recordo sinceramente de um jogador do SCP a estar tanto tempo sem marcar e a jogar regularmente.

E também me faz imensa confusão como tínhamos uma "torcida de apoio" ao ricky e fez 45 golos em 2 épocas terríveis para o SCP e temos agora este fetiche com o montero.

tiscp disse...

LR mas com o Arouca toda a equpa esteve mal, não podemos e por um jogo menos conseguido, dizermos que ja não presta, assim como não entendi todo esse endeusamento que ja queriam fazer ao jogador na pre-epoca.
O que quero dizer é que não podemos dizer que o problema da equipa esteja nessas alternativas, porque são isso mesmo alternativas, faltou sim foi o suprimento das necessidades, para mim em especial o lugar de PL.

Oh vitor, ninguem aqui esta a falar em contratações cirurgicas ou o quer seja, o que se ta a dizer é que não se pode comparar a compra de alternativas, que o ano passado todos defendiam, com a não contratação de jogadores para as soluções carenciadas.
E uma coisa e ter jogadores caros e resignados como seria o caso de Rinaudo e outra é trazer jovens e ir adaptando-os à nossa realidade.
Faz-te confusão as comparações, mas temos que comparar é os bons exemplos, foi isto que aconteceu com matics, james e mangalas, por exemplo.

Foi comparado com os lampioes, como poderia ter sido com outros, tratam-se de casos identicos, jogadores jovens vindos de campeonatos secundarios, que com 18 anos tinham 2 anos ja de futebol senior e que quando ca chegaram demonstraram que necessitavam de adaptação, mas que no caso deles meteram o jogador na equipa A e deram-lhe jogos e competitividade e nós protegemos o nosso na equipa B.

A tua cegueira em apenas criticar os que la estão e defender os do passado nem te permite analisar e discutir o que foi bem feito e mal feio.

Existem muitas lacunas que ficaram por colmatar, patrao da defesa, numero 10 e ponta de lança, e ai a direcção tem que ser responsabilizada, ponto, mas não me parece é que seja caso para alguem que no ano passado se eclipsou completamente, venha com esta campanha, mas pronto.

Mike Portugal disse...

LR,

Mas eu gostava do Ricky.
E gosto do Montero, só que ambos estes jogadores, embora com caracteristicas diferentes um do outro não beneficiam em nada de jogar sozinhos na frente. Tal como o Liedson, lembras-te?

O Montero é avançado e não ponta-de-lança.

leao revisor disse...

Tiscp

Não foi só o jogo frente ao Arouca, os últimos jogos de pre-época já o tinha achado com menos gás do que no inicio da pre-época. Continua a ser bom a equilibrar a equipa mas oferece pouco a nível ofensivo a equipa e isso nunca equipa como o SCP e fatal.

Mike

Mas ele sempre foi avançado e nunca jogou sozinho na frente pelos clubes onde passou. Mas como eu dizia isso o ano passado, era porque só queria criticar.

Paulo Guerra disse...

Ninguém deixa de ser campeão nem é assim tão estranho não conseguir desmontar um autocarro, uma, duas, até três vezes. E o autocarro do Belém é dos melhores em Portugal. Estranho é ver e sobretudo consentir, autocarros a sair para o ataque e a marcarem golos muito fáceis e a maior diferença para Jardim está aqui.

Um piadão tantos problemas na frente quando a bola não entra e ninguém fala das duas abéculas que temos no centro da defesa, muito pior que o espaço entre linhas, outra diferença para Jardim. Senão fecham mais o espaço para os centrais somos candidatos é a uma das piores defesas. Sem dúvida nenhuma, o grande problema da equipa.

Quando veio a 1ª anedota era porque era preciso mais experiência, suponho. Não deixa de ser um argumento válido mas nunca como se a experiência só por si fosse um posto. Ainda vai ser das contratações que vai precisar de mais explicações. Havia e há experiências menos traumáticas na II Divisão em Portugal.

E depois de mandarmos os nossos miúdos quase todos embora atacamos nos sub 21 dos outros. Só pode ser para rir, pelo menos a forma como estamos a sofrer golos já é e ninguém diz nada? Contra o Belém o golo deles foi só o grande responsável por quase tudo de mau que se instalou na cabeça dos jogadores. Mais pressa, mais ansiedade, mais sobressaltos… Até porque se pressentiu sempre que bastava outro descuido e... E a época passada também estava tudo muito complicado quando surgiu o penalti já para lá das linhas.

É tão verdade dizer que o SCP se marca o 1º quiçá podia ter ganho por 2 ou 3 como dizer que o Belém também podia ter ganho o jogo. Cada um joga com as armas que tem e o Belém não só foi mais eficiente como mais eficaz. A 2ª maior oportunidade de golo é deles.

P.S. Com um bom jogo interior qualquer jogador evoluído tecnicamente na frente faz golos LR. Vai fazer o Montero, o Nani, o Mané… Como um jogador forte no jogo aéreo como o Slimani precisa de jogo exterior.

Jalex disse...

O plantel foi mal formado, e quanto a isso agora não á nada a fazer.

Comprou-se muito e mal,e se é certo que alguns jogadores possam ter potencial mas a realidade é que nunca serão opções no imediato.

O Sr Inácio é o grande responsável desta má gestão de plantel (e o Presidente também acaba por ter culpa por lhe dar uma confiança cega....não devia!).