quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O suposto "caso Matias"

Como sempre disse o que para MIM realmente interessa é VENCER, seja com uma táctica mais defensiva ou mais ofensiva, com um onze cheio de pernetas ou cheio de craques e isso tem acontecido neste momento... Para MIM claramente com o dedo de Carvalhal e com 2 reforços de peso, João Pereira e Izmailov.

Temos estado bem, os adeptos têm gostado e é bom que assim continue mas salta à vista que existem jogadores com um rendimento abaixo do que sabem e que podem render. Ainda bem que temos jogadores de qualidade no banco para puderem entrar, ainda bem que temos mais do que 11 jogadores de qualidade para existir a tal competitividade necessária para que os jogadores se superem a cada treino e a cada jogo.
Mas apesar disto tudo, não é fácil entender como um jogador de classe mundial joga nos últimos 4 jogos (que vencemos) pouco mais do que 20 minutos e digo isto porque o jogador que está a "tapar" o lugar é a "vaca sagrada" do Moutinho que me parece unânime que está a jogar muito abaixo do pode e sabe.
Acho que é por isto que se está a criar este "problema" com o Matias.

Espero é que a não utilização no 11 inicial não tenha nada haver com esta clausula no contrato do Matias Fernandez:
a) 250.000,00 por cada uma das duas primeiras épocas se o jogador perfizer
um determinado número de jogos oficiais na qualidade de titular.

Saudações Leoninas

PS. Como é evidente por muito que goste do Matias Fernandez e ache que ele deveria ser titular trocava todos os minutos que ele poderia jogar por vitórias em todos os jogos até ao final de época!

37 comentários:

Jalex disse...

Muito bom post.

E bastante interessante essa questão do contracto.Não fazia ideia.

Matigol disse...

Muito bom mesmo

Quem diz a verdade nao merece castigo

Moutinho tem que ir aquecer o banco! Estamos fartos! É o capitao mas nao é o dono da equipa

fred disse...

obrigado pela informação dessa clausula. É uma forma de tentar explicar esta situação estranha, mas penso que não explica tudo.

Pois o Matias mesmo não jogando de inicio poderia sempre entrar mais cedo do que têm feito e assim ajudar a equipa. Essa clasula tambem não justifica o que o carvalhal têm feito com ele nos ultimos jogos.

sinceros parabéns pelo blog.Para mim já é uma referencia diária do nosso clube.

Visconde do Lumiar disse...

A meu ver, existe já por parte de alguns adeptos do Sporting algum endeusamento excessivo do Matias. É bom jogador, foi uma boa aposta, mas daí a craque de nível mundial...vamos com calma.
Se bem se lembram, no tempo de Paulo Bento teve bastante utilização, mas à excepção de um ou outro jogo, tipo fiorentina, apenas se viram alguns lampejos, de um jogador de inegável craveira técnica, mas que teima em 'esconder-se' muito do jogo...
Também não me têm agradado muito alguns 'timings' das substituições do Carvalhal, mas o certo é que a equipa tem ganho e, sinceramente, apesar do momento menos exuberante do Moutinho, tanto Matias como Vuk, são banco nesta altura. Custa vê-los lá? custa, mas espero q não amuem, pq vamos precisar deles...

Saudações leoninas

Joao Pereira disse...

em vez de se falar de quem joga e bem, e se esforça por dar alegrias ao nosso clube fala mos de quem nao joga.. imagine-se se nao tivesse mos ganho os ultimos jogos o que se haveria de falar!!
deem tempo ao matias! ele antes jogava mais pq o sporting jogava num claro sistema de losango e ele era o unico numero 10 de raiz! agora a tactica mudou e ele tem de se adaptar a outro estilo de jogo!! se nao joga é por alguma razao e isso cabe ao mister! a razao de substituir nos ultimos minutos tb n concordo mas pode ser visto como substituiçoes pa garantir a vitoria.. devia se de falar do joao pereira esse sim, que chega ca e nao da hipoteses. com ele nao teremos o problema de vir para aqui falar que nao joga!!

Mauro Silva disse...

Parece-me que além do " endeusamento excessivo do Matias",há um endeusamento maior do Moutinho...
O ponto é unicamente esse...

Eduardo Villas-Boas disse...

Só quem não vai ao estádio é que pode querer tirar o Moutinho da equipa.
Ainda este último sábado, frente ao Leixões, era vê-lo a correr kms para recuperar bolas e sempre que tocava na bola, conseguia tirar adversários do caminho com espectacularidade.
Tirem mas é o Vuk

Anónimo disse...

eduardo villas boas estatisticamente o moutinho foi o jogador que menos correu contra o leixoes........

Mauro Silva disse...

Pois,mas depois nós é que estamos a endeusar...pfff

Ricardo disse...

também temos que ver que teoricamente com os campos nas condições que estão faz mais sentido a utilização de um moutinho a um Matias.

Porem acho que um jogador com a qualidade dele tem que jogar mais.

Mas também o que importa são os resultados e esses sim agora tem aparecido, espero que para continuar.

Anónimo disse...

tirar vuk?? tirar moutinho?? podem-m explicar o que é que o postiga anda a fazer na equipa??? NADA!! e se repararem...o postiga joga atraz do saleiro, ou seja; ele é que esta a tapar o matias! para aquilo que o postiga tem estado a fazer, prefiro o matias...pois d um momento para o outro ele pd decidir um jogo!!

SL

Anónimo disse...

Dos últimos 3 jogadores arqueados ( Arqueado - Aquele que tem as pernas curvadas, que quando junta os pés não consegue encostar os joelhos...)que vieram cá parar, o Caicedo antes de vir já se sabia que não prestava, o Mexer ainda não se sabe porque o rapaz está na CAN, e o Matias marcou 3 golos mas ainda não convenceu...será que os arqueados não têm uma estrutura óssea que os deixe correr mais rápido, rodar, etc e assim ter mais sucesso no Sporting?

Joao Pereira disse...

todo o jogador de futebol normalmente é arqueado.. uns mais que outros!

Anónimo disse...

nao ha caso. PONTO FINAL PARAGRAFO!
nao sejamos nos sportinguistas a comentar, a instigar e a começar a minar o sporting.
NAO HA CASO. VIVA O SPORTING. VIVA O MATIAS VIVA O MOUTINHO. FORÇA SPORTING.

Anónimo disse...

"Só quem não vai ao estádio é que pode querer tirar o Moutinho da equipa."

Pelos vistos quem não vai ao estádio és tu!

Anónimo disse...

De facto este blog é bastante cómico se é...

retirei deste post esta pérola que passo a trancrever:

"com um onze cheio de pernetas ou cheio de craques e isso tem acontecido neste momento"

Várias hipóteses:

ou eu nao sei o que são craques...

ou contentam-se com pouco...

ou o joao pereria chega e tudo se transforma:(o que é verdade, basta perguntar ao fábio espinho)

Leão sem Palas disse...

Contrato? qual contrato pá.

Ando aqui a dizer desde o inicio. MF não é o jogador que o LR quer fazer dele.

E a prova está á vista.

Era bom que MF fosse como tu dizes, mas infelizmente é como eu digo.

O Villareal is deixar sair um craque por 3.9 M€ a pagar em 3 anos.

Só na tua cabeça LR

Leão disse...

Para mim Matias Fernandez é um jogador evoluído tecnicamente mas sem pulmão para 90 minutos.
Sem ser um craque, longe disso, também não concordo muito que seja o eterno escolhido para queimar tempo aos 90+2.

Anónimo disse...

O Matias Fernandez é um típico nº10 como o Sporting já não tinha à largos anos. Desequilibrador no um para um, técnica acima da média, mortífero no último passe, exímio nas bolas paradas. capacidade de finalização e rápido q.b.! Mostrou todas estas qualidades no ColoColo e no Villareal e em ambos os clubes deixou saudades como se comprova pelos vários vídeos e comentários feitos por fãs.

ColoColo -> 112 jogos 57 golos
(melhor que muitos avançados que já passaram pelo nosso clube)
Villarreal -> 71 jogos 7 golos

Não sei o que se passou com ele no Villarreal para o clube o vender por um valor tão baixo tendo em conta a idade/potencial/qualidade.
Também desconheço o que está a acontecer com ele agora no SCP para não jogar mais minutos tendo em conta os vários jogos que se realizaram e realizar-se-ão, gestão do plantel, más formas de outros jogadores...

Outra pergunta que gostaria de ver respondida mas o Paulo Bento já não está lá mas parece que o Carvalhal vai pelo mesmo caminho:
Como é possível este jogador quando está em campo não marcar livres directos (do lado esquerdo com o pé direito), indirectos, cantos (partilha com o Veloso obviamente) e penalties? Será que a equipa técnica do Sporting esteve e está cega? Não conhecem o passado do jogador? Em pleno CampNou o homem contra o Valdez marcou um dos melhores penalties de que tenho memória (só para dar um exemplo)!

Saudações Leoninas.

leao revisor disse...

Leao sem Palas

É da minha cabeça e na cabeça dos outros 500 jornalistas sul-americanos que onde foi considerado o melhor a jogar nesse continente... Mas é da minha cabeça.

Ahhh por acaso tambem foi a 1º vez na história do nosso clube que tivemos um jogador com esse prémio no curriculo... Mas é da minha cabeça.

leao revisor disse...

Anónimo

Só tenho que acrescentar uma coisa sobre as grandes penalidades... É que nunca falhou uma em jogos oficiais na sua carreira....

Anónimo disse...

A equipa esta a jogar bem mas está a jogar com 10 jogadores...O postiga nao exite..é preferivel por o Matias no lugar desta nulidade!!!

O Matias tem de ser tambem o homem das bolas pelo menos as que sejam para um pé direito!!

MATIAS A TITULAR JÁ!!

ISSO DE METER O HOMEM A UM MINUTO DO FIM E GOZAR COM O JOGADOR!!!

R_Cunha disse...

O que mais me irrita nem é ser o Matias ou o Moutinho ou Vuk no banco. Irrita-me sim é a substituição nos descontos! Substituição à equipa "pequena"!!!!!

CANOS SERRADOS disse...

Bolas, nunca imaginei estar de acordo com o palhaço do Leão Revisor, mas estou mesmo!!!

Sporting até morrer disse...

LR,

Apesar de ter sido considerado o melhor jogador sul-americano, a verdade é que continua por provar o seu real valor.

No Villareal falhou, e no Sporting ainda não convenceu.

O potencial está lá, sem dúvida, mas a verdade é que lhe falta regularidade na exibição (com pucos e altos e muitos baixos nos jogos que foi titular), e acima de tudo demora a entrosar-se com o tipo de futebol praticado pela equipa do Sporting.

Mas concordo em absoluto contigo sobre o Moutinho.
O banco far-lhe-ia muito bem!

Podia ser que víssemos outro Matias agora que a equipa recuperou a alegria de jogar.

SL

RFC disse...

Cada um tem a sua opinião e respeito-a, a menos que se seja lampião, e aí a opinião não interessa e está enviesada.

Matías Fernandez para mim é um génio. Sabe agarrar a bola e fazer qualquer coisa com ela, excelentes assistências, óptimos cruzamentos, muitos golos e exímio nas bolas paradas.

Caso? Não, nem por moutinho ou por qualquer outra coisa. Matías não joga porque simplesmente não existe um verdadeiro número 10 na equipa de carvalhar. Moutinho joga numa posição avançada, mas tem de defender. Matías não tem pulmão para atacar e defender e não é talhado para isso.

Agora se tenho pena pelo facto de não o ver jogar? Sim.

Se tenho pena cada vez que existe um livre mesmo ao jeito de Matías, seja moutinho a pegar na bola (Quando estão os dois em campo)? Sim, sempre moutinho.

Se Moutinho é grande jogador?
Sim, também o acho óptimo jogador, mas diferente de Matías. Moutinho é mais um Box-to-box, Fernandez mais 10 à antiga.

Entre os dois, Carvalhal opta pelo primeiro porque interessa numa fase delicada da época - em que estamos a tentar recuperar - não sofrer muitos golos e evitar perder bolas logo na primeira linha.

Se Carvalhal pode começar a rodar alguns jogadores, nomeadamente Matias/Moutinho ? CLARO que sim!

Saudações Leoninas,

RFC

Carlos disse...

RFC

gostei da tua análise...Tem logica..

CANOS SERRADOS disse...

RFC,

Concordando com tudo o que dizes, só quero acrecentar uma coisa.

Para mim, e apesar de achar que o Adrien tem muito futuro, acho também que o Moutinho cada vez menos apresenta a qualidade ofensiva de que precisamos. Para mim jogavam os dois. O Moutinho como MD e o Mati como MO.

Saudações Leoninas

Carlos disse...

canos cerrados


pq tirar o adrien se ele finalmente esta a crescer e a agarrar ol ugar..acho q n faria mal ao moutinho uns lugares no banco pa descansar e pa ver q nao tem lugar cativo

Anónimo disse...

boas

emprestem o matias á Oliveirense que nós precisamos aqui de um médio com as caracteristicas dele,e o nosso mister até é lagarto ia agradecer.
(tou a brincar)

saudações leoninas desde Oliveira de Azeméis

RFC disse...

Eu sinceramente rendo-me, o Adrien está a melhorar e a merecer jogar.

Veloso vai encostar à esquerda, Moutinho está mais à frente pq Adrien é o 6 do Sporting e aposta do Carvalhal.

Eu aceito e apesar de achar que Adrien não é mau, considero que não é um jogador do nível do Sporting.

Mas rendo-me à evidência que tem feito bons jogos.

SL

Anónimo disse...

RFC o MF nao aguenta os 90 mins...afirmação tua, mas entao porque e que quando jogava a titular era sempre do top 3 a fazer mais km's??

dsouza disse...

o matias continua a ser o matias do youtube! nao vou discutir o talento que tem e a tecnica q possui, a bola saí sempre redonda dos pes do menino, a verdade é q o MF nem tem feito nada de especial(p o q se falava) nem é inteligente por o matias nos VERDADEIROS BATATAIS!! que sao os estadios deste pais! incluindo o nosso!

enfim tb por um junior ou um puto q veio da cantera nos ultimos min tb nao é mto inteligente, confiança nao lhes dá nenhuma!

é por isso q nao acho assim tanto escandalo neste inventado "caso matias"! mas neste clube é so inventar casos e levantar problemas!

meus senhores o vento mudou, a crise ja era, vamos la encher alvaldae XXI e cantar pelas nossas vitorias!!!

SL

RFC disse...

Anónimo, peço desculpa mas não vi sequer onde escrevi isso.

Disse: " Matías não tem pulmão para atacar e defender e não é talhado para isso. " o que é diferente de não aguentar 90 minutos. (Todavia acho isso).

O ponto onde quero chegar é que considero o Moutinho um box-to-box e não considero o Matias assim, seja por dificuldades fisicas, seja por dificuldades do chileno a defender.

Mas o facto de correr mais ou menos KM é irrelevante. Porque o que interessa é o ritmo de corrida de alguém que ataca é diferente do ritmo de alguém que ataca e defende. Faço-me entender? Km em sprints são diferentes dos KM da movimentação em campo.

SL

Anónimo disse...

Claro que sim. Foi apenas uma observação e concordo inteiramente com o que tem dito acerca do MF.

Anónimo disse...

O MF não joga porque o CC acha que não.

Não façam disso um caso. Só podem jogar 11. Ele que trabalhe ainda mais.

Edu Mart

Pedro disse...

LR,

Para mim Matias tem de jogar. Para Carvalhal não... É o nosso treinador, ele é que o vê treinar diariamente, ele é que decide. Temos de respeitar. O que não posso aceitar é que se meta um jogador em campo depois do minuto 90... Nem o Matias (concordo que é um jogador de classe mundial) nem sequer um puto qualquer de 17 anos. No Sporting essas substituições não devem existir, é uma mentalidade de clube pequeno e uma falta de respeito para o jogador que entra! Em relação às bolas paradas é OBVIO que o Moutinho não tem classe e que têm de ser marcadas por Velosos e Matias.

Um abraço

Pedro - Sporting sempre