sábado, 9 de janeiro de 2010

Sporting 1 vs 0 Leixões

O Sporting derrotou o Leixões por 1 a 0 com golo de cabeça de Tonel (quem mais marca golos de cabeça no Sporting?) aos 84 minutos.
A vitória não merece contestaçãoe poderia ter acontecido por numeros bem mais dilatados não falhassem Izmailov, Vukcevic ou Pongolle um punhado de oportunidades. Em destaque também Rui Patrício que esteve sempre bem nas poucas vezes em que foi chamado a intervir. Destaque ainda para João Pereira que fez a sua estreia e deu uma nova dinâmica ao flanco e para Saleiro que está a melhorar dia para dia.
Pela negativa: Postiga. Esteve uma autêntica nulidade.

23 comentários:

Shepo disse...

FINALMENTE!!! O Sporting jogou à bola, houve remates dignos desse nome, houve golos... ESTREIAS: agradou-me a do João Pereira (não gostando dele como pessoa, mas como jogador não tenho nada a dizer...; Sinama pongolle ia tendo uma estreia em grande... ao marcar um auto-golo, mas o resto até gostei porque ainda tentou marcar e no fim do jogo esperou do lado esquerdo do campo adversário junto à bandeira de canto e aguentou lá 2 jogadores! A ganhar 1-0 tinha de ser assim e não jogar cá atrás como já vi várias vezes...
Vamos a ver se isto melhora e se não der o 1º lugar desejado como sempre o é, então tentaremos o 2º! E JAMAIS o 3º como costuma ser o objectivo de certos clubes com galinhas como simbolo... :D

Saudações Leoninas e...

VIVA O SPORTING!!!!

JL76 disse...

Jogadas bonitas...
Muitas oportunidades...
Muita raça...
Parabens Carvalhal,mas queremos ainda mais!!!´
FORÇA SPORTING!!!

Anónimo disse...

SÓ FALTA O RUBEN MICAEL NA POSIÇÃO 10 ( MOTOR DE GRANDE ROTAÇÃO, ASSISTENTE E FORNECEDOR DE GOLOS ) E DEPOIS TEMOS EQUIPA PARA SER CAMPEÕES.

Saleiro tem estado muito bem, Parabéns ao rapaz!

Carlos disse...

mas dd qd o micael é nº10 e é capaz de ser motor?!?!?
o ruben micael é bom mas na posicao oito (tipo meireles no porto ou ramires no slb)

Sporting até morrer disse...

Boas,

Exibição com raça e com muitas oportunidades como não se via há muito.
Apesar de não ter sido excelente tivemos bons momemntos de futebol e uma muito maior consistência de futebol de ataque durante os 90 minutos.

Infelizmente, tenho de dizer que não gostei de ver Pongolle no banco, e Postiga a jogar...6.5M de euros por um jogador, tem de obrigatoriamente entrar a titular!

João Pereira fez aquilo que se esperava, defendeu e atacou em todo o corredor. E atacou muito bem!
Comparado com P. Silva/Abel é como a noite e o dia. Temos defesa direito como não tinhamos há muitos anos!

De Pongolle não gostei muito, mas jogou 30 minutos e numa fase crítica da partida.
Péssimo etsve Postiga mais uma vez, a falhar, a complicar...a não marcar mais uma vez.
Moutinho também etsve fraco e já era hora de ir para o banco.

Vuk e Izma começam aos poucos a recuperar a forma e isso nota-se logo no rendimento da equipa.
Pena foi que não aproveitasem nenhuma das muitas oportunidades que criaram.

Última palavra para a defesa que demonstrou segurança e raramente o Leixões teve oportunidades para criar perigo.

Espero com o Nacional ver a equipa ainda melhor e que o futebol de ataque.

SL

el matador disse...

finalmente assiti a um bom espectaculo no estadio do nosso clube. Com dois laterais a sério, Adrien com excelentes passes longos e com 2 bons extremos, consegue-se jogar um bonito futebol pelos flancos.

meu blogue http:\\SportingSectorA12.blogspot.com

TyGeR disse...

Postiga é o novo Pinilla dos anos 09/10 .. Metam-no só a jogar contra o Braga, porque no ano passado marcou, e o Pinilla meteu lá 3 :)

Cantinho do Morais disse...

Ontem gostei do Sporting. Gostei, especialmente, do Sporting da 1ª parte. Um Sporting dinâmico, com alternância de flanco, com diferentes opções de criação de jogo ofensivo e, acima de tudo, com uma intensidade que já não se via em Alvalade desde do jogo com a Fiorentina.

A razão para tal sucesso deve-se a múltiplos factores. E isto de múltiplos factores também é algo novo. Até então, o sucesso resumia-se à inspiração de um ou dois jogadores, da sorte de uma jogada ou ao azar de uma defesa contrária. Mas ontem não. Ontem, a vitória passou por muitos jogadores, pelo treinador, pelos adeptos, resumindo, a vitória deveu-se a uma Equipa.
João Pereira, Adrien, Izmailov, Vukcevic, Tonel e Patrício foram os esteios da equipa. Se uns fizeram o que se esperava e desejava (João Pereira mostrou o deserto que tem sido o Sporting no que diz respeito ao ataque pelas alas, pela intensidade e coragem colocada no jogo, e pela ausência de umas boas "caralhadas" dentro do campo; Rui Patrício foi um guarda-redes grande e de um Grande. Atento e seguro, mesmo quando só tem de "jogar" em dois únicos momentos, num jogo com quase 96 minutos), outros mostraram o quanto são importantes e como foram dolorosas as suas ausências (Izmailov é algo que só a inactividade e a falta de concretização do futebol que produz, justifica a sua permanência em Alvalade. É um jogador fora da nossa realidade, de outra dimensão. Paulo Barbosa nunca imaginou que um dia ajudaria o Sporting).
Por outro lado, surgiram três jogadores que já estiveram nos antípodas dos sentimentos e irracionalidade dos adeptos (e também treinadores). Tonel, Adrien e Vukcevic foram aquilo que há muito não o conseguiam ser. Tonel irrepreensível a defender e a atacar (o golo porque sim, mas até os passes em profundidade muitas vezes fizeram sentido), Adrien exímio na recuperação, pela primeira vez senti-o realizado numa posição. Ganhou muitas bolas à frente do normal e teve no meio-campo de ataque quem o ajudasse na fácil entrega da bola e no inicio da construção. O seu papel, reduzido em dimensão, tornou-o mais eficaz e demonstrou que tem lugar neste Sporting, como teria um qualquer jogador com as suas características (desde Paulo Bento e Ducher que não existe tal jogador). E Vukcevic. Um Vukcevic tão criticado por mim. Ele apareceu. Excelente na 1ª parte, assumindo a finta, deambulando pelo campo, disponível para atacar o adversário, para largar a bola no momento certo, para servir e para ser servido quando ninguém o espera. Este Vuk tem lugar no Sporting. Este Vuk pode beijar o símbolo e ser feliz em Alvalade. Oxalá continue, para nosso bem, mas também por ele.

Não foi um Sporting perfeito, mas foi um Sporting bom e que merecia muito mais deste jogo. Mas estas vitórias, suadas, difíceis, por vezes fornecem mais do que (simples) três pontos. O caminho é em frente. É dar seguimento, é não parar e fazer cada vez mais e melhor. Mais confiante e seguro. A Retoma é possível. A Retoma é essencial.

Quarta-feira tem que se mostrar que isto não é acaso. É tempo de colocar outros em campo para sentirem que são importantes e para se saber se querem andar neste barco. Quarta-feira é para ver se Veloso faz falta ao Sporting de ontem.

ps: Creio que cada vez faz mais sentido o Pedro Mendes (e não o Meira). E era excelente (deixem-me sonhar) o Nani. E um central, qualquer um que salte primeiro que o avançado e que coloque a bola no quintal, quando assim o exige. É que este Adrien e Vukcevic não vão durar sempre (pela intensidade que colocam em campo e porque ainda são "verdes"). Carriço e Tonel não chegam para o que ainda está para vir.



http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Anónimo disse...

Na minha opiniao nao deviamos mexer muito mais no plantel so iria buscar mais um avancado pois nos precisamos de concretizar mais as oportunidades que criamos.

Anónimo disse...

" Sporting até morrer disse...

Infelizmente, tenho de dizer que não gostei de ver Pongolle no banco, e Postiga a jogar...6.5M de euros por um jogador, tem de obrigatoriamente entrar a titular!"


Essa de um jogador ter que jogar só porque custou uma fortuna...para mim é nova! Já li e houvi muitas coisas, mas essa é a primeira!

Acho estranho que ainda haja alguém que pense que um treinador pode e deve fazer alinhar um jogador na equipa que vá jogar num próximo jogo, escolhendo-o por outros critérios que não sejam a suas condiçãões física e técnica, a sua integração social(o Pongolle está cá há pouco mais de uma semana e é um estrangeiro desconhecedor da lingua), para além do seu actual rendimento colectivo dentro da equipa.

Apreciações destas transmitem logo uma ideia das condições que têm alguns para escrever ou falar sobre futebol e que andam por aqui e por outros sitios a botar faladura.

Tem que se lhes dar uma desculpa.Eles não sabem mais, se calhar porque ainda não têm idade para isso.

Alvalade XXI disse...

excelente commentario do cantinho de morais. concordo perfeitamente.

vou só falar sobre uma coisa que nao vejo ninguém falar.

o grimi tem melhorado de jogo para jogo e ontem gostei mesmo muito de o ver jogar. ainda não esta perfeito mas não perde uma bola na raça, a defender esta impecável e a atacar já está a caminho do pretendido.

só mais uma coisa: ontem no banco tínhamos entre outros: tiago, polga, psilva, djalo, pongolle, abel e mfernandez.
nos não convocados: caneira, liedson e mveloso.

faço uma questão: precisamos assim tanto de reforços???? na minha opinião não.
eu guardava o dinheiro para no verão após as vendas fazer as compras certas para atacar o titulo.

mais uma vez digo: neste momento os porcos e o porto têm melhores jogadores que nós?? eu penso que não..

Só não gostei nada de só ver 24 mil pessoas em alvalade..foi triste.

FORÇA SPORTING

SL

Sporting Eterno disse...

Concordo, só falta Rubem Micael!

http://sportingeterno.blogspot.com/

Sporting até morrer disse...

Anónimo,

Vamos comprar um jogador de 6.5M e fica no banco, colocando a jogar um cepo chamado Postiga?

Se Liedson estivesse apto a jogar, com certeza que concordaria que Pongolle ficasse no banco.
Com Liedson lesionado, a sua opinião é que é melhor jogar com o Postiga que em mais de 20 jogos esta época tem ZERO GOLOS.

O João Pereira jogou de imediato nesta equipa, por que razão não há-de o Pongolle fazê-lo também?
Porque não está em condições físicas diz você, ou por falta de integração social...sem comentários.

Fica com a tua opinião, que eu fico com a minha.

SL

Hortaliça disse...

Concordo perfeitamente com anónimo. Sporting até morrer,estas a comparar o J.Pereira que sempre jogou em Portugal, que já conhecia alguns jogadores das selecções jovens, com um francês acabado de chegar a uma realidade totalmente nova?
Que eu saiba não é o facto de ter custado 6 milhões que faz de alguém automaticamente titular. Quem anda no futebol sabe que isto não funciona assim. Independentemente do rendimento(ou falta dele) do Postiga.
Os adeptos na ânsia de avaliarem os reforços querem logo vê-los em acção, mas são logo os primeiros a "queimarem" um jogador caso os primeiros jogos não corram bem.
Tem calma, ele vai ter tempo de demonstrar se vale ou não os 6milhões, os jogadores apesar do que recebem não são máquinas,sim precisam de ser integrados, precisam de tempo, há inúmeros casos de jogadores que tinham qualidade mas ficaram logo "queimados" nos primeiros jogos e acabaram por sair sem glória.

Em relação ao jogo destaco a fantástica defesa do Rui Patrício mesmo em cima dos 90...se tivesse sido um certo gk a faze-la o que ja iria para aqui...
Cumprimentos a todos os sportinguistas

Anónimo disse...

O patricio deve ser o jogador mais protegido da comunicacao social depois do david luis claro! Um escandalo! Qualquer um dos Gr dos porcos e melhor que o Patricio!
Adrien tem que sair da equipa e po ano ir rodar. E muito fraquinho.
E preciso mais jogadores como JP, com raca determinacao e a distribuir fruta!

Hortaliça disse...

Anónimo das 15.40, discordo totalmente de ti! E do teu comentário depreendo que deves saber muito pouco de guarda redes! Como é possível tamanha barbaridade??? Ele falha como qualquer um, mas vais-me dizer que ontem não fez duas defesas impressionantes? Aquela mesmo a acabar o jogo é algo de fenomenal, a fazer lembrar o saudoso Damas!
Em relação ao David Luís, apesar de não gostar de comentar jogadores dos rivais, tenho que reconhecer que é um belíssimo central, com raça, determinação e distribui muita fruta(como tu dizes e bem do J.Pereira). Se é muito protegido pelos árbitros? Sem dúvida mas isso já é outra história.

Anónimo disse...

O Pongolle chegou agora, e não era titular no Atlético por isso é natural que tenha entrado aos 57m, mas não foi por ter dificuldades de comunicação, uma vez que ele sabe falar espanhol. É natural que Carvalhal queira dar mais algumas chances ao Postiga ( porque Carvalhal chegou agora ) mas esta deve ter sido das últimas oportunidades a titular..
Adrien também não me convence, é limitado e prefiro Veloso ou Moutinho que passam melhor e dão outra dinâmica ofensiva à equipa.
Estamos a melhorar mas falta um número 10 rápido e dinamizador que é suposto ser o Ruben Micael.

Se esperarem muito ele foge...

Jedi Master Atomic disse...

"O patricio deve ser o jogador mais protegido da comunicacao social depois do david luis claro! Um escandalo! Qualquer um dos Gr dos porcos e melhor que o Patricio!
Adrien tem que sair da equipa e po ano ir rodar. E muito fraquinho."

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Carlos disse...

Anonimo das 16h09

Adrien é limitado?!?!?
o teu cérebro é que é limitado em não reconhecer que com 20 anos já tem esta qualidade..

Anónimo disse...

" Sporting até morrer disse...
Anónimo,

Vamos comprar um jogador de 6.5M e fica no banco, colocando a jogar um cepo chamado Postiga?"


Não vale a pena explicar mais, porque à gentinha que deve ter pouca experiência da vida, mas pensa que sabe tudo.

Não entra na cabeça de ninguém com senso, que um jogador que vem de outros futebois, de outras realidades no quotidiano, chegue...e pegue de estaca!

Devia sair deste País e experimentar como é dificil viver-se no estrangeiro, mesmo sendo futebolista, porque lá fora as dificuldades não vêm só das dificuldades financeiras(que os futebolistas não têm), são também de outras origens.Mas para se compreender isso, é preciso a experiência e, por aqui há muitos que não a têm.

Haja paciência.

Sporting até morrer disse...

Anónimo,

Estamos a falar de futebol, e esse quando se é bom jogador joga-se em qualquer parte do planeta.

Queres gente que vem de outros lados como dizes e que pega de estaca na equipa:
- André Cruz
- César Prates
- Mpenza
Resultado = Campeões

Quanto a não ter experiência de vida, ainda sou do tempo de ver o Manuel Fernades e Jordão jogarem à bola.
Lembras-te?
Tenho dúvidas pela tua argumentação limitada...

E diz-se há, e não á, mas isso vem com a experiência, ok?

SL

SL

Hortaliça disse...

Antes de mais não pretendo entrar em conflito com ninguém, apenas dar a minha opinião.
André Cruz, César Prates e Mpenza foram todos titulares no primeiro jogo??se calhar até foram não sei. Mas duvido. Continuo a dizer que é um disparate. Concordo que quem é bom joga em toda a parte do planeta, mas é preciso tempo. Acho ridícula esta discussão, afinal de contas o jogador em causa tem uma semana de trabalho numa nova realidade.
E isto é assim em qualquer parte do mundo. Agora se a equipa tivesse num bom momento, a jogar com confiança, se o Pognole viesse com ritmo, a história era outra! Agora numa equipa a tentar recompor-se pouco a pouco, lançar às feras um jogador que pouco jogou esta época parece-me no mínimo insensato.
Em relação ao anónimo não sei a idade dele, mas também não me parece que isso seja minimamente relevante, visto segundo dizes, és do tempo dos magníficos Manuel Fernandes e Jordão e ainda não perceberes que o futebol não é só talento, não é só ser bom. Há imensas variantes que condicionam o desempenho dos atletas e é aí que entra o trabalho do treinador.
Volto a referir o ridículo da questão, estas a por em causa a opção do treinador de não ter colocado logo de inicio um jogador com uma semana de trabalho. Penso,embora não o possa afirmar, que dos três exemplos que deste, não foram todos titulares no primeiro jogo. Para pegar de estaca não é preciso chegar e entrar logo no 11, ele vai ter tempo de demonstrar se os 6 milhões foram ou não bem empregues.
Para terminar, apenas uma pequena curiosidade, o Tello jogador mais caro da história do Sporting, se bem me lembro, também foi logo integrado à pressa para na altura defrontar o FCP, e o resultado foi o que foi...
Cumprimentos a todos os sportinguistas.

Sporting até morrer disse...

Hortaliça,

A única coisa que eu disse foi:

Vamos comprar um jogador de 6.5M e fica no banco, colocando a jogar um cepo chamado Postiga?

Se concordas ou não é contigo.
Por mim jogava de imediato pois o Postiga já mostrou tudo o que havia a mostrar, e ontem acho que me deu razão mais uma vez.

SL