quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desafio aos "Jornaleiros"

Toda agente sabe que mais de metade das noticias que vêm nos jornais sao encomendadas por um grupo de pessoas que tem interesses estabelecidos ou por outro lado querem vir a ter.

Tenho lido com um certo interesse à novela mexicana que CM e Record têm escrito sobre o SCP, ora é JEB vs Costinha, ora é tudo à pancada na cabine, ora agora é Couceiro vs Costinha.

A esses e a muitos outros que por ai andam, lanço-vos um desafio numa altura em que não existem jogos e isto andará um pouco mais fraco de noticias sensacionalistas como voces bem gostam.
Peguem no trabalho de um jornal que reproduz factos sobre o que os 3 grandes têm que pagar à banca no ano de 2011. Depois disso tentem saber quando paga cada clube grande por ano em salarios a todos os jogadores que constam na folha salarial dessa SAD (no plantel e os emprestados), depois tentem saber que % dos passes efectivamente cada SAD tem sobre os seus jogadores (porque vender um jogador por 22,5 milhoes de euros mas ter apenas 10% do passe em seu poder é obviamente diferente de vender um por 22,5 e ter 100% do passe), depois e neste caso já será mais dificil saber, tentar ter uma perspectiva de mais valias extra-ordinarias que o clube possa vir a ter (contratos publicidade/TV ou conquista de alguma competição europeia). No final disto tudo façam contas de somar e subtrair e retirem daí a vossa conclusão e podem ter uma surpresa!

Não tenho duvidas que os 3 grandes estão com os pés para a cova, a diferença é que para a opinião publica os unicos mortos somos nós (muito por culpa própria) mas se fizerem bem estas contas e mais importante se tiverem coragem de as fazer... Quem tem a cova maior não somos nós...

Saudações Leoninas

14 comentários:

Anónimo disse...

O Sporting está mal , mas na linha dos adversarios. Em titulos está como o benfica , mas estes estao ainda piores financeiramente.

O porto é outra liga , os adeptos querem lá saber dos problemas financeiros...ganham 16 campeonatos em 21 , 22 , tao-se maribando.

O grande problema do Sporting é aquilo que tinha vs aquilo que tem. E antes tinha muito mais que os outros mas agora , nao tem nada a nao ser a mesma divida e poucas vitórias.

Eu aconselhava os Sportinguistas a nao darem muita atencao ás analises financeiras feitas nos jornais , e é pena que o revisor só puxe isto quando falam mal , quando sabemos perfeitamente qual tem sido a posicao da bola , record e jogo em determinadas materias...até sao pessoas dentro do clube que fazem os artigos.

Estamos a falar de pessoas em redaccoes que nao sabem olhar para um balanço. Ainda no outro dia o publico faz uma manchete porque um qualquer idiota nao sabe ler um relatorio e confunde rubricas.

leao revisor disse...

Ganhar como o FCP ganhou nao é assim tão dificil, resta saber se estamos de acordo em que isso seja feito.

Consequencias já se percebeu que nao existem.

Anónimo disse...

Mas eu disse que o Porto era exemplo ? Eu tive o cuidado de dizer....ELES tao-se maribando.


O adepto da estrategia porto é o ...Bettencourt. Dito por ele na televisao.

Lionheart disse...

Nem os "jornais" se estão para dar a esse trabalho, nem a grande maioria dos jornalistas tem formação para isso.

A metáfora que se aplica ao porco é que esse clube é como um "tubarão". Um tubarão, como é sabido, nunca pode parar de nadar, senão morre. O porco não pode deixar de ganhar, porque se assim for, vai entrar numa grave e profunda crise financeira. A mesma que tem afligido o Sporting desde 2002. O porco tem de mostrar aos credores e patrocinadores que é o clube com maior potencial ganhador do momento. Pela experiência dos seus dirigentes e pelo poder que o clube detém no futebol português, é mais fácil convencer terceiros que o investimento no Dragão tem maior probabilidade de retorno. Se se perder essa imagem de "invencibilidade" perde-se muito.

O financiamento do carnide tem muito que se lhe diga. Já ouvi falar em lavagem de dinheiro, em dinheiro de Angola, em sacos azuis da CGD, etc. Certo é que nos últimos anos nem de perto nem de longe o carnide gerou receitas que possibilitassem um investimento tão grande desde 2005. Até porque, a partir de 2006, só este ano é que eles foram à Liga dos Campeões. E, no entanto, em cada época foram sempre investidos dezenas de milhões de euros em contratações. É evidente que depois há os fundos de jogadores, a antecipação de receitas, os empréstimos obrigacionistas, essa jiga-joga toda, para ir mantendo a máquina a funcionar.

As consequências de não se ir à Liga dos Campeões são muito graves. Os três grandes fazem pouco dinheiro em Portugal, têm custos completamente desproporcionados (especialmente o porco e o carnide) para manter equipas competitivas. Só a Champions permite anualmente ir gerando receitas de grandeza suficiente para ir mantendo a competitividade das equipas, a nível interno pelo menos. Como só dois clubes podem ir à mais lucrativa competição de clubes e a penalização de ficar fora é desportiva e financeiramente tão grande, maior a tendência para viciar a competição. É a pequenez do futebol português...

leao revisor disse...

Se voce é tao limitado para nao perceber o que ele quis dizer é um problema seu.

A organização do FCP é muito boa e nao estou a falar da corrupção.

Elogiada por toda agente, a forma trabalhar a exigencia... Mas voce não entendeu assim é la consigo.

Com a historia do fundo foi a mesma coisa... alguns so entendem o que querem.

Lionheart disse...

A propósito de financiamento e influências, recorde-se esta história de financiamento ilegal, que envolvia empréstimos à SAD portista sem necessidade de pagar juros. Incrível como se faz tudo neste país...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/bcp-financiou-sad-do-porto

leao revisor disse...

São estes pequenos pormenores que depois fazem toda a diferença tambem.
Se a isto juntarmos os terrenos das antas, o centro de estagio oferecido no olival... veremos quandos milhoes que eles ganharam em relação a nós.
Isto é logo um prejuizo directo em relação a eles, mas para mim o pior é que depois existe o efeito bola de neve... mais dinheiro resulta em mais dinheiro para investir resulta na possibilidade te ter mais e melhores jogadores, resulta no aumento da possibilidade de ser campeao o que resulta por fim no aumento de receitas por via da champions... ora isto tem sido tambem o sucesso do FCP.

Ricardo disse...

Façam como eu... desde 05 de Outubro de 2010, deixei de aceder ao site do Record!

É obvio que também não compro esse pasquim, e muito menos leio o CM (Jornal dos roubos, assassinos... etc, etc)

Fito Rinaudo disse...

Revisor,

eu até acho o seu comentário inteligente e subtil, nada que não seja do conhecimento público e camuflado pelos pseudo-gestores/jornaleiros...mas falar em sensionalistas...talvez não tenha sido o melhor...ou já se esqueceu do seu "comunicado fantasma" de há uns dias?!

Cada vez está mais explicito que o problema do Sporting é o Sporting, para os Sportinguistas o Sporting e tudo o que o constituí é sempre pior que o dos adversários...mas pelos visto não é!!!

JÁ VAI SENDO TEMPO DE ACORDAR E PUXARMOS TODOS PARA O MESMO LADO!!

Lionheart disse...

Por falar em "jornaleirismo", um dos pasquins do "Jaquim" dá "honra" de primeira página ao Sporting por causa do "Natal", porque parece que este é o nosso pior Natal dos últimos 30 anos. Tão queridos eles são para os sportinguistas. Numa semana em que o Sporting até ganhou, preferem enfatizar o que é mais "positivo" para as nossas cores.

Esse pasquim por acaso tem como director um "sportinguista", mais conhecido por ser um pau-mandado do Jaquim. Jaquim cujo grupo de media, a Controlinveste, recebeu um tratamento favorável do BCP, através da intervenção do "honorável" Armando Vara, ao ser-lhe alargado o periodo de carência da dívida até 2012. Sabendo-se que a linha editorial dos JN, DN e da TSF é pró-governo PS e que a actual administração do BCP foi lá posta pelo PS, entende-se o "racional" do negócio. Escusado será dizer a imoralidade que é enquanto a banca aperto o cinto aos cidadãos e às empresas, estes chulos têm períodos de carência. Qualquer semelhança com um país normal é mesmo isso, semelhança.

Dezperado disse...

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1472098

Esta semana saiu um artigo interessante sobre as contas dos 3 clubes.

Bom Natal LR

SL

Leão de Alvalade disse...

Boas Festas!

vitor disse...

O Camoesas ainda é pior que eu, ainda há dias esperava outro treinador e agora lixa a cabeça ao Revisor!?

Eu queria aproveitar o Fonte Segura para agradecer e devolver os votos de Boas Festas que vi hoje no meu mail de vários portais leoninos, não fazia a minima ideia que tinha tantas subscrições, nem percebo o que por lá andei a fazer, porventura á procura da solução leonina?!

De qualquer forma não vá o Pai Natal passar pela blogosfera leonina, até para justificar porque equipa de vermelho, de tanto corar de vergonha, digo já que foi muito injusto só o Revisor ter tido oportunidade de expressar o que queria no sapatinho aqui no blogue. Eu depois de muito pensar, sobretudo depois de ver o João Pereira voltar a subir no corredor, até acho que o plantel desenrasca muitas posições, por isso em tempos de carestia o que eu queria mesmo era um nº 4 holandês ou até um dos mais baratos, pode ser brasileiro.

Claro que ainda ficava mais feliz com os extremos de Coimbra.

Votos que o Pai Natal não se esqueça do Sporting! Renovados votos de Boas Festas leoninas. S.L.

Paulo disse...

a este post tenho um unico comentario a fazer:

MUITOS PARABENS!!!