sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Liga Europa: Glasgow Rangers vs SCP

O Sporting vai defrontar o Glasgow Rangers na próxima eliminatória da Liga Europa. Não se pode dizer que tenha sido um bom sorteio mas também não terá sido mau. Caso siga em frente defrontará, a seguir, o vencedor do confronto PSV vs Lille.
Eu acredito... mas o nosso maior adversário somos nós próprios. E a continuar a jogar o que se tem visto... será muito complicado.

18 comentários:

Lionheart disse...

Sorteio razoável. Oportunidade para vingar a derrota de há dois anos na Taça UEFA. Vou a Glasgow apoiar o Sporting.

Lionheart disse...

Ah, e não esquecer que se o Sporting eliminar o Rangers, vai jogar a seguir com o vencedor do Lille/PSV. Aí já fia mais fino.

vitor disse...

Uma das eliminações do Sporting na Europa que me custou mais aconteceu em Glasgow, com o Celtic, dava um bom video para preparar o que espera a equipa.

Não faço a minima ideia de como está o Rangers, vou passar o Natal a Londres, na volta logo comento aqui o que espera o Sporting.

De qualquer forma foi positivo que o sorteio tivesse acontecido hoje, para não nos esquecermos que afinal de contas ontem passámos a fase de grupos. As vitórias para além do prestigio dão muita confiança, mas também se aprende muito nas derrotas, parece aliás ser essa a vontade do treinador.

Força Sporting! S.L.

Schmeichel disse...

Vítor, claro que as contas se fazem no fim e eu até lhe digo que teria todo o gosto em apoiar uma direcção que eu visse que estava a fazer um trajecto de futuro, que se inserisse num projecto futebolístico sustentado, mesmo que à custa de resultados imediatos.

Mas a verdade é esta: não se vê no Sporting actual um rumo, um projecto com pés e cabeça que se perceba estar a ser seguido. Se me souber explicar, talvez eu possa compreender e até possa dar-lhe razão, mas ainda ninguém o conseguiu, se calhar porque não se pode explicar o que não existe.

Mas que rumo é que vê no projecto desportivo? O que pensa que está efectivamente a ser feito?

Como podemos acreditar que exista um projecto com pés e cabeça quando no início da época nos justificam a venda e o empréstimo de alguns jogadores, e ainda a contratação de veteranos a alto custo, com a necessidade de dotar a equipa de mais experiência para ser competitiva e passados três meses o presidente nos vem dizer que a equipa é inexperiente?

Como podemos acreditar na capacidade e visão de pessoas que são capazes de prescindir de um acordo com um treinador como o André Villas-Boas para irem buscar um Paulo Sérgio por 0,4 M€?

Sinceramente umas das coisas que mais me preocupa é que a libertação de verbas após a reestruturação financeira vá ser desbaratada por mais contratações maravilhosas do Costinha. Basta pensar no que foi feito com os milhões da venda do Veloso e do João Moutinho.

Eu vou mais longe: o projecto desportivo deste ano era um projecto falhado à nascença. Só quem não perceba nada de futebol é que esperava que saísse algo de positivo disto (nomeadamente das escolhas de treinador e de jogadores).

Escrevi-o aqui e até de anti-sportinguista me chamaram. Os resultados estão aí. Analisem a forma como a equipa joga, a forma como é orientada, as lacunas que exibe e tirem as devidas conclusões!

Schmeichel disse...

Outra coisa que nunca me ouviu falar é que a direcção tem de cair. Mas o rumo desportivo tem de ser invertido e a aposta falhada no Costinha tem de ser assumida. Neste momento acho que o JEB deveria convocar eleições e recandidatar-se (mostrava que não está agarrado ao lugar e abria a porta ao aparecimento de outras alternativas), mas não acredito que o faça. Se não aparecesse nenhuma alternativa credível (é preciso muito mais que o Paulo Pereira Cristóvão) eram reeleitos concerteza. Há que ter em atenção que a bandeira da eleição da direcção actual foi a continuidade da política de aposta na formação, corporizada na continuidade do Paulo Bento. Com a política que está este ano a ser seguida eu não votaria de certeza no JEB como fiz nas últimas eleições.

Fito Rinaudo disse...

A mim pouco me interessa qual o adversário, seja na europa, no campeonato, na taça da liga, aquilo que me preocupa é a falta de qualidade de certas pessoas, tais como:

paulo sergio
nuno andre coelho(defesa?!?!...nem na equipa das ilhas seixeles!!)
abel
yanik
saleiro
tiago
liedson
entre outros que não estão a render o que sabem e podem!

No momento é imperativo largar do avião a merda que não serve para nada, só está a aumentar a despesa e a atrapalhar outros que farião bem melhor!!

vitor disse...

Camoesas,

O NAC foi para mim o caso mais paradoxal, Jesualdo tinha um flop a central!? Havia muita expectativa no Porto. Simplesmente não percebo. E Zapater?! Garantiram-me que é trinco. Cheguei a acreditar mais nele com o André, sempre davam mais velocidade ao miolo. Que confusão!

Ainda não tivemos centro da defesa, quem desse profundidade e largura na frente, nem quem marque. Sobre o Paulo Sérgio nem me apetece falar, nem modelo de jogo!? Era para ser 4x4x2 clássico, pelo menos era o que eu pensava. Que Natal! S.L.

vitor disse...

Director de futebol e treinador muito fodidos! Vamos lá a levantar a cabeça no Bonfim! Em Portugal até há férias no Natal, parece que andam na escola!?

Força Sporting! S.L.

Fito Rinaudo disse...

Vitor,

eu não percebo sinceramente como se "contrata" um cepo daqueles, uma valente merda. Para defesa central não tem nada de positivo, jogo de cabeça é o que ainda escapa e mesmo assim é mau, o resto nem tenho adjectivos para qualificar!

O Zapater estou convencido que ainda vai vingar no Sporting, é um jogador que tem caracteristicas para um certo tipo de futebol (posse de bola) e não para andar a correr para a frente e para trás.

Não há mesmo um fio de jogo, um modelo, é inadmissivel uma equipa como o Sporting chegar ao Natal e nem isso ter, ridiculo!

Espero que depois de segunda-feira o Pai Natal nos traga um treinador, porque este guardador de jogadores não serve para nada!

Lionheart disse...

A equipa não tem profundidade porque tem um meio campo que só circula a bola. A não inclusão de Zapater na equipa, que vinha para ocupar a posição de trinco, que o Sporting não tem há anos, é uma decepção. Um trinco permitiria ter um meio campo menos povoado e a colocação de jogadores abertos nas alas (como Vukcevic, Yannick, Salomão, ou Cedric), cuja função seria municiar os avançados. Isto é o básico do futebol. Não temos grandes craques mas não acredito que não se consiga pôr aqueles jogadores a criar mais perigo. Tal como está é que não pode ser.

É aflitivo como a equipa do Sporting tem tanta dificuldade em colocar a bola na área para que os avançados finalizem. Fazem-se mal os cruzamentos, os jogadores que deveriam fazê-lo, como Vukcevic, perdem em malabarismos estúpidos em vez de jogar ao primeiro toque. Este 4x3x3 não resulta. O que dá é uma equipa partida, como muito jogo a meio campo, mas pouca consistência, agressividade e ocasiões para marcar. O Sporting não é capaz de ter um período de mais de 5 minutos a 10 minutos (como por exemplo os últimos minutos do jogo com o Rio Ave) a encostar o adversário às costas, a "massacrá-lo" até forçá-lo a errar. É um futebol muito lento e denunciado. Não sei porque Zapater não joga. Ou porque não encaixã no (discutível) sistema mais utilizado, ou porque acham que não tem qualidade suficiente. O que é grave.

vitor disse...

Eu custa-me mesmo muito falar do Paulo Sérgio neste ambiente que há na web, nunca percebi como se contratou um treinador que não sabe o que é a Europa.

Na altura que se recusou o Vilas-Boas o Domingos ofereceu-se nitidamente.

Juro que comecei expectante. Quando percebi a obsecção Pedro Mendes e Maniche só podia resultar num 4x4x2, porque o Liedson também é cativo, o que excluia o 4x2x3x1.

O que me começou a fazer confusão foi colocar os chilenos nas alas!? Não me quero mesmo alongar, custou-me muito mais que a falta do pinheiro arancar sem centrais á altura, com a equipa sempre a tremer vi logo que ia dar porcaria, depois Pedro Mendes lesionou-se e foi o que se viu.

Podemos não ter um plantel maravilha, mas aquilo num 4x1x3x2 ou mesmo em 4x2x3x1 tem que dar.

Acho que a ideia é reforçar com central, extremos e avançado. Sinceramente não sei, acho tudo muito esquisito, não estou convencido que Paulo Sérgio não sabe.
Sei que só vi futebol com o Valdez atrás do Postiga.
S.L.

vitor disse...

Esta história de chegarmos ao Natal sem modelo de jogo ou equipa ainda vamos todos descobrir que é mesmo por causa do Maniche.

E para mim podia ser uma grande contratação, até pela experiência que transporta.

Parece-me no entanto que está a ser utlizado ao contrário, era bom numa fase do jogo em que fosse necesário controlar, para desiquilibrar não há pulmão.

Outra coisa que ainda vamos todos descobrir é que o unico para tansportar é mesmo o André Santos, um miudo. O Valdez é como o Matias, joga em 10 mts.

E depois há um grande défice de confiança, nem quero pensar se os jogadores vêm á web.

Que alguma coisa tem que ser feito é indiscutivel.

S.L.

vitor disse...

Estou a ver o Braga-Académica, tanta coisa interessante para o Sporting. O Costinha que fale com os dois amigos do Porto. Eu acho o Diogo Valente um extremo extraordinário. Andava á espera que o Domingos desse uma oportunidade ao avançado que o Manel descobriu o ano passado, o Keita, é o melhor ponta de lança de Braga. Há coisas muito estranhas no futebol. S.L.

Lionheart disse...

Exacto. Zapater (ou um trinco que possa vir em Janeiro) e André Santos no meio-campo em jogos contra equipas "pequenas" seria o ideal. Porque o trio do meio-campo contra os "autocarros" e depois o Liedson e o Postiga (ou o Yannick) muito sozinhos na frente, e um Valdés que é muito pantufinhas, resulta em muita posse de bola, muito "controlo" do jogo que o adversário concede para adormecer o Sporting e depois numa jogada rápida de contra-ataque faz um golo com facilidade. O Setúbal e o Levski provaram-no.

Se for verdade que andámos a gramar com um sistema de jogo merdoso para o outro poder entrar na equipa e assim renovar automaticamente, não sei que diga. Apenas que é muito grave...

vitor disse...

Grande equipa tem Domingos, muito melhor que a época passada, incrivel como a Champions os intranqulizou tanto, ainda me lembro a eliminatória com o Sevilha no principio da época. Acredito mesmo que o Porto assim que perca o primeiro jogo ainda vai permitir muita luta no campeonato. Esteja o Sporting preparado, desde já para lutar pela Champions. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Lionheart,
Isso é conversa da treta, mas que ele joga de mais joga, é por causa daquela história da posse de bola, depois falta quem estique o jogo numa ala ou a transporte pelo meio até aos avançados. O certo é que vai ter que se arranjar uma solução rápida.

Assim como a mim o que me dá gozo é discutir bola e passo o tempo entretido na politica porque há sempre quem insista em vir aqui dizer que Bettencourt também joga á bola, principalmente quando perdemos, como gostam.

Já não vou a outros sites e até aqui vou deixar de me preocupar com essa gente, o Revisor que se encarregue deles.

Boa noite. S.L.

Lionheart disse...

Não vejo o dia em que o tópico favorito dos adeptos seja o futebol, o futsal, o andebol, etc, e não a "política" leonina. Somos um clube "politizado" no pior sentido. Até a politiquice foi importada. Os adeptos organizaram-se em associações, grupos, claques (até as claques não podem umas com as outras, pode!!??), pulverizando a comunidade leonina. É um "suicídio". Mas isto só se resolve com vitórias. Quando assim for não há espaço nem interesse pela "política". O problema é chegar lá...

Anónimo disse...

Será que a equipa do SCP vem a este site para ver as verdades!!!! eles têm que vencer os medos dos jogos fora e das 2 partes do jogo!!!! mais:fds o porto tem duas equipas dentro de uma e as duas estão ao mesmo nivel crlh o SCP nao sabe ir buscar trutas barratas la do brasil ke chegem aki e dêm brilharetes... fds por exemplo o Neymar veio nakela revista de futebol ke ele ja era comparado com os melhores do mundo e ate o PELÉ ja o elogiou!!!! e presiso mais um central ke tirando o carriço o resto é uma vergonha!!!! o manic ainda da uns toques mas quando os anvançados começam a acelarar ele bota abaixo porque ja nao tem pernas para correr atras deles... zapater!!! kuanto vale o veloso desculpem la nao ides buscar o adrien la à grecia neste inverno!!! extremos: onde e ke anda o vuk fds andar a jogar com yaniks nao ides lá...ja disse valdes a 10 e um jogador de classe mas agora jogar com ele a extremo ou la o ke akele treinador o mete a jogar depois tem ke jogar com o pedro mendes e o andre santos num triangulo com o vertice invertido...depois tem ke apostar ou no salomao ou no vuk e jogar com o liedson e dizer ao postiga que o futebol e um jogo COLECTIVO e tambem ao vuk... nao vas buscar 2 extremos de jeito nao!!!!!!