domingo, 26 de dezembro de 2010

Outsourcing... 6 meses depois

Em primeiro lugar este Post não quer atacar ninguém quer apenas fazer uma reflexão do que se passou em Julho/Agosto deste ano e o que se passou ao nosso redor e o que se passa agora.

Acho que ninguém se esqueceu que muita tinta correu pela blogosfera e pelos jornais de uma coisa chamada Outsourcing onde diziam que basicamente o SCP delegaria em Jorge Mendes o pelouro das contratações e vendas e depois pagaria pelos seus serviços.
Algo que até originou uma forte discussão em plena AG do clube entre JEB e PPC numa AG diga-se para aprovar o orçamento para a presente época.

Por muitas voltas que queiram dar, Jorge Mendes é o melhor empresário do mundo, e só num clube diferente como o nosso é que trabalhar com o melhor do Mundo trás estes problemas e estas dificuldades.
Eu, por exemplo, não vi o "PPC do Besiktas" a falar de Outsourcing e as ultimas contratações desse clube são todas via Jorge Mendes, alguém por lá está preocupado com isso?

Já com o defeso fechado vejam o volume e a percentagem de negócios feitos com Jorge Mendes com o SCP, SLB e FCP e vejam quem está em ultimo lugar nesses critérios e depois pensem se não foi ridículo tudo o que foi escrito a respeito deste caso.
Basicamente este Post é apenas um exemplo do que tudo o que esta direcção faça ou possa fazer de bem ou de mal irá ser sempre esmiuçada ao pormenor e terá sempre alguma ponta por onde criticar.

E termino como comecei não pensem que estou a criticar alguém, estou apenas, e peço aos leitores que façam o mesmo, a reflectir sobre o que discutimos na altura e vendo agora friamente se tinhamos alguma razão efectivamente para o fazermos.

Saudações Leoninas

30 comentários:

mitaka disse...

o que jorge mendes deu ao sporting:Costinha,Tales,7 milhoes por Veloso com direito a um sapateiro,Maniche e o seu chorudo ordenado,assim por alto isto foi o mais relevante que Jorge Mendes deu au clube...

leao revisor disse...

mitaka

É essa a tua avaliação do que escrevi?
Tenho pena que não tenhas captado o sentido do Post, pode ser que os próximos cheguem lá.

mitaka disse...

faz sentido o que disse para mostrar que nem sequer faz sentido falar em alguma parceria com esse senhor,porque so se for para colocar excedentes como Maniche,obviamente os bons vao para como referiste neste poste para quem tem dinheiro para pagar boas comissoes,nao faz sentido falar dos beneficios de uma pareceria que dificilmente a nos tras de bom

Lionheart disse...

O que o Leão Revisor quis dizer foi que não chegou a haver parceria alguma ou "outsourcing", como foi largamente especulado. Nem podia haver. O futebol português não pode competir com o poder financeiro dos clubes turcos. A Turquia tem 80 milhões de habitantes, uma economia a crescer e os seus maiores clubes têm uma massa adepta fanática. Basta ver recentemente a recepção eufórica no aeroporto de Istanbul ao Manuel Fernandes. Não há nada que se pareça em Portugal. Lógico que se o Besiktas paga mais, é para a Turquia que vão os jogadores do Jorge Mendes.

Leão de Stª Engrácia disse...

Não vislumbro sequer qualquer parceria entre JM e o SCP mas a existir quanto a mim não faria muito sentido na óptica da compra mas tão somente na da venda de jogadores. Primeiro porque o portfolio de jogadores que JM representa não são para o bolso do SCP, em segundo porque efectivamente é o empresário que melhor vende o seu produto.
Quanto às aquisições acho que o SCP está a milhas daquio que devia ser a política correcta para um clube da nossa dimensão e com as nossas limitações orçamentais porquanto não contrata jovens com salários mais em conta, com ganas de mostrar serviço, potencial para crescer e gerar mais valias. Ao invés compra jogadores com salários elevados e em fim de linha que não vão trazer acréscimo financeiro no futuro. Independentemente da sua valia ter Pedro Mendes, Maniche, Valdes, Angulo e outros não me parece o caminho a seguir. Veja-se o caso de Matias: contratado por 3,5 milhões mesmo que não singre vai-nos dar dinheiro a ganhar quase de certeza. Quando assim é custa menos no bolso e também animicamente perder o jogador pois a aposta foi beem feita: era um jovem com potencial, com cartel ( melhor jogador sul-Americano de 2006 ) mas que nitidamente não tem pedalada para estes andamentos europeus.

na minha humilde opinião é aqui que reside o óbice principal do nosso futebol: Brasil, Argentina; África; Leste Europeu. Onde anda a nossa aposta nestes mercados ????

SL

Peter Pan disse...

Caro Leão Revisor,
Como esta é uma época de reflexão e considerando que o Sporting é na sua essencia um clube desportivo, e que este blog é praticamente o blog oficial desta direcção do clube, porque é que, em vez de andares a discutir o sexo dos anjos que passaram pela terra à 6 meses atrás, não postas sobre um tema mais interessante que poderia ser... "Qual a IDEIA que o Dr.Bettencourt tem para o Sporting e o seu futebol". Algo que explicasse a coerencia do caminho seguido, quais os seus frutos e o que se perspectiva para o futuro. Isto se conseguires é claro ... Algo a que até os seus apoiantes se conseguissem agarrar. É que até o Dr.FSF (do qual nunca fui especial adepto) tinha uma IDEIA ORIENTADORA para o Sporting que seguiu e à qual se manteve ligado até ao fim do seu mandato.
Obrigado pelo obséquio e as melhores saudações leoninas e natalicias.

Leopinião disse...

"Basicamente este Post é apenas um exemplo do que tudo o que esta direcção faça ou possa fazer de bem ou de mal irá ser sempre esmiuçada ao pormenor e terá sempre alguma ponta por onde criticar".

Por isso é que me parece que é preciso um definitivo virar de página e um novo ciclo, com novos protagonistas (eu disse novos, não velhos), uma nova mentalidade (muito diferente da de Rui Oliveira e Costa e dos jurássicos do Conselho Leonino) e uma nova politica de reaproximação dos Sócios, das antigas glórias e do reacender da chama e da paixão clubista.

Agora, com operações de cosmética sucessivas, com incompetência ao mais alto nível e com uma estrutura confusa e difusa - Prsidente remunerado/Conselho Directivo eleito marginalizado/SAD composta por velhos reformados que não percebem nada de futebol/Costinha subalternizado por Couceiro/Paulo Sérgio muito fraquinho e limitado, do tipo José Rachão ou João Cavaleiro/Pouco poder e pouco peso nas estruturas associativas e da liga, etc, etc, etc, não é um panorama nada animador.

Énquanto não houver MUDANÇA tudo irá continuar (mais ou menos) na mesma.

Schmeichel disse...

A ideia de haver um outsourcing é absurda. Quando muito podíamos falar de cedência à exploração.

O Jorge Mendes está lá para ganhar dinheiro. É um grande empresário mas para quem tem dinheiro para investir e claro que o dinheiro que um acordo de outsourcing lhe faria entrar nos bolsos não se compara com os milhões de comissões que ele cobra. Não tendo o Sporting esse desafogo financeiro para sequer se aproximar dos valores das comissões, faz algum sentido falar nisso?

Por outro lado, o que o Jorge Mendes tem feito é usar o Sporting para aranjar colocação aos amigos (Costinha, Paulo Sérgio, Nuno Valente, Maniche...) e ter acesso privilegiado aos jogadores do Sporting que tenham mercado. Veja-se o exemplo do Rui Patrício, que só se tornou incontestável para o treinador (o Hildebrand passou a não jogar nos jogos de taças ou de liga Europa) depois de passar a ser agenciado pelo Jorge Mendes.

Quem é que ganha e quem é que perde com este cenário? Não é difícil descobrir.

Anónimo disse...

O exemplo do Besiktas é o pior...pois é um clube que nao se preocupa financeiramente. Tem , paga e cala. O Sporting nao tem e por isso nao pode ter esses devaneios.

Jorge Mendes é um empresário com uma enorme carteira e sempre á procura de dinheiro fácil e rápido...o SPorting é o OPOSTO de tudo isso.

Tentar defender uma coisa absurda como estas ,apontando a quem criticou é que me deixa completamente perplexo...mas acha que isso era sequer viavel ? Interessante para o clube ? Uma completa dependência de uma única pessoa ? Mas existe alguem que acha isto bom ? Nem sequer o bettencourt ,que depois de criticado por essa assocciacao , veio esclarecer que nem ele era maluco para fazer uma patetice dessas. No fundo as criticas só demonstraram que estavam correctíssimas , de tal forma que o proprio Presidente confirmou que essa seria uma PÉSSIMA estratégia

Anónimo disse...

Registo também que em vez de se falar sobre o pessimo estado do futebol do Sporting , fala-se da opiniao dos....outros. LOL

Seria como ouvir José Socrates a dirigir-se ao pais na epoca natalicia falando das ideias erradas do.... Bloco.

Fito Rinaudo disse...

Quem não tem ideias para escrever no "seu blog" cai nesta miséria...

...arrange para aí mais uns "comunicados" pode ser que consiga entreter mais uns "Sportinguistas" ou uns "cretinos"!

TITULAR INDISCUTIVEL VOLTA POR FAVOR E ESCREVE ALGO DE INTERESSANTE NOVAMENTE!!

leao revisor disse...

Já que custa muito admitir que estavam errados eu digo o objectivo do Post.

Quer queiram quer não queiram, o tempo provou que quem falou e durou muito tempo esta conversa estava errado e as criticas que estiveram muito perto do insulto da época eram completamente fora de contexto.

Querem que diga os nomes das personagens que tiveram interesse em manter esta historia do outsourcing no ar?

Isto apenas para dizer que o nosso clube vive permanentemente em guerrilha. Que as propostas sejam boas ou más sao criticadas. Qualquer acto de gestao é criticado.

As coisas passadas só tem interesse de se olhar quando colocam em causa a gestao da direcçao, se colocarem em causa o que os "sabios" disseram ja nao interessa.

leao revisor disse...

Camoesas

Acho que ninguem o obriga a aqui vir.
Acho...

Anónimo disse...

Errado estava o senhor...tenha a minima decencia para nao fugir das suas opinioes nestes ultimos anos.

Agora vir falar de algo que o proprio presidente apelidou de PÉSSIMO...é preciso tentar mandar muita areia aos olhos dos leitores.

Nao é verdade que qualquer acto gestao seja criticado...este era porque SERIA PESSIMO , tal como jeb referiu. Nao percebo a celeuma , quando é obvio que quem disse isso tinha TODA a razao , como se confirmou.

O clube nao vive em guerrilha , vive em incompetência constante.

leao revisor disse...

Dizer que quem falou à boca cheia de Outsourcing estava errado é fugir das minhas opiniões.

As minhas opiniões estao gravadas para quem as entender ler!
Já as suas não tenho esse prazer.

Agora não percebi uma coisa no que escreveu, voce acha realmente que quem falou em Outsourcing tinha razao?

Anónimo disse...

Convença-me da qualidades entao se era bom...besiktas ? Mas eses gajos pagam uma nota por todos os jogadores. Isso é alguma estrategia ? Daqui a pouco vai falar no Abramovich ou Real e ligacoes ao Jorge Mendnes.

o caminho seria entao pagar balurdios ao jorge mendes para ter jogadores , em vez de uma estrutura competente que valorize o que tem , que saiba comprar mais barato e depois sim faça alguns investimentos fortes ? Realmente temos visoes muito distantes....

Sobre a razao , foi o proprio presidente a comentar essa possibilidade. Disse que seria uma enorme irresponsabilidade.

Lionheart disse...

Quem lançou a discussão sobre o outsourcing e alegou que se passavam coisas muito graves no Sporting por causa disso foi o blogue Centúria Leonina. Nem é preciso dizer porquê.

leao revisor disse...

5 de junho

Voce ou nao quer perceber o que lhe digo ou está muito perdido.

O exemplo besiktas nao foi pelo dinheiro, foi pelo volume e percentagem de negocios que JM esta a fazer para a turquia. Eles estao a negociar quase em exclusivo com ele, e nao sao so os portugueses os restantes tambem é ele que negoceia.

Existe algum problema nisso?

E com muito menos dinheiro tambem existe outsourcing. O braga faz 90% das vendas e das compras atraves da Gestifute de Jorge mendes e ja os viste a chorar?

SLB e FCP tem volume de negocios maiores que os nossos com JM e alguma fez se falou em Outsourcing?

É dificil perceber o que escrevo? Tou a defender alguem com o que escrevi? Falei de um facto! Apenas e so isso! Nada mudará este facto!

Anónimo disse...

Não estou nada perdido...pelo contrário

Mas você acha isso , que acabou de relatar , bom? Essa dependência ?

Fito Rinaudo disse...

Revisor,

e acha muito bem!

eu tenho a certeza absoluta que se eu deixar de vir aqui vai continuar a dizer merda atrás de merda...e depois a fazer-se de vitima!

leao revisor disse...

5 junho

Voce é que parte do principio que existirá uma dependencia.

O clube nunca terá obrigação de comprar ou vender algum jogador, a responsabilidade sera sempre do presidente.

Agora por mim, prefiro negociar apenas com o JM do que negociar com o Zahavi ou com o Barbosa.

Até pelo que ele ja nos mostrou, basta ver o caso do Nani que o Man Uth pagou mais 5 milhoes do que a clausula dele na altura porque o SCP e o Nani ja tinham chegado a um principio de acordo em relaçao a renovaçao e aumento da referida clausula e ele JM teve uma boa postura nesse caso.

Voce alguma vez ouviu falar de dependencia do JM no SLB ou no FCP?
E parece-me claro que eles estão mais "dependentes" que nós

leao revisor disse...

Camoesas

Revela inteligencia um ser humano vir a um sitio onde se escreve "merda".

Anónimo disse...

Penso que o Porto actualmente faz pouquíssimos (se é que faz) negócios com o jm...isto porque algumas coisas correram mal para o clube.

E negociar com o zahavi é muito semelhante ao mendes...eles têm uma porrada de negocios conjuntos , bem como passes.

E sim já ouvi falar de dependências de empresarios no benfica.

Acho que devemos ter a nossa estrutura , e as nossas escolhas...se for o mendes a representar um interesse nosso optimo. Agora é assustador pensar que se telefona ao mendes para ele resolver e encontrar negocios. Ainda para mais quando o nosso interesse é ganhar jogos e o dele apenas ganhar dinheiro ou comissoes.

Fito Rinaudo disse...

Inteligente é uma pessoa dita do Sporting passar 90% do seu tempo de blog a atirar pedras para os outros, e os restantes 10% a fazer comunicados ficticios.

Ficou "ofendido" pela comparação mais que natural com o "sportinguista" quando na realidade agiu como ele!

Só venho aqui mesmo para me rir dos seus disparates constantes, é um exemplo para mim...mas naquilo não devo fazer!

Passe bem!

...+1 dos inúmeros que deixaram de frequentar o "seu blog"!

leao revisor disse...

Camoesas

Disse-o nesse proprio comunicado que era a minha intenção!

Realmente publicar um comunicado da SAD 4 dias antes era obra para qualquer blog!

E quanto às %, voce deve ler à pouco tempo o que escrevo para pensar isso de certeza.

Mais e por ultimo, pouco me interessa quantas pessoas visitam o blog! Ter 1 pessoa ou 1 milhao recebo 0, por isso voce faz tanta falta a este blog como a fome.

SL

vitor disse...

A guerra que para aqui vai, como estamos em plena quadra natalicia vale a pena abrir o jogo, era óbvio que depois de tanto tempo de Soares Franco a travessia do deserto ia ser penosa, injusto é Betencourt levar com esta polémica do post como com tantas outras mentiras quando mais não faz que levantar o Sporting.

Por mais que concorde com o Revisor era também óbvio que nenhum dos ultimos treinadores era treinador para o Sporting mas sim para as circunstâncias, logo vamos ver o Sporting voltar ao seu lugar.

Quando malho na oposição é pela demagogia que vai na blogosfera, claro que têm razão para andarem descontentes, o melhor que têm a fazer é dedicar-se ás modalidades, onde já se vai vendo trabalho, fartei-me de avisar que este tempo não era para qualquer adepto.

Outra solução é irem vendo os Spurs como eu. Espero bem que ontem tenham visto os rapazes de Hyde Park dar cabo dos de Villa Park, amanhã mesmo vão fazer o mesmo aos Magpies, agora em White Art Lane com um sportinguista nas bancadas.

Força Sporting! S.L.

P.S. Ainda mais premente que as guerras da blogosfera era afrontar a verdadeira fonte da desestabilização, os media, com o grupo Cofina à cabeça que até tem um administrador, ex-vogal do conselho directivo afastado da ultima corrida eleitoral à ultima da hora, não há nada pior que um ressabiado leonino. Ainda a propósito atente-se nas ultimas declarações do Paulo Torres e nas que proferiu no inicio da época sobre a mesma estrutura? Para todos compreenderem de uma vez por todas que o preço registado na factura diz sempre respeito ás vassouras.

vitor disse...

Salvo qualquer provocação, até porque continuo a acreditar que o Paulo Sérgio vai fazer uma boa 2ª volta, bastará que pare de inventar, com um Redknapp e Alvalade evitavam-se muitas discussões. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Bom Dia ao Fonte Segura.

Ontem esqueci-me, o que havia a dizer sobre os Rangers podem todos ver no próximo fim de semana no derby de Glasgow, até em Portugal deve haver transmissão televisiva. Têm muitos jogadores na pré-reforma, alguns não fazia a minima ideia que ainda jogavam. Com a atitude certa o Sporting ganhará com alguma facilidade.

Revisor,

Vai haver outra manifestação de desagrado?

S.L.

Lionheart disse...

Vai para aí uma aflição na blogosfera com a diminuição das assistências em Alvalade. Parece que o Sporting vai deixar de ser grande, segundo essa corrente. De caminho, alguns vão fazer uma manifestação contra o Bettencourt.

Eu vou só dar uns exemplos para exemplificar o quanto os adeptos portugueses são uma valente merda. Os casos do Newcastle, do Borussia de Dortmund ou dos clubes turcos são conhecidos. Mas se quiserem paragens ainda mais distantes e outros desportos, os Green Bay Packers da NFL têm o seu estádio esgotado há 50 ANOS CONSECUTIVOS (o recinto tem "apenas" capacidade para 72 mil lugares, embora tenha sido ampliado ao longo dos anos, por razões óbvias). Faça chuva, faça sol, faça neve (e lá quando está frio, está um frio de chorar), vão os Packers aos playoffs ou não, não falta ninguém. Há uma lista de espera para obter lugar de época superior à capacidade do estádio e espera-se anos para conseguir o tão desejado ingresso. Estes é que são adeptos especiais. Estes é que estão verdadeiramente entre os melhores do mundo.

Aqui? Vão gozar com outro. Quantos se vão dar ao trabalho de pagar uns míseros euros na segunda-feira para apoiar o Sporting na Taça da Liga? Ah, se calhar é uma competição que nem merece a pena lá ir. Os clubes são aquilo que os adeptos quiserem que eles sejam. Deitam-se as culpas para cima de dirigentes, mas a maioria dos adeptos também não mexe o c*. Estão à espera que o Sporting tenha uma equipa competitiva antes de lá irem? Então podem esperar sentados, porque sem apoio tão cedo o Sporting não chega lá. Ou é porque não gostam do Bettencourt, ou porque não gostam do Paulo Sérgio, ou porque não gostam da hora do jogo, não, isso são desculpas. Quem está de fora percebe que os sportinguistas não são nada de especial. Já foram, à nossa escala apenas. Agora nem isso. E a culpa não é do projecto, do Bettencourt ou do padre, é só dos próprios. O resto são desculpas à portuguesa.

Lionheart disse...

E, já agora, quem pouco ou nada dá ao clube, e consequentemente não contribui para que o Sporting tenha meios para ser competitivo e ganhar, que tenha vergonha e não se atreva a fazer exigências e a prejudicar o clube e quem os sócios entenderam eleger (mesmo não tendo votado na actual direcção, que é o meu caso) para o dirigir. Os que dão, tenham consciência que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Podemos recriminar-nos até mais não, mas isso nada resolve. Pode continuar a mesma lenga-lenga, a mesma "luta" estúpida dos pró-projecto contra os contra-o-projecto que só vamos marcar passo. Não conheço massa associativa que perca tanto tempo com coisas tão pouco importantes. O provincianismo é o nosso maior mal.