quarta-feira, 30 de março de 2011

Promessa 1- Auditoria Externa

Godinho Lopes convidou os restantes candidatos às eleições para uma reunião hoje na qual íam deliberar a melhor forma de fazer uma auditoria externa às contas do clube, como havia prometido durante a campanha eleitoral. Dias Ferreira e Bruno de Carvalho não compareceram.
Pelo que afirmou GL pretende criar uma comissão de acompanhamento à auditoria composta por elementos de todas as listas concorrentes às eleições. Medida que aplaudo pois acho que todos se deviam envolver para que não restem dúvidas e seja uma coisa feita "às claras", sem dúvidas e suspeições.

GL referiu também que está a trabalhar para que o voto electrónico seja uma realidade nas próximas eleições.

27 comentários:

dannyel disse...

Titular Indiscutivel!.. é por ti que ainda continuo a visitar este blog.. pois o teu "colega" Leao Revisor já ultrapassou o ridiculo.. Continua o teu bom trabalho e pede ao teu "colega" contençao e isençao.. para que nao percam visitantes, afinal somos todos sportinguistas!!.. SL

Rubiz disse...

O Palhaço faz o espectáculo e o povo aplaude... tristeza de blog lambe botas!!!!

Mike Portugal disse...

Auditoria e alteração de estatutos serão as 2 prioridades a resolver. Espero que tenham propostas para apresentar em assembleia geral ainda antes da próxima época começar.

vitor disse...

A propósito da reunião queria rectificar um comentário que fiz de manhã, constou-me que Dias Ferreira apesar de ausente se fez representar na pessoa de SAM.

Ainda está amuado com a acusação de GL sobre ter patrocionado Queiroz contra o clube, inqualificável, diga-se de passagem, até porque já tinha merecido desmentido na forma de comunicado num passado recente.

Com toda a certeza uma graçola do Cunha Vaz. A este propósito, para alguém que vê a comunicação como fundamental, não concordo nada com a necessidade de um director de comunicação. GL e Carlos Barbosa tomam dão bem conta do recado.

De qualquer forma não foi pior que outras acusações falsas de DF a GL no calor da refrega que chegou a ser vergonhosa durante a campanha.

O que ainda não sei é se por externa se entende gastar uma pipa de massa ou se pervaleceu o bom senso - por sugestão inclusive de DF, diga-se em abono da verdade - indicando o insuspeito Jesus Oliveira que com toda a certeza realizaria a tarefa de forma graciosa. Para além de carradas de auditores leoninos que eu próprio conheço.

Já o outro ex-candidato deve estar com medo de legitimar o presidente eleito. E eu para infantilidades não tenho tempo.

SL

Unknown disse...

Que se faça a Auditoria para haver mais um pouco de paz no Sporting, mas desconfio que nem mesmo assim.

Vitor: Auditores do Sporting, mas estás maluco!
Não é por mim, poi sei que existem sportinguistas qualificadissimos e acima de suspeitas. Mas os outros não sabem e iriam ver nisso um branqueamento.
Uma Empresa externa e se possível até internacional. Pode ser mais caro, mas ninguem porá os resultados em causa.

Tenho pena que DF se começe a eximir dos problemas do Sporting e não queira ser mais um para ajudar.
Disse que se afastaria do clube, ok.
Está no seu direito, mas 16% deste votação, quando o vencedor teve 36%conferia-lhe alguma responsabilidade.
A ausência de BC é bastante lógica, contudo tenho pena que esteja a desperdiçar o capital ganho até agora.


PS: Uma pergunta
Sabem onde posso ver a lista completa para o Conselho Leonino.
Se souberem deixem link.
Obrigado.

Lionheart disse...

http://acreditar.blog.com/2011/03/27/56/eleicoes-sporting-conselheiros-eleitos-2011/

7 a 1 disse...

Auditoria, GL começa bem.
Para ser correcto, a Auditoria deveria contemplar também as Pres. do Jorge Gonçalves e do S. Cintra.

Unknown disse...

Podiamos ir até á fundação do clube, lol.
Então não era a era Roquette?


Obrigado Lion!

vitor disse...

Independentemente do âmbito o tempo já está defenido, pelo acento de todos, de 95 para cá. Mas o que diz o 7 a 1 faz algum sentido, até para método comparativo, para além de que muita gente não faz ideia de como andavam as contas nessa altura.

De qualquer maneira ao dar conta do clube falido no inicio, quando Roquette chegou ao clube já dá para fazerem uma ideia. Mas não deixava de ser engraçado fotografar umas avarias, quer do Gonçalves - já aqui disse, o presidente leonino mais injustiçado, o unico a perder património no decorrer da presidência - quer do Cintra.

SL

vitor disse...

Querem maior prova da natureza bota-abaixo da blogosfera leonina e por consequinte dos seus bloguers?

Este post é perfeitamente contra natura, ao não dar conta de qualquer atitude criticável não se dão ao trabalho de comentar com um simples parece-me bem.

Boa noite a todos aqui no pântano.

SL

Marco disse...

" António Salvador vai procurar segurar Domingos Paciência e apresenta durante o dia de amanhã uma proposta de renovação do contrato ao treinador para mais dois ou três anos.
O líder da SAD minhota procura assim terminar com a especulação que anda à volta do treinador desde que foi do conhecimento público que Domingos Paciência assumiu um compromisso verbal com Godinho Lopes para ingressar em Alvalade caso o candidato ganhasse as eleições, tal como veio a acontecer.
António Salvador, recorde-se, já negou publicamente que tenha um compromisso assumido com Leonardo Jardim, ex-técnico do Beira-Mar, para a próxima temporada, mas as negociações para a renovação de Domingos Paciência entraram num impasse há mais de um mês e as duas partes não mais conversaram sobre o assunto. Amanhã é o dia decisivo! "

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=690631

la vai o godinho apresentar o Rui Vitoria ou o Leonardo Jardim!!!!

Mike Portugal disse...

Marco,

Achas mesmo que se o GL já tem um acordo com o Domingos ele vai preferir renovar com o Braga?

A única razão pela qual o Domingos pode renovar com o Braga é se não tiver nada apalavrado com o GL. Sim, porque ainda não estou completamente convencido de que o Domingos seja o treinador de GL. Não me esqueço do "Italiano, Espanhol ou Holandes".

Giro giro, seria o GL apresentar o Van Gaal.

lol

Sérgio disse...

Uma medida positiva para se marcar um marco de viragem no SCP.

Vamos ver se terá o devido seguimento ... espero que sim.

SL,

Unknown disse...

Como diria o SAM: TÒTÒS.

Então acham que o Duque e o Freitas são AMADORES.
Se for verdade e julgo que sim, que o treinador é Domingos, não teriam assinado nada.
Foi só palavra, pois, pois...

Fito Rinaudo disse...

oh vitor,

realmente essa da auditoria não ser feita por uma entidade externa e completamente independente era o cúmulo!

depois disso só faltaria passarem os bens do Sporting para o nome deles, porque são eles que governam!

vou aguardar por mais essa, veremos onde tudo isto vai dar!

Uncle P disse...

O Gl neste momento tenta conquistar todos nos com essa medidas,mas tudo voltara a piorar quando ele comecar a implementar as sua ideias(se tiver alguma),pq neste momento ele continua em campanha.

7 a 1 disse...

Tio P
O GL neste momento está a cumprir o que prometeu, uma Auditoria.
Ouvi também uma referência ao voto electrónico, excelente ideia.
Será que os outros ex-candidatos também defendem o voto electrónico? Era da maneira que as "Bitas" tinham que ir votar para a Sibéria.

Carlsberg disse...

Também não estou convencido que o treinador seja o Domingos.

Quanto á auditoria o melhor mesmo e o mais pacificador, será mesmo uma empresa externa tipo Deloite, ABC(esta mesmo ao lado de Alvalade) ou KPMG.

Acho também que se deveria marcar a AG se possivel para Maio, ou Junho de modo a apresentar o relatório resultante da auditoria com o passivo consolidado.
Nessa mesma AG seria debatido e se possivel alterado os estatutos que dizem respeito á votação.

De forma a não haver mais divisões entre sportinguistas, deveria-se diminuir a diferença de numero de votos de associados mais velhos para os mais novos, e claro a introdução do voto electrónico, nos nucleos e via website, para que mesmo os sócios fora do país possam exercer o seu direito a voto. Com estas medidas de certeza que ganharíamos mais alguns associados, e chegaríamos facilmente ao associado 150.000.

Os estatutos também deveriam obrigar a que o presidente só fosse eleito com a maioria absoluta dos votos, ou seja mais de 50%, para que não aconteça mais o que aconteceu nestas ultimas eleições.

De resto o GL se conseguir ainda antes do inicio da epoca diminuir o passsivo para baixo dos 200ME tornaria também mais fácil o seu mandato.
Neste ponto gostaria de perguntar e sugerir, se não seria mais simples ter apenas um banco como credor ao invés de 2 como temos actualmente(BES e BCP), poderíamos transferir a nossa divida bancária para um banco que nos oferecesse melhores condições de Juros, Amortizações e Spread.

Usar o facto de termos muitos sócios e dar condições de empréstimos bancários melhores para nós associados do SCP. Esse facto também traria mais associados, e se conseguissemos um patrocinio para as camisolas melhor que o da PT por esse mesmo banco daria para amortizar ainda mais o passivo.

Outra medida que eu gostaria também que o GL tomasse, era recomprar o Alvaláxia, e com a ajuda do Carlos Barbosa, fazer com que esse centro passasse a dar mais lucros do que dá actualmente, que pelo que li um avez não são assim tão poucos como isso.

Medidas assim aliadas a uma boa politica de futebol, e esquece-se que ele apenas ganhou as eleições resvés campo de ourique.

SL

7 a 1 disse...

Carlsberg
Tens algumas boas ideias.
Patrocinio da PT? o JEB recebeu e já gastou por conta.
Alvaláxia? .... Deutschbank.
Consolidar os créditos numa só entidade? Há uns anos atrás, claro que sim, hoje é praticamente impossivel.

Raaamoooos disse...

Resposta a 2 tipos de comentários.

1.º - Segundo o que ouvi de alguem relativamente proximo da candidatura do GL, o treinador era/é (?) o Rui...Faria...Esse mesmo...Mas naturalmente que carece de confirmação.

2.º - Vitor e "7a1". Acho que a ideia de auditoria desde os tempos de Jorge Gonçalves, apesar de positiva, nao tem pernas para andar...

Auditoria está relacionada com contas/contabilidade...e nessa altura duvido tanto que existisse contabilidade decente no clube...lol...outros tempos, sem o rigor e o controlo que hoje uma SAD e um Grupo empresarial exigem...

So de lembrar o estadio antigo com meia casa e dps aparecer nos jornais apenas 5 ou 10000 pessoas. (isto servia para pagar menos impostos, fruto da venda de bilhetes - e todos os clubes faziam isto)...Alguem se lembra disto?

Delloitte, KPMG, ErnestYoung e PwC são as chamadas BIG4 da Auditoria a nivel mundial...a BDO, mais pequena, por fazer actualmente a auditoria à SAD, nao seria aconselhavel, por uma questão de Etica...

SL

Uncle P disse...

Este e o sr auditoria

In Jornal Publico
JP - Vai promover uma auditoria?

Godinho - Estou aberto, mas não será por proposta minha, porque eu acredito na honestidade das pessoas que estiveram no Sporting. Uma coisa é a competência, outra é a honestidade. A SAD é auditada todos os anos por estar na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e no resto do clube as coisas estão certas, com certeza. Mas estou aberto para qualquer auditoria proposta por um conjunto de sócios e que seja aprovada em assembleia-geral. Agora, há dois tipos de auditoria: a de gestão e a financeira. A primeira mexe com as pessoas, com a sua capacidade, competência e incompetência, mas é preciso lembrar que elas foram eleitas pelos sócios do clube. Seria um lavar de roupa suja que não leva a nada.

manuelim_s disse...

Se realmente for feita a auditoria, será mais uma ENCOMENDA do GL&BES! disso não tenho dúvidas!

vitor disse...

Bom dia!

Esta história do BES é um mito verde. Tem maior volume de negócios com o Benfica que conosco, não vejo as galinhas queixarem-se. Porventura alguns dos que aqui comentam já subscreveram aos balcões partes de passes de jogadores encarnados e nem sonham.


Ainda vou ver já no próximo jogo o árbitro anular-nos um golo regular e virem aqui comentadores defender o juiz.

Sobre a credibilidade das pessoas e das organizações. Auditor é uma profissão reconhecida como outra qualquer, médico ou mesmo médico dentista, têm códigos de ética e deontologia e respondem por erros cometidos, independentemente de preferências clubisticas. Mas pelos vistos auditores leoninos estão já excluidos?!

Foi asssim com a BDO de Ferreira da Silva e será com outra qualquer, porventura até com a KPMG. Passam a ficar informados os exmos. comentadores, que no maior embuste financeiro vendido neste país - o BPN - sempre houve ao longo dos anos auditores que se recusaram a assinar contas.

No meu tempom era muito usual sair da faculdade e estagiar numa empresa de auditoria e/ou consultadoria, agora não sei, pelos vistos no desemprego. As auditorias custam dinheiro, muito dinheiro e levam tempo, quase sempre muito tempo.

A escrita organizada sempre foi obrigatória em qualquer organização com actividade financeira. O ideia da SAD agradou ao poder central - sobretudo as cotadas - pela obrigação das contas auditadas, o que acontece no Sporting desde há largos anos. Pelos vistos não chega. Foi isso que GL começou por referir, assim como defendeu a idoneidade daqueles que foram eleitos.

E o nome de Jesus Oliveira, da candidatura de SAM, para presidir uma comissão com sportinguistas acima de qualquer suspeita, chegou a ser aventado, creio que por DF, para suprimir custos. Em análise estará todo o universo do Sporting.

Outro peditório para o qual não dou mais.

SL

Raaamoooos disse...

Claramente...A Auditoria vai ser mais uma golpada...Assim como as eleições, a contratação de novos jogadores, a entrevista na sic, o cabelo verde da M.ª José Valerio e a proeminente barriga do Eduardo Barroso e do Luís Duque...Até a renovação do Contrato com o Paulinho...

É tudo uma golpada! Tudooooo!!! tão Golpada tão golpada que para a próxima época vamos deixar de jogar de verde!!!...

Fonix já tou farto desta diarreia, destas teorias da conspiração...Apoiar o "Candidato" em que toda a gente votou...O SPORTING...Não????

SL

Brunus disse...

“…como havia prometido durante a campanha eleitoral.” ???

Dizia o Godinho na segunda-feira à noite no Dia Seguinte:
"Durante a campanha, ficou claro que iríamos avançar com uma auditoria. Não vou esperar tempo rigorosamente nenhum. Pretendo reunir-me com os outros candidatos e escolher um auditor. Não devemos ter medo de nada"

Dizia ele ao Público na sexta-feira, último dia de campanha:
"Vai promover uma auditoria?
Estou aberto, mas não será por proposta minha, porque eu acredito na honestidade das pessoas que estiveram no Sporting. Uma coisa é a competência, outra é a honestidade. A SAD é auditada todos os anos por estar na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e no resto do clube as coisas estão certas, com certeza. Mas estou aberto para qualquer auditoria proposta por um conjunto de sócios e que seja aprovada em assembleia-geral. Agora, há dois tipos de auditoria: a de gestão e a financeira. A primeira mexe com as pessoas, com a sua capacidade, competência e incompetência, mas é preciso lembrar que elas foram eleitas pelos sócios do clube. Seria um lavar de roupa suja que não leva a nada."

GODINHO LOPES É MAIS UMA MARIONETA DA BANCA QUE ESTÁ NO SPORTING PARA SE SERVIR DELE.

RUA COM ESTA GENTE. MORTE AO ROQUETISMO!!!

ESTE SPORTING É UMA FRAUDE!!!

Daniel disse...

"Dias Ferreira e Bruno de Carvalho não compareceram."

O DF, pelo que se percebe, fez-se representar. O segundo... quala sua intenção?

Não legitimar? Se ele lá estivesse, como devia, em representação de quem nele votou, já não apareciam aqui estes pseudo adeptos para quem a vida corre mal...

Perde tantos adeptos assim... enfim...

Unknown disse...

A promessa 2 também já aí vem.

Os 8 reforços.... e a venda de Carriço e de Patrício por ninharias para poderem ir buscar os 8 reforços.

PALHAÇADA.

Obrigado a quem votou em quem quer acabar com o Sporting.