segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Esperança

Grande parte deste post já estava escrito antes do jogo de hoje, porque nada iria alterar o que eu vou dizer a seguir. Sobre o jogo apenas dizer que o resultado é bom, motivador, temos que ser sinceros e dizer que é enganador tambem e variámos entre o muito bom e o menos bom durante o encontro. Regularidade exibicional no jogo e entre jogos é que fazem uma equipa campeã. De qualquer modo vencer a Fiorentina especialmente esta Fiorentina será sempre um bom resultado.
Sobre o campeonato, sei bem dos problemas que temos, mas nunca vou conseguir entrar num jogo seja contra quem for sem ter a esperança que o SCP vença o encontro. No campeonato temos 26 jogos que temos que ser sempre favoritos e temos 4 que é de tripla, talvez neste momento não sejamos tão favoritos mas de qualquer modo será sempre um resultado imprevisivel e sendo assim eu tenho esperança no titulo, não exijo o titulo, mas não me vão conseguir tirar a esperança de alcançá-lo.
Temos uma equipa muito jovem, e como já disse em outras alturas isso pode ser muito bom ou muito mau. Jovens jogadores são imprevisíveis para o bem e para o mal mas com um bom apoio de todos será certamente mais facil.
A equipa tem como ponto forte o seu treinador, ver uma equipa organizada é logo diferente, e isso é algo que me dá garantias de estabilidade exibicional com o passar do tempo. Sinceramente ainda não consigo perceber qual será a equipa tipo, talvez nem Jardim ainda a saiba. Aquilo que espero é que consiga conciliar Montero e Slimani do eixo de ataque que a meu ver dariam uma belíssima dupla atacante.
A partir de agora são os 3 pontos que interessam, pouco me vou importar da "nota artistica" frente ao Arouca 1/2 a zero vai-me chegar quero é no final de cada encontro sair satisfeito do estádio.
Saudações Leoninas

28 comentários:

LeaoCapel disse...

Revisor, neste momento e por incrível que pareça invertem-se os papéis.
Quer-me parecer que estás mais uma vez a embandeirar em arco...

Não me parece de todo plausível que consigamos o título este ano e até inclusivé o 2º lugar, que muitos têm vindo a apregoar nas últimas semanas, me parece extremamente difícil.

Apesar de se notarem melhorias significativas relativamente a um passado recente, nomeadamente no fio de jogo e na segurança exibicional, temos de ser realistas e chegar à conclusão que o caminho é longo e ainda terá de ser percorrido.
Basta olhar para os nossos rivais (sobretudo o clube da fruta) e constatar que as diferenças ainda são grandes.
Posto isto, pessoalmente já ficava satisfeito com o 3ºlugar e a conquista da Taça de Portugal, o que já seria uma boa época (dada a conjuntura, claro).
Para o ano, logo falamos...

Quanto ao jogo, resultado melhor que a exibição mas convém ter em conta que jogámos hoje contra uma equipa que facilmente lutava em Portugal por um lugar no pódio, tendo ficado em 4º lugar na Liga Italiana do ano passado.
Não deixa de ser motivador, a uma semana do início das hostilidades.

leao revisor disse...

Leaocapel

Eu não estou a embandeirar em nada, aquilo que eu digo é que nunca vou entrar para nenhum jogo a pensar que vou perder ou que não consigo vencer.

Se os outros estão fortes? Estão como é lógico. Mas eu vou-me preocupar em ganhar ao Arouca depois ao seguinte etc etc etc.

Cada jogo será uma guerra... Agora não me peçam para não acreditar e não ter esperança.

E como disse nem sabia o resultado do jogo.

Anónimo disse...

LR,

Continuamos sem uma palavrinha para os jogadores contratados. Nem uma.
O resultado é, de facto enganador, mas a vitória podia perfeitamente pender para o nosso lado pois queriamos oportunidades. A Fiorentina não é uma equipa qualquer e investiu forte para esta epoca : Gomez, Joaquin, Ambrosini,...
Gostei muito do semedo, assumiu-se, não teve medo do confronto com um dos melhores avançados do mundo. Mauricio é a voz de comando da defesa. Rinaudo não teve bem, demasiadas faltas por ser facilmente ultrapassado. andre martins idem, falta-lhe assumir o jogo nas transições e segurar a bola para a equipa subir. Gostei do Gerson Magrão, certinho a defender e objectivo a atacar (95% do golo do carrillo é dele). Montero a provar que é forte no remate. Golaço. Slimani ainda sem pernas mas com garra (gostei de vê-lo a pedir o apoio dos adeptos).
Outras notas positivas: Wilson, Jefferson, William, Cédric e Carrillo (excelente comportamento a defender, está muito diferente para melhor)
Outras notas negativas: Patricio pela expulsão e Capel, nem para trás nem para a frente, hoje sem a atitude que o caracteriza e costuma mascarar algumas deficiencias técnicas.

Anónimo disse...

*criámos

SOU SCP disse...

A defender bolas paradas estamos mesmo muito mal, dão muito espaço nas costas e apareceram muitas vezes jogadores da Fiorentina para finalizar.
Em termos de garra estão lá, assim é que gosto.
quanto ao Patrício, não sei se ainda se pode arranjar um jogo, nem que seja um Sporting vs Sporting b para tirar o vermelho ao Patrício, ou se ja estao muito em cima da hora....
SL
Ps: ainda não vi grande coisa do slimani, um bom dominio, possante e não é assim muito trapalhão. Acusou a ansiedade e falhou um golo depois de ter hesitado imenso para se posicionar. A rever!

leao revisor disse...

Ferreira

O que quer que diga sobre os jogadores contratados?

Repito o que sempre disse, Slimani e Montero são 2 belos reforços. Jefferson vai ser muito importante a atacar mas comete erros importantes a defender, Magrão tecnicamente evoluído (o pé esquerdo) mas é lento, compensa com um bom sentido tactico. Welder e Mauricio para mim são fracos. A nível de posicionamento então... Agora todos têm uma caracteristica, dão tudo em campo.

Acho que não me esqueci de ninguém.

anonymus disse...



Para mim, foi um magnifico jogo.

A equipa teve períodos onde mostrou que já há ali muito trabalho de casa.

O Semedo foi uma revelação para mim! O melhor jogador em campo! Os outros centrais que se cuidem.

O Montero marcou um GOLÃO!

Se jogar à frente com um verdadeiro PL, capaz de tabelar e de preocupar os centrais adversários, ele poderá ser um jogador "à Liedson", desde que tenha pequenos espaços e possa rematar de frente para a baliza.

Dos outros reforços, para mim, o Jefferson não é um DE.Estaria melhor como médio. Talvez num futuro próximo o LJ o faça avançar no terreno e desloque o Rojo para o lugar de DE.Do meu ponto de vista a defesa ficaria mais sólida.
Mas isto sou eu que o digo e nem sequer me considero um treinador de bancada.

O Maurício não me parece que seja um central para o Sporting. Tecnicamente é que já todos viram e ontem perdeu algumas bolas de cabeça que poderiam ter dado em golo.

Os outros que acabaram de chegar, ainda não os vi suficientemente, para poder ter uma opinião.

Os outros jovens da Academia, confirmaram tudo o que se tem dito.Está ali muito "material" com grande futuro.

Iremos ver como reagirão todos, quando as várias filas de autocarros começarem a estacionar durante os jogos, em frente da baliza do Sporting.

E isso acontecerá em pelo menos 13 dos 15 jogos, que se disputarão
em Alvalade.

Juba disse...

LR: Magrão lento? Estarás a precisar de vista ou de memória?
- Desculpa, mas não concordo minimamente!

SL

João disse...

Em geral gostei do que vi. Sem Adrien e Dier, dois jogadores que considero muito importantes para esta época, a equipa bateu-se muito bem.

Montero é jogador e Slimani já mostrou dois ou três pormenores. Wilson Eduardo, contrariamente ao que eu esperava, está a fazer por merecer o lugar nesta equipa. Magrão, apesar de estar melhor ainda não me convence por completo, julgo que é o chamado " filho " do treinador. Welder parece fraquinho.

Preocupa-me as bolas aéras defensivas, onde continuamos muito frágeis. O resultado de ontem é enganador, pois facilmente poderíamos ter sofrido 3 ou 4 golos, não fora a azelhice dos jogadores da Fiorentina. Este aspecto preocupa-me bastante, sobretudo porque já sabemos que principalmente nos jogos em casa e contra equipas mais pequenas, estas só criam perigo em cantos e lances de charuto para a área. Ora, se não melhorarmos neste aspecto, antevejo que vamos sofrer muitas vezes um golo em uma oportunidade e depois é sempre dificil recuperar contra equipas que colocam o autocarro. Penso que a inclusão de Dier a central poderá melhorar este aspecto.

PS: Gostei muito da nova música das claques, cantada em conjunto. Foi arrepiante, parecia que o jogo era num estádio inglês.

Unknown disse...

Pois, o Magrão é lento...

Sabem quem era rápido? O Bojinov. Mas só para ir a correr ao banco levantar o ordenado. O facciosismo embota os neurónios. Porra!

Juba disse...

LR, repara na lentidão do Magrão!

http://www.tvgolo.com/jogo-showfull-1376242370---02

SL

leao revisor disse...

Keval P´trell

É super rápido... consegue acompanhar sem qualquer problema os seus adversários. Quanto à comparação com o Bojinov... Inteligente sem duvida.

Juba

Onde quer mostrar que ele não é lento? Na recuperação que dá golo? Vou lhe dar uma "dica", ele não recupera por ser rápido, ele recupera porque percebe o que vai fazer o jogador que passa ao Savic e decide pressionar logo o central que falha o passe, nada tem haver com velocidade mas sim com inteligência. Já agora se acha que pela recuperação o jogador é rápido, tinha um rochemback há uns anos que fez uma recuperação igual (só que marcou golo) frente ao Newcastle para a Taça Uefa em alvalade, e ele não era propriamente rápido.

J.Heleno disse...

Se estamos a falar da rapidez de jogadores importa recuar ao inicio da época passada para constatar que a nossa então dupla de centrais teve que ser rapidíssima para apanhar os velocistas dinamarqueses...

leao revisor disse...

J.Heleno

Salvo erro a nossa dupla de centrais foi Rojo e Boula. Um lento e um rápido. E se não me falha a memória também, devido ao abandalhamento táctico que se vivia na altura, o Rojo teve que ir muitas vezes buscar bolas nas costas da defesa.

anonymus disse...



LR:

Não vale a pena perder tempo com gente, que nunca dá uma opinião sobre um jogo e está sempre à espera (pede mesmo) que seja feito uma crítica sobre a equipa ou um determinado jogador, para depois vir com comentários quezilentos.

Toda a gente tem visto, que para já, o Magrão tem mostrado não ser um jogador rápido, mas o que é que se há-de fazer?

Ter paciência...Muita paciência!...

João disse...

Penso que pelo facto de ter Slimani e Montero, o LJ neste momento debate-se com o dilema de jogar em 4x4x2 ou em 4x3x3.

A vantagem de jogar em 4x4x2 é permitir ter o Slimani mais fixo na área e o Montero nas suas costas, aproveitando as muitas segundas bolas que certamente irão sobrar à entrada da área pela luta que Slimani irá dar aos centrais. Aliás, o próprio Wilson Eduardo poderá ser opção para jogar atrás do Slimani, pois tal como Montero, também tem uma meia distância muito forte.
Penso que defensivamente a equipa também fica mais equilibrada neste sistema.

Como desvantagem, vejo o facto de jogadores como Capel, Carrillo ou Bruma ( se ficar ) não terem lugar num 4x4x2. São jogadores típicos de 4x3x3.
Mas lá está, não vejo forma de integrar Slimani e Montero num 4x3x3.


J.Heleno disse...

Em minha opinião o Magrão não é um jogador particularmente rápido mas também não é a lentidão em pessoa como tentam fazer querer.

É forte fisicamente e parece usar bem o corpo para ganhar posição.

Dito de outro modo, se o considerarmos um extremo é lento se o considerarmos um médio é normal, dentro da média.

Independentemente disso, gostei do que vi, não sendo nenhum craque parece saber gerir bem os ritmos de jogo e apresenta uma agressividade interessante, bem como parece ser tecnicamente competente.

É esperar para ver.

Unknown disse...

Exato J.Heleno, exato.

Mas repare que se fossem contratado pelo comissionista Freitas era logo muito mais rápido. Porque com esse não havia falhas nem jogadores da 2ª divisão, eram só "creme de la creme". Os melhores dos últimos 20 anos... menos nos resultados.

Cafageste disse...

Revisor, realmente estes dão tudo em campo.

Por muito craques que sejam alguns jogadores, se nao tiverem atitude e uma liderança forte, não dão nada. Foi o problema dos anos anteriores. Agora, a qualidade até pode ser menor, mas ha liderança e...ha salários em dia! Por isso não falta atitude!

J.Heleno disse...

Para mim não interessa quem contrata quem, interessa é que os jogadores apresentem rendimento desportivo.

Por muitas comissões que circulem se um jogador chegar e apresentar rendimento desportivo, valorizar-se e for bem vendido, é um bom negócio.

O problema é que com o Carlos Freitas é possível delinear um padrão de contratações verdadeiramente desastrosas na última década, tanto a nível de rendimento desportivo como de proveito financeiro, onde invariavelmente quem saiu lesado foi o clube.

Por um lado, gastaram-se fortunas em contratações, comissões etc e por um outro o rendimento dos jogadores foi em regra miserável não permitindo qualquer proveito financeiro.

Quantas às actuais contratações, e não sendo eu um apreciador do Inácio, para mim o elo mais fraco, espero para ver e depois darei a minha opinião em função do rendimento que apresentarem.

Unknown disse...

Muito bem J. Heleno.

Subscrevo. Manter um padrão de análise sem desonestidade intelectual. Aplaudo. E ainda mais porque isso é raro nesta "casa".

Unknown disse...

Sobre Magrão - não se esqueçam que vem de um periodo grande sem competir. Acho que pode ser um jogador importante porque me parece muito bom tacticamente e é claramente um jogador "batido" - com tanta juventude no plantel isso é fundamental.

Quanto a Montero é o novo "grande artista" - se Slimani for metade do que foi Jardel - vamos festejar muitas vezes com estes 2.

É claro que há muito trabalho pela frente e este resultado até é bastante simpatico para nós, mas estou moderadamente optimista.

Acho que a principal diferença é que com LJ jogamos mais como 1 grande - acho que vamos dominar facilmente o jogo em 80% dos jogos e isso é meio caminho andado para a vitoria

anonymus disse...



Uma das grandes diferenças entre esta pré-época e a do ano passado, está no facto de os jogadores deste ano se sentirem apoiados e sem assobios, quando na pré-época passada foram logo assobiados ao 2º. ou 3º. jogo.

Deve-se ficar na expectativa e esperar, porque é preciso que todos se lembrem de como foi a pré-época de há 2 anos, com o Domingos ao comando, com uma pré-época entusiasmante e depois de um principio de campeonato com 3 jogos perdidos, engataram salvo erro, 10 vitórias.

Em seguida, aconteceu o que se sabe, com o despedimento do Domingos que começou a desculpar-se com os jogadores e depois com as más escolhas dos treinadores que se seguiram.

Espera-se que desta vez haja juízo e não se comece a aumentar as expectativas, se tudo correr bem, a exigir o campeonato.

No Sporting para se passar de 8 para 80, não é preciso grande coisa.

SOU SCP disse...

O magrao esteve mais rápido que no jogo contra o Braga, mas continua lento! Tem de continuar a preparação física, mas é inteligente a jogar e a movimentar se, é o jogador mais experiente da equipa também.

Ronaldo disse...

Um aviso para os catequistas de serviço. Este vídeo que anda pela net é o único sermão que aceito levar. 8 minutos seguidos a cantar pelo Sporting. O resto são palavras ocas e, exceptuando para as beatas, vale zero...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=blblMSliwDI#at=353

Para cima deles! Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

Melas disse...

Como eu previ, começou o retiro...

SL

Melas disse...

Já constataram bem a diferença que se verifica no clube, já pensaram que este ano nao temos de esperar e desesperar ate à meia noite do ultimo dia de mercado por um PLC que o revisor diz que vem e nunca aparece?

Já viram que ao contrario do ano passado, os nossos jogadores têm pernas? E, pasmem-se, correm! Agora mais a serio, já alguém reparou na diferença gritante que se verifica ao nivel da preparação física da equipa?

Já alguém reparou (ficava-te bem principalmente a ti revisor, que já lançaste umas bicadas quando houve os ditos amuos entre claques no jogo contra a real sociedade) que ontem com 19 000 pessoas no estádio tínhamos as claques juntas (alturas houve em que pensar nesta possibilidade era ficção cientifica) e o apoio sonora foi espectacular (agora imaginem cheio).

Estou esperançado numa boa época porque este é o meu Sporting, Fdx um clube centenário que tem de se orgulhar de si proprio e que desde Março passado tem gente que o sabe defender e que nao coloca o nome do nosso amor na lama...

Forca Sporting, é nosso (de TODOS) outra vez!

anonymus disse...



Eu acho que o retiro começou naqueles que durante meses atacaram tudo e todos, com razão ou sem ela e que agora se calam (alguns retiraram-se, já nem sequer aparecem), mas que prometeram que nunca se calariam se houvesse coisas mal feitas ou promessas não cumpridas.

E que as há...há!

Que não sejam todas cumpridas por parte de quem as prometeu, isso faz parte dos políticos. É a vida, mas os "jiadistas" que fizeram a guerra "santa"...esses embrulharam a manta e foram dormir para outras tocas.

Basta procurar noutros blogues e lê-los.