segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Reflexão

Desde o R&C quero fazer uma reflexão sobre o estado do clube e só não o fiz antes e ainda bem porque vinha-mos de maus resultados e não queria ser mal interpretado. Por sorte o presidente deu uma entrevista a criticar os "críticos".
Não tenho qualquer problema em o dizer, o maior mérito de BdC foi a sua capacidade de equilibrar as contas do clube, imposta ou não pela banca, vou lhe dar esta de bandeja, e vou-me curvar perante os resultados obtidos.
O SCP reduziu praticamente tudo, mesmo com um corte brutal, conseguiu o apuramento directo para a champions e nas modalidades não reduziu significativamente os titulos conquistados.
Os desafios começam aqui, ao SCP não bastará ter as contas equilibradas, precisará de títulos, porque se não os tiver, mesmo com as contas equilibradas, não durará muito como presidente do SCP. E como disse o grande desafio deste ano é mesmo esse, elevar o nivel competitivo da equipa (porque o ano passado tivemos uma conjuntura que espero nunca mais se repetir) mantendo o equilíbrio financeiro. E aqui não posso concordar com o presidente e acho que a politica de contratações deste ano, foi TOTALMENTE errada.
A explicação dada, que preferiu contratar mais de 10 jogadores e pagar 14 milhões de euros do que 3/4 pelo mesmo valor porque a nivel salarial não nos era possível manter o equilibrio financeiro é apenas uma desculpa. Gauld recebe 400 mil ano, Sacko 300 mil, e eu pergunto estes 2 juntos custaram mais de 4 milhões de euros, com 700 mil euros ano não tinhamos conseguido contratar uma "real mais valia"?
Depois quando vejo o presidente dizer que estes são jogadores de futuro, para justificar a sua escassa aposta na equipa principal, eu pergunto quem acredita nisso? O ano passado também contratamos jogadores de futuro e já foram embora, para o ano muitos destes de futuro vão também porque efectivamente não têm qualidade para vestir a nossa camisola. Basta pensar que tirando Sarr (pelas saidas de Dier e Rojo), Nani (pela sua enorme qualidade) são titulares da equipa, Rossel e Silva foram devido a castigos e os outros nem 2 opções são.
Achei pela primeira vez durante o mandato naquela entrevista na passada 6 feira, que o presidente estava verdadeiramente desorientado, a forma como defendeu as contratações mas principalmente a forma como atacou Manuel Fernandes, foi em meu entender patética. Podia aqui invocar o a liberdade que cada um tem em dizer o que pensa, mas vou apenas dizer que Manuel Fernandes não fez nada que muitos dos seus apoiantes e que agora fazem parte dos orgãos sociais ou são funcionários do clube fizeram no anterior mandato. Nem mais nem menos! E percebo perfeitamente o que o presidente quer dizer com "matar a equipa", ele sabe perfeitamente que se qualquer equipa entra numa série de maus resultados, se começa a haver muita pressão (2 coisas que nunca houve o ano passado) se a equipa não tiver qualidade nem maturidade entra numa espiral negativa e nunca mais se recompõe. Esse é o medo de BdC e penso que de todos os sportinguistas.
Ainda sobre o ataque ao Manuel Fernandes e para terminar o assunto, o problema entre os 2 não está relacionado nem com o seu vencimento nem com a qualidade das suas funções, o problema entre os 2 é que o Manuel mandou-o passear 2 vezes, quando ele o foi convidar para as suas campanhas e isso ele não perdoa, quem esteve com ele teve direito a poleiro no SCP (e não será necessário falar em nomes...), e não me admiro nada que no ano em que o filho do Manuel não for campeão na equipa que treina, vai igualmente sair do clube.
Ao ler o R&C faz-me uma certa confusão a rubrica comissões, o SCP informa que esta direcção só pagou comissão ao Enouh e ao Gazela e isso desculpem faz-me imensa confusão, eu sou daqueles que acha que a comissão é algo inerente ao negócio de compra e venda de jogadores, o SCP considera que não e é frontalmente contra isso, e faz portanto ponto de ordem em não pagar qualquer comissão nas restantes contratações realizadas (pelo menos é isso que foi comunicado aos sócios). A pergunta que faço é simples, se nós tivemos necessidade em pagar uma comissão a estes 2 pernetas que nunca vão vestir a camisola da equipa A, porque não pagamos ou não tivemos essa necessidade de pagar a jogadores que consideramos "grandes apostas de futuro"? Parece-me uma interpretação perfeitamente lógica do que nos é transmitido.
Seria dificilimo baixar drasticamente os custos e manter a mesma qualidade, o departamento de recrutamento do clube passou a ter menos pessoas que o Estoril, Braga ou Guimarães, teve observadores a passar para o SLB e para o FCP, o recrutamento como é lógico sofreu com isso, os jogadores que chegam ao clube são os que os outros não querem e se antes estavamos na linha da frente da detecção de talentos, agora tenho sérias duvidas que em 3º estejamos. Por muito que as pessoas tentem esconder a realidade, a verdade é que o futuro não será facil, o SCP jogou esta época em casa com o SLB em sub17 e sub19, perdeu os 2 jogos. A minha questão é, quando isso aconteceu a ultima vez? E quando os sub15 jogarem muito possivelmente vão pelo mesmo caminho. Milagres não existem, quanto mais tarde acordarmos para este problema pior será.
No mesmo R&C podemos ver que os custos com deslocações, estadias, refeições, baixaram drasticamente. Como foi isto possível? Bastou todas as equipas (tirando a equipa A, e a modalidades nas fases finais) deixarem de fazer estágios quando o jogo é no norte ou no sul do pais, as equipas passaram a comer nos núcleos (medida que aplaudo). Estamos a falar de pormenores, muitos podem dizer não é por se fazer 300Km que se perde alguma coisa, ou não é por pernoitar junto ao local do jogo que se vai ganhar ou perder, aquilo que digo é que é um pormenor que custa dinheiro e passou a ser mais uma das dificuldades para se vencer.
A "vigilância" também sofreu um "corte", infelizmente por algum conhecimento, sei perfeitamente que problemas cardíacos mesmo com assistência podem ser irreversíveis. A verdade é que no trágico acontecimento do ultimo jogo, não existiu um unico segurança na bancada onde tal aconteceu e foi necessário as pessoas na bancada B fazerem-se ouvir para que um segurança no relvado tivesse alertado para algo que estava a acontecer. A verdade é que a "manta" é curta e não estica, não conseguimos o mesmo serviço gastanto consideravelmente menos.
A SportingTv acontece o mesmo, a qualidade das transmissões em directo estão intimamente relacionadas com a força de sinal que conseguimos fornecer, a nossa em muitos casos é baixa e por isso já tivemos um SCP vs SLB em andebol que ninguem viu em directo.
Por ultimo e para terminar, BdC quer ser uma referencia do SCP, e espero que o seja seria muito bom sinal para nós, mas terá que conseguir aumentar VERDADEIRAMENTE a qualidade da equipa e de tudo o que a rodeia se quer vencer cumprindo com os acordos estabelecidos.
Saudações Leoninas

34 comentários:

porrinho disse...

Caro LR,

seguindo a sua logica, com o diminuir das despesas (fixas ou nao) e com o esperado aumento das receitas devemos estar perto do break even, como um user referiu a pouco tempo.
Se conseguirmos diminuir passavivo e libertar servico de divida, mantendo a mesma estrategia (break even) conseguiremos ter mais dinheiro disponivel para investir.
Tinha de se comecar por algum lado, comecou-se por se estancar a hemorragia financeira e tentar estabilizar psicologicamente a equipa & os socios, o que se conseguiu. Vamos ver o futuro, se ha competencia para os proximos passos que espero sinceramente que sim.
ao sou apoiante de BdC, nao votei BdC, mas sou Sportinguista ferrenho e apoio e defendo tudo o que engrandeca o Sporting, independentemente de quem estiver a frente do Clube.

SL

Rui Fiel disse...

Meu amigo (permita-me que o trate assim pelos laços leoninos que nos unem),

Gosto de o ver assim novamente, incisivo e pragmático. É certo que ainda se notam alguns laivos de agressividade para com a pessoa do Presidente do clube, algo que, na minha modesta opinião, um moderador/detentor de um blog sportinguista não o deveria ter. E não o deveria ter porque realmente somos a maior força de Portugal, mesmo na blogosfera, e precisavamos que blogues como este fossem uma referência para os sportinguistas e os ajudassem a levantar a moral a cada ponto perdido. No entanto, a critica estará sempre presente num clube como o nosso, mesmo entre sportinguistas.

Posto isto dizer que concordo com quase tudo que diz. Consegui finalmente perceber alguma tristeza no seu discurso, tristeza de uma preocupação decorrente de podermos deixar de ser o melhor clube formador do país. Mas isso não lhe pode toldar o discernimento...

Sendo uma pessoa inteligente percebe, porque se nota no seu discurso, que se tentam fazer omoletes sem ovos no nosso clube, actualmente. Apenas e só porque não há dinheiro!

Espero, e acredito, que o presidente tenha delineado uma estratégia que nos permita deixar de ser quem fomos antes para sermos mais fortes depois. E fundamentalmente quero acreditar que ele também pensa como você e como eu, que temos de dar um passo atrás e sofrer para depois darmos dois em frente e vencer.

Estamos limitados. Estivemos mal nas contratações. Mas demos tempo ao tempo, o Sporting merece, e esse é maior que qualquer um de nós.

SL

leao revisor disse...

Porrinho

Será um desafio fazer as receitas subirem, o ano passado elas subiram muito à custa da renegociação feita com os direitos tv no tempo de JEB, este ano presumo que vão novamente subir presumo com a entrada na champions (mas nem sei se este orçamento já não reflete isso mesmo).

Mas o que escrevo é precisamente que Bdc tem como objectivo aumentar a qualidade dentro das nossas possibilidades.
Você diz que se conseguiu estabilizar psicológicamente os sócios e equipa, não concordo, o ano passado isso aconteceu devido a uma conjuntura favorável este ano em tão pouco tempo já se viu que tal não acontecera.

Rui fiel

A minha grande preocupação é essa mesmo, acho que o,presidente acha que está tudo bem, aliás eu ele acha que faz tudo bem. Acha que contratou bons jogadores, acha que a formação está fantástica etc etc etc.

Depois não admite sequer a crítica, o que vai levar a So entender que está errado quando bater com a cara na parede e isso vai doer muito mais ao clube.

Rodrigo disse...

Curiosamente este LR era tão pouco exigente num passado recente.
A desonestidade é impressionante.

Unknown disse...

Começando pelas aquisições - começa a desaparecer o mito de que só um (Nani) teria qualidade para a equipa principal - ontem foram 3 + 1 e todos corresponderam com qualidade

Eu não compreendo verdadeiramente como se pode dizer que em vez de 10, com o mesmo dinheiro se tinha comprado 3 ou 4 + caros

Toda a gente dizia e com razão que a equipa no ano passado era curta, que tinha 14/15 jogadores com que se podia contar - se sairam 2 desses jogadores - a opção era contratar só 3 ou 4 ??? E tendo de participar na LC ?

Não podemos pensar apenas que o plantel são 11 jogadores

Se a equipa titular for a que jogou em Maribor, para além dos 2 titulares, será que Rosell, Jonathan, Rabia, Tanaka, Paulo Oliveira, Slavshev e até mesmo Guald, não nos darão mais garantias que Vitor, Magrao, etc ??

Ontem 2 deles deram respostas muito positivas e tenho a certeza que mais darao se forem chamados.

Quanto ao R&C é um verdadeiro milagre o que se conseguiu fazer - um clube que estava à beira da falencia estar dependente da champions e de uma mais valia de cerca de 10M na diferença entre vendas e compras de jogadores para dar lucro, é verdadeiramente impressionante - veja-se quantos jogadores tiveram de sair do benfica, por exemplo para eles equilibrarem as contas.

Quando ás declarações de BC e MF, creio que ninguem sai bem visto - BC pela responsabilidade do cargo, tem de saber ignorar as provocações.

leao revisor disse...


Jorge alemão

Recue e leia o que disse sobre o lateral esquerdo. Quanto a sarr mantenho a mesma opinião. 2 tijolos nos pés, mal no posicionamento, forte no jogo aéreo e com margem para evoluir. Melhor que Mauricio mas isso não é difícil.

E reforço aquilo que lhe disse se não vencer não há equilíbrio financeiro que lhe valha, até porque foi isso que sempre anunciou.

Rodrigo

Voltaste? Sabes que jogamos contra o Belém e o maribor?

Só apareces quando ganhamos?

Exigência? Não estou a exigir nada isso é que é curioso, mas o mais engraçado é que não comentam aquilo que eu disse, frases feitas.

Já agora o tema formação presumo que fique para uma melhor altura...

Paulo Guerra disse...

Ai agora cortar só por si é meritório? Os portugueses desempregados que já perderam a casa e o carro se ainda experimentarem deixar de comer também resolvem o problema e de uma forma definitiva, digo eu. Como termos o 1º estádio certificado com desfibrilhadores e operacionais de suporte básico de vida e quando foi preciso nem uma coisa nem outra. O 1º sócio a ver o futuro! A isto chama-se irresponsabilidade total, muito mais grave que andar a rasgar contratos. Não é mesma responsabilidade para o SCP ir a Tribunal por um e outro caso mas como não sou populista e está em causa uma vida humana que podia ser a de qualquer um é esperar por mais respostas da direcção. Todos num plano humano e qualquer parceria que possa representar investimento no SCP e a isso é que chamava mérito, infelizmente no mercado já nem o Miguel Lopes colocas.

Quanto muito mérito é saber cortar para sair do círculo de gastar muito para ser 3º e pouco para ser campeão mas quando acabas de despachar o Dier e contratas o Sarr está à vista de todos que nem cortar sabes. Com ou sem grandes contratações quando nem os melhores da formação seguras é porque nem para cortar estás apto. E nem quero falar do estado da formação.

Até aqui o único mérito foi o nível de competitividade alcançado numa 1ª época completamente atípica. E para além do 1º treinador a abandonar o SCP também dependeu muito da herança, como é sempre normal nas primeiras épocas. Ou como teria sido sem as renovações que hoje todos sabem impossíveis de Patrício e Adrien e várias contratações ainda mais impossíveis? Ou esta época sem Nani via Rojo? A defesa, onde nem com o Cedric renovas e que já é quase toda do Bruninho e do Inácio mostra bem o futuro. Mais à frente, onde estamos muito melhor, o André Martins não saiu porque não chegaram propostas, o mesmo para William, Capel, Carrilo. Só dos que eu sei, inclusive J. Mário a época passada.

Para além de que também já foste equilibrado e competitivo e deu no que deu. Até já foste campeão e ninguém dizia que não havia dinheiro em Alvalade mas parece que já ninguém se lembra. E poupem as histórias da carochinha e do passivo.

O equilíbrio financeiro no SCP tem muito mais que se diga do que as leituras vulgares dos R&C e muito menos é para alguém que nem nos revestimentos se aguentou quando chegou a crise, segundo o próprio. Mérito é continuar a crescer em plena crise, no mínimo aguentar o barco. Ninguém está bem só porque não gasta mais do que recebe, alguns até dormem na rua. A este mérito também se chama pobreza irreversível ou mediocridade a maior parte das vezes. E não deixa de ser pior depois de se apostar muito e mal sem receitas, pelo contrário o resultado final ainda costuma ser mais grave. Era preciso uma resposta totalmente diferente e para isso tinha sido preciso alguém à altura de estabelecer as parcerias necessárias, tão simples como isto. Para falarmos a mesmo a língua do cagão, porque é que ele cagava milhões?

A ouvir a resposta do grande capitão embargada de emoção já nem quando marcas 4 golos ganhas. Um dos momentos mais tristes da história do SCP. Uma vergonha este fim-de-semana para quem ainda se lembra do que é o SCP!

Unknown disse...

Frases feitas ?? não deve ser para mim

a formação é um tema bastante complexo mas concordo que tenha que haver um reflexão seria sobre o assunto

Posso estar enganado, mas não temos sido nos ultimos 10 anos o clube com mais trofeus, mas isso não quer dizer que não conseguimos formar grandes jogadores

Veja as ultimas convocatorias de sub 17, sub 19, e sub 21 onde salvo erro temos 17 atletas convocados e somos o clube mais representado

Já agora e relativamente ao plantel principal, não acha que estamos melhor que no ano passado ? Não estamos melhor preparados para castigos, baixas de forma, lesões, etc

Na segunda volta, o jogo ofensivo passou principalmente pelo cruzamente sucessivos para Slimani - não acha que mostramos muito mais dinamica na frente este ano ?

leao revisor disse...

Jorge alemão

Ninguém quer fazer uma reflexão seria sobre a formação porque isso levaria a no fim dizer, realmente está direcao arruinou todo o trabalho realizado.

Em relação ao plantel, digo sem problemas que a nível geral estamos iguais, porque melhoramos na frente e pioramos atrás.

Temos mais opções? Na esquerda sim, a 6 talvez de resto igual, jogadores para já nada acrescentam, e o treinador é da minha opinião.

Mas nós mudamos a forma de jogar sem dúvida, temos mais imprevisibilidade no ataque mas ficamos muito mais expostos atrás, e como a qualidade dos centrais é patética vamos sofrer com isso ao longo do campeonato.

É isto nem é uma crítica é uma constatação.

Rodrigo disse...

Oh LR, só apareço quando ganhamos?
Isso é um argumento dos fracos.
Só venho aqui para me divertir com a tua inconsistência argumentativa, a derramar por todo o lado a azia e raiva por te terem tirado o brinquedo.
Incrível como no passado defendias tudo e mais alguma coisa.
E agora é o que se vê.
Nem dos ordenados em atraso e dívidas vergonhosas e fornecedores tu alguma vez falaste.

BdC não é perfeito, mas é melhor que qualquer um que lá tenha passado durante a era roquetista.
Que felizmente chegou ao fim.

leao revisor disse...

Vieste cá defender as contratações depois do Belém? Vieste cá defender o Maurício apos maribor?

Uma coisa ninguém me pode acusar, estou cá sempre é mantenho sempre a mesma opiniao!

Rodrigo disse...

Manténs sempre a mesma opinião?
A tua opinião muda conforme te dá mais jeito, muda conforme o alvo.
A isso chama-se não ter personalidade.

Quando GL apareceu com a sua equipa com Luís Duque e Carlos Freitas, admito que me senti cativado.
E decidi apoiá-lo a ele a à sua equipa, defendia todas as suas decisões e ria-me das teorias de conspiração.

Mas porra, aquele que não muda de opinião perante os factos que vieram a público, além de ser teimoso, demonstra burrice ou que perdeu alguma coisa.

Aqueles que continuaram ao lado da linhagem do roquetismo podem ser agrupados como: familiares/amigos de ex-dirigentes ou ex-funcionários; gajos que queriam chegar ao poder; gajos que tinham algum tacho prometido; gajos que viviam à custa do clube.

Portanto, as tuas opiniões além de terem uma agenda clara, são irracionais e desonestas.

anonymus disse...



"Quando ás declarações de BC e MF, creio que ninguem sai bem visto - BC pela responsabilidade do cargo, tem de saber ignorar as provocações."

Essa é a forma de se inverter os factos.Quem foi o provocador foi o BdC, que não teve escrúpulos de acusar uma das maiores referencias do Sporting, de forma indigna.
Ele limitou-se a comentar aquilo que todos, com 2 olhinhos na cara, têm visto.

O BdC acusa agora os outros, daquilo que ele fez durante meses seguidos de cada vez que a equipa perdia e agora não aceita as críticas? Então agora as críticas já são para destabilizar?

Quem é ele dentro do Sporting para usar aquela linguagem contra o MF?

Para aqueles que ainda tivessem dúvidas e que não sejam ceguinhos, ele tem revelado uma estatura miserável, ao nível do orelhas e do pinto bufas, no que diz respeito a comportamentos.

Assumir que errou nas contratações, isso nunca! Se a equipa tivesse perdido ontem, certamente que viria desculpar-se e dizer que a culpa seria dos que dizem que a equipa tem feito maus resultados, porque não possui um lote de jogadores equilibrados, com aquisições capazes de substituir os titulares imediatamente.
Mas como a equipa ganhou, deve considerar que o mérito é seu!

Com o dinheiro dos 11 jogadores contratados, evidentemente que se poderia ter contratado 4 jogadores de maior valor futebolístico e com os ordenados que se dão a esses mesmo 11, daria certamente para pagar os seus ordenados.

Sabe-se que há muitos jogadores nos países da América Latina, que ganham uma ninharia e veriam com bons olhos jogar na Europa por ordenados mensais a rondar os 700 mil euros por mês.
Se se fizer as contas e multiplicar-se, por exemplo, 300 mil euros por mês para cada jogador dos tais 11, chega-se aos 3 milhões e 300 mil euros mensais.
Os ordenados mensais dos tais 4 jogadores de craveira superior a ganhar 700 ou 800 mil euros mensais, não iriam muito além daquele valor.

Esses 4 jogadores, com os outros 13 ou 14 bons, que já faziam parte da equipa, ter-se-iam agora 17 ou 18 bons jogadores, que bem orientados, poderia fazer com a equipa aspirasse a melhor do que na época passada e nesse caso, se esta fosse uma época falhada, ele poderia dizer que tinha dado o máximo ao treinador dentro das disponibilidades actuais do Clube.
E depois ter-se-ia sempre a equipa B com alguns capazes de fazerem o mesmo, senão melhor, que a maior parte dos tais 11 contratados.

Como se vê, as desculpas já apresentadas aqui e acolá, de que as tais 4 contratações cirúrgicas tão prometidas sairiam muito mais caras, não passam de desculpas esfarrapadas, para tentar salvar o soldado BdC.

Dá vontade de rir, ver como alguns aparecem sempre que a equipa ganha, para defender a política actual e como se calam logo que a equipa perde.

Nota-se só, que são comportamentos opostos aqueles que tinham há 2 anos.

Relva disse...

De acordo com rodrigo quanto ao resto não mereçe grandes comentários, alguns queriam que o presidente viesse dizer, que temos má equipa, más contratações, um pouco á imagem do pinto e da equipa do porto no ano passado. O presidente esteve mal até agora unicamente na questão do manel, a inteneção era boa, mas penso um pouco injusta para o manel, porque ele não é o que o presidente quis dizer, e fico por aqui, porque acima de tudo está o sporting.

Paulo Guerra disse...

Muito mais que tudo era preciso alguém que respeitasse o SCP e os sócios do SCP! Alguém que soubesse mesmo o que é o SCP mas este baldou-se às aulas, desconfio bem do ensino alternativo nas claques.

P.S. O grande capitão até podia andar sempre bêbado como andam a maior parte do tempo muitas lendas vivas do futebol e a obrigação de um presidente do SCP era ajudá-lo para ajudar o SCP mas este não passa de um fedelho armado ao pingarelho.

Unknown disse...

Anonymus

Esses 13 ou 14 jogadores eram poucos - sairam 2, com a entrada de 3 ou 4 ficariamos com cerca de 15 - sugere então que os restantes 10/11 fossem todos da formação, é isso ?

Depois do jogo com o Maribor, um a um falei dos reforços e de quem tinhamos na B e com uma analise lucida, é facil perceber que claro que os reforços nos são mais garantias - a sua resposta na altura foi que não tinha capacidade para analizar a qualidade dos jogadores - no entanto essa incapacidade não o impede de lançar a frase feita de que teriamos igual ou melhor na B


Revisor

È com agrado que o vejo a valorizar o trabalho da direcção

Se estamos com igual valor no "11" e temos melhor banco (acho que aqui não há duvidas) e se gastou menos do se recebeu - só podemos ficar contentes com o trabalho da direcção

anonymus disse...



"Esses 13 ou 14 jogadores eram poucos - sairam 2, com a entrada de 3 ou 4 ficariamos com cerca de 15 - sugere então que os restantes 10/11 fossem todos da formação, é isso ?"

Ah!Ah!Ah!

Dá vontade de rir!

Claro está que para substituir os 2 que saíram já contava com os 2 que entraram esta época (Esgaio e João Mário, que se têm afirmado esta época) e que juntamente com os restantes da época passada e mais as tais 4 contratações cirúrgicas prometidas, fariam o total de 17 ou 18 jogadores para esta época.

Estes 17 ou 18, mais 3 saídos da formação, que quanto a mim fariam melhor que alguns dos 11 contratados, fariam 20 jogadores para a equipa principal, que seria o numero prometido em tempos pelo BdC.
E neste numero não incluo o Miguel Lopes, que não tem jogado porque segundo se diz, não quer baixar o ordenado, mas que entretanto continua a receber...Senão seriam 21 ou 22 jogadores.

Evidentemente, que com esta análise não estou a apreciar os jogadores um a um, como disse na semana passada.

Há que ler e interpretar o que escrevi e não ler como lhe convém.

anonymus disse...



"Se estamos com igual valor no "11" e temos melhor banco (acho que aqui não há duvidas) e se gastou menos do se recebeu - só podemos ficar contentes com o trabalho da direcção"


Esqueci-me desta!

Sim, talvez tenhamos melhor banco na equipa B, porque na A...

Alguns desses, nem sequer na B têm jogado, mas enfim!...

Ronaldo disse...

vitor,

Andares a mudar de nome só mostra a fraca pessoa que és! Foram merdas como tu que nos levaram até aqui!


revisor,

Agora está quase tudo mal. Maribor isto e Maribor aquilo. Foi um resultado francamente mau. Mas não levámos 3-0 do Videoton. E nessa altura nem piavas. Andavas a colar cartazes e estava tudo bem com o melhor plantel dos últimos 20 anos...

Se tens o azar do Sporting ganhar na 6ª feira lá se vão as tuas profecias para o futuro próximo...


putanheiro inglês,

É favor não inverter os factos. O Manuel Fernandes veio publicamente atacar forte e feio os jogadores e a equipa após o jogo de Maribor. Tem de o fazer? Obviamente que não. Ainda para mais quando andou a pactuar com derrotas e atitudes vergonhosas... E porquê? Porque os 20K da altura falavam mais alto que o sportinguismo que agora quer demonstrar. Simples!

O BdC veio defender a equipa e os jogadores. O que qualquer líder deveria ter feito. Simples!

Então nós não podemos andar aqui (que quase ninguém nos ouve) a chamar merda aos jogadores do melhor plantel dos últimos 20 anos após, entre outros resultados vergonhosos, levarem 3 secos do Videoton. E o Manel pode fazê-lo publicamente após o empate em Maribor? Nessa cabeçorra doente não há um pouco de coerência? Ou tens o disco externo avariado?

Unknown disse...

Anonymus

Se critica as contratações e depois diz que não esta habilitado e apreciar os jogadores - há algo aqui que não bate certo, mas enfim

COncordo com o que diz de João Mario e Esgaio e acrescento ainda Tobias, (e na minha opinião tinham-se poupado 2 contratações, nomeadamente Geraldes e um central), mas na minha opinião acho curto esse numero de 20 (18 jogadores de campo), numa epoca com no minimo mais 10 jogos que o ano passado

Depois fala-se dessas 3 ou 4 contratações cirugicas, como fosse impossivel falhar uma contratação só por esta custar 3M ou 4M

Relativamente ao banco ou ás opções para la do "11" não acha que estamos melhor ?

johnC disse...

"este ano presumo que vão novamente subir presumo com a entrada na champions (mas nem sei se este orçamento já não reflete isso mesmo). "

Este aparte é obviamente mentira... basta ver o gráfico das receitas obtidas que está lá claramente um 0 nas receitas europeias (nem podia ser de outra forma porque o exercício acabou antes de julho).

No próximo ano terás resultados positivos de cerca de 30M€, não considerando nem vendas nem compras em Janeiro, nem redução de eventual passivo (de referir que quase todas as contratações mais caras deste defeso já se encontram contabilizadas no relatório e as vendas não).
Este trabalho tem sido fenomenal mesmo, queiram ir por onde queiram, isto era o essencial depois de termos estado mais de 3 meses com salários em atraso! Muito mais importante que o êxito desportivo até! Mas a verdade é que se conseguiu conciliar estes dois factores, só daí devias ter mais tento na língua.


Neste jogo ficou provado que este treinador é muito culpado do que tem acontecido a esta equipa (excepto no jogo contra o maribor, foi o único em que se pode desculpar com erros da defesa exclusivamente)
Ficou provado que tens opções melhores que as titulares no banco, que a maior parte dos 11 contratados não são cepos como os Maneis desta vida teimam em afirmar.
Ou este treinador começa a perceber como fazer esta equipa jogar como deve ser (e não é meter tudo para a frente como faz) e começa a meter os melhores a jogar, ou então vamos continuar com os problemas que temos tido. Este jogo contra o Gil continuou a evidenciar erros de saída a jogar ridículos! Não pode ser o Mauricio a iniciar os processos ofensivos! O William não pode avançar tanto, tem de ficar mais fixo "cá atrás" e tem de ser ele a iniciar a manobra ofensiva, não o Mauricio que anda armado em Polga com o chutão para a frente.
Finalmente, pelo menos, o treinador conseguiu meter um médio a compensar as entradas do extremo do lado contrário... FINALMENTE! Demorou mas lá aconteceu e espero que não tenha sido obra do acaso.
Quanto ao João Mário, não nos podemos fiar muito nele nesta fase e isso seria um erro enorme porque ele tanto faz destes jogos brilhantes, como no jogo a seguir nem se interessa pelo mesmo passando completamente ao lado. É por isso importante ter 2 jogadores viáveis para esta posição.


Agora não quero deixar de passar o que o presidente fez ao Manuel Fernandes e isso foi uma palhaçada descomunal! Também não gosto da prestação desse senhor no tal programa mas dizer o que ele disse foi repugnante de ver e fez-me inclusivamente mudar de canal, tal foi a baboseira e o "limpar de roupa suja" que foi. Ao contrário do que o que tu queres fazer passar, isto não foi apenas por o Manel "ter dado com os pés", foi a forma rídicula como o fez. Ele aceitou o convite mas dps apareceu o senhor godinho a dar mais e lá foi ele para a barricada dos €€.
Isto sim é a verdade, mas nada disto desculpabiliza a palhaçada que foi aquela entrevista do presidente. Uma palhaçada autentica e não foi nada dito que justificasse tal coisa. Para mim foi a primeira vez em que fiquei desiludido com ele e espero que se cale com isto.. cheira mal como tudo!

anonymus disse...



A matilha aparece agora sempre depois de uma vitória (há 2 anos aparecia só com as derrotas, tal como o seu pastor) para tentar morder e se possível negar os factos.

Toda a gente tem o direito de criticar quem quer, mas dentro do respeito, sobretudo quando se trata de alguém que é um ÍCONE do Sporting.

Evidentemente, que os rafeiros do pastor, não compreendem a diferença entre manifestar o seu desacordo com o que disse o MF e a maneira e as palavras utilizadas pelo seu pastor, que foram um insulto, aliás, dentro da mesma linha daquela que é utilizada pela rafeirada, habituada ao mesmo.

Alguns da matilha, quando as coisas vão mal, tentam sempre desviar a discussão para o passado, como se agora não lhes interessasse o presente.

Não nos devemos ocupar com os insultos dessa cambada.É o que lhes resta como argumentos.Dá-se tempo ao tempo e devemos nos limitar a tomar nota e não lhe dar crédito algum, porque as contradições surgirão a pouco e pouco, como tem acontecido.

Pedro disse...

Boa tarde,

De todos os seus textos, este, foi aquele em que encontro alguns pensamentos comuns nomeadamente no R&C,mas, sobre MF e a formação não penso da mesma forma.

Em relação à formação, apesar de ter a mesma preocupação, quero acreditar que quem lidera também tenha consciência do que que se está a passar, e, esteja a estudar medidas futuras sobre este complexo tema. Os resultados atuais não nos deviam preocupar tendo em conta a ultima década. O facto de alguns observadores terem saído para os rivais, deve-se em grande medida, de os mesmos serem adeptos desses mesmos clubes, basta pesquisarem um pouco para constatarem essa realidade.

Sobre MF,continuo sem entender a celeuma sobre o que Bruno de Carvalho disse na SportingTV.

A minha interpretação é que Manuel Fernandes, afirmar que o Maribor é a equipa mais fraca da champions, é tão parva como o Bruno de Carvalho considerar MF o mais fraco empregado do Sporting. Qual é a dificuldade de se entender a frase?

Ponto 1 - Se Manuel Fernandes ficou ofendido, é porque a carapuça serviu

Ponto 2 - Manuel Fernandes sendo comentador na televisão, deve ser parcial e não imparcial como muitos defendem. Se os programas têm comentadores conotados com os 3 grandes, por alguma razão será

Ponto 3 - Porque carga de água os comentadores dos andrades e de carnide devem ser parciais, e o MF deve ser imparcial?

Ponto 4- MF é pago para comentar, é pago para "defender" o ponto de vista do Sporting, pelo que, deve e tem de ser parcial na defesa dos nossos interesses. Concorde ou não, deve sempre defender o Sporting, tal como nós Sportinguistas, devemos defender o nosso clube perante quem não é das nossas cores. Devemos ser parciais na defesa do Clube para com o exterior, e devemos ser imparciais dentro das nossas portas.

Se Bruno de Carvalho devia ter respondido?, julgo que não, ao responder esteve bem?, julgo que sim.

O Sporting é de todos nós e não somente de Manuel Fernandes, a quem devemos muito como atleta, mas a quem devemos muito pouco como ex-atleta.

Para finalizar, infelizmente, os resultados desportivos, irão ditar o futuro.

Para todos nós, de uma vez por todas, temos de ter consciência, que não é a mudar de treinador e presidente todos os anos, que vamos conseguir ocupar o lugar que é nosso por direito

A maior força desportiva de Portugal!

SL

Sportinguista não cota disse...

"Sabe-se que há muitos jogadores nos países da América Latina, que ganham uma ninharia e veriam com bons olhos jogar na Europa por ordenados mensais a rondar os 700 mil euros por mês.
Se se fizer as contas e multiplicar-se, por exemplo, 300 mil euros por mês para cada jogador dos tais 11, chega-se aos 3 milhões e 300 mil euros mensais.
Os ordenados mensais dos tais 4 jogadores de craveira superior a ganhar 700 ou 800 mil euros mensais, não iriam muito além daquele valor.
"

Que raio de contas sr. anonymus, se não se enganou, quer pagar ao nível do Real Madri?

Os nossos melhores jogadores (execpto Nani, pq não pagamos) nem recebem metade do que vc afirma (300 mil euros mensais)... E queria vc pagar qs um milhão??

anonymus disse...



Boa é a ideia de se pagar em ordenados por 11 jogadores, pouco mais de 3M€, igual ao que se poderia pagar por 4 de valor superior.

Mas o que é que se há-de fazer?!

Ter paciência!...

Mas não vou explicar mais.Cada um faz as contas que quiser, mesmo que não saiba contar.

anonymus disse...


Faço uma rectificação quando menciono os números mais acima.Quando falo em 300 mil euros, são anuais e não mensais.

Toda a gente sabe, que nenhum jogador ganha esse dinheiro mensalmente em Portugal.

Para bom entendedor...

leao revisor disse...

Pedro

Até agora tudo o que foi feito por esta direção na formação foi para a fragilizar. E repito... Tudo!

E desafio mais uma vez a argumentarem o contrário.

Meu caro quando refiro" este ano" estou a falar no ano desportivo em vigor, daqui por um ano o R&C deverá demontrar que houve um aumento de receitas devido a entrada na champions ou estarei errado?

Não percebo se o rigor financeiro chega, o nervosismo quase patético que o presidente evidenciou na entrevista e nos festejos "a la final da champions" em Barcelos. Ele que não vença que depois falamos!

Mas acredita no que entenderes.

Quanto aos reforços de quem falas? O silva não era surpresa para mim, lê o que escrevi sobre a sua chegada e os outros? Mas pronto é tudo grandes reforços é tudo Malta de grande futuro.

Sobre o Manel, é mentira que o mandou passear? É mentira que o inacio e ele nem se falam?

johnC disse...

E continua... mandou passear o quê? Eu já disse o que se passou, podes inventar o que quiseres... O inicio dos problemas com o Manel Fernandes foi quando aceitou participar na campanha do BdC para as eleições contra o Godinho e depois de ter dado a sua palavra foi meter-se na campanha do Godinho apenas e só porque lhe iam oferecer um ordenado maior. Esta é a verdadeira história... se isto é mandar passear... enfim, é uma falta de carácter enorme! Muito do choradinho que ontem fez era facilmente contrariado, mas já disse o que disse do presidente, não preciso de me repetir, nem quero!

Quanto à formação, só falas nos jogadores que sairam, mas não falas dos que entraram... porque também entraram e não foi só para a equipa b. Entraram jogadores de qualidade também para os escalões de formação!
Nos juniores tens lá assim de cor dois gajos que entraram e não são nenhuns cepos (Ivanildo e José Correia).

johnC disse...

E já agora, o que aconteceu com o Manel nas eleições contra o Godinho, foi semelhante ao que se passou com o Couceiro nas ultimas eleições... esse também era para fazer parte da estrutura do futebol, deu a sua palavra e depois de repente deixou de falar com eles e "surpreendentemente" apresentou a sua candidatura dps de ser empurrado para lá pela cambada do costume que não queria largar o osso!

leao revisor disse...

Johnc

Sobre couceiro, apenas digo , tenha vergonha!

Uma coisa é couceiro ter aceite que é MENTIRA, outra coisa é ter recebido um convite como foi o que aconteceu e ter rejeitado e foi por isso que sempre disse na campanha que Bdc nunca podia o atacar, mas tratou rapidamente de colocar todas as suas redes sociais a chamarem "couveiro" e a falarem sobre o seu currículo.

Por isso repito tenha VERGONHA quando fala sobre couceiro.

Quanto ao manel, repito, quem esteve com Bdc nas eleições, quem fez o trabalho sujo que Bdc não podia faZer para ter a sua imagem o mais limpa possível, teve lugar na estrutura, quem lhe deu com os pés e não foi o manel foi embora.

Por isso ele que não fale em merito ou demérito! Fale apenas em opções.

Quanto à formação, falo só de jogadores? Eu falo de tudo! Se o José correia é para ti um exemplo de contratação, representa bem o porque de eu achar que o caminho que a formação leva e a desgraca completa!

Porque? Porque tu és tão limitado que não entendes que os juniores tiveram mais de 10 contratações esta época apenas e só para não ser os envergonhados e nem a 2 fase irmos! Porque foram tudo jogadores de 2 ano que na esmagadora maioria nem passam para os seniores.
Reafirmo o que disse preocupa-me imenso o rumo da formação e ainda fico mais preocupado quando vejo que os dirigentes acham que estão no bom caminho e tem obviamente gente que vai nisso

leao revisor disse...

E atenção que não acho o José Correia mau jogador acho e que nunca chegará ao plantel sênior do SCP.

Anónimo disse...

Chamem novamente os gordinhos lopes e a sua corja...
Esses é que fizeram contratações das voas, fizeram o canal do SCP e mandaram construir pavilhões !
hahhhahhh

Quando é que o Manel Fernandes escreve aqui ?

johnC disse...

Só dizes disparates e mentiras, todas as tuas palavras juntas não fazem uma verdade... podes continuar assim que ninguém te ligará já que todos, os sãos mentalmente, não te ligarão pívia... Tu, meu menino, sabes tanto do que falas como nada e se estás a falar do gajo do catering, estás mais uma vez a mentir porque se continuam todos a dar normalmente... se não é esse, realmente nem percebo de quem falas.

leao revisor disse...

Johnc
Sobre couceiro estou plenamente a vontade, estás a MENTIR!

Gajo do catering? Nem sei do que estás a falar.