segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Próxima época

Agora que acabou a pré-época farei o balanço da mesma. Fazer uma analise individual é sempre um exercício complicado, de qualquer modo é a minha opinião neste momento e não me custa nada dizê-la mesmo que isso perturbe muita gente.
Sócios e adeptos- Vivemos um novo período de esperança, sem duvida que existe menos animosidade entre os sportinguistas o que nos beneficia, bons sinais quanto a mim. Fico apenas surpreso pelo numero de espectadores não seja condicente com esta nova "vida", talvez a crise económica, talvez o preço dos bilhetes, talvez as contratações pouco sonantes sejam responsáveis disto, ou então estamos todos a preparar para lotar o estádio quando for realmente a contar.
Presidente- Trabalho difícil de recuperar financeiramente e desportivamente o clube. Tem o deadline imposto pela banca a chegar e o orçamento continua por baixar para os níveis que pretendemos e que nos foram exigidos. Isso em grande parte explica atitudes que eu considero menos correctas da parte de BdC. De resto é claramente o presidente do povo com os benefícios e os malefícios que isso acarreta.
Claques- Foi em 2002 que que os DUXXI se separaram da Juve Leo, Foi em 2002 o ultimo ano que fomos campeões, coincidência? Talvez não! A verdade é que em apenas 2 jogos em casa esta temporada com as claques todas juntas tivemos um "cheirinho" do RUGIDO que os adversários vão sentir... Se foi assim com 19 mil, imagine-se com 50 mil.
Leonardo Jardim- "Reforço bomba" para o nosso clube, não me canso de o elogiar, independentemente dos resultados terá aqui sempre um defensor. Organizou a equipa, os jogadores sabem o que fazem dentro de campo, é inteligente, percebe onde estão os pontos fortes e fracos da nossa equipa mas acima de tudo sabe que o futebol é um jogo que ganha quem marcar mais golos que o adversário, não quem dá o maior espectáculo. Temos a prova que arranjar bons treinadores não é fácil, quando os conseguimos alcançar tenhamos o bom senso de os segurar por muito tempo.
1 Rui Patrício- O nosso maior trunfo, dá-nos pelo menos 10 pontos por campeonato, acho que isto chega para o definir neste momento.
2 Welder- Jogador esforçado mas que não tem qualidade para representar o clube. Tecnicamente pouco evoluido será apenas uma solução de recurso.
3 Mauricio- Forte nos duelos individuais, tem pouca velocidade para a posição, imensas dificuldades no posicionamento e quando queremos começar a construir a partir da nossa defesa.
4 Jefferson- Tenho a certeza que nos fará muito felizes sempre que subir no terreno ou na marcação de livres e cantos, mas também sei que nos meterá os cabelos em pé a defender durante a época.
5 Rojo- Perde frequentemente duelos na área com o adversário pelo facto de não atacar a bola, é rápido, tecnicamente evoluído e bom no desarme. Titular da selecção argentina... a lateral esquerdo!
8 André Martins- Frágil fisicamente, não consegue aguentar o mesmo ritmo ao longo dos 90 minutos, quando tem espaços consegue ser importante quando não os há e consequentemente aumentam os duelos individuais desaparece do jogo.
9 Slimani- Reforço importantíssimo para esta época. O nosso PL de referencia, aquele que massacrará os centrais adversários e abrirá espaços para os médios entrarem. Muito satisfeito com esta contratação.
10 Magrão- Bom pé esquerdo, inteligente, bem posicionado, típico jogador que ou está fisicamente ainda muito em baixo ou só tem uma velocidade.
11 Capel- Dá sempre tudo o que tem, o ano passado foi o jogador com mais assistências da equipa mesmo assim mais de metade das vezes não cruza na altura devida.
14 Wiliam- Muito poderoso fisicamente, recuperador de bolas que consegue entregar depois com qualidade aos colegas.
15 Dier- Jogador FUNDAMENTAL, na equipa e na defesa, é ele que controla toda a equipa nos seus posicionamentos, é ele que comanda, bom jogo de cabeça. Caráter e atitude... um exemplo.
17 Montero- Tecnicamente muito evoluído, remate fácil e forte, contudo acho que jogar no meio dos centrais como referencia de ataque será condicionar o seu potencial.
18 Carrilo- Desequilibrador nato, capaz de variar o ritmo do jogo do nada, altamente imprevisível e inconstante.
20 Labyad- Para mim continua a estar no top5 dos jogadores com mais potencial, é o mais rapido de todos os médios do plantel, é o jogador que mais facilmente joga de área a área, remata bem, é bom tecnicamente, falta-lhe a consistência e a continuidade que já o vi ter no PSV. Não precisa de me surpreender apenas fazer o que já fez.
21 Rinaudo- Jogador com uma disponibilidade total para a equipa. Que comete faltas (estupidas) em demasia e que falha passes fáceis. Importante quando pretendemos ser mais de contenção, uma ancora quando temos que ir para cima do adversário.
22 Boek- Muitos furos abaixo do Rui, como suplente chega e sobra, como titular da nossa baliza... tenho sérias duvidas.
23 Adrien- Jogador que melhor esteve nesta pré-época, pessoalmente não me agrada, mas se estiver ao nível da pré-epoca será importante para a equipa. Bom tiro exterior, conseguiu dar seguimento ao nosso jogo e esteve sempre bem posicionado em campo.
28 Wilson- Ele sabe perfeitamente que não é um primor de técnica, remata forte, é muito rápido, dá tudo mas não me parece que tenha os minimos para ser titular de uma equipa como o SCP.
41 Cedric- Caracteristicas parecidas ao Jefferson, melhor a atacar do que a defender.
92 Cissé- A entrar... ou no desespero ou quando está tudo resolvido.
Aqui estão 20 jogadores, os 19 apresentados + slimani, Leonardo jardim disse que teria um plantel com 20 + 2 Gr, para mim os 2 que faltam seriam:
Ilori- Jogador com características que considero fundamentais para uma equipa como o SCP e para ser um central de top mundial. Rapido, bom no jogo aéreo e bom nos duelos 1 x 1 e muito evoluído na 1º fase de construção. Terá que melhorar os seus niveis de concentração. Mas uma equipa jogar com e sem um jogador destas características é completamente diferente até pelo posicionamento da defesa que terá que ser necessariamente diferente.
Bruma- Para mim um elemento que deveríamos fazer tudo para continuar no clube. Quando joga é daqueles jogadores que estando 1 contra 1 com o adversário no ultimo terço, começamos a preparar para festejar.
O SCP jogará em 433 ou 442, foi isso que nos foi apresentado durante esta pré-época, nestes sistemas faço o 11 que para mim alinharia:
Rui Cedric; Dier e Ilori; Rojo Wiliam; Adrien e Montero Carrilo, Slimani e Bruma
Tanto daria para jogar com slimani sozinho na frente jogando Montero atrás num sistema de 433 ou os 2 na frente em 442 com Adrien e Wiliam no meio.
Saudações Leoninas

46 comentários:

J.Heleno disse...

Acho notável a capacidade para avaliar jogadores com base em 3-4 jogos.

Infelizmente eu não consigo tal proeza e espero mais uns tempos para avaliar qualquer reforço.

Gnitrops disse...

O Bruma é para esquecer...

SL

leao revisor disse...

J.heleno

Diga lá quais sao os jogadores que tem dificuldade em avaliar?

Gnitrops

Esquecer para si, para mim é um jogador valioso e quero-o no plantel, nao estamos propriamente na posição de ver sair os nossos melhores jogadores.

joca disse...

Leao Revisor, concordo com a sua analise em geral, mas não me parece que o bruma ca fique, em relação ao llori, a mesma coisa...

Acho que o André Santos ainda podia dar jeito ao Sporting.

J.Heleno disse...

Não consigo avaliar com 3-4 jogos, por exemplo:
- Montero
- Welder
- Mauricio
- Slimani
- Magrão
- William

Mas isso sou eu.

Mike Portugal disse...

J.Heleno,

De facto é dificil dar um julgamento final sobre esses jogadores com tão poucos jogos realizados, com exceção de 1: Montero. Este não engana ninguém, é craque.

leao revisor disse...

J.heleno

Registo que apenas vê jogos do SCP. E mesmo assim só da equipa principal.

Sportinguista não cota disse...

"10 Magrão- Bom pé esquerdo, inteligente, bem posicionado, típico jogador que ou está fisicamente ainda muito em baixo ou só tem uma velocidade."

faz-me lembrar Pedro Barbosa... Fosse assim e ficarei satisfeitíssimo...

"14 Wiliam- Muito poderoso fisicamente, recuperador de bolas que consegue entregar depois com qualidade aos colegas."

O que vejo melhor nele, além de ser uma torre física, é a sua qualidade de passe. Ainda está muito verde para a posição, mas a qualidade de passe é espectacular... Vamos ver se consegue "crescer" para a posição...

leao revisor disse...

António Gomes

Como o Barbosa? Se jogasse metade dele era titular indiscutível. E o Barbosa nao era lento, nao gostava era de correr muito que sao coisas diferentes.

J.Heleno disse...

Como já lhe disse anteriormente não lhe vou responder.

Remeto as minhas respostas para tudo aquilo que escreveu nos últimos anos.

leao revisor disse...

J.heleno

E eu remeto-me para a constatação de voce nem conhecer jogadores da sua formação, nem conseguir perceber em 3/4 jogos se um jogador tem tijolos nos pés ou nao. Nem falo em questões de posicionamento ou algo mais complicado

Repito nao sou obrigado a ver os jogos que você vê, muito menos a conhecer o número de jogadores que você conhece. E como é lógico nao tiro uma virgula ao que escrevi ao longo destes anos, quando morrer, morro com as minhas ideias (certas ou erradas) e nao com as dos outros..

J.Heleno disse...

Enfim,

Suposições, deduções e invenções.

Esforçando-me para manter o respeito (não por si que não o merece) somente digo que não entre no seu "jogo".

Fique bem

Unknown disse...

O barbosa não era lento - só corria era devagarinho :)

È um risco esta avaliação, mas todos nós temos as nossas opiniões sobre os jogadores.

Vamos ver é se essa opinião não muda ao longo da epoca

Eu compreendo esta politica de contratações:

1º Reforçar a aposta na formação (era quase obrigatorio)
2º Contratar jogadores acessiveis que complementem os nosso putos
3º Reforçar o ataque

Espero que o Sporting nos dê muitas alegrias - que no minimo estejamos nos 3 primeiros lugares e principalmente que se construa uma equipa capaz de lutar pelo titulo daqui a 2 ou 3 anos

João disse...

Bom post LR. Concordando-se ou não é uma opinião fundamentada.

Agora algumas dúvidas e opções da minha parte:

1º Eu gosto do Jefferson. O Cedric assusta-me a defender mas o Jefferson já nem tanto. Acho que vai surpreender.
Nesse sentido (e com toda a gente disponível) colocaria mais depressa Dier na direita do que Rojo na esquerda. Ou seja, Dier-Ilori-Rojo-Jefferson.

2º Eu também acho que Wiliam "ganhou" a posição 6. Parece-me que arrisca demasiado no passe para zonas que não devia mas de resto tem todos os "condimentos" exigidos para aquela posição. A questão é... Quem jogará um pouco à frente dele em caso de lesão de Adrien? Eu detesto ver Rinaudo a jogar ao lado dele. Até preferia ter André Santos à frente de Wiliam do que Riando e Wiliam em par.

3º Há uns dias atrás (penso que sexta-feira dia 9) ouvi na Antena 1 que a decisão sobre Bruma deveria sair nessa tarde e que as mesmas fontes garantiam que a decisão não nos seria favorável.
O que mais me preocupa neste momento é a indefinição da profundidade do plantel. A nossa equipa sem Bruma, Ilori e Labyad, ainda que numa época com poucos jogos e com equipa B poderá enfrentar a época sem mais novidades?

PS: Há jogadores que não enganam por muito pouco tempo que se veja jogar. Welder (infelizmente) é um desses casos.

SD,
Xait

Diogre disse...

Está porreiro o post Revisor, apesar de não concordar com alguns aspectos da análise no computo geral parece-me lógica e razoável.

gostava de deixar um par de notas:

1. Como já alguns aqui fizeram, eu acrescentaria o André Santos a este plantel. Eu não gostava nada deste jogador, mas parece-me mudado para melhor e considero que poderá ser um banco de extrema utilidade ao longo da temporada, nomeadamente para o lugar do Adrien. Se reparar, no plantel que propõe não há uma alternativa clara para a posição 8. Poderá jogar Rinaudo (falha demasiados passes), André Martins (perde demasiados duelos) ou até Dier (o melhor central como diz e bem). O problema é que nenhum destes dá as garantias que André Santos dá neste momento, a meu ver. Tem me impressionado porque parece-me ter evoluído em agressividade, que era um dos seus maiores problemas. Gostei de o ver ganhar 2as bolas no jogo de ontem, e da forma esclarecida como saiu a jogar. Já me tinha dado essa impressão nos outros jogos que vi dele, nomeadamente pela equipa B.

2. O ilori é um problema diferente do ruma, porque pura e simplesmente não quer ficar no SCP. E é complicado estar a apostar num jogador que não quer ficar. Das duas uma: ou se consegue convencer o puto a ficar, ou se faz um negócio interessante com ele. Pela qualidade de centrais que ainda temos nos quadros, não ficaria excessivamente triste se ele saísse por 7/8M, especialmente depois do que vi do Semedo e do que conheço do Tobias.

SL

PS: quanto ao bruma já nem sei o que pensar...

SOU SCP disse...

Os únicos reforçso que até agora consigo avaliar é o Montero.
O Cissé tem de ser trabalhado.
O Maurício ainda não me conquistou totalmente, 4 opção, Dier e Rojo a titulares. Ilori e mauricio no banco.
Bruma e Labyad já não conto com eles.
Ruben Semedo o tal que segundo o pasquim de norte se assumiu benfiquista em outubro e esteve para sair! Será que agora se lembraram disto por ter sido o melhor contra a Fiorentina? hummmmmmmmmmm
Wilson tem qualidade e sim tem qualidade para jogar no SCP, o nome e a fama não definem nenhum jogador do Sporting, isso é para o Cristianos e Messis desta vida.

Os pasquins a tentarem aumentar a pressão sobre o SCP "não ganha no jogo inaugural da liga há 4 anos" desta vez espero golear e calar esses fdps!

O regresso da curva sul e o Leonardo Jardim foram grande "contratações". Temos argumentos para voltar à champions! Em maio de 2014, logo se vê se teremos um bonus... 12 anos depois.

SL

SOU SCP disse...

o Montero, é um jogador de enorme qualidade, adorei, o Ricky era um jogador que jogava numa equipa em que só existia 3 ou 4 jogadores... Ricky, Capel, Patrício e Bruma. As vezes o André Martins lá aparecia... enfim...

O Sporting gastou pouco mais de 1M de € e acertou no Montero, Jefferson, Magrão a rever quando estiver em forma, welder e mauricio, alternativas a rever.

d'Souza7 disse...

LR,

Esse seu "11" à Jorge Jesus é bonito mas é bom no FM. Então faz uma defesa com Ilori Rojo e Cedric onde cada um faz mais do que 1 erro defensivo por jogo e o resto é tudo ao ataque??!

Foi o primeiro a acalmar os animos durante a pre epoca, mas também é o primeiro a fazer previsões e a analisar o futuro!

A unica previsão possivel agora é sobre a certeza que enquanto houver condições de trabalho para o L.Jardim, iremos ter os nossos jogadores bem preparados e a evoluir durante o tempo. Isso será razão suficiente para aplaudirmos, vençamos ou nao!

Contudo somos Sportinguistas, somos exigentes. No Domingo, o Arouca pode dar trabalho, mas não quero ver uma vitoria sofrida! Tem de ser clara e o mais pesada possivel!

Deixo também o meu 11: Rei Patricio, Cedric, Dier, Rojo, Jefferson, William, Labyad, Magrão, Carrilo, Montero e Slimani (tou a confiar na sua referência)
Assim continuamos com soluções no banco e claro, nao conto com o Bruma.

SL

porrinho disse...

Bom Post,

agora eh esperar que os Sportinguistas contribuam para as vitorias, aparecendo no Estadio e apoiando.
Tambem nao me importo que aparecam os inevitaveis papagaios (Jaime Soares e outros) a porem-se em bicos de pes, sera sinal que estamos a ganhar, fortes e motivados!
Este Presidente tem tido um efeito agregador, espero sinceramente que ultrapasse as mais altas expectativas.

SLPS: LR, ja podes retirar da paginas as promessas que ficaram por cumprir pela anterior Direccao(muitas outras ficaram, infelizmente...).

anonymus disse...




"Espero que o Sporting nos dê muitas alegrias - que no minimo estejamos nos 3 primeiros lugares e principalmente que se construa uma equipa capaz de lutar pelo titulo daqui a 2 ou 3 anos"

Não tenho a certeza, porque não sou bruxo, mas olhando um pouco para as exigências que foram feitas pelos adeptos nos últimos 6 ou 7 anos às direcções anteriores, não acredito que haja paciência para se esperar mais 3 anos sem se ganhar um campeonato.

E quanto a mim, logo que passe o ESTADO DE GRAÇA que costumam ter um pouco todas as direcções, as EXIGÊNCIAS comecerão no tribunal de Alvalade, acompanhado pela blogosfera.

J.Heleno disse...

Numa altura em que está eminente a decisão da CAP, e tendo o feeling que mais uma vez o nosso departamento jurídico vai ser "comido" considero o seguinte:

1- O Bruma é um jogador absolutamente fundamental para o sucesso da nova época.

2- A confirmar-se que não volta a jogar pelo SCP é a primeira grande derrota do nosso Presidente.

3- Em caso do contrato ser declarado Nulo os grandes responsáveis foram as pessoas que trataram da renovação do contrato no reinado (salvo erro) do JEB.

4- Posteriormente, o Godinho tinha a obrigação de renovar com o jogador assim que foi lançado na equipa A.

5- Finalmente, o nosso Presidente partindo de uma premissa errada ( que o Bruma tinha mais um ano de contrato) tentou jogar com isso e deu-se mal.

6- Independentemente de eventuais estratégias de bastidores, era obrigação do nosso Presidente renovar com o Bruma, é preciso tratar igual o que é igual e diferente o que é diferente na medida da sua diferença e aí o Presidente falhou.

Cafageste disse...

José Heleno

O jogador teve reuniões marcadas e faltou. O actual presidente não pôde fazer mais nada do que falar sobre o assunto. Isto já estava a ser congeminado há muito tempo! Foi totalmente premeditado. Contra este tipo de coisas não é possível fazer grande coisa!

Só tenho uma questão: se o contrato for nulo, podemos processar a Liga pelos danos causados pela aceitação de um contrato irregular?

anonymus disse...



Que fique bem esclarecido.

Para que uma direcção possa renovar um contrato com um jogador, é preciso que as 2 partes cheguem a um acordo e nunca porque uma das partes, possa forçar a outra.

Está mais uma vez provado que no caso BRUMA, da parte do jogador nunca mostrou interesse em renovar, tanto agora como antes.

A prova disso mesmo, é que foi o catió que disse, logo que o jogador jogou pela equipa principal, declarou num momento eufórico à CS, que já tinha no bolso uma proposta para renovar, desde Dezembro de 2012.

tiscp disse...

O que se espera neste momento da nossa direcção em relação ao bruma, é que não esteja pacientemente à espera da decisão do CAP, que nos deveria ser favoravel, espera-se é que continue a trabalhar no assunto e a preparar uma cada vez mais possível decisão desfavorável.

Penso que existe muito facto e muita matéria a ser explorada por nos de toda esta novela, existe muita negociata escura que pode e deve ser denunciada.

Caso a decisão nos seja desfavorável tratar-se-á de mais um atentado obscuro ao nosso clube e o que se pede é que se vá até às ultimas consequências.

Enquanto qualquer catio ou bebiano possa brincar como bem lhe apetece com um clube com a dimensão do Sporting, muito mal estaremos e e contra essa gente e quem lhes tem dado o apoio necessário que temos que lutar ate ao fim.

J.Heleno disse...

Outra questão interessante, é saber como proceder com o jogador em caso da decisão do CAP ser favorável ao Sporting...

Unknown disse...

Mesmo discordando com algumas das suas análises que estão quase sempre contaminadas pelos seus apriorismos e preconceitos, estou de acordo com muitas coisas que escreveu no post. Se me permite, em relação às "suas ideias" e ao facto de ir "morrer com elas" recorro à filosofia para o relembrar que nós não temos nenhuma ideia que seja verdadeiramente nova, são todas reciclagem das ideias e valores que nos foram transmitidas. Somos todos produtos da nossa educação e da cultura, por isso ser "original" é difícil. Mesmo aqueles que se julgam originais e muito seguros das suas ideias no fundo não o são, apenas replicam conceitos pré-adquiridos ou repetem chavões e preconceitos já existentes. E também nunca se esqueça de que "a ignorância não tem dúvidas". Por isso colocar as nossas "certezas" em questão é quase sempre sinal de inteligência e força e não o contrário. Por isso abomino os facciosos.

Unknown disse...

Caro Tiscp

A decisão da Comissão Arbitral Paritária é vinculativa e não dá lugar a recurso. Se a decisão desse órgão for desfavorável ao nosso Sporting não sei o que se poderá fazer a seguir.

Cafageste disse...

Anonymous

Era bem mais fácil negociar quando o gajo subiu à primeira equipa do que agora. Na altura era um projecto de jogador, e agora já tinha varias ofertas megalómanas!
Ainda para mais quando se é um merdas, que aos 18 anos ainda precisa de tutor e que não vê que os gajos se estão a cagar para o futuro dele e só querem encher os bolsos com uma bela comissão, mais difícil fica!

Por mim é simples, se nos for dada razão o gajo fica, dá uma conferência de imprensa a pedir desculpas, renova e manda os empresários com o caralho. Se nao renovar, encosta.
Se nao tivermos razão, os gajos do Baldé que temos nas camadas jovens vão todos para o olho da rua. Temos 107 anos de história, já formámos 2 Bolas de Ouro e nunca precisamos dos jogadores do Baldé para isso.

A propósito, sabem se ele já pagou o que deve ao Fisco? Se calhar é por isso que anda tão desesperadinho por dinheiro!!

anonymus disse...



Sobre que bases é que podes afirmar que seria mais fácil na altura ou antes de ter entrado na equipa principal?!

Segundo o caitó, já tinha desde Dezembro do ano passado uma oferta para renovar.Então porque é que não o fez nos 3 ou 4 meses seguintes?

O gajo já tinha a convicção, que o jogador seria o primeiro a subir à equipa principal e que em seguida tentaria fazer um contrato que lhe agradasse mais, que ao próprio jogador.

Pelos vistos é o que está a acontecer.

Estou convicto, que a "guerra" que tem com esta direcção, também a teria com outra, se lhe fosse negado o que sempre desejou: A SUA INDEPENDENCIA FINANCEIRA.

tiscp disse...

Keval P'Trell, sem duvida que a decisão do CAP é vinculativa, e em relação à decisão o Sporting não pode fazer nada.

Mas em relação a toda a novela que se passou com o jogador o Sporting pode fazer e muito.

Poderíamos e deveríamos fazer por exemplo uma exposição à FIFA de todo este esquema desse catio, qual a justificação para ele ser tutor de todos os jogadores vindos da Guine? Que relação é esta? Será normal no sec. XXI?

A posição desse senhor e do outro que se julga o advogado mais esperto do mundo, quem são as pessoas que estão por detrás e fundamentam a sua posição, será só coincidência serem as mesmas que fundamentaram a defesa num outro caso de corrupção desportiva?

O porquê de o jogador/tutor ter por mais de uma vez praticamente tudo acordado com o clube e ter-se deixado dormir ou outras desculpas para não comparecer em reuniões marcadas? Exigindo sempre para si luvas e percentagens de passe, negando a que essas comissões fossem para o jogador.

O porquê do jogador a uma determinada altura vir para os jornais jurar amor eterno ao clube e chegado a Portugal mudar completamente a sua atitude?

O porquê de se ter proibido o jogador de se reunir com a sua entidade patronal, fazendo com que nem se tenha apresentado ao clube?

A postura da FPF ao permitir que um jogador sob a sua responsabilidade seja aliciado durante uma competição internacional, também não deverá ser esquecida.

O filme feito com acusações de tentativas de rapto, coincidentemente ou não, igualzinho ao feito no tempo de JEB, que na altura envolveu agressões e tudo por parte de um gang desse senhor.

A questão do desaparecimento de mais duas perolas da academia ao "cuidado" desse senhor, o moreto e cassama, penso que a FIFA gostara de saber que os miúdos são tratados como mera mercadoria em que o dono faz o que bem lhe apetece, bem ao estilo dos tempos de escravatura.

Os casos passados com o bantis e o eusebio, de desvio dos jogadores para outras paragens também tiveram o selo desse senhor.

Resumindo, penso existir muito a dizer sobre este caso e não nos deveremos calar e subjugar a esta organização mafiosa de 3.ª categoria.

Outra atitude a fazer pela direcção sera a dispensa de todos os jogadores tutorados por esse senhor, por muito que isso nos custe, mas não se poderá mais ter o mínimo de relacionamento com gentalha dessa.

anonymus disse...



Ao que parece, a decisão da CAP é vinculativa na parte desportiva, porque no que diz respeito a indemnizações (se houver motivos para isso), as decisões podem e devem ser exigidas no Tribunal.

Nenhum órgão da FPF está ao nível ou acima, de um tribunal cível, cujos juízes são escolhidos pelos órgãos de soberania do Estado.

Unknown disse...

Anonymus

Até sermos campeões temos infelizmente de percorrer um grande caminho.

Vimos de uma epoca onde ficamos em 7º - não se pode pedir que sejamos campeões de um dia para o outro.

O adepto Sportinguista apesar de ir facimente do 8 ao 80 sabe analisar o trabalho de uma direcção ou de 1 treinador (possivelmente é injusto por vezes com os jogadores).

Podemos não ser campeões durante 3 anos e estarmos a anos luz dos ultimos 2 - e os Sportinguistas percebem isso-

tiscp disse...

Outra questão a lançar às altas instâncias internacionais por parte do Sporting em caso de decisão desfavorável, será o debate sobre a viabilidade de formação de jogadores por parte dos clubes, se se continuar a deixar estes tipo de empresários a operar livremente.

O que será mais rentável, pegar em miúdos e forma-los de tenra idade ou entrar no mercado destas organizações e gastar o dinheiro investido na formação em comissões, como fazem por exemplo os nossos rivais?
Seria interessante ter/exigir uma resposta da FIFA e dos srs. Blaters e Platinis a esta questão?

Sportinguista não cota disse...

Revisor,

1 - Eu disse que magrão me faz lembrar Pedro Barbosa, não disse que era um Pedro Barbosa... E sustive que se se confirmasse essa qualidade ficava muito contente.

2 - Apesar de dizeres (? - não confirmei se foi um comentário teu ou outro subsequente) que Barbosa era um falso lento, afirmação que eu concordo, acho que Magrão executa no mesmo estilo. É esperar mais alguns tempos para ver se a sua "lentidão" tem a ver com a forma física ou ele é mesmo assim.

Não te esqueças que magrão esteve muito tempo parado a recuperar de uma lesão perigosa, só voltando ao activo em fevereiro (?). Agora daquilo que já vi em 2/3 jogos (manifestamente poucos jogos) vejo que tem pezinhos e joga de cabeça levantada. É aguardar porque por enquanto a minha opinião ainda está restrita a muito pouco, é mails feeling do que já vi do que certezas...

Sportinguista não cota disse...

:-) Esqueci-me de referir que apesar de toda a sua qualidade, O Pedro Barbosa durante muito tempo foi pouco apreciado em Alvalade..

A maior boca foi aquela dos croissants do Otávio Malvado :-)

SOU SCP disse...

Se Magrão fosse um Pedro Barbosa, uiui. Adorava o Pedro Barbosa...

Cafageste disse...

Anonymous, é a lógica. Se começares a trabalhar e fores um novato, quase aceitas o que te meterem à frente. Se já fores um tipo mais ou menos conhecido e tiveres alguém por trás a encher-te os bolsos, já te podes dar ao luxo de não aceitar. O problema é ainda maior se tiveres um sanguessuga a manietar-te, ainda pior!

Unknown disse...

TISCP

Vais à FIFA dizer que existem pessoas mal formadas e mal intencionadas no mundo do futebol?
Vais informá-los que existem muitos oportunistas e exploradores e basicamente "traficantes" de seres humanos?
Vais à FIFA dizer que os muitos talentos jovens são facilmente manipuláveis por essas pessoas e que muitos têm o cérebro nos pés e não na cabeça?
Acho que isso a FIFA, o Blatter e o Platini já sabem. E não os vejo assim muito preocupados.
Resumindo, estando de acordo contigo na questão de principio, acho que não temos argumentos jurídicos se a decisão for desfavorável. Podemos fazer "queixinhas" mas não temos muito para podermos fazer valer as nossas razões. O mundo é cruel, mas é assim.
Tenho no entanto a esperança que a decisão seja a nosso favor, uma vez que a Liga registou o contrato e portanto assumiu implicitamente que é válido em todas as suas claúsulas. Vamos ver. Eu gostava muito de ver o Bruma de novo no Sporting.

Paulo Ravasqueira disse...

Só me enervo de ver escrito Bruma. Não, não e não.
O rapazinho tem 18 anos. Não é inocente!!!!!!
Quem não quer, vai embora. Se ele realmente for nosso, como penso que é, devia ser transferido ou ficava um ano na equipa C.
Sobre o resto, só no final de Setembro. Mas a defesa é a minha.

João disse...

Paulo Ravasqueira

Na minha opinião e caso se chegue a um acordo com Bruma ou nos seja dada razão o Sporting tem que fazer o que é melhor para o Sporting.

Coloca-lo "na equipa C" ou vende-lo agora desvalorizado não me parece a melhor opção.

Nestes casos há sempre questões obscuras que não chegam ao nosso conhecimento, pouco me importa neste momento se Bruma é só anjinho ou se é o maior mercenário, se tem 18 ou se tem 40 anos, se tem amor ao clube ou se está a "cagar" para nós.
Nem se quer acredito nessa questão utópica e tão popular de que se o metermos na equipa C durante 1 ano vai servir de exemplo e que não voltem a fazer o mesmo. Isso não existe.

O melhor para o Sporting é usufruir do talento do jogador para ganhar jogos e fazer dinheiro no futuro.
O melhor para o jogador é evoluir no nosso clube e chegar a outros campeonatos "mais jogador".

Não acho que o nosso clube (que é efectivamente diferente) deva tratar os jogadores como mercadoria mas neste tipo de casos deve-se fazer excepção à regra.

SD,
Xait

Anónimo disse...

Revisor,

http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-renovacoes-contratos-bruno-de-carvalho-direcao/1479673-1457.html

Relva disse...

Excelente post.
Por vezes basta um jogo para perceber o que vale um jogador, essencialmente em termos técnicos, não tácticos.
Não concordo que o mauricio seja 4 opção, acho que é a 1.º ao lado do dier.
Pelo custo dos jogadores que vieram, foi um bom trabalho de scouting, como há muito não se fazia, agora tenhamos sorte.
E concordo com a analise ao Jardim, é excelente.

tiscp disse...

Caro Keval P'Trell

Estamos completamente de acordo que a FIFA e suas personagem sabem perfeitamente de todas as obscuridades do futebol e pouco se tem preocupado.
Agora o que se passou neste caso ultrapassou todos os limites e ate agora e um caso suis generis, não é todos os dias que os jogadores rescindem unilateralmente com o seu clube. Não podemos relativizar a gravidade da situação e todas as acções desses chulos que culminaram com tal desfecho.

Os jogadores serem aliciados em fim de contrato e não renovarem devido a tal, embora supostamente à margem da lei, tal é usual, agora um assedio e acções de terceiros levar a que o jogador rescinda e esteja mais de um mês sem dar qualquer cavaco à sua entidade patronal, que me lembre é o único caso que conheço, pós-Bosman, existiu o do Miguel também mas em moldes completamente diferentes.
E se não me engano foi em Inglaterra que tivemos um clube castigado por ter aliciado um jogador sem permissão do outro clube, por isso acho completamente justificável uma exposição, ou queixinhas se preferires.

Essa questão da validação do contrato por parte da lifa e fpf também se torna em algo caricato em caso de decisão desfavorável para nos, dai continuar a defender que deveremos recorrer até onde for possível.

Desportivamente sem duvida que estamos sem grandes argumentos para poder contestar algo, mas não sendo jurista, não sei até que ponto não poderemos e deveremos recorrer às instancias cíveis, tanto mais que segundo as ultimas noticias, existem documentos assinados unicamente pelo jogador (sem participação do SCP) a confirmar a validade do contrato até Julho de 2014.

Mas para mim o que mais gostaria sem duvida seria voltar a ver o Bruma a representar o Sporting, mas so com a renovação assinada, claro.

SL

Pedro disse...

Ah pois é!! Arruma bebiano!

E agora bruma?

porrinho disse...

@Pedro

Podes descodificar?

SL

Lion73 disse...

Concordo com algumas coisas, discordo de outras.

Sublinhando o que me separa de uma postura perante o meu clube que apoiou uma gestão irresponsável e que colocou o clube à beira do fim:

Não tenho tolerância perante jogadores que ganham milhões, nada fizeram pelo clube nem demonstram vontade de o fazer. Como Labyad.

Fico com pé atrás com jogadores quase sempre desenquadrados com as exigências competitivas de um clube com a realidade do Sporting. Como Carrillo.

Não risco do futuro do clube nomes por serem pouco sonantes, quando estes até apresentam alguma utilidade ou deram alguns sinais que podem ter essa utilidade, como Maurício. Contratação com a qual não concordei, mas que tem revelado alguma capacidade e características diferentes dos outros centrais, que podem revelar ser uma mais valia, apesar do valor intrínseco do atleta não ser muito elevado.

Apesar dos elogios do post inicial ao Adrien, entendo-os ainda assim, talvez porque me lembre de opiniões anteriores do LR relativamente ao jogador, sempre desvalorizando-o relativamente a outros médios com os quais Adrien concorria, que não ganhavam menos e não faziam mais, demasiado comedidos. Adrien pode, esta época, fazer o que fez no ano passado e tendo em conta o seu salário, será altamente penalizador. Mas o que tem feito esta pré época é extraordinário. O jogador mais desta equipa, até ao momento.

Wilson, pelo que tem feito e pelos que os concorrentes têm feito, não merece ser descartado das opções para o 11.

Têm sido uns meses terríveis. Muita trampa para limpar, muitos milhões pagos a mediania, a mediocridade e a jogadores em pré reforma, que muito têm condicionado os ataques ao mercado e a gestão desportiva. Mesmo assim, a equipa e alguns dos novos jogadores dão sinais positivos. Penso que o Sporting está no bom caminho.