segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dificil

Tenho muita dificuldade em "avaliar" estes jogos, se os nossos objectivos são a champions e fazer deste ano como uma etapa da nossa evolução então foi um resultado normal, e pouco mais existe a dizer.
Se olharmos para o jogo como de uma equipa que quer lutar pelo titulo, que foi a equipa que mais contratou nesta janela de inverno e que tem menos jogos, tenho que dizer que foi uma desgraça. Porquê? Em primeiro lugar porque jogámos pouco, depois porque, isto é dos livros, quando os rivais não vencem as equipas que lutam por titulos têm obrigatoriamente que ganhar, quando se joga em casa então essa obrigatoriedade ainda aumenta mais. E por incrivel que pareça acho que foi precisamente isto que nos fez jogar tão pouco. A pressão e a exigência aumentaram e nós não fomos capazes de acompanhar essa evolução.
Antes de falar do que me parece que falhou, faço uma paragem para falar do arbitro ou dos arbitros deste fim de semana. O cartão amarelo ao Wiliam não surpreende ninguem, o penalty no ultimo minuto em barcelos idem. Foram coisas que aqui escrevi antes por isso não fiquei nada admirado. Se isso já seria normal, depois da morte do Eusébio parece uma obrigação o SLB ser campeão, com o FCP horrivel e o SCP que não tem capacidade para corresponder quando a exigência aumenta... parece-me que o caminho está aberto para isso acontecer.
Agora o que falhou no nosso jogo, em primeiro lugar a atitude, não no que diz respeito ao empenho de todos os nossos jogadores porque isso este ano tem sido exemplar, a atitude como entramos em campo, numa situação normal tinhamos que "abafar" o nosso adversário, e na 1º parte não me lembro de uma defesa do Gr Adversário por exemplo.
Não é surpresa para ninguem que não gosto por exemplo do Wilson ou do André Martins, ontem foi mais um jogo que fico convencido que se queremos conquistar alguma coisa com estes não vamos lá, porque? Porque se no caso do Wilson é o unico extremo de uma equipa "grande" que não tem capacidade de 1 para 1, e tudo o que consegue fazer é devido ao seu rigor tactico e velocidade o que lá está parece-me curto para um clube como o nosso. E André Martins que ontem durante o tempo que esteve em campo nem se notou, basta notar que no tempo que esteve em campo e na posição que jogou, não fez nenhum passe a isolar os colegas, não deu dinamica ao nosso ataque. Sempre que ele sai para entrar Slimani e recuar Montero o SCP torna-se muito mais perigoso e Montero sobe e muito o seu rendimento.
Mané não fez um bom jogo, mas ao contrário de Wilson, é mais desequilibrador, consegue ser imprevisível, quando estiver mais apto para jogar pelo SCP trará muito mais à equipa do que o seu colega. Montero está claramente fora de forma, já aqui escrevi que para mim muito se deve à época para ele já ir muito longa, mas sozinho na frente, no meio dos centrais, com o SCP a dar-lhe muito pouco jogo tem sido uma nulidade e só consegue elevar o seu nivel quando entra Slimani e ele tem muito mais espaço para jogar. E eu acho que Montero é um extraordinário jogador, e que foi uma bela contratação.
E agora Leonardo Jardim, a pessoa fundamental ou pelo menos um dos responsaveis pela boa campanha que estamos a fazer mas (e porque escrevi isso no passado) me deixou mais uma vez desapontado. Já em Guimarães tinha jogado para não perder e a vitória caiu-lhe do céu, frente ao Arouca só percebeu o que tinha que fazer já aos 30 minutos que felizmente chegou para trazer os 3 pontos, frente ao Estoril mais uma vez não quis perder, e ontem entrou com uma equipa que se percebia desde o inicio que a sua estratégia passaria por colocar na segunda parte, Slimani por André Martins, Capel por wilson e Carrilo por Mané, só que a lesão de Jefferson veio estragar isto tudo. É uma estratégia e como quem é pago e quem tem a responsabilidade para tomar estas decisões é o treinador tenho que aceitar mas como disse antes do jogo quanto a mim este jogo tinha que ser ganho logo no inicio com uma entrada com tudo a resolver o jogo bem cedo.
Sou sincero ontem foi o jogo que mais me deixou chateado da época, acreditava plenamente que uma vitória nos colocaria como principais candidatos ao titulo, porquê? Porque ficaríamos na frente antes de ir a Luz porque enquanto eles (FCP e SLB) vão ter mais 10 jogos que nós e isso mais cedo ou mais tarde vai se traduzir em pontos perdidos e nós com jogo semana a semana poderíamos aproveitar isso. Depois do jogo de ontem fico com a sensação que os jogadores/treinador tremeram demais, fico inclusivamente com a ideia que este jogo com os mesmos intervenientes seria ganho se tivessemos jogado antes dos nossos adversários.
Até isto é um ensinamento e uma aprendizagem para o futuro, a pressão é um factor preponderante para quem quer vestir a camisola do nosso clube, por isso volto como comecei o Post, se formos pela versão oficial do clube, este resultado e tudo o que envolveu o jogo foi apenas e só mais uma etapa do crescimento desta equipa.
Saudações Leoninas

13 comentários:

Juca disse...

Como sempre, é branqueada pelos pseudo jornalistas/comentadores que vegetam e parasitam na CS portuguesa...
Entrada bárbara e assassina, autêntica agressão intencional, sem bola, perpetrada por um energúmeno sarrafeiro vestido com a camisola da Académica, merecedora de cartão vermelho directo e de irradiação permanente dos campos de futebol ao jogador Jefferson do Sporting Clube de Portugal.
OMITIDA INTENCIONALMENTE PELOS MEDIA!
Para os árbitros do jogo, como é habitual e coincidente, não viram nada... Passaram o jogo a olhar para o William Carvalho.
Tudo normal.
Pena que também os adeptos, orgãos sociais, os blogs afectos ao clube, e a prória instituição, o deixem passar em claro por estarem... (anestesiados?)

Mike Portugal disse...

Agora vamos ser obrigados a ganhar na luz, ou no mínimo dos mínimos empatar, se quisermos aspirar ao título. Se perdermos com o benfas, ficamos a 5 pontos e não acredito que consigamos recupera-los.

No entanto, com os jogos europeus dos outros temos uma hipotese deles se desgastarem mais e escorregarem mais vezes. Veremos.

Quanto ao jogo de ontem só discordei de Leonardo Jardim quando fez entrar Capel. Deveria ter entrado Carrillo. E não digo isto por Capel não ter feito nada, mas porque já não tem feito nada nos últimos jogos e Carrillo sempre é capaz de fazer alguma jogada mais imprevisivel e resolver.

Anónimo disse...

O real madrid se tivesse ganho ontem ao bilbau tinha também aproveitado o deslize do Barcelona, e igualmente saltado para a liderança. O futebol não é linear, e estes jogos acontecem. Não se pode dizer que jogámos mal, já que criámos 3/4 oportunidades flagrantes e não deixámos a Académica respirar durante 80 minutos. Foi pena o resultado, mas acredito que ninguém está mais chateado que os jogadores e equipa técnica.

O objectivo para esta época foi assumido no inicio da mesma, e nao vale a pena camuflá-lo ou reavaliá-lo a cada jogo que passa. Honrar a camisola (o que tem sido conseguido e marca uma ruptura com o passado recente) e tentar ganhar jogo a jogo. No final faremos contas.
Revisor, essa conversa dos candidatos ao titulo é conversa para jornaleiros. Quantitativamente, o objectivo principal será a liga dos campeões, ponto final. Claro que nunca enjeitando a oportunidade de conquistar algo mais.

leao revisor disse...

Ferreira

Assim sendo devemos estar todos maravilhados com o jogo de ontem e muito tranquilos em relação ao futuro.

Como disse se é apenas para a champions então o resultado nem foi mau.

Quanto a comparação com o real... A diferença é que eles jogaram em bilbao, campo dos mais difíceis de Espanha. Nos jogamos em casa contra a acadêmica.

Quantos remates fizemos na 1 parte? Devemos ter visto outro jogo porque na 1 parte eles nem tremeram.

leao revisor disse...

Mike

Também não percebi a entrada de dier para o rojo ir para a esquerda com a saída do jefferson.

Quanto ao capel, acho que quis aproveitar a melhor capacidade de cruzar do que carrilo, mas não tenho dúvidas que a estratégia passava por meter os 2

Anónimo disse...

(L)R,

Se é para levar à letra, então o real que investiu mais no Bale do que nós como clube gastamos em 2/3 anos então está muito mal mesmo.
Não ponha palavras na minha boca que eu nao disse. Estou muito, mas muito mais tranquilo esta epoca, sem duvida alguma.

Eu disse que eles nao respiraram,(i.e. nao criaram oportunidades de golo e raramente conseguiram sair em contra ataque organizado) nao disse que os massacramos com remates, enfim.

O ano passado é que estávamos bem!! é preciso ter paciência...

leao revisor disse...

Ferreira

Quando se começa a comparar muito com o ano passado para justificar os "maus resultados" estamos mal.

O scp passou a mensagem que não era candidato a nada este ano, mas só o fez por isto mesmo que aconteceu ontem, porque jogar pressionado é bastante diferente do que jogar sem responsabilidades.

Mas a sua ultima frase realmente é brilhante, para além de ter uma visão muito redutora do que é o scp (deve andar a aprender com o Raul José) quando acha que basta o adversário não atacar para se achar que o adversário "não respirou".

Paciência tenho que ter eu para aturar tipos que no passado não me desamparavam a loja quando o scp não ganhava e apontavam críticas a tudo e a todos e agora quando o scp não ganha ainda vêm para aqui querer dar lições de sportinguismo!

Tenham mas é juízo! Já me chega o scp para me estragar a semana

Unknown disse...

Vamos por partes:
A abordagem ao jogo foi errada. Defendemos aqui q teríamos q entrar a matar, marcar o mais cedo possível e obrigar a Académica a abrir mais espaços e assim controlar-mos melhor o jogo. Por aí acho que mostrámos pouca ambição e mt passividade.
A finalização continua a ser um problema. Somos o melhor ataque do campeonato mas uma equipa q luta pelos objectivos q o SCP luta não pode passar tantos jogos em branco, depois do caudal ofensivo q tem. Nacional, Porto, Estoril e agora Académica (todos em Alvalade, curioso) têm q ser jogos para acabarmos com uma vitória.
Não concordo quando se diz q temos q estar maravilhados com o resultado de ontem só pq nos mantém nos objectivos oficialmente traçados. Jogamos mais, criamos mais, defendemos mais, temos estado a marcar menos. Mas isso não nos pode retirar a ambição e a pro-actividade.
Agora falando de questões técnicas e tácticas. André Martins não jogou. Acho q tirou a foto com o 12º jogador e estava na ficha jogo mas deve ter ido dp para o balneário. Em Penafiel o nosso treinador foi capaz de tirar Vítor antes intervalo mas ontem esqueceu-se dessa coerência. Afinal acho q os objectivos dos dois jogos eram os mesmos. No de Penafiel precisávamos de fazer muitos golos e ontem precisávamos,só, de chegar ao 1ºlugar da tabela. Conservadorismo a mais e risco a menos. Mesmo q Slimani tivesse o conselho médico para jogar apenas 30min havia Capel e Carrillo no banco encostando Wilson a Montero. Por isso, acho q nos faltou a ligação do meio campo/ataque e fomos obrigados a fazer jogo directo para o Montero q se perdeu no meio dos centrais. Com Slimani (com notória diminuição de ritmo) melhorámos e Montero subiu de rendimento. Ainda assim entendo q lhe falta mais objectividade e potência em frente à baliza.Adornou muitos lances e tentou servir os colegas qd em muitos deles devia ter arriscado o remate p/ golo. Mané mostrou q ainda não está pronto para jogos com esta pressão. Wilson não dá mais. Por isso acho q Heldon e mais tarde Shikabala, serão importantes na nossa caminhada. Pelo menos tenho essa esperança. Acredito q estas aquisições, além de mostrarem a toda a nação sportinguista q estamos mesmo na luta pelo topo (quiçá o título) mostra q a intenção da direcção é no final da época vender Capel e Carrillo. O espanhol tem estado mt abaixo das expectativas,tem mercado e salário elevado.Carrillo já passou de promessa a desilusão.
Sami é mais um para ajudar a esta teoria.
William foi imprudente na abordagem ao lance q lhe valeu o amarelo. Foi quase perfeito durante o jogo,encolhendo-se até em lances de bola disputada para não correr o risco de ser admoestado.Acho q se deixou levar pela frustração de a equipa não estar a conseguir acompanhar a sua qualidade de jogo.Por segundos distraiu-se e abordou mal o lance pondo-se a jeito para o amarelo.Infelizmente o Paulo Baptista andou o jogo todo focado nele para o amarelar assim q possível. Andou tão distraído q não expulsou o jogador q deixou Jefferson fora do derby.
Depois de desperdiçarmos esta GRANDE oportunidade de irmos à Luz em igualdade pontual considero q alguém tem q dar um grito no balneário para abrir os olhos ao grupo (Inácio sabe o ADN q é necessário nestas segundas metades de época).Não porque não estejam a mostrar superação,qualidade e a agarrar todos os valores do nosso clube mas pq não podemos ter mais jogos em Alvalade a zeros. Fomos melhores,criámos oportunidades,tivemos as estatísticas a nosso favor mas não materializámos.Estes jogos no final das contas são os q nos vão prejudicar mais.
Na Luz acredito q jogará Piris na esq e Dier a 6. Espero q jogue Wilson e Capel nas alas. Heldon, Carrillo e Slimani são homens para mandar lá para dentro LOGO q o jogo pedir. Mas como é o Benfica acredito q LJ, conservador como é, encarará o plano de jogo à risca.
Desiludidos mas não iludidos. Continuamos a ser melhores q os nossos adversários mas precisamos de melhorar a eficácia.

Jalex disse...

O empate foi da inteira responsabilidade de Jardim.

anonymus disse...



É surpreendente como ninguém aqui escreve sobre o penalti que foi roubado ao Sporting.Como é hábito, foi só mais um. Não sou só eu que o digo, também foi dito ontem por alguns comentadores e pelo tribunal do O Jogo.

Rodrigo disse...

A diferença do Sporting para os outros rivais é apenas uma, arbitragem.

À conta dos penaltys, golos anulados, etc, dava para estar em 1º isolado.

Mordoga disse...

Mais grave que o pênalti, foi a entrada de um jogador da academica à perna do Jefferson. Ainda não vi nenhum resumo do jogo a mostrar a violência da falta (nem originou cartão e nem tenho a certeza se foi assinalada falta.
O branqueamento dado pela comunicação social é vergonhoso. Ninguém passa esse lance!
Se alguém tiver o vídeo (perto do minuto 62) que o partilhe para sermos muitos a divulgar e mostrar a todos o que pelos vistos não interessa mostrar.
Um desafio para o derbi: sendo os árbitros nomeados (não existe sorteio) e sendo o jogo entre o 1º e 2º classificado, a dois pontos de distância entre si, quem será o árbitro contemplado? Concorde-se ou não, a lógica diria que só podia ser o melhor... do mundo - Pedro Proença. O Benfica deixa? Ou vai aparecer um daqueles pára-quedistas? Tipo Bruno paixão (era a anedota geral)?

Mike Portugal disse...

Mordoga,

É verdade. A entrada assassina feita ao Jefferson era, no minimo, amarelo. Digamos que era um amarelo-avermelhado.

Veremos no jogo contra o benfas se os árbitros voltam a roubar-nos.