segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Jogo importante

A nossa vitória sobre o Olhanense para alem de terem sido mais 3 pontos, foi muito importante e novamente devia fazer todas as pessoas pensarem um pouco.
O SCP fez uma primeira parte agradável com várias ocasiões de golo, aproveitando a desorganização do adversário que era evidente, marcámos 1, foi-nos mal anulado outro e falhámos muito, no que resultou numa vantagem pela margem mínima ao intervalo quando já se justificava outro marcador ao intervalo.
E depois disso, tudo mudou, o adversário começou a jogar mais, nós consequentemente a jogar menos, o publico impaciente a começar a assobiar, os jogadores a começar a jogar ainda menos e acabamos o jogo com as calças na mão, num jogo de grau de dificuldade baixo.
Concordo que se diga que cada jogo nosso é uma aprendizagem e uma preparação para estes jogadores para a próxima época, a minha duvida é se os responsaveis estão atentos aos sinais que esta equipa começa a dar, se antes era evidente que quando o grau de dificuldade aumentava os jogadores não conseguiam responder, agora aos primeiros assobios (pressão que nunca houve ainda esta época) o rendimento dos jogadores caiu novamente a pique.
E eu sou daqueles que nunca assobia um jogador do SCP, acho pouco inteligente quem o faz porque percebendo que é para demonstrar a insatisfação que tem, de certeza que os jogadores não passam a jogar mais por ouvirem assobios. Por isso se querem assobiar que guardem forças para o final se essa for a vossa intenção. Registo também a preocupação de alguns agora com os assobios, pensava eu ontem, hoje ou amanhã assobiar a equipa do SCP em pleno jogo devia ser proibido afinal é algo novo esta indignação toda.
Jardim, bem começa a ser um desgosto para mim. Porquê? Porque é um treinador que aprecio bastante, que até coloca jogadores que eu acho que não merecem jogar, que por vezes tem comentarios sobre as suas decisões que não concordo, mas até aqui tinha sido coerente para mim deixou de o ser frente ao Olhanense. Faz-me muita confusão Slimani ser titular frente ao SLB e deixar de o ser nos restantes jogos, aliás pela explicação que ele deu só o vou voltar a ver a titular nesses mesmos jogos (FCP e SLB) ou quando Montero se lesionar. Pior do que tudo isto, meter o rapaz aos 88 minutos, e vou dizer isto com todas as letras, para o lugar do André Martins que é HORRÍVEL, que não esteve simplesmente em campo é começar a dar tiros nos seus próprios pés.
Neste momento 11 jornadas do fim o SCP leva 9 pontos de vantagem do 4 classificado Nacional, (pode ficar só com 8 se o Estoril vencer hoje), distancia bastante consideravel que para mim já não perdemos. Por isso estas vitórias são muito importantes, a pior coisa que nos poderia acontecer agora, era ver a nossa vantagem começar a diminuir e ter pela primeira vez pressão dos resultados, a preparação da próxima época necessita de uma entrada na champions.
Nota final para Abel, imagino a dificuldade que terá esta época, acredito que não será facil para nenhum treinador do mundo, trabalhar com uma equipa durante a semana e chegar ao jogo e receber 3/4/5 elementos para entrar nessa mesma equipa (não acredito que os jogadores dos A treinem com a equipa B) e até por isso quando chegarmos ao fim da época e avaliarmos o trabalho do treinador isso terá que ser levado em linha de conta. Continuando ainda na equipa B, Fokobo a menos que tenha uma lesão e não esteja a ser opção por esse motivo, um jogador que foi sempre opção a titular da equipa, e está de "molho" à 4 semanas após ter sido expulso em penafiel... aqui existe história.
Saudações Leoninas

16 comentários:

Diogre disse...

Já sei que sou sempre acusado de pessimismo, mas estou bastante preocupado com o rendimento actual da equipa, nomeadamente com as performances de alguns jogadores e sobretudo com as opções de Leonardo Jardim.

É para mim claro que o Adrien Silva está cansado, o que condiciona o jogo da equipa, abrindo buracos no meio campo e fazendo-nos sofrer contra ataques perigosos. Tendo em conta que o 3º médio (André Martins) é uma verdadeira nulidade tanto a atacar como a defender, o nosso meio campo resume-se neste momento ao sensacional William. Com este cenário, o jogo contra uma equipa perigosa no contra ataque como o Rio Ave é assustador.

Não entendo a titularidade continuada de André Martins, o que tem feito para a justificar?

E a ausência de minutos para o Carrillo (o nosso único extremo com capacidade no 1X1), que lógica tem? há paciência para o André Martins mas para o Carrillo já não existe?

Depois a incoerência que o LR aponta, a dos dois avançados, com a qual concordo inteiramente. Então jogamos fora com o 1º classificado com 2 pontas de lança e quando vamos jogar em casa com o lanterna vermelha apenas pomos 1? Alguém me explica as razões destas opções?

Não sou um profissional de futebol, logo estas perguntas poderão ter respostas óbvias que não serão imediatas para mim. O facto é que com quem tenho falado, ainda ninguém me respondeu convincentemente a estas questões. Ninguém pode negar que os objectivos desta época estão completamente intactos, mas e a progressão da equipa para patamares mais altos é desta forma que se faz?

Atenção, apenas estou preocupado com a progressão da equipa enquanto tal, e gostava de discutir estes assuntos, mais nada. Também não assobio no estádio e acho ridículo que se faça isso.

SL

Mike Portugal disse...

Diogre,

A resposta à tua pergunta sobre o André Martins está aqui: http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/02/onde-anda-esse-prodigio-chamado-andre.html

Já a ausência de Carrillo explica-se com a irregularidade das suas exibições, mas aí digo que, mesmo sendo irregular, Carrillo deveria jogar sempre nas 2ªs partes dos jogos.

Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Martins disse...

Revisor, percebes 0 de futebol.

leao revisor disse...

Não concordo com essa analise, para mim o André Martins fez um unico belo jogo com a camisola do SCP frente ao Bilbao em nossa casa, já conseguiu fazer bons jogos é verdade, mas na sua esmagadora maioria faz maus jogos.

E a minha opinião não é pelo tipo de movimentações que faz como diz o artigo de opinião, mas sim pela sua fragil e debil condição fisica , juntando a sua limitada capacidade de finalização e de isolar os seus colegas.

Visto que ele é um medio ofensivo que não tem capacidade para rematar a baliza e assistir os colegas, apostar nele é unicamente e só perder tempo.

Alias eu gostava que fizessem um exercicio e pensassem onde é que ele jogaria nas restantes equipas do campeonato.

leao revisor disse...

Martins

Muito possivelmente é verdade, mas é a minha opinião.

Mike Portugal disse...

LR,

Ainda neste jogo o A.Martins fartou-se de recuperar bolas ainda no meio-campo do Olhanense. Tu não notas o que ele joga porque ele não se destaca com lances bonitos ao olho.

leao revisor disse...

Mike

Pensava eu que a principal função de um médio ofensivo era dar jogo ao nossa ataque, criar situações de golo e sim finalizar tambem.

Mas como diz o martins, eu não percebo nada de bola.

Já agora a função do Adrien e o Wiliam qual é?

leao revisor disse...

Mike

É que por essa ordem de ideias se o Rinaudo jogar no lugar do André Martins muito provavelmente ainda iremos recuperar mais bolas... o pior é o resto.

porrinho disse...

LR,

Como bem sabes a formação do Sporting joga com o triângulo 6,8,10 onde todos sabem fazer todas as posições. Talvez seja por isso que joga o André e não o Montero a 10. Agora se ele acrescenta algo...

Quanto aos assobios, concordo plenamente, é ridículo pagar bilhete para assobiar a própria equipa NO DECORRER do jogo.

SL

Mike Portugal disse...

LR,

Mas ele serve o Montero e os extremos. Eu vejo-o constantemente a fazer os passes. Como é que tu não vês?

Jalex disse...

Não acredito que o Leonardo jardim dure muito tempo no Sporting,parece que anda com a cabeça noutro sítio.

Diogre disse...

Jalex

Isso é muito triste de se dizer, sobretudo se só estiveres a especular. Não me parece que o profissionalismo do LJ possa ser posto em causa dessa maneira.

Mike Portugal disse...

Jalex,

Calmex com as palavrex. lol

Martins disse...

LR

Tens todo o direito em ter a tua opinião e em expressá-la no teu blog. Mas o ter direito a uma opinião não torna a opinião em si correcta. Neste caso, achar o André Martins horrível por não ter cabedal é, na minha opinião, errado. Em que proposta de jogo o André Martins daria lugar ao Slimani? Em que espectos achas o Slimani melhor jogador de futebol que o André Martins? Só se for no jogo directo, onde o meio campo só serve para ganhar segundas bolas e pouco para construir e fazer posse. É esse o estilo que queres para o Sporting? O Slimani é útil em momentos especificos ou estratégias especificas, porque não tem muito mais para oferecer que não presença fisica e jogo áereo. Nunca será metade do jogador que são Montero ou André Martins, muito menos no estilo de jogo que Leonardo Jardim pretende. Slimani jogou com o Benfica porque tinhamos de jogar mais directo, porque nao tinhamos William para dar capacidade de construçao na saida de bola e com isso iriamos sofrer ainda mais coma pressão do Benfica se fosse mantida a mesma forma de jogar. Pelo menos, só assim entendo a titularidade de Slimani.
Concordo que o rendimento do André Martins não tem sido elevado, mas acredita que é a par de William, o melhor médio que temos, muito mais talentoso que Adrien.
Mas, lá está, é só a minha opinião

SL

tiscp disse...

Jalex, desculpa mas acho que não podemos cair assim tão facilmente nas armadilhas de manhas e afins, é isso mesmo que eles querem e o timing desses rumores não foram escolhidos ao acaso.

Corroboro a 100% do absurdo da situação do Slimani e também me parece descabido a pouca utilização de Carrillo, uma vez que se trata do único jogador do plantel que de um momento para o outro consegue ganhar um jogo, mas fora estas incoerências, será assim tão mau o trabalho do LJ? Olhando para a nossa equipa, seria possível retirar mais? Não nos podemos esquecer de todas as condicionantes que esta época teve e da qualidade, ou falta dela, da nossa equipa ao pé dos nossos adversários.

Já que se fala no Abel, dizer que foram mais que ridículas as declarações desse senhor ontem, ao ponto de até o anormal do alvaro magalhães lhe ter dado a resposta merecida.
Se a nossa aposta é verdadeiramente a formação, temos que começar a ter mais qualidade em quem temos a comandar as nossas equipas e conseguirmos retirar o melhor das nossas perolas.
Como já referi não podemos constantemente estar a formar jogadores e treinadores ao mesmo tempo.
Olhando para o que tem sido a época dos Bs, vemos uma equipa que pouco futebol joga, incoerência constante na formação da equipa, das grandes perolas em nenhuma se viu grande evolução e vemos jogadores como J.Mario, Tobias, Fokobo e King, que passaram metade da época praticamente sem competir.
Vi jogos do Setubal e gostaria que alguém me explicasse como é que alguém com o potencial do J.Mario não joga, será que os que ocupam a sua posição tem sequer metade da sua qualidade?
Se tivessse uma utilização e evolução expectável, não seria nesta altura uma solução interessante para a equipa principal?