terça-feira, 17 de março de 2009

Para pensar

Deixo aqui alguns dados de uma sondagem feita pelo sporting junto de sócios e adeptos e que dá que pensar. Deixo aqui bem claro que sou a favor do ecletismo, que o Sporting devia estar em todas as frentes e sempre para ganhar, é por essa razão aliás que somos dos clubes do mundo com mais titulos conquistados (juntando todas as modalidades).
Este post nada tem a ver com a actual direcção com o que fez ou não fez, etc. É apenas uma reflexão que dá que pensar.
Ora veja-se e vou dar apenas os exemplos mais significativos (de desportos que movem mais massas):

Esta época, já assistiu ao vivo às competições de ANDEBOL do Sporting Clube de Portugal?
Nunca
86,2%
Foi uma ou duas vezes
6,7%
Foi três vezes ou mais
4,7%
NS/NR
2,4%

Esta época, já assistiu ao vivo às competições de FUTSAL do Sporting Clube de Portugal?
Nunca
80,9%
Foi uma ou duas vezes
11,8%
Foi três vezes ou mais
4,9%
NS/NR
2,4%
Diga-se ainda que 75% dos inquiridos concorda com a construção de um pavilhão para a practica das modalidades e que 65% acham que esse mesmo pavilhão deve ser junto ao Estádio, que 54% dizem que as modalidades devem persistir mesmo que os patrocinios não as sustentem.
Curioso depois o ponto em que se pergunta se devem ser criadas novas modalidades e são dados exemplos....a resposta foi afirmativa a todas, mas no final pergunta-se se estão dispostos a sacrificar o orçamento para o futebol para que estas sejam criadas e a resposta já é um não rotundo. Engraçado.....
De qualquer forma aqui fica o documento completo para quem quiser ver:
Saudações Leoninas

10 comentários:

Leão sem Palas disse...

Caro Titular,
Eu também não quero que seja sacrificado o orçamento do futebol para se investir nas amadoras.
O que quero é um Presidente com 2 dedos de testa que desencante receitas e patrocinadores.
Olha para o FCP.
Foi campeão Europeu em futebol e se não me engano no mesmo ano limpou as amadoras todas.
Percebes a diferença?
Quanto ao assistir ás amadoras ao vivo, tenho que te dizer o seguinte:
Sou do tempo em que jogavamos na Nave, sob a bancada nova. Fui lá muitas vezes, porque ganhavamos titulos.
Neste momento o que temos? Futsal, Andebol e Atletismo.
O andebol é uma vergonha. Quando rei faz anos ganhamos ao FCP, ABC ou slb.
No futsal, havia a desculpa que o slb tem um orçamento muito maior e que nós coitadinhos não conseguiamos ganhar nada devido a isso. E agora? a Fundação, o Freixieiro, o Belém, O Olivais tambám têm orçamentos superiores?
Quanto ao atletismo nem falo, porque andamos lá sózinhos.
Achas que as pessoas se sentem motivadas para lá irem? E ir onde?
Casal Vistoso? Loures? Cú de judas?
Saudações Leoninas

Titular Indiscutivel disse...

Leão sem palas:
Para vocês é sempre uns contra os outros...eu não estou contra ninguém e há muitos anos que vejo modalidades amadoras e obviamente ía à nave de alvalade muitas e muitas mais vezes que hoje em dia. Era só um post para a malta debater. Sou a favor do ecletismo como lhe digo. Mas quero ganhar sempre!

Leão sem Palas disse...

Caro Titular
Também não estou contra ninguém.
Até porque a responsabilidade do actual estado em que se encontram as amadoras nem é desta direcção.
O Roquette e o Dias da Cunha é que são os responsáveis.
Quando critico, não é especificamente "contra" o FSF, mas sim "contra" uma doutrina que temos seguido.
Está na hora de mudar, mas concordo contigo que neste momento não há alternativas, pelo que se calhar terá que s e chagar á frente um dos companheiros de direcção do FSF.
Mas se assim for temo pelo futuro do nosso SCP.
Quanto ao ecletismo, estamos completamente de acordo.
Que saudades de ver o pavilhão de alvalde cheio para assistir aos jogos de hoquei (era puto quando vi jogar a equipa do Xana, Sobrinho, Ramalhete, Rendeiro e Livramento).
Quam passou por isso percebe o que é um Sporting grande e eclético
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Esta sondagem não representa nada. É óbvio que sem um pavilhão nosso e longe do estádio as assistências das modalidades são reduzidas.
E depois no universo de milhões de sportinguistas, bastavam uns 5% destes para encher um pavilhão.
É mais uma tentativa desta direcção de atirar areia para os nossos olhos.

Yazalde disse...

O cerne da questão está na pergunta 15. Mais de metade dos inquiridos respondeu que iria sempre ou uma vez por semana ao pavilhão, caso este fosse em Alvalade e não coincidisse com os jogos de futebol. Ora mesmo actualmente bastavam que 18% dos sócios pagantes (27.000) fosse a um pavilhão (de 5.000 lugares) para o encher.
SL

JL disse...

Caro Titular Indiscutível,

Este post é só mesmo a título de brincadeira, não é?

vamos lá dissecar:

1. O Sporting (que, pela mão do seu Presidente, é neste momento contra o ecletismo que foi sua marca de distinção durante quase 100 anos) faz um estudo que mostra que o ecletismo nem é assim tão importante. Conveniente, não?

2. O Sporting, depois de um já longo percurso a desinvestir e a espoliar as modalidades, pergunta agora: "vocês vão verdestas modalidades miseráveis que temos?" e espanta-se que as pessoas digam que não. É natural, o seu adorado, infalível e omnipotente Filipinho do BES fez com que as modalidades não tivessem dinheiro ou sequer casa para existirem.

3. Já que gosta de números: o prémio de final de época (€ 60.000)do Director-Desportivo Pedro Barbosa (que tem a utilidade que todos sabemos), teria pago um ano de basket, hóquei ou volley. Mas não, o Pedro Barbosa mereceu. Ele e outros tantos.

Este post é o reflexo da falta de distanciamento dos seus autores. Como já aqui fizeram questão de escrever, vocês apoiam quem lá estiver, mesmo que faça o pior trabalho do mundo (como têm feito).

É-vos absolutamente irrelevante que esta Direcção:

- desrespeite os pergaminhos centenários do Clube;
- desrespeite Sócios e Adeptos;
- que queira alterar os estatutos por forma a que os Sócios não se possam pronunciar com voz activa sobre a vida do Clube;
- Acabe com as modalidades;
- Venda o património todo sem haver uma alteração no passivo, excepto ele continuar a subir;
- Não tenha a decência comum de se sentir humilhada com acontecimentos como os de Lisboa ou Munique, nem que fosse como o grupo de Sportinguistas que deveriam ser;
- queira emitir VMOCS que colocam o Clube nas mãos de terceiros;
- last, but certainly not least, acirre a polícia contra os seus e impeça a liberdade de expressão no espaço do Sporting.

Isto para os autores do Fonte Segura são fait divers. O importante é que o Benfica perca, o Sporting ganhe, deixar claro que esta Direcção é muito competente e que quem discordar, tem que se apresentar a eleições. E por esta ordem.

Digo-vos eu em relação ao vosso post anterior:

1. Não me restam dúvidas que vocês são apaniguados ou assalariados da Direcção. Ou isso ou então enfermam de um dos mais sérios casos de demência e dissociação da realidade que já vi e mereciam honras de acompanhamento médico permanente;

2. Não têm consciência de qualquer espécie. QUALQUER solução é melhor que esta Direcção. Qualquer uma. Outras pessoas, Clube em auto-gestão, bando de macacos com fatos e gravatas ou até mesmo o Rogério Alves. TUDO é melhor do que esta corja de ladrões de casaca e mentirosos.

3. Sim, bem sei que vai puxar do que acha ser o grande argumento que legitima tudo: "não gosta? vá a eleições!" mas isso, como já lhe expliquei várias vezes aqui, não é verdade. FSF não é bom por ser o único, e eu não preciso de ser candidato para ter os olhos na cara que vos faltam e ver que ele e os da laia do Projecto foram o PIOR que aconteceu ao meu Clube em toda a sua história.

4. Repito, não li aqui qualquer repúdio pelos actos de repressão da Direcção. Li apenas que como eram poucos, a Direcção foi pouco inteligente em reprimi-los, o que significa que se fossem muitos, estava tudo bem, e era desatar a bater, que eles calados é que se querem.

Li também a desonestidade intelectual absoluta que é levantar a hipótese de NÃO ter sido a Direcção a mandar tirar faixas ou a solicitar a intervenção da Polícia.

Das duas uma:

a. Ou no perímetro do Estádio do Sporting, que é do Clube e está sob a sua alçada, o Clube tem poder decisório sobre a intervenção das forças de autoridade e sobre que elementos são colocados nas bancadas no Estádio (que é o que devia acontecer); ou

b. O Clube não manda no seu próprio espaço e Estádio (situação grave, mas perfeitamente ao alcance da inépcia e incompetência de FSF & Friends)

Caro Titular Indiscutível, talvez tenha sido é o Benfica quem mandou tirar as faixas e bater nos adeptos. Confesso que essa não li aqui, mas se lesse, não me espantava nada.

Face a tudo isto, acha mesmo que não há servilismo da vossa parte? Que não assinam de cruz todas as opções da Direcção, por mais idiotas e danosas para o Clube que sejam, SÓ porque "A Direcção é que sabe, e fomos nós que os elegemos"?

Quanto ao Salema, isso é exclusão de partes. Só uma pessoa com total ausência de escrúpulos ou sentido do correcto como ele ou alguém a seu mando conseguiria desculpar os crimes de lesa Sporting que FSF comete e dizer que tudo vai bem sem se sentir profundamente agoniado. Se não trabalham para ele, talvez devessem. Parece-me que perfil não vos falta.

Saudações Leoninas

Titular Indiscutivel disse...

JL:
Eu só sou responsável pelo que escrevo e não pelo que escrevem os meus colegas!
Se for ler os comentários do jogo com o Paços de Ferreira verá que repudiei de imediato a atitude de censura no estádio!

JL disse...

Titular Indiscutível,

tendo em conta que estou a comentar um post seu, parece-me claro que é a SI (embora aos outros) que dirijo o que digo.

Não sou como o seu Presidente: Quando digo uma coisa, digo-a mesmo. E depois não digo o contrário dela.

Saudações Leoninas

Titular Indiscutivel disse...

"Repito, não li aqui qualquer repúdio pelos actos de repressão da Direcção. Li apenas que como eram poucos, a Direcção foi pouco inteligente em reprimi-los, o que significa que se fossem muitos, estava tudo bem, e era desatar a bater, que eles calados é que se querem"

então não leu o meu comentário no post do jogo com o paços de ferreira....

Nuno Manaia Costa disse...

AS PESSOAS NÃO VÃO PORQUE O SPORING nÂO È CASAL VISTOSO NEM LOURES!!!!!!!!!!!!!!!!!

Passei a minha Juventude no pavilhão antigo e na Nave...Hj não ponho os pés nas amadoras, pelo motivo acima descrito!!