sexta-feira, 19 de julho de 2013

O outro caminho perigoso

Quando o SCP nos últimos 2 anos, fez defesos (principalmente o 1º) onde contratou muitos jogadores 95% deles internacionais, caros e com ordenados elevados, era fácil de pensar que isso era um caminho perigoso porque "obrigava-nos" a ter resultados desportivos, o que diga-se de passagem era o mínimo exigível aqueles jogadores e ao clube.
Não conseguimos, falhámos redondamente, os resultados desportivos e financeiros via disso foram desastrosos e encontramo-nos agora na situação completamente inversa.
A nossa incursão no mercado tem sido "rigorosa" para não ferir os mais sensíveis. Tenho uma esperança que a partir de dia 23 haja uma melhoria significativa, mas também estou convicto que a partir dai também devem sair jogadores (olhando para o atual plantel ver sair os melhores é preocupante)
Inácio na sua declaração mais ridícula desde que re-entrou no clube disse que com esta direção tudo tinha mudado e nada se sabia, ora todos os jogadores contratados tivemos novelas de pelo menos 2 semanas, não sabemos bem o que acontecerá com Montero ( com o SLB atrás de um avançado...) e já vimos 5 jogadores serem desviados do nosso clube, Ghilas para o FCP, Rafa para o Braga e Silvio, Farina e Pizzi para o SLB. Isto pode não influenciar nada em termos de plantel até porque acho que se arranja melhores opções mas moralmente para os adeptos isso conta! É bom não esquecer quantas vezes o nosso novo estádio teve lotação esgotada, foram muito poucas e uma delas foi frente ao Valencia num jogo de apresentação. As pessoas para aderir têm que se sentir motivadas, este defeso nesse ponto tem sido um desastre e não me refiro à nossa capacidade financeira estou-me a referir ao modo como as coisas tem sido tratadas.
E se foi um risco jogar na rouleta, gastar muito mais do que se tinha, também acho que este caminho de vender os melhores, comprar outros de qualidade muito duvidosa é igualmente um caminho perigoso. Bons jogadores não são garantia de bons planteis, mas nem há muitos anos se ouvia por Alvalade que "sem ovos não se fazia omeletes" e a espiral negativa de receitas que isso criou (e nessa altura ainda se conseguia alguns resultados desportivos).
"O SCP é novamente nosso" disse o presidente quando venceu as eleições, mas todos nós sabemos em que pais vivemos e todos sabemos que sem jogadores de qualidade o numero de gamebox é baixo, sem resultados o numero de espectadores é baixo e o numero de sócios pagantes continua baixo. O Futebol sempre foi e sempre será a mola do clube, será para mim uma enorme surpresa que se consiga mais gamebox (e a minha já está novamente), mais espectadores e mais sócios pagantes, como uma equipa de futebol fraca e que não motive os sportinguistas.
Muitos vão me dizer que o SCP tem que viver com o que tem, e eu sou obrigado a concordar, e nem vou entrar com a capacidade de captar investimento fora do clube para reforçar o plantel, vou apenas dizer algo que já disse anteriormente, para o SCP ir buscar jogadores à 2º divisão brasileira, jogadores que não são primeiras opções da Académica ou do Braga então mais vale dizer a todos os sócios (e eles vão perceber perfeitamente) que o SCP vai jogar com jogadores da formação. De certeza que poupamos algum dinheiro e entre em apostar no Maurício devíamos apostar no Fokobo ou no Tobias, entre pensar no Hélder barbosa devíamos pensar no Iuri Medeiros, entre apostar no Cissé devíamos apostar no Mané ou no Ponde, entre pensar no Farina devíamos apostar no Chaby. No Presente teríamos provavelmente os mesmos resultados, mas os sportinguistas percebiam a estratégia e no futuro iriamos tirar benefícios disso agora custa-me muito a aceitar que o SCP esteja limitado a jogadores da 2º divisão ou de 2º linhas de equipas medianas nacionais.
Saudações Leoninas

16 comentários:

tiscp disse...

Assino por baixo.

Completamente de acordo com o post, está-me a parecer perigoso ocaminho que vamos traçando 2 semanas após o inicio dos trabalhos.

Com BdC disse na campanha eleitoral, e bem, temos que ser exigentes com a direcção, e apos um inicio auspicioso de mandato, estes últimos tempos não tem sido os mais felizes para a direcção.

Anónimo disse...

Subscrevo. Se a nossa margem financeira é pouca, o investimento tem que ser extremamente rigoroso e sem margem para erros e experiências. O pouco dinheiro que temos para contratações deveria ser canalizado para jogadores da formação (renovações das promessas... a do bruma já estaria fechada) e para 2/3 jogadores (com alguma "tarimba") para posições em que notoriamente estamos/estávamos desfalcados (defesa esquedo-jefferson, e dois pontas de lança). A contratação do cissé era, na minha opinião, escusada pois não vai ter impacto imediato. Mauricio menos compreensivel é (com rojo, ilori, dier, fokobo, tobias e nuno reis)

Mordoga disse...

Eu acrescento mais uns aspectos que também me deixam bastante preocupado:

- Num ano em que apenas vamos competir internamente e estando as finanças do clube no estado em que estão, para quê ir estagiar para o Canadá, jogar com equipas ou muito inferiores à nossa 2ª liga ou superiores mas com um tipo de jogo que nada tem a ver com o nosso campeonato?
Não seria mais lógico estagiar na academia e convidar equipas como a académica, o Guimarães, o Belenenses,... para jogos de preparação? Afinal não vão ser elas as que teremos de enfrentar este ano?

- Como é possível ter a equipa no Canadá e ir defrontar um trofeu em Portugal contra o Benfica, podendo eles apresentar a equipa principal e assim terem todas as condições para nos brindar com uma derrota de resultado histórico? Um resultado que se acontecer nos marcará para toda a época.

- Como é possível alguém que sabendo o estado financeiro em que o clube se encontrava, concorrer à sua presidência sem sequer ter um apoio financeiro temporário para não ter de, anedoticamente, esperar pelo dia 23 para fazer compras?
Não foi essa a conversa nos debates. Nessa altura ia ser tudo fácil.

- No estado em que se encontra a indefinição do plantel, a necessidade de colocar jogadores com os quais não se conta em empréstimos ou vendas, o caso Bruma, a renovação Ilori,... o que estão Bruno de Carvalho e Inácio a fazer no Canadá? Os dois? Não seria mais lógico ficar alguém por cá a tratar desses dossiers? Se calhar ficou o Virgílio!

Já agora, uma estrutura composta por 3 pessoas, que dizia à prova de fugas, dá a ideia que anda a verter de algum lado. A CS tem exposto todos os negócios e sondagens.

Pedro disse...

1 - concordo que prefiro apistar ns da casa do que comprar jogadores de merda. Prefiro apostar no fokobo do que num boulo de arroz ou mauricio (ao menos o mauricio é barato)

2 - Não interessa jogar com belenenses ou académica. É importante correr, ganhar preparação fisica e LJ ficar a conhecer bem os jogadores para definir plantel.

3 - podiam pôr aqui os valores gastos com o estágio? Alguém sabe se terá sido patrocinado? Num país que quer desenvolver o "soccer" e é rico parece-me possivel o estágio ser patrocinado.

4 - o resultado do jogo de hoje só afectara atrasados mentais. Já agora, se o joão mário espetar duas batatas sem resposta o efeito será contrário?

5 - o que está o presidente a fazer com a equipa?! Realmente para quem se habituou a ver presidentes em ilhas no brasil nos dias de clássico a pergunta percebe-se. Como é possível bdc e inácio trabalharem no canadá? Logo agora que deixaram o computador e telemóvel em portugal! Logo agora que se for preciso vir de urgência em menos de 24h a TAP vai fazer greve outra vez! Malucos!

6 - como é possível o estado financeiro do clube? A pergunta deve ficar por aqui.

7 - a CS tem exposto todos os negócios e sondagens? Tem?

johnC disse...

Quanto gastaste até ao momento? Nem perto de 1M.
Quando é que a reestruturação financeira pode ser posta em pratica? A partir de dia 23 + formalidades!
A partir de quando é que podes começar a vender certos jogadores? Dia 23, a não ser que prefiras vender jogadores sem teres % de passes e o dinheiro ir todo para uma empresa!
Quem é que já vendemos e que % tínhamos dos mesmos? Nenhum jogador da lista que o presidente apresentou no programa a que foi...

Não podemos ter um plantel apenas de miúdos. Tem que haver gente, independentemente da qualidade técnica, mais madura por múltiplos factores. E neste momento não temos um cêntimo para gastar, essa é a realidade!

Mordoga disse...

Pedro, cada um tem a sua opinião.

Se acha que um jogador só por ser barato já tem desculpa para ser contratado para o nosso Sporting, tudo bem. Se juntar a isso o facto de nem ser titular indiscutível num campeonato secundário do Brasil e continuar a estar desculpada a sua aquisição, tudo bem. Eu cá não sou da mesma opinião.

É importante correr e ganhar preparação física, também concordo. Já discordo quando acha que não interessa jogar com Belenenses e académica. Sao apenas futuros adversários dos únicos trofeus que iremos disputar esta época. Se calhar nem vale a pena fazer jogos, apenas correr e ginásio.

Só aceito mesmo que o estagio tenha sido patrocinado. Outro cenário seria ridículo. A minha opinião sobre estagiar na academia vem no seguimento dos jogos de preparação que, na minha humilde opinião, deveriam ser com equipas da nossa liga.

O tamanho do efeito so será relevante no cenario que coloco de o benfica alinhar com a melhor equipa. E, nesse cenário, quer apostar que se o João Mário espetar duas batatas sem resposta o efeito será mesmo grande? Eu gostava, mas tendo a ser um pouco mais realista... nesse cenário.

É claro que nos tempos que correm todos nos podemos trabalhar a partir de qualquer lado. O que acho é que existem muitos processos por resolver e que se calhar não é necessário andar sempre atras da equipa quando o inicio de uma época se aproxima a passos largos e as indefinições sao tantas. Mas tudo bem, se estão a trabalhar nessas situações a única coisa que espero é que dia 24 ou o mais tardar 25 já tudo esteja definido.
Afinal se realmente a CS não tem exposto todas as sondagens e negócios, então todo este tempo que tem decorrido até dia 23 já deve ter permitido que se chegasse a acordo com os jogadores pretendidos. Estão todos no segredo dos deuses e dia 24 ou 25 quando aparecermos com o dinheiro serão anunciados.
Sorte a do LJ que vai ter o plantel definido logo, logo.

Quanto ao estado financeiro do clube, todos sabemos qual é e até à 4 meses atras a responsabilidade não era do actual presidente. Agora passa a ser. Daqui para a frente é ele o responsável pois tudo fez (durante os dois últimos anos) para assumir essa pasta. E se se chegou à frente devia estar preparado para a tarefa.

Continuem a falar do passado. 4 meses já lá vão. Não o ouvi a responsabilizar o passado quando o GL não conseguia resolver algum problema! E que eu saiba o GL também apanhou o clube com as calcas na mão.

O que vejo é que ao Bruno tudo se desculpa (4 meses da pasta Bruma, pasta Gillas, compras no mercado secundário brasileiro, vendas em saldos (últimos) de Schars e Árias, ...

Espero que o JohnC tenha razão. Que lá para 25, 26 sejam apresentados vários jogadores. Aqueles que o Pedro acha que a CS desconhece e que certamente já têm tudo acertado com o Sporting, faltando só passar o cheque. Sim porque foi dito nos debates que 15 a 20 milhões entrariam de imediato no clube.

Com todas as duvidas e receios que tenho, não deixo de desejar que o nosso presidente me tire a razão, pois o seu sucesso será o sucesso do Sporting e, automaticamente, a minha alegria.

AJS disse...

johnC, O schaars fazia parte da lista...

Pedro disse...

Mordoga,

1 - verdade de la palice, escusada.

2 - comecei esse ponto por dizer que não concordo com a vinda desse jogador à partida. No entanto só no final farei contas. O que acrescentei foi que se o mauricio sair um boularhouz atenua ganhar cerca de 25 vezes menos.

3 - para ganhar à académica e belém é preciso jogar com eles na pré época?! Quantas vezes joga o MU com o arsenal ou chelsea na pré época? Parvos que andam a perder tempo de preparação na tailandia... Para mim é óbvio que em tempo de preparação não é importante o adversário mas sim assimilar ideias próprias. Não se preocupe que LJ sabe bem como jogam os olhanenses desta vida. Até lá acho muito mais saudável brincar com penarol e fiorentinas.

4 - mais uma vez digo que vai ser um jogo sem interesse. Até é melhor que o scp se apresente a 50%. Claro que ficarei contente em ganhar mas diz-me muito pouco.

5 - ainda bem que ficou a saber que se pode trabalhar no estrangeiro. Com sorte ainda pode aprender que há negócios que demoram muitas vezes pela outra parta (saberá por ventura se ilori não tem uma proposta de renovação que estuda há mais de uma semana?).

6 - há 4 meses atrás não era, agora é. No relatório de contas do final do ano irei avaliar activos e passivos e ser exigente como fui até agora. Dizer que o presidente só pode usar dinheiro a partir de dia 23 por culpa própria é no minimo...desonesto. Posso-lhe dizer precisamente o contrário! Só usamos dinheiro a partir de dia 23 porque bdc já está a trabalhar bem! Em 4 meses conseguiu isso! Serve para os dois lados... Neste ponto parece o LR, precipata-se a criticar ainda o jogo não chegou ao intervalo. Até pode ter razão e as contas finais e resultados serem um descalabro mas eu prefiro esperar pelo final. Assim meto mens violas no saco (lr é rofissional a arrumar a viola...)

7 - realmente não foram vendas fenomenais. O problemaé que estava habituado a ver internacionais brasileiros ex barcelona como rochemback a serem pagos para rescindir (entre muitos outros como romagnoli, etc...). Assim, vender um puto com ordenado superior a 40 mil euros por mês do sporting b e um bom médio mas com anos e final de contrato por algum dinheiro, não achei mal. Ainda por cima sem saber ao certo quanto valeu o lateral esquerdo titular da equipa A, com contrato por mais 3 anos, jovem e internacional argentino. Foi por quanto mesmo?

8 - a cs sabe tudo. Hoje é o bruno gama.

9 - o plantel será definido o mais depressa possivel dentro das nossas possibilidades. Força sporting!

tiscp disse...

Não podemos e cair na ingenuidade da conversa que temos um plantel jovem e como tal vamos contatar jogadores maduros, sendo as soluções jogadores da 2.ª divisão brasileira ou dispensados do braga.

Não faz o mínimo sentido vender um Arias, que incompreensivelmente encontrava-se encostado na equipa B, por valores irrisórios e depois ir contratar mais um jogador de 2.ª divisão brasileira.

O mesmo se trata de quando temos os extremos que temos andarmos atras de H- Barbosas e B.Gamas, não faz sentido, a contratar contrate-se mais valias e não jogadores para fazer numero

Mordoga disse...

Pedro, sem querer alongar muito esta conversa, vou só aos pontos que ainda me levantam alguns reparos:

3 - tomara eu que o Sporting fosse ao Canadá pela mesma razão e com o mesmo retorno que o MU tem quando vai à Tailândia;

5 - Ainda bem que percebe que há negócios que demoram muitas vezes pela outra parte. É que com anteriores direcções parecia haver adeptos que não entendiam essa posibilidade, achavam que renovações e vendam dependiam apenas e só da vontade do nosso anterior presidente.

6 - Nunca escrevi que era por culpa própria que Bruno de Carvalho só teria dinheiro para usar a partir de 23. Peço-lhe que leia com atenção. O que digo é que se for apenas essa a razão de o plantel ainda estar com muita coisa por definir, espero que num curtissimo espaço de tempo, após essa data, sejam apresentados os negócios que já estejam feitos (e, como afirma, que a CS ainda nem cheirou).
Prefere esperar pelo final de quê? Da época? Da primeira volta? Esperar pelo Natal? Pela eliminação (se acontecer) de uma primeira competição? Será que criticar a vinda do Mauricio em vez de apostar num Fokobo, como tb critica, está errado? Criticar a forma como se hostilizou empresários sabendo que depois teriamos de nos sentar com eles à mesa das negociações também está errado? Eu critico quando acho que está mal. Mas descanse que só faço mesmo isso.

7 - Novamente a teoria de que como antigamente era assim, agora também é desculpável que continue a ser. O Mauricio foi barato por isso do mal o menos. A dupla agora vendida foi a preço de saldo mas como no passado recente também ouve negócios assim, está tudo bem! É a sua opinião. Parece é ser válida consoante a pessoa que está à frente do clube. Para mim foram maus negócios com GL e foram maus negócios agora com BC.

8 - A CS soube do Mauricio e do Jefferson e do Cissé. Tb soube dos contactos com Montero, Farina, Silvio e Pizzi ou é tudo mentira e nunca aconteceram?

Força Sporting

Pedro disse...

3 - quer falar de alhos ou bugalhos? Primeiro fala da preparação da equipa e da importância de jogar com o belenenses, depois do retorno financeiro. Fico satisfeito por ter percebido que é óbvio que na pré-época não precisa de jogar com o belém para ganhar no campeonato. A pré- época tem um intuito totalmente diferente.

5 - no ponto 7 diz que não se deve fazer cmparações com direcções anteriores. Aqui faz para tentar mostrar... Não sei muito bem o quê? Fico satisfeito que tenha percebido que não é preciso estar em portugal para resolver.

6 - disse que a responsabilidade era dele. De resto, a partir de dia 23 não ficamos ricos (se esteve na última AG percebe porquê). Essa é a data em que se pode respirar. Em relação às outras perguntas soltas vou tentar responder o mais rápido possível. Resultados desportivos à medida que os jogos forem decorrendo (relembro que ainda não começou nenhuma competição), avaliação de jogadores novos ao fim de 6-7 jogos completos, resultados económicos no no relatório de contas 1 ano após inicio do mandato. De resto não digo que mauricio seja mau, apenas não entusiasma e gostava de apostar no fokobo. Daqui a 3 meses espero estar enganado. Depois se não entende que comprar um flop é mau mas comprar flop caro é pior, o problema é mais seu do que meu.

7 - não acho que tenha sido a preço de saldo! Quantas vezes viu arias jogar. Acha fácil vender um jogador que ganha mais de 40 mil por mês que jogou 30 minutos em 2 anos?! Schaars é um bom médio que ganhava muito, mesmo muito dinheiro, 30 anos e um ano de contrato. Claramente estamos melhor do que quando PAGAVAMOS a internacionais brasileiros para sair ou vendiamos titulares internacionais argentinos pelo mesmo preço do arias (a comparação foi nesse sentido)

8 - e agora também sabe do helder barbosa e bruno gama. Não estou em posição para responder a isso, não sei a veracidade das noticias... Vou esperar que o mercado feche, avaliar as contratações nos primeiros jogos e se for caso disso dizer ao bdc "vai à merda, mais valia estares quieto do que trazer estes merdas" ou "boa caraças, por uma pechincha trouxeram uns tipos decentes". Até lá, vou estar calado.

johnC disse...

AJS,
sim tens razão! Ele e o Arias, mas nestes casos os valores de transferência são baixos e talvez tenha sido essa a razão para não esperar e aproveitar a proposta para poupar nos ordenados antes que depois o clube perdesse o interesse nos jogadores (estavam necessitados de um médio centro depois da venda do titular deles). Eu estava mais a referir-me ao Patricio, Capel, Jeffren, Bruma, Illori e Adrien que penso que possam render algum dinheiro ao SCP já neste mercado e permitir que compremos, por exemplo, o montero.

SOU SCP disse...

Isso da experiência é relativo. Se o jogador tem talento e confiança nas suas capacidades futebolísticas so tem de chegar ao campo e mostrar isso. Acho que qualquer miúdo quer mostrar-se ao mundo e ter orgulho nele próprio e que tenham orgulho no que ele faz, isso é uma motivação extra.

Quanto aos jogadores de "qualidade duvidosa" (que filósofos que vocês são) simples: deixam ver o que dá, também não foi caríssimo, tal como o bolo de aroz não foi, caro foi o que lhe pagaram... Para estar metade da época no posto médico. Será que o Sporting tem la uma enfermeira ou uma medica boazona como a do Chelsea? ;).

O último brasileiro que seria de "qualidade duvidosa" a entrar e sair pela porta grande, foi o Liedson... Que saudades. Vejam bem, não teve formação futebolística como hoje acontece que logo aos 10 anos vão para uma academia, trabalhava numa caixa de super mercado e so se tornou Professional aos 23 anos salvo erro. A motivação e qualidade juntas dá uma mistura de proporções fantásticas e claro, um pouco de sorte ajuda sempre.

SL

CB disse...

Ainda bem que este Presidente não tem um cheque e uma vassoura como o anterior. Podia sempre gastar uns largos milhares para dispensar o lixo que anda a receber ordenados principescos.
Como não tem esse dinheiro para estourar, sempre vai recebendo algum com estas vendas.

A CS que sabe tudo, podia informar os Sportinguistas mais ansiosos, se o clube foi pagar o estágio, ou quiçá, receber algum dinheirito.

SOU SCP disse...

Quanto mais duras as condições de trabalho melhor ficarão preparados. Não interessa jogar e ganhar a Belenenses e Guimarães na pré época e a níveis anímicos pode afetar a equipa do género: "já lhes ganhámos, vai ser canja." e ainda por cima putos (eles necessitam de maturidade como homens e como jogadores só têm de mostrar o que sabem, dentro do campo têm de ter as mesmas atitudes como homens fora dele e a personalidade define o jogador que cada um será). Excesso de confiança é mau, e é facil estes miúdos se deixarem levar por essa onda de confiança, cabe lhes a eles manter os pés sempre coladinhos ao chão e sempre encarar tudo com a maior seriedade.

o estágio no Canadá se não foi particionado acho mal.

paulo disse...

leao revisor,
Em primeiro lugar quero agradecer pelo apoio ao nosso SCP e em segundo perguntar-lhe pq continua a apoiar pessoas incompetentes com GL ou jeb. gostava de saber o que estes 2 fizeram pelo SCP e como vc continua a apoiar a incompetencia!!!
SCP SEMPRE