quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Opinião

Sempre fui e continuo a ser grande admirador de Paulo Bento, para quem não o é, e o cataloga de “pequenino”, é bom que veja a história do nosso clube as suas classificações e as suas conquistas e vão observar que em cerca de 100 técnicos que já passaram pelo nosso clube, Paulo Bento estará certamente no top 10.
Isto como nota introdutória.
Jogamos mal, fomos pouco ambiciosos ou pelo menos foi o que transpareceu do jogo que fizeram.
Com 4 jogos oficiais realizados, 2 vitórias para o campeonato (que nos deixam distanciados dos nossos rivais) e a conquista da supertaça frente ao FCP mais a derrota para a champions com o Barcelona fora de casa.
O que nós fazemos? Deitamos abaixo a equipa e principalmente o Treinador.
O clube NUNCA ganhou em Espanha, mas perder com o Barcelona recheado de estrelas, torna-se um motivo de humilhação.
No próximo sábado espero que todos os treinadores de bancada que sabem como tornar o SCP fantástico e vencedor tanto a nível interno como externo passem de adeptos da sporttv e vão ao estádio.

Espero e desejo, que Vukcevic tenha juízo na cabeça, que Paulo Bento pense que o montenegrino é dos melhores jogadores do plantel, e nesse sentido tem que encontrar soluções para voltar a ser “opção”.

Desta vez não se tratou de uma mera opção técnica, foi por motivos DISCIPLINARES que Vukcevic não foi convocado, não achando que se tratou de uma razão tão grave para o jogador ficar de fora, tenho que respeitar a decisão do técnico.

Sábado voltaremos ás vitórias, espero que TODOS fiquem contentes, pois começo a ter duvidas se todos “puxam para o mesmo lado”.

10 comentários:

Anónimo disse...

Só um cego ou alguem que não queira ver, é que nao percebe que o sporting foi humilhado (sim, humilhado) tanto em madrid como em barcelona... O resultado não é tudo... Eu nao digo que foi humilhado por ter perdido 5-3 ou 3-1... mas sim pela forma como decorreu o jogo...
Vamos la analisar o jogo com o barcelona... aos 20 minutos tava 11-2(!!!!!!??????) em remates e quase todos eles perigosos...
o sporting nunca teve por cima no jogo contra o barcelona... chegamos a ter apenas 27 por cento de posse de bola... como é possivel... ontem bem como no jogo com o r. madrid dou graças a deus por nao termos levado uma cabazada à moda antiga 7 ou 8 a 1... enfim... pensem o que quiserem mas esta equipa sou mesmo a nivel interno (e não é pelo aspecto tecnico mas sim pelo psicologico), porque contra grandes equipas é rezar 30 ou 40 aves marias para o jogo nao dar para o torto...

Veremos daqui para a frente...

Anónimo disse...

Oh amigo,

Ou fazes parte desta direccao, ou pagam-te para escrever o que escreves.

pois é preciso ser muito BURRO e CEGO, para ver, que perder Madrid ou Barcelona nào é nada de outro mundo, quando se joga bem, para tentar ganhar, e sem medo, algo que esteve distante de acontecer.

Aliás, Paulo Bento tem tanto de bom treinador como de teimoso, por muita razão que tenha com VUK, tem de saber lidar com activos e comportamentos diferentes e personalidades diferentes, algo que está longe de acontecer, pois é VUK, é STOI, Foi Carlos Martins, Beto, Douala, etc/...

Quem só sabe lidar com personalidades diferentes da maneira fácil, que é envia-los para lnge ou queimar, nunca poderá ser um bom condutor de homens,nem excelente treinador, será sempre um ...bom treinador, nada mais...

E mais, ontem quando a equipa estava a controlar e a ser eficaz no controle do jogo e a jogar bem com perigo para Barça, Paulo Bento envia Veloso para Esquerda para entrar Pereirinha, sendo que trocar um lateral, por outro, que joga com pe diferente, e que estava aser util no meio, só mostra que Bento está longe de er um Grande treinador...so bom, e .....

Mas quem quer apoiar estas situacoes como um normal e à sombra de umas taças em quatro anos, sem conseguir ganhar um campeonato e nunca passar a fase de gupos da LC, lá sabera porque....eu recuso-me.

E digo mais, este Sporting este ano, não vai fazer melhor que o ano passado, vai piorar, mas la para frente falamos, pois nao tem GR seguro, nao joga com criatividade na sua equipa, mas sim com tactica muito estactica e nao mito dinamica, e os que podem fazer diferenca, quando o jogo estav dividido, sao Roamgnoli e VUK, que devido as suas amarras tacticas, estao muito condicionados, alias Vuk nem consegue sair dos treinos....

Enfim


Reflictam antes que seja tarde, e deixem-se de fazer de todos parvos, a pensar que estamos no bom caminho, pois algo continua mal no SCP, sem espírito vencedor, sem euforia, sem mediatismo, sem fulgor futebolistico, sem alma...nada...nem adeptos como antigamente...mesmo muito mal.

Anónimo disse...

É um grande calhau esse PB.

Erk disse...

Deixem-se de lirismos. Jogaram contra o BARCELONA! Não foi contra o Fenerbahce ou o Nápoles. Nem contra o Porto, porque a esse, está mais que comprovado, ganhávamos com relativa facilidade.

Eu sou como vocês, gostava de ver o Sporting dar show de bola e golear uma equipa com o Messi, o Eto'o, o Henry. Mas admitam que fora do FM ou da PES, é complicado.

Deixem-se de lirismos e continuem a apoiar a nossa equipa que até não começou mal a época. Estamos em 1º, e há por aí muita gente que quer é abanar o barco a ver se destabiliza o balneário. O caso Vukcevic é exemplo disso.

Normalmente o treinador escolhe a equipa, o jogador treina e joga e o agente aconselha e representa o jogador, falando por este.

Neste momento está tudo trocado: temos o agente a tentar fazer a equipa, o jogador a querer falar e o treinador a aconselhar o jogador.

Preferiam ter a jogar jogadores que agridem elementos da estrutura técnica ou directiva?

Não vão na cantiga. Quem tem mais a ganhar com os casos do Sporting, são os adversários.

Saudações Leoninas.

leao revisor disse...

friend, não faço parte da direcção, muito menos recebo nada para escrever o quer que seja.
Cada um tem a opinião que quer, tu ao que me parece tens uma visao, em que pode-se perder á vontade desde que se jogue bem.
Eu não, nao me interessa nada o espectaculo mas sim os 3 pontos.
Detestei a época do Peseiro, porque esse senhor não sabe, ainda hoje qual é o principio basico do futebol... GANHAR!!
Para isso marca-se mais 1 golo que o adversario não é preciso marcar mais 2 ou 3.
Em relação ao VUK não quero falar AINDA, o STOI nunca mais jogará pelo SCP, e os trajectos tanto de Beto como douala deram razão ao treinador.
Tens razão ao afirmar que ele esteve mal ontem nas substituições, sou o primeiro a afirmar isso... Mas eu pergunto-te, quantos jogos já ele ganhou com as alterações que fez na equipa? O saldo é claramente positivo para o lado do treinador nesse aspecto.
Termino por dizer, com o bento ganhaste SEMPRE alguma coisa, e foste SEMPRE á champions, coisa que com equipas mais fortes e com treinadores supostamente melhores isso nao aconteceu.
Nunca chegamos aos 1/8 da champions nem com o Bento nem com qualquer outro treinador!
Uma coisa concordo contigo, NÓS sportinguistas não somos os mesmos, achamos que o mal do nosso clube se resume a 2 pessoas, PB e FSF, e que SE eles sairem tudo melhorará.
Esquecem-se é que fomos NÓS os escolhemos, fomos nós que aprovamos TUDO o que eles quiseram, vamos ser NÓS a escolher novamente os mesmos!!!
A culpa é unica e exclusivamente minha, tua e de todos os SPORTINGUISTAS.
SL

Anónimo disse...

Ainda mas vais dizer qual é a possbilidade de se ganhar mais vezes jogando mal?lol no ano passado foram 20 pontos pro porto..

leao revisor disse...

O SCP apresenta o mesmo tipo de futebol á 3 anos, nos anos que teve uma boa defesa lutou pelo titulo até ás ultimas jornadas, no ano que nao teve ficou a 20 pontos.
Volto a dizer, jogar bem e jogar mal sao conceitos para mim dificeis de entender, ou melhor, muito vastos.
Para o peseiro jogar bem é ganhar 5 a 4 para o Bento é ganhar 1 a 0.
Quem tem razão?

Anónimo disse...

Ganhamos a Supertaça ao Porto... Ganhamos em Braga...
Estamos à frente dos nossos rivais no campeonato...
Apenas perdemos no campo do Barcelona (o que é normalissimo)...

E todos estes jogos sem os 2 melhores marcadores da época passada (Vukcevic e quando se fala de Liedson não se fala só de golos, fala-se de raça, atitude defensiva, maxima entrega ao jogo)!

Outra nota: em 5 jogos desde a supertaça inclusive foram assinalados contra nós 4 penalties (3 inexistentes e 1 duvidoso)

Se com estes resultados há tanta crítica nem queria imaginar o sucedido se não tivesse-mos ganho a Supertaça e o jogo em Braga!

Anónimo disse...

Caro leao revisor,


O problema está em jogar mal, como o SCP esta a jogar a alguns anos, como diz, e não ganha, esse é o problema, pois eu prefiro, jogar bem, e se ganhar optimo, se perder, pelo menos sei que pelo menos tentamos jogar futebol e damos algo em troca a quem nos apoia e gosta de nos ver.

Alias, se for ao teatro, e tiver uma má peca, mas os actores ate transformam essa num bom passatempo, voce dará o tempo e dinheiro bem empregue, agora se vai ver uma má peça, maus actores, e interpretacao horrivel, explique-me se fica contente....Éque pelo seu pensamento o que interessa é ver a peça, o resto é um acessório para si..

No futebol é o mesmo, ganhar é sempre mais importante, seja com mas ou boas exibicoes, mas se forem mais vezes com boas, isso será melhor e chamará mais apoio, que perder jogando pessimo, como aconteceu...entende ou nao a diferença?!!

Mas temos conceitos diferentes, e pela minha experiencia no campo jogando e treinando, nao tenho duvidas que jogando melhor tenho mais hipoteses de ganhar mais vezes, e jogando mal nem por isso..

E o campeonato é muito diferente de competicoes a eliminar, como as tacitas, pois mesmo num dia mal podemos passar....no campeonato que é uma prova de regularidade, como ve nestes anos,jogando mal mais vezes, a hipotese de ficar na frente ou chegar no final em 1, é muito mais dificil, por isso lhe digo que Peseiro não ganhou infelizmente nada, mas ofereceu muitos e bons espectaculos, esteve numas meias-fiais da taca, que só com benfica vacilou como foi e voce viu, no campeonato a tal questao do Ricardo e Luisao... e na EUFA fomos a uma final que já nem em sonhos voce, eu e outr nao nos lembravamos, ou acha que sim?!!

Se fica satisfeito de ver a equipa jogando mal, e ganhando algums vezes, tudo bem, mas lembre-se que a sorte pode-se ter alguns dias ou semanas, mas nao dura sempre, e se a qualidade regular nao aparecer, vai ver que vai lamentar jogar como a equipa do PB tem jogado...lamento muito dizer isto mas é verdade///


Em relacao a Beto esta num campeonato superior, e esta ate muito bem, basta acompanhar, Douala era bom jogador e teve o seu tempo....Mas Carlos Martins mostrou em Espanha e esta novamente num grande e na seleccao, Stoi, nao esqueca disto, vai estar em breve nos olhos dos grandes clubes, depois verá... e VUK pelo andar da carruagem vai estar numa outra circular ou mais a norte, e ser vendido por milhoes, quando tiver um treinador que saiba lidar com personalidades diferentes e jogadores que sao mais valias, porque assim é dificil...Alias, quem escolhe Ronnys, Farnerud's, P.Silva's',Tui's, etc, não pode ser um excenete treinador, só um razoavel coach.

Eu nao acho que PB e FSF sejam os responsaveis por tudo o que o Sporting é actualmente de menos, alias vejo tambem virtudes no nosso treinador, mas no presidente, não, vejo um egocentrismo grande, autismo enorme, e para nao dizer que devia de falar menos depois das refeicoes, pois ai....mas enfim, é uma qustao de cada um...

Sim , ontem PB esteve muito mal na litura de jogo, e ai concordo, que por vezes acontece e sei do que falo, mas nao pode se refugiar na atitude dos jogadores, especialmente sempre no primeiro tempo, pois isso compete ao treinador mudar e é algo que tem sido transmitido pelo treinador, e se reflecte depois no seu comportamento, pois não é de agora, já nos anos anteriores o Sporting dava avanço as equipas na 1 parte e so depois vinha para controlar o jogo e ter iniciativa, por isso, a conversa para mim não funciona, pois posso garantir que também tenho essa experiencia....

Mas tambem lhe digo, que Paulo Bento nao tem mais margem para ganhar uma ou outra tacita, tem de ganhar o campeonato, pois em 4 anos, e muito tempo para fazer uma equipa a sua imagem, e sem saidas este ano de algum jogador dos chave, com a vinda dos seus jogadores referenciados, com as rotinas de jogo da maioria de outras epocas, com os principios assimilados, nao vejo que possa errar, nem que seja no tal acreditar que jogando mal e ganhando, é um objectivo a alcançar, por isso tudo o mais que possa dizer, cai por terra, se o principal objectivo nao for alcancado, o Titulo, pois como diz ebem, o SCP nao é para Liga dos Campeoes com o pensar do PB, e tal como diz do seu, pois do meu nao é de certeza...

O tempo vai encarregar de dar razao a alguem...

Abraço

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com a análise feita pelo "friend". Eu adorava o Paulo Bento no inicio, mas tudo tem limites. Não devemos esquecer que o Peseiro não ganhou nada mas a equipa jogava bem.Iamos jogar ao estrangeiro sem medo, caíamos em cima deles e discutiamos o jogo. Até rematávamos à baliza adversária ...
Acabou por não ganhar nada, é verdade, mas se calhar também não tinha o apoio tão grande da direcção como tem o PB. Ele pode fazer todas as asneiras que quer e arranjam-lhe sempre uma desculpa.
A realidade é que o Sporting nunca jogou bem com o PB. Ganhou as taças mas o campeonato foi muito mau. Os reforços do ano passado foram péssimos e ele teve responsabilidades nessas escolhas.
A birra com o Vuk não tem explicação ...
Enfim, depois de ver as 2 humilhações em Espanha e analisando a época passada, não posso estar tão agradado com o PB como estava há 2 anos ... Precisamos de estabilidade,eu sei, mas não a qualquer preço. Estabilidade para andar a fazer figuras destas ?
Lembram-se como se jogava bem com o Marinho Peres a comandar ?
E nunca se esqueçam da campanha na Taça Uefa de 2005 com o Peseiro. Foi uma grande pena aquela final,mas os jogadores também tiveram culpas. Não tivesse o meio-campo rebentado e se calhar a história teria sido outra.
Para acabar não há duvida que eu não me importava de ter perdido em Espanha se tivessemos mostrado classe e garra. Nada disso aconteceu e foi mais uma humilhação. Parecia daquelas equipas de 3º mundo que são sempre os bombos da festa. E isso eu não posso perdoar. Pago quotas, assino o jornal, compro a Gamebox, querem mais o quê ? Não posso ir lá dar com o chicote naqueles lindos meninos que ganham mais num ano do que eu ganho em 10 e que não honram a camisola. Ainda agora começou a época e já estão todos a pensar para onde vão em Dezembro ...
Todos os ciclos têm um limite. Se calhar o do PB tem que ser mais cedo do que ele disse há dias ...

Saudações leoninas