terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Eleições 2009

Tal como seria de esperar, começam a aperceber-se as primeiras movimentações para as eleições. Primeira conclusão, o Sporting está vivo, e é apetecível.
Para além de FSF, que tudo indica que se vai recandidatar, hoje Sérgio Abrantes Mendes, vem aos microfones da RR dizer que está à espera dos apoios financeiros para poder avançar. Para além destes dois futuros candidatos, outro aparecerá, pois não faz sentido que a candidatura www.sersporting.org seja a de Sérgio Abrantes Mendes, visto que se hoje ainda não tem apoios financeiros não poderia ter lançado o site nos primeiros dias do ano, seria incoerente. É bom para Sporting que exista debate de ideias e de projectos, é bom ter escolha.

Mas para termos escolha, têm que existir projectos, não chegam candidaturas, é necessário projectos, é nos projectos que devemos votar.

Numa primeira leitura das 3 candidaturas, apraz-me dizer que FSF leva claro avanço sobre as outras, não significa que quem parte em primeiro chegue ao fim no mesmo posto, mas é uma vantagem. FSF tem feito, na minha opinião, campanha desde final do ano passado, quando começou com visitas aos núcleos. As notícias de ontem e de hoje, eram expectáveis e por isso, FSF sempre disse que em Janeiro anunciaria se se candidatava ou não. Claro que é preferível anunciar, depois de boas noticias, do que num período sem grandes noticias ou mesmo más. Quando se fizer, e está para breve, a analise ao mandato de FSF e se verificar o que foi dito serem os objectivos do mandato, penso que se constatará que grande parte foi atingida. Pode-se dizer que não concordamos com os objectivos, que preferíamos que fosse outro o caminho, mas foi com esse projecto e objectivos que se propôs a eleições e venceu com larga maioria.

No que respeita, a Sérgio Abrantes Mendes, espero sinceramente que prepare um projecto aliciante, que fundamente a sua candidatura que mostre as diferenças entre os projectos que se rodeie de pessoas competentes, que mostre que realmente existe outro caminho. O que fez nas últimas eleições e o que fez como oposição durante este mandado, na minha opinião, não serve nem ao Sporting nem a ele próprio. A campanha não pode ser apenas dizer que não concorda com o caminho de FSF, que FSF fez mal isto ou aquilo, é preciso mais, é preciso mostrar o caminho por onde quer ir, de que forma vai e com que meios. Mais uma vez digo, espero que desta vez seja bem melhor.

Por último, a candidatura www.sersporting.org ainda muito pouco se pode dizer, aquilo que digo sobre Abrantes Mendes é válido para esta candidatura, é preciso um projecto sólido com ideias claras e bem estruturado. Por enquanto acho que estão no bom caminho, estão a criar algum suspense e no mundo de sportinguistas a curiosidade aumenta, claro que existem boatos é este é aquele… e fala-se sobre o assunto o que é bom para a candidatura. Pouco mais se pode dizer neste momento. Uma pequena nota para o site, é um detalhe, mas na minha opinião importante, no símbolo oficial do Sporting o Leão está virado para a esquerda, no símbolo apresentado no site o Leão está virado para a Direita, apenas um detalhe mas o nosso símbolo, a nossa marca deverá ser sempre preservada. Ainda têm tempo para mudar.

Uma breve nota sobre as noticias de hoje e de ontem, e que realmente gostava de realçar, a internacionalização da academia, e a possibilidade de os custos de pessoal no futebol aumentarem até aos 25 milhões de euros época. No que respeita à internacionalização pode ser um futuro filão de jogadores e uma nova fonte de receitas, Começou na África de Sul, mas deverá ser expandida por todo o lado. Relativamente aos custos de pessoal não significa que aumentem mas podem aumentar e só assim conseguiremos manter os melhores e ir buscar jogadores de real mais valia.

Sábado à noite todos a Alvalade, juntos podemos ser campeões!!

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

companheiro,
o leão se está voltado para o outro lado, é porque não foi sem querer. Quer dizer que "eles" não estao de acordo com o rumo que o leao esta a tomar.