sábado, 30 de outubro de 2010

A questão sintética

Tenho procurado não escrever nada nos últimos tempos que fomente a confusão, a divisão mas até na Porcaria da relva arranjam motivos para atacar a direcção, qualquer acto de gestão desta direcção é criticada pelos mesmos! Nunca vi isso em mais outro clube do mundo.

O SCP desde que passou a jogar no seu novo estádio teve 7 relvados, apenas um foi de qualidade e durou ano e meio e era natural com entre 10 a 15% de relva SINTÉTICA, os restantes por mais qualidade que tivessem antes de serem colocados no nosso estádio nunca duraram mais de ano e meio e a sua manutenção tem sido um quebra cabeças!

Isto é um facto, isto já foi demasiadas vezes explicado que se deve à construção do estádio que faz com que a parte norte tenha mais sol do que a sul com diferenças de temperatura de 10º graus e principalmente pela falta de circulação de ar, tornando assim o nosso relvado o pior do campeonato nos últimos 7 anos.

Mas se a estrutura do estádio é horrível para a manutenção de um bom relvado natural é óptima para a acústica, e tendo frequentado já todos os estádios nacionais digo sem a menor duvida que o nosso é o melhor nesse aspecto! Tendo o estádio sempre repleto e sempre a apoiar a equipa conseguiríamos sem duvida alguma intimidar os adversários que visitavam Alvalade.

Mas acabo com o que comecei, os que criticam fortemente a decisão do relvado sintético, preferem a manutenção de relvados naturais péssimos como tem acontecido nos últimos anos? Acham que os nossos jogadores tiram alguma vantagem de jogarem num autentico batatal onde a bola não consegue rolar em condições? Quem assistiu ao ultimo spartak vs Chelsea tem a coragem de dizer que esse relvado é pior do que o novo actual?

Saudações Leoninas

38 comentários:

Fito Rinaudo disse...

Eu volto a afirmar: este tema não tem mais discussão! é colocar o sintético e ponto final!

Jedi Master Atomic disse...

Concordo Camoesas. O Sintetico é a melhor solução para o nosso estadio. Nem se deviam levantar quaisquer duvidas sobre isso.

Anónimo disse...

Se mais argumentos não houver,ainda acabam a apresentar queixa na protectora dos animais por causa das minhocas que não conseguem sobreviver no sintético.
Aquela gente não é séria.

Lionheart disse...

Mais do que a acústica, o conforto é a grande mais valia do estádio (apesar da estética ser má). O estádio é fechado o que significa que nos dias frios a temperatura é mais elevada nas bancadas que na rua. E quando chove, mesmo nas filas da frente, só quando a chuva vem inclinada é que as pessoas se molham. Este conforto no Inverno, tem o óbice de que no Verão a relva seca nos meses quentes. Com um sintético tem-se tanto o conforto e uma boa superfície de jogo. Mas espero que o Sporting faça as coisas de modo a que esteja tudo OK com a equipa técnica e os jogadores. Estes têm de ter uma palavra decisiva nesta matéria porque o futebol da equipa não pode de maneira nenhuma sair prejudicado.

Anónimo disse...

Anónimo das 13H21,não te critico a falta de educação.Não ta deram e portanto não tens culpa.
Mas ao menos aprende a escrever sem erros,pá!
Vai lá ter com o Cristóvão e ele que te ensine ortografia em vez da doutrina da treta.
Pelo menos passas a escrever ordinarices sem erros.

Anónimo disse...

Mas quem são os mesmos que te referes que criticam a Direcção por causa da relva, Leão Revisor?

Cpts.

Anónimo disse...

Concordo contigo LR.. não há mal em termos um piso sintético, nao difere muito dos outros e os custos de manutenção é cerca de metade do q com os naturais, hoje em dia os relvados sintéticos de ultima geração ja são aprovados pela fifa e recomendadas pela mesmo, tendo esta uma avaliação dos pisos e tudo. o Boavista foi o 1º clube em portugal a implementar Relvado sintético no seu estádio e pelo que vejo ainda ninguem se queixou! Nao haveria problemas de adaptação pois penso que a academia tem alguns sintéticos e poderia treinar-se lá pelo - 2/3 vezes por semana, acho q so temos a ganahr com a mudança.

Anónimo disse...

Boas comcordo com o LR em tudo menos na acústica que na minha opinião o estadio do Boavista é superior

vitor disse...

Para além de uma temática importante, o imperativo de um relvado sintético em Alvalade, o LR aborda uma questão importante da realidade leonina, a irracionalidade gritante que teve origem nos diversos sectores do boicote e que se transmitiu a alguns adeptos comuns, normalmente cibernautaS, que mais não faz que contestar qualquer medida que a direcção adopte, o facto de se tratar de algo para além de inteligente, urgente, passou a ser um factor meramente circunstancial para esse tipo de adepto. Sobre o assunto, a relva sintética será a realidade do futuro em qualquer estadio do mundo, foi a própria fifa que já o admitiu, claro que será a rentabilidade das sociedades comerciais em que se transformaram os grandes clubes de futebol que provocará esse mundo novo, a grande questão hoje é unicamente quando. E claro que essa resposta tem a ver com os loobies de que já falaram, de um lado e do outro, porque qualquer actividade económica tem loobies. Antecipar essa realidade só trará vantagens, no caso do sporting o imperativo é muito maior. Podem também dar como certo que a esta nova realidade escapará unicamente a ilha do futebol por duas ordens de grandeza, o conservadorismo renitente á mudançA em certos sectores de actividade, poderia dar outros exemplos noutras áreas, não querendo com isso dizer que beneficiaram num ou noutro caso, acontece que estão dispostos a suportar custos acrescidos, no sul da Europa apelidam esse comportamento de teimosia. Que ninguém tenha dúvidas que os relvados sintéticos serão uma realidade no futebol europeu a curto prazo, claro que o ideal seria uma mudança ao mesmo tempo nos diversos campeonatos, o que também já se equacionou e foi impossivel, era bom que o sporting mais uma vez assumisse a vanguarda, até porque no nosso caso já vem tarde, mesmo que pelos vistos continue a haver muitos jardineiros, já era bom que se informassem todos antes de atacar o maior adversário para alguns, JEB. S.L.

vitor disse...

Chega a ser obsceno a forma como alguns adeptos se posicionam em relação á direcção do seu próprio clube, sem qualquer tipo de sustentação, é impossivel que retirem todos dividendos da desestabilização que se pretende, era deveras proveitoso que o bom senso voltasse a ser uma realidade, a não acontecer que cada um retire as devidas ilacções de contributo individual que fazem questão de dar sempre que acontecem maus resultados. S.L.

vitor disse...

Chega a ser obsceno a forma como alguns adeptos se posicionam em relação á direcção do seu próprio clube, sem qualquer tipo de sustentação, é impossivel que retirem todos dividendos da desestabilização que se pretende, era deveras proveitoso que o bom senso voltasse a ser uma realidade, a não acontecer que cada um retire as devidas ilacções de contributo individual que fazem questão de dar sempre que acontecem maus resultados. S.L.

Anónimo disse...

Para os jardineiros que se "dizem" profissionais, aconselho uma visita ao Complexo Desportivo do Estádio Nacional, no Jamor, onde poderão observar um relvado sintético de 3ª geração. Se não ficarem convencidos como olheiros, aluguem-no e experimentem-no! Depois sim, apresentem as vossas conclusões!

Anónimo disse...

O Sporting nao vai ter sintentico para o ano...nem nos proximos 20 anos. A primeira parte digo-vos eu porque conheço a empresa que vai passar a trabalhar com o clube, . A 2a é um prognostico.

O sintetico só apareceu porque DUAS empresas apresentaram propostas ao Sporting com vantagens a nivel financeiro.

O clube informou-se junto de várias pessoas no mercado internacional e todas foram unanimes...só um clube doido passaria a ser sintetico.

Os clubes russos e nordicos nao têm sol , dai a necessidade artificial.

O novo relvado será na linha do excelente relvado que já tivemos pre concerto , onde vergonhosamente se deixou destruir devido á falta de proteccao durante o concerto. Como a solucao era mais cara , o clube foi optando pelos rolos pre feitos mas já percebeu que o barato sai caro.

Para o ano vamos ter nova relva , natural e de grande qualidade.

Daqui a 6 meses podem vir buscar este comentario.

Sobre a divisao deixe-me que lhe diga que as poucas pessoas que falei que gostavam de ter sintetico sao todas anti jeb...lol

Anónimo disse...

acho piada são a estas amelias que parece que sabem tudo...

«Daqui a 6 meses podem vir buscar este comentario.» lol....ok

Anónimo disse...

O jogador fraco, como lhe chamavas revisor, voltou a marcar.

leao revisor disse...

Uipi marcou um golo e eu lembro.me do revisor!
Uipi Uipi já tenho mais um motivo para o ir chatear!

E reafirmo o Varela era muito fraco no SCP! No Setubal e no Huelva... Tão Fraco que foi corrido dos 3!
E isto não é conversa são factos!

Anónimo disse...

Para além de teres um espírito infantil, não reconheces os próprios erros. Infelizmente, enquadras perfeitamente no perfil de nabos e incompetentes que nos têm governado.

Varela nunca foi fraco, pelo contrário, sempre teve raça e vontade de Leão. Facto é que ele apenas foi do Sporting, não era o Setúbal ou o Huelva que tinham obrigação de apostar nele.

Agora continua lá com as graçolas que a mim dá-me é vontade de chorar.

leao revisor disse...

O setubal quis ficar com ele quando foi emprestado?
O setubal quis ficar com ele quando regressou de espanha?
O Huelva quis ficar com ele? Jogou em espanha?
Já nem falo no SCP...

Disto não consegues fugir...
Quanto a quem governa quem... uns são incompetentes para governar outros nem competentes são para tentarem governar.

Anónimo disse...

Tens razão revisor, nós é que estivemos bem. Precisavamos lá do Varela para quê quando tinhamos o Angulo ali à mão e a custo zero?

Sou um terrorista competente, o que é que hei de fazer? Esta mania de ser exigente faz logo de mim persona non grata e candidato a governar o clube, não é revisor?

Andas perdido, rapaz.

leao revisor disse...

ok ok

Anónimo disse...

deixem-la o varela pah...foi uma má decisao. aconteceu. normalmente ate acertamos...se o nosso problema fosse esse.

leaorevisor posso fazer uma pergunta ? o treinador de andebol do Sporting treina em Portugal ou no Estrangeiro ? Nao estou a pedir nome mas era apenas para satisfazer a minha curiosidade.

sl

leao revisor disse...

Estrangeiro

Anónimo disse...

Anónimo das 23:27, não foi uma má decisão, foi mais uma má decisão igual a tantas outras que são tomadas. Só aqui vim relembrar o revisor da sua quota parte de responsabilidade em ter fomentado a mesma ao apelidar publicamente um activo de fraco. É para ver se aprende a não repetir a brincadeira, se é que o ego da sua sapiência ainda lhe permite aprender alguma coisa.

leao revisor disse...

ok ok

Anónimo disse...

"ok ok"? É mais "ko ko".

Anónimo disse...

No chat, falando de Nene:

"Leaorevisor: não sei se é isso que precisamos. Mas se vier é melhor do que a maioria que temos"

"Leaorevisor: e remata bem"

Por acaso sabias que Nené é que era a surpresa de Paulo Pereira e Cristóvão e não Nedveds e sei lá que mais? Era só o melhor marcador do campeonato.

Não sabias, foste atrás do que se escreve na CS e ajudas-te a criar o mito que só vinha porcaria quando esta apareceu foi com o JEB (Angulo, Caicedo, Pongole)

Anónimo disse...

Pois e o Erickson também não vinha,era o Mourinho.Lol.
Se o Néné vier e não pegar,lá vai à viola mais uma tanga.Lol.
O Varela é apenas mais um.
Daqueles produzimos muitos na Academia.
Em Alvalade foi assobiado pelos que agora o acham o supra-sumo.
O Cristóvão a presidente,só por anedota!
E os apaniguados são estes einsteins que por aqui vemos em comentários ridículos,negando factos e pregando ilusões.
Ahahaha!

vitor disse...

Ainda sobre o sintético, não faço a minima ideia se vai ser já uma realidade ou não, limitei-me a comentar que acabará por ser uma realidade futura no futebol, claro que a rubrica dos custos será fundamental, mas a verdade é que será fundamental na homogeneização dos estádios, agora o que sempre me pareceu normal é que os adeptos apoiem as decisões da direcção do seu clube, nomeadamente quando visam melhorias óbvias, lamento profundamente expressões como "anti-JEB" 1 ano depois das eleições que legitimaram a actual direcção, que se invoque ainda o candidato derrotado, seria mais vantajosa uma discussão sob o prisma "pró- Sporting". Em cima comentei Inglaterra como excepção a essa mudança e na altura por esquecimento acabei de invocar só uma justificação, achei que bastava chamar teimosos aos ingleses, acresce o facto de se verficarem na ilha melhores condições climatéricas á manutenção do tapete verde, o que deita por terra o argumento falacioso do sol, basta aliás ter um canteiro em casa para constatar que o sol não beneficia em nada a relva, pelo contrário, o que é necessário a qualquer pedaço de green é a luminosidade. Também indicador é pensarem em quantos cortes de ténis passaram de relva para pisos sintéticos na 2º metade do ultimo século, pela mesmissima razão, a impraticabilidade da manutenção, porque pensar que só em Alvalade é que existe um mau piso é um grande erro. Independentemente de quando a mudança irá ocorrer só me propus comentar que acabará por ser uma realidade e que me parece que o sporting retiraria vantagens se adoptasse já essa medida. Outra constatação que me parece importante retirar deste fim de semana é que ficou ontem claro em Coimbra que o Porto já se faz acompanhar da estrela de campeão, num campo mais propicio ás lesões que aos golos, que um árbitro não obstante decidiu-se pela realização do jogo, a sorte grande do diluvio coube a um ex-formando do sporting, querer malhar na actual direcção por esse facto não me parece honesto, já na preciosa ajuda de Moutinho parece-me que sobretudo que o nosso director de futebol acaba por estar envolvido. Resta-me fazer votos para a vitória em Leiria hoje, que será com toda a certeza muito dificil. Força Sporting! S.L.

Lionheart disse...

Mas para que é que se dá tanta importância a contestários ou oposições, ou o que for? Cada qual pode dizer o que quiser, mas isso vale o que vale. Na era da internet qualquer pessoa pode aqui assumir a "identidade" e fazer-se passar por quem quiser. E dizer os disparates que quiser igualmente. De certeza que muitos lampiões e andrades vêm para aqui meter o bedelho, e em fóruns do Sporting também. É facílimo pôr os sportinguistas às turras nestes meios, porque nós deixamos. E também acho os dirigentes muito influenciáveis e vulneráveis à web. Eh pá, caiam na real! Repito, qualquer um pode assumir a identidade que quiser aqui. Pode dizer o que lhe vem à cabeça e na maior parte das vezes são desabafos.

Quem não se lembra de uma discussão que havia num fórum de que o Sporting tinha de seguir o modelo do Braga? Na altura quem escreveu aquilo parecia muito inteligente, mas hoje, principalmente depois da derrota do Braga com o Rio Ave (afinal não é assim tão fraco, pois não?), só dá vontade de rir. O imediatismo da internet dá para tudo, mas não é com base neste meio que se governa o Sporting, de certeza.

Agora, a imprensa desportiva e os seus comentaristas baseiam-se muito na web leonina para escrever sobre o Sporting. Em primeiro lugar porque vem ao encontro de uma tendência já crítica e anti-sportinguista expressa pela imprensa. Em segundo lugar, porque é mais cómodo ler a internet e pegar no que dizem meia dúzia de tipos nos seus blogues do que informar-se sobre o clube, ir falar com os sócios ou atletas em Alvalade, etc. É uma pescadinha de rabo na boca.

m13 disse...

Malta: se hoje ganharmos vamos passar para os terceiros lugares. Eu acredito, grão a grão...

Isto só agora começou, a luta não fica por aqui não. Vamos lá SPORTING, vamos ganhar!!!

Sporting allez!!

Anónimo disse...

Mais que confirmado mudança para artifciial de ultima geração. Em Alvalade e na Academia!

vitor disse...

Sintético á parte, agora que as chuvas e o Inverno chegaram aos campos era bem que a janela do mercado colmatasse não só o handicap verificado no jogo aéreo mas sobretudo o da potência, faz-me lembrar o Gent que tentaram denegrir, que tem na frente um senegalês, Coulibaly que fazia muitos estragos por cá na fase fundamental da época ou mesmo Cássio, o grande responsável pela subida da Leiria que viajou para Bucareste. Torsiglieri, Zapater e Vuc poderão vir a ser fundamentais hoje. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Cássio, um brasileiro que fazia lembrar o ninja Derlei que deixou muitas saudades, dava um jeitão ao lado de Liedson, sobretudo naquele que é um verdadeiro handicap leonino no Inverno, a falta de potência. Já era bom que hoje não se fizesse sentir muito aquele que o Manel chegou a apontar a Alvalade, Carlão. Quer-se um Patricio ao mais alto nivel em Leiria. Força Sporting! S.L.

Anónimo disse...

O que espero é o Presidente esteja na rua antes de acabar a época e nos por a jogar em sintético! Isso é o que espero .. e se para isso for preciso que o Sporting perca jogos de futebol eu estarei a torcer por isso! Esta época já está perdida e eu só espero uma mudanca de toda a Direcção MUITO RÁPIDAMENTE!!! ISTO É O CUMULO DA INCOMPETENCIA! ESTE HOMEM EM VEZ DE UNIR OS SPORTINGUISTAS ANDA A DIVIDIR O CLUBE!

leao revisor disse...

"e se para isso for preciso que o Sporting perca jogos de futebol eu estarei a torcer por isso!"

Isto é o que pensam certa gente que se diz do SCP...

Agora pensem!

Anónimo disse...

Sim.. pensem!! Que é coisa que tu não fazes. Se penserem bem chegam à conclusão de quem tu és, o que andas a fazer e qual o teu objectivo.. Por isso, pensem.. pensem bem!

Anónimo disse...

Boa noite!
Falando no assunto do relvado sintético só quero que vejam o quanto o actual relvado é um autentico batatal no golo do Abel no jogo anterior e reparem no trajecto da bola,antes de entrar a bola ressalta num tufo de terra e sobe cerca de 50 centímetros,para nossa alegria a bola foi lá para dentro mas com esse ressalto podia ter sofrido outra trajectória e ir para fora.Num relvado sintético não corremos esse risco e seremos mais temidos devido a estarmos habituados ao piso.
Estou muito feliz pelo resultado,fizemos um excelente jogo,foi pena sofrermos até ao fim,podíamos ter acabo o jogo mais cedo,mas a bola não quis entrar mais.
3 pontos é o que interessa!
Saudações Leoninas
André

vitor disse...

Lamentável e vergonhosa a forma como um adepto chega a desejar derrotas ao seu próprio clube, de uma forma perfeitamente insustentada porque será sempre essa forma de justificação que alicerça tal vaticinio, para o qual faltam inclusive adjectivos para o qualificar. Esta é uma das razões para a qual reclamei oportunamente no fonte segura um misero nick para cada comentador, já que outra forma de identificação percebe-se que não será do agrado de quem tem tal atrevimento, servia ao menos para quem desejar se desviar de tal propósito, fosse eu administador e tinha sido imediatamente banido do espaço que se quer de sportinguistas. E depois ainda há quem diga que não há uma verdadeira guerra civil em Alvalade, que até o ex-presidente do Benfica veio ontem informar que tem conheciemnto, que é a principal responsável por todo o clima de desestabilização propicio aos maus resultados, na sua génese está o comportamento mais vergonhoso, sede de poder. Força Sporting! S.L.
P.S. Há muito que este tipo de comportamento se faz sentir, inclusive no estádio, já assumir responsabilidades quando acontecem os maus resultados não é caracteristica deste tipo de caracter.