sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Diferenças




Li com algum interesse, uma notícia do site maisfutebol.iol.pt, com o titulo “FCP foi dos três grandes quem movimentou mais dinheiro”.
Depois de ler o artigo, e mesmo sabendo que alguns valores que lá figuram estão errados, em alguns milhões, na sua essência reflecte o que aqui escrevo á muito, o SCP com muito menos que os rivais tem feito um trabalho que merecia muito mais respeito por parte dos seus adeptos e associados.
Ora vamos ponto por ponto:
Valor do Plantel – O nosso é o mais fraco dos 3 grandes mesmo assim ficamos em 2º lugar garantindo assim a presença na champions, ganhámos uma Taça de Portugal, uma Supertaça e fomos finalistas vencidos da Taça da Liga.
Isto tudo graças a Jesus Cristo, porque o treinador é péssimo, a direcção pior ainda, só se salvam os adeptos que são fantásticos no apoio incansável á equipa.
Vendas de Jogadores – Neste ponto, estamos novamente em ultimo, conseguimos segurar os nossos principais jogadores coisa que não acontecia pelo menos á 10 anos, mas nada se deve ao trabalho da direcção, o problema é da crise mundial que não permitiu o investimento dos tubarões europeus.
Compras de Jogadores – Ora aqui mais uma vez estamos em ultimo, existindo um aumento no investimento do plantel, mesmo sem ter tido a necessidade de vender, ficamos com ½ do que SLB investiu e cerca de 1/3 FCP gastou.
Custos Operacionais – Custos com salários de jogadores, novamente em ultimo, ou seja, somos a equipa com menos capacidade de aliciar os bons jogadores, porque os bons são bem pagos.
Proveitos Operacionais – Ora aqui a primeira surpresa, então a equipa mais fraca, que menos investe e que menos espectáculo dá aos seus adeptos é aquela que mais faz em bilheteira e lugares anuais. Pela lógica matemática se o clube do povo tem o dobro dos nossos adeptos, no mínimo teria o dobro das nossas receitas em bilheteira, afinal onde está a crise de militância?
Publicidade – Aqui a lógica é a mesma, se temos metade dos adeptos, ou seja temos metade da população alvo, uma diferença de 2,5 milhões quanto a mim é bastante aceitável.
Direitos TV – Mais um ponto que me deixou surpreso, somos o clube com mais receitas TV, aqui tenho que agradecer a Joaquim Oliveira, foi a sua costela Sportinguista a oferecer mais dinheiro pelos nossos jogos, do que pelos dos rivais.
Provas UEFA – Ficamos em 3º lugar da champions, ficamo-nos pelos ¼ da Uefa, não foi um brilharete mas atendendo ás circunstancias não foi mau.

No futebol actual, onde o dinheiro cada vez mais tem uma palavra a dizer, onde o “amor á camisola” já não existe, e os jogadores jogam onde são mais bem pagos, a pergunta que deixo no ar é a seguinte, como é possível com as diferenças existentes em orçamentos, investimentos em novos jogadores, nós conseguirmos vencer competições nacionais? Não existe mesmo mérito nenhum de quem trabalha diariamente com muito menos recursos que os rivais?
Bem sei que alguns vão dizer que dentro do campo são 11 vs 11 e um a mandar cá fora, mas no automobilismo se um carro tiver 200 cavalos e outro só 100…

Saudações Leoninas

11 comentários:

Anónimo disse...

Volto a perguntar, qdo começas a ver esta epoca q nem com um plantel mais forte ha evoluçao de futebol jogado ou resultados pro campeonato viras o bico ao prego e vens dizer q os outros afinal correm com melhor saldo qdo tu no verao estavas sempre menosprezar as compras do benfica?achas q este porto nao é o pior dos ultimos 25 anos?es estupido so podes e mt incoerente.
o q se posso concluir tbm q es invejoso e qdo te convem mudas a conversa pra defenseres pra mim o indefensável nesta conversa.
Eu sou coerente, sempre disse desde o verao q o benfica estava a comprar bem e porto ia-se resentir das vendas q efectuou, mas sempre conclui q o scp tbm estava no bom caminho logo os jogos iam-se ganhar na pratica e ainda acreditei q o pb evoluisse com os avanços no plantel pra este ano.

Titular Indiscutivel disse...

caro anónimo:
vamos ter tento na lingua...nao vi o leao revisor ofender ninguem com o seu texto!
e o facto de o porto ter o pior plantel dos ultimos anos nao invalida que continuem a gastar muito mais que nós e a ter um orçamento muito superior!

leao revisor disse...

Ora então, não existe evolução... Na 4º jornada da champions estás apurado para os 1/8... ai mas nao damos espectaculo, é pena assim nao ganhamos nenhum oscar!!
E volto a afirmar o que disse em agosto, com o dinheiro que o slb tem e gastou se o scp fizesse o que eles têm feito imagino o que nao diriam do bento.
Ou estão a fazer uma epoca fantastica?
Bem sei que é dificil para quem nao gosta de ver o scp ganhar (existe muitos sportinguistas a torcer pelas equipas que jogam contra o bento) olhar para os numeros e continuar a nao dar merito ao treinador.

Anónimo disse...

Sim tem mas compraram mal o q invalida esse vosso argumento de suprerioridade do orçamento deste ano.
E ja agora nao precisas de lhe meter a xuxa e vires em defesa dele.

Anónimo disse...

Estao a tua a frente.ja se estava mesmo a ver q ias fazer da passagem aos oitavos um feito épico so de uma mentaldiade triste qdo as equipas q deixamos pra tras sao o basileia e o shaktar,equipas inferiores, uma levada ao colo pelo arbitro no jogo com o guimares na suiça, a outra em 8 lugar no campeonato ucraniano.
Mas é assim tao complicado ver q os nossos jogos sao sofríveis e so ganhamos alguma coisa a outras equipas fúteis?
Na minha óptica cumpirmos a obrigaçao de passar aos oitavos pois nc tinhamos tido tanta acessibilidade num grupo destes,seria memorável se passasemos o grupo do ano passado ou de ha 2 anos q entravam equipas como Roma,Man,ou bayern e inter.

leao revisor disse...

Pois para ti cumprimos a obrigação, mas foi a 1º vez na nossa historia, das duas uma, ou quem escreveu a historia do scp enganou-se ou entao dá la o merito a quem o merece.
As equipas sao sempre faceis quando as eliminamos, com certeza que as equipas de merda com que já fomos eliminados em epocas com outros treinadores á frente do clube é que eram fortes.
E é bom que te lembres que tiveste um grupo mais acessivel, pelos pontos ganhos pelo Paulo Bento e a sua equipa em anos anteriores.
Mas isto é conversa que nao dá a lado nenhum, nós gostamos mais de "jogar como nunca, perder como sempre", esse é mais o lema do nosso clube é isso que nos leva aos estadios... Vitórias e Titulos?? Queremos é espectaculo!!!

Anónimo disse...

Eu conheço esse lema de algum lado...."hum" mto estranho,podias era dizeres com qm andas q eu diria-te qm és e para outros saberem tambem.
E nao eram?diz-me la um grupo tao acessível como este q tivessemos falhado.
É bom q te lembres q é graças aos pontos de outros q tens entrado directamente na champions em 2 lugar no campeonato.qdo falas em titulos falas em q?campeonatos?
Taças q ate o setubal ganhou ao benfica ha uns anos?
Passar aos oitavos q ate o boavista ja tinha conseguido primeiro q nos?

Anónimo disse...

Magnifica análize.

Os lampiões, quando se sentem atacados e sem argumentos válidos, a resposta deles é acusar os outros de INVEJOSOS.Não têm mais nada para se defender.Foi sempre assim e, estou convencido, que continuará a ser.São uns tristes.

Já agora deixo aqui a pergunta.Quando eles criticam os outros será porquê?

Anónimo disse...

Onde é que o benfica comprou bons jogadores ???? Esta é de rir....

Balboa - Real de Madrid quis o despachar e estava a ver que não fazia algum dinheiro com esta Anedota.

Carlos Martins - Grande jogador da tanga. Agora é que esta a mostrar aquilo que vale.

Reyes - Arsenal,R.Madrir não o quiseram e venderam ao desbarato. At. de Madrir livrou-se dele e já não o quer lá mais.

Yebda - Parece o Beto(cabeça amarela) quando chegou todos os lampiões achavam o maximo,passado 3 meses já diziam mal do homem...é mais uma anedota.

Jorge Ribeiro - Sempre teve uma carreira de grande sucesso por grandes equipas....mais um bluffff.

Makukula, Mantorras,Ruben Amorim,Moreto é só craques....Tenham vergonha na cara seus lampiões da tanga.

No inicio da época tudo é bonito, todos os novos jogadores jogam bem. Agora é que vão começar a entrar na rutina....agora sim, vamos ver mais benfica igual aquele que jogou com o galatasaray.

Os Jornais a as televisões, quando o sporting perdeu com o barcelona, disseram que tinha sido uma vergonha...com machetes humilhantes para com o Sporting.

Agora que os lampiões levaram 2- 0 em casa com uma equipa turca que seta em 5º lugar e que não jogou com 8 titulares....JÁ NÃO É VERGONHA.

Mesmo contra tudo e contra todos O sporting vai conquistar titulos.

Anónimo disse...

Não me parece boa ideia pedir tento na língua quando vocês (contribuidores) são os primeiros a não o ter!!

E os nomes aqui usados, apesar de impróprios para uma discussão civilizada, não são nada quando comparados com os usados por vocês!

Anónimo disse...

Análize nao sei o que é,sei o que é Análise.
Lampiao?a tua prima,sou tanto ou mais Sportinguista que tu so que nao assobio pro lado.
E hoje vais a bola?
Qto ao ultimo comentario por essa ordem de ideias podia dizer-te que roca,caneira,postiga,izmailov sao tudo jogadores que tbm ja nao interessavam aos seus ex clubes e foi mais fácil pro scp contrata-los sendo q 2 desses vieram a custo zero. mas nao sou tao radical ao ponto de fazer uma analise dessas que vale um retundo zero pq seja como for tanto o scp como o benfica contrataram bons jogadores independentemente se tem tido alguns problemas na carreira, e por mto q custe a engolir jogadores como suazo,reyes ou aimar pra realidade do nosso futebol sao mto bons e jogadores q dao titulos assim como o quaresma no porto agora chapéu e esse estou cada vez mais convencido que em portugal é mto bom mas la fora em campeonato italiano ou espanhol é um bluff.
O que é certo é cada um puxa pro seu lado,mas qdo so ha fanatismo ou parcialismo nao interessa trocar mais discussoes de ideias.