quinta-feira, 23 de abril de 2009

As críticas e os elogios

Li com toda a atenção um Post de João Pedro Varandas, no blog Centúria Leonina, sobre o nosso treinador Paulo Bento, eu vou me referir não só ao trabalho do treinador mas de toda estrutura directiva que tem um papel directo ou indirecto no motor do nosso clube que é o futebol.

O nosso clube vive em guerrilha interna á pelo menos 2 anos, onde todas as acções da direcção e do treinador são constantemente colocadas em causa.
Coisa que não acontece nos nossos rivais, no FCP é o que se sabe o que Pinto da Costa diz é lei e para os lados da Luz LFV continua a vender a banha da cobra aos benfiquistas que vão a comprando com o maior dos gostos.

Temos que dar o mérito aos nosso rivais por esse facto, mas não deixa de ser evidente que isso torna-se um factor desfavoravel á nossa equipa pela instabilidade que (acredito eu) nao sendo intencional acaba sempre por acontecer.

Juntando a este factor, e por muito que alguns achem um assunto de menor interesse os nossos rivais têm um orçamento muito superior ao nosso, o FCP tem cerca de 40 milhoes o SLB pelos dados fornecidos aos Orgãos Sociais do clube segundo o CM tem um orçamento de 30 milhões e gastou só nesta época 24 milhoes de euros.

Ora isto são numeros que nós nem sequer nos aproximamos, nem deveriamos igualar a meu entender, mas constitui novamente um factor de desvantagem em relação os nossos rivais.

Entendo que para sermos mais competitivos temos que forçosamente aumentar o nosso orçamento chegar aos 25/28 milhoes será suficiente para sermos os mais fortes candidatos ao titulo, porque depois a diferença que continuará a existir para os adversarios será compensada com a qualidade das nossas decisões e pela nossa academia.

Mas o que nós assistimos, é uma equipa que está a 4 pontos do FCP (40 milhoes) e tem 4 pontos de avanço do SLB (30 milhoes) com todos os condicionalismos (e nao sao os unicos) que referi anteriormente.

Por isso tem que se dar algum mérito ao trabalho realizado, nao pode ser tudo mau como se pinta pela blogosfera, é tempo de valorizar o trabalho realizado sempre com a ambição de fazer mais e melhor mas sempre conscientes que a conjuntura e o envolvimento nao nos é favoravel.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas, se tivessemos possibilidade, porque raio é que nao deveríamos igualar o orçamento dos outros??

JL disse...

Portanto, o Leão Revisor acha que:

1. O FCP é uma ditadura e que o PC diz é lei. - concordo
2. O SLB tem um Presidente que vende banha da cobra que os adeptos comem gulosamente - concordo

No entanto, acha que:

"Temos que dar o mérito aos nosso rivais por esse facto"

Uma ditadura e/ou um presidente a enganar pessoas parecem-lhe dignos de mérito? Era o que gostava de ver no SCP?

É provável, tendo em conta quem defende.

O resto do seu post é o espéctaculo habitual:

Não interessa se as acções do CD ou do treinador merecem efectivo reparo ou censura, o que interessa é que os rivais não fazem, por isso não devíamos fazer também.

Perceba uma coisa, é IMPOSSÍVEL assumit, como assume, uma fractura e uma divisão enorme na massa adepta Sportinguista, sem das duas uma:

1. Ou presumir que quem discorda do CD é genericamente injusto, burro e só quer dizer mal; ou

2. Essas decisões do CD se prestam ou não a concordância.

Esta divisão não nasce do nada, e não é a minoria de bloqueio que anda a fazer "guerrilha". Esta divisão nasce da convicção de MUITAS pessoas de que este Projecto e estas pessoas não servem ao Sporting.

Quanto às suas perguntas no post anterior que escreveu, pare de me pedir um candidato, não sou um político do SCP, e já lhe disse mil vezes, sem que alguma vez tenha tido a decência de endereçar esse argumento, que a legitimidade para dizer "isto está MAL", não vem de eu ou alguém indigitado por mim ir fazer melhor, vem daquilo que eu critico estar efectivamente MAL.

Não sou candidato à Chancelaria da Alemanha em 1938, não tenho candidato para a Chancelaria da Alemanha em 1938, mas não quero lá o Hitler, porque ele não serve aquilo que eu acho que é melhor.

Isto é assim tão descabido? Tenho que ter uma alternativa para saber o que NÃO quero?

Deixe dessa música de "apareçam com o vosso candidato", que já dei para esse peditório.

Mostre-me antes um motivo válido para o SEU candidato ser o melhor, para além do facto de ser o único. Aqui fica o ridículo de que o LR tem o mesmo "problema" que eu, que é não ter candidato. Gosta é do Sr. que lhe assina o cheque.

E como é bem mandadinho, o Leão Revisor vai apoiar o candidato que FSF disser que é candidato.

Uma nota final à colagem miseranda que faz do louvor ao treinador, estendendo-o ao CD. Eu diria o contrário, o (pouco) bom trabalho que PB fez, conseguiu-o APESAR da Direcção que temos.

SL

Anónimo disse...

A proposta de Soares franco só ia permitir gastar 12 milhões por época.
Bem longe dos valores que vocês apontam e eu ate concordo.

Leão sem Palas disse...

Caro Leão Revisor,

Li algures que o Pedro Souto tem como um dos apoiantes o joaquim oliveira.

Sabes de algo concreto sobre isto?

Era muito mau sinal.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Caro JL, achei bastante interessante o seu ultimo comentário. De um modo geral concordo com ele, exceptuando que eu não sou totalmente contra FSF. Tenho duvidas mas não vejo alternativas no horizonte.
É verdade que o tabu (candidato) da actual direcção já deveria ter sido desfeito, mas penso que haverá alguém da actual equipa a chegar-se à frente e a defender o plano. Não devemos achar que o plano é lixo. Tem muitas coisas positivas e penso que o caro JL não tem duvidas que o buraco financeiro do clube é enorme e que não se vai resolver o problema com um mecenas ou milagres.
Quanto ao PB, com as restrições financeiras que teve fez um bom trabalho. Acho que lhe deveremos estar agradecidos. Nunca se jogou muito bem, é verdade, mas alguns objectivos foram cumpridos e para além disso ele sempre defendeu o Sporting com unhas e dentes. Um grande profissional e um homem sem medo.

Saudações leoninas

Anónimo disse...

Anónimo disse...
A proposta de Soares franco só ia permitir gastar 12 milhões por época.
Bem longe dos valores que vocês apontam e eu ate concordo.



NÃO! A proposta do Soares Franco, desbloca mais 12 milhões de euros, para além do orçamento do último ano, quer dizer, que juntando o orçamento actual de cerca de 36 M€, mais os 12M€, faz 48 milhões (36+12=48) utilizáveis por uma futura direcção que possa aplicar o seu projecto.

Anónimo disse...

Não é 12 milhões por época.Você esta enganado eu também li isso.
Ele tem razão.

Anónimo disse...

Faltou uma virgula ali a seguir ao não lol.